-
Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores.
Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros.
Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada.
Ex: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO).
Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados.
Ex: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro.
Ex: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Alternativa C
-
porto alegre nao é uma metropoli naional ??
As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que
as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a
escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas
parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são
importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.
As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).
-
Nossa, esse negócio de hierarquia urbana vai dar confusão.
-
Essa questão usa dados muito vagos para exigir uma resposta tão precisa. O site do IBGE tem a tabela com a população das capitais em cada senso, se dividirmos a população do ano de 2000 pela de 1872 em cada cidade da questão, teremos um coeficiente para dizer quantas vezes cada uma cresceu, os números são:
Rio de Janeiro - 21.2
Recife - 12.1
Porto Alegre - 30.9
Fortaleza - 50.3
São Paulo - 331.5
Salvador - 18.9 (referência no texto)
Partindo desse princípio podemos ver claramente que o crescimento de Sao Paulo foi gigante e o de Recife foi bem pequeno mas os outros quatro são bem próximos e o enunciado não deixa claro quanto é um crescimento regular, logo, mesmo se o candidato tivesse acesso aos números do IBGE ainda encontraria tres possíveis respostas certas: A, C e D. Eu errei aqui e se tivesse errado na prova com certeza entraria com recurso!
-
Colegas, pode não ser a forma mais correta, mas resolvi a questão pensando da seguinte maneira:
A questão descreve
3 tipos de capitais:
1) Antigas que já
eram desenvolvidas no período do 1º recenseamento em 1872, mas que
não mantiveram o ritmo de crescimento. Ex:Salvador
2) Antigas que
obtiveram um crescimento mais rápido.
3) Regionais que
possuem um crescimento regular, se desenvolvem de acordo com a
atratividade da região em que se encontram.Ex:Manaus.
Acredito que entra
uma noção básica de história aqui. Recife (1537), Rio de Janeiro
(1565) e São Paulo (1554) são capitais antigas, então podemos
eliminar as alternativas correspondentes. Restam Fortaleza e
Porto Alegre. Comparando as duas, observa-se um desenvolvimento mais
contínuo e gradual na capital do RS.
Passa a impressão de que foi resolvida no 'achismo', mas em perguntas como essa, que não fornecem dados/estatísticas para análise, é fundamental usar todo o conhecimento prévio que adquirimos através de notícias, reportagens, livros, charges, etc.
-
Parabéns Lara pelo comentário, utilizei a mesma argumentação, todo conhecimento é válido.
-
Questão boa, necessita de um bom conhecimento de geografia e história do Brasil. A questão é simples, o estardalhaço é de gente mal informada. Eles simplesmente querem saber qual das cidades possui uma crescimento contínuo, sem tantos altos e baixos decorrentes de "booms" de atividades econômicas, ou de declínios relacionados a crises, e como o período é bastante largo são bem poucas cidades brasileiras que tiveram esse crescimento regular como Porto Alegre.
-
Gostei muito da resposta da Lara, bastante útil mas ainda descordo da questão e acho que tanto ela quanto o Lucas acertaram na sorte. Com pouco conhecimento de história já da pra eliminar A, B e E mas ainda fica a dúvida entre Porto Alegre e Fortaleza e mesmo com os dados que a questão não fornece a resposta é dúbia. Por exemplo, as taxas que eu escrevi no outro comentário são 12.1 pra Recife e 331.5 pra Sao Paulo. Como definir o que é "crescimento regular"??? Se fizermos uma P.G. entre esses dados a média seria 62.9 o que é mais do que Fortaleza. Porto Alegre teria um crescimento baixo
-
No que diz respeito a metrópoles mundiais podem ser classificadas da seguinte forma: Beta, Gama e Alfa, não possuímos uma cidade Alfa, apenas beta e gama, beta:RJ, Gama: SP
-
Essa questão ficou meio confusa pelo fato de haver 3 capitais regionais e 2 globais. Eliminando as globais (SP e RJ) ainda sobrariam as 3. A menos que a região a qual esteja se referindo as questões sejam às cinco (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul). Teríamos duas capitais concentradas na região nordeste, e uma no sul, que é Porto Alegre. Esse seria meu entendimento para resolver a questão, pq só se baseando pelo texto fica meio difícil.
-
C
São Paulo e Rio de Janeiro tem crescimento muito mais rápido que a região onde se encontram, são migrações muito desenfreadas. Fortaleza e Recife não possuem grau de atração entre a maior parte dos nordestinos, pelo contrário, a maioria migra para outras regiões. Sobrou Porto Alegre.
-
Porto Alegre não é considerada uma capital Nacional?
-
Confuso, e complicado. Errei, por considerar que Porto Alegre é uma metropole nacional, de FATO é. Porem, a questao pede qual capital regional teve o crescimento regular entre o ano de 1872 ao 2000, Nesse periodo, acredito que Porto Alegre não era uma metropole e sim uma capital regional.
-
Porto alaegre a últma das dez maiores cidades do brasil com metrópole. Então só pode ser a que cresceu regular.
-
Acertei a questão usando a seguinte lógica. Rio e São Paulo tem crescimentos muito maiores que sua região. Recife teve crescimento rapido originalmente por ser uma cidade litorânea onde se inicipu a ocupação do Brasil, depois disso perdeu importância, logo também descartada. Sobrou Fortaleza e Porto Alegre. Fortaleza leva vantagem por ser atração turística, a quinta capital nacional e por sua localização geográfica que permite o fácil acesso a Europa e aos EUA. Como é uma cidade nova entende-se que seu crescimento é acelerado.
-
Segundo publicação do IBGE de 2007, capital regional seria aquela que polarizaria uma parcela da região onde se encontra, influenciando pequenas e médias cidades, assim como áreas rurais. Porém, todas as opções disponíveis na questão contam com cidades consideradas metrópoles por essa publicação do IBGE (de diferentes níveis). Portanto, percebe-se que a banca não está sendo tão exigente nos conceitos utilizados.
Partindo da interpretação do texto, pode-se excluir Rio de Janeiro, Recife e São Paulo por serem capitais mais antigas. Entre Fortaleza e Porto Alegre, esta última condiz mais com um crescimento regular entre 1872 e 2000, em decorrência do desenvolvimento da região onde está inserida.
Portanto, a resposta correta é a letra C.
-
QUESTÃO RUIM, ESSES QUE ACERTARAM FOI NO ACHISMO MESMO, NA SORTE, CLARO QUE DAVA DE ELIMINAR ALGUMAS PELO CONHECIMENTO PRÉVIO E SEM MIMIMI, DADOS VAGOS PARA UMA RESPOSTA PRECISA, PORTO ALEGRE É UMA METRÓPOLE NACIONAL, POR ISSO ERREI.
-
Essa questão é comlicada para se resolver,principalmente por causa de Fortaleza e Porto Alegre.
-
Palhaçada uma questão dessa.
-
velho chute na c
-
crescimento estável, nessa tu já tira todas que estão no nordeste.
rj e sp são capitais nacionais.
o que sobra ?
-
Quem errou essa questão está no caminho certo.