SóProvas


ID
1467679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Relativamente às retenções efetuadas pela administração pública federal, ao IRPJ e à CSLL, julgue o item subsecutivo.

O imposto de renda cuja retenção a pessoa jurídica tenha sofrido na fonte sobre as receitas recebidas constitui um crédito a ser lançado em seu ativo, como imposto de renda a compensar.

Alternativas
Comentários
  • Certo.


    Mesmo que retida na fonte, o valor pago pela pessoa jurídica, ainda que recolhido por outra pessoa jurídica, deverá ser contabilizado pela empresa que sofreu a retenção, e na forma de crédito da empresa frente ao Estado, lançado a débito de um conta do ativo, qual seja, a de imposto de renda a compensar.

  • De acordo com o artigo 7 da IN SFR 480 está correto.


  • Concordo com o Joelson. Esse conceito aí não existe...

  • IN 1.234 RBF 

    Art. 9º O valor do imposto e das contribuições sociais retidos será considerado como antecipação do que for devido pelo contribuinte em relação ao mesmo imposto e às mesmas contribuições e poderá ser compensado ou deduzido pelo contribuinte que sofreu a retenção, observando-se as seguintes regras...

    Quando o enunciado da questão dispõe que "constitui um crédito" quer dizer que se constitui um direito de o contribuinte compensar o que foi retido futuramente. 

  • Jéferson, o "crédito" foi usado com sentido de direito a receber, e não no sentido contábil.

  • Senhores é incompreensível usar uma terminologia que tem significado exato para uma disciplina, com o costume de uso popular, se a questão tah na prova de contabilidade, não tem sentido usar uma terminologia com significado diverso, penso o seguinte, isso serve pra fazer todos os contadores errarem enquanto um leigo acerta, se era esse o objetivo nota se a IMparcialidade da banca.

  • O meu entendimento da questão foi o seguinte:

    É como se a administração pública fosse a tomadora de serviços então ela deve considerar no Passivo Circulante um IR retido a recolher. Já a pessoa jurídica é a prestadora de serviço e os valores retidos na fonte irão ser compensados/recuperados posteriormente - sendo um "crédito" para a PJ, portanto ela contabiliza um IR a recuperar no Ativo. 

  • Na contabilidade debito é credito fica ao contrario

  • pra ficar perfeitinha tinha que ter falado: retido na fonta ''além do valor devido''

  • Correta

    O termo "crédito" no ativo foi utilizado particularmente nesse caso devido a natureza dos "impostos a recuperar / compensar". Isso não quer dizer que o lançamento no ativo será credor, pelo contrário, será um lançamento devedor que estará representando um direito. Esse direito, por conseguinte, é um crédito tributário que poderá ser posteriormente compensado.

    Importante lembrar que o IR sobre o lucro é uma despesa no resultado (débito) e uma obrigação em IR a pagar / recolher (crédito) e não representa nenhum direito / crédito a compensar.

  • a ser lançado em seu "ativo"? eu jurava que isso era resultado.

  • Gaba: CERTO

    Comentários:

    ATIVO

    Impostos A RECUPERAR surgiram na compra.

    DÉBITO CONTÁBIL

    (Veio do Lançamento contábil)

    CRÉDITO FISCAL/ Crédito tributário

    PASSIVO

    Impostos A RECOLHER

    CRÉDITO CONTÁBIL (Veio do Lançamento contábil)

    DÉBITO FISCAL/ Débito tributário

  • QUESTÃO CERTA, GALERA!

    O lance é você adivinhar o que o examinador quis dizer quando colocou "crédito" no enunciado.

    Bons estudos!

  • O leigo acertou, o contador errou.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • a maldade foi tanta que ném a retonada do pronome cujo está certa na composição da frase como um todo.

    AVANTE