SóProvas


ID
1467772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na organização, julgue o próximo item.

Independentemente da existência de uma área específica de gestão de riscos, a auditoria interna é organizada com a função de assegurar o cumprimento dos objetivos do negócio e o gerenciamento de riscos.

Alternativas
Comentários
  • Os auditores internos desempenham uma função essencial ao avaliar a eficácia do gerenciamento de riscos corporativos e ao recomendar melhorias.

    As normas estabelecidas pelo IIA estipulam que o alcance da auditoria interna deve incluir o gerenciamento de riscos e os sistemas de controle. Essa tarefa compreende a avaliação da confiabilidade das informações, a eficácia e a eficiência das operações e o cumprimento de leis e normas aplicáveis.

    Ao incumbir-se de suas responsabilidades, os auditores internos assistem a administração e o conselho de administração ou o comitê de auditoria no exame, na avaliação, na comunicação e na recomendação de melhorias para uma maior adequação e eficácia do gerenciamento de riscos corporativos da organização.

    GABARITO: Correta!


    DISPONÍVEL: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-controle-interno-prova-comentada/. Acesso em abril de 2015.


    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.

    "Aquele que quiser ser o 1º, sirva a todos - Marcos: 10;44"

  • Desde quando a auditoria interna ASSEGURA alguma coisa? Não concordo com o gabarito da banca nem com o comentário do professor. Mas tem uma frase que diz: "aceita que dói menos!"

  • Também achei muito estranha essa afirmação de que auditoria interna assegura o cumprimento dos objetivos. E os comentários do professor do estratégia estão muito superficiais.

    segundo a NBC TI 01 - DA AUDITORIA INTERNA a questão estaria errada:

    12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    12.1.1.1 – Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contábil, doravante denominada Auditoria Interna.

    12.1.1.2 – A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.




  • Apesar de achar estranho o "assegurar", veja que este termo é descrito nas normas de auditoria interna do IIA Brasil (THE INSTITUTE OF INTERNAL AUDITORS) (http://www.iiabrasil.org.br/arquivos/Normas%20Internacionais%20Auditoria%20-%20Codigo%20de%20Etica.pdf)

    2130 – Governança Corporativa

    A atividade de auditoria interna deve avaliar e fazer recomendações apropriadas para a melhoria do processo de governança corporativa no cumprimento dos seguintes objetivos:

     • Promoção a ética e valores apropriados dentro da organização.

    • Assegurar a gestão do desempenho eficaz da organização e a responsabilidade por prestação de contas.

    • Comunicar de forma eficaz às área apropriadas da organização, as informações relacionadas a risco e controle.

    • Coordenar de forma eficaz as atividades e comunicar a informação entre o conselho, os auditores externos e internos e administração. 

  • AUDITORIA INTERNA auxilia a administração no cumprimento de seus objetivos!

    "Assegurar" forçou a barra. 


  •  

     

    Como podemos traduzir da definição de Auditoria interna, pelo Instituto de Auditores Internos – IIA –, definida em seu estatuto:

    “A Auditoria Interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação (assurance) e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.” (grifamos)

     

    Gabarito: CORRETO

     

     

    Prof. Claudenir Brito/Estatégia Concursos

  • Certo.

     

    Comentários:

     

     

    Os auditores internos desempenham uma função essencial ao avaliar a eficácia do gerenciamento de riscos corporativos

    e ao recomendar melhorias.

    As normas estabelecidas pelo IIA estipulam que o alcance da auditoria interna deve incluir o gerenciamento de riscos e os

    sistemas de controle. Essa tarefa compreende a avaliação da confiabilidade das informações, a eficácia e a eficiência das

    operações e o cumprimento de leis e normas aplicáveis.

    Ao incumbir-se de suas responsabilidades, os auditores internos assistem a administração e o conselho de administração

    ou o comitê de auditoria no exame, na avaliação, na comunicação e na recomendação de melhorias para uma maior adequação

    e eficácia do gerenciamento de riscos corporativos da organização.

     

     

    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Primeiro, vamos relembrar a definição de Auditoria Interna segundo o IIA:

              “Atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de consultoria com o objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. A auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança corporativa”. Observem que a questão está de acordo com a definição da auditoria interna.

    Gabarito: CORRETO.

  • A auditoria interna á uma instância interna de governança da organização. Ela tem como objetivo realizar avaliações na gestão e reportar suas conclusões diretamente ao Conselho de Administração ou ao Comitê de Auditoria, caso este exista.

    Para bem cumprir suas atividades, a auditoria interna avalia e monitora riscos e controles internos, comunicando quaisquer disfunções identificadas à alta administração.

  • Questão pode gerar alguma dúvida no candidato. O papel da auditoria interna, de fato, é aprimorar o controle interno e o gerenciamento de riscos de modo a proporcionar segurança razoável quanto ao cumprimento dos objetivos organizacionais.

    Da forma como foi escrito o enunciado passa um pouco a noção de que auditoria interna assegurasse 100% o cumprimento dos objetivos, o que não é verdade.

    Apesar disso, o enunciado foi considerado correto pela banca.

    Gabarito: CERTO

  • Lamentável. O Cespe faz o que quer.

    Vejam essa outra questão da banca:

    CESPE/2013/Telebras

    O auditor interno em consultoria ou no gerenciamento de riscos deve limitar suas funções ao estabelecimento ou melhoria dos processos, devendo abster-se de cumprir o papel de gerenciador efetivo dos riscos da organização.

    Gabarito: certo

  • "Assegurar" é forçar a barra. É triste a atuação dessas bancas.