-
CPC 27 - ATIVO IMOBILIZADO
33. Se não houver evidências do valor justo baseadas no mercado devido à natureza especializada do item do ativo imobilizado e se o item for raramente vendido, exceto como parte de um negócio em marcha, a entidade pode precisar estimar o valor justo usando uma abordagem de receitas ou de custo de reposição depreciado.
-
33.
Se não houver evidências do valor justo baseadas no mercado devido
à natureza especializada do item do ativo imobilizado e se o item
for raramente vendido, exceto como parte de um negócio em marcha, a
entidade pode precisar estimar o valor justo usando uma abordagem de
receitas ou de custo de reposição depreciado.(Eliminado
pela NBC TG 27 (R1))
Acho que a questão está errada atualmente.
-
A questão realmente está desatualizada!! A parte do CPC na qual foi baseada a questão foi eliminada na revisão do CPC 27 - Imobilizado:
33. Se não houver evidências do valor justo baseadas no mercado devido à natureza especializada do item do ativo imobilizado e se o item for raramente vendido, exceto como parte de um negócio em marcha, a entidade pode precisar estimar o valor justo usando uma abordagem de receitas ou de custo de reposição depreciado. (Eliminado pela Revisão CPC 03)
-
Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: certo
-
Segundo o CPC 46 a entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis. Ou seja, o valor justo não é um valor objetivamente construído, uma vez que essas mensurações têm certo grau de incerteza e subjetividade.
Três técnicas de avaliação amplamente utilizadas são (i) abordagem de mercado, (ii) abordagem de custo e (iii) abordagem de receita. A entidade deve utilizar técnicas de avaliação consistentes com uma ou mais dessas abordagens para mensurar o valor justo.
A abordagem do custo é a técnica de avaliação que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição).
Assim, correta a afirmativa.
-
Questão: Acerca da forma de contabilização e mensuração de itens patrimoniais, julgue os itens subsecutivos. Segundo a abordagem de custo, o valor justo de um item patrimonial é o seu custo de reposição corrente.
Resposta: correta
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K