SóProvas



Questões de Hierarquia urbana


ID
805228
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com a hierarquia urbana, feita pelo IBGE em seu Atlas Geográfico Escolar, as cidades brasileiras do Rio de Janeiro e de Fortaleza são classificadas, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra (A). A classificação das cidades em tipos de metrópoles tem como principal critério a capacidade de influencia dessas cidades. No Brasil, três cidades são classificadas como metrópoles regionais: Goiânia, Belém e Manaus. As metrópoles nacionais são sete: Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Por fim, há duas metrópoles globais: São Paulo e Rio de Janeiro. Essas cidades são consideradas como metrópoles globais porque oferecem uma gama enorme de serviços, têm sedes e filiais de grandes empresas nacionais e multinacionais, possuem infraestrutura complexa de transporte e comunicação, estão integradas ao mercado financeiro internacional, dentre outras características comuns a cidades com grande capacidade de influencia no país e no mundo.




ID
1139950
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A cidade em si, como relação social e como materialidade, torna-se criadora de pobreza, tanto pelo modelo socioeconômico, de que é o suporte, como por sua estrutura física, que faz dos habitantes das periferias (e dos cortiços) pessoas ainda mais pobres. A pobreza não é apenas o fato do modelo socioeconômico vigente, mas, também, do modelo espacial.

A cidade não para, a cidade só cresce, o de cima sobe e o de baixo desce.

Esses dois trechos se referem ao seguinte processo:

Alternativas
Comentários
  • B) A segregação socioespacial vai estar ligada ao uso e ao preço do solo urbano, fazendo com que a população de camadas sociais mais baixas more em lugares longínquos do centro. Assim, existe a dificuldade de acesso aos bens e serviços do espaço urbano.

  • verdade amigo,sobretudo cidades onde não proporcionam vagas de trabalho para os mais carentes de bairros periféricos,tornando-se assim uma grande desigualdade social para estes fragelados..  ELTON CARVALHO


ID
1472755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A hierarquia urbana proposta pelo Atlas Geográfico Escolar do IBGE classifica as cidades brasileiras em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais.
De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole nacional e metrópole regional, respectivamente, as cidades de

Alternativas
Comentários
  •  

    Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores.

     

    Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros.

     

    Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada.

    Ex: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO). 

     

    Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados.

    Ex: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). 

     

    Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro.

    Ex: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

     

    Alternativa A

  • metrópole nacional - Curitiba

    metrópole regional - Goiânia

    Gabarito: A

  • Segundo a classificação do IBGE, no REGIC 28, publicado em 2007, a classificação das cidades não condiz com esse gabarito.

    O REGIC classifica da seguinte forma:

    b. Metrópole nacional – Rio de Janeiro e Brasília, com população de 11,8 milhões e 3,2 milhões em 2007, respectivamente, também estão no primeiro nível da gestão territorial. Juntamente com São Paulo, constituem foco para centros localizados em todo o País; e

    c. Metrópole – Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre, com população variando de 1,6 (Manaus) a 5,1 milhões (Belo Horizonte), constituem o segundo nível da gestão territorial. Note-se que Manaus e Goiânia, embora estejam no terceiro nível da gestão territorial, têm porte e projeção nacional que lhes garantem a inclusão neste conjunto.

    Entre as alternativas, a questão quer saber  qual cidade é metrópole nacional e qual é metrópole regional.

    Pois bem, pela classificação do REGIC 2007, (elaborado antes da prova) o gabarito não esta correto.

    Será que alguém pode me solucionar essa dúvida ?

    Obg


  • segundo a classificação do IBGE:

    - Curitiba e goias são metrópoles.

    -Metroóple nacional: Rio de Janeiro, Brasília;

    - Grande metrópole nacional: São Paulo

  • As metrópoles globais representam as cidades com maior grau de complexidade socioeconômica e geográfica do país, pois abrigam sedes dos principais polos do sistema financeiro, como bancos, bolsas de valores, multinacionais e outros. Nesse sentido, suas respectivas redes de transporte e comunicação, bem como a sua integração territorial, possuem um nível de alcance que, muitas vezes, extrapola as fronteiras nacionais.

    As duas metrópoles mundiais brasileiras são: Rio de Janeiro e São Paulo.

    As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.

    As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).

    As metrópoles regionais restringem suas áreas de influência a um nível regional não necessariamente muito bem definido. Sendo assim, sua polarização é limitada, bem como os serviços por elas oferecidos, porém muito elevados quando postos em comparação com as regiões de entorno. Em geral, as metrópoles regionais possuem uma forte conexão com metrópoles nacionais ou globais próximas.

    As metrópoles regionais brasileiras são: Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM).


  • Poxa! De acordo com a definição de Luana, minha cidade, Porto Velho - RO , se classifica como? Preciso estudar muito pra morar pelo menos numa metrópole nacional.

  • O Atlas Geográfico Escolar do IBGE possui classificação diferente da REGIC (Regiões de Influência das Cidades), publicação também do IBGE, utilizada como parâmetro para os estudos sobre a rede urbana brasileira. Segundo a REGIC:

    Grande Metrópole Nacional: São Paulo
    Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília
    Metrópole: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre
    Capital regional: 70 centros. 

    Questão passível de recurso. 

  • O IBGE realizou 2 estudos primeiro em 2002 e o segundo em 2007. Note que na questão eles estão querendo a classificação dos dados retirados em 2002: 

    Segundo o Atlas Geográfico Escolar de 2002 do IBGE:

    . Metrópole Global;
    • Metrópole Nacional;
    • Metrópole Regional;
    • Centro Regional.

    Metrópoles globais: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

    Metrópoles nacionais: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo
    Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília
    (DF).

    Metrópoles regionais: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO)

    Alternativa A

  • Existem duas classificações: Atlas Geográfico Escolar (2002) e de Regiões de Influência das Cidades - REGIC (2007), ambos elaborados pelo IBGE.

    ATLAS GEOGRÁFICO

    1. Metrópole Global: cidades com mais alto grau de complexidade do país - São Paulo e Rio de Janeiro;

    2. Metrópole Nacional: nível de abrangência em escala nacional - Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador;

    3. Metrópole Regional: área de influência em nível regional - Belém, Goiânia e Manaus;

    4. Centros Regionais.


    REGIÕES DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES - REGIC

    1. Grande Metrópole Nacional: São Paulo;

    2. Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília;

    3. Metrópole: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador;

    4. Capital Regional: 31 cidades, dentre elas: São Luís, Maceió, Florianópolis, Santa Maria, Joinville, Campinas, Palmas etc.

  • Essa é a verdadeira pega ratão... rs´

  • Segundo o IBGE, são metrópoles nacionais aquelas cidades que interligam áreas urbanas localizadas no território nacional, mas possuem pouca influência na atividade econômica de outros países. No Brasil, são exemplos: Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Já as metrópoles regionais atingem diretamente uma área limitada, em uma região em seu entorno. Essas metrópoles possuem um alto grau de crescimento populacional e econômico. Podemos citar como exemplo: Goiânia, Manaus e Campinas.

     Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.

  • nossa! não imaginava rsrs...

  • Metrópoles globais: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

    Metrópoles nacionais: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo

    Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília(DF). 

    Metrópoles regionais: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO)

    Alternativa A

  • Vamos decorar! 

    Uma metrópole global ela exerce sua influência no mundo todo, e no Brasil, as metrópoles que exercem essa influência são São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). As metrópoles nacionais exercem influência sobre todo o território brasileiro, podendo citar: Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), BH (MG), Fortaleza (CE). As metrópoles regionais são as cidades que exercem influência em uma região específica, são: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO).

    A

  • De acordo com o relatório do IBGE Regiões de Influência das CIDADES 2OO7:

    1) Grande metrópole nacional – São Paulo, o maior conjunto urbano do País, com 19,5 milhões de habitantes, em 2007, e alocado no primeiro nível da gestão territorial;

    2) Metrópole nacional – Rio de Janeiro e Brasília, com população de 11,8 milhões e 3,2 milhões em 2007, respectivamente;

    3) Metrópole – Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre, com população variando de 1,6 (Manaus) a 5,1 milhões (Belo Horizonte), constituem o segundo nível da gestão territorial. Note-se que Manaus
    e Goiânia, embora estejam no terceiro nível da gestão territorial, têm porte e projeção nacional que lhes garantem a inclusão neste conjunto.

    Curitiba e Goiânia estão no mesmo nível hierárquico, sendo classificadas como Metrópole!

    Metrópoles nacionais são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sendo que São Paulo apresenta projeção no mercado financeiro internacional (BOVESPA).

  • Mas pelo fato  de o Rio de Janeiro ser uma metrópole global ele tambem pode ser condiderado uma metrópole nacional, ou eu estou errado ?

  • Pois é, que manual eles seguiram para elaborar esta questão? Se na classificação do IBGE Curitiba está como metrópole e não como metrópole nacional? Tem várias listas sobre a hierarqui urbana e as informações divergem em todas elas.

  • tBM ACHO QUE ESSA É PASSÍVEL DE RECURSO , POIS HÁ DUAS RESPOSTAS QUE PODEM SER APLICADAS EM METRÓPOLE NACIONAL !

  • Letra A, acertei por dedução.

     

  • De cara já são eliminada as alternativas B, D e E, porque nelas estão RJ e SP (metrópoles mundiais), e a alternativa C também não é correta, pois na questão ta pedindo uma metrópole Nacional e Regional, como Brasília e Curitiba são metrópoles Nacionais, a Alternativa correta é a letra A: Curitiba e Goiânia.

  • eu usei o seguinte raciocinio:

    Metrópoles Regionais: Goiânia (Go); Belém (PA) e Manaus (AM)- Já eliminamos 'B', 'C' e 'D'

    Rio de Janeiro e São Paulo são Metrópoles Mundiais... logo sobra a alternativa : A

     

  • Cara ja fiz essa questão mais de uma vez,e sempre vou na alternativa C.Como Curitba pode ser uma metrópole regional,moro no Rio de Janeiro  e essa cidade,estado (curitba) não exerce influencia aqui no RJ ,para ser considerada Metrópole nacional tem quem exercer influência no país inteiro.

    Difícil de entender.:(((

  • De acordo com a classificação mais atual do IBGE, as alternativas C e E que estão corretas.

     

    Certamente passível de anulação, por apresentar duas respostas.

  • Alguém encontrou dados mais recentes? No IBGE só 2007. Dez anos atrás.

    Obrigada.

     

  • Letra A

    Segundo o IBGE, são metrópoles nacionais aquelas cidades que interligam áreas urbanas localizadas no território nacional, mas possuem pouca influência na atividade econômica de outros países. No Brasil, são exemplos: Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Já as metrópoles regionais atingem diretamente uma área limitada, em uma região em seu entorno. Essas metrópoles possuem um alto grau de crescimento populacional e econômico. Podemos citar como exemplo: Goiânia, Manaus e Campinas.

  • Questão desatualizada, pois, de acordo com a classificação mais atual do IBGE, a alternativa C que está correta.

    As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).

  • Questão desatualizada: Rio de Janeiro não é considerado uma cidade global, apenas São Paulo. Portanto, teríamos duas alternativas: A e E, pois Rio de Janeiro e Curitiba são Metrópoles Nacionais.

    Obs: Goiânia ainda é considerado uma metrópole regional.

  • Questão desatualizada.

    Em 2020 houve algumas alterações em relação às metrópoles brasileiras.

    • Grande metrópole nacional - São Paulo
    • Metrópoles nacionais - Rio de Janeiro e Brasília
    • Metrópoles regionais - Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Goiânia, Vitória, Florianópolis e Campinas (a única cidade que não é capital considerada como metrópole nacional), vale destacar que as três últimas cidades foram inseridas no seleto grupo de metrópoles em Junho de 2020.

    Fontes: https://blogdoenem.com.br/urbanizacao-brasil-geografia-enem/#:~:text=Metr%C3%B3poles%20regionais%3A%20constituem%20o%20segundo,%2C%20Fortaleza%2C%20Belem%2C%20Manaus.

    https://www.cp2.g12.br/blog/re2/files/2017/02/Atividade-15-7-ano-Geografia.pdf

    https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novas-metropoles-brasileiras.html


ID
1472764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As capitais estaduais brasileiras podem ser analisadas de acordo com o seu crescimento populacional, desde o primeiro censo brasileiro em 1872 até o censo de 2000. Entre as capitais mais antigas, opõem-se aquelas que tinham certo avanço à época do primeiro recenseamento e que, gradualmente, o perderam, como Salvador, e aquelas que conheceram um crescimento mais rápido. Finalmente, outras capitais conheceram um crescimento regular, ou seja, as capitais regionais que crescem com a região sobre a qual exercem atração, como Manaus.
                                                            THÉRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 174. Adaptado.

Com base no texto, qual a capital regional que conheceu, nesse período, um crescimento regular?

Alternativas
Comentários
  • Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores.

    Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros.

    Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada.

    Ex: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO). 

    Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados.

    Ex: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). 

    Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro.

    Ex: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

     

    Alternativa C

  • porto alegre nao é uma metropoli naional ??


    As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.

    As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).

  • Nossa, esse negócio de hierarquia urbana vai dar confusão. 

  • Essa questão usa dados muito vagos para exigir uma resposta tão precisa. O site do IBGE tem a tabela com a população das capitais em cada senso, se dividirmos a população do ano de 2000 pela de 1872 em cada cidade da questão, teremos um coeficiente para dizer quantas vezes cada uma cresceu, os números são:

    Rio de Janeiro - 21.2

    Recife - 12.1

    Porto Alegre - 30.9

    Fortaleza - 50.3

    São Paulo - 331.5

    Salvador - 18.9 (referência no texto)

    Partindo desse princípio podemos ver claramente que o crescimento de Sao Paulo foi gigante e o de Recife foi bem pequeno mas os outros quatro são bem próximos e o enunciado não deixa claro quanto é um crescimento regular, logo, mesmo se o candidato tivesse acesso aos números do IBGE ainda encontraria tres possíveis respostas certas: A, C e D. Eu errei aqui e se tivesse errado na prova com certeza entraria com recurso!

  • Colegas, pode não ser a forma mais correta, mas resolvi a questão pensando da seguinte maneira:

    A questão descreve 3 tipos de capitais:

    1) Antigas que já eram desenvolvidas no período do 1º recenseamento em 1872, mas que não mantiveram o ritmo de crescimento. Ex:Salvador

    2) Antigas que obtiveram um crescimento mais rápido.

    3) Regionais que possuem um crescimento regular, se desenvolvem de acordo com a atratividade da região em que se encontram.Ex:Manaus.

    Acredito que entra uma noção básica de história aqui. Recife (1537), Rio de Janeiro (1565) e São Paulo (1554) são capitais antigas, então podemos eliminar as alternativas correspondentes. Restam Fortaleza e Porto Alegre. Comparando as duas, observa-se um desenvolvimento mais contínuo e gradual na capital do RS.

    Passa a impressão de que foi resolvida no 'achismo', mas em perguntas como essa, que não fornecem dados/estatísticas para análise, é fundamental usar todo o conhecimento prévio que adquirimos através de notícias, reportagens, livros, charges, etc.

  • Parabéns Lara pelo comentário, utilizei a mesma argumentação, todo conhecimento é válido.

  • Questão boa, necessita de um bom conhecimento de geografia e história do Brasil. A questão é simples, o estardalhaço é de gente mal informada. Eles simplesmente querem saber qual das cidades possui uma crescimento contínuo, sem tantos altos e baixos decorrentes de "booms" de atividades econômicas, ou de declínios relacionados a crises, e como o período é bastante largo são bem poucas cidades brasileiras que tiveram esse crescimento regular como Porto Alegre.

  • Gostei muito da resposta da Lara, bastante útil mas ainda descordo da questão e acho que tanto ela quanto o Lucas acertaram na sorte. Com pouco conhecimento de história já da pra eliminar A, B e E mas ainda fica a dúvida entre Porto Alegre e Fortaleza e mesmo com os dados que a questão não fornece a resposta é dúbia. Por exemplo, as taxas que eu escrevi no outro comentário são 12.1 pra Recife e 331.5 pra Sao Paulo. Como definir o que é "crescimento regular"??? Se fizermos uma P.G. entre esses dados a média seria 62.9 o que é mais do que Fortaleza. Porto Alegre teria um crescimento baixo

  • No que diz respeito a metrópoles mundiais podem ser classificadas da seguinte forma: Beta, Gama e Alfa, não possuímos uma cidade Alfa, apenas beta e gama, beta:RJ,  Gama: SP

  • Essa questão ficou meio confusa pelo fato de haver 3 capitais regionais e 2 globais. Eliminando as globais (SP e RJ) ainda sobrariam as 3. A menos que a região a qual esteja se referindo as questões sejam às cinco (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul). Teríamos duas capitais concentradas na região nordeste, e uma no sul, que é Porto Alegre. Esse seria meu entendimento para resolver a questão, pq só se baseando pelo texto fica meio difícil.

  • C

    São Paulo e Rio de Janeiro tem crescimento muito mais rápido que a região onde se encontram, são migrações muito desenfreadas. Fortaleza e Recife não possuem grau de atração entre a maior parte dos nordestinos, pelo contrário, a maioria migra para outras regiões. Sobrou Porto Alegre.

  • Porto Alegre não é considerada uma capital Nacional?

  • Confuso, e complicado. Errei, por considerar que Porto Alegre é uma metropole nacional, de FATO é. Porem, a questao pede qual capital regional teve o crescimento regular  entre o ano de 1872 ao 2000, Nesse periodo, acredito que Porto Alegre não era uma metropole e sim uma capital regional. 

     

  • Porto alaegre a últma das dez maiores cidades do brasil com metrópole. Então só pode ser a que cresceu regular.

     

  • Acertei a questão usando a seguinte lógica. Rio e São Paulo tem crescimentos muito maiores que sua região. Recife teve crescimento rapido originalmente por ser uma cidade litorânea onde se inicipu a ocupação do Brasil, depois disso perdeu importância, logo também descartada. Sobrou Fortaleza e Porto Alegre. Fortaleza leva vantagem por ser atração turística, a quinta capital nacional e por sua localização geográfica que permite o fácil acesso a Europa e aos EUA. Como é uma cidade nova entende-se que seu crescimento é acelerado.
  •  Segundo publicação do IBGE de 2007, capital regional seria aquela que polarizaria uma parcela da região onde se encontra, influenciando pequenas e médias cidades, assim como áreas rurais. Porém, todas as opções disponíveis na questão contam com cidades consideradas metrópoles por essa publicação do IBGE (de diferentes níveis). Portanto, percebe-se que a banca não está sendo tão exigente nos conceitos utilizados. 

       Partindo da interpretação do texto, pode-se excluir Rio de Janeiro, Recife e São Paulo por serem capitais mais antigas. Entre Fortaleza e Porto Alegre, esta última condiz mais com um crescimento regular entre 1872 e 2000, em decorrência do desenvolvimento da região onde está inserida.

       Portanto, a resposta correta é a letra C.


  • QUESTÃO RUIM, ESSES QUE ACERTARAM FOI NO ACHISMO MESMO, NA SORTE, CLARO QUE DAVA DE ELIMINAR ALGUMAS PELO CONHECIMENTO PRÉVIO E SEM MIMIMI, DADOS VAGOS PARA UMA RESPOSTA PRECISA, PORTO ALEGRE É UMA METRÓPOLE NACIONAL, POR ISSO ERREI.

  • Essa questão é comlicada para se resolver,principalmente por causa de Fortaleza e Porto Alegre.

  • Palhaçada uma questão dessa.

  • velho chute na c

  • crescimento estável, nessa tu já tira todas que estão no nordeste.

    rj e sp são capitais nacionais.

    o que sobra ?

  • Quem errou essa questão está no caminho certo.


ID
1626967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A segregação residencial é um dos mais expressivos processos espaciais que geram a fragmentação do espaço urbano. As áreas sociais são a sua manifestação espacial, a forma resultante do processo. Forma e processo levam a ver a cidade como um “mosaico social”. A partir da segregação das áreas sociais, originam-se inúmeras atividades econômicas espacialmente diferenciadas, como centros comerciais e áreas industriais. O inverso também é verdadeiro: a partir da concentração de indústrias na cidade, podem se formar bairros operários. A segregação residencial e as áreas sociais, por outro lado, estão na base de muitos movimentos sociais com foco no espaço.

R. L. Corrêa. Segregação residencial: classes sociais e espaço urbano. In: A cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2013, p. 40-60 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no fragmento de texto acima, julgue (C ou E) o item que se segue.

A segregação residencial resulta na minimização dos movimentos sociais, por afastar a população pobre das áreas centrais urbanas, e na maximização das representações das diferentes áreas sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


    Eu creio que não deva ocorrer uma minimização dos movimentos sociais, pois a área de periferia tende a oferecer uma infraestrutura precária e baixa oferta de serviço. Desta forma, aparecerão mais movimentos sociais reivindicando melhores condições de vida para os habitantes destes locais.

  • As classes mais elevadas não estão preocupadas em integrar-se a movimentos sociais, e, quando integram, o fazem por interesses ou jogada política.

  • A resposta pode ser encontrada no fragmento de texto do enunciado:

    "A segregação residencial e as áreas sociais, por outro lado, estão na base de muitos movimentos sociais com foco no espaço."

  • "A segregação espacial é parte integrante e fundamental da produção do espaço urbano. (...) é imprescindível salientar que os processos de globalização, as mudanças na economia, a diminuição do papel do Estado, as migrações e os movimentos sociais são fatores que também redimensionam a cidade e criam novos conflitos, sem eliminar os já existentes. A questão da segregação socioespacial, com ênfase à segregação residencial (...) apresenta aspectos que dão subsídios para análise da realidade de várias cidades brasileiras. As residências nos dias atuais perderam sua essência de habitação, cuja importância fundamental era o construir para morar, pois a construção de casas para moradia nas cidades de hoje tornou-se um grande produto para o mercado. Com isso, a segregação urbana, que acontece

    em vários setores da cidade, pode ser observada mais claramente nesse aspecto (residencial)."

    A SEGREGAÇÃO ESPACIAL E RESIDENCIAL NA CIDADE CONTEMPORÂNEA, Douglas Parreira Santos e Idelvone Mendes Ferreira

  • A segregação residencial potencializa o surgimento dos movimentos sociais, já que estes se apresentam como uma resposta para os moradores de regiões mais carentes que procuram moradias mais dignas.

    Resposta: Errado

  • No final do texto tem a resposta clara

    A segregação residencial e as áreas sociais, por outro lado, estão na base de muitos movimentos sociais com foco no espaço.

  • A segregação residencial potencializa o surgimento dos movimentos sociais, já que estes se apresentam como uma resposta para os moradores de regiões mais carentes que procuram moradias mais dignas.

    Resposta: Errado

  • É mais interpretação do texto do que conhecimento...


ID
1632844
Banca
AOCP
Órgão
CASAN-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro está dividido entre estados e municípios e sob o controle de um governo, estadual e municipal, sem falar da união. O que é necessário para que um novo município seja criado? Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pra ser sincero essa é nova pra mim, mas está guardado!

  • Art. 2º - Nenhum Município será criado sem a verificação da existência, na respectiva área territorial, dos seguintes requisitos:

      I - população estimada, superior a 10.000 (dez mil) habitantes ou não inferior a 5 (cinco) milésimos da existente no Estado;

  • Alguem poderia esclarecer por que as outras alternativas estão erradas. Obrigado!.

  • a)É necessário verificar se há terras disponíveis no território brasileiro para a demarcação do novo município.

    Não há terras disponíveis no território brasileiro que já não faça parte de um município.

    c)É necessário que o processo de emancipação política do município, promulgada pela Constituição de 1988, seja reconhecida pela União.Não estou certo disto, mas pelo que sei os Estados tem autonomia para criação dos municípios.d)É necessário que a população localizada na sede administrativa principal (cidade) seja superior a 50 mil habitantes.Como foi escrito abaixo, são 10 mil habitantes e não menos que um milionésimo da pop. do Estado.

    e)É necessário que o município tenha condições de gerar seu próprio orçamento, pois não contará com o auxílio de verbas federais.

    Não sei dizer exatamente o porquê está errada, mas pelo princípio de como funciona a cobrança de impostos e repasses no Brasil, e a articulação de políticas públicas no Brasil, eu descartei essa alternatiuva.
  • texto abaixo retirado da pagina IBGE.O município brasileiro surge sempre do território de outro Município, dando ensejo, conforme o caso, a quatro atos distintos: = Desmembramento é a separação de parte de um Município, para integrar-se noutro ou constituir um novo Município.

    A forma usual de criação de Município é a emancipação do distrito, com a sua elevação à categoria de pessoa jurídica de direito público interno, através da outorga de autonomia por lei estadual.
  •  a) É necessário verificar se há terras disponíveis no território brasileiro para a demarcação do novo município. ERRADA - não há nenhuma terra disponível no Brasil, tudo já foi distribuído e demarcado.

     b) É necessário que um município já existente (município “mãe”) “ceda” parte de seu território, de sua população, de sua infra-estrutura e de seus impostos (as verbas). - CORRETA.

     c) É necessário que o processo de emancipação política do município, promulgada pela Constituição de 1988, seja reconhecida pela União. ERRADA - tem que ser reconhecido por Brasília e aprovado pelo Presidente da República.

     d) É necessário que a população localizada na sede administrativa principal (cidade) seja superior a 50 mil habitantes. ERRADA - para ser uma cidade tem que ter mais de 10 mil habitantes.

     e) É necessário que o município tenha condições de gerar seu próprio orçamento, pois não contará com o auxílio de verbas federais. ERRADA - todo munincípio tem apoio de verba federal, por isso é Brasília quem decide, é ela a fonte.

  • CF/88

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição .

     

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996)

  • A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS APÓS A CONSTITUIÇÃO DE 1988. Artigo: Fabrício Ricardo Tomio Fragmentação dos municípios brasileiros se deve tanto a competência política dos entes federativos, assim como ao arranjo tributário e fiscal. A criação de novos municípios se faz por meio de leis ordinárias e a transformação institucional na regulamentação das emancipações para facilitar ou dificultar as mesmas se faz através de legislação complementar

    http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/0000000684181210201118380911960.pdf


ID
1694131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à complexidade da rede urbana brasileira e sua hierarquização intra e interurbana, julgue o item seguinte.

O fundo de participação dos municípios — transferência constitucional da União para os municípios brasileiros — é uma das fontes de recursos para a manutenção desses, que considera o tamanho da população local: quanto maior a população de um município, maior será o repasse deste recurso.


Alternativas
Comentários
  • FPM - Fundo de Participação dos Municípios

    O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).


    A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.


    Os critérios atualmente utilizados para o cálculo dos coeficientes de participação dos Municípios estão baseados na Lei n.º. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) e no Decreto-Lei N.º 1.881/81.


    Anualmente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, divulga estatística populacional dos Municípios e o Tribunal de Contas da União, com base nessa estatística, publica no Diário Oficial da União os coeficientes dos Municípios.


    A Lei Complementar 62/89 determina que os recursos do FPM serão transferidos nos dia 10, 20 e 30 de cada mês sempre sobre a arrecadação do IR e IPI do decêndio anterior ao repasse.


    http://www.fazenda.mg.gov.br/governo/assuntos_municipais/repasse_receita/informacoes/fpm.htm

  • Fato, inclusive a administração local tenta burlar o número de habitantes quando pequenas cidades para receber mais repasses da União. Bem interessante questão, primeira vez que vi em prova. 

  • Gab: CERTO

  • certo, quanto mais habitantes, terá mais recursos!!!!!!!!!!


ID
1761331
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em sintonia com as recentes mudanças no cenário nacional e internacional, em que o Estado deixa de ser o provedor absoluto de bens e serviços públicos e responsável único pela promoção do desenvolvimento econômico e social, e passa a adotar estratégias de descentralização, novos atores e arranjos institucionais começam a participar do processo de desenho e implementação de políticas públicas.
Além disso, a Constituição Federal de 1988 avançou no sentido da descentralização e participação da sociedade civil e, ao tratar da regionalização, permitiu a articulação da União sobre complexos geoeconômicos e sociais, com vistas ao desenvolvimento regional e à redução das desigualdades.
Nesse contexto, foram [1.] com objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos Municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica de territórios de baixo desenvolvimento e assim, acabam conseguindo prioridade no recebimento de recursos públicos destinados à promoção de iniciativas e investimentos que reduzam as desigualdades sociais e estejam de acordo com o interesse local consensuado entre os entes participantes; [...].

Fonte: adaptado de<http://www.integracao.gov.br/web/guest/regioes_integradas_rides> acesso em 05/07/2014

Sobre a hierarquia, influência e organização administrativa dos centros urbanos no Brasil, seus conhecimentos permitem afirmar que,no texto acima a lacuna 1 se refere

Alternativas
Comentários
  • Em sintonia com as recentes mudanças no cenário nacional e internacional,  em que o Estado deixa de ser o provedor absoluto de bens e serviços públicos e responsável único pela promoção do desenvolvimento econômico e social, e passa a adotar estratégias de descentralização, novos atores e arranjos institucionais começam a participar do  processo de desenho e implementação de políticas públicas. 

    Além disso, a Constituição Federal de 1988 avançou no sentido da descentralização e participação da sociedade civil e, ao tratar da regionalização, permitiu a articulação da União sobre complexos geoeconômicos e sociais, com vistas ao desenvolvimento regional e à redução das desigualdades.

    Nesse contexto, foram criadas as Regiões Integradas de  Desenvolvimento - RIDES, como mais uma forma de construção de redes de  cooperação. Por envolver municípios de mais de uma Unidade da Federação, a RIDE é uma forma  de ação mais ampla que a prevista nas regiões metropolitanas.

    A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica de territórios de baixo desenvolvimento e assim, conseguir prioridade no recebimento de recursos públicos destinados à promoção de iniciativas e investimentos que reduzam as desigualdades sociais e estejam de acordo com o interesse local pactuado entre os entes participantes. (...)

    http://www.mi.gov.br/regioes_integradas_rides

     

     

  • Sempre prestar atenção ao link no qual o texto é oriundo. Muitas respostas podem ser encontradas!

  • Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDE)

    O Estado deixa de ser o provedor absoluto de bens e serviços públicos e responsável único pela promoção do desenvolvimento econômico e social, e passa a adotar estratégias de descentralização. Por envolver municípios de mais de uma Unidade da Federação, a RIDE é uma forma de ação mais ampla que a prevista nas regiões metropolitanas.

    A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica de territórios de baixo desenvolvimento e assim, conseguir prioridade no recebimento de recursos públicos destinados à promoção de iniciativas e investimentos que reduzam as desigualdades sociais e estejam de acordo com o interesse local pactuado entre os participantes. 


ID
1887631
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas intitulada “O futuro que queremos” data de 2012 e se inscreve no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O documento reconhece que cidades bem planejadas e construídas podem fomentar sociedades sustentáveis em termos econômicos, sociais e ambientais. Nesse sentido, as formas e os usos urbanos foram considerados como dimensões a serem repensadas e planejadas.

Para tornar as cidades ambientalmente sustentáveis, o documento “O futuro que queremos” preconiza: 

Alternativas
Comentários
  • Fruto da Conferência Rio+20, o documento “O futuro que queremos" incentiva o uso misto do solo urbano que significa fomentar a convivência do uso habitacional com outros usos do solo, como serviços, comércio, institucional e serviços públicos. Dessa forma, busca-se maximizar e racionalizar a utilização dos serviços urbanos, especialmente o transporte público. Além disso, o uso misto do solo urbano potencializa a vida urbana nos espaços e passeios públicos e equilibra a oferta de habitação e emprego.

    Gabarito: Letra E.

  • Letra E

    Fruto da Conferência Rio+20, o documento “O futuro que queremos" incentiva o uso misto do solo urbano que significa fomentar a convivência do uso habitacional com outros usos do solo, como serviços, comércio, institucional e serviços públicos. Dessa forma, busca-se maximizar e racionalizar a utilização dos serviços urbanos, especialmente o transporte público. Além disso, o uso misto do solo urbano potencializa a vida urbana nos espaços e passeios públicos e equilibra a oferta de habitação e emprego.

  • Questão de lógica - Rio+20 se refere ao desenvolvimento sustentável, logo, tem que ter "incentivo ao uso misto do solo urbano".

    GAB. E


ID
1917130
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre o processo de urbanização, espaço urbano e problemas urbanos.

I - As cidades de uma rede urbana possuem diferentes graus de importância, o que estabelece uma hierarquia urbana, onde as cidades maiores exercem influência sobre as menores que estão sob suas respectivas áreas de influência.

II - Quando a população está distribuída de forma equilibrada entre as diferentes cidades da rede urbana de um país, pode-se afirmar que ocorre o processo de macrocefalia urbana.

III - A segregação espacial nas cidades, representada, por exemplo, pela existência de bairros pobres, também está presente em países ricos como os Estados Unidos.

IV - O processo de industrialização teve como consequências o surgimento de grandes aglomerações urbanas conhecidas como metrópoles e o aumento do processo de urbanização.

Das afirmações feitas, está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Apenas a afirmativa II apresenta erro. A macrocefalia urbana decorre de um processo de crescimento urbano desordenado, que gera falta de estrutura e condições dignas de moradia para os habitantes, que acabam morando em ocupações irregulares, levando à construção de uma sociedade marginalizada dentro dos grandes centros urbanos.

    Gabarito: Letra E.
  • LETRA E

  • Uma cidade que sofre de macrocefalia urbana, não pode estar distribuída equilibradamente.

  • Macrocefalia urbana significa crescimento desordenado da urbanização.

  • A respeito das afirmativas:

    I - descreve o sistema de hierarquia urbana; correta!

    II - Macrocefalia urbana é quando a população está distribuída de forma desigual, correndo inchaço populacional; errada

    III - Segregação sócioespacial é o fenômeno geográfico em que temos áreas valorizadas muito próximas de áreas marginalizadas... por ex: condomínios próximos de fevelas, cortiços... Nos EUA isso também existe, tanto que temos um bairro chamado Brooklyn; correta

    IV - A industrialização do século XVIII urbanizou principalmente os país desenvolvidos, então foi sim um fator importante para a formação de metrópoles e aglomerações urbanas.

  • A respeito das afirmativas:

    I - descreve o sistema de hierarquia urbana; correta!

    II - Macrocefalia urbana é quando a população está distribuída de forma desigual, ocorrendo inchaço populacional; errada

    III - Segregação sócioespacial é o fenômeno geográfico em que temos áreas valorizadas muito próximas de áreas marginalizadas... por ex: condomínios próximos de favelas, cortiços... Nos EUA isso também existe, tanto que temos um bairro chamado Brooklyn; correta

    IV - A industrialização do século XVIII urbanizou principalmente os país desenvolvidos, então foi sim um fator importante para a formação de metrópoles e aglomerações urbanas.

  • Rede Urbana, ordem das cidades = conjunto de cidades INERLIGADAS através de

    sistemas de transportes

    comunicação

    transporte de mercadorias e pessoas.

    MACROCEALIA URBANA= CRECIMENTO DESORDENADO DAS CIDADES.

    SEM ESTRUTURA

    FAVELIZAÇÃO

    PROBLEMAS SOCIOECONOMICOS

    DEFICIT HABITACIONAL

    FALTA DE TRANSPORTE

    CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS

    visível em países emergentes e em desenvolvimento.

    fonte; professora QC.


ID
2156551
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda - Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.

                         Disponível em: http://ibge.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado).

O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é: 

Alternativas
Comentários
  • Por região polarizada, entende-se aquela em que  há um pólo que preside a teia de relações políticas, econômicas, populacionais existentes naquela região. A existência de um espaço internamente diferenciado, pelos fluxos de naturezas diversas ( mercadorias, informações, pessoas, decisões, ideias etc.) que o colocam em uma posição superior na hierarquia urbana, influenciando outras cidades próximas. Nesse âmbito, na classificação da rede urbana do país, o geólogo Milton Santos conceituou a cidade do Rio Janeiro como metrópole global, diante do alcance da projeção da sua influência não apenas na dinâmica regional, mas no território brasileiro como um todo.


    A resposta correta é a letra C.  


  • FRENTES PIONEIRAS: era o deslocamento de várias pessoas para a ocupação de determinado espaço nacional, como por exemplo, a região Sul. A princípio, um grupo de pessoas iniciavam a ocupação, vivendo primeiramente da agricultura e depois da mineração. Isso atraía pessoas de vários locais do Brasil, transformando em pouco tempo terras ociosas em produtivas e povoadas. Os nordestinos são outro exemplo de frentes pioneiras, quando por ocasião do ciclo da borracha, ocuparam a Amazônia. No período republicano o território brasileiro ficou completo.Frentes pioneiras se dirigiram ao sudeste e foram responsáveis pela expansão cafeeira,conhecida como“marcha do café”.No final do século XIX e início do XX, ocorreram as frentes pioneiras de desbravamento e povoamento;foi nesse contexto que ocorreu a colonização dos três estados do sul; portanto, como forma de ocupação do território brasileiro, muito se deve à coragem de pessoas que desbravaram esse imenso território chamado Brasil.

    ZONA DE TRANZIÇÃO: Já o termo “Faixas de transição” refere-se a faixas territoriais onde a paisagem é bastante complexa e mais heterogênea, apresentando elementos característicos de duas ou mais formações vegetacionais, ou seja, se configura em uma grande faixa diferenciada, que separa dois biomas distintos. 

    Estes dois termos, área core e faixas de transição, são antagônicos e complementares, e, contudo, são fundamentais para aqueles que querem se aventurar em conhecer e estudar os grandes complexos paisagísticos presente no território brasileiro.

    REGIÃO POLARIZADA:  entende-se aquela em que  há um pólo que preside a teia de relações políticas, econômicas, populacionais existentes naquela região. A existência de um espaço internamente diferenciado, pelos fluxos de naturezas diversas ( mercadorias, informações, pessoas, decisões, ideias etc.) que o colocam em uma posição superior na hierarquia urbana, influenciando outras cidades próximas. Nesse âmbito, na classificação da rede urbana do país, o geólogo Milton Santos conceituou a cidade do Rio Janeiro como metrópole global, diante do alcance da projeção da sua influência não apenas na dinâmica regional, mas no território brasileiro como um todo.

    CONURBAÇÃO: é o fenômeno urbano da unificação de duas ou mais cidades que, devido ao seu crescimento geográfico, fundem-se umas às outras. O processo de conurbação é um dos responsáveis pela formação das regiões metropolitanas.

    Quando ocorre a conurbação entre várias cidades, englobando mais do que uma área metropolitana, por exemplo, formam-se as chamadas megalópoles, regiões que estão interligadas como se pertencessem a uma única megacidade.

     

     PERIFERIA METROPOLITANA: permanecem as piores condições de bem-estar urbano.

  • muito bom!

  • Região polarizada pode ser entendida como uma organização que faz parte de uma região planejada, geralmente, regiões polarizadas tendem a ficarem próximas das metrópoles, pois elas formam um polo influente.

    O texto retrata o nível de importância da cidade do Rio de Janeiro, pois destaca a área que é diretamente influenciada pela capital carioca (englobando o próprio estado, Espirito Santo e Minas Gerais - até o encontro com a área de influência de Belo Horizonte). Sendo assim, a opção que mostra corretamente o conceito que se relaciona a dinâmica é o que fala em polarização (termo que indica centralidade), típica das grandes metrópoles brasileiras.

    Letra C

  • O conceito de megacidade foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta. Só pra lembrar.!!

  • As cidades destacadas no texto tem como característica representarem uma área de influência na capital do Rio de Janeiro, estabelecendo uma relação direta entre metrópole (cidade onde a prestação de serviços em geral se concentra) e região polarizada.

    Letra C

    Vamos ver os principais conceitos de geografia populacional:

    Região Polarizada 

    Se refere à organização espacial/regional no entorno das metrópoles.

    Conceito de Espaço Polarizado: É a constituição de um grande ambiente econômico ou populacional com características e afinidades, que exerce certa liderança sobre outros centros circunvizinhos.

    O regionalismo origina várias cidades que podem ter milhões de habitantes, podendo apresentar caráter metropolitano internacional. O passo seguinte é criar regiões ao seu redor, na qual a população consegue pouco a pouco adquirir consciência regional.

    Malha Urbana

    É a grande concentração de cidades numa certa área geográfica de um país. A região Sudeste possui malha urbana em algumas áreas.

     

    Área metropolitana

    É a junção de municípios próximos uns dos outros que possuem uma integração nos serviços públicos de infra-estrutura. Como a Grande São Paulo.

    Conurbação

    É a aproximação de duas ou mais cidades de crescimento elevado, constituindo um aglomerado urbano. Temos, como exemplo, a região do ABC paulista, formada pela junção das áreas dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e a cidade de São Paulo, entre outros.

    Megalópole

    É o próximo nível do crescimento dos pólos. Seria a conurbação de várias metrópoles ou regiões metropolitanas. São as maiores aglomerações urbanas, podemos citar, como exemplo, a região que vai de Boston até Washington, com centro em Nova York.

    Fonte: Resumov

    (https://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q43-o-rio-de-janeiro-tem-projecao-imediata-no-proprio-estado/)

  • ***Os segredos do item***

    Matriz do ENEM => C4, H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas

    implicações sócio-espaciais.

    Dominio do conhecimento (TBR):  CONCEITUAL

    Processo cognitivo (TBR): ANALISAR

    Verbo de comando (Ferraz/B.): ANALISAR/IDENTIFICAR

    TRI=  MÉDIA   [ 40-60% DE ACERTO pelos SEUS CONCORRENTES REAIS, e não pelos meros INSCRITOS no exame]

    Siga no insta: @artedoenem

  • O conceito de polarização se refere àquele aglomerado urbano que, em função da oferta de serviços de que

    dispõe, é capaz de condicionar as atividades de outros centros em sua área de influência. Isso ocorre com a

    metrópole do Rio de Janeiro, que polariza áreas de seu estado e, também, cidades dos estados vizinhos, como

    Espírito Santo e Minas Gerais.

    Resposta: C


ID
2183752
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“São Paulo atrai gente

São Paulo vai receber nas próximas semanas os Rolling Stones e a edição de 2016 do Lollapalooza, e na agenda há mais datas reservadas neste ano para shows internacionais, eventos que geram receitas para a cidade. (...) São Paulo é também atrativa para o chamado turismo de negócios. Dos cerca de 15 milhões de visitantes que vieram à cidade em 2014, ano do último levantamento feito pela SPTuris, cerca de metade viajou à capital paulista para tratar de questões relacionadas a trabalho, mesmo que em ano de Copa do Mundo. Não sem razão, empresas escolhem São Paulo para abrigar feiras que servem de vitrine para novos negócios.” Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,sao-paulo-atrai-gente,10000017408 (acesso em 19/03/2016) 

São Paulo, no contexto dos estudos sobre hierarquia urbana e a partir do artigo citado acima, é uma cidade que pode ser classificada como:

Alternativas
Comentários
  • c-

    metrpolis globais (brasil): sampa & Rio

    ___x___

     

    Cidade global: grandes centros econômicos divididos em alfa, beta e gama.


    Metrópole: principal cidade em várias do mesmo perímetro.


    Megacidade: cidade ou região +10.000.000

     

    Megalópole: conjunto de metrópoles e cidades grandes.

  • Metrópole globalsão metrópoles que possuem articulações em termos de transporte, economia e política com diversas partes do mundo. No Brasil, existem duas metrópoles globais: Rio de Janeiro e São Paulo. Outros exemplos são: Londres, Nova York, Paris e Tóquio.

    Metrópole Nacionalsão grandes metrópoles que possuem um nível de influência apenas dentro do país. Exemplo: Belo Horizonte e Porto Alegre.

  • Segundo a classificação das cidades conforme o seu raio de influência, São Paulo, por estar integrada aos meios globais de produção, é considerada uma metrópole global.

    Resposta: C

  • MEGACIDADE > + DE 10 MILHÕES DE HABITANTES

    CIDADE GLOBAL > INFLUÊNCIA na economia, serviços, rede financeira, telecomunicações, empresas e conhecimentos .

    EX : SÃO PAULO ( + DE 20 MI DE HAB ) E TÓQUIO ( + DE 30 MI DE HAB) 

    FONTE : MEUS RESUMOS

  • Segundo a classificação das cidades conforme o seu raio de influência, São Paulo, por estar integrada aos meios globais de produção, é considerada uma metrópole global.

    Resposta: C

  • Na classificação atualizada,não deveria ser GRANDE METRÓPOLE NACIONAL?


ID
2296369
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A DISPUTA PELA CIDADE

  Nos anos 1990, os anos negros da crise e da miséria produtiva, de desemprego, o crescimento da cidade se deu por meio de muros, enclaves fortificados, shopping centers, condomínios e, assim, houve um esvaziamento dos espaços públicos, dos espaços de convívio. Começamos a ver nos últimos anos, iniciativas dos próprios cidadãos, da própria sociedade, de retomar a cidade, a calçada, a praça, o lugar do convívio, de rejeitar esse modelo, embora ele ainda seja predominante.

CACCIA BAVA, S. Entrevista com Raquel Rolnik. Le Monde Diplomatique Brasil, Ano 10, n. 110, set. 2016, p. 5. Adaptado.

As iniciativas cidadãs mencionadas rejeitam o modelo urbano predominante que

Alternativas
Comentários

ID
2356606
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFESS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A verticalização, entendida como o processo de construção de edifícios e segundo a geógrafa Adélia Souza, é uma particularidade da urbanização brasileira, pois em nenhum lugar do mundo este fenômeno se apresenta com o mesmo ritmo e com a destinação prioritária para a habitação. A verticalização aparece como um fenômeno da urbanização brasileira impulsionada na segunda década do século XX, nas áreas centrais ou fachadas litorâneas, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife entre outras. A ocorrência da verticalização é o resultado basicamente do(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

     

    [...]
    "A verticalização aparece como um fenômeno da urbanização brasileira impulsionada na segunda década do século XX, nas áreas centrais ou fachadas litorâneas, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife entre outras. A ocorrência da verticalização é o resultado basicamente da falta de espaço, ao alto preço da terra nessas áreas, ao desenvolvimento tecnológico do concreto armado e à introdução do elevador."
    [...]


    https://www.researchgate.net/profile/Ricardo_Silva108/publication/311518755_Verticalizacao_e_Transformacoes_Socioespaciais_no_Brasil/links/584a929408aedf2b6e98dbb0.pdf?origin=publication_detail

  • Fui por eliminação,História me ajudou um pouco! Visto que, Ouro preto (MG) perdeu seu titulo de "Capital" para Belo Horizonte na época da descoberta do ouro, e na busca incessante pelo metal precioso houve um grande crescimento habitacional o que deixou a "cidade sem espaço", forçando os arquitetos da época optarem pela verticalização da cidade e trazendo também a tecnologia e modelos de cidades europeias

    ~espero ter ajudado rs

    # A VIDA É DURA PRA QUEM É MOLE GCM maricá <3

  • A verticalização tal como a conhecemos no Brasil não é um fenômeno necessariamente global, por conta das características adquiridas aqui em relação à sua popularização e uso residencial.

    Esse fenômeno foi possível, basicamente, por conta do desenvolvimento tecnológico do concreto armado.

    Resposta: B

  • A ocorrência da verticalização na arquitetura brasileira é o resultado basicamente do desenvolvimento tecnológico do concreto armado.

  • A ocorrência da verticalização é o resultado basicamente do(a)

    DA URBANIZAÇÃO

    DO CRESCIMENTO URBANO

    DO MERCADO FINANCEIRO

    DO CONVIVIO EM CENTROS URBANOS

    seriam respostas mais coerentes

  • A verticalização tal como a conhecemos no Brasil não é um fenômeno necessariamente global, por conta das características adquiridas aqui em relação à sua popularização e uso residencial.

    Esse fenômeno foi possível, basicamente, por conta do desenvolvimento tecnológico do concreto armado.

    Resposta: B


ID
2378914
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Todo centro urbano fornece um conjunto de bens e serviços a uma determinada área envolvente e o poder de polarização depende da quantidade e diversidade de bens e serviços prestados. Muitas pessoas que moram em cidades pequenas, por exemplo, procuram as cidades maiores e mais próximas em busca de serviços médicos, e quando o serviço é altamente especializado, procura-se os grandes hospitais, muitas vezes localizados nas capitais estaduais ou em capitais específicas. Essa forma de organização da estrutura espacial urbana hierárquica remete a uma teoria clássica da geografia conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • A teoria dos lugares centrais é uma teoria desenvolvida por Walter Christäller para explicar a forma como os diferentes lugares se distribuem no espaço. Segundo esta teoria, um lugar central (um centro urbano) fornece um conjunto de bens e serviços a uma determinada área envolvente (área de influência ou região complementar). Cada um destes lugares centrais pode ser classificado hierarquicamente em função da quantidade e diversidade de bens e serviços que fornecem à sua área de influência.

    Segundo a teoria dos lugares centrais e partindo do princípio de que as pessoas procuram o lugar central mais próximo para se abastecerem e que os fornecedores seguem o princípio económico de maximização do lucro, os lugares centrais e as respectivas áreas de influência tendem a dispor-se no espaço segundo uma malha hexagonal.

  • Obrigado Leo

  • GAB-E

    Teoria dos lugares centrais.

    Essa teoria é fundamentada pelas idéias de Von Thünen, na qual visava espacializar as atividades econômicas que caracterizariam a organização espacial da população.

    Meu carro não anda, ele desfila.

    COMPRE UM COROLA, VOCÊ MERECE!!


ID
2481187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo dados preliminares do Censo de 2010, divulgados pelo IBGE, 85% da população brasileira vivem em áreas urbanas. Dessa forma, os ambientes urbanos irão, cada vez mais, exigir atenção da sociedade e, em especial, dos gestores públicos no que concerne não só ao aspecto quantitativo, mas também à complexidade dos elementos envolvidos em análises urbanas, como questões sociais, culturais e ambientais. A respeito desse tema, julgue o item subsequente.

Os aglomerados urbanos são áreas de risco para o desencadeamento de processos de eutrofização dos corpos d’água, uma vez que o esgoto doméstico é extremamente rico em N e P. 

Alternativas
Comentários
  • Gab Certo.

  • CONCEITO : Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

    gab : CERTO

  • Matheus Amaral, Nitrogênio e Fósforo.

  • nitrogênio e fósforo Matheus amaral ...

  • CERTO.

    [...]

    EUTROFIZAÇÃO

    ➥ A eutrofização ou eutroficação é o crescimento excessivo de plantas aquáticas, para níveis que afetem a utilização normal e desejável da água. O fator substancial para este aumento é a maior concentração de nutrientes, essencialmente o nitrogênio e fósforo.

    ➥ Em outras palavras, é o processo que aumenta os nutrientes devido a presença de compostos orgânicos.

    _______

    - Vocês já viram um rio ou um lago cheio daquelas plantinhas que se desenvolvem na superfície da agua (alguns as conhecem como pastas)? 

    • Então, aquilo é uma das consequências do processo de eutrofização.

    [...]

    ☛ QUESTÃO PRA FIXAR!

    O lançamento de esgotos em lagos urbanos tem como consequência a eutrofização desses locais, processo de aumento de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo. 

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Wikipédia; Questões da CESPE.


ID
2481196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil não difere da maioria dos outros países no que diz respeito às desigualdades sociais. Superar o abismo entre muito ricos (poucos) e extrema pobreza (muitos) ainda é o principal desafio social no cenário mundial. Tal discrepância gera fatos, fenômenos e situações concretas no contexto das sociedades, todos facilmente percebidos, pois estão materializados na estrutura urbana, no campo e nas empresas, entre outros. Com relação a esse tema, julgue o próximo item.

O processo de favelização indica, de modo concreto, os problemas da segregação social em ambientes urbanos, os quais decorrem da falta de planejamento urbano e de oferta, à população de baixa renda, de áreas de moradia adequadas.

Alternativas
Comentários
  • Favelização: Falta de Planejamento Urbano, Falta de Moradia adequadas e etc.

  • Favelização: população de menor poder aquisitivo em áreas com baixo investimento do Estado.

    Gabarito Correto.

  • Isso ocorreu devido ao processo contemporâneo da Urbanização

    [...]

    Consequências:

    Criação de Periferias;

    Desemprego;

    Baixo IDH;

    Falta de Estrutura e Saneamento Básico.

    _______

    Bons Estudos.

  • Outro fenômeno que contribui para a favelização: Gentrificação

    Gentrificação é um processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária, aumento do turismo e obras governamentais são responsáveis pelo fenômeno

  • Segregação Social é quando as condições de renda determinam a moradia, aumentando a desigualdade no território.

    PMAL 2021


ID
2484349
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em uma cidade contemporânea, desenrolam-se, há muitas décadas, os processos paralelos de atomização e massificação. Na esteira deles, a cidade foi deixando de ser um mosaico de bairros coerentes, cada um polarizado por sua própria centralidade, até se chegar à cidade como um todo, nitidamente polarizada por seu Central Business District (CBD – Distrito Central de Negócios), para se tornar, hoje, uma estrutura muito mais complexa e difícil de resumir. Muitos bairros viram seus centros de comércio e serviços desaparecerem ou serem reduzidos à irrelevância e, não raro, o próprio CBD perder prestígio e decair.

Adaptado de SOUZA, M. L. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.


A transformação para a atual estrutura interna das metrópoles, descrita no texto, é evidenciada pelo seguinte processo:

Alternativas
Comentários
  • "Famosa" GENTRIFICAÇÃO

    GAB: A

  • gentrificação corresponde ao processo de modificação do espaço urbano, em que áreas periféricas são remodeladas e transformadas em espaços nobres ou comerciais.

    FONTE: BRASIL ESCOLA

  • Nao tem haver muito com gentrificao.

    Ao longo do processo de evolução urbana das metrópoles, descrito no texto, verifica-se a tran-

    sição de uma estrutura unicêntrica, na qual há apenas um grande pólo de comércio e serviços, para

    uma estrutura policêntrica, marcada pela emergência de subcentros funcionais que vão gradual-

    mente descentralizando a oferta de atividades terciárias. A complexidade dessa organização interna

    da metrópole aumenta quando os subcentros funcionais espontâneos começam a ser substituídos

    pelos subcentros planejados, os shopping centers. É nessa nova configuração do espaço metropoli-

    tano, e por causa dela, que se verifica o processo, mencionado no texto, de decadência dos subcen-

    tros funcionais espontâneos e do próprio CDB. A localização dos shopping centers muda a geome-

    tria dos fluxos de pessoas na metrópole, ora confirmando, ora eliminando centralidades do passado.


ID
2545966
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No artigo “Gênero e sexualidade na análise do espaço urbano”, de Joseli Maria Silva (2007), é apontada uma série de características da relação entre pobreza, gênero e espaço urbano. Vejamos duas delas:


[...] as mulheres de baixa renda, em geral, possuem uma vivência reduzida do espaço total da cidade, desenvolvem deslocamentos menos extensos e frequentes do que os estabelecidos pelos homens dos mesmos locais. Além disso, os motivos dos deslocamentos estão relacionados com seu papel da maternagem e, fora deste, não há registros de deslocamentos para realizar interesses particulares.

As narrativas das proibições masculinas em relação aos deslocamentos realizados pelas mulheres, ao controle do vestuário, locais e horários são regulares em todas as pesquisas atualmente realizadas […]. Impressionante é a constatação da naturalização dos códigos de honra internalizados pelas próprias mulheres, que promovem, por conta disso, uma autorregulação.


Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    As narrativas das proibições masculinas em relação aos deslocamentos realizados pelas mulheres, ao controle do vestuário, locais e horários são regulares em todas as pesquisas atualmente realizadas pelos componentes do Grupo de Estudos. Impressionante é a constatação da naturalização dos códigos de honra internalizados pelas próprias mulheres que promovem, por conta disso, uma auto-regulação.

    Geosul, v.22, n.44, 2007

  • D) O controle masculino da espacialidade do cotidiano feminino exerce-se a partir da própria mulher.

    Basta uma análise com atenção, está no texto.

    "Impressionante é a constatação da naturalização dos códigos de honra internalizados pelas próprias mulheres, que promovem, por conta disso, uma autorregulação."

  • Questão tranquila apesar desse texto esquisito

    As narrativas das proibições masculinas em relação aos deslocamentos realizados pelas mulheres - constatação da naturalização dos códigos de honra internalizados pelas próprias mulheres, que promovem, por conta disso, uma autorregulação.

    D O controle masculino da espacialidade do cotidiano feminino exerce-se a partir da própria mulher.

  • não concordo, a interpretação do texto diz que primeiro vem a regulação masculina dos espaços, só então vem a autorregulaçao feminina
  • Adoro a UFPR...interpretando bem vc ganha uma questão em geografia e o melhor? tem gente que errou essa questão!!

    Bora Bora de CFO2022


ID
2555044
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do país, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.

CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço urbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.


A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de

Alternativas
Comentários
  • O texto apontava para um tipo de crescimento urbano em que a oferta de serviços e amenidades era diferenciada por conta da renda. Esse processo é conhecido como segregação socioespacial. Nesse sentido, é possível observar a diferença de classes através da diferença de um bairro mais pobre e outro rico, tal como diferença entre as áreas centrais e periféricas.

    Fonte:

    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2017/primeiro-dia/configuracao-espaco-urbano-da-regiao-entorno-distrito-federal-assemelha-se-demais/?cor=azul

     

  • Resposta: letra "d"

     

  • eu acho que me ferrei na prova de geografia

  • segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. No Brasil, alguns exemplos de segregação urbana mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão.

  • Segregação socioespacial cai demais no Enem. Vale a pena investir um tempo pra entender os conceitos

  • É importante frisar que a criação de Brasilia no período de JK teve grande participação trabalhadora dos nordestino que por conta da seca migraram para a região centro-sul em busca de melhores condições de vida,porém teve como uma das consequências a formação de bairros marginalizados.Portanto depreende-se esse processo como segregação socioespacial,uma vez que há a área modernizada e a área com deficit de infraestrutura para o tecido social.

  • o que o inep quis dizer com o termo "expansão vertical" ?

  • Falta integração social. Dessa forma, caracteriza-se como segregação socioespacial, tanto por privar a população mais carentes dos direitos e garantias individuais garantidos pela CF/88, quanto deslocar esse grupo social da estrutura urbana.

  • Segregação Socioespacial : esta relacionado com a questão, pois fala da formação das regiões ao entorno dos centros urbanos devido a uma separação social dos que apresentam recurso para adquirir moradia no centro ou aqueles que não

  • Letra D

    O texto nos apresenta dois pontos opostos.

    -No centro urbano, mais desenvolvido, temos a infraestrutura e mais serviços de qualidade.

    -Na periferia, há pouca infraestrutura e menor oferta de bons serviços.

    Isso é natural, uma região onde há um cento urbano desenvolvido terá periferia nas proximidades.

  • Maurilio Leite,

    "Expansão vertical" quer dizer a construção de prédios e de edifícios.


ID
2606485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      A diferenciação socioespacial é marca das cidades, desde os primórdios da urbanização. Não há cidades sem divisão social do trabalho, o que pressupõe sempre uma divisão territorial do trabalho. O estabelecimento dessa divisão ocorre de maneiras diversas no decorrer do longo processo de urbanização.

Maria Encarnação Beltrão Sposito. “A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais”. In: Ana Fani A. Carlos et al. A produção do espaço urbano: agentes, processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011, p. 124. (com adaptações).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item que se segue.


No Brasil, a renda define a posição hierárquica que a cidade ocupa perante a rede urbana, mas não determina a mobilidade espacial da sua população.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    A influência da cidade no conjunto da rede depende de sua capacidade de oferecer bens e serviços e quanto maior a influência sobre todo o território, mais alta a hierarquia urbana.

  • A renda é fator preponderante no que concerne à mobilidade espacial da população. No caso da América Latina, é latente que pessoas com menor renda ocupam espaços mais afastados dos centros, ausentes de serviços e saneamento básico (centrifugação da pobreza). O inverso ocorre na América Anglo-saxônica, vez que os mais ricos preferem espaços mais periféricos, constituindo o chamado subúrbio.

  • PENSA, VAI ANDAR DE JEGUE NA PAULISTA??

  • ERRADO

    Onde que eu vou ganhar 5mil conto por mês e vou andar de busão?? hahahaha mas por enquanto vai o busao mesmo enquanto os 5k não chega, e olhe la.

  • A questão de renda DETERMINA a mobilidade espacial da sua população. Há uma estreita associação entre mobilidade urbana e renda, em que a renda familiar é um fator determinante da mobilidade. Desta forma, observamos que a população de baixa renda é obrigada a optar por residir em locais onde as habitações tem baixo valor agregado (áreas socialmente desprivilegiadas, como periferias dos centros urbanos) e de alto custo econômico de transporte (muitas vezes distante em relação as ofertas e oportunidades).

    FONTE > ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • A renda define determina a mobilidade espacial das pessoas, já que ela dá acesso a bicicletas, motos, carros, aviões, dentre outros meios de transporte.

    Resposta: Errado

  • Colegas do QC vamos solicitar comentários dos professores nas questões, faz parte do pacote.

    Expandamos esta ideia.

  • Quem ganha mais, viaja mais kk.. Quem vai viajar muito depois que passar na PRF curte aqui.

    #Amém

  • A renda de uma pessoa influencia diretamente na mobilidade nos centros urbanos...

    Normalmente, se a pessoa tiver uma renda maior, morará em áreas mais próximas ao centro e mais "caras" do que as áreas periféricas... E ali estará, perto dos melhores serviços e condições de vida...

  • A renda define e determina a mobilidade espacial das pessoas, já que ela dá acesso a bicicletas, motos, carros, aviões, dentre outros meios de transporte.

    Resposta: Errado

  • Dinheiro define tudo, só não define caráter!

  • Alternativa Errada

    Para resolver a questão, faz-se necessário o conhecimento acerca das propriedades da mobilidade urbana, que consiste na:

    dinâmica do deslocamento de pessoas e de bens em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. 

    Com uma uma maior renda, as pessoas podem ocupar áreas mais próximas de seus trabalhos/escolas (uma vez que são mais caras), o que diminui trânsito de pessoas na cidade.

    Além disso, podem usufruir de meios de transportes privados, facilitando a mobilidade.

    Com isso, pode-se afirmar que a  renda define sim a mobilidade urbana da sua população.

  • No Brasil, a IMPORTÂNCIA define a posição hierárquica que a cidade ocupa perante a rede urbana. Essa importância, abrange maior ou menor presença de recursos tecnológicos, serviços, bens, sistemas de transportes eficientes, oferta de empregos, educação, saúde. Cuidado com essas pegadinhas. GAB E.

  • hoje em dia tudo está interligado...

ID
2606491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      A diferenciação socioespacial é marca das cidades, desde os primórdios da urbanização. Não há cidades sem divisão social do trabalho, o que pressupõe sempre uma divisão territorial do trabalho. O estabelecimento dessa divisão ocorre de maneiras diversas no decorrer do longo processo de urbanização.

Maria Encarnação Beltrão Sposito. “A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais”. In: Ana Fani A. Carlos et al. A produção do espaço urbano: agentes, processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011, p. 124. (com adaptações).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item que se segue.


No Brasil, as maiores cidades se formaram no litoral e nos seus arredores. Nas primeiras décadas do século XX, estabeleceu-se uma rede brasileira de cidades, com hierarquia nacional e com os primórdios da precedência do urbanismo interior sobre o urbanismo de fachada.

Alternativas
Comentários
  • A hierarquia urbana é a ordem de organização entre os diferentes níveis de complexidade econômica das cidades. Como a própria ideia de hierarquia sugere, trata-se das relações de dependência econômica exercidas por algumas cidades sobre outras, formando uma cadeia mais ou menos definida de cidades dependentes e economicamente interligadas entre si.

    Essas relações econômicas estabelecem inevitavelmente a consolidação de uma rede urbana que estrutura uma teia formada por nós (as cidades) e os fluxos (os sistemas de transporte e telecomunicações). Essa estruturação é um fator que pode ser diretamente associado ao processo da globalização.

    Fazem parte da hierarquia urbana mundial as cidades globais, as metrópoles nacionais, as metrópoles regionais e as cidades de menor porte.


    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/hierarquia-urbana.htm

  •  O urbanismo de fachada é uma consequência da desumanização do urbanismo e da arquitetura. Mas é igualmente um estilo de urbanismo (ou pseudo-urbanismo) particularmente adaptado à política e à cultura Portuguesa. O urbanismo de fachada é perfeito para agentes de transformação sem visão para o futuro, sem verdadeiras preocupações sociais, que se preocupam somente com as aparências e com o ganho político e financeiro a curto prazo.

    FONTE >

  • Pesquisei esse termos no google, só há informação relacionada à arquitetura...

    Com certeza, deixaria em branco essa...

    O que seria urbanismo de interior e urbanismo de fachada?

  • Esse povo de geografia gosta de enfeitar as questões, né? Custava nada falar direito.

  • Urbanismo de fachada, como o próprio nome diz é "só fachada". Esta relacionado á preocupação com a aparência do espaço urbano sem a preocupação com sua utilidade e os reais benefícios que trará, a exemplo dos estádios da copa do Brasil e das construções das olimpíadas que mostrou ao mundo a modernidade que há no Brasil ao se olhar para as magnificas obras, ao passo que o mundo não ver ou viu sertanejos passando sede e fome ou favelados sem uma moradia digna. O Brasil em certos pontos possue um urbanismo de fachada.

  • de q mundo do cabrunco veio essa questao?


ID
3002995
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O que é um aglomerado subnormal?


É o conjunto constituído por 51 ou mais unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade e pelo menos uma das características abaixo:

– irregularidade das vias de circulação e do tamanho e forma dos lotes e/ou

– carência de serviços públicos essenciais (como coleta de lixo, rede de esgoto, rede de água, energia elétrica e iluminação pública).

Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 17 abr. 2019.


Pode-se afirmar corretamente que aglomerado subnormal é uma:

Alternativas
Comentários
  • Favela, bairro de lata, musseque ou caniço é um assentamento urbano informal densamente povoado caracterizado por moradias precárias e miséria.

  • Falou em ausência de serviços públicos... é favela.

  • SOBRE A LETRA D

    VERTICALIZAÇÃO URBANA > Construção de grandes e inúmeros edifícios que costuma resultar na densificação populacional.

    CONSEQUÊNCIA : Dificulta a circulação de ar e pode formar ilhas de calor.

  • De acordo com o IBGE, aglomerado subnormal correspondem as favelas popularmente conhecida assim.

  • AGLOMERADO SUBNORMAL é uma forma de ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia – públicos ou privados – para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por:

    ·     Um padrão urbanístico irregular;

    ·     Carência de serviços públicos essenciais (abastecimento de água, coleta de esgoto, coleta de lixo e fornecimento de energia elétrica, por exemplo); e

    ·     Localização em áreas com restrição à ocupação.

    O conceito de aglomerado subnormal, utilizado pela primeira vez no Censo Demográfico de 1991, possui certo grau de generalização, de forma a abarcar a diversidade de assentamentos irregulares existentes no país e que são popularmente conhecidos por vários nomes, tais como:

    ·     Favelas,

    ·     Invasões,

    ·     Grotas,

    ·     Baixadas,

    ·     Comunidades,

    ·     Vilas,

    ·     Ressacas,

    ·     Mocambos,

    ·     Palafitas.

    Resposta: B

  • AGLOMERADO SUBNORMAL é uma forma de ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia – públicos ou privados – para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por:

    ·     Um padrão urbanístico irregular;

    ·     Carência de serviços públicos essenciais (abastecimento de água, coleta de esgoto, coleta de lixo e fornecimento de energia elétrica, por exemplo); e

    ·     Localização em áreas com restrição à ocupação.

    O conceito de aglomerado subnormal, utilizado pela primeira vez no Censo Demográfico de 1991, possui certo grau de generalização, de forma a abarcar a diversidade de assentamentos irregulares existentes no país e que são popularmente conhecidos por vários nomes, tais como:

    ·     Favelas,

    ·     Invasões,

    ·     Grotas,

    ·     Baixadas,

    ·     Comunidades,

    ·     Vilas,

    ·     Ressacas,

    ·     Mocambos,

    ·     Palafitas.

    Resposta: B

  • A mídia criou um nome bonito para Favela. Agora se chama COMUNIDADE.


ID
3002998
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Limite entre cidades é alvo de disputa no interior de SP


Moradores de São Roque e Mairinque dizem já não saber onde moram. Falta de uma definição causa confusão no dia a dia dos habitantes.

[...] A placa que indica o limite entre os municípios foi mudada de local, mas isso não resolveu o problema. As duas prefeituras continuam brigando pela área. O prefeito de Mairinque já emitiu carnê de IPTU porque afirma que os serviços continuam sendo prestados pelo município. Já a Prefeitura de São Roque diz que está cadastrando os novos moradores e que como Mairinque já emitiu boletos para 2011 deve começar a emiti-los apenas em 2012.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 19 abr. 2019.


O texto pode ser exemplo para explicar o processo de:

Alternativas
Comentários
  • Conurbação: extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.

  • conurbação é a unificação da mancha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação.

  • SIMPLES E OBJETIVO :

    CONURBAÇÃO > UNIÃO DE 2 OU + CIDADES 

    QUESTÃO :

    Moradores de São Roque e Mairinque dizem já não saber onde moram ( 2 CIDADES)

  • A questão está falando sobre de cidades que se expandiram horizontalmente até chegar num ponto em que seus territórios começaram a se confundir. Ou seja, de uma área conurbada.

    O fenômeno da conurbação ocorre quando cidades estas se tornam contínuas e integradas, conforme vimos nesta questão.

    Embora com administrações diferentes, os seus problemas de infraestrutura passam a ser comuns ao grupo de municípios que formam a região conurbada.

    Resposta: A

  • A questão está falando sobre de cidades que se expandiram horizontalmente até chegar num ponto em que seus territórios começaram a se confundir. Ou seja, de uma área conurbada.

    O fenômeno da conurbação ocorre quando cidades estas se tornam contínuas e integradas, conforme vimos nesta questão.

    Embora com administrações diferentes, os seus problemas de infraestrutura passam a ser comuns ao grupo de municípios que formam a região conurbada.

    Resposta: A

  • GAB: A

    Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico. Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano.

  • Conurbação, junção física entre cidades a ponto de não se saber onde começa uma e termina outra.


ID
3003001
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Periferia é Periferia

Racionais MC's

[...]Periferia é periferia.

Periferia é periferia. (que horas são? Não precisa responder...)

“Milhares de casas amontoadas"

Periferia é periferia.

"Vacilou, ficou pequeno. Pode acreditar"

Periferia é periferia.

"Em qualquer lugar. Gente pobre"

Periferia é periferia.

"Vários botecos abertos. Várias escolas vazias."

Periferia é periferia.

"E a maioria por aqui se parece comigo"

Periferia é periferia.

Disponível em: https://www.vagalume.com.br. Acesso em: 22 abr. 2019.


O techo da música destaca algumas das características das periferias. Sobre as áreas periféricas é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • São áreas de alto controle social, amplo acesso a serviços públicos e boa infraestrutura.

  • GABARITO: LETRA A

    Pelo contrário, a infraestrutura das áreas periféricas é extremamente precária e os serviços públicos de qualidade não costumam chegar até a esses locais, contribuindo para o surgimento de favelas e outros bolsões de pobreza no tecido urbano.

  • A letra B é o fenômeno chamado de PERIURBANIZAÇÃO > Expansão urbana para além dos subúrbios de uma cidade. Urbano se mistura com o rural. 

  • Apenas a alternativa A apresenta características que não representam as áreas periféricas.

    Ao contrário do que afirma o item, as áreas periféricas são socialmente carentes e não possuem infraestrutura nem serviços públicos adequados para a população local.

    Os demais itens estão de acordo com o que é observado nessas áreas.

    Resposta: A

  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3087130
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o final do século XIX o conceito de rede urbana passou a ser utilizado. Esse conceito se refere à crescente articulação entre as cidades, resultante da expansão da industrialização, urbanização e da intensificação dos fluxos comerciais entre cidades de diferentes tamanhos.

Analise as afirmativas abaixo em relação à rede urbana brasileira e à hierarquia entre as cidades:

1. Antes, a hierarquia entre as cidades era rígida, o centro sub-regional era considerado subordinado ao centro regional, que se subordinava à metrópole regional e assim uma hierarquia crescente iria até a metrópole global. Atualmente, já é possível falar de uma nova hierarquia urbana.
2. Uma rede urbana é caracterizada pelo conjunto de cidades que mantêm relações culturais e comerciais entre si.
3. O avanço tecnológico, principalmente a modernização dos transportes e das telecomunicações, promoveu a contração do tempo e o encurtamento das distâncias. Assim, a relação entre as cidades foi modificada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Muitos historiadores revela que não houve encurtamento da distância, e sim da agilidade do processo de entrega das mercadorias. Porém algumas banca não concordam.

    GAB. E


ID
3093148
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As cidades contemporâneas, há pelos menos duas décadas, se encontram em processo de reestruturação e transformação que, em diferentes ritmos e intensidades, vêm mudando seu significado. Um desses processos é a gentrificação que 

Alternativas
Comentários
  • Para entender gentrificação imagine um bairro histórico em decadência, ou que apesar de estar bem localizado, é reduto de populações de baixa renda, portanto, desvalorizado. Lugares que não oferecem nada muito atrativo para fazer… Enfim, lugares que você não recomendaria o passeio a um amigo.Imagine, porém, que de um tempo para cá, a estrutura deste bairro melhorou muito: aumentou a segurança pública e agora há parques, iluminação, ciclovias, novas linhas de transporte, ruas reformadas, variedade de comércio, restaurantes, bares, feiras de rua… Uma verdadeira revolução que traria muitos benefícios para os moradores da região, exceto que eles não podem mais morar ali.

    É que, depois de todos esses melhoramentos, o valor do aluguel dobrou, a conta de luz triplicou e as idas semanais ao mercadinho da esquina ficaram cada vez mais caras, ou seja, junto com toda a melhora, o custo de vida subiu tanto que não cabe mais no orçamento dos atuais moradores. E o mais cruel de tudo é perceber que, enquanto o antigo morador procura um novo bairro, pessoas de maior poder aquisitivo estão indo morar no seu lugar.

    Talvez você já tenha passado por essa situação. Mas, se não passou, deve imaginar que é a história de muita gente. E o nome dessa história é gentrificação

    GAB :D

    @CONCURSEIRO_PERSEVERANTE

    PLANILHA DE ESTUDOS PM SP SOLDADO =  http://twixar.me/85ST

  • GABARITO B

    Gentrificação pode ser entendida como a valorização significativa de uma área antes considerada periférica.

  • CONCEITOS IMPORTANTES :

    CONURBAÇÃO > UNIÃO DE 2 OU + CIDADES 

    PERIURBANIZAÇÃO > Expansão urbana para além dos subúrbios de uma cidade. Urbano se mistura com o rural. 

    GENTRIFICAÇÃO > Mudança dos grupos sociais . Sai o pobre , entra o rico.

  • O termo gentrificação surgiu na década de 1960, em Londres, quando vários gentriers (pessoas ricas) migraram para um bairro que, até então, abrigava a classe trabalhadora.

    Este movimento disparou o preço imobiliário do lugar, acabando por “expulsar” os antigos moradores para acomodar os novos moradores.

    O evento foi chamado de gentrification, que numa tradução literal, poderia ser entendida como o processo de aburguesamento ou enobrecimento de uma região.

    Resposta: D

  • O termo gentrificação surgiu na década de 1960, em Londres, quando vários gentriers (pessoas ricas) migraram para um bairro que, até então, abrigava a classe trabalhadora.

    Este movimento disparou o preço imobiliário do lugar, acabando por “expulsar” os antigos moradores para acomodar os novos moradores.

    O evento foi chamado de gentrification, que numa tradução literal, poderia ser entendida como o processo de aburguesamento ou enobrecimento de uma região.

    Resposta: D

  • A questão acima fala do processo de Gentrificação que ocorre nas cidades. Para respondê-la é importante que o candidato entenda que, atualmente, as grandes cidades brasileiras são produzidas a partir de uma lógica econômica, ou seja, todo tipo de empreendimento imobiliário, seja um shopping center, um parque urbano, um prédio residencial ou uma atração turística, resulta em uma valorização da área do entorno, enriquecendo e acumulando capital para os empresários e donos de grandes imobiliárias.
    Com essa lógica econômica aplicada à produção do espaço urbano, somada a saturação das áreas mais nobres, nota-se que ocorre um processo de descentralização dessas áreas com maior destaque econômico. Esse processo ocorre através da implantação de uma melhor infraestrutura em regiões mais distantes, onde há o potencial de valorização do terreno.
    Além disso, o processo também ocorre em áreas precarizadas situadas em regiões mais centralizadas, o que pressiona a população mais desfavorecida que vive ali, a vender suas casas a um preço menor de mercado ou através de desapropriações, forçando a mesma viver cada vez mais longe do centro.
    Nessa situação é que surge a lógica do processo de gentrificação que caracteriza um processo de transformação urbana que “expulsa" moradores de bairros periféricos ou áreas precarizadas situadas em zonas centrais, para áreas mais distantes e carentes de infraestruturas.
    Feita a explicação prévia desse conceito, vamos então julgar as alternativas:
    a) Incorreta, pois essa alternativa caracteriza melhor o processo de Desconcentração Industrial, não tendo relação com o conceito de Gentrificação. 
    b) Incorreta, pois a alternativa refere-se à uma possível melhoria na vida das classes mais pobres. Contudo, o conceito de Gentrificação, quando ocorre, segrega e "empurra" cada vez mais essa população para áreas mais afastadas e sem infraestrutura, o que dificulta cada vez mais a sobrevivência dessas pessoas no espaço urbano.
    c) Incorreta, embora o processo de Gentrificação promova essa descentralização de atividades econômicas que são predominantes em áreas mais desenvolvidas, ela nada contribui para a melhoria da mobilidade urbana, uma vez que ela empurra a população mais pobre - vítima desse processo - para áreas mais distantes dos grandes centros urbanos desprovidos de infraestruturas, o que piora a capacidade dessas pessoas de se locomoverem pela cidade e acessarem os diversos serviços e equipamentos presentes em um município.
    d) Correta, pois conforme já explicado na introdução da resposta, o processo de Gentrificação quando ocorre, valoriza as áreas e aumenta o custo de vida do bairro que sofreu essa transformação em sua paisagem. Com a modificação estrutural, há uma valorização da área, onde ocorre um encarecimento do preço do aluguel e do custo de vida, prejudicando as famílias de baixa renda que viviam ali. Desse modo, pressionadas por essa valorização de seu entorno, essas famílias migram para locais ainda mais afastados e sem condições básicas de sobrevivência, dando lugar a uma classe média com maior poder aquisitivo capaz de viver nesses espaços ressignificados.
    e) Incorreta, pois embora haja movimentos sociais que lutam pela moradia em áreas centrais degradadas para atender a população mais pobre, o fato em si não se relaciona com o processo de Gentrificação.
    Gabarito do Professor: Letra D.
  • LETRA D

    RETIRADA DA POPULAÇÃO POBRE (CLASSE MÉDIA BAIXA) POR COMÉRCIOS, INDÚSTRIAS, CASAS ETC, DE ALTO PODER AQUISITIVO (CLASSE MÉDIA ALTA). CARACTERIZANDO, DESSA FORMA, O PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO.

    NOSSA HORA VAI CHEGAR!


ID
3234988
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A pesquisadora Suelem Simão Alves revelou em sua dissertação de mestrado, em 2014, que o “processo de intensa produção imobiliária está impactando a colônia de pescadores da região [ ltapoã,Vila Velha-ES], pois esta comunidade se localiza em um dos poucos espaços ainda não edificados da orla, mas que aos poucos está sendo consumida por este mercado tão valorizado e obrigando os moradores originais, que são de renda baixa, a se retirarem”.

O estudo da pesquisadora revelou, principalmente, o fenômeno retratado no texto da:

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por gentrificação o processo de revitalização dos espaços urbanos ou a aparente substituição de paisagens de caráter popular por construções típicas de áreas nobres. Trata-se de um processo em que o espaço geográfico urbano transforma-se e ressignifica-se, sobretudo em função da valorização acentuada e do enobrecimento de uma área antes considerada periférica.

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/gentrificacao.htm

  • DECOREM ESSES CONCEITOS :

    CONURBAÇÃO > UNIÃO DE 2 OU + CIDADES 

    PERIURBANIZAÇÃO > Expansão urbana para além dos subúrbios de uma cidade. Urbano se mistura com o rural. 

    GENTRIFICAÇÃO > Mudança dos grupos sociais , onde sai os pobres e entra os ricos

  • Gentrificação:

    -VUNESP: ocorre na área central da cidade, envolvendo políticas públicas e interesses privados, e representa um processo de transformação espacial com o objetivo de dotar a área de elementos modernizantes para revitalizá-la e atrair moradores com maior poder aquisitivo que substituam os antigos ocupantes. 

    -FCC: representa uma mudança social urbana, no sentido de que determinadas áreas da cidade são transformadas com a retirada da população pobre que é substituída por classes médias. 


ID
3301660
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O REGIC (Regiões de Influência das Cidades) é uma publicação do IBGE (Instituto Nacional de Geografia Estatística) que tem como objetivo estudar a hierarquia da rede urbana brasileira, com base no fluxo de informações, bens e serviços. De acordo com essa publicação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ao todo são 15 metrópoles: SP, RJ, BH, CWB, VITÓRIA, CAMPINAS, FLORIANÓPOLIS, BRASILIA, MANAUS, BELÉM, RECIFE, PORTO ALAEGRE, SALVADOR, GOIANIA,

    destaque para SP que é uma GRANDE metrópole nacional

    e RJ e Brasilia - metrópoles nacionais - o restante são só metrópoles

    PMPR


ID
3353095
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A classificação das cidades quanto à hierarquia urbana é expressa pela rede urbana que a cidade apresenta e sua posição de polarização sobre as demais cidades. A hierarquia urbana é definida pela intensidade dos fluxos de consumidores em busca de mercadorias, serviços e informações entre os diferentes centros do espaço nacional, que sintetiza mais do que qualquer outro elemento isolado, a feição contemporânea da dinâmica espacial brasileira. Tendo como referência a hierarquia urbana, pode-se considerar como uma metrópole regional o exemplo encontrado na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • CAMPINAS É CONSIDERADA UMA METRÓPOLE REGIONALIZADA

  • Apesar de não constar no Regic/2008


ID
3441301
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa e publicação ‘Regiões de Influência das Cidades’ (2008) analisou uma série de mudanças e permanências nas redes e hierarquias urbanas do país através da identificação de características socioeconômicas selecionadas de cada centro (população, PIB municipal, valor adicionado de atividades econômicas, presença de internet banda larga) e sua centralidade em temas específicos (gestão pública federal, gestão de empresas privadas, comércio, serviços, rede bancária, rede de televisão etc).


A respeito da temática, é correto afirmar que: 


I. Uma característica contemporânea da rede urbana brasileira é a refuncionalização, pela qual centros intermediários assimilaram novas funções, antes restritas aos centros de mais alta hierarquia.


II. As redes urbanas tradicionais do Nordeste, comandadas por capitais estaduais que concentram, com muitos centros intermediários, a oferta de equipamentos e serviços, exercem pouca polarização em suas áreas e reproduzem, em uma escala maior, a descontinuidade espacial e o esvaziamento físico do fenômeno urbano, espraiando-se pelo país.


III. Os centros que emergiram dos anos 70 para os anos 2000 se localizam predominantemente nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, na região conhecida como MATOPIBA – seguindo a última fronteira agrícola do Brasil.


IV. Nas áreas de ocupação mais antiga, como São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas, o quadro é mais estável, e algumas cidades deixam de exercer maior centralidade, possivelmente com as mudanças em comunicação e transportes.


V. A rede centralizada por São Paulo abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira, onde divide influência com Belo Horizonte.


VI. A rede de Brasília influi no oeste da Bahia, em alguns municípios de Goiás e no noroeste de Minas Gerais. As outras redes de influência são centralizadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.



Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:

Alternativas
Comentários
  • I. Uma característica contemporânea da rede urbana brasileira é a refuncionalização, pela qual centros intermediários assimilaram novas funções, antes restritas aos centros de mais alta hierarquia. CERTO

    II. As redes urbanas tradicionais do Nordeste, comandadas por capitais estaduais que concentram, com muitos centros intermediários, a oferta de equipamentos e serviços, exercem pouca polarização em suas áreas e reproduzem, em uma escala maior, a descontinuidade espacial e o esvaziamento físico do fenômeno urbano, espraiando-se pelo país. ERRADO

    III. Os centros que emergiram dos anos 70 para os anos 2000 se localizam predominantemente nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, na região conhecida como MATOPIBA – seguindo a última fronteira agrícola do Brasil. ERRADO

    IV. Nas áreas de ocupação mais antiga, como São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas, o quadro é mais estável, e algumas cidades deixam de exercer maior centralidade, possivelmente com as mudanças em comunicação e transportes. CERTO

    V. A rede centralizada por São Paulo abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira, onde divide influência com Belo Horizonte. CERTO

    VI. A rede de Brasília influi no oeste da Bahia, em alguns municípios de Goiás e no noroeste de Minas Gerais. As outras redes de influência são centralizadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. CERTO

    GABARITO LETRA C

  • gab c

    I. Uma característica contemporânea da rede urbana brasileira é a refuncionalização, pela qual centros intermediários assimilaram novas funções, antes restritas aos centros de mais alta hierarquia.

    • Anote essa, acredito que das proposições, essa é a mais importante para quem não vai fazer concurso de professor de geografia

ID
3466192
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Serra - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Pode‐se afirmar que complexos metropolitanos são macrorregiões em que duas ou mais regiões metropolitanas estão altamente integradas em suas dinâmicas econômicas, como na prestação de serviços, circulação de mercadorias, bem como na produção e consumo. No Brasil, pode‐se destacar o complexo metropolitano do Sudeste que é composto pela grande _____________________ e grande _____________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • são paulo \ rio


ID
3498616
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir.


I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados.

II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.

III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.


Assinale:

Alternativas

ID
3498631
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A imagem piramidal e hierárquica tradicionalmente associada ao território, na qual os efeitos de proximidade têm supremacia sobre os efeitos de interdependência a longa distância, é cada vez mais menos verdadeira. [...] O exemplo da Amazônia é expressivo. A ligação direta e instantânea de certas localidades da Amazônia com os principais centros econômicos do país tornou, em parte, desnecessária a _____ anteriormente realizada pelos degraus inferiores da _____.”

(Adaptado de Leila Christina Dias. Redes: emergência e organização. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Mediação - Hierarquia Urbana

    Gab D

    APMBB!

  • GABARITO: D

    • RUMO À APM BA!

ID
3509857
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo. Desde então, o panorama da habitação mudou totalmente. “(...) Estamos assistindo uma onda de especulação imobiliária (...) que agora se foca no aluguel”, explica Daniel Pardo da Associação de Moradores para um Turismo Sustentável. “Este fenômeno pôs em marcha um processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos”, acrescenta. Onde a pressão da especulação imobiliária internacional e a indústria do turismo causaram um aumento substancial nos preços dos aluguéis, os catalães têm hoje de gastar mais de 46% dos seus salários com o aluguel. Para os jovens até os 35 anos, a taxa de esforço aumenta até os 65% (...). “Não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra”, diz a porta‐voz do Sindicato dos Inquilinos. Só em Barcelona, 15 fundos de investimento imobiliário possuem 3.000 apartamentos.
“Os habitantes querem a sua cidade de volta”. Reportagem de Ulrike Prinz para o Goethe‐Institut Madrid. Maio/2018. Adaptado.

Os conceitos que explicam as dinâmicas urbanas descritas no excerto são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Gentrificação : o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.

    Segregação: afastamento, separação

    Conurbação: extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.

  • GABARITO LETRA B

    -GENTRIFICAÇÃO: Muda o perfil social da região, mas mantêm as características (como: boêmio)

    • Atuação do capital privado e estatal. 
    • Qual a relação da especulação imobiliária com a gentrificação? A especularização imobiliária aumenta o preço do local e “obriga” as pessoas mais pobres a saírem dali, pois aumenta o custo da área, logo, muda o perfil social.

    -ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIO: Investir em imóveis/solo esperando obter lucro futuro com a valorização da área com a introdução de infraestrutura feita por capital privado ou público. Isso não é ilegal, mas para coibir a ação o Estado coloca mais impostos, por exemplo. 


ID
3514858
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"Os desafios associados à construção de boas condições urbanas e de vida nas últimas décadas no país têm sido enormes, não apenas pelo baixo desenvolvimento econômico, pela presença de precariedade e pobreza e pelas grandes diferenças regionais, mas também pela velocidade das transformações ocorridas ... ".

Fonte: Eduardo Marques. Desigualdades Urbanas. ln: Le Monde Diplomatique Brasil, Abril 2016.

Dentre as transformações que o espaço urbano no Brasil tem apresentado, pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    A) a elevação dos padrões de qualidade de vida de todos os segmentos da sociedade urbana nacional. ➡ errado, houve um aumento da qualidade de vida das pessoas, mas ainda há muita gente em situação de extrema pobreza

    B) as ações conjuntas entre os gestores municipais de todas as regiões metropolitanas, que melhoraram as condições de circulação e emprego nas mesmas. ➡ errado: tendo em vista a desconcentração industrial e a autorização do Governo Federal dada aos governos estaduais de efetivarem incentivos fiscais para a presença de indústrias em seus espaços. Com isso, teve início a chamada Guerra Fiscal ou Guerra dos Lugares, em que as unidades federativas, por meio de isenções de impostos e outros benefícios, passaram a pleitear pela continuidade de empresas em suas localidades, a fim de incitar SUAS economias e aumentar a quantidade de empregos. 

    C) a taxa de crescimento das megalópoles que tem sido acima da média nacional desde a década de 1970. ➡ errado, está se atenuando, mas não deixou de crescer. Na década de 80, as periferias das nove regiões metropolitanas cresceram 3,1%, enquanto o município-sede apresentou índices da ordem de 1,4%. Este crescimento ocorreu apesar de o processo de metropolização ter-se atenuado, com a taxa de crescimento populacional passando de 3,8%, na década de 70, para 2%.

    D ) o aprofundamento do processo de segregação econômica, social e espacial que tem sido uma realidade característica do urbano no Brasil.➡ certo: o termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação. que descreve plenamente a situação atual do nosso querido brasil.

    E ) a melhoria e expansão da infraestrutura tecnológica e viária que erradicaram as diferenças urbanas regionais.➡ errado, vide alternativa A

    bons estudos

  • a) No Brasil, não temos observado a elevação dos padrões de qualidade de vida de todos os segmentos da sociedade urbana nacional. ITEM INCORRETO.

    b) O Brasil tem dezenas de regiões metropolitanas, cada uma delas, por vezes, constituídas por vários municípios. Assim, fica difícil fazer qualquer tipo de afirmação que abarque TODAS as regiões metropolitanas de maneira genérica, como feito na questão. ITEM INCORRETO.

    c) A taxa de crescimento das cidades médias é que tem sido acima da média nacional. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) O Brasil não erradicou as diferenças urbanas regionais. Pelo contrário, o nosso país é conhecido no mundo inteiro por ser um dos mais desiguais. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • O enunciado já deixou bem clara a resposta!

  • a) No Brasil, não temos observado a elevação dos padrões de qualidade de vida de todos os segmentos da sociedade urbana nacional. ITEM INCORRETO.

    b) O Brasil tem dezenas de regiões metropolitanas, cada uma delas, por vezes, constituídas por vários municípios. Assim, fica difícil fazer qualquer tipo de afirmação que abarque TODAS as regiões metropolitanas de maneira genérica, como feito na questão. ITEM INCORRETO.

    c) A taxa de crescimento das cidades médias é que tem sido acima da média nacional. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) O Brasil não erradicou as diferenças urbanas regionais. Pelo contrário, o nosso país é conhecido no mundo inteiro por ser um dos mais desiguais. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D


ID
3686317
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2009
Disciplina
Geografia
Assuntos

Cada região metropolitana possui um planejamento integrado de seu desenvolvimento urbano, que é elaborado por um conselho deliberativo nomeado pelo governo de cada estado e um conselho consultivo. Com essa medida procura-se

Alternativas

ID
3734392
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Quaraí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Forma de organização das cidades, ou seja, é a escala de subordinação entre as cidades. A grande cidade exerce uma alta influência econômica sobre as médias e pequenas cidades. Determina a estrutura econômica, o que cria uma rede de ligações e influências entre os centros urbanos do mundo (pequenas, médias e grandes cidades). O conceito em questão é:

Alternativas
Comentários
  • Hierarquia Urbana é a estrutura mundial de subordinação e organização economica das cidades e suas redes.

    Gab: B

    Sangue no olho

    PM Pará

  • A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes. Por meio da hierarquia urbana, pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta.

    Gab: B

  • gararito: D- A hierarquia urbana é quando uma cidade com mais dinheiro(economia) exerce mais influencia sobre a outra cidade.

  • Quando a questão fala de SUBORDINAÇÃO, ela está tratando sobre hierarquia.

    No caso em análise, por tratar de cidades, estamos falando de uma hierarquia urbana.

    Resposta: B

  • PMPR! #Pertenceremos!

  • quando se fala em influência que uma cidade exerce nas demais, lembre-se da hierarquia

    #PERTENCELEMOS


ID
3759364
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A pesquisa Regiões de Influência das Cidades – REGIC – define a hierarquia dos centros urbanos brasileiros e delimita as regiões de influência a eles associados. Nela se identificam, por exemplo, as metrópoles e qual é o alcance espacial da influência delas. Nessa pesquisa, as cidades foram classificadas em cinco grandes níveis. São exemplos desses níveis, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • O REGIC 2018 classifica as cidades hierarquicamente em cinco tipos de centros, divididos de acordo com abrangência da rede urbana, população e relacionamentos:

    1 - Metrópole,

    2 - Capitais Reginais,

    3 - Centros Sub-Regionais,

    4 - Centros de Zona

    5 - Centros Locais

    Gab: B

  • A hierarquia urbana na pesquisa REGIC indica o nível de articulação que a Cidade tem com outros centros urbanos realizado por meio de atividades de gestão pública e empresarial e ainda o nível de atração que a Cidade possui para suprir bens e serviços para populações de outros centros urbanos.

    São cinco níveis hierárquicos principais:

    ·     METRÓPOLES,

    ·     CAPITAIS REGIONAIS,

    ·     CENTROS SUB-REGIONAIS,

    ·     CENTROS DE ZONA e

    ·     CENTROS LOCAIS.

    Resposta: B

  • gabarito letra B

    megalópole é uma conurbação de duas metrópoles. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade

    bons estudos. feliz ano novo

  • Aí vc trabalha no IBGE , mas não acerta kkkk

  • A hierarquia urbana na pesquisa REGIC indica o nível de articulação que a Cidade tem com outros centros urbanos realizado por meio de atividades de gestão pública empresarial e ainda o nível de atração que a Cidade possui para suprir bens e serviços para populações de outros centros urbanos.

    São cinco níveis hierárquicos principais:

    ·     METRÓPOLES,

    ·     CAPITAIS REGIONAIS,

    ·     CENTROS SUB-REGIONAIS,

    ·     CENTROS DE ZONA e

    ·     CENTROS LOCAIS.

    Resposta: B


ID
3782137
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A Região Metropolitana é uma região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes – não raramente conurbados – e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e de infraestrutura comuns, ou necessidades de seu estabelecimento, em função de um sistema de conexão existente entre as unidades que a compõem”.

(ADAS, 2005).


A partir desta definição, assinale a alternativa que aponta a região metropolitana do Brasil que possui a maior e a menor participação em relação à população total do país.

Alternativas

ID
3789868
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As cidades estão ligadas entre si por uma estrutura de transportes e de meios de comunicação, formando uma rede urbana onde se estabelecem fluxos de mercadorias, pessoas e informações. As relações nessa rede urbana são hierárquicas, pois algumas cidades exercem papel de comando, estando no topo da hierarquia urbana: são as cidades globais e as metrópoles.
LUCCI, E. A. et all, Geografia Geral e do Brasil - ensino médio, 2005, p.262

Considerando o texto, as cidades globais se distinguem das metrópoles em função:

Alternativas

ID
3790600
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o conceito de cidades globais e megacidades, considere as afirmativas a seguir.

I. As cidades globais possuem grande influência regional, nacional e internacional e, de acordo com a influência que desempenham na esfera global, são classificadas em três grupos: alfa, beta e gama.

II. As megacidades mundiais, a exemplo de Rio de Janeiro, Buenos Aires e Jacarta, também são cidades globais por apresentarem uma grande concentração populacional.

III. O grupo alfa representa cidades de maior influência no cenário global, a exemplo de Londres, Paris, Frankfurt, Milão (europeias), além de Nova York, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Hong Kong e Cingapura.

IV. Tanto as cidades globais como as megacidades recebem seu nome por apresentarem grande concentração de riquezas distribuídas de maneira uniforme entre seus habitantes.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cidades globais são aquelas que exorbitam, economicamente, o seu território e até mesmo o continente, elas são classificadas em alfa, beta e gama

    EX: LONDRES, NOVA YORK, SÃO PAULO, MILÃO, DUBAI...etc

    LETRA B

    APMBB


ID
3791080
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“[...] numa mesma região ideal, fisicamente homogênea e plana, povoada uniformemente por uma população [...] de mesmos hábitos e poder aquisitivo, os centros urbanos estariam localizados a uma mesma distância uns dos outros, todos eles prestando serviços e oferecendo bens a essa população.”
CORREA, Roberto Lobato A. A Propósito da Teoria da
Centralidade. Revista Geográfica. T. 35, Nº 63, 2º
semestre, 1965. p.139-142.

O excerto apresenta algumas características da teoria da centralidade proposta por Christaller. Atente para as afirmações a respeito dessa teoria.

I. A teoria da centralidade tenta explicar a hierarquia das cidades, a partir do poder de atração exercido por uma metrópole.

II. A proposta admite que a área de influência de uma cidade depende da sua capacidade de oferecer bens e serviços nas áreas ao seu entorno.

III. Esta teoria propõe que as sociedades construam suas relações, orientadas pelas condições socioeconômicas que determinam o seu regime político.

Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas

ID
3791827
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

A retomada do centro de Salvador
O Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), contém muitas construções barrocas, belos monumentos e casarões da época colonial. 
A partir de 1940, porém, o bairro foi recebendo migrantes pobres e se tornando um lugar de cortiços. A reação a isso começou em 1975, com as primeiras restaurações e com a indicação, em 1985, do centro de Salvador como ‘Patrimônio Histórico da Humanidade’, pela UNESCO. Uma grande reforma teve início em 1993, com transformações de 16 quarteirões e abertura de dois prédios de estacionamentos. Trata-se de um processo parcial de “gentrificação”, com a implantação politicamente planejada de estabelecimentos comerciais e de serviços – o que ficou conhecido como o Shopping do Pelô – mediante a retirada de 1.967 famílias, através de indenizações (em torno de 2 mil reais), ou sua realocação no loteamento Jardim Valéria II, em Coutos. Em 2004, cerca de 650 famílias ainda permaneciam ou resistiam no local. 
Em seu lugar, além da restauração da monumentalidade e do comércio mais moderno, surgem novas habitações financiadas para a classe média. A reforma mudou o traçado da antiga cidade colonial, transformando-a numa espécie de parque temático. Assim, tem curso um processo de “disneylização” e “gentrificação” da cidade, estimulando seu consumo turístico. 

(Fontes: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/01/272861.shtml - acesso em 02.03.2010 e VASCONCELOS, Pedro A. “A Cidade Alta de Salvador: de cidade colonial a ‘Centro Histórico pós-moderno” in: CARLOS, A. e LEMOS, A. (org.) Dilemas urbanos. São Paulo: Contexto, 2003. Adaptado.)

O texto descreve o atual processo social e territorial em Salvador com o termo “gentrificação”. Pelo contexto apresentado, pode-se entender que o termo “gentrificação” designa o processo de

Alternativas

ID
3792148
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São consideradas metrópoles globais as cidades que concentram as sedes de empresas transnacionais e conglomerados financeiros instalados no país, e que funcionam como nódulos dos sistemas de fluxos mais dinâmicos da era da revolução tecnocientífica e da “economia da informação”. Sobre a dinâmica das cidades globais, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3795637
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Copa América de 2019, que tem o Brasil como sede, será disputada por 16 seleções. (...)As disputas serão realizadas em sete centros urbanos e oito estádios. (...) Até agora (...) já foram escolhidas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. A sétima será decidida entre Fortaleza e Recife. A capital paulista é a única que terá partidas disputadas em dois estádios. São eles as Arenas Palmeiras e Corinthians.

Fonte: LANCE!. Copa América 2019 será disputada em sete cidades brasileiras. Disponível em:

<http://www.lance.com.br/selecao-brasileira/copa-america-2019-sera-disputada-sete-cidades-brasileiras.html>

Acesso em: 01 maio 2017. Adaptado.


Sobre a situação apresentada na notícia acima, é possível afirmar corretamente:

Alternativas

ID
3801577
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A hierarquia urbana corresponde à ordem de organização entre os diferentes níveis de complexidade econômica das cidades. Tendo por base a hierarquia urbana brasileira, as cidades de Curitiba, Belém e Rio de Janeiro são classificadas, respectivamente, como

Alternativas

ID
3805927
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As cidades globais são lugares-chave para os serviços avançados e para as telecomunicações necessárias à implementação e ao gerenciamento das operações econômicas globais. Elas também tendem a concentrar as matrizes de empresas, sobretudo daquelas que operam em mais de um país. O crescimento do investimento e do comércio internacional e a necessidade de financiar e de prestar serviços a essas atividades impulsionaram o crescimento dessas funções nas grandes cidades.

Fonte: SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Studio Nobel, 1998. p. 35. 

Assinale a alternativa em que todas as cidades são consideradas globais, localizadas em países desenvolvidos.

Alternativas

ID
3807439
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Cidades como Deca, em Bangladesh; Lagos, na Nigéria; e Cairo, no Egito, as quais possuem mais de 10 milhões de habitantes e desempenham importante papel na hierarquia urbana de seus países, mas também apresentam uma concentração menor de recursos tecnológicos (indústrias, centros de pesquisa e informação, etc), são denominadas pela Organizações das Nações Unidas (ONU) como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    Megacidade: mais de 10 milhões de habitantes.

    -Processo tipicamente de urbanização periférica. 

    BIZU: megacidaDEmografia (DEMOGRAFIA é o estudo das dinâmicas das populações e o conceito de megacidade está ligado a isso)


ID
3809227
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São cidades que polarizam espaços que ultrapassam os limites nacionais, exercendo uma influência econômica, cultural ou política em partes do globo terrestre, ou, em alguns casos, até na sua totalidade. Caracterizam-se pelo poder de controle sobre o conhecimento tecnológico e científico, pela elevada qualificação e sofisticação dos serviços oferecidos e por exercerem um papel proeminente como centros de decisão na dinâmica da globalização econômica. (MÉDICI; ALMEIDA, 2001, p. 91).

A situação descrita no texto retrata

Alternativas

ID
3813766
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A maioria da população mundial vive nas cidades. Segundo dados e previsão da Divisão de População da ONU, no início do século XX, a população urbana era de 14%. Em 2010 era de 51,6% e chegará a 67% em 2050. Observe as alternativas abaixo, a respeito de rede e hierarquia urbanas, e assinale a que for CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Isso mesmo.


ID
3819595
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

''No que se refere à cidade, ela é analisada também em sua dimensão histórica, produto da divisão do trabalho. Isso significa que a cada momento a cidade vai assumir dimensões e conteúdos diferentes.''
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Repensando a Geografia Urbana: Uma nova perspectiva se abre. pp. 157-198. apud. Os Caminhos da Reflexão sobre a Cidade e o Urbano. Ana Fani Alessandri Carlos. (org.). São Paulo: EDUSP. 1994.

A análise do urbano no Brasil é desafiadora e envolve também a (re)organização espacial pelo capital na dimensão escalar do tempo. A partir do excerto anterior e considerando a questão urbana no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I - Há uma sutil relação entre o capital e o processo de urbanização de tal forma que a cidade pode ser entendida como um dos principais ambientes para a reprodução do capital.
II - A hierarquia urbana brasileira é comandada por 12 metrópoles que estabelecem redes urbanas e estas são diferentes no tamanho, na complexidade e na organização.
III - A morfologia do tecido urbano no Brasil não é homogênea, ao contrário, é desigual. Os impactos ambientais ao longo do tempo sobre as formas de uso e ocupação do solo, a violência e o trabalho, são alguns dos temas mais comuns à Cidade no Brasil.

É verdadeiro o que se afirma

Alternativas

ID
3824212
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Cidades de grande relevância para o sistema econômico globalizado, elas são centro irradiadores e receptores de pessoas, pesquisas científicas, estudantes, comunicações e de capital financeiro a nível mundial. Normalmente são também grandes centros culturais e turísticos e capitaneiam a inserção regional da economia-mundo. No Brasil, temos São Paulo como cidade de mais alto nível.


O texto refere-se ao conceito de

Alternativas

ID
3844378
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre as mais recentes características da vida urbana nas grandes cidades brasileiras contemporâneas.


( ) As grandes cidades brasileiras são pontos nodais centrais na rede urbana, articulando sistemas de cidades de diferentes portes, hierarquias e escalas em uma rede multiescalar que se torna cada vez mais fluida e dinâmica.

( ) As grandes cidades, por terem desenvolvido suficientes políticas urbanas, solucionaram os problemas socioespaciais e urbano ambientais a partir da melhor distribuição de recursos públicos e aplicação dos princípios da função social da cidade e da propriedade, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade.

( ) As grandes cidades comumente apresentam áreas urbanas densamente ocupadas e conurbadas, formando os chamados aglomerados urbanos, geralmente constituídos de espaços residenciais e/ou industriais periféricos, contíguos aos das cidades circunvizinhas.

( ) Os movimentos e os ativismos sociais urbanos têm como palco, principalmente, as grandes cidades, e suas pautas de reivindicação dizem respeito à moradia digna, à mobilidade urbana, educação, saúde etc.; em suma, aos meios de consumo coletivo e direitos sociais constitucionais.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas

ID
3853348
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tendo-se por base os conhecimentos sobre função urbana, hierarquia urbana e rede urbana, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3870421
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Alta Floresta - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Rede Urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos. Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas.

Sobre o trecho acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da banca : A) Está correto da primeira à última linha.

    l- "A Rede Urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos."

    Correto, rede urbana é definida pela conexão cidadade - cidade ou cidade - campo integradas por redes como a de comunicação e de transporte.

    ll- "Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas."

    Eu discordo, caso alguém possa explicar ficaria grato, grifei o que penso estar errado

  • Tararau , a segunda parte é o conceito de HIERAQUIA URBANA .

    HIERARQUIA URBANA > Subordinação entre as cidades. A grande cidade exerce uma alta influência econômica sobre as médias e pequenas . Determina a estrutura econômica, o que cria uma rede de ligações e influências entre os centros urbanos do mundo (pequenas, médias e grandes cidades).

  • Caros colegas, compreendi que a alternativa diz respeito ao sistema de redes urbanas, cidade-cidade ou cidade-campo, o que realmente existe, assim como uma hierarquia urbana como o camarada WARRIOR disse. No entanto, do meu ponto de vista o erro está na parte vemelha da alternativa, a qual alega que cidades de menor porte são também economicamente mais desenvolvidas. Agradeço a atenção e bons estudos .

    ll- "Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas."

    Questão com ambiguidade, deveria ser anulada

  • Está errado justamente a ultima parte em que diz que as cidades menores são economicamente mais desenvolvidas.

  • as cidades em volta estão sim interligadas com a cidade polo, porem dizer que são dependentes é errado

  • De fato, houve ambiguidade, mas a resposta é essa mesma.


ID
3900430
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo o IBGE, dentre os 5.564 municípios existentes no país, 4.625 não são considerados centros de gestão. Essas informações foram obtidas por meio de pesquisas realizadas pelo instituto que investigou as principais ligações de transporte em direção aos centros de gestão, bem como os principais destinos dos moradores até as metrópoles para obterem bens e serviços.

https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/regic.shtm?c=7. Acesso em 05.fev.2019.

Considerando-se a hierarquia urbana brasileira, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3902137
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rede urbana tradicional era constituída por relações hierárquicas de subordinação de uma pequena cidade em relação a uma imediatamente maior. Atualmente, é possível o habitante de uma vila se comunicar diretamente com uma metrópole nacional ou mundial sem a necessidade de obedecer a nenhuma hierarquia. A concretização dessa grande transformação depende:

Alternativas

ID
3904570
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rede urbana tradicional era constituída por relações hierárquicas de subordinação de uma pequena cidade em relação a uma imediatamente maior. Atualmente, é possível o habitante de uma vila se comunicar diretamente com uma metrópole nacional ou mundial sem a necessidade de obedecer a nenhuma hierarquia. A concretização dessa grande transformação depende:

Alternativas

ID
3907015
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rede urbana tradicional era constituída por relações hierárquicas de subordinação de uma pequena cidade em relação a uma imediatamente maior. Atualmente, é possível o habitante de uma vila se comunicar diretamente com uma metrópole nacional ou mundial sem a necessidade de obedecer a nenhuma hierarquia. A concretização dessa grande transformação depende:

Alternativas
Comentários
  • Letra B pra não erra a prova


ID
3908188
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente, no Brasil, as cidades, ao se distribuírem espacialmente, formam uma rede urbana ou um conjunto de centros que funcionam de forma articulada e, por isso, expressam a dimensão socioespacial da sociedade conforme uma hierarquia urbana. Segundo as Regiões de Influência das Cidades (REGIC) estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2007, cidades como Goiânia, Belém e Manaus são caracterizadas como

Alternativas
Comentários
  • Globais SP e Rj

    Nacionais Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).

    Regionais  Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM).


ID
3929380
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As últimas décadas são de transformações no modo de vida e na geração de riquezas das cidades do Nordeste do Brasil. No que concerne a esse conjunto de mudanças, assinale a afirmação verdadeira

Alternativas
Comentários
  • Salvador é uma metrópole nacional, não podemos compará-la com Feira de Santana -> Elimina A.

    Em um mundo capitalista é muito raro encontrar (na prática) "benefícios sociais", "Conservação de recursos naturais", "Redução das assimetrias socioespaciais" -> Elimina B e C.


ID
3948670
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Reparar que a grama do vizinho é mais verde nem sempre indica inveja. Para o sociólogo Kenneth Gould, pode ser um atestado de gentrificação. “A ironia é que a indústria ecológica cria espaços urbanos sustentáveis e é socialmente insustentável”, diz o diretor do programa de sustentabilidade urbana do Brooklyn College, da Universidade da Cidade de Nova York. Pense numa vizinhança deteriorada que ganha parque, ciclovia de “primeiro mundo” e comércio “natureba”. Quem não iria querer morar lá? O problema é que o mercado imobiliário provavelmente chegou à mesma conclusão que a maioria das pessoas. Com tanta procura, os preços disparam. Os incomodados (em geral, da classe C para baixo) que se mudem.

(Fonte: Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/06/1780795-industria-verde-expulsa-morador-mais-pobre-dizsociologo.shtml>. Acesso em: 20 ago. 2017.)

O processo de gentrificação relatado na reportagem é excludente. Assinale a alternativa que apresenta os excluídos desse processo.

Alternativas
Comentários
  • Gentrificação é um processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária, aumento do turismo e obras governamentais são responsáveis por esse fenômeno.


ID
3965503
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEBRAE - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No contexto da hierarquia urbana brasileira, Belo Horizonte e Salvador podem ser classificadas como:

Alternativas
Comentários
  • As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR). As metrópoles regionais restringem suas áreas de influência a um nível regional não necessariamente muito bem definido.

    As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.

    Em minha anotações, alguns sites e SEGUNDO IBGE. Ambas, BH e Salvador, são metrópoles nacionais.. Gabarito C.

  • Gabarito C.

    A banca se equivocou.

  • De acordo com o REGIC 2018, pelas metrópoles:

    Grande Metrópole Nacional: São Paulo

    Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília.

    Metrópole ou Metrópole Regional: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre

    Gabarito: Alternativa B

  •  Grande metrópole nacional – No Brasil, apenas um centro urbano figura nessa categoria: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro. Possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e é responsável, sozinho, por expressiva fatia do PIB do país.

    Metrópole nacional – Nessa classificação, estão Rio de Janeiro e Brasília, que, com São Paulo, estão no primeiro nível da organização territorial. Rio de Janeiro, com mais 11 milhões de habitantes, e Brasília, com mais de 3 milhões de habitantes, possuem áreas de influência que ultrapassam os limites de seu estado (Rio de Janeiro) e o Distrito Federal.

    Metrópole – No terceiro nível hierárquico, estão os centros urbanos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Todos esses centros urbanos possuem população acima de 1,5 milhão de habitantes. A mais populosa das metrópoles é Belo Horizonte.

    https://brasilescola.uol.com.br/brasil/metropoles-brasileiras.htm

  • CIDADE GLOBAL – Irradia cultura, extrapola seus territórios – Não é somente a cidade, o estado, o país e sim o mundo, o mundo sabe o que acontece nessa cidade, tem matriz de empresas, multinacionais, setores financeiros. Não só para o país, mas sim para o mundo. Ex: SP, Londres, NY, Tóquio

     

    METRÓPOLE NACIONAL – SP, RJ, Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).

     

    METRÓPOLE REGIONAL – Belém, Manaus, Goiânia, Campinas.

     

    CENTRO REGIONAL – Campo grande, Londrina, Aracaju, Ribeirão Preto;

     

    Pelo que eu entendi seria o correto gabarito C.

    Algum professor para explicar?

  • Questão elaborada por estágiario
  • Salomão, pelo seu comentário não é só a B . e sim B e C
  • São os 15 principais centros urbanos, dos quais todas as Cidades existentes no País recebem influência direta, seja de uma ou mais Metrópoles simultaneamente. A região de influência dessas centralidades é ampla e cobre toda a extensão territorial do País, com áreas de sobreposição em determinados contatos. As Metrópoles se subdividem em três níveis:

    Grande Metrópole Nacional: o Arranjo Populacional de São Paulo/SP ocupa, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do País, concentrando em seu Arranjo Populacional 21,5 milhões de habitantes em 2018 e 17,7% do Produto Interno Bruto - PIB nacional em 2016;

    Metrópole Nacional: os Arranjos Populacionais de Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ ocupam a segunda colocação hierárquica, também com forte presença nacional. O Arranjo Populacional de Brasília/DF contava, em 2018, com 3,9 milhões de habitantes, enquanto o do Rio de Janeiro/RJ somava 12,7 milhões na mesma data; e

    Metrópole: os Arranjos Populacionais de Belém/PA, Bee/MGlo Horizonte, Campinas/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/ CE, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA, Vitória/ ES e o Município de Manaus (AM) são as 12 Cidades identificadas como Metrópoles. São formadas por nove Capitais que receberam classificação 1 na centralidade de gestão do território mais Belém (PA), Campinas (SP) e Manaus (AM) que, embora estejam na classe 2, contam com contingente populacional relevante, superior a 2 milhões de habitantes. A média populacional das Metrópoles é de 3 milhões de habitantes, sendo, a mais populosa, Belo Horizonte (MG) com 5,2 milhões e, as menos populosas, Florianópolis (SC) e Vitória (ES), com respectivamente 1,0 milhão e 1,8 milhão de pessoas residentes em seus Arranjos Populacionais em 2018. Campinas (SP) é a única Cidade que não é Capital Estadual a ser classificada como Metrópole.


ID
4001602
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No decorrer da história, as cidades vêm desempenhando funções importantes no processo de ocupação do território. A caracterização da Rede Urbana do Brasil vem sendo realizada há vários anos e identifica diversas aglomerações no país, sendo algumas de caráter metropolitano, além daquelas que são centros regionais e centro sub-regionais. Essa classificação baseia-se em diversas características.

Assinale-as.


1) Diversificação de atividades industriais e de serviços.

2) Identidade de clima e de biodiversidade.

3) Aplicação rigorosa ou não dos princípios do Ecodesenvolvimento.

4) Centralidade.

5) Presença de centros de decisão econômica e financeira.

6) Intensidade da troca de informações entre os centros de decisão instalados na cidade e a rede urbana do país e do mundo.


Estão corretos:

Alternativas

ID
4008871
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Inauguração de Brasília Completa 50 anos
    A idéia da transferência da capital do país para a região central do Brasil é antiga. Desde a Inconfidência Mineira, esse sonho já era acalentado por seus participantes, porém, coube ao presidente Juscelino Kubitschek a iniciativa de mudá-la do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste brasileiro. Com projetos, urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960, data escolhida em homenagem a Tiradentes.

A respeito de Brasília, julgue os itens abaixo.

I. Uma das justificativas para a sua construção foi a de que a interiorização da capital traria desenvolvimento para áreas despovoadas e inexploradas do território brasileiro, além de ser menos vulnerável a ataques externos.
II. Após a sua construção, municípios periféricos (cidades satélites) foram criados pelo governo, visando atender às necessidades sóciourbanas da população trabalhadora que, via de regra, se empregava em Brasília.
III. A capital passou a ser polo de atração para migrantes. Atualmente, a região Centro-Oeste abriga mais de 13 milhões de habitantes.

Estão corretas

Alternativas

ID
4017628
Banca
VUNESP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 2000, vídeos produzidos por moradores de áreas periféricas da cidade de São Paulo chamaram a atenção de pesquisadores para uma nova expressão do videoativismo. Diferentemente dos chamados vídeos populares dos anos 1970 e 1980, que tinham um direcionamento político afinado com as lutas operárias e os movimentos contra a ditadura, o videoativismo do século XXI aborda reivindicações sociais, expressões culturais e demandas identitárias das populações da periferia.

                                              (http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

Na atual relação centro-periferia, o videoativismo é promotor

Alternativas
Comentários
  • Erro da B é que o videoativismo não promove as diferenças entre as classes sociais, ele aborda essas diferenças.


ID
4027492
Banca
UFPR
Órgão
CAMPO REAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Gentrificação. Vem de gentry, uma expressão inglesa que designa pessoas ricas, ligadas à nobreza. O termo surgiu nos anos 60 em Londres, quando vários gentriers migraram para um bairro que, até então, abrigava a classe trabalhadora. Esse movimento disparou o preço imobiliário do lugar, acabando por “expulsar” os antigos moradores para acomodar confortavelmente os novos donos do pedaço. O evento foi chamado de gentrification, que, numa tradução literal, poderia ser entendida como o processo de enobrecimento, aburguesamento ou elitização de uma área...
(FONTE: COSTA, Emmanuel.<http://jornalggn.com.br/noticia/o-que-e-gentrificacao-e-por-que-voce-deveria-se-preocupar-com-isso-por-emmanuel-costa>.)


A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4028350
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A hierarquia das cidades é alvo de inúmeros estudos no mundo, baseados no poder de atração de cada cidade, devido, principalmente, à oferta de serviços ofertados. A instituição britânica GaWC (Globalization and World Cities), criado no departamento de geografia da Universidade de Loughborough, elabora periodicamente, entre outros estudos, uma listagem com a hierarquia das principais cidades globais pelo mundo. A cidade brasileira que possui hierarquia mais elevada é São Paulo. Assinale a alternativa que indica a dupla de cidades que possuem o mesmo nível hierárquico que São Paulo, segundo o último ranking divulgado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C)

    Questão exige um nível de conhecimento superior, não é por nada que a prova é para professor de geografia.

    Fui na bota e achei esse site com a tabela e as cidades.

    link : mundoeducacao.uol.com.br/geografia/cidades-globais.htm

  • Colando do link que o colega passou

    Sao Paulo, Amsterda e Moscou são ALFA

    A seguir temos a lista de todas as cidades globais conforme a classificação acima apresentada:

    Alfa ++: Londres e Nova York;

    Alfa +: Hong Kong, Paris, Singapura, Xangai, Tóquio, Pequim, Sydney e Dubai;

    Alfa: Chicago, Mumbai, Milão, MoscouSão Paulo, Frankfurt, Toronto, Los Angeles, Madrid, Cidade do México, Amsterdã, Kuala Lumpur e Bruxelas;

    Alfa –: Seul, Joanesburgo, Buenos Aires, Viena, São Francisco, Istambul, Jacarta, Zurique, Varsóvia, Washington, Melbourne, Nova Déli, Miami, Barcelona, Bangkok, Boston, Dublin, Taipei, Munique, Estocolmo, Praga e Atlanta.

    Beta +: Índia, Lisboa, Copenhague, Santiago, Dallas, Filadélfia, Atenas, Berlim, Bogotá, Cairo, Düsseldorf, Hamburgo, Houston, Manila, Montreal, Roma, Tel Aviv e Vancouver.

    Beta: Auckland, Beirute, Bucareste, Budapeste, Cidade do Cabo, Caracas, Chennai, Cantão (China), Cidade de Ho Chi Minh, Carachi, Kiev, Lima, Luxemburgo, Manchester, Mineápolis, Montevidéu, Oslo, Riade e Seattle.

    Beta –: Abu Dhabi, Birmingham, Bratislava, Brisbane, Calcutá, Calgary, Casablanca, Cleveland, Colônia, Denver, Detroit, Genebra, Cidade da Guatemala, Helsinque, Lagos, Manama, Monterrey, Nicósia, Osaka, Cidade do Panamá, Perth, Port Louis, Rio de Janeiro, San Diego, San Juan (Porto Rico), Shenzhen, Sófia, St. Louis e Stuttgart.

    Gama +: Adelaide, Amã, Antuérpia, Baltimore, Belgrado, Bristol, Charlotte, Cincinnati, Doha, Edimburgo, Glasgow, Hanoi, Hyderabad, Jidá, Cidade do Kuwait, Lahore, Nairóbi, Portland, Riga, San José (Costa Rica), San Jose (EUA), Tunis e Zagreb.

    Gama: Almaty, Columbus, Edmonton, Guadalajara, Indianápolis, Kansas City, Leeds, Lyon, Phoenix, Pittsburgh, Quito, Roterdã, San Salvador, Santo Domingo e São Petersburgo.

    Gama –: Acra, Austin, Belfast, Colombo, Curitiba, Durban, George Town, Gotemburgo, Guayaquil, Islamabad, Ljubljana, Marselha, Milwaukee, Mascate, Nagoya, Orlando, Ottawa, Porto, Porto Alegre, Pune, Richmond, Southampton, Tallinn, Tegucigalpa, Turim e Wellington (Nova Zelândia).

  • Questão muito fácil! Só exige que saibamos as principais cidades. esqueça esse negócio de Alfa+, Alfa++, Alfa - ....

    Alfa: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.

    Beta: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

    Gama: Pequim, Boston, Washington, Munique, Rio de Janeiro, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.


ID
4064338
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No decorrer de um rápido processo de urbanização, o Brasil chegou aos dias de hoje contando com milhares de cidades, que são verdadeiros centros de organização e distribuição de populações, capitais, comunicação, mercadorias e informações. (SILVA FILHO et al, 2005, p. 334).


De acordo com a hierarquia urbana brasileira, estabelecida pelo IBGE, são consideradas unicamente metrópoles regionais

Alternativas

ID
4065934
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No estudo Regiões de influência das cidades – 2007, publicado pelo IBGE, afirma-se que a rede urbana brasileira é composta de 802 cidades que funcionam como centros de comando do território, classificadas, hierarquicamente, de acordo com a gestão pública e empresarial e a oferta de serviços especializados. Sobre a rede urbana brasileira, é correto afirmar que 

no nível mais baixo da hierarquia estão os centros urbanos produtores dos bens e serviços mais procurados pela população (alimentos, vestuário, centrais telefônicas e postos de saúde).

Alternativas

ID
4065940
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No estudo Regiões de influência das cidades – 2007, publicado pelo IBGE, afirma-se que a rede urbana brasileira é composta de 802 cidades que funcionam como centros de comando do território, classificadas, hierarquicamente, de acordo com a gestão pública e empresarial e a oferta de serviços especializados. Sobre a rede urbana brasileira, é correto afirmar que 

as redes urbanas complexas, existentes no Sudeste, caracterizam-se por fluxos intensos entre cidades situadas nos diferentes níveis de hierarquia, com destaque para as metrópoles e as cidades médias.

Alternativas

ID
4073017
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Algumas cidades nascidas e crescidas em função da força e da importância de suas feiras e de seu multivariado comércio têm adquirido uma admirável conjuntura urbana. Cidades como Campina Grande, Feira de Santana, Mossoró, Caruaru, Crato, Sobral,Garanhuns, entre outras, possuem uma expressão regional consolidada pelo número e pela qualificação de suas funções”.

AB’SÄBER, Aziz.Os domínios de natureza no Brasil : potencialidades paisagísticas. São Paulo : Ateliê Editorial, 2003. p.93


Pode-se afirmar que, das cidades citadas no texto:


I - Estão todas localizadas na zona do agreste e tiveram em suas feiras de gado e de cereais a base inicial da formação dos seus núcleos e de suas economias.

II - Todas ocupam na hierarquia urbana dos seus respectivos estados o papel de verdadeiras “capitais regionais”, pela oferta de bens e serviços que prestam às regiões por elas polarizadas.

III - Campina Grande, que teve na feira de cereais e de gado a base inicial de sua economia, transformou-se posteriormente em importante empório comercial, voltando-se hoje para a prestação de serviços médico-hospitalares e educacionais, além da produção tecnológica que a configura como “Oasis high tech” do Nordeste Brasileiro.

IV - Campina Grande, Caruaru e Feira de Santana guardam semelhanças de localização e de processo histórico de formação. Todas estrategicamente localizadas na “boca do sertão” dos seus respectivos estados, transformaram-se em caminhos obrigatórios e pouso de gado dos que se dirigiam para a Zona da Mata, mas também para tropeiros e mascates.


Estão corretas

Alternativas

ID
4073032
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva F ou V (Falso ou Verdadeiro) para as proposições que tratam de realidades concretas vivenciadas no espaço urbano brasileiro pela população de baixa renda.


( ) As favelas, que muitas vezes são vistas por milhares de brasileiros apenas como lugar da desordem social, agregam milhares de trabalhadores que disponibilizam sua força de trabalho a serviço do desenvolvimento econômico do país. Esses trabalhadores não tem acesso a outro lugar no solo urbano, nem condições de usufruir das benesses do mundo moderno.

( ) A segregação residencial é consequência de um espaço mercadoria, cujos valores de uso e troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade.

( ) O espaço urbano de uma grande cidade como São Paulo é hoje a soma de várias cidades que apresentam realidades diversas sem articulação entre si.

( ) A falta de empregos nas grandes cidades brasileiras inclui na paisagem mendigos que moram embaixo de viadutos (sem teto), pedem esmolas ao lado de crianças além de subempregados e crianças que disputam espaços nos semáforos para venderem bugigangas na busca da sobrevivência.

( ) A violência em toda sua dimensão não é problema apenas das grandes metrópoles; nas cidades de menor porte ela também se faz presente. Vem deixando sua marca registrada em muitas escolas brasileiras.


A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas

ID
4083871
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Algumas cidades nascidas e crescidas em função da força e da importância de suas feiras e de seu multivariado comércio têm adquirido uma admirável conjuntura urbana. Cidades como Campina Grande, Feira de Santana, Mossoró, Caruaru, Crato, Sobral,Garanhuns, entre outras, possuem uma expressão regional consolidada pelo número e pela qualificação de suas funções”.

AB’SÄBER, Aziz.Os domínios de natureza no Brasil : potencialidades paisagísticas. São Paulo : Ateliê Editorial, 2003. p.93



Pode-se afirmar que, das cidades citadas no texto:


I - Estão todas localizadas na zona do agreste e tiveram em suas feiras de gado e de cereais a base inicial da formação dos seus núcleos e de suas economias.

II - Todas ocupam na hierarquia urbana dos seus respectivos estados o papel de verdadeiras “capitais regionais”, pela oferta de bens e serviços que prestam às regiões por elas polarizadas.

III - Campina Grande, que teve na feira de cereais e de gado a base inicial de sua economia, transformou-se posteriormente em importante empório comercial, voltando-se hoje para a prestação de serviços médico-hospitalares e educacionais, além da produção tecnológica que a configura como “Oasis high tech” do Nordeste Brasileiro.

IV - Campina Grande, Caruaru e Feira de Santana guardam semelhanças de localização e de processo histórico de formação. Todas estrategicamente localizadas na “boca do sertão” dos seus respectivos estados, transformaram-se em caminhos obrigatórios e pouso de gado dos que se dirigiam para a Zona da Mata, mas também para tropeiros e mascates.


Estão corretas:

Alternativas

ID
4083892
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva F ou V (Falso ou Verdadeiro) para as proposições que tratam de realidades concretas vivenciadas no espaço urbano brasileiro pela população de baixa renda.


( ) As favelas, que muitas vezes são vistas por milhares de brasileiros apenas como lugar da desordem social, agregam milhares de trabalhadores que disponibilizam sua força de trabalho a serviço do desenvolvimento econômico do país. Esses trabalhadores não tem acesso a outro lugar no solo urbano, nem condições de usufruir das benesses do mundo moderno.

( ) A segregação residencial é consequência de um espaço mercadoria, cujos valores de uso e troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade.

( ) O espaço urbano de uma grande cidade como São Paulo é hoje a soma de várias cidades que apresentam realidades diversas sem articulação entre si.

( ) A falta de empregos nas grandes cidades brasileiras inclui na paisagem mendigos que moram embaixo de viadutos (sem teto), pedem esmolas ao lado de crianças além de subempregados e crianças que disputam espaços nos semáforos para venderem bugigangas na busca da sobrevivência.

( ) A violência em toda sua dimensão não é problema apenas das grandes metrópoles; nas cidades de menor porte ela também se faz presente. Vem deixando sua marca registrada em muitas escolas brasileiras.



A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B pra ninguém errar.

  • Dizer que os moradores das favelas não têm nenhuma condição para usufuir das benesses do mundo contemporâneo, ao meu ver, é algo extremo demais.


ID
4095577
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São cidades que polarizam espaços que ultrapassam os limites nacionais, exercendo uma influência econômica, cultural ou política em partes do globo terrestre, ou, em alguns casos, até na sua totalidade. Caracterizam-se pelo poder de controle sobre o conhecimento tecnológico e científico, pela elevada qualificação e sofisticação dos serviços oferecidos e por exercerem um papel proeminente como centros de decisão na dinâmica da globalização econômica. (MÉDICI; ALMEIDA, 2001, p. 91).

A situação descrita no texto retrata

Alternativas

ID
4105849
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As desigualdades sociais se materializam na paisagem urbana. Quanto maiores as disparidades entre os grupos e as classes sociais, maiores as desigualdades de moradia, de acesso aos serviços públicos e de qualidade de vida, e maior a segregação espacial.

(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de.Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 184)

Conforme o texto e os conhecimentos sobre urbanização, a afirmação correta é:

Alternativas

ID
4120663
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No decorrer de um rápido processo de urbanização, o Brasil chegou aos dias de hoje contando com milhares de cidades, que são verdadeiros centros de organização e distribuição de populações, capitais, comunicação, mercadorias e informações. (SILVA FILHO et al, 2005, p. 334).


De acordo com a hierarquia urbana brasileira, estabelecida pelo IBGE, são consideradas unicamente metrópoles regionais

Alternativas

ID
4125076
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São cidades que polarizam espaços que ultrapassam os limites nacionais, exercendo uma influência econômica, cultural ou política em partes do globo terrestre, ou, em alguns casos, até na sua totalidade. Caracterizam-se pelo poder de controle sobre o conhecimento tecnológico e científico, pela elevada qualificação e sofisticação dos serviços oferecidos e por exercerem um papel proeminente como centros de decisão na dinâmica da globalização econômica. (MÉDICI; ALMEIDA, 2001, p. 91).


A situação descrita no texto retrata

Alternativas
Comentários
  • Metrópole Global = SP, Muitas transnacionais, Bolsa de valores, ETC, Instituições financeiras de grande porte. = leva em conta a sua influência no território nacional e internacional. Adotado para indicar as regiões metropolitanas que representam pontos nodais da economia mundial, ao funcionarem como laboratórios de inovação tecnológica e sediarem os principais mercados de capitais.


ID
4200919
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região metropolitana de São Paulo reúne 39 municípios, totalizando cerca de 21 milhões de habitantes. O processo de ampliação dessa gigantesca aglomeração urbana desencadeou profundas transformações nas paisagens locais da região. Com relação à expansão das áreas metropolitanas da região sudeste é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4210711
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando-se que a cidade de São Paulo é marcada pela mistura de diferentes povos, que somaram suas heranças para hoje formar uma só identidade e com base em seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar sobre essa metrópole:

Alternativas

ID
4211191
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se afirma a seguir sobre as redes urbanas e o sistema de cidades.


( ) A rede urbana é formada pelo conjunto de cidades que se interligam umas às outras por meio de sistemas de transporte e de telecomunicações, através dos quais se dão os fluxos de pessoas, mercadorias e informações.

( ) quanto mais complexa a economia de um país ou região, menores são a urbanização e a quantidade de cidades que articulam sua rede urbana.

( ) com as novas acelerações da globalização e o consequente aumento dos fluxos informacionais, materializa-se um sistema de cidades no mundo, cujos pontos de interconexão são as chamadas cidades globais.

( ) a partir da noção de hierarquia urbana no sistema de cidades contemporâneo, o que define a integração entre as pessoas é a distância que separa os lugares dos núcleos mais urbanizados.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • (V) A rede urbana é formada pelo conjunto de cidades que se interligam umas às outras por meio de sistemas de transporte e de telecomunicações, através dos quais se dão os fluxos de pessoas, mercadorias e informações.

    (F) quanto mais complexa a economia de um país ou região, menores são a urbanização e a quantidade de cidades que articulam sua rede urbana.

    porque quanto mais complexa a economia de um país mais cidades que se articulam a essa rede urbana aumentando o processo de urbanização

    (V) com as novas acelerações da globalização e o consequente aumento dos fluxos informacionais, materializa-se um sistema de cidades no mundo, cujos pontos de interconexão são as chamadas cidades globais.

    (F) a partir da noção de hierarquia urbana no sistema de cidades contemporâneo, o que define a integração entre as pessoas é a distância que separa os lugares dos núcleos mais urbanizados.

    na verdade o que define a interligação entre as pessoas é a aproximidade dos nucleos mais urbanizados.


ID
4890016
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de São Pedro - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere o texto.

"Esses lugares têm como objetivo facilitar a criação e o melhoramento de produtos. São absorvidos pela indústria de alta tecnologia que se instalam nos mesmos lugares ou cidades. O Vale do Silício, na Califórnia, é uma região que está situada um conjunto de empresas implantadas com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas."

Assinale a alternativa que corresponde ao que foi descrito no texto acima.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    Tecnopolo é um centro tecnológico que reúne, num mesmo lugar, diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), em áreas de alta tecnologia, como institutos e centros de pesquisa, empresas e universidades, que facilitam os contatos pessoais e institucionais entre esses meios, produzindo uma economia de aglomeração ou de concentração espacial do desenvolvimento tecnológico.

    ➡ facilita o desenvolvimento de inovações técnicas, novos processos e novas idéias.

    ➡concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada

    ➡ criação e melhoramento de produtos e técnicas. Estes produtos e técnicas serão, por sua vez, absorvidos pela indústria de alta tecnologia que se instala nos mesmos lugares ou cidades.

    A) Região Geoeconômica. ➡ A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

    B) Entorno Industrial. ➡ não achei nada relevante. acredito que seja o entorno da localidade de onde a indústria se situa.

    C) Cidades satélites. ➡ Originalmente, foram planejadas para serem núcleos urbanos e para funcionar como cidade-dormitório. Sendo assim, as cidades-satélites geralmente não têm indústrias e contam somente com serviços básicos de Educação, saúde, comércio e lazer.

    bons estudos

  •  Regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. 


ID
4932487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As relações que as cidades estabelecem entre si geram uma divisão territorial de funções articuladas que constitui uma rede urbana. A localização e a especialização funcional estabelecem uma hierarquia entre cidades grandes, médias e pequenas. No Brasil, em 2008, o IBGE definiu uma hierarquia urbana segundo a qual as capitais regionais são

Alternativas
Comentários
  • Questão meio que autoexplicativa, basta interpretá-la..

    "o IBGE definiu uma hierarquia urbana segundo a qual as capitais regionais são" R: cidades com capacidade de gestão no nível imediatamente inferior ao das metrópoles que têm área de influência de âmbito regional.

     Capitais Regionais: São centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com nível inferior às Metrópoles e tendência de alcance menor em termos de região de influência e atratividade para comércio de bens e serviços em comparação com as Metrópoles. >> FONTE IBGE.

  • São centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com nível inferior às Metrópoles e tendência de alcance menor em termos de região de influência e atratividade para comércio de bens e serviços em comparação com as Metrópoles.

    Tratam-se de Cidades que geralmente são muito conhecidas nos Estados e regionalmente.

    São mais numerosas que as Metrópoles, mas ainda são muito poucas proporcionalmente ao número de Cidades do País.

    Resposta: D

  • São centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com nível inferior às Metrópoles e tendência de alcance menor em termos de região de influência e atratividade para comércio de bens e serviços em comparação com as Metrópoles.

    Tratam-se de Cidades que geralmente são muito conhecidas nos Estados e regionalmente.

    São mais numerosas que as Metrópoles, mas ainda são muito poucas proporcionalmente ao número de Cidades do País.

    Resposta: D

  • REGIÕES DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES (REGIC).

    Trata-se de um estudo feito pelo IBGE em 2017, por meio do qual as cidades foram classificadas em 5 grandes níveis:

    Metrópoles:

    • São os 12 principais centros urbanos do país.
    • Caracterizam-se pelo seu grande porte, pelo forte relacionamento entre si e pela extensa área de influência direta.
    • Exemplos: São Paulo (grande metrópole nacional); Rio de Janeiro e Brasília (metrópoles nacionais); Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre (metrópoles - não polarizam todo o território nacional).

    Capitais regionais:

    • 70 cidades com capacidade de gestão no nível imediatamente inferior ao das metrópoles.
    • Área de influência regional.
    • São referidas como destino de um conjunto de atividades.

    Centros sub-regionais:

    • 169 cidades com atividades de gestão menos complexas.
    • Área de atuação reduzida.
    • O relacionamento com centros externos à sua própria rede ocorre com apenas 3 metrópoles nacionais.

    Centros de zona:

    • 556 cidades de menor porte.
    • Atuação restrita às respectivas áreas imediatas.
    • Exercem funções elementares de gestão.

    Centros locais:

    • Demais cidades com centralidade e atuação que não extrapolam os limites dos respectivos Municípios.
    • Servem apenas aos seus habitantes.

    Fonte: meus resumos.

  • Grandes Regiões Distribuição regional dos cinco níveis de hierarquia urbana:

    1. Metrópole (15) - São os 15 principais centros urbanos, dos quais todas as Cidades existentes no País recebem influência direta, seja de uma ou mais Metrópoles simultaneamente.
    2. Capital Regional (97) - São os centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com alcance menor em termos de região de influência em comparação com as Metrópoles
    3. Centro Sub-Regional (352) - Neste terceiro nível hierárquico, as 352 Cidades possuem atividades de gestão menos complexas (todas são nível 3 na classificação de gestão do território), com áreas de influência de menor extensão que as das Capitais Regionais.
    4. Centro de Zona (398) - As Cidades classificadas no quarto nível da hierarquia urbana caracterizam-se por menores níveis de atividades de gestão, polarizando um número inferior de Cidades vizinhas em virtude da atração direta da população por comércio e serviços baseada nas relações de proximidade.
    5. Centro Local (4037) - O último nível hierárquico define-se pelas Cidades que exercem influência restrita aos seus próprios limites territoriais, podendo atrair alguma população moradora de outras Cidades para temas específicos, mas não sendo destino principal de nenhuma outra Cidade. 

    FONTE IBGE: 2018

  • Acrescentando: promoção é forma de provimento e de vacância ao mesmo tempo.


ID
5039836
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.

(LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)


Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • megalópe- rio sao paulo

  • O termo megalópole costuma ser confundido com o conceito de megacidade. No entanto, essas expressões designam questões totalmente distintas, haja vista que a segunda faz referência a uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes.

    No Brasil, existe uma megalópole envolvendo uma grande área que vai da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, perpassando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Trata-se de uma área densamente urbanizada e industrializada que, apesar de envolver apenas 0,5% do território nacional, concentra 23% da população e boa parte das riquezas produzidas pelo país.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-megalopole.htm

  • O gabarito B pode conter um engano, pois afirma que megalópole é onde " se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais". Mas não necessariamente, visto que o conceito de megalópole é a conurbação de duas metrópoles. Já a letra C não apresenta nenhum erro, pois cidades globais não têm nada a ver com demografia, mas sim com quesito de poder e influência global, como descrito na alternativa. Letra C correta

  • A Geografia urbana deve ser estudada com bastante atenção tanto no que se refere aos seus processos específicos como ao que se refere a sua relação com outras áreas como a Geografia econômica, da população, e a geopolítica entre as mais comuns. Sobre a Geografia Urbana buscamos a alternativa correta.

    A) A megalópole BosWash foi identificada na década de 60 do século XX. 

    B) O meio técnico-científico-informacional permite o transporte e as comunicações em alta eficiência o que permite o crescimento das metrópoles que passam a projetar sua capacidade de influência por todo o globo. A concentração de espaços de decisão e influência como sedes de organizações estatais e privadas, centros de pesquisa e educação tornam estas megalópoles cada vez mais importantes que outros espaços acentuando a tendência ao crescimento urbano de áreas combinadas que formam grandes extensões urbanas que superam os limites das cidades iniciais. 

    C) Não há como cidades globais serem espaços de baixa densidade populacional e todas as cidades citadas são megacidades e possuem grande densidade ou concentração populacional.

    D) O critério de influências econômicas restritas ao país de origem relaciona-se a hierarquia urbana global que caracteriza as cidades como metrópoles globais a partir de sua área de influência. Para ser considerada como megacidade basta ter concentração populacional superior a 10 milhões de habitantes. 
    E) O grande crescimento de megalópoles na China leva a redução da velocidade de concentração populacional na capital Pequim o que impede a projeção de crescimento para a maior do mundo. 
    GABARITO DO PROFESSOR: B





  • A CORRETA EH a BBBBBBB.


ID
5047738
Banca
AV MOREIRA
Órgão
Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As Nações Unidas calculam que 68% da população mundial será urbana e irá concentrar-se majoritariamente na Índia, China e Nigéria. Até 2050, dois terços da população mundial viverão nas cidades. Algumas cidades, a exemplo de Tóquio, Mumbai e São Paulo, possuem mais de 10 milhões de habitantes, por isso são consideradas:

Alternativas
Comentários
  • Exato.. como não mencionou a ordem das colunas que começam com A, então deve fazer C4,2 =6

    Então, deve multiplicar 6x144 = 864

  • Avante PMPR!

  • O conceito de megacidade foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes

    As cidades globais, conhecidas também como metrópoles mundiais, são centros de influência internacional. As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana.

  • gabarito letra B

    A) Cidades Globais ➡  conhecidas também como metrópoles mundiais, são centros de influência internacional. As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana

    B) Megacidades.➡ toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta.

    ➡A maior megacidade brasileira é a cidade de São Paulo, que reúne em sua região metropolitana uma população superior aos 20 milhões de habitantes, o que a torna a maior do país. 

    ➡No mundo, a maior megacidade é Tóquio, que também é considerada como metacidade, pois possui uma população superior a 30 milhões de habitantes.

    ➡ NY: megacidade estadunidense 

    C) Megalópoles. ➡ - Representa a conurbação de metrópoles gerando uma imensa aglomeração urbana. 

    D) Metrópoles Globais ➡ mesmo que cidade global

    E) Tecnopolos. ➡ o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa

    bons estudos

  • Resumidamente:

    Megacidades: leva em conta a população, se tiver mais de 10mi de habitantes é megacidade. Ex: SP

    Cidade global: leva em conta a sua influência no território nacional e internacional. Ex: SP e RJ

  • BIZU: megacidaDEmografia

    • Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana, ou seja, + 10milhões
  • Ratinho falou que não vai sair concurso

  • Mas quando a questão diz "em que as primeiras pedras de 2 filas sejam amarelas", isso não impediria o número 3 nas outras duas filas?

    Usando "A A 3 3" você aceita também as hipóteses AAAA, AAAX e AAXA, o que não estaria de acordo com o comando da questão de ter DUAS filas iniciando em amarelo

  • Mas quando a questão diz "em que as primeiras pedras de 2 filas sejam amarelas", isso não impediria o número 3 nas outras duas filas?

    Usando "A A 3 3" você aceita também as hipóteses AAAA, AAAX e AAXA, o que não estaria de acordo com o comando da questão de ter DUAS filas iniciando em amarelo

  • Mas quando a questão diz "em que as primeiras pedras de 2 filas sejam amarelas", isso não impediria o número 3 nas outras duas filas?

    Usando "A A 3 3" você aceita também as hipóteses AAAA, AAAX e AAXA, o que não estaria de acordo com o comando da questão de ter DUAS filas iniciando em amarelo

  • Mas quando a questão diz "em que as primeiras pedras de 2 filas sejam amarelas", isso não impediria o número 3 nas outras duas filas?

    Usando "A A 3 3" você aceita também as hipóteses AAAA, AAAX e AAXA, o que não estaria de acordo com o comando da questão de ter DUAS filas iniciando em amarelo

  • Vc tá certo Guilherme, essa questão está errada(banca errou o gabarito e não houve recurso p/ anular ou trocar o gabarito)

  • Alternativa B


ID
5067337
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tal fenômeno não pode ser reduzido a alguns núcleos urbanos no topo da hierarquia. É um processo que conecta serviços avançados, centros produtores e mercados em rede com intensidade diferente e em diferente escala, dependendo da relativa importância das atividades localizadas em cada área face à rede mundial.


CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado).


A estrutura descrita depende da ocorrência da seguinte característica espacial:

Alternativas
Comentários
  • E) Qualidade do sistema de telecomunicações.

    "dependendo da relativa importância das atividades localizadas em cada área face à rede mundial."

    "A sociedade em rede."

  • O texto associado aborda o processo de interconexão em rede do espaço geográfico e o enunciado questiona qual característica explica corretamente o que foi descrito.

    A) Esta conecta fisicamente os pontos e está sujeita as dificuldades do terreno ao contrário das estruturas descritas no texto que são capazes de produzir uma conexão em escala global.

    B) São importantes na produção de novas tecnologias mas sozinhos não são capazes de conectar diferentes áreas do globo como demonstrado no texto.

    C) São importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir a dependência das economias dos combustíveis fósseis, mas não produzem espaço geográfico conectado.

    D) Aumenta a produtividade e o desemprego estrutural e não possui relação direta com a produção de espaços interconectados em escala global.

    E) As comunicações contemporâneas são as estruturas responsáveis pela interconexão em rede de espaços por todo o planeta, produzindo uma circulação na forma de dados eletrônicos capaz de transformar as relações econômicas e sociais em escala global. Alternativa correta. 





    Gabarito do professor: E.
  • E) " Qualidade do sistema de telecomunicações."

    " A SOCIEDADE EM REDE"

    msm vc não dominando o conteúdo , dá pra resolver essa questão com as informações contidas no texto de apoio.

  • O texto associado aborda o processo de interconexão em rede do espaço geográfico e o enunciado questiona qual característica explica corretamente o que foi descrito.

    A) Esta conecta fisicamente os pontos e está sujeita as dificuldades do terreno ao contrário das estruturas descritas no texto que são capazes de produzir uma conexão em escala global.

    B) São importantes na produção de novas tecnologias mas sozinhos não são capazes de conectar diferentes áreas do globo como demonstrado no texto.

    C) São importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir a dependência das economias dos combustíveis fósseis, mas não produzem espaço geográfico conectado.

    D) Aumenta a produtividade e o desemprego estrutural e não possui relação direta com a produção de espaços interconectados em escala global.

    E) As comunicações contemporâneas são as estruturas responsáveis pela interconexão em rede de espaços por todo o planeta, produzindo uma circulação na forma de dados eletrônicos capaz de transformar as relações econômicas e sociais em escala global. Alternativa correta. 

    Gabarito do professor: E.

  • "CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado)."

  • Resposta: Letra E, pois a questão fala sobre a globalização.

  •  um processo que conecta serviços avançados, centros produtores e mercados em rede com intensidade diferente e em diferente escala, dependendo da relativa importância das atividades localizadas em cada área face à rede mundial.

    Percebe-se pelo Próprio Texto.

    gab: Qualidade do sistema de telecomunicações.

  • fiquei entre A e E

  • Alane assim como você também fiquei em duvida entre A e E, porém depois notei que o texto se refere a algo que está em escala mundial e não apenas local, por isso a TELECOMUNICAÇÃO é mais adequada que malha ferroviária que é algo mais local.

    Outra dica para resolver a questão rapidamente era salientar na própria fonte "A sociedade em rede." que já denotava uma ideia da universalidade e da telecomunicação, pois sabemos que o que unir a sociedade em uma rede são os telefones/internet...

    GAB:E

    Qualidade do sistema de telecomunicações.

  • e manuel castells aborda mt a tematica das novas tecnolog ent so podia ser e nem notei isso vlw ai

  • Tal fenômeno não pode ser reduzido a alguns núcleos urbanos no topo da hierarquia. É um processo que conecta serviços avançados, centros produtores e mercados em rede com intensidade diferente e em diferente escala, dependendo da relativa importância das atividades localizadas em cada área face à rede mundial.

    CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado)

    O ENEM é uma prova de leitura e atenção. Os grifos deixam mais claro a intenção do examinador. A explicação do texto se dá no fato de que é na cidade, em algumas cidades globais isto é, onde ocorrem as inovações e os comandos financeiros que movem o capitalismo do século XXI. Cidades como Nova York, EUA e Xangai, China. É um trecho adaptado de um livro que aponta as teorias da Geografia Crítica.

    Resposta E.

  • Só marquei A porque achei que "Característica espacial" excluía a E, sempre erro nessas coisinhas, como eu odeio minha leitura

  • meu deus eu sempre marco A nessa questão, e ainda marco com toda confiança do mundo.


ID
5077756
Banca
Alternative Concursos
Órgão
Prefeitura de Esperança do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em escala local ou regional, a área polarizada por uma cidade é sua área de influência, que pode ser maior ou menor conforme seu poder de atração. De modo geral, uma cidade exerce influência sobre outras cidades menores e suas áreas rurais. Em 2007, o IBGE (O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu uma nova dinâmica da rede urbana brasileira. Nela, quantas grandes redes que abrangem municípios de estados diferentes são encontradas:

Alternativas
Comentários
  • "Existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados."

    https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/13558-asi-ibge-mostra-a-nova-dinamica-da-rede-urbana-brasileira

  • Os 12 principais centros urbanos do País, com grande porte, fortes relacionamentos entre si e, em geral, extensa área de influência direta. Têm três subníveis:

    a. Grande metrópole nacional – São Paulo, o maior conjunto urbano do País, com 19,5 milhões de habitantes, em 2007, e no primeiro nível da gestão territorial;

    b. Metrópole nacional – Rio de Janeiro e Brasília, com população de 11,8 milhões e 3,2 milhões em 2007, respectivamente, também estão no primeiro nível da gestão territorial. Juntamente com São Paulo, constituem foco para centros localizados em todo o País;

    c. Metrópole – Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre, com população variando de 1,6 (Manaus) a 5,1 milhões (Belo Horizonte), constituem o segundo nível da gestão territorial.

    Obs: Note-se que Manaus e Goiânia, embora estejam no terceiro nível da gestão territorial, têm porte e projeção nacional que lhes garantem a inclusão neste conjunto.

  • Questão sobre dados REGIC 2007, já desatualizados. Acredito ser mais importante saber que agora são 15

  • A hierarquia urbana pode ser identificada tanto em território nacional quanto em escala global onde cidades de maior influência são capazes de centralizar e definir processos que ocorrem em outras áreas. Este tema deve ser estudado com atenção em Geografia Urbana e complementado com conhecimentos do noticiário local e global.  Sobre as redes que abrangem diferentes municípios buscamos a alternativa correta. 


    A) Este é o número correto.  Segundo o IBGE "Existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados. A rede centralizada por São Paulo, por exemplo, também abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira". 

    B) Este valor aproximou-se do correto mas não leva em consideração as mais recente modificações na hierarquia urbana brasileira.

    C) Este valor não condiz com a realidade do crescimento das metrópoles brasileiras dos últimos anos.

    D) O valor correto é mais elevado o que reflete o crescimento das cidades médias no Brasil nas últimas décadas.

    E) Este valor é muito abaixo da realidade e não condiz com a atual rede urbana brasileira.


    GABARITO DO PROFESSOR: A

ID
5149219
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Por meio dela pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta. A hierarquia urbana é composta por estruturas categorizadas na seguinte classificação:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Metrópole: cidade de maior porte que se caracteriza pelo poder de atração e influência que exerce sobre um expressivo número de cidades do seu entorno. É o centro mais importante da rede urbana, por isso, seu nível de influência pode ser classificado como regional ou nacional:

    • Metrópole nacional: Grande centro urbano, com variedade de serviços e influência sobre os centros regionais, capitais regionais e as metrópoles regionais.
    • Metrópole regional: Cidade que exerce grande influência em seu próprio estado. Apresenta mais de um milhão de habitantes e grande concentração de pessoas.
    • Centros regionais: São cidades médias que exercem influência em âmbito regional. Podem ser ou não uma capital de estado. Normalmente são referência no desenvolvimento da produção de bens e serviços para as cidades de seu entorno e também estabelecem vínculo mais próximo com as metrópoles nacionais;
    • Cidade local: cidade de pequeno porte em que sua população, muitas vezes, recorre aos centros urbanos maiores para ter acesso a bens ou serviços que não são ali oferecidos;
    • Vila: pequeno aglomerado urbano que não foi alcançou a condição de cidade. A grande maioria dos bens e serviços não é oferecida. Necessita recorrer frequentemente a centros urbanos maiores para ter suas necessidades atendidas.

    FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-hierarquia-urbana

  • A hierarquia urbana é composta por estruturas categorizadas na seguinte classificação:

    Metrópole: cidade de maior porte que se caracteriza pelo poder de atração e influência que exerce sobre um expressivo número de cidades do seu entorno. É o centro mais importante da rede urbana, por isso, seu nível de influência pode ser classificado como regional ou nacional:

    Metrópole nacional: Grande centro urbano, com variedade de serviços e influência sobre os centros regionais, capitais regionais e as metrópoles regionais.

    Metrópole regional: Cidade que exerce grande influência em seu próprio estado. Apresenta mais de um milhão de habitantes e grande concentração de pessoas.

    Centros regionais: São cidades médias que exercem influência em âmbito regional. Podem ser ou não uma capital de estado. Normalmente são referência no desenvolvimento da produção de bens e serviços para as cidades de seu entorno e também estabelecem vínculo mais próximo com as metrópoles nacionais;

    Cidade local: cidade de pequeno porte em que sua população, muitas vezes, recorre aos centros urbanos maiores para ter acesso a bens ou serviços que não são ali oferecidos;

    Vila: pequeno aglomerado urbano que não foi alcançou a condição de cidade. A grande maioria dos bens e serviços não é oferecida. Necessita recorrer frequentemente a centros urbanos maiores para ter suas necessidades atendidas.


ID
5174041
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Atlas Geográfico Escolar do IBGE apresenta, além de mapas do país e do mundo, ilustrações animadas sobre temas relacionados à Geografia e à Cartografia. Com isso, o mesmo classifica as cidades em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais. As cidades de São Paulo e Recife são classificadas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Metrópoles Globais: representam as cidades com maior grau de complexidade socioeconômica e geográfica do país, pois abrigam sedes dos principais polos do sistema financeiro, como bancos, bolsas de valores, multinacionais e outros. Nesse sentido, suas respectivas redes de transporte e comunicação, bem como a sua integração territorial, possuem um nível de alcance que, muitas vezes, extrapola as fronteiras nacionais.

    Ex: Rio de Janeiro e São Paulo

    Metrópoles Nacionais: alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.

    Ex: Recife (PE), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).


ID
5183842
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trata-se de uma rede mundial de 20 a 25 metrópoles, de Bombaim a Sidney, de Toronto a São Paulo, de Tóquio a Londres, passando por New York, Paris ou Frankfurt.
Sassen (2000).

Sobre o conceito de cidade-global, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todas as bancas colocam isso : ao funcionarem como laboratórios de inovação tecnológica e sediarem os principais mercados de capitais

    Palavra-chave: inovação tecnológica

    PMSP

  • Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

    As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.

    Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.

    Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

    Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.

  • A hierarquização é gerada pela dependência em geral econômica de uma cidade/região para a outra, o que define se uma cidade é uma cidade global, metrópole nacional, metrópole regional, cidade média etc. 

    LETRA A

  • Metrópole: cidade que polariza (atrai), cidade-mãe que fica no topo da hierarquia. Há transporte, serviços, infraestrutura e capital.   

    • Metrópole global/Cidade global: influência mundial, principalmente econômica. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico. 

  • NÃO DESISTA!

    AVANTE PMPR.

  • Tópicos da cidade-global:

    Metrópoles com influência internacional.

    Estão no topo da hierarquia urbana.

    Funcionam como um laboratório de inovação tecnológico.

    Sediam os principais mercados de capitais.

  • Tópicos da cidade-global:

    Metrópoles com influência internacional.

    Estão no topo da hierarquia urbana.

    Funcionam como um laboratório de inovação tecnológico.

    Sediam os principais mercados de capitais.

  • A hierarquia urbana pode ser identificada tanto em território nacional quanto em escala global onde cidades de maior influência são capazes de centralizar e definir processos que ocorrem em outras áreas. Este tema deve ser estudado com atenção em Geografia Urbana e complementado com conhecimentos do noticiário local e global. Sobre as cidades-globais buscamos a alternativa correta.

    A) A posição de uma cidade na hierarquia global se deve a sua capacidade de concentrar poder econômico, tecnológico e decisório ou todos os critérios juntos como no caso das cidades citadas no texto que são capazes de projetar sua influência em escala global. 
    B) Atividades secundárias não posicionam cidades no topo da hierarquia urbana global.

    C) Mesmo possuindo atividades complementares as cidades globais ainda se posicionam de maneira hierárquica umas em relação as outras no competitivo mercado global. 
    D) O IDH não significa necessariamente posição de cidade global, apesar de seu índice elevado ser muito bem vindo na análise das cidades, porém cidades pequenas e médias podem apresentar bons indicadores de qualidade de vida e nem por isso concentrar o poder e serviços necessários para se posicionar como global. 
    E) Esta prerrogativa de regular fluxos internacionais de capitais cabe a nações soberanas e não a cidades. 
    GABARITO DO PROFESSOR: A






  • Cidades Globais

    Características:

    1. Reconhecimento de Nível mundial
    2. Tecnologia de ponta
    3. Movimentação Financeira

    Exemplos:

    1. Londres
    2. Nova Iorque
    3. Paris
    4. Tóquio
    5. Los Angeles

    Etc.


ID
5193376
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os primeiros estudos sobre a temática das redes urbanas foram realizados por Richard Cantillon na analisa da organização espacial da sociedade. Na perspectiva, Cantillon apontava que toda organização social se encontrava subordinada á terra, resultando daí uma hierarquia social, em função da posse de terra ou não, em maior ou menor escala. Sobre o tema redes urbanas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão acima demanda ao candidato conhecimentos sobre Geografia Urbana, além da contribuição que Richard Cantillon trouxe para os estudos dessa área da ciência geográfica.
    Embora tenha tido muito destaque em estudos relacionados à Geografia Urbana, Cantillon não era geógrafo. Richard era um exímio economista e foi considerado por muitos "o pai da economia moderna".
    Na Geografia, Cantillon fez um estudo aprofundado sobre a influência de um espaço urbano na economia de uma determinada localidade. Para o estudioso, a economia depende da sua relação com as distâncias e áreas de uma determinada localidade levando em conta que o mercado ou comércio podem ser afetados pelos custos de transporte e limitações geográficas de um lugar.
    Pautada nessa análise, é que o economista aponta que há uma hierarquia quanto à rede urbana. Essa hierarquia, segundo o autor, se expressa a partir das condições que a terra oferece para o desenvolvimento da economia, ou seja, se há potencialidade econômica em um território ou em uma cidade, maior será o seu grau de influência em um aglomerado de espaços urbanos.
    A partir das explicações realizadas, vamos então julgar as alternativas:

    Letra A - Correta, pois Cantillon em seus estudos aponta que a posição de uma cidade dentro de uma hierarquia urbana depende das condições espaciais que seu espaço possui para a reprodução do capital. Com esse destaque, a cidade pode atrair investimentos, empreendimentos e estar vinculado à muitas atividades econômicas, o que favorece a circulação da moeda e ao desenvolvimento econômico. Desse modo, o destaque que a cidade tem pode atrair trabalhadores, infraestruturas, investimentos relacionadas à área de transportes e comunicação, além de ganhar destaque em decisões políticas tomadas à âmbito nacional. Um exemplo disso é a cidade de São Paulo, que possui uma condição espacial bastante favorável para a circulação do capital e que se destaca na hierarquia urbana, influenciando não só as cidades de seu entorno, como também as cidades de todo o país.
    Letra B - Incorreta, pois a afirmação possui duas informações equivocadas. Primeiro que a rede dendrítica é um conceito que caracteriza uma cidade que possui destaque em relação à hierarquia urbana e impõe uma dependência para as suas cidades vizinhas, ou seja, é um termo que tem origem urbana e não rural, conforme expõe a alternativa. A outra informação incorreta é que a Hinterlândia - termo utilizado para designar áreas mais afastadas, periféricas e menos dotadas de infraestruturas - é o ponto final e não o ponto de partida de uma hierarquia. Ou seja, o lugar é considerado uma Hinterlândia a partir das condições econômicas e espaciais que a maior cidade impõe em sua hierarquia urbana.
    Letra C - Incorreta, pois os estudos das redes que consideravam as condições de produção, circulação e consumo no espaço e tempo, ocorreu em uma geografia pós-moderna, com a consolidação da chamada Geografia Crítica, surgida em meados da década de 1970. A afirmação é equivocada, pois na Geografia Moderna, a análise de redes se limitava mais a estudos descritivos do espaço, não considerando a complexidade econômica que ocorria ali.
    Letra D - Incorreta, pois a Letra B e Letra C tem afirmações erradas. 
    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5219551
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Lavrinhas - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
A ____________ é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc.
______________ é a cidade de maior porte que se caracteriza pelo poder de atração e influência que exerce sobre um expressivo número de cidades do seu entorno.
______________ são cidades médias que exercem influência em âmbito regional.
Normalmente são referência no desenvolvimento da produção de bens e serviços para as cidades de seu entorno.

Alternativas
Comentários
  • Utilizando regras de concordância da língua portuguesa é possível encontrar a alternativa certa, sem precisar de esforço para entender os conceitos.

  • MUITO MIMIMI DE GÊNIO. BLA BLA BLA , COMO NINGUÉM SABE, O GABARITO

    LETRA - C

    Rede urbana, metrópole e centros regionais

  • RUMO À BRIOSA!! PMES


ID
5304580
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Seara - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Também conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.

Sobre cidades Globais, quais cidades abaixo são consideradas globais. Assinale a alternativa correta:
Disponível em: https://www.suapesquisa.com/geografia/cidades_globais.htm>.

Alternativas
Comentários
  • Questão poderia ser anulada, já que as cidades globais são divididas em 3 grupos (alfa, beta e gama). No caso, tanto a A, C,D e E estão corretas

    Atualmente são reconhecidas 55 cidades globais, porém esse total não ocupa um mesmo grupo. Essas cidades são classificadas em três grupos, que recebem o nome alfa, beta e gama. A variação é de acordo com os níveis de influência desempenhado na esfera global. A pontuação máxima de uma cidade global é 12, apenas quatro cidades atingiram tal nível, são elas: Nova York, Tóquio, Londres e Paris. A Europa possui a maior quantidade de cidades globais (22 cidades).

    A seguir as cidades que compõem os grupos alfa, beta e gama:

    Alfa: representa o grupo de cidades de maior destaque e influência no cenário global, com essas características temos um número seleto de 10 cidades: Londres, Paris, Frankfurt, Milão (européias), além de Nova York, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Hong Kong e Cingapura.

    Beta: grupo constituído por dez cidades (sendo quatro europeus), são elas: São Francisco, Sidney, Toronto, Zurique, São Paulo, Cidade do México, Madri, Bruxelas, Moscou e Seul.

    Gama: esse grupo integra trinta e cinco cidades (sendo quatorze delas europeus). As cidades são: Osaka, Pequim, Boston, Washington, Amsterdã, Hamburgo, Dallas, Dusseldorf, Genebra, Xangai, Montreal, Roma, Estocolmo, Munique, Houston, Barcelona, Berlim, Jacarta, Johannesburgo, Melbourne, Praga, Santiago, Taipe, Varsóvia, Atlanta, Budapeste, Buenos Aires, Copenhague, Istambul, Kuala Lumpur, Manila, Miami, Mineapolis, Bangoc e Caracas.

    Fonte:


ID
5309215
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em maio do ano de 2009, a FIFA escolheu e divulgou a lista das 12 cidades-sede para a Copa do Mundo de Futebol, que aconteceu no ano de 2014, no Brasil. Para isso, foram utilizados diversos critérios, apontados à época, como principais para as escolhas realizadas. A lista incluiu as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A respeito da distribuição espacial das cidades-sede, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    CIidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

    A) sete dentre as cidades então escolhidas são litorâneas.

    • Aracaju (Sergipe);
    • Belém (Pará);
    • Florianópolis (Santa Catarina);
    • Fortaleza (Ceará);
    • João Pessoa (Paraíba);
    • Maceió (Alagoas);
    • Natal (Rio Grande do Norte);
    • Recife (Pernambuco);
    • Rio de Janeiro (Rio de Janeiro);
    • Salvador (Bahia);
    • São Luiz (Maranhão);
    • Vitória (Espírito Santo).

    B) a região com mais cidades-sede foi a região a Sudeste.

    • Sudeste 3 - SP, RJ e BH;
    • Centro-oeste 2 - Cuiabá e Brasília;
    • Nordeste 4 - Fortaleza, Natal, Recife e Salvador;
    • Norte 1 - Manaus;
    • Sul 2 - Curitiba e Porto Alegra.

    C) a única cidade-sede então escolhida da Região Centro-Oeste é a mais populosa capital da região.

    • houve duas cidades no centro-oeste.

    D) a localização das cidades-sede refletiu a concentração econômica e populacional no território brasileiro.

    • GABARITO - foram escolhidas apenas capitais de estados, que na configuração brasileira, concentram tanto a economia quanto a população das respectivas regiões.

ID
5319865
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, entre 1950 e 1980 foram observadas significativas mudanças no processo de urbanização, relacionadas aos padrões demográficos e econômicos, marcando a passagem do Brasil rural para o Brasil urbano. Tais mudanças, nas décadas posteriores, fizeram surgir cidades com diferentes tamanhos demográficos, estruturas e funções. Acerca do tema, analise as assertivas abaixo:

I- A rede urbana é o conjunto articulado de centros urbanos resultante de processos complexos desenvolvidos por diferentes atores sociais, com diversas características de densidade, funções que desempenham, a natureza, a intensidade e o alcance de suas interações e a forma espacial da rede.
II- As cidades intermediarias não se definem apenas pelo seu tamanho demográfico e dimensões, mas também em função do seu papel nos fluxos de bens, informações, inovações, administração, entre os territórios rurais e urbanos de sua área de influência e dos outros centros e áreas menores.
III- Atualmente o Brasil possuía duas metrópoles, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -, é aquela que possui população entre 100.000 e 500.000 habitantes.
IV- As cidades médias são aquelas que desempenham papéis de intermediação entre as redes urbanas, diferenciando-as de cidades de porte médio cujos critérios são definidos pelo IBGE em função de seu tamanho demográfico.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • "Atualmente o Brasil possuía" -

    Olha o nível das Bancas. Erros grotescos de Português, pqp.


ID
5341264
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O local onde uma cidade é construída é denominado sítio urbano. Se o aglomerado urbano surgir naturalmente, vai dar origem a uma cidade espontânea; entretanto, se os espaços forem construídos deliberadamente, darão origem a cidades planejadas. Almeida (2013) identifica como exemplos de cidades planejadas no Brasil as seguintes capitais:

I. São Paulo.
II. Belo Horizonte.
III. Palmas.
IV. Goiânia.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Belo Horizonte, Palmas e Goiânia.

    D

  • As 9 capitais que foram planejadas no Brasil: Brasília, Goiânia, Belo horizonte, Salvador, Curitiba, Aracaju, Teresina, Boa Vista e Palmas.


ID
5367013
Banca
ESPM
Órgão
ESPM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Criação de novos recortes territoriais só pode ser feita por legislação específica .

.. são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. É competência dos estados a definição (...), nos termos do Artigo 25, Parágrafo 3° da Constituição Federal.

Fonte: IBGE, 23/05/2017.

O texto trata do conceito de:

Alternativas

ID
5381524
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Além do desenvolvimento econômico levado às cidades que ficam depois da Ponte Rio Negro, os municípios do lado sul da Região Metropolitana de Manaus caminham para a tendência de “cidades-dormitórios”. O que se tornou comum em grandes centros urbanos próximos a São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro pode ser uma realidade para Iranduba, Manacapuru e Novo Airão nas próximas décadas.

(http://d24am.com, 01.12.2012.)

A tendência identificada no desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de Manaus faz referência

Alternativas