SóProvas


ID
1468183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à divulgação e análise das demonstrações contábeis, julgue o próximo item.

Na apresentação da demonstração dos fluxos de caixa pelo método direto, há a necessidade de apresentação de informações complementares em notas explicativas, o que não ocorre ao se optar pelo método indireto. Assim, caso a empresa opte pelo método direto, ela deverá evidenciar os montantes de juros, imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido pagos durante o período.

Alternativas
Comentários
  • O FASB permite que as empresas façam suas escolhas para a publicação do Fluxo de Caixa Operacional, no entanto incentiva o método direto e com o mesmo determina que ao publicar tal método a empresa evidencie em notas explicativas, a conciliação entre o resultado e o efeito do caixa. 

    http://www.revistaacademica.net/trabalho/05090804.pdf
  • Reforçando a resposta do colega, conforme o CPC 03:

    20A. A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais. A conciliação deve apresentar, separadamente, por categoria, os principais itens a serem conciliados, à semelhança do que deve fazer a entidade que usa o método indireto em relação aos ajustes ao lucro líquido ou prejuízo para apurar o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais.


  • Questão ERRA. Nem é preciso decorar a norma para responder a esta questão, basta que saibamos o seguinte: Os métodos de elaboração da DFC só recebem tratamento diferenciado para as atividades Operacionais. Para as demais (Investimento e Financiamento) a forma de obtenção do Fluxo de caixa é o mesmo. Pelo método Indireto, chegamos ao resultado das entradas e saídas de caixa e equivalente de caixa, por meio da conciliação (comparação) do Lucro líquido ajustado com as contas representativas das atividades operacionais (via de Regra, Ativo e Passivo Circulante). Já Pelo Método Direto é levado em consideração cada Grupo de Conta do Ativo e do Passivo Circulante, tendo como ponto de partida as correspondentes contas da DRE. Pelo método Direto, portanto, é possível saber quanto cada conta contábil contribuiu para o fluxo de caixa operacional.



    Bom, tentei “falar” pouco, mas terminei me empolgando. srsrsrsr

  • Acredito que a questão esteja errada devido ao fato de que nos dois métodos (direto e indireto), os montantes dos juros e IRPJ/CSLL são demonstrados na DFC, sem necessidade, portanto, de evidenciação em Notas Explicativas destas três contas.

  • Existem dois erros na questão: 1) as notas explicativas também são exigidas na opção pelo método indireto; 2)  a exigencia para envidenciar em notas explicativas os montantes de juros, imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido pagos durante o período é para o Método Indireto.

    Fonte: MCS Fipecafi - item 34.2.2, pg 575

  • Os professores de Contabilidade Pública/ AFO e Contabilidade Geral disputam, para ver qual é o mais fraco? Não é possível!

     

  • O montante total dos juros pagos, bem como imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido pagos no período devem ser divulgados em notas explicativas, independentemente do método utilizado (direto ou indireto) para elaboração da DFC.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

    Isso ocorre pois tais valores podem ser classificados numa ou noutra atividade, a depender da situação em análise.

    Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras. Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa para outras entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo. Alternativamente, os juros pagos e os juros, os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados, respectivamente, como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento, porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos.

    Os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como fluxo de caixa de financiamento porque são custos da obtenção de recursos financeiros. Alternativamente, os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, a fim de auxiliar os usuários a determinar a capacidade de a entidade pagar dividendos e juros sobre o capital próprio utilizando os fluxos de caixa operacionais.

    O CPC 03 encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato.

    Por outro lado, os fluxos de caixa referentes ao imposto de renda (IR) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) devem ser divulgados separadamente e devem ser classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais, a menos que possam ser identificados especificamente como atividades de financiamento e de investimento.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • GABARITO: ERRADO

    Manual de Contabilidade Societária da FIPECAFI (2018):

    Obs.: Relembramos que existe a necessidade de divulgação em Notas Explicativas do valor dos juros e imposto de renda pagos no período e do valor dos juros recebidos no período, caso seja utilizado o método indireto, bem como da conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais, no caso da utilização do método direto

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • #Respondi errado!!!