Na prática docente, muitas vezes o planejamento tem-se reduzido à atividade em que o professor preenche e entrega um formulário previamente padronizado e diagramado em colunas, onde redige os objetivos gerais, os conteúdos, as estratégias e os procedimentos de avaliação. Em muitos casos, o documento é entregue com a sensação de mais uma atividade burocrática cumprida. É preciso compreender que planejamento não se resume a esse processo mecânico. Ele deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente, como um processo de reflexão. De acordo com essa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
I- Planejamento Educacional é processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades da sociedade, quanto às do indivíduo.
II- Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
III- Plano de Ensino é o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade. Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente no plano curricular da escola.
IV- Plano de Aula é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto.
É correto apenas o que se afirma em: