SóProvas


ID
1472050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com respeito à legislação e à normatização contábil brasileira vigentes, julgue o item subsequente.

A Lei n.º 6.404/1976, ou Lei das Sociedades por Ações, originalmente elaborada em consonância com as teorias da Escola Italiana de Contabilidade, foi, nos últimos anos, modificada para atender a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade do IASB.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da influência da contabilidade italiana até o início dos anos 50, a Lei 6404/1976 possui orientação especialmente norte-americana.

  • A Lei nº. 6.404/76 tem padrões da escola norte-americana.

    Atualmente o padrão brasileiro é o europeu, inicialmente destinado aos países da Comunidade Econômica Europeia. As normas internacionais de contabilidade de início eram destinadas apenas às demonstrações de sociedades do países dessa Comunidade. A iniciativa foi bem-sucedida e se estendeu a diversos outros países, inclusive o Brasil. 

    Foi criada o IASB, com sede em Londres, que pode ser definido como um conselho internacional de normas contábeis (IFRS). Hoje, cerca de 120 países, inclusive o Brasil, exigem ou recomendam que suas empresas adotem procedimentos contábeis com base nas determinações do IASB.

    Os Estados Unidos, ainda não aderiram a essas normas.

  • A Lei 6.404 tem relação com a escola norte-americana. Agora com a Lei 11.638 passou a se orientar pelas normas internacionais de contabilidade - IASB

  • Para acrescentar um pouco mais: 

    Comitê de Pronunciamentos Contábeis

    Criado pela Resolução CFC 1.055/2005, o CPC tem como objetivo “o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais”. 

  • A lei 6.404/76 foi influenciada pela escola norte-americana, e não pela italiana.

  • Gaba: ERRADO

    Comentários: A lei 6.404/76 foi influenciada pela escola ***Norte-Americana ***.

    Cuidado!

    A lei 11.638/07, com o objetivo de harmonizar as práticas contábeis com os padrões internacionais editados pelo órgão internacional de normatização de matéria contábil, International Accounting Standards Board, Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB).

    Galera, estou disponibilizando (grátis) no meu instagram simulados de contabilidade com gabarito pra quem quiser treinar mais. Há tem um MAPA MENTAL da matéria Estrutura Orgânica da PC-DF tb.

    ☠ @projeto.144 

  • "Dentro desse contexto, a própria criação da CVM no ano de 1976 teve influência muito grande dos americanos,  fato  esse  verificado, por exemplo, na  estrutura de  poder da  autarquia, bem semelhante aos padrões dos Estados Unidos e bem diferente do que estávamos acostumados até então, com suas superintendências com poderes e um presidente, que desempenha essencialmente tarefas administrativas com pouca influência sobre a decisão das primeiras.  
    Nesse momento, um dos assuntos abordados era a normatização contábil, que teve influência externa relevante, já que a própria confecção do capítulo coube a Manoel Ribeiro da Cruz Filho e Álvaro Couto, sócios de empresa de auditoria à época: as principais entidades auditadas por essa empresa eram americanas e inglesas, que já tinham à época uma contabilidade voltada ao mercado: a atualização da legislação contábil teve influência direta desses GAAPs em seus dispositivos. O Professor Nélson Carvalho analisa:  
    Mas por que a contabilidade americana? Muitos podem discorrer sobre os motivos, que vão desde dominação ou subordinação a lobby direto, mas a explicação mais plausível é que essas normas eram o melhor que tínhamos no mundo até então, a mais desenvolvida e testada ao longo dos tempos.  
    Já nos tempos de convergência internacional, como discorremos acima era para o Brasil ser um dos primeiros países a ter sua contabilidade oficialmente (por lei) baseada em normas internacionais de contabilidade. Porém somente com a cobrança agora pública de atualização contábil ao então Ministro da Fazenda Guido Mantega em 2007 por parte (novamente) do Banco Mundial e do FMI, que a “coisa” saiu. O Professor Eliseu Martins lembra um fato inusitado:  "

    Pagina 7

    http://www.ibracon.com.br/sib/gc/upload/1414154482.pdf

     

     

  • Método das partidas dobradas (método veneziano) induz a entender como certo, porem questão errada

  • Influência Dos EUA.
  • Veja que a afirmativa dispõe que a Lei n° 6.404/76 foi elaborada em consonância com as teorias da Escola Italiana de Contabilidade, o que é um equívoco! Tal Lei, importantíssima para nosso estudo, teve forte influência da Escola Norte-Americana.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • A Lei n. 6.404/1976 abarcava a escola norte-americana. As Leis n. 11.638/2007 e n.11.941/2009 abarcam a escola internacional.

    Claudio Zorzo

  • No Brasil, até a década de 70 a contabilidade brasileira teve forte influência da escola italiana. Isso mudou posteriormente, mais precisamente após a edição da Lei n° 6.404/76, que é a Lei das Sociedades Anônimas, que teve forte influência da escola norte-americana.

  • Gabarito E

    A Lei n. 6.404/1976 abarcava a escola norte-americana. As Leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009 abarcam a escola internacional.

  • A Lei n° 6.404/76 foi elaborada em consonância com as teorias da Escola Italiana de Contabilidade, o que é um equívoco! Tal Lei, importantíssima para nosso estudo, teve forte influência da Escola Norte-Americana.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

    FONTE: Prof. Igor Cintra

  • A Lei n.º 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações) Possui influência da Escola Norte-Americana, não da Escola Italiana.

    Questão errada.

  • Elaborada em consonância com a escola norte-americana!!!!!

  • A Lei n.º 6.404/1976, ou Lei das Sociedades por Ações, originalmente elaborada em consonância com as teorias da Escola Italiana de Contabilidade, foi, nos últimos anos, modificada para atender a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade do IASB. ERRADO

    No Brasil, até a década de 70 a contabilidade brasileira teve forte influência da escola italiana. Isso mudou posteriormente, mais precisamente após a edição da Lei n° 6.404/76, que é a Lei das Sociedades Anônimas, que teve forte influência da escola norte-americana.

    A consolidação da escola Americana no Brasil é fato consumado tendo em vista que o livro Contabilidade Introdutória (adotado em praticamente todas as faculdades brasileiras) dá um toque especial de contabilidade brasileira à contabilidade norte-americana e com a publicação da Lei 6.404/76 – Lei das Sociedades Por Ações de 15 de dezembro de 1.976 que tem sua parte contábil inspirada na doutrina norte-americana.

  • Errado.

    Apesar da influência da contabilidade italiana até o início dos anos 50. A Lei n. 6.404/1976 abarcava a escola norte-americana. As Leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009 abarcam a escola internacional.

  • Alterações nas legislações das sociedades anônimas:

    ·        1ª : Dec. Lei 2627: escola italiana.

    ·        2ª : Lei 6404: escola americana.

    ·        3ª : Lei 11638: escola internacional.

    ·        4ª : Lei 11941. Apenas realizou ajustes tributários.

  • Gabarito: Errado

    A Lei 6.404/76, possui padrões da escola norte-americana.

    Houve sim influência da contabilidade italiana, mas só até o início dos anos 50.

  • Errado. A Lei n. 6.404/1976 abarcava a escola norte-americana. As Leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009 abarcam a escola internacional.

    Fonte: Prof Claudio Zorzo

  • GABARITO ERRADO

    A Lei 6.404 foi elaborada segundo as normas da Escola Norte Americana.

  • A lei 6404/74 foi desenvolvida influenciada pela escola norte-americana.

  • Escola Norte-Americana.

  • RESUMINDO

    Contabilidade brasileira --> forte influência da escola italiana.

    Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) --> forte influência da escola norte-americana.

  • da Lei n° 6.404/76, que é a Lei das Sociedades Anônimas

    (CESPE – Contador – FUB – 2015) A Lei n.º 6.404/1976, ou Lei das Sociedades por Ações

    esta questão também está errada por isso que coloquei acima?

    ou apenas pela questão da influencia Italiana, quando na verdade foi norte-americana?

  • A Lei nº 6.404/1976 abarcava a escola norte-americana. As Leis n.s 11.638/2007 e 11.941/2009 abarcaram a escola internacional.

    Errado.

  • A lei 6404 adota a escola americana. A padronização com as normas internacioanis mira nas normas do IASB com influencia europeia.

  • ERRADO!

    LEI 6.404/76 => INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA

  • *Leis das sociedades por ações?* Ou Leis das S/As
  • Se fosse italiana seri Legis la societá por aciones. Eco.

  • A lei nº 6404/76 teve forte influência norte-americana e não italiana

  • Vale observar que o primeiro erro estar onde ele fala que a Lei 6404/1976 é da Lei Sociedade por Ações, quando na verdade se trata da Sociedade Anônina.

  • Boa tarde, amigos concurseiros!

    Estava observando entre os comentários a enorme quantidade de colegas apontando que o erro da questão estaria na nomenclatura da Lei, pois, segundo estes, a questão teria apresentado uma forma incorreta de expressão. Amigos, bastava uma pesquisa no Google para se concluir que o erro da questão não estaria aí, porque as duas formas, Lei das Sociedades Anônimas ou das Sociedades por Ações, referem-se à Lei 6.404/76. CUIDADO! Caso esteja equivocado, peço que me corrijam.

    Gab. E.

    A influência de que trata o item está ligada à Escola Americana de Contabilidade e, não, à Italiana. Isso se dá pelo período em que se formulou a lei e pelo contexto geopolítico no qual foi desenvolvida.

    # Fato interessante : a contabilidade brasileira é fortemente inflenciada pela escola italiana, que é considerada o berço desta ciência. Então, vale ter cuidado na leitura do item para não cair em pegadinhas.

  •  Lei n° 6.404/76 foi elaborada em consonância com as teorias da Escola Norte-Americana

  • Maravilhosa questão de "história da contabilidade brasileira". Muito útil! rsrsrs

  • Bom dia concurseiros! Nessa questão fala sobre sociedade de ações. É a mesma coisa de sociedade anônima?

    1. lei da S A , influencia norte americana

    Mas atenção , no inicio da contabilidade brasileira foi de influencia italiana, porem a partir da lei das SA teve influencia norte americana;

  • A lei 11 638 orienta, entre outros pontos, o equacionamento das normas contábeis brasileiras às normas internacionais emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board).

    Estas normas destacam a necessidade de fornecer relatórios com informações confiáveis e precisas que possam ser entendidas pelos usuários e estejam de acordo com as normas aplicadas na maioria dos Países destacando a primazia da essência econômica sobre a forma jurídica.

    Com o advento da Lei 11 638 07, estabelece-se uma mudança de foco na legislação contábil, onde o objetivo da contabilidade passa a ser a diminuição da assimetria informacional por meio do fornecimento de informações fidedignas, tendo como base de sustentação os padrões contábeis do IASB.

    Fonte: Prof. Cláudio (Gran)

  • ERRADO

    No Brasil, até a década de 70 a contabilidade brasileira teve forte influência da escola italiana. Isso mudou posteriormente, mais precisamente após a edição da Lei n° 6.404/76, que é a Lei das Sociedades Anônimas, que teve forte influência da escola norte-americana.

  • ERRADO

    No Brasil, até a década de 70 teve forte influência da escola italiana. Isso mudou após a edição da Lei n° 6.404/76, a Lei das Sociedades Anônimas, que possui orientação de forte influência da escola norte-americana.

  • GAB. ERRADO

    Apesar da influência da contabilidade italiana até o início dos anos 50, a Lei 6404/1976 possui orientação especialmente norte-americana.