SóProvas


ID
1472098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao tratamento contábil de itens patrimoniais, julgue o item a seguir.

Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão própria devem ser registrados em conta do patrimônio líquido, como acréscimo ao custo das ações em tesouraria, no momento da aquisição.

Alternativas
Comentários
  • CPC 08 - CUSTOS DE TRANSAÇÕES

    8. A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade. 

    9. Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações. 

    10. Os custos de transação incorridos na alienação de ações em tesouraria devem ser tratados como redução do lucro ou acréscimo do prejuízo dessa transação, resultados esses contabilizados diretamente no patrimônio líquido, na conta que houver sido utilizada como suporte à aquisição de tais ações, não afetando o resultado da entidade.

  • D = AÇOES EM TESOURARIA

    C = DISPONIBILIDADE

  • §  Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações.

  • Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações.

    Como as ações em tesouraria são classificadas no próprio Patrimônio Líquido, correta a afirmativa.

  • Gaba: CERTO

    comentários: Em relação às ações em tesouraria, lembre-se que os custos de transação incorridos na:

    AQUISIÇÃO --> ACRÉSCIMO DO CUSTO

    ALIENAÇÃO --> REDUÇÃO DO RESULTADO DA TRANSAÇÃO

    Saiba mais...

    Segundo o CPC 08 - Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários:

    “A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.

    Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações.

    Os custos de transação incorridos na alienação de ações em tesouraria devem ser tratados como redução do lucro ou acréscimo do prejuízo dessa transação, resultados esses contabilizados diretamente no patrimônio líquido, na conta que houver sido utilizada como suporte à aquisição de tais ações, não afetando o resultado da entidade.”

    A alienação de ações em tesouraria pode gerar lucro ou prejuízo para a empresa. Tais operações não representam receitas nem despesas, não integrando a Demonstração do Resultado do Exercício.

    No caso de haver lucro na alienação de ações em tesouraria a empresa deve creditar o valor em Reserva de Capital, de forma similar ao ágio obtido na emissão de ações.

    Caso ocorra prejuízo, a empresa deverá registrá-lo a débito em Reserva de Capital, caso existam lucros anteriores de vendas de ações em tesouraria, até o limite existente. O excesso, caso ocorra, será registrado a débito na reserva que deu origem aos recursos para aquisição das ações em tesouraria. 

    Professor: Igor Cintra

  • Gabarito: Certo

    CPC 08: Os custos de transação na compra de ações em tesouraria são tratados como acréscimo ao custo de aquisição, sendo contabilizados no momento da aquisição.

    As ações em tesouraria devem ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

  • Ações em Tesouraria:

    À medida que as ações ou quotas forem alienadas, tal operação gerará resultados positivos ou negativos e não devem integrar o resultado da empresa.

     

    Se da operação resultar lucro, deverá ser registrado a crédito de uma reserva de capital.

    Se ocorrer prejuízo, esse valor deverá ser debitado na mesma conta de reserva de capital que sustentava as quotas/ações em tesouraria. 

  • Gabarito: certo

    - Pela aquisição, lançamos o seguinte:

    D – Ações em tesouraria (Redutora do PL)

    C – Caixa (- Ativo)

    - Pela alienação, lançamos o seguinte:

    D – Caixa (Ativo)

    C – Ações em tesouraria (PL)

    Se a alienação se der com lucro, este lucro deve ser registrado à conta de reserva de capital, pelo seguinte lançamento: (supondo que a empresa vendeu ações em tesouraria que custaram $1000 por $2500).

    D – Caixa (Ativo) 2.500,00

    C – Ações em tesouraria (PL) 1.000,00

    C – Reserva de capital-lucro na alienação de ações em tesouraria (PL) 1.500,00