SóProvas


ID
1470967
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um sistema de combate a incêndio automático é o “cano molhado”. A tubulação fica completamente cheia de água e permanentemente sob pressão. Num certo prédio, de grande porte, a pressurização é feita por gravidade e a entrada da água na coluna é feita por duas válvulas, conjunto este denominado V.G.A. – Válvula de Governo e Alarme. Os Chuveiros instalados nos ramais do Sistema também ficam sujeitos à mesma pressão da tubulação. Quando, por efeito de calor produzido pela queima de um material combustível, o elemento termosensível liga fusível ou ampola estilhaçável, é ativado, a água é liberada, atravessa o orifício e é descarregada no meio ambiente. O Alarme é acionado

Alternativas
Comentários
  • Pressostato.

  • Pra quem marcou a letra a:

    o calor faz com que o elemento termosenssível se rompa (aquela ampolinha colorida que fica no chuveiro), assim, ele quebrando, vai poder liberar a água por ele. O acionamento do ALARME se dá através do fluxo da água liberada e  tem a ver com a VGA (válvula de governo e alarme)

     

    Veja como é o funcionamento da VGA nos chuveiros automáticos:

    Quando ocorre um incêndio, o spk rompe o bulbo ou o link mecânico e libera o fluxo d'água. A partir daí a pressão vai cair neste ramal provocando o ligamento da bomba jockey, que não conseguirá suprir a necessidade, fazendo com que a bomba principal também entre em operação. Com o bombeamento a válvula de governo abre, libera fluxo para o sistema de alarme, que através do pressostato ( ou chave de fluxo ) envia um sinal para o sistema de controle da planta ( neste exemplo para a central de bombeiros ) e também aciona o gongo hidráulico para identificar qual válvula de governo e alarme (VGA) e o respectivo ramal que entrou em operação. A partir deste momento está em ação o sistema de chuveiros automáticos.