Tipos de agriculturas:
Agricultura de subsistência - a plantação é feita geralmente em pequenas propriedades e a finalidade é a sobrevivência do agricultor e sua família.
Agricultura de Jardinagem - praticado em pequenas e médias propriedades (geralmente 1 hectare) cultivadas pelo dono da terra e sua família ou em parcelas de grandes propriedades. Nelas é obtida alta produtividade, através da seleção de sementes, da utilização de fertilizantes, da aplicação de avanços biotécnicos e de técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado.
Ex: Produção de cereais: arroz, trigo, hortaliças, entre outros nas Filipinas, Tailândia, Indonésia etc.
Empresa Agrícola: Alta capitalização, insumos modernos, produtividade elevada, mecanização intensa, mão de obra qualificada, produção em larga escala, cultivo de ricos (valorizados no exterior) e responsável por grande parte da produção mundial de grãos.
Agricultura de Plantation - é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão de obra escrava. Foi bastante utilizado na colonização da América — sendo mais tarde levada para a África e Ásia —, principalmente no cultivo de gêneros tropicais e é atualmente comum a países subdesenvolvidos, com as mesmas características, exceto, obviamente, por não mais empregar mão de obra escrava. A primeira característica da economia de plantação é a monocultura. Nesse sistema são pruduzidas grandes quantidades de um só produto que se adapta muito bem ao solo e ao clima da região.
Agricultura de Oásis - praticado no norte da África, nas regiões de Oásis, caracteriza-se pela intensividade de ocupação do solo no sistema policultura, na divisão da propriedade e no desenvolvimento dos canais de irrigação
Fonte: A casa do concurseiro
Alternativa E
Sistema Plantation
É um sistema bastante antigo, que começou a ser aplicado no Brasil na época colonial, com o cultivo da cana-de-açúcar. Suas características são:
Domínio Geográfico: áreas tropicais.
Monocultura.
Grandes estabelecimentos.
Capitais abundantes.
Mão-de-obra numerosa e barata. Alto nível tecnológico.
Trabalho assalariado.
Aproveitamento agroindustrial da produção.
Cultivos destinados á exportação.
Grande rendimento.
[ Fonte: http://www.colegioweb.com.br/agricultura/sistemas-agricolas-de-producao.html ]