-
Gabarito Errado
Pode ser alterado de acordo com a conveniência e oportunidada e de quem elabora as demonstrações, devendo este demostrar em notas explicativas o crítério e o motivo e sua mudança.
-
"13.6.4 Métodos de depreciação
Existem vários métodos para calcular a deprecia‐ ção. O método empregado deve refletir o padrão de consumo pela entidade dos benefícios econômicos fu‐ turos proporcionados pelo ativo imobilizado. Da mes‐ ma forma que o valor residual e a vida útil do ativo, o método de depreciação também deve ser revisado no mínimo uma vez por ano. No caso de haver mudan‐ ça considerável nos padrões de uso do imobilizado, o método deve ser alterado para refletir essa mudança nos padrões de uso. "
(FIPECAFI 304)
FIPECAFI. Manual de contabilidade societária, 2ª edição. Editora Atlas, 2013-05-01. VitalBook file.
-
CPC 27 – ATIVO IMOBILIZADO
Método de depreciação
60. O
método de depreciação utilizado reflete o padrão de consumo pela entidade dos
benefícios econômicos futuros.
61. O
método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao final
de cada exercício e, se houver alteração
significativa no padrão de consumo previsto, o método de depreciação deve ser
alterado para refletir essa mudança. Tal mudança deve ser registrada como
mudança na estimativa contábil, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 –
Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.
gab: E
-
(Q296677) Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANP Prova: Especialista em Regulação (+)
Se ocorrer mudança significativa no padrão de consumo previsto para um ativo durante determinado exercício financeiro, o método de depreciação deve ser mudado para refletir tal alteração. (C)
-
CPC 27: O método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao final de cada exercício e, se houver alteração significativa no padrão de consumo previsto, o método de depreciação deve ser alterado para refletir essa mudança. Tal mudança deve ser registrada como mudança na estimativa contábil, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.
Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas.
A depreciação pelo método linear resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere.
O método dos saldos decrescentes resulta em despesa decrescente durante a vida útil.
O método de unidades produzidas resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados. A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo. Esse método é aplicado consistentemente entre períodos, a não ser que exista alteração nesse padrão.
GABARITO: ERRADO.
-
Gabarito: Errado.
O método não deve ser mantido até a baixa do ativo, ele deve refletir o padrão de consumo do bem. Se precisar mudar, isso deverá ser feito.
-
Segundo o CPC 27: O método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao final de cada exercício e, se houver alteração significativa no padrão de consumo previsto, o método de depreciação deve ser alterado para refletir essa mudança.
Gabarito: Errado
-
O método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao
final de cada exercício e, se houver alteração significativa no padrão de consumo
previsto, o método de depreciação deve ser alterado para refletir essa
mudança. Tal mudança deve ser registrada como mudança na estimativa
contábil, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis,
Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.
Portanto, o valor da depreciação de um ativo imobilizado pode ser calculado por
vários métodos. Além disso, o método deve ser alterado se houver
alteração significativa no padrão de consumo previsto.
Gabarito 34: Errado.
-
Se tiver alteração no padrão de consumo, altera também o método utilizado.
-
Errado.
O método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao final de cada exercício e, se houver alteração significativa no padrão de consumo previsto, o método de depreciação deve ser alterado para refletir essa mudança.
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
ERRADO.
Vide CPC-23 Políticas contábeis, mudanças políticas e ESTIMATIVA CONTÁBIL (esta última, PROSPECTIVA).
Bons estudos.
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: CPC 27:
60. O método de depreciação utilizado reflete o padrão de consumo pela entidade dos benefícios econômicos futuros.
61. O método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao final de cada exercício e, se houver alteração significativa no padrão de consumo previsto, o método de depreciação deve ser alterado para refletir essa mudança. Tal mudança deve ser registrada como mudança na estimativa contábil, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.
62. Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas. A depreciação pelo método linear resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere. O método dos saldos decrescentes resulta em despesa decrescente durante a vida útil. O método de unidades produzidas resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados. A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo. Esse método é aplicado consistentemente entre períodos, a não ser que exista alteração nesse padrão