SóProvas


ID
1467442
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao se preparar para assumir um cargo técnico na Secretaria de Segurança de Goiás, um senhor recebeu a informação, do setor de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC), de que foi instalado, na rede de computadores de seu setor, um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Esse programa não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o tipo de programa malicioso descrito pelo setor de TIC.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. 

    Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores. 

  • Worm é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.


    Resposta letra C

  • Worm = Verme. O enunciado ja estrgou quando fala: ...um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes..

  • GABARITO C

    Worm: programa malicioso se propaga automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos.

    Formas de propagação: execução direta de suas cópias, exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores (scanning).

    è Scanning: no processo conhecido como scanning, o worm, em sua fase de propagação, procura outros sistemas para infectar.

    Processo de Propagação: identificação dos computadores alvo, envio de cópias, ativação das cópias e reinício do processo.

    Problemas: consumo de muitos recursos, devido a grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.