SóProvas


ID
1472047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com respeito à legislação e à normatização contábil brasileira vigentes, julgue o item subsequente.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), logo os pronunciamentos do CPC têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    É o contrário

  • Resposta Errada, pois o CFC foi criado em 27 de maio de 1946, pelo decreto-lei 9.295 e o CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/2005.

  • Macete pro CESPE. Parece tá certo? Tá errado.

  • Pra valer como norma a ser seguida, o CFC tem que aprovar o CPC depois com uma resolução..

  • O FACPC - A FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS, é uma pessoa jurídica de direito privado, enquanto que o CFC - Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público.


    Logo, uma não pode integrar a outra.
  • quando a questão fala que "O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)" está correto, pois não apenas o CFC integra o CPC, como também, a ABRASCA, a APIMEC, a BM&BOVESPA, o FIPECAFI e o IBRACON, agora dizer que "os pronunciamentos do CPC têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC" está errado pois os pronunciamentos contábeis precisam ser regulamentados pelo CFC.

  • Walter Júnior comentou de forma coerente.

  • Então podemos dizer que o CPC emite normas com validade legal? Não! Os pronunciamentos do CPC, que obrigatoriamente devem ser precedidos de audiências públicas, passam a ter validade legal após sua aprovação pelo CFC, por meio da publicação de resoluções que aprovam os textos.

  • Na realidade o CFC integra o CPC, os pronunciamentos do CPC não tem aplicabilidade imediata para isso deve ser editado uma resolução aprovando uma norma específica, a famosa NBC TG.

    Cada instituição normativa elabora a sua norma baseada no CPC, após essa edição é que o pronunciamento passa a ter aplicabilidade no âmbito normativo da respectiva entidade reguladora.

  • quando a questão fala que "O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)" está correto, pois não apenas o CFC integra o CPC, como também, a ABRASCA, a APIMEC, a BM&BOVESPA, o FIPECAFI e o IBRACON, agora dizer que "os pronunciamentos do CPC têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC" está errado pois os pronunciamentos contábeis precisam ser regulamentados pelo CFC.

  • Para ter a aplicabilidade informada pelo item o CFC deve editar uma resolução aprovando uma norma

    específica, a famosa NBC TG (Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral).

    Cada instituição normativa elabora a sua norma baseada no CPC. Somente após a edição dessa

    norma é que o pronunciamento passa a ter aplicabilidade no âmbito normativo da respectiva

    entidade reguladora.

    Fonte: Gilmar Possati. Curso Detonando os CPC's

  • ERRADO

    Realmente o CFC integra o CPC. No entanto, os pronunciamentos do CPC NÃO têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC. Para ter a aplicabilidade informada pelo item o CFC deve editar uma resolução aprovando uma norma especifica, a famosa NBC TG (Norma Brasileira de Contabilidade TÈcnica Geral). 

    Cada instituição normativa elabora a sua norma baseada no CPC. Somente após a edição dessa norma é que o pronunciamento passa a ter aplicabilidade no âmbito normativo da respectiva entidade reguladora.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K