SóProvas


ID
1468159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca dos componentes patrimoniais, suas características e contabilização.

Segundo a atual perspectiva contábil, o patrimônio líquido representa o valor justo econômico mínimo de uma empresa, caso os seus sócios desejem comercializá-la sem sofrer perda econômica.

Alternativas
Comentários
  • "22.1 Introdução

    22.1.1 Conceituação

    No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e o dos passivos representa o Patrimônio Líquido, que é o valor contábil pertencente aos acio‐ nistas ou sócios. O Pronunciamento Conceitual Básico – Estrutura Conceitual para Elaboração e apresentação das Demonstrações Contábeis (do CPC) destaca que, normalmente, numa base de continuidade operacional, somente por coincidência o valor pelo qual o Patrimô‐ nio Líquido é apresentado no balanço patrimonial será igual ao valor de mercado das ações da companhia, ou igual à soma que poderia ser obtida pela venda de seus ativos e liquidação de seus passivos isoladamen‐ te, ou da entidade como um todo. "

     (FIPECAFI 411)

    FIPECAFI. Manual de contabilidade societária, 2ª edição. Editora Atlas, 2013-05-01. VitalBook file.


  • Acredito que o erro foi mencionar "valor econômico mínimo".

    ->  Pelo seu valor de liquidação ordenada, ou seja, pelo que valem seus ativos avaliados a preço de venda, diminuídos dos gastos para se efetuar essa venda (comissão, impostos, transportes etc.) e o valor necessário para saldar seu passivo para com terceiros; e

    ->Pelo seu valor de funcionamento que depende basicamente dos futuros benefícios econômicos que ela é capaz de produzir.

    O valor de uma empresa será, desses dois, o maior. 


  • CPC OO

    Posição patrimonial e financeira
    4.4. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição
    patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes
    são definidos como segue:

    (c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de
    deduzidos todos os seus passivos.

  • Normalmente, numa base de continuidade operacional, somente por coincidência o valor pelo qual o Patrimônio Líquido é apresentado no balanço patrimonial será igual ao valor de mercado das ações da companhia.

  • Gaba: ERRADO

    Comentários: Se é pra ser VALOR JUSTO a entidade não deveria ser desvalorizada (mínimo de uma empresa) e sim ter seu valor patrimonial de mercado.

     

  • Gabarito: ERRADO

     

    Segundo o Pronunciamento CPC 00 – Estrutura básica Conceitual, o Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

  • O PL é avaliado pelo valor contábil, e não pelo valor justo.

  • ERRADO

    PL = A - P

    *Nem sempre o valor do PL é o valor econômico da empresa. A empresa pode ter uma MARCA forte que não estejam embutidos no ativo e passivo.

  • ERRADO.

    Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos depois de deduzidos todos os seus passivos.

  • Segundo o Profº Claudio Zorzo:

    O patrimônio líquido apresenta o valor patrimonial da empresa e não o seu valor justo. O valor justo líquido é o montante que os sócios receberiam na venda de suas ações.

  • A questão está errada, pois de acordo com o CPC 00: Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. Ou seja, o patrimônio líquido pode ser encontrado pela diferença entre o ativo e o passivo de uma entidade. O PL é nada mais que o capital próprio empregado nas atividades empresariais. Mas o PL é avaliado pelo valor contábil, e não pelo valor justo.

    Alfacon, Gilson Nogueira.

  • o PL representa o valor patrimonial.

  • Segundo a atual perspectiva contábil, o patrimônio líquido representa o valor patrimonial de uma empresa, caso os seus sócios desejem comercializá-la sem sofrer perda econômica.

  • O valor contábil total do patrimônio líquido não é mensurado diretamente. Equivale ao total dos valores contábeis de todos os ativos reconhecidos menos o total dos valores contábeis de todos os passivos reconhecidos.

    Como as demonstrações contábeis para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade, o valor contábil total do patrimônio líquido geralmente NÃO EQUIVALE:

    1. ao valor de mercado total de direitos sobre o patrimônio na entidade;
    2. ao valor que poderia ser levantado, vendendo a entidade como um todo em regime de continuidade operacional; ou
    3. ao valor que poderia ser levantado, vendendo todos os ativos da entidade e liquidando todos os seus passivos. 

    Fonte: CPC 00

    Gabarito: ERRADO