SóProvas


ID
1471732
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A teoria da tectônica de placas é recente, mas sua formulação baseia-se em mais de 100 anos de especulações, pesquisas geológicas e debates. Com a formulação da teoria da tectônica de placas surge uma nova explicação para um dos mais antigos e controvertidos temas da geologia – o da deriva continental. A ideia de que os continentes não foram fixos durante toda a história da Terra e, sim, de que sofreram movimentos relativos sobre a sua superfície só agora se torna mais compreensível e aceita com a explicação do ponto de vista da tectônica de placas.”

                                                                        (Popp, José Henrique. Geologia Geral. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010 p. 11.)

Sobre a teoria da tectônica de placas, analise.

I. Procura demonstrar que a superfície semirrígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera.
II. A superfície semirrígida da crosta sofre movimentos; com isso, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo.
III. O fenômeno da tectônica de placas processa-se em escala global, mas se encontra evidenciado segundo direções preferenciais ou regionais.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • A TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACAS

    Ela procura demonstrar que a superfície semi-rígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera. Como conseqüência desses movimentos, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo. Assim, com a sondagem acústica, pôde-se fazer um reconhecimento do fundo oceânico. Descobriram-se as dorsais marinhas e chegou-se à conclusão de que as áreas de vulcanismo e de terremotos coincidem com as dorsais oceânicas que acompanham as grandes cadeias montanhosas nos continentes.

  • -> a afirmativa I está correta. A litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, sobre uma camada quente e fluida, a astenosfera.

    -> a afirmativa II está correta.  Entre esses produtos do tectonismo, observaram-se as dorsais marinhas e chegou-se à conclusão de que as áreas de vulcanismo e de terremotos coincidem com as dorsais oceânicas que acompanham as grandes cadeias montanhosas nos continentes. Descobriu-se, também, assoalho novo no fundo dos oceanos, formado pelo magma que jorra na zona de contato entre as placas tectônicas.

    -> a afirmativa III está correta. Apesar de ocorrer em todo o globo, é mais perceptível em algumas regiões como , por exemplo, as costas da África e da América do Sul que nada mais são do que duas faces provenientes da quebra e da separação de uma massa única e contínua.

     Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.

  • A- I, II e III.

  • A LITOSFERA (do grego lithos, que significa ‘pedra’, ‘rocha’) compreende as rochas da esfera terrestre, da crosta (continental e oceânica), e é formada por placas rígidas e móveis, as placas tectônicas. Logo abaixo dela, encontramos a ASTENOSFERA (do grego sthenos, ‘sem força’, ‘fraco’), que é constituída por rochas parcialmente fundidas. Ao contrário da litosfera, é uma camada menos rígida e com temperaturas mais elevadas. São essas características que dão mobilidade às placas tectônicas.