SóProvas



Questões de Sistemas agrícolas


ID
29575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A análise da dinâmica da modernização da agricultura brasileira
é importante para o entendimento da sociedade do Brasil
contemporâneo. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

Atualmente, observa-se, nas áreas de expansão da fronteira agrícola no Brasil, um sistema produtivo intenso e mecanizado, que gera poucos empregos diretos e baixo índice de urbanização e de migrações.

Alternativas
Comentários
  • O erro encontra-se no que concerne à baixa migração, já que apesar de a moderna agricultura não gerar necessariamente muitos empregos diretos, não podemos esquecer do terceiro setor (bancos, concessionáris de máquinas agrícolas, serviços em geral), que acompanha o dinheiro aonde ele vai. Além disso, basta verificar a rápida e recente urbanização da região de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia para entender o erro da questão.
  • O erro esta no fato de que nas áreas de EXPANSÃO DE FRONTEIRA no Brasil o sistema produtivo é de natureza mais EXTENSIVA (principalmente pecuária extensiva) e de BAIXA MECANIZAÇÃO dos meios de produção.
  • Darth Vader, como você está no lado negro da força, seu comentário não procede:.
    As novas fronteiras agrícolas são, basicamente, o cerrado e a Floresta Amazônica (na parte que fica no Centro Oeste e em Rondônia). Nesses locais, verificamos a agricultura intensiva, que é um sistema de produção agrícola de uso intensivo dos meios de produção e na qual se produz grande quantidade de um único tipo de produto (em latifúndios) - geralmente a soja. Requer grande uso de combustíveis, fertilizantes, maquinário e recursos naturais, e pode conduzir a um alto impacto ambiental.
    Devido às suas características, não demanda mão de obra intensiva (devido à alta mecanização), mas favorece o crescimento de cidades, pois como sabemos o dinheiro farto atrai toda espécie de serviços (bancos, lojas, concessionárias, postos, vida noturna, etc.). Daí o fator de atração da imigração. Pessoas precisam trabalhar nestes lugares (terceiro setor).
    A agricultura extensiva, que você citou, é muito utilizada no Nordeste semi-árido, mas ele não é uma nova fronteira agrícola.
    Que a força esteja com você!
  • O erro está em baixo índice de urbanização e de migrações.

  • Complementando a resposta do wlademir gaino, outra nova fronteira agrícola também é a região MATOPIBA (Sul do Maranhão, Tocantins, Piauí e Oeste Baiano).

  • A expansão da fronteira agrícola não gera baixo índice de urbanização, dado que, se no campo não há empregos devido ao elevadíssimo uso de processos mecanizados (substituição do homem pela máquina), ocorre então um êxodo rural, formando novas cidades ou ocasionando o crescimento conurbado de outras.


    Qualquer erro, avise gentilmente no privado.


    Abraços

  • Gabarito ERRADO.

    Alem do erro estar em baixo índice de urbanizaçao e migraçao, pois nas areas de expansao da fronteira agrícola existe sim o deslocamento do pequeno produtor para !locais de grandes demandas de mao de obra, essa expansao tbm gera  empregos. Eles sao de diversos tipos, como controle de producao automatizada,gestao,qualidade,análise, denominado a tal da agricultura de precisão.

     

    Bons estudos.

    Erros, por favor me avisem. Estou aprendendo a matéria.

  • Por causa da mecanização e da adoção de alta tecnologia no meio rural, o número de trabalhadores rurais no Brasil tem diminuído com o passar do tempo.

    Isso não significa, porém, que as migrações, inclusive tendo as fronteiras agrícolas como destino, deixaram de existir. Pelo contrário. Tendo em vista as oportunidades de trabalho que o agronegócio proporciona, e da necessidade de mão-de-obra especializada ou não, várias pessoas migram para o campo em busca de melhores condições de vida.

    Ademais, com a expansão da fronteira agrícola, várias cidades acabam ganhando novos moradores, o que pode, eventualmente, aumentar a taxa de urbanização de determinada região.

    Resposta: Errado

  • O erro da questão está em dizer que baixa os índices de urbanização e de migrações. Quanto mais modernizado o campo é, mais pessoas irão procurar oportunidades na cidade.


ID
83812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diversos mapas temáticos do território brasileiro geralmente apresentam fortes contrastes inter e intra-regionais. Acerca dessas disparidades e das tendências de mudança, julgue os itens a seguir.

Os contrastes nos sistemas de produção agrícola no país são bastante evidentes. As atividades da agricult ura moderna coexistem com cultivos de subsistência prat i cados em minifúndios.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

  • eu pensei que era a letra E

     


ID
668158
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em geral, a economia dos países do Sul da Ásia baseia-se na agricultura, com exceção da Índia, que possui uma atividade industrial expressiva para um país do Sul.

Com relação ao país indiano, podemos verificar que:

Alternativas

ID
722842
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A prática de atividades agrícolas em áreas de morros e encostas muito íngremes provocam processos ativos de erosão. Esses processos podem ser atenuados por

Alternativas

ID
793510
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As bases da produção agrícola são a terra, o trabalho e o capital. A importância de cada um na economia agrícola está relacionada ao grau de desenvolvimento econômico de cada país.

Nesse contexto, é correto afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Plantation era um sistema agrícola baseado na monocultura latifundiária voltada para exportação e baseada em mão de obra escrava. Na América, esse sistema foi muito comum, inclusive no sul dos Estados Unidos. A agricultura dos países centrais atualmente não é baseada na plantation e varia bastante de acordo com cada região do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, ainda existem grandes propriedades produtoras de alimentos em larga escala e com alta produtividade, os quais são chamados de cinturões ou belts. Já na Europa, predominam pequenos e médios agricultores subvencionados pelos Estados. A alternativa (A) está incorreta. 

    A alternativa (B) está incorreta, pois, como se viu anteriormente, a plantation se caracteriza pela monocultura voltada para a exportação.


    A alternativa (C) está correta. Agricultura de jardinagem significa agricultura que ocupa vastas áreas e utiliza mão de obra de forma intensiva. Geralmente, é cultivada em pequenas e médias propriedades com uso de mão de obra familiar e alta produtividade. O arroz, no sudeste asiático, é plantado, em grande parte, nesse sistema de jardinagem.

    A alternativa (D) está incorreta, pois a agricultura não é a atividade mais rentável do planeta. Atividades que envolvem alta tecnologia ou exploração energética, como o petróleo, dentre outras atividades, são mais rentáveis do que a agricultura.

    A alternativa (E) está incorreta, pois no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste predomina o sistema intensivo de produção, que permite grande produtividade. O Centro-Oeste é atualmente o maior produtor de grãos do Brasil, com destaque para Mato Grosso. O Paraná também é grande produtor de grãos, com destaque para a soja, mas, repita-se, o sistema predominante é o intensivo, e não o extensivo.


  • alternativa : C

    Correto. A jardinagem intensiva manual é amplamente utilizada no sudeste asiático, como principal exemplo, temos a China. Esse sistema, apesar de tradicional, tem na seleção de sementes e no uso de fertilizantes, além das condições geográficas, o segredo da sua alta produtividade.

    força, guerreiros!!


ID
1341373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

A denominada agricultura orgânica é considerada pouco prejudicial ao ambiente e à saúde porque, nela, os agrotóxicos são utilizados de forma moderada, ou seja, em menor quantidade.

Alternativas
Comentários
  • Eu julguei a acertiva errada simplesmente porque o texto de referência falava sobre os problemas que causam a poluição da água.. E em nenhum momento falava sobre "agricultura orgânica".. Eu achei demasiado estranho kkkk desculpem.

  • O erro da questão está em afirmar que, na agricultura orgânica, os agrotóxicos são utilizados de forma moderada. De fato, na agricultura orgânica os agrotóxicos NÃO SÃO USADOS. Portanto, nem em menor quantidade, nem em qualquer quantidade.

     

    Quanto ao fato de a informação extrapolar o que está no texto, não tem problema. O enunciado deixa claro: "Tendo o texto acima como referência inicial (portanto, meramente motivador, e não vinculador) e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema (aqui permite a extrapolação, partindo para conhecimentos gerais) por ele abordado"...

  • O texto em momento nenhum falou sobre agricultura falou em poluição pelo esgoto e sobre a ações predatória

  • (E)

    Colegas, a questão está errada não por que o texto não citou sobre os produtos orgânicos e sim por que os produtos orgânicos não usam agrotóxicos.

    Ademais, é sempre relevante observarmos o comando da questão:

    "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes"

  • A agricultura orgânica é marcada pelo não uso de agrotóxicos ou elementos químicos para a produção dos alimentos. Dessa forma, é incorreto afirmar que o uso deles é reduzido, quando na verdade não existe o uso de agrotóxicos.

  • Errado.

    Se a agricultura é orgânica, logo NÃO HÁ utilização de agrotóxicos.

    ______

    Bons Estudos!

  • NÃO HÁ USO


ID
1472770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os portugueses introduziram, pioneiramente, na África e no Brasil, um tipo de agricultura apoiada na monocultura açucareira em grandes propriedades, com mão de obra constituída predominantemente de escravos. Toda a produção era embarcada em navios com destino à Europa. Esse tipo de agricultura persiste até hoje no Brasil, com o protagonismo das exportações de produtos tropicais.
                                    MAGNOLI, D. e ARAUJO, R. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 1997, p. 239. Adaptado.

A atividade agrícola descrita acima é denominada agricultura de

Alternativas
Comentários
  • Tipos de agriculturas:

    Agricultura de subsistência - a plantação é feita geralmente em pequenas propriedades e a finalidade é a sobrevivência do agricultor e sua família.

     

    Agricultura de Jardinagem - praticado em pequenas e médias propriedades (geralmente 1 hectare) cultivadas pelo dono da terra e sua família ou em parcelas de grandes propriedades. Nelas é obtida alta produtividade, através da seleção de sementes, da utilização de fertilizantes, da aplicação de avanços biotécnicos e de técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado.

    Ex: Produção de cereais: arroz, trigo, hortaliças, entre outros nas Filipinas, Tailândia, Indonésia etc.

     

    Empresa Agrícola: Alta capitalização, insumos modernos, produtividade elevada, mecanização intensa, mão de obra qualificada, produção em larga escala, cultivo de ricos (valorizados no exterior) e responsável por grande parte da produção mundial de grãos.

     

    Agricultura de Plantation - é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão de obra escrava. Foi bastante utilizado na colonização da América — sendo mais tarde levada para a África e Ásia —, principalmente no cultivo de gêneros tropicais e é atualmente comum a países subdesenvolvidos, com as mesmas características, exceto, obviamente, por não mais empregar mão de obra escrava. A primeira característica da economia de plantação é a monocultura. Nesse sistema são pruduzidas grandes quantidades  de um só produto que se adapta muito bem ao solo e ao clima da região.

     

    Agricultura de Oásis - praticado no norte da África, nas regiões de Oásis, caracteriza-se pela intensividade de ocupação do solo no sistema policultura, na divisão da propriedade e no desenvolvimento dos canais de irrigação

     

    Fonte: A casa do concurseiro

     

    Alternativa E

  • As grandes plantations no Brasil atual são : laranjas, cana de açucar, soja e o pioneiro café.
  • Plantation ou cultivo especulativo é uma forma de cultivo comercial organizada para o mercado externo e que não considera os interesses da economia e da sociedade da região ou do país onde é realizado. Esse tipo de cultivo foi introduzido em países tropicais com a finalidade de complementar a agricultura da zona temperada (Europa), e se caracteriza por:[1]

    grandes propriedades;cultivo de produtos tropicais;monocultura;emprego de mão de obra barata, inicialmente escrava;utilização de recursos técnicos;produção voltada para a exportação.
  • E

    É a agricultura de plantation, forma de cultivo para o comércio e voltado ao mercado externo.

  • Agricultura Plantation e aquela que está voltada para o comercio e para a exportação.

  • Caraca! fiquei na duvida em precisão ou plantation.. 

  • Essa é pra não zera a prova 

     

  • POIS PRA MIM ESSA, ERA PRA NÃO FECHAR A PROVA!

  • Bizú - Plantation MEEL

    Monocultura

    Escravos

    Exportação

    Latifúndios ( que nada mais são que grandes plantações)

  • É tipico as questões virem com duas alternativas  extremamente parecidas só pra fuder o candidato!!! 

  • Sistema Plantation

     

    É um sistema bastante antigo, que começou a ser aplicado no Brasil na época colonial, com o cultivo da cana-de-açúcar. Suas características são:

    Domínio Geográfico: áreas tropicais. 
    Monocultura. 
    Grandes estabelecimentos. 
    Capitais abundantes. 
    Mão-de-obra numerosa e barata. Alto nível tecnológico. 
    Trabalho assalariado. 
    Aproveitamento agroindustrial da produção. 
    Cultivos destinados á exportação. 
    Grande rendimento.

     

    [ Fonte: http://www.colegioweb.com.br/agricultura/sistemas-agricolas-de-producao.html ]


ID
1565188
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa correta


De acordo com dados apresentados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) 2010, o número de conflitos pela água no Brasil aumentou de 14 (tendo 14.352 pessoas envolvidas) em 2002 para 87 (tendo 197.210 pessoas envolvidas) em 2010. Diante desse fato, quais são os principais elementos que estão no centro desses conflitos. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito era D
    (A) O Brasil não exporta água.
    (B) Os baixos níveis dos reservatórios não provocaram racionamento.
    (c) Os parques produtivos não são alvo de conflitos por água.
    (D) A CPT identificou que as maiores causas de conflitos pela água se dá pela construção de barragens e os latifúndios.
    (E) O desmatamento e o assoreamento geram conflitos pela água, mas não os projetos de piscicultura que são inexpressivos


ID
1857709
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o comércio agrícola mundial, podemos afirmar que,

I- atualmente, o Japão e o Egito estão entre os maiores importadores mundiais de cereais.

II- ao contrário da União Europeia, dos Estados Unidos e da China, o Brasil exibe elevado saldo positivo na sua balança comercial de produtos agrícolas.

III- na última década, o aumento dos investimentos no agronegócio e a difusão dos organismos geneticamente modificados (OGM) na agricultura fizeram com que o comércio mundial de produtos agrícolas superasse em valor o comércio mundial de manufaturados.

IV- graças à Organização Mundial do Comércio (OMC), que em 2002 pôs fim à política de subsídios agrícolas concedida pelos países desenvolvidos aos seus agricultores, países como o Brasil e a Argentina têm obtido maior destaque no comércio mundial de produtos agrícolas.

V- devido aos elevados custos do transporte de carga no Brasil, a soja brasileira vem perdendo paulatinamente posição de destaque dentre os grandes exportadores mundiais desse produto.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão deveria ser anulada, pois as potências agrícolas, na atualidade, são Estados Unidos e União Europeia. Brasil poderá superá-los em poucos anos. A soja por exemplo: estamos em segundo lugar***, atrás dos EUA.

    Atualizado em junho de 2019.

  • Questão desatualizada por conta do item I.

  • Acredito que os colegas que comentaram estão errados.

    No item 1, a questão afirma que o Japão e o Egito estão ENTRE OS MAIORES IMPORTADORES de cereais.

    Corretíssimo! Além disso, podemos destacar os países: Coréia do Sul, Malásia, China, México e Arábia Saudita!

    Fonte: Demétrio, Magnoli - Capitulo 9 - Agricultura Mundial. Página 154.

  • C

  • BORA PRA CIMA!!

    TREINO DIFÍCIL, COMBATE FÁCIL!

    PMPR 2020

  • só resposta de cocô, alguém tem uma informação util? fiquei entre a B e C

  • I-   CORRETO;

    OBS.: A questão não está desatualizada, pois o Japão e Egito ainda se situam nos maiores importadores, cuidado com a má interpretação, pois a banca gosta de "brincadeiras" como essas para derrubar os candidatos.

    II-  CORRETO;

    III- ERRADO; Impossível superar o comércio de manufaturados.

    IV- ERRADO; Não houve fim às políticas subsidiárias.

    OBS.: Conceder subsídio é dá maior importânicia, cotas, etc, para que favoreça os agricultores de seu país.

    V- ERRADO; A soja não vem perdendo papel de destaque.

    OBS.: Há uma tendência de rebaixamento do valor agregado da soja vendendo-a, por exemplo, a soja bruta ou muída, que é menos trabalhada e consequentemente mais barata.

  • I. Correta, o Japão é o maior importador de Cereal do mundo, e o Egito está entre os maiores.

    Ii. Correta, os Estados Unidos são o maior exportador de produtos agrícolas do mundo e o segundo maior importador, enquanto a União Europeia é o maior importador, e o segundo maior exportador. A China importa bem mais do que exporta, exibindo saldo negativo na sua balança comercial.

    O Brasil exporta bem mais do que importa, exibindo elevado saldo positivo na sua balança comercial de produtos agrícolas.

    + Importação = saldo negativo

    + Exportação = saldo positivo

    III. Errada, produtos agrícolas correspondem a menos de 10% dos produtos comercializados internacionalmente, sendo superados largamente por produtos manufaturados, que dominam o mercado internacional.

    IV. Errada, isso não aconteceu, e pelo contrário, essas medidas protecionistas (subsídios) faz com que países como o Brasil e a Argentina tenham menor destaque no comércio mundial de produtos agrícolas.

    V. Errada. Pelo contrário, a soja vem ganhando cada vez mais destaque: na época o Brasil era o segundo maior exportador de soja do mundo, em expansão, e atualmente é o maior exportador do mundo.


ID
2012242
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O agronegócio envolve vários setores, como a agricultura de precisão e a biotecnologia, nos quais são empregados capitais nacionais e estrangeiros.
Sobre o agronegócio no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  O Brasil está entre os maiores exportadores agrícolas do mundo.

  • O Brasil é o segundo maior exportador de soja do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

  • Os produtos orgânicos não apresentam preços reduzidos. E no Brasil temos um aumento da poluição ambiental

  • Na dúvida marca a Soja e corre para o abraço!

  • lembrando que a MATOPIBA, região do cerrado, grande produtora de grãos de soja e considerada a nova fronteira agrícola.

  • Tema importante e complexo que vem ganhando maior relevância dado o aumento de sua participação na composição do PIB e as recorrentes denúncias de seus graves impactos ambientais. O enunciado busca a alternativa correta sobre o tema.  

    A) Agronegócio é uma modalidade de produção agrícola intensiva no uso de capitais e tecnologia voltada principalmente para o mercado externo.

    B) O uso de agrotóxicos no Brasil é acima do permitido em diversos países enquanto o de transgênicos é intenso devida a sua profunda ligação do setor de agronegócio com grandes empresas multinacionais do ramo que desenvolvem tal tecnologia.  

    C) Produtos orgânicos têm custo de produção maior e preços maiores que produtos da agricultura intensiva convencional enquanto o uso de mecanização e produtos químicos diversos é intensivo no agronegócio.  

    D) O Brasil já é o maior produtor mundial de soja, produto amplamente desejado no mercado internacional devido a suas múltiplas funcionalidades e seu uso na engorda de animais de corte por todo o mundo. Alternativa correta. 






    Gabarito do professor: D
  • a)ERRADO, pois essa é agricultura familiar

    -Informações extras e importantes sobre a agricultura familiar:

    1)A agricultura familiar é pouco modernizada e, portanto, emprega grande contingente de trabalhadores. Segundo o livro de Demétrio Magnoli, essa produção é responsável por empregar em torno de 75% da mão de obra do campo. Quem tem poucos trabalhadores é a agricultura empresarial, já que é mais mecanizada.

    2)A agricultura familiar representa, segundo o Censo Agropecuário de 2017, levantamento feito em mais de 5 milhões de propriedades rurais de todo o Brasil: 

    • aponta que 77% dos estabelecimentos agrícolas do país foram classificados como da agricultura familiar. Em extensão de área ocupa 80,9 milhões de hectares, 23% da área total da agropecuária 
    •  A agricultura familiar também foi responsável por 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários. 

    b)ERRADO, pois uma das criticas ao agronegócio é a grande utilização de agrotóxicos, o que gera um aumento do impacto ambiental

    c)ERRADO, há uma alta utilização de fertilizantes e maquinário. Além disso, é a agricultura familiar que estimula a produção orgânica

    d)o grande destaque tem sido a soja, com exportações que classificaram o Brasil entre os maiores exportadores mundiais. CORRETA

    • Exportação de soja é uma das maiores movimentações da economia do país, em junho deste ano registro a marca de 10,840 milhões de toneladas de acordo com a Abiove.
    • Em 2019, a China foi o nosso maior exportador de Soja. A China comprou 79% da Soja do Brasil, confira nos principais produtos exportados pela China.

ID
3182836
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É uma Agricultura com origem no Sul e no Sudeste da Ásia, onde há uma enorme produção de arroz em planícies inundáveis, com a utilização de mão de obra. Tal como a agricultura de subsistência, esse sistema é praticado em pequenas e médias propriedades cultivadas pelo dono da terra e sua família. Trata-se da agricultura

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    Agricultura de jardinagem é uma expressão que se originou no sul e sudeste da Ásia, onde há uma enorme produção de arroz em planícies inundáveis, com utilização intensiva de mão de obra. Pelas características do plantio do arroz ser feito em mudas e ocupando grandes áreas, o seu aspecto lembra de um grande jardim, esta é a origem do nome.

    Esse sistema é praticado em pequenas e médias propriedades cultivadas pelo dono da terra e sua família ou em parcelas de grandes propriedades. Nelas é obtida alta produtividade, através do selecionamento de sementes, da utilização de fertilizantes, da aplicação de avanços biotecnológicos e de técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado. A agricultura de jardinagem consiste basicamente na rizicultura, mas, também consiste na produção de cereais, como arroztrigo, entre outros, e hortaliças.

  • PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS :

    Agricultura de JARDINAGEM (Sul e sudeste da Ásia) 

     -Produz-se arroz em planícies inundáveis

    - Utiliza mão de obra intensiva 

    -Pequenas e médias propriedades 

    -Obtém-se ALTA produtividade. 


ID
3329746
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de São João del Rei - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agricultura mundial experimentou mudanças cruciais a partir do final da Segunda Guerra, o que refletiu, inclusive, em uma redução no número de indivíduos atingidos pela fome crônica.
Sobre a agricultura mundial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O Oeste do Paraná foi a última região geográfica do Estado a ser colonizada e seu processo de ocupação se deu no seio do movimento político-econômico nacional denominado "Marcha para o Oeste", deflagrado no início da década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas.

    O interesse de colonização da região surgiu, portanto, da necessidade de garantir a soberania nacional e da incorporação de maiores áreas à produção agrícola, num cenário de crescimento do consumo de alimentos nos centros urbanos e da dificuldade de importação de gêneros alimentícios durante a II Guerra Mundial (GREGORY, 2002).

    Assim, ao invés de reproduzir, como nas antigas áreas de incorporação agrícola, estruturas produtivas preexistentes, a expansão recente da fronteira agropecuária constitui, antes de mais nada, uma fronteira tecnológica na qual a inovação científica é o elemento central de explicação do novo perfil produtivo do agro regional.

  • Bom apontamento. Embora a fome tenha apresentado diminuição, é lamentável certos aspectos, visto que o problema não está onde plantar, mas sim na distribuição dos alimentos. Dessa forma, torna-se incorreta a alternativa B.

    Uma vez que ela aponta que é "viável aquisição de novas terras" a fim de minorar a fone, no entanto, é incorreto, pois já é produzido o suficiente para todos, porém a distribuição é desigual.

  • discordo da A da para ser moderna e sustentavel ainda mais com a teecnologia


ID
3331423
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a produção agrícola mundial, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Na União Europeia, foram empreendidas reformulações na PAC nos anos de 1992, 1999 e 2003 por meio das quais se procurou estimular formas extensivas de exploração com o intuito de reduzir a pressão sobre os recursos naturais e de valorizar a qualidade ambiental

  • FALAR QUE O BRASIL TEM POUCO INVESTIMENTO É SACANAGEM.

    GABARITO= A

  • A TECNOLOGIA PODE ATÉ N SER DE ULTIMA GERAÇÃO AGR BAIXO INVESTIMENTO É DE LASCAR

    BONS ESTUDOS GRANDES MESTRES!

  • Tipo de questão que resolvi por eliminação. PMPR 2020

  • Política Agrícola Comum (PAC)

    1. União Europeia é um dos mais importantes símbolos do processo de integração regional europeu, garantindo variada oferta de alimentos ao mercado..
    2. União Europeia investe pesado na SOBERANIA ALIMENTAR.

ID
3356362
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre a Índia Moderna:

I. Nas áreas de plantation, surge a cana-de-açúcar e a produção de borracha.

II. O país tem o maior rebanho bovino do mundo, lembrando que o gado não tem fim alimentar, e sim religioso.

III. O rebanho bubalino (búfalo asiático) é abatido com o objetivo de exportação.

IV. O país é minoritariamente rural – cerca de 15%.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3404149
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Devido ao terreno pouco acidentado e à presença de gramíneas, na região dos pampas gaúchos se desenvolveu a criação de gado.


Essa atividade econômica, associada às queimadas provocadas para renovar o campo de pastagem e à expansão da monocultura da soja, vem acelerando o processo de formação de grandes areais na região, um fenômeno conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Arenizacao é um processo natural Que soterra locais e impedem o crescimento de novas plantas, ocorre onde ja esxitem solos arenosos

    Vem sendo intensificado pela ação humana.

    Bons estudos


ID
3408721
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apesar de suas particularidades, a agricultura é dependente do que acontece na economia mundial como um todo. As principais transformações na agricultura mundial tiveram início após a Segunda Guerra Mundial e, mais recentemente, devido à globalização econômica, grandes empresas agroindustriais passaram a dominar o setor. Sobre a agricultura mundial, suas inovações e sistemas agrícolas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia é um dos mais importantes símbolos do processo de integração regional europeu, garantindo variada oferta de alimentos ao mercado europeu.

    Os países europeus são pequenos e têm clima "severo". Dessa forma, eles devem se organizar para ter vários tipos de produtos primários a fim de trocar e garantir a variedade..

  • #PMPR2021


ID
3486973
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Especialistas em saúde pública afirmam que o uso excessivo de agrotóxicos na produção nacional de alimentos pode afetar a saúde da população, provocando problemas respiratórios, impotência, depressão, aborto, câncer, entre outros danos à saúde.


Como precaução ao problema, os estudiosos recomendam que a população se alimente de produtos produzidos pela:

Alternativas
Comentários
  • Como precaução ao problema, os estudiosos recomendam que a população se alimente de produtos produzidos pela Agroecologia.

    "A Agroecologia é a atividade responsável por pensar e executar a agricultura atrelada à ecologia. Dessa forma, propõe-se um modelo agrícola que reduza os impactos ao meio ambiente e utilize os recursos naturais de forma mais consciente.

    Dessa forma, em sua prática, a agroecologia busca respeitar as diferentes formas de vida e não utilizar materiais agrotóxicos e componentes químicos prejudiciais à saúde. A atividade é composta por: agricultura orgânica, natural, ecológica, biodinâmica e sistemas agroflorestais."

  • Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.

    Agroecologia é uma forma de agricultura sustentável que retoma as concepções agronômicas anteriores à chamada Revolução Verde. São chamadas de agroecologia as práticas de agricultura que incorporam as questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas.

  • Agro é techagro é popagro é tudo

  • AGROECOLOGIA

    • Retoma concepções agronômica anteriores a REVOLUÇÃO VERDE;
    • Incorpora questões: sociais, políticas, ambientais e éticas;
    • Pressupõe a prática da agricultura orgânica ;
    • Mais produtiva que o agronegócio - cerca de 6% à 10%.
    • Agricultura ambientalmente sustentável;
    • Fortalece a soberania e a segurança alimentar;

    Fonte: www.ecycle.com.br/6493-agroecologia.html


ID
3660211
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2016
Disciplina
Geografia
Assuntos

O mau uso dos solos pode ocasionar sérios danos ambientais e econômicos, transformando terras férteis em áreas improdutivas e agredindo seriamente o meio natural. Por esse motivo, existem diversas técnicas de cultivo e conservação dos solos, visando ao seu melhor aproveitando e à sua máxima preservação. De acordo com as variantes da produção da agricultura temos diversas atividades agrícolas. Analise as características de uma atividade agrícola a seguir: 


*ocorre em pequenas propriedades com mão de obra abundante; 

*reduzida ou quase nenhuma utilização de máquinas; 

*intenso trabalho manual em todas as fases do trabalho: adubação, plantio e colheita; e, 

*alta produção para alimentar o maior número possível de pessoas e, caso haja excedente, exportar. 

Essa atividade na agricultura é conhecida como: 

Alternativas
Comentários
  • A agricultura de jardinagem é uma técnica milenar de cultivo, muito empregada em terraços no sul da Ásia. A agricultura de jardinagem é um tipo de agricultura de subsistência, cuja aplicação mais comum é realizada no sul do continente asiático, mais precisamente nas áreas onde predomina o clima de monções.

    Agricultura itinerante é um dos métodos utilizados na agricultura. Consiste em atear fogo na mata, para então seguir com o destocamento e semear a terra. É aplicada em áreas de agricultura descapitalizada. A produção é feita em pequenas e médias propriedades, como também em grandes latifúndios

    Com a evolução da agricultura, foram surgindo outros tipos de modalidade, sendo que uma delas é a chamada agricultura comercial — criada para atender as demandas do mercado interno e externo de uma determinada região ou país na produção de alimentos em larga escala.

    Plantation é, portanto um sistema agrícola, e foi bastante utilizado durante a exploração das Américas, visto que aqui se possuía um solo fértil e propício para o cultivo das mais variadas espécies vegetais. Latifundio, exportação, geralmente, monocultura

    Gabarito D.


ID
3665071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2002
Disciplina
Geografia
Assuntos

As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda a sociedade: o emprego de natureza agrícola definha praticamente em todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer ou, pelo menos, parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. As políticas públicas dirigidas ao setor, portanto, não podem mais se orientar pelo reducionismo que nivela o rural ao agrícola. A desaceleração do êxodo rural em pleno crepúsculo do emprego agrícola sugere que velhos conceitos não servem mais como baliza para analisar o presente e planejar o futuro.

José Graziano da Silva. Globo Rural – tendências, n.º 186, abril/2001 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.

Com o declínio das ocupações agrícolas, referido no texto, a população rural vem crescentemente se ocupando de atividades rurais não-agrícolas que não seguem o padrão de precariedade e baixo rendimento dos empregos criados na última década.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    PELO CONTRÁRIO AS RELAÇÕES TRABALHISTAS NA LAVOURA DA CANA AINDA CONTINUAM DE FORMA QUASE ESCRAVA.

    EM MUITOS CANAVIAIS DE FORMA TOTALMENTE MANUAL.

    -SETOR AGRÍCOLA DO BRASIL É O MAIS IMPORTANTE/ALIADO COM A PECUÁRIA.

  • Com o declínio das ocupações agrícolas, referido no texto, a população rural vem crescentemente se ocupando de atividades rurais não-agrícolas.

    De acordo com o texto, a população rural vem permanecendo estável.

    GAB: ERRADO.

  • Gabarito: Errado.

    A população rural vem crescentemente se ocupando de atividades rurais não-agrícolas, porém, ainda seguem o padrão de precariedade e baixo rendimento dos empregos criados desde a década de 90.

    _________

    Bons Estudos.


ID
3688813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2002
Disciplina
Geografia
Assuntos

No sistema convencional, são feitas operações de preparo que revolvem a terra, desestabilizam toda a manifestação biológica e a estrutura física do solo dos cerrados. A utilização do plantio direto é a solução para reverter esse quadro.

Manoel Henrique Pereira. O meio ambiente e o plantio direto. Brasília: EMBRAPA-SPI, 1997, p. 25 (com adaptações).

A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue o item que se segue.

As técnicas de curvas de nível e terraceamento são reconhecidas e consagradas como as mais eficientes para conter as perdas de solo por erosão, mesmo quando empregadas isoladamente.

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado.

    terraceamento com curva de nível. pq não adianta nada fazer um terraceamento na vertical

    bons estudos

  • o cara vai trabalhar na câmara dos deputados e não em uma lavoura. kkkkkkk

  • Não entendi, entendo que terraceamento respeita o nivelamento do terreno assim como as curvas de níveis, mas ambas não são técnicas diferentes? Qual o problema em serem empregadas isoladamente?

    Se alguém puder me explicar, obrigado

  • As práticas mais utilizadas de conservação dos solos – curvas de nível e terraceamento – quando empregadas isoladamente não são suficientes para conter as perdas causadas pelo processo de erosão. ... Dessa forma, uma alternativa eficiente às formas mecânicas de contenção dos processos erosivos é o plantio direto.
  • O ideal seria o plantio direto.

    Exemplo: No cultivo da cana de açúcar o bagaço é triturado e jogado na terra,

    isso diminui a erosão e dá mais fertilidade ao solo.


ID
3752485
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Esse sistema é praticado em pequenas e médias propriedades cultivadas pelo dono da terra e sua família ou em parcelas de grandes propriedades. Nelas é obtida alta produtividade, através do selecionamento de sementes, da utilização de fertilizantes, da aplicação de avanços biotecnológicos e de técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado. Assim, consiste basicamente na rizicultura, mas, também consiste na produção de cereais, como arroz, trigo, entre outros, e hortaliças.

Segundo o texto, podemos compreender que é o tipo de agricultura

Alternativas
Comentários
  • AGRICULTURA DE JARDINAGEM

    • Típica de países do CONTINENTE ASIÁTICO, utilizada no cultivo de ARROZ.

    • Características:

    • Pequenas propriedades, elevada mão-de-obra, técnicas de irrigação e de adubação, produção voltada para o consumo interno


ID
3761230
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um povoamento mais significativo das terras portuguesas na América do Sul ocorria somente a partir da segunda metade do século XVI, com a introdução das lavouras de cana-de-açúcar, desenvolvidas de acordo com o sistema de:

Alternativas
Comentários
  • Plantation ou plantação é um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão de obra escrava

  • Período Colonial > Plantation - Mão de obra escrava - Monocultura- latifúndios


ID
3781933
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Observe as afirmações sobre a produção agropecuária e as novas relações cidade-campo.


I - A grande evolução tecnológica ocorrida com a Revolução Industrial propiciou o aumento da produção, a transição da manufatura para a indústria e a ampliação da divisão do trabalho. A industrialização consolidou a sociedade rural baseada em unidades produtivas autônomas e a subordinação da cidade ao campo, dando lugar a uma sociedade tipicamente rural.


II - Nos países desenvolvidos e industrializados, a produção agrícola foi intensificada por meio da modernização das técnicas empregadas, utilizando cada vez menos mão de obra. Enquanto isso, nos países subdesenvolvidos, as regiões agrícolas, principais responsáveis pelo abastecimento do mercado externo, passam por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheita, mas, aliado a isso, tem-se o êxodo rural acelerado, que promove a expulsão dos trabalhadores agrícolas para as periferias das grandes cidades.


III - De acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade, a produção agropecuária pode ser classificada em intensiva ou extensiva. A agropecuária intensiva ocorre nas propriedades que utilizam técnicas rudimentares, com baixo índice de exploração da terra e, consequentemente, alcançam baixos índices de produtividade. Já as propriedades que adotam modernas técnicas de preparo do solo, cultivo, colheita e, apresentam elevados índices de produtividades são classificadas em extensiva.


IV - Atualmente, observa-se a tendência à grande penetração do capital agroindustrial no campo, tanto nos setores voltados ao mercado externo quanto ao mercado interno. Nesse sentido, verifica-se que a produção agrícola tradicional tende a se especializar não para concorrer com o mais forte, mas para produzir a matéria-prima utilizada pela agroindústria.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. 

Alternativas

ID
3782230
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

À época da colonização europeia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Índia e Malásia, dentre outros.

O sistema agrícola descrito acima refere-se à

Alternativas

ID
3811474
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

I.
Atividade agrícola praticada em pequena escala de produção. Baseia-se na produção de alimentos, como feijão, milho, mandioca, inhame e outros, para seu próprio sustento. Apresenta, como características principais, pequenas propriedades, onde se faz a rotação de terras, técnica rudimentar, de baixa produtividade, que consegue, no máximo, atender às necessidades de subsistência do grupo familiar que aí trabalha.

II.
Forma de cultivo de cereais e hortaliças, muito comum no sul, sudeste e leste da Ásia. Apresenta, como características principais, o uso intensivo da força de trabalho e o baixo investimento de capital, em áreas com adensamento populacional e poucas terras agricultáveis, com baixa produtividade por pessoa e alta produtividade por hectare. (COELHO; TERRA, 2005, p. 358).

Os sistemas de produção rural, retratados nos textos I e II, são, respectivamente,

Alternativas

ID
3815017
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O modelo de desenvolvimento agrícola adotado atualmente em boa parte dos países do mundo tem levado à ocupação de áreas territoriais cada vez maiores com lavouras monocultoras e pastagens para a criação de gado”.

“A Intensa utilização de produtos químicos como fertilizantes, adubos, defensivos agrícolas (inseticidas e herbicidas) tem degradado os ambientes de cultivo em várias partes do mundo”.

(Fonte: BOLIGIAN, Levon. Geografia: espaço e vivência: volume único: ensino médio. São Paulo: Atual, 2004, p. 191).

Um dos fatores da degradação é a monocultura, que:

Alternativas

ID
3840544
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Kibutz é um sistema agrícola coletivo criado em Israel. Sobre este sistema, analise as afirmações a seguir.

I. Nesse sistema, a comunidade toma decisões de forma coletiva.

II. As áreas de cultivo se localizam na região periférica das comunidades.

III. Cada kibutz oferece aos seus integrantes moradia, educação e alimentação.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Israel é o berço de duas formas exclusivas de assentamentos agrícolas: o Kibutz (plural “kibutzim”) – comunidade coletiva em que os meios de produção, responsabilidades e lucros são de propriedade geral; e o Moshav (plural “moshavim”) – vila agrícola onde cada família tem direito a manter a sua própria casa e trabalhar em sua própria terra, enquanto a compra e comercialização são realizadas de forma cooperativa.

    I. Nesse sistema, a comunidade toma decisões de forma coletiva.

    II. As áreas de cultivo se localizam na região periférica das comunidades.

    III. Cada kibutz oferece aos seus integrantes moradia, educação e alimentação.

    resp C


ID
3843001
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A prática de agricultura ecológica que aproveita as facilidades e os produtos da natureza sem lhe causar dano, baseada na observação do ambiente natural e no uso de técnicas sustentáveis é conhecida como

Alternativas

ID
3941755
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a afirmativa abaixo, sobre Agricultura, e assinale a alternativa correta:

“Desde o século XVI, a agropecuária tradicional asiática, africana e latino-americana vem sofrendo mudanças. [...] foi introduzida pelos europeus em suas colônias tropicais a partir do século XVI e é praticada até hoje. É uma monocultura com finalidades comerciais e conta com a aplicação intensiva de capitais para a plantação em larga escala de produtos agrícolas, [...]. Praticada em latifúndios [...] destina-se principalmente ao abastecimento dos mercados externos”.
(MARTINS; BIGOTTO e VITIELLO: 2010; Vol. 3)

O texto se refere à:

Alternativas

ID
3948988
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os bens de consumo e os elementos necessários à sobrevivência dos seres humanos levaram à transformação das grandes paisagens naturais em zonas produtivas. Assinale a correta relação entre o espaço e sua ocupação no mundo

Alternativas
Comentários
  • > As maiores reservas de petróleo localizam-se no oriente médio

    GAB:B

  • No sul da África, temos os maiores campos produtores de petróleo.

    Errado, maior reserva de petróleo está o Oriente médio

    As estepes da Ásia Central sustentam grandes plantações de trigo.

    Correto

    Na Antártica, desenvolveu-se enorme área de exploração mineral.

    Errado

    As florestas equatoriais são as únicas áreas totalmente preservadas.

    Não existe nenhuma floresta totalmente preservada.


ID
3994609
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apesar da expansão da agricultura moderna, os chamados sistemas agrícolas tradicionais persistem em diversos países do mundo. Em relação a esses sistemas agrícolas tradicionais, assinale a alternativa que apresenta as características da Rizicultura Asiática.

Alternativas

ID
3998989
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Geografia Econômica do Brasil vem empregando, com frequência, sobretudo quando se refere ao espaço agrário, o termo “AGROECOSSISTEMA”. Sobre esse tema, é correto afirmar o que segue.

1) O agroecossistema é uma unidade básica empregada para análise da sustentabilidade.
2) O agroecossistema inclui de maneira explícita o homem, tanto como produtor como consumidor.
3) Os sistemas agroecológicos promovem a agrobiodiversidade e se relacionam com ela dentro de um processo de relações e interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico de recursos naturais e manejo integrado de ecossistemas.
4) No estudo dos agroecossistemas, realizado sob a ótica geográfica, deve-se levar em consideração apenas as condições edáficas da área que serve de sustentáculo às atividades agrícolas.
5) O processo evoluído na definição de indicadores de sustentabilidade de agroecosssitemas requer ações que objetivam definir e caracterizar a área de estudo e identificar os fatores críticos locais.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    Agroecossistema é um ecossistema com presença de pelo menos uma população agrícola.Portanto, pode ser entendido como uma unidade de trabalho no caso de sistemas agrícolas, diferindo fundamentalmente dos ecossistemas naturais por ser regulado pela intervenção humana na busca de um determinado propósito.

    Os agroecossistemas possuem quatro propriedades (produtividade, estabilidade, sustentabilidade e equidade) que avaliam se os objetivos do sistema – aumentar o bem-estar econômico e os valores sociais dos produtores – estão sendo atingidos.

    A produtividade significa a produção de determinado produto por unidade de recurso que entra numa área. Estabilidade é a manutenção da produtividade tendo em vista que eventos não-controláveis podem ocorrer. A propriedade sustentabilidade é a capacidade de um agroecossistema manter sua produtividade quando exposta a um grande distúrbio, enquanto equidade é definida como a distribuição da produtividade do agroecossistema.

    A autonomia é adicionada como uma quinta propriedade, esta considerada como a capacidade do agroecossistema manter-se ao longo dos anos independente de oscilações externas

    naturais ou não, modificados pela ação humana para o desenvolvimento dos sistemas agrícolas de cultivo. Estes sistemas passam a receber subsídios (através de fertilizantes), controles (de suprimentos de água, das pragas e das doenças), objetivando processos de colheita e de comercialização.

    bons estudos


ID
4004677
Banca
EBMSP
Órgão
EBMSP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Durante o século passado, a agropecuária comercial moderna se expandiu pelo espaço geográfico, modificou as práticas agrícolas, os ecossistemas e os hábitos da população. Embora a agricultura de subsistência ainda seja praticada em algumas regiões, a monocultura ocupa cada vez mais espaços.

Considerando-se essa temática, no contexto mundial, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A monocultura provoca exaustão do solo e a proliferação de pragas.


ID
4023130
Banca
UEPA
Órgão
UEPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“De todas as atividades humanas, a agricultura é a que ocupa as maiores áreas terrestres e uma das que mais provocam modificações no meio ambiente. Quando considerada em seu sentido mais amplo, ou seja, englobados os cultivos agrícolas, as criações de animais e a silvicultura, ela é responsável direta pela alteração de mais de um terço da superfície terrestre do planeta, atingindo quase todos os biomas. A relação entre a agricultura e a natureza é de duplo sentido, pois, ao mesmo tempo que a agricultura afeta enormemente a natureza, é também afetada por ela e dela dependente”. (Adaptado Antonio Vitor Rosa. Agricultura e meio ambiente. 1998).


Com base no texto e sobre a relação agricultura e natureza, pode-se afirmar que:


I - Os principais ciclos biogeoquímicos que ocorrem no meio ambiente são dependentes diretos do desenvolvimento agrícola que realiza a reciclagem de nutrientes entre os seres vivos e o meio abiótico, procedimento indispensável para a realização dos ciclos.

II - A ocupação de vastas regiões com culturas de mesma variedade, provocou a destruição de ecossistemas que abrigavam as variedades tradicionais e silvestres de culturas importantes, provocando, assim, a chamada “erosão genética”, ou seja, a extinção das variedades ou raças de uma dada espécie vegetal ou animal.

III - As intensas aplicações de agroquímicos e a uniformização de extensos campos de cultivos estão diminuindo a população de pragas super-resistentes aos agrotóxicos e provocando a eliminação de insetos benéficos. Os pesticidas, por eliminarem os insetos predadores, podem causar explosões populacionais de presas dos referidos insetos.

IV - A modernização agrícola provocou desequilíbrio ambiental: os fertilizantes utilizados na agricultura liberam o óxido nítrico na atmosférica, gás mais potente que o dióxido de carbono que provoca o efeito estufa. Em alguns casos, os agroquímicos alcançam os lençóis freáticos provocando contaminação das águas.


Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.  

Alternativas

ID
4038901
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Flores da Cunha - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Almeida (2013) afirma que embora haja diversas formas de organização do espaço agrário, todas elas estão associadas a três fatores básicos, sendo eles:

Alternativas

ID
4051810
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale o que for correto.

A calagem dos solos agrícolas proporciona vários benefícios, entre eles a neutralização do efeito fitotóxico do alumínio e do manganês.

Alternativas
Comentários
  • https://blog.aegro.com.br/calagem/


ID
4060528
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Grande parte do seu território fica abaixo do nível do mar. Até o século XV essas terras eram periodicamente inundadas por ocasião da maré cheia, tornando-as imprestáveis para a agricultura. Para minimizar a situação o governo local começou a construir diques com grandes blocos de pedra. Este trabalho permitiu que várias áreas fossem resgatadas à água salgada. Assim sendo, lagos salgados foram drenados com o auxílio de moinhos de vento, que faziam funcionar primitivas bombas d´água. As terras que ficavam secas eram submetidas a vários processos para a retirada do sal que ainda restava. O auxílio das chuvas que lavaram o solo e de algumas plantas, cujas raízes absorvem o sal foi muito importante para a correção do solo e torná-lo apto à prática da agricultura. Atualmente, estes diques são construídos com técnicas modernas e esta localidade já abocanha trechos do fundo do mar ampliando sua área em pelo menos 25% , se comparada àquela que possuía no século XVI.

(MENDES, I. L. e TAMDJIAN, J. O. Geografia Geral e do Brasil: Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2005. Adaptado.)

Os procedimentos descritos no texto possibilitaram a ampliação da área destinada à agricultura

Alternativas
Comentários
  • Paises baixos : holanda é um deles


ID
4064350
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

I.


Atividade agrícola praticada em pequena escala de produção. Baseia-se na produção de alimentos, como feijão, milho, mandioca, inhame e outros, para seu próprio sustento. Apresenta, como características principais, pequenas propriedades, onde se faz a rotação de terras, técnica rudimentar, de baixa produtividade, que consegue, no máximo, atender às necessidades de subsistência do grupo familiar que aí trabalha.


II.


Forma de cultivo de cereais e hortaliças, muito comum no sul, sudeste e leste da Ásia. Apresenta, como características principais, o uso intensivo da força de trabalho e o baixo investimento de capital, em áreas com adensamento populacional e poucas terras agricultáveis, com baixa produtividade por pessoa e alta produtividade por hectare. (COELHO; TERRA, 2005, p. 358).


Os sistemas de produção rural, retratados nos textos I e II, são, respectivamente,

Alternativas

ID
4120675
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

I. Atividade agrícola praticada em pequena escala de produção. Baseia-se na produção de alimentos, como feijão, milho, mandioca, inhame e outros, para seu próprio sustento. Apresenta, como características principais, pequenas propriedades, onde se faz a rotação de terras, técnica rudimentar, de baixa produtividade, que consegue, no máximo, atender às necessidades de subsistência do grupo familiar que aí trabalha.


II. Forma de cultivo de cereais e hortaliças, muito comum no sul, sudeste e leste da Ásia. Apresenta, como características principais, o uso intensivo da força de trabalho e o baixo investimento de capital, em áreas com adensamento populacional e poucas terras agricultáveis, com baixa produtividade por pessoa e alta produtividade por hectare. (COELHO; TERRA, 2005, p. 358).


Os sistemas de produção rural, retratados nos textos I e II, são, respectivamente,

Alternativas

ID
4134292
Banca
INEP
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Rizicultura em várzeas de vários grandes rios do sul e sudeste asiáticos, caracterizada pelo emprego de abundante mão-de-obra em pequenas propriedades, geralmente irrigadas por cheias naturais”.

(TAMDJIAN, James Onnig & MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004. p.50)


O fragmento de texto apresenta algumas das características da agricultura de

Alternativas

ID
4166203
Banca
Univap
Órgão
Univap
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao mesmo tempo em que a engenharia genética enfrenta desafios e a biotecnologia avança a passos largos, a prática da agricultura orgânica ganha muitos adeptos não só nos países desenvolvidos, sobretudo europeus, mas também em vários países subdesenvolvidos, com a utilização de métodos naturais para a correção do solo e controle de pragas, entre outros.
LUCCI , Elian Alabi, BRANCO, Cláudio Mendonça e LAZARO, Anselmo. Território e Sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 424.


Sobre a agricultura orgânica, avalie as afirmações.

I. Apesar de eficiente esse modo de produção não assegura o fornecimento de alimentos saudáveis e mais saborosos.
II. Utiliza-se desmedidamente de fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
III. A produção segue os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Obs.:

    a) Vejamos:

    OITIVA - Sempre que possível, tanto adolescente quanto criança serão ouvidos.

    CONSENTIMENTO - Somente é necessário tratando-se de maior de 12 ANOS DE IDADE.

    (Peço vênias ao legislador para discordar desse dispositivo, que é passível de críticas, pois não é razoável utilizar um critério puramente etário/objetivo para decidir o futuro de uma criança. A criança pode não saber de muitas coisas da vida, mas claramente pode se sentir desconfortável na presença de determinadas pessoas, o que por si só configura aos nossos olhos, motivo suficiente para que se a criança disser que NÃO QUER ser colocada em determinado ambiente, resta à autoridade judicial levar em consideração tal manifestação no momento da tomada de decisão).

  • Obs.:

    a) Vejamos:

    OITIVA - Sempre que possível, tanto adolescente quanto criança serão ouvidos.

    CONSENTIMENTO - Somente é necessário tratando-se de maior de 12 ANOS DE IDADE.

    (Peço vênias ao legislador para discordar desse dispositivo, que é passível de críticas, pois não é razoável utilizar um critério puramente etário/objetivo para decidir o futuro de uma criança. A criança pode não saber de muitas coisas da vida, mas claramente pode se sentir desconfortável na presença de determinadas pessoas, o que por si só configura aos nossos olhos, motivo suficiente para que se a criança disser que NÃO QUER ser colocada em determinado ambiente, resta à autoridade judicial levar em consideração tal manifestação no momento da tomada de decisão).

  • Obs.:

    a) Vejamos:

    OITIVA - Sempre que possível, tanto adolescente quanto criança serão ouvidos.

    CONSENTIMENTO - Somente é necessário tratando-se de maior de 12 ANOS DE IDADE.

    (Peço vênias ao legislador para discordar desse dispositivo, que é passível de críticas, pois não é razoável utilizar um critério puramente etário/objetivo para decidir o futuro de uma criança. A criança pode não saber de muitas coisas da vida, mas claramente pode se sentir desconfortável na presença de determinadas pessoas, o que por si só configura aos nossos olhos, motivo suficiente para que se a criança disser que NÃO QUER ser colocada em determinado ambiente, resta à autoridade judicial levar em consideração tal manifestação no momento da tomada de decisão).


ID
4199077
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre os sistemas de produção rural.

I. A agricultura de autoconsumo é praticada, atualmente, por famílias rurais brasileiras e se baseia na produção de alimentos para o mercado consumidor com subsídios governamentais e uso de avançadas tecnologias.
II. A agricultura de jardinagem desenvolve-se, sobretudo, em solos inundáveis e é muito comum nas margens de rios. Sendo a rizicultura o principal cultivo, no sudeste asiático, desse sistema de produção.
III. Praticada nas encostas férteis de morros e montanhas, a agricultura de terraceamento baseia-se no uso de terraços que reduzem a erosão e favorecem maior absorção da água pelo solo.
IV. A agricultura comercial moderna se diferencia das tradicionais plantations por empregar tecnologia avançada que gera maior produtividade e lucro. Esse sistema tem atraído grupos empresariais estrangeiros interessados não apenas na produção agrária, mas também em conquistar o mercado consumidor.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4199305
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a agricultura de plantation é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • É baseada na monocultura para a exportação de produtos tropicais. Utiliza-se de mão de obra barata em decorrência da formação de latifúndios nas regiões de solos férteis com relevo aplainado na América Latina, África e Ásia.

  • GABA: C

    VAI POR ELIMINAÇÃO

    A-ocorre em solos inundáveis no qual a fertilidade da terra renova-se anualmente. Utiliza-se de mão de obra qualificada e a produção ocorre no sul do Brasil e é voltada para a exportação.

    B-é baseada na derrubada e queima da vegetação nativa, incorporando novos cultivos. Empobrece o solo o que leva ao abandono da terra logo após poucos cultivos, para tanto busca-se novas áreas onde o ciclo se repete. É uma prática comum na caatinga e na Amazônia brasileira.

    C-é baseada na derrubada e queima da vegetação nativa, incorporando novos cultivos. Empobrece o solo o que leva ao abandono da terra logo após poucos cultivos, para tanto busca-se novas áreas onde o ciclo se repete. É uma prática comum na caatinga e na Amazônia brasileira.

    D-Ocorre principalmente nas encostas férteis de morros e montanhas da América do Sul e Ásia. Utiliza-se de curvas de nível para reduzir erosão e favorecer maior absorção das águas da chuva pelo solo, mão de obra qualificada e maquinários modernos para a monocultura do mercado interno.

    BONS ESTUDOS!


ID
4210702
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro se caracteriza por uma grande diversidade de tipos de solos, correspondendo, diretamente, à intensidade de interação das diferentes formas e tipos de relevo, clima, material de origem, vegetação e organismos associados, os quais, por sua vez, condicionam diferentes processos formadores dos solos. A essa diversidade, deve-se a natureza de nosso país, suas potencialidades e limitações de uso e, em grande parte, às diferenças regionais no que se refere às diversas formas de ocupação, uso e desenvolvimento do território. (O TERRITÓRIO, 2019).


Sobre o uso do solo com atividade agrícola, marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.


( ) A Região Nordeste, embora bastante antropizada, apresenta uma intensidade de uso intermediária, face às limitações climáticas que oferece às atividades agropecuárias.

( ) A calagem elimina a acidez do solo e fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas, estimulando o crescimento das raízes, favorecendo as culturas.


( ) Em regiões onde há baixa densidade demográfica, em geral, a produção agrícola é extensiva, ou seja, de baixa produtividade.


( ) as atividades agropecuárias são mais intensivas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas

ID
4844017
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A atividade agrícola provoca a degradação dos solos ao longo do tempo, dependendo da cultura e das técnicas utilizadas à intensidade varia, algumas práticas podem facilitar a infiltração, diminuindo a velocidade de escoamento das aguas das chuvas e consequentemente diminuem a erosão, que são elas terraceamento e curvas de nível.


Analise os itens sobre o conceito de terraceamento e curva de nível.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Uma questão que você possa visualizar é a Q1614673...


ID
5032606
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

TEXTO I


De modo geral, para a Região Norte, o fato contundente é a expansão dos padrões motivados pela pecuária. Hoje, as pastagens se estendem como uma frente pecuarista para o interior do Pará, com São Félix do Xingu contabilizando um dos maiores rebanhos do país.


IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.


TEXTO II


As várzeas dos rios são os principais espaços de aproveitamento para o cultivo de uma lavoura rudimentar dedicada ao consumo local, com produção de pouca extração e baixo nível tecnológico, induzindo a aquisição monetária à complementaridade através da pesca e da extração vegetal.


IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.


De acordo com os textos, observa-se na Região Norte a coexistência de dois modelos agrários baseados, respectivamente, no(a)

Alternativas
Comentários
  • Agricultura brasileira é tema recorrente e, devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro, vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. O primeiro texto aborda a pecuária forçando a expansão da fronteira agrícola na Amazônia e o segundo texto aborda práticas agrícolas tradicionais. O enunciado questiona qual alternativa aponta corretamente o tipo de modelo agrícola presente nos textos de acordo com a ordem apresentada.

    A) O primeiro descreve práticas de pecuária de exportação que aproveita-se do baixo custo de aquisição de terras na Amazônia para aumentar sua lucratividade enquanto no segundo são descritas práticas tradicionais relacionadas a manutenção da segurança alimentar da população local também conhecidas como subsistência onde os excedentes de produção são comercializados por valores tão baixos que não garantem a satisfação adequada das necessidades dos envolvidos. Alternativa correta.
    B) A agricultura familiar não se expande com a rapidez demonstrada no texto I enquanto que os sistemas agroecológicos pouco utilizam-se de extrativismo em geral.
    C) O texto I é agronegócio da pecuária e no sistema de arrendamento, o arrendatário paga ao proprietário da terra para sua utilização o que não aparece em nenhum dos textos.
    D) A produção orgânica é certificada em suas práticas e deve estar próxima dos locais de consumo dos produtos o que não é o caso do texto I, enquanto no texto II, a sustentabilidade aparece na forma de prática agrícola tradicional que não degrada o ambiente onde ocorre.
    E) No texto I, as práticas são relacionadas a exportação enquanto que a transumância é relacionada a migração sazonal (periódica) de trabalhadores para o atividades específicas relacionadas a práticas agrícolas como períodos de colheitas ou engorda de gado criado de forma extensiva, o que não é o caso do texto II. 


    Gabarito do professor: A.
  • A) O primeiro descreve práticas de pecuária de exportação que aproveita-se do baixo custo de aquisição de terras na Amazônia para aumentar sua lucratividade enquanto no segundo são descritas práticas tradicionais relacionadas a manutenção da segurança alimentar da população local também conhecidas como subsistência onde os excedentes de produção são comercializados por valores tão baixos que não garantem a satisfação adequada das necessidades dos envolvidosAlternativa correta.

  • GABARITO - A

    • Mercado de exportação - No texto ele cita os "maiores rebanhos", ou seja, se tem uma produção alta, quer dizer que produz excedente e o mesmo é destinado para o exterior.
    • Subsistência - No texto || é possível perceber os bauxos níveis tecnológicos, o que representa a subsistência, uma técnica para consumo pessoal e com menos recursos, pelo fato de não necessitarem por ser pequenas colheitas e produções.
  • Lendo apenas o texto II já consegue chegar na resposta. Está claro que esse trecho está falando sobre uma produção de subsistência, e somente uma alternativa mostra isso, já que as outras não possui nenhuma relação com esse termo.


ID
5040478
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Esse sistema é um modelo de produção agrícola baseado na monocultura, na exportação esses produtos e na utilização de grandes latifúndios com mão de obra escrava. Ocorreu durante a colonização da América e outros continentes que eram colonizados por países europeus, assim como a Ásia e a África.

Na monocultura, como matérias-primas mais produzidas nas lavouras tropicais eram: o café, a banana, o cacau, o algodão e a cana-de-açúcar. Eram plantadas quantidades volumosas de determinado gênero, já que a adaptação ao clima e o solo eram boas. Como essa produção era voltada ao mercado externo, pouco ficava no país e o que sobrava eram produtos de baixa qualidade.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/ (Fragmento)

Referenciando-se pelo exposto acima e considerando os mais diversos sistemas agrícolas existentes no Brasil, o modelo de produção descrito denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • O termo usado normalmente é "plantation"

  • plantação? meeeeee

  • O termo correto não seria ''Plantation''?

  • Plantation ou plantação é um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão de obra escrava. Foi muito utilizado na colonização da América — sendo mais tarde levado para a África e Ásia —, principalmente no cultivo de gêneros tropicais, e é atualmente comum a países subdesenvolvidos, com as mesmas características, exceto por não mais empregar mão de obra escrava.

  • PM PR!

  • Plantação kkkkkkkkk, os cara meteram a tradução na prova, meu deus

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk errado não está, mas não custava nada botar Plantation ne

  • foi o corretor do celular de quem estava digitando a prova kkkk

  • PENSOU TÁ PLAYSTATION


ID
5099203
Banca
INEP
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a agricultura de plantation é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • sistema plantation é o nome dado a um sistema econômico agrícola que vigorou durante o Brasil colonial. Foi utilizado também em outros países da América durante as colonizações espanhola e inglesa.

    As principais características do sistema plantation são:

    • Monocultura: plantação de um único produto agrícola em grandes quantidades, sobretudo de produtos tropicais.
    • Latifúndios: uso de grandes extensões de terra para a produção em grande escala, que ficava submetido a um explorador (o proprietário das terras).
    • Sistema Escravista: os escravos (negros e índios) eram a principal mão de obra que trabalhavam nas grandes extensões de terra. O salário não existia e a troca era pela habitação e alimento.
    • Mercado Externo: a produção dos produtos cultivados no sistema plantation eram voltados para enriquecer o mercado externo, ou seja, para a exportação. Nesse sentido, a economia interna ficava de fora e o que permanecia no país eram os produtos de baixa qualidade. Isso impossibilitou o crescimento e o desenvolvimento do mercado interno nessa época.

    Letra C


ID
5113540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto 12A1-I


Fascinado por instrumentos científicos, medições e observações, era igualmente movido por um senso de deslumbramento e encantamento. Claro que a natureza tinha de ser medida e analisada, mas ele acreditava também que grande parte de nossa resposta ao mundo natural deveria se basear nos sentidos e nas emoções. Humboldt escrevia que a natureza tinha de ser conhecida em primeira mão e vivenciada por meio dos sentimentos.

                                                       Andrea Wulf. A invenção da natureza: a vida e as descobertas  de Alexander Von Humboldt. São Paulo: Planeta, 2016, p. 27 (com adaptações). 

Ainda se considerando o texto 12A1-I, é correto afirmar que, na análise da sustentabilidade ambiental, a monocultura é um sistema

Alternativas
Comentários
  • A monocultura visa à exportação

    No passado :  cana-de-açúcar

    No presente: Soja

    Monocultura refere-se ao plantio de uma única cultura realizada, comumente,em latifúndios (propriedades rurais de grande extensão exploradas por meio de técnicas de baixa produtividade).

    • Retirada da cobertura vegetal.
    • Preparo do solo para plantio.
    • Cultivo de um único produto diversas vezes na mesma área.
    • Uso elevado de agrotóxicos.

  • Gabarito: Letra (C)

    A monocultura é um sistema de exploração agrícola, que chamamos de produção ou cultura agrícola de apenas um tipo de produto. Está associada aos latifúndios, grandes extensões de terras.

    ________

    Bons Estudos.

  • Fui na alternativa C , porém pra mim essa parte está esquisita:

    agroalimentar no qual o ciclo biológico impõe limites à organização técnica da produção.

    Hoje em dia, com o emprego de técnicas transgênicas , é possível ter a colheita de determinado produto quase o ano todo, o avanço do agronegócio possibilitou a correção de solos, modificação de sementes, etc... O ciclo biológico não é "tão limitador " assim às técnicas de produção...

  • Acertei, porém discordo.

    Monocultura não impõe limite, visto que ela tem uso elevado de agrotóxico.

    Se alguém poder me ajudar, fico agradecido.

  • Questão mal elaborada. todas as alternativas estão erradas ,.porém segundo o gabarito é a letra C . pensamos bem ... onde é que na monocultura o ciclo biológico impõe limites ? nada disso , pois além de ter uso indiscriminado de agrotóxicos têm também a imposição dos transgênicos qur visam deixar as plantas mais fortes ,.produzir mais e menos "pragas".
  • Para quem está cético em relação ao gabarito, eu considero o seguinte. Não é possível controlar a pluviosidade de uma região climática, por exemplo. O meio ambiente deve impor limites sempre. Podemos superar alguns, mas sempre haverá limites. Nem com a melhor tecnologia do mundo, EUA nunca vai poder plantar soja no inverno.

  • Minha interpretação da questão: Toda cultura possui um ciclo biológico que vai desde o plantio, ao desenvolvimento da planta e finalmente à colheita. Portanto, em um plantio monocultor o ciclo biológico da planta impõe limites sim à produção, uma vez que independentemente de quanta tecnologia você empregue na produção, a planta precisará passar por todas as etapas de seu ciclo biológico.

  • Questão um pouco confusa mas dá pra acertar por eliminação das alternativas absurdas ou incoerentes com a realidade

    Ainda se considerando o texto 12A1-I, é correto afirmar que, na análise da sustentabilidade ambiental, a monocultura é um sistema

    A) de plantio que valoriza a diversidade social, cultural e natural do campo (erradíssimo, a monocultura foca na produção em larga escala de um só tipo de cultura. Ex: monocultivo de soja. Eliminando ou negligenciando a diversidade natural de espécies e linhagens que não tem valor comercial e consequentemente eliminando tbm o fator social e cultural envolvido)

    B) de cultura que supre as necessidades dos trabalhadores agrícolas (Errado, a monocultura não supre as necessidades de trabalhadores agrícolas nem do mercado interno, visto que seu objetivo maior é a exportação para abastecer o mercado externo)

    C) agroalimentar no qual o ciclo biológico impõe limites à organização técnica da produção (certo, mesmo com todo o avanço da tecnologia no campo, insumos químicos, transgênicos etc, o ciclo biológico da espécie entendido como, a série de mudanças pelas quais os indivíduos de uma mesma espécie passam desde o nascimento até a morte, vão impor certos limites à organização técnica da produção agrícola. Além disso, a questão do clima e tempo também podem impor limites.)

    D) de produção alimentar que confere ao ecossistema do território uma proteção extra (Errado, a monocultura não confere proteção ao ecossistema, pelo contrário, ela demanda de uma grande área que será desmatada, suprime a biodiversidade local e pode causar a exaustão do solo modificando completamente os ecossistemas naturais de forma negativa, dessa forma, não confere proteção alguma)

    E) agrícola que impede conflitos pela preservação ambiental (Errado, a monocultura é um sistema agrícola que provoca, instiga e ocasiona conflitos em prol da preservação ambiental, pois há um conflito de interesses envolvido. Ex: conflitos entre ambientalistas e preservacionistas versus grandes ruralistas produtores de commodities)

  • Resumindo: no plantio existem dois lados, o das plantas e o das máquinas. Se fosse só pelas máquinas, teríamos produção infinita, mas as plantas necessitam do tempo delas.

  • A monocultura é um sistema agrícola de cultivar uma determinada região geográfica de acordo com as condições naturais da região, fazenso com.que o avanço tecnológico seja aplicado de maneira organizada no campo e a produção seja em escala industrial

  • A questão acima tem como tema o sistema das monoculturas e suas características e impactos ambientais que são causados no meio ambiente.
    Na questão, é solicitado ao candidato que assinale a alternativa correta sobre o modelo de produção. Para isso, é importante que o mesmo compreenda o conceito de monocultura.
    A Monocultura é um sistema de produção agrícola que consiste no plantio de uma única cultura realizada, muitas das vezes, em grandes latifúndios. Essa prática é realizada, na maioria das vezes, com fins de exportação para atender as demandas do mercado internacional. 
    Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, somado à conceitualização de Monocultura, vamos analisar as alternativas abaixo:
    Letra A  - Incorreta, pois a Monocultura, conforme já explicado, é voltada sobretudo para a exportação atendendo as demandas do mercado internacional. Portanto, é uma prática agrícola que visa o lucro e despreza os hábitos culturais, sociais e naturais da agricultura realizada em uma determinada localidade.
    Letra B - Incorreta, pois a Monocultura em larga escala visa suprir as demandas do mercado internacional, em que a produção é destinada, em grande parte, para a exportação do país.
    Letra C - Correta, pois embora a Monocultura conte com uma elevada quantidade de tecnologia no campo, como máquinas agrícolas, insumos, fertilizantes, agrotóxicos e sementes transgênicas, o desmatamento que é causado para dar origem a essas grandes produções causam um grande desequilíbrio ecológico, em que o solo esgotado se encaminha para um processo de desertificação, o clima pode ser alterado com maiores períodos de estiagem e muitas espécies vegetais e animais perdem seu habitat natural. Desse modo, esses impactos podem comprometer até mesmo a produção, uma vez que um solo esgotado e um clima mais seco afeta drasticamente a rentabilidade desse sistema agrícola, independente ou não da organização técnica da produção.
    Letra D - Incorreta, pois a Monocultura, que, na maioria das vezes é produzido em larga escala, só é viável em razão do desmatamento que provoca a remoção da cobertura vegetal. Essa prática predatória, só aumenta a desproteção do ecossistema devastado, uma vez que as espécies vegetais e animais perdem seu habitat natural, o solo se esgota, a poluição do ar aumenta - alterando o microclima do lugar -, e a longo prazo, longas secas podem ocorrer com a devastação contínua do território.
    Letra E - Incorreta, pois a prática da Monocultura, que conforme já explanado acima, traz muitos impactos ambientais. Por conta disso, grandes agricultores são constantemente confrontados por conta de sua ganância e descuido com o meio ambiente, causando intensos conflitos e discussões acerca da preservação ou de um uso sustentável da terra.
    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5113573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Como todo estado da Federação com forte agricultura, o Paraná passa por dificuldades sempre que fenômenos meteorológicos como excesso de chuvas ou secas prolongadas atingem a região Sul. Esse tipo de fenômeno prejudica a produção do estado e traz prejuízos para a economia geral, já que a agricultura é quem lidera as exportações e grande parte do comércio do estado do Paraná com os demais estados brasileiros, e mesmo do comércio entre cidades do próprio estado.

                                                                                              Internet:<aen.gov.pr>(com adaptações).

Considerando o contexto apresentado, assinale a opção que apresenta uma forma sustentável e barata de manter a alta produtividade agrícola. 

Alternativas
Comentários
  • Forma sustentável e barata de manter a alta produtividade

    Equipamentos modernos são caros !

    Gab: C

  • Questão boa pra PMPR

  • Gab. C

    É o muito famoso Plantio Direto. O cara (candidato) tinha que saber, pois o plantio direto corre nas veias do Paraná.

  • gente acertei a questao por causa de uma reportagem que vi no globo rural kkk

  • Por que a letra E é incorreta?

  • Considerando o contexto apresentado, assinale a opção que apresenta uma forma sustentável e barata de manter a alta produtividade agrícola.

    ---> O enunciado requer uma forma sustentável (ou seja, que não prejudique o meio ambiente e principalmente não desgaste o solo possibilitando seu uso no futuro) e barata de manter a alta produtividade agrícola.

    A) retirada da vegetação natural para o plantio agrícola nos períodos de seca (errado, pois a alternativa não é sustentável)

    B) utilização de equipamentos agrícolas modernos para o plantio mais rápido (errado, pois equipamentos modernos são extremamente caros e onerosos)

    C) semeadura diretamente no solo, sem retirar a palhada do plantio anterior (certo, pois além de ser uma alternativa sustentável que mantém as características minerais e nutricionais do solo ainda é barata pois não requer grandes insumos ou máquinas agrícolas)

    D) realização de queimadas e aproveitamento das cinzas para novo plantio (errado, pois a queimada apesar de disponibilizar uma camada orgânica que permite o cultivo agrícola em um curto prazo, a longo prazo ela é insustentável pois pode causar exaustão do solo e perda de nutrientes)

    E) utilização de pivô central de irrigação para aspergir água em todo o plantio (errado, pois a utilização de pivô de irrigação é uma técnica cara, aliás os sistemas de irrigação por si só constituem a fração mais cara na produção agrícola, ou seja, requer muito investimento)

  • A questão acima tem como tema a produtividade agrícola do Estado do Paraná, e as formas sustentáveis para manter uma produção volume e com alta rentabilidade.
    No enunciado é apresentado um texto que mostra as dificuldades que o estado vem passando para manter a produtividade agrícola em alta. Abaixo é questionado para o candidato qual forma sustentável - que não agrida tanto o meio ambiente - e barata pode ser feita para manter uma produção agrícola robusta e rentável.
    Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois retirar a cobertura vegetal para dar lugar a um plantio agrícola não é uma prática sustentável, uma vez que a remoção da vegetação pode trazer vários prejuízos ambientais, tais como a erosão, a falta de infiltração de água no solo, a desertificação e a poluição do ar.
    Letra B - Incorreta, pois a utilização de equipamentos agrícolas modernos demandam um alto investimento na produção, ou seja, não é uma opção barata. Além disso, o emprego massivo de máquinas agrícolas no solo, pode causar a compactação do mesmo reduzindo a capacidade infiltração de água, e portanto não se constitui como uma prática sustentável.
    Letra C - Correta, pois a semeadura diretamente no solo, prática também chamada de Plantio Direto, é uma técnica de produção em que a semente é colocada em um solo não revolvido - sem o reviramento de suas camadas -, utilizando-se uma palhada - que é a matéria orgânica formada pelos restos da plantação anterior - que fornece a matéria orgânica e os nutrientes necessários para o desenvolvimento da produção agrícola. Essa técnica é extremamente eficaz e SUSTENTÁVEL, pois ajuda a reduzir o impacto da chuva na camada superficial do solo, impede o transporte e o arrasto de partículas do solo pela enxurrada, além de agir como obstáculo ao excesso de água que não conseguiu infiltrar no solo. Além disso, é uma técnica barata, já que você não precisa mexer com máquinas agrícolas para revolver o solo.
    Letra D - Incorreta, pois a realização de queimadas promove o desmatamento da vegetação que causa erosão, desertificação do solo, ameaça a biodiversidade, além de poluir o ar e alterar o microclima do lugar onde está a produção. Portanto, não é uma prática sustentável.
    Letra E - Incorreta, pois a utilização de pivôs centrais para a irrigação de uma lavoura gasta uma grande quantidade de água. Segundo o Levantamento da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil, realizado em 2013, um pivô central que opera em um período de 10 horas consome cerca de 2,6 milhões de litros de água, o que corresponde ao consumo hídrico diários de cerca de 13 mil pessoas. Portanto, não é uma prática sustentável.
    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5114569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exportação de alimentos marcou a sociedade brasileira do período colonial ao fim da República Velha. Tais bens eram produzidos em grandes propriedades que empregavam trabalhadores escravizados antes da abolição. A historiografia denominou tal estrutura de produção de plantations. Essa estrutura de produção

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Atenção que a questão fala do século XV..

    A) Tecnologia? O.o

    B) Baixa rentabilidade do trabalho escravo? Eles buscavam pelo mercado livre para pagar salário?

    D) Concorrencial? Ou grandes fazendeiros ficavam com as terras?

    E) Nem sei se havia estradas naquela época, creio que não. E rodovia nunca será eficaz, sempre será caro manter sua infraestrutura.

  • O Plantation foi um sistema de exploração colonial utilizado entre os séculos XV e XIX principalmente nas Colônias Europeias da América, tanto a Portuguesa quanto em alguns locais das colônias Espanholas e também nas colônias Inglesas Britânicas. Ele consiste em quatro características principais: grandes Latifúndios, Monocultura, Trabalho Escravo e Exportação para a metrópole.

     

    Através dos grandes latifúndios, com suas extensas terras, era possível produzir em grande escala um único produto, o que se denomina de monocultura. No Brasil, utilizou-se inicialmente a Cana-de-Açúcar, mas depois veio o Algodão, o Fumo e o Café. Geralmente eram Produtos Tropicais que eram plantados nesses latifúndios.

     

    Esses produtos tinham boa acolhida na Europa, o que levava essa produção a se destinar quase que Exclusivamente ao Comércio Externo com as metrópoles europeias, suprindo o mercado desses locais. Esse comércio garantia altos lucros, sendo que nas Américas portuguesa e espanhola adotava-se o monopólio desse comércio externo, situação que não se verificava nas colônias inglesas.

     

    A Mão de Obra utilizada no plantation era a Escrava, quase que exclusivamente composta por africanos escravizados. Além de ser um suprimento da força de trabalho, o comércio de escravos gerava imensas riquezas para os traficantes de escravos.

     

    Assim, o plantation proporcionava o chamado Comércio Triangular, em que os produtos tropicais eram vendidos na Europa em troca de tecidos, armas e álcool, que, por sua vez, eram oferecidos aos mercadores africanos em troca de escravos. Estes eram levados às colônias para trabalhar nos latifúndios monocultores, que produziam produtos tropicais, mantendo, dessa forma, este ciclo comercial.

  • BRASIL COLONIA:

    > PACTO COLONIAL, NÃO EXITE CONCORRENCIA NO MERCADO INTERNO.

  • GABARITO: C

    vejamos, as principais caracteristicas do sistema plantation:

    1- produção de produtos principalmente tropicais pelo fato de se adaptarem ás condições do clima e do solo , se são principais então não significa que sejam as unicas plantadas.

    2 - Grande latifundio

    3- Mão de obra barata - trabalho escravo

    4- Exportação para Metrópole

    5- produção voltada para a exportação

    6- Proporcionou o comercio Triangular ( onde os produtos eram vendidos na Europa em troca de tecidos, armas e álcool, que eram oferecidos aos mercadores africanos em troca de escravos)

  • Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que depois de aproximadamente 30 anos da chegada dos portugueses em solo brasileiro, é que trouxe a primeira muda de cana ao Brasil. E iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Mas foi no Nordeste, principalmente nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia, que os engenhos de açúcar se multiplicaram.

    A origem do café no Brasil encontra-se no século XVIII. As primeiras mudas de café foram plantadas ainda pelos idos de 1720, na província do Pará. A pessoa que teria trazido as primeiras sementes do café para o Brasil foi Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa

  • Eu achando que o café era de origem brasileira.

  • Plantation é o MEEL

    M onocultura

    E scravos

    E xportação

    L atifúndios

  • Questão duvidosa, café vem de uma origem brasileira, uns dos maiores produtores de café e o estado de são Paulo.

  • Quando a questão fala do período colonial até o fim da República velha abrange tanto o ciclo do açúcar quanto do café portanto item está corretíssimo.

  • café é uma planta que tem a sua origem no continente africano, na região da Etiópia. Estima-se que a região da Cafa, na Etiópia, é quem originou o nome de Café.

    https://www.graogourmet.com/blog/conheca-origem-do-cafe-e-sua-historia/#:~:text=O%20caf%C3%A9%20%C3%A9%20uma%20planta,originou%20o%20nome%20de%20Caf%C3%A9.

  • rivilegiou, nos casos do açúcar e do café, plantas de origem estrangeira.> Ele colocou isso p confundir muita gente, Mas na verdade CANA E CAFÉ E DE ORIGEM ESTRANGEIRA.

  • Café: Etiópia

    Cana-de-açúcar: Nova Guiné

  • Letra C - O AÇÚCAR surgiu na ilha de (NOVA GUINÉ), no meio do oceano pacífico e se espalhou para o mundo gradualmente, junto com a migração humana. No Brasil a cana-de-açúcar só chegou em 1520, logo após os portugueses. O CAFÉ é uma planta que tem a sua origem no continente africano, na região da ETIÓPIA.

    Trabalho baseado na plantation (M.E.L.A.)

    (M)onocultura

    (E)scravista

    (L)atifundiária

    (A)groexportadora

  • A questão acima tem como tema o sistema agrícola denominado de plantations e suas características enquanto estrutura de produção.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba as características desse modelo de produção agrícola, os principais gêneros agrícolas produzidos e sua utilização no território brasileiro.
    Plantation foi um sistema agrícola que era voltado para a exploração colonial entre os séculos XV e XIX, implementado principalmente nos países colonizados pela Europa no continente americano. Esse modelo de produção estava assentado em quatro características principais: predominava em grandes latifúndios, se baseava na monocultura, utilizava como mão-de-obra o trabalho escravo e visava produzir para a exportação das metrópoles europeias. 
    Feita a análise prévia do que é pedido na questão, mais a explicação do conceito de plantation, vamos a análise das alternativas abaixo:
    Letra A - Incorreta, pois esse modelo de produção não utilizava tecnologias avançadas para alavancar sua produtividade. Além disso, foi um sistema agrícola que foi desenvolvido em uma época que as ferramentas e métodos para a agricultura eram bastante simples e rudimentares. 
    Letra B - Incorreta, pois é importante ressaltar que o trabalho escravo foi bastante lucrativo e rentável para os europeus, que não gastavam praticamente nada com esse tipo de mão-de-obra. Além disso, essa prática era bastante lucrativa para os traficantes de escravos que lucravam muito com comércio de africanos que passaram pelo processo de escravização.
    Letra C - Correta, pois esse modelo de produção que era feito em grandes latifúndios com base na implantação de monoculturas, privilegiou o café e a cana-de-açúcar, que eram produzidos em larga escala. Além disso, o clima Tropical que predomina no Brasil favoreceu essas plantações, uma vez que esses produtos são adaptados a esse tipo climático. Por fim, é importante destacar que esses produtos eram bem aceitos na Europa, o que trouxe volumosos lucros para a Coroa Portuguesa no comércio mundial.
    Letra D - Incorreta, pois na época das Plantations aqui no Brasil, vigorava o Pacto Colonial entre nosso país e Portugal. Nesse "acordo" foi instituído a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou. No caso do território brasileiro, toda produção agrícola ficava sob responsabilidade da Coroa Portuguesa que decidia o que faria com as riquezas e produções obtidas. Sendo assim, como havia o controle da produção e do comércio externo, é inviável pensar em um regime concorrencial entre mercado interno e externo nesse período.
    Letra E - Incorreta, pois no período colonial correspondente ao auge das plantations, as ferrovias e rodovias não eram redes de transportes consolidadas na logística dessas mercadorias. Além disso, ferrovias e rodovias são redes dispendiosas com alto custo de implementação e manutenção.

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5140444
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A intervenção humana tem impactos significativos sobre os solos. Um milênio atrás, os agricultores ao redor do mundo aprenderam a plantar nas encostas “utilizando o contorno” ao fazer sulcos ou montes que percorriam a encosta. Cada um desses sulcos descrevia uma elevação, em vez de seguir verticalmente para cima ou para baixo da vertente. O cultivo com linhas de contorno evita o fluxo superficial e, dessa maneira, reduz a erosão do solo.

O trecho acima descreve qual tipo de agricultura?

Alternativas
Comentários
  • A agricultura de jardinagem é uma técnica milenar de cultivo caracterizada pela subsistência. Sua denominação está relacionada com os cuidados que são exigidos do plantio até a colheita, como se as áreas agrícolas realmente fossem jardins, mas em que são plantadas mudas que serão cultivadas em áreas pequenas — geralmente localizadas em terrenos montanhosos ou encostas.

    Gabarito B


ID
5199418
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O termo Agricultura Alternativa se refere métodos de cultivo, que fogem da agricultura convencional, baseadas no tripé: sementes melhoradas, agrotóxicos e maquinário agrícola. É um dos termos empregados para designar modelos não convencionais de agricultura. São princípios deste tipo de agricultura, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Conceito (o que é)

     

    Agricultura alternativa é um conjunto de práticas e técnicas de cultivo da terra que, diferente da agricultura tradicional, tem como objetivos o desenvolvimento sustentável e a produção de gêneros agrícolas sem qualquer contaminação por agrotóxicos ou pesticidas. É também conhecida como agricultura ecológica ou agricultura verde.

     

    Características principais:

     

    - Não utiliza métodos que possam contaminar o solo ou degradá-lo. Os métodos agrícolas utilizados buscam conservar as características e potenciais naturais do solo.

     

    - Visa o equilíbrio ecológico na agricultura, respeitando assim o meio ambiente.

     

    - Produção de frutas, legumes, grãos e outros gêneros agrícolas sem nenhuma contaminação química. Portanto, os produtos são naturais.

     

    - Práticas como queimadas não são empregadas nos processos agrícolas.

     

    - Pouca ou nenhuma mecanização.

     

    - Uso de mão de obra especializada.

     

    - Não realiza desmatamentos para geração ou ampliação de áreas agricultáveis.

     

    - Áreas de produção próximas às áreas de consumo. Este fator possibilita uso menor de meios de transportes e, por consequência, a redução da poluição do ar.

     

    - Uso de fertilizantes naturais.

     

    - Uso de métodos naturais de controle de pragas.

     

    - Uso racional de recursos naturais (água, por exemplo), evitando assim o desperdício.

     

    Exemplos:

     

    - Agricultura orgânica

     

    - Agricultura biodinâmica

     

    - Agricultura biológica

     

    - Agricultura natural

     

    - Agricultura ecológica

     

    Principais vantagens:

     

    - Produção de alimentos sem contaminação química. Portanto são mais saudáveis.

     

    - Sabor mais natural dos alimentos (em comparação com os produzidos de forma convencional).

     

    - Preservação do solo, dos ecossistemas e dos recursos naturais. Ou seja, respeito ao meio ambiente.

     

    A principal vantagem da agricultura alternativa é a produção de frutas, legumes e hortaliças sem nenhum tipo de contaminação química (foto: morangos orgânicos).

     

     

    Principais desvantagens:

     

    - Preços dos produtos agrícolas são mais elevados em comparação aos produzidos pela agricultura convencional.

     

    - A produção é em escala menor do que a convencional, não suprindo a demanda mundial por alimentos.

  • Queria entender por que é economicamente viável

  • Culturalmente aceitas, respeitando as particularidades regionais, com impactos benéficos para o meio ambiente e saúde humanas.

    Mas e os agrotóxicos?

  • GAB-B

    Tecnologicamente adaptada, a adaptação das plantas e culturas são realizadas por meio de cruzamentos e processos naturais.

    • Agricultura Orgânica. ...
    • Agricultura Biodinâmica. ...
    • Agricultura Biológica. ...
    • Agricultura Natural. ...
    • Permacultura. ...
    • Agricultura alternativa. ...
    • Agroecologia. ...
    • Sistemas agroflorestais (SAFs

    Agricultura Alternativa é aquela que não usa agrotóxicos e pesticidas, respeita o meio ambiente e utiliza práticas naturais. Características principais: - Não utiliza métodos que possam contaminar o solo ou degradá-lo. Os métodos agrícolas utilizados buscam conservar as características e potenciais naturais do solo.

    GAB-B

    GAB-B

    CONFIA, PODE MARCAR LETRA-B, NÃO VAI NA ONDA DO COMENTÁRIO DESSE POVO NÃO.

    GAB-B!!!!


ID
5233648
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São características do sistema de roça – conuco, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Sistema de roças é um sistema arcaico de produção, também pode ser itinerante, de baixa producao. Por isso não é voltado para o mercado externo, sendo utilizado em pequenas propriedades para subsistência

    Bons estudos

    Mais conteúdo no meu insta

  • GAB-B

    Monocultura de produtos para exportação.

    RESUMINDO A ROÇA TIO QUE ELE PLANTA PARA SOBREVIVER, NÃO SERVE PARA EXPORTAÇÃO!!!


ID
5243587
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Brejetuba - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As feiras orgânicas e agroeocológicas fazem parte do Programa de Fortalecimento da Agricultura Orgânica da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e são realizadas em parceria com diversas instituições”.
www.es.gov.br

O termo “Agricultura Orgânica” se remete ao cultivo:

Alternativas
Comentários
  • Agricultura orgânica e agricultura biológica são expressões frequentemente usadas para designar sistemas sustentáveis de agricultura que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente
  • GAB A - Agricultura de orgânica e igual manejo, sem uso químicos, ou seja natural.

  • GAB-A

    SEM USO DE AGROTÓXICO


ID
5278219
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agricultura moderna ou de precisão, típica dos países desenvolvidos, apresenta as seguintes características, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    mão de obra familiar numerosa e as vezes sem qualificação;

    CONCURSEIRO NÃO TEM DINHEIRO PARA GASTAR FIM DE ANO. VÁ ESTUDAR!!!


ID
5319883
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No meio rural existem diferentes tipos de agricultura que estão associadas às diferentes formas de produção, finalidade, à técnica e a mão de obra usada. Sobre essa temática, estabeleça a relação entre o tipo de agricultura e sua respectiva caracterização.

I- Agricultura camponesa.
II- Agricultura orgânica.
III- Agricultura patronal.
IV- Agricultura moderna.

( ) utiliza mão de obra da contratação de trabalhadores assalariados e em geral são empresas agrícolas que fazem uso de técnicas modernas.
( ) a produção é destinada ao abastecimento da família e pode ser comercializada no mercado local, normalmente objetivando o sustento da própria família, e não o lucro.
( ) possui grande integração com os mercados vendendo os produtos tanto para empresas agroindustriais, quanto para compra de insumos como fertilizantes, agrotóxicos, maquinas e equipamentos.
( ) utiliza a terra de forma sustentável, não faz uso de produtos químicos como fertilizantes e agrotóxicos.

A sequência CORRETA de associação é:

Alternativas

ID
5361805
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As feiras orgânicas e agroeocológicas fazem parte do Programa de Fortalecimento da Agricultura Orgânica da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e são realizadas em parceria com diversas instituições”.
www.es.gov.br

O termo “Agricultura Orgânica” se remete ao cultivo:

Alternativas
Comentários
  • gab-A

    Agricultura orgânica e agricultura biológica são expressões frequentemente usadas para designar sistemas sustentáveis de agricultura que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente.


ID
5371270
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FIMCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agricultura representa o maior setor da economia mundial, e ela foi (e é) essencial para o desenvolvimento da sociedade. Há diversas modalidades na agricultura, mas a que mais se destaca é a familiar. Esse tipo de agricultura vem ganhando destaque pela maneira sustentável que relaciona o agronegócio ao meio ambiente.

(Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/agriculturafamiliar-a-chave-da-sustentabilidade.)

Sobre a agricultura familiar e suas relações como o agronegócio, especificamente no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5381518
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No campo brasileiro, o processo de desenvolvimento capitalista está igualmente marcado pela industrialização da agricultura, ou seja, o desenvolvimento da agricultura tipicamente capitalista abriu aos proprietários de terras e aos capitalistas a possibilidade histórica da apropriação da renda capitalista da terra.

(Ariovaldo U. de Oliveira. “Agricultura brasileira”. In: Jurandyr L. S. Ross et al. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)

Uma das principais consequências do processo descrito no excerto foi

Alternativas
Comentários
  • A questão do fundiária do Brasil é um tema relevante, desde sempre tivemos uma alta concentração e muitos conflitos existentes que só crescem para a posse de terras.

    GAB E

    APMBB


ID
5383408
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Sudeste Asiático é uma região agrícola amplamente caracterizada pela

Alternativas
Comentários
  • A agricultura no sudeste asiático é a fonte de renda para a maioria da população da zona rural, o plantio de arroz é a cultura agrícola que mais se destaca nessa região. ... A cultura agrícola que mais se destaca é o plantio de arroz (rizicultura), que é a base da dieta de grande parte da população dos países da Ásia.


ID
5567770
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil possui a segunda maior área florestal mundial, atrás somente da Rússia. O cultivo de florestas, através do manejo agrícola, a fim de produzir madeiras e outros derivados para satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, promover o uso racional das florestas, é denominado

Alternativas
Comentários
  •  A Silvicultura é o cultivo de florestas através do manejo agrícola, é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.

    Gabarito: Letra C

  • GAB-C

    Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.

    NÃO USE DROGAS, BEBA ÁGUA, SEUS RINS AGRADECEM!!

  • O Mike baiano que vai estudar para PM BA tem que se ligar que desde 2013, a Bahia tem a sétima maior área de silvicultura do país.

    CFO PM BA!!!

    Sertão!!!


ID
5571154
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio brasileiro. Sua enorme população e o crescimento da renda dos chineses demandam, continuamente, mais alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. A respeito da agricultura chinesa e das possibilidades de o agronegócio brasileiro manter-se atuante no mercado chinês, considere as seguintes afirmativas:

1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe pq a 2 está errada?

  • 1 - A infraestrutura de escoamento do Brasil realmente limita a exportação dos commodities.

    2 - Pesquisei e descobri que o Brasil não é um exportador de trigo em escala global, ainda está crescendo nisso, mas não totalmente consolidado como com demais grãos.

  • Erro da 2:

    A china não precisa importar e sim exportar.

    A China é a maior produtora de produtos agrícolas do mundo, e como resultado de fatores climáticos e topográficos, apenas 10 a 25% do território chinês é adequado para o cultivo. 

    Todavia, cerca de 45% da população vive em áreas rurais, e até a década de 1980, a maioria destes vivia diretamente da agricultura. Desde então, muitos têm sido encorajados a deixar a agricultura para procurar outras atividades, tais como a manufaturação leve, o comércio e o transporte.

    Em 2018, a China:

    • Foi o 2º maior produtor mundial de milho (257,1 milhões de toneladas), perdendo somente para os EUA;

    • Foi o maior produtor mundial de arroz (212,1 milhões de toneladas);

    • Foi o maior produtor mundial de trigo (131,4 milhões de toneladas);

    "Como você faz qualquer coisa é como você faz tudo!"

    Bons Estudos!!

  • A questão acima tem como tema a relação Brasil e China, em que o candidato precisa analisar quatro afirmações sobre essa relação e julgar as assertivas corretas.
    Sendo assim, vamos julgar as afirmações abaixo:

    1 -  Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesa no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities. 
    A assertiva está correta. Como a China é o principal parceiro comercial do Brasil, no que tange às suas exportações, é importante que o país esteja atento as demandas e necessidades da sociedade brasileira. Além disso, é importante também manter boas relações diplomáticas com o país asiático, uma vez que nos últimos anos, o atual governo vem fazendo criticas e ofensas aos chineses, o que pode comprometer a relação comercial entre os dois países. Por fim, é importante destacar que o Brasil precisa investir em infraestrutura, sobretudo, na área de transportes, uma vez que o país é muito dependente do transporte rodoviário, o que torna a logística dos produtos mais caros, comprometendo o preço das commodities no mercado internacional, o que representa um risco, tendo em vista que a China vem investindo em países africanos para suprir sua demanda por produtos agrícolas.
    2 -  Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
    A assertiva está incorreta. De fato a demanda chinesa por alimentos é muito alta, uma vez que a sua população é a maior do mundo, e as terras cultiváveis da China não são suficientes para atender seu mercado interno. Entretanto, a China não importa arroz do Brasil, uma vez que ela é a maior produtora mundial. Além disso, o Brasil exporta pouco trigo e a China não está entre seus principais compradores.
    3 -  Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
    A assertiva está correta. A China atualmente enfrenta muitas dificuldades na agricultura, embora tenha apresentado um aumento da sua produtividade agrícola nos últimos anos. Muitas dessas dificuldades referem-se às suas características físicas, é um país montanhoso, cercado de climas impróprios (como o árido e semiárido, frio de montanha e o tropical de monções) e tem um grande deserto no seu interior, dificultando a prática agrícola no país. Nas poucas terras cultiváveis que existem no país, a mecanização agrícola é intensa, em razão da falta de mão-de-obra no meio rural chinês, e há um intenso uso de insumos agrícolas, levando à problemas ambientais em suas terras. Além disso, com o aumento da demanda por conta do avanço da urbanização no país, a população chinesa, por conta do seu aumento de poder de compra, vem exigindo produtos mais saudáveis e de boa qualidade, o que demanda uma prática sustentável na agricultura do país.
    4 -  Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambas já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
    A assertiva está correta. Com o aumento da demanda do mercado interno chinês, fruto do avanço da urbanização do país, a China tem importado mais produtos agrícolas. Como o Brasil é uma grande potência agrícola, desde 2009 o país vem exportado grande parte de sua produção para os chineses. Itens como Soja, Carne Bovina e Carne de Frango são bastante exportados para o país asiático. Em 2021, o comércio com a China correspondeu a 67% do superávit brasileiro. Essa relação mais próxima faz com que os chineses invistam em ciência e tecnologia agropecuária em cooperação com a experiência que o Brasil tem com a sua agricultura.
    Como as assertivas corretas são a 1,3 e 4, isso corresponde à Letra D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • A questão acima tem como tema a relação Brasil e China, em que o candidato precisa analisar quatro afirmações sobre essa relação e julgar as assertivas corretas.
    Sendo assim, vamos julgar as afirmações abaixo:

    1 -  Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesa no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities. 
    A assertiva está correta. Como a China é o principal parceiro comercial do Brasil, no que tange às suas exportações, é importante que o país esteja atento as demandas e necessidades da sociedade brasileira. Além disso, é importante também manter boas relações diplomáticas com o país asiático, uma vez que nos últimos anos, o atual governo vem fazendo criticas e ofensas aos chineses, o que pode comprometer a relação comercial entre os dois países. Por fim, é importante destacar que o Brasil precisa investir em infraestrutura, sobretudo, na área de transportes, uma vez que o país é muito dependente do transporte rodoviário, o que torna a logística dos produtos mais caros, comprometendo o preço das commodities no mercado internacional, o que representa um risco, tendo em vista que a China vem investindo em países africanos para suprir sua demanda por produtos agrícolas.
    2 -  Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
    A assertiva está incorreta. De fato a demanda chinesa por alimentos é muito alta, uma vez que a sua população é a maior do mundo, e as terras cultiváveis da China não são suficientes para atender seu mercado interno. Entretanto, a China não importa arroz do Brasil, uma vez que ela é a maior produtora mundial. Além disso, o Brasil exporta pouco trigo e a China não está entre seus principais compradores.
    3 -  Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
    A assertiva está correta. A China atualmente enfrenta muitas dificuldades na agricultura, embora tenha apresentado um aumento da sua produtividade agrícola nos últimos anos. Muitas dessas dificuldades referem-se às suas características físicas, é um país montanhoso, cercado de climas impróprios (como o árido e semiárido, frio de montanha e o tropical de monções) e tem um grande deserto no seu interior, dificultando a prática agrícola no país. Nas poucas terras cultiváveis que existem no país, a mecanização agrícola é intensa, em razão da falta de mão-de-obra no meio rural chinês, e há um intenso uso de insumos agrícolas, levando à problemas ambientais em suas terras. Além disso, com o aumento da demanda por conta do avanço da urbanização no país, a população chinesa, por conta do seu aumento de poder de compra, vem exigindo produtos mais saudáveis e de boa qualidade, o que demanda uma prática sustentável na agricultura do país.
    4 -  Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambas já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
    A assertiva está correta. Com o aumento da demanda do mercado interno chinês, fruto do avanço da urbanização do país, a China tem importado mais produtos agrícolas. Como o Brasil é uma grande potência agrícola, desde 2009 o país vem exportado grande parte de sua produção para os chineses. Itens como Soja, Carne Bovina e Carne de Frango são bastante exportados para o país asiático. Em 2021, o comércio com a China correspondeu a 67% do superávit brasileiro. Essa relação mais próxima faz com que os chineses invistam em ciência e tecnologia agropecuária em cooperação com a experiência que o Brasil tem com a sua agricultura.
    Como as assertivas corretas são a 1,3 e 4, isso corresponde à Letra D.

ID
5576569
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um aumento no consumo de água e produtos agrícolas por parte da população brasileira geralmente vem atrelado a um aumento na pressão exercida sobre o meio ambiente. Selecione a alternativa que apresenta duas soluções sustentáveis, de amplo alcance nacional e economicamente viáveis, para diminuir a expansão dos cultivos sobre a vegetação nativa e para garantir recursos hídricos de qualidade para as gerações futuras. 

Alternativas

ID
5583763
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Minaçu - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um sistema agrário, ou agrossistema, é um tipo de modelo de produção agropecuária em que se observa quais cultivos ou criações são praticados, quais são as técnicas utilizadas, como é a relação da agricultura ou da pecuária com o espaço tanto em termos de densidade quanto de dimensão e propriedade da terra e o destino na produção. Avalie as proposições abaixo:


I- Nos agrossistemas tradicionais há uma maior utilização do trabalho humano em relação ao uso da tecnologia.

II- Nos agrossistemas modernos há uma predominância da utilização de máquinas, adubos e equipamentos;

III- Os agrossistemas alternativos, também chamados de ecológicos ou orgânicos buscam evitar impactos ambientais ou sociais negativos;

IV- As regiões de cerrado não permitem a implantação dos agrossistemas modernos devido suas características, predominando os agrossistemas alternativos.


É verdadeira a seguinte alternativa:

Alternativas

ID
5589910
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.


Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)

Alternativas
Comentários
  • A produção agrícola em diferentes regiões do Brasil, como no semiárido nordestino ou na Serra Gaúcha, demanda técnicas de cultivo adaptadas aos aspectos ambientais singulares de cada região. O exemplo da viticultura demonstra como em regiões com condições ambientais tão distintas é possível a introdução de um determinado cultivo graças aos avanços técnicos e tecnológicos na agropecuária.

    Anglo Resolve


ID
5619985
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conjunto de atividades relacionadas à produção e à transformação de matérias-primas rurais até chegar ao consumidor final: 

Alternativas
Comentários
  • Se não me engano, essa prova teve nota de corte 87.

  • Jurisprudência em Teses do STJ EDIÇÃO N. 137: DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE - I 

    1) O exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral. (Enunciado n. 4 da I Jornada de Direito Civil do CJF)

    2) A pretensão de reconhecimento de ofensa a direito da personalidade é imprescritível.

    3) A ampla liberdade de informação, opinião e crítica jornalística reconhecida constitucionalmente à imprensa não é um direito absoluto, encontrando limitações, tais como a preservação dos direitos da personalidade.

    4) No tocante às pessoas públicas, apesar de o grau de resguardo e de tutela da imagem não ter a mesma extensão daquela conferida aos particulares, já que comprometidos com a publicidade, restará configurado o abuso do direito de uso da imagem quando se constatar a vulneração da intimidade ou da vida privada.

    5) Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada de imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais. (Súmula n. 403/STJ)

    6) A divulgação de fotografia em periódico (impresso ou digital) para ilustrar matéria acerca de manifestação popular de cunho político-ideológico ocorrida em local público não tem intuito econômico ou comercial, mas tão-somente informativo, ainda que se trate de sociedade empresária, não sendo o caso de aplicação da Súmula n. 403/STJ.

    7) A publicidade que divulgar, sem autorização, qualidades inerentes a determinada pessoa, ainda que sem mencionar seu nome, mas sendo capaz de identificá-la, constitui violação a direito da personalidade. (Enunciado n. 278 da IV Jornada de Direito Civil do CJF)

    8) O uso e a divulgação, por sociedade empresária, de imagem de pessoa física fotografada isoladamente em local público, em meio a cenário destacado, sem nenhuma conotação ofensiva ou vexaminosa, configura dano moral decorrente de violação do direito à imagem por ausência de autorização do titular.

    9) O uso não autorizado da imagem de menores de idade gera dano moral in re ipsa.

    10) A tutela da dignidade da pessoa humana na sociedade da informação inclui o direito ao esquecimento, ou seja, o direito de não ser lembrado contra sua vontade, especificamente no tocante a fatos desabonadores à honra. (Vide Enunciado n. 531 da IV Jornada de Direito Civil do CJF)

    11) Quando os registros da folha de antecedentes do réu são muito antigos, admite-se o afastamento de sua análise desfavorável, em aplicação à teoria do direito ao esquecimento.

     

  • Jurisprudência em Teses do STJ EDIÇÃO N. 138: DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE - II 

    1) O dano moral extrapatrimonial atinge direitos de personalidade do grupo ou da coletividade como realidade massificada, não sendo necessária a demonstração de da dor, da repulsa, da indignação, tal qual fosse um indivíduo isolado.

    2) A imunidade conferida ao advogado para o pleno exercício de suas funções não possui caráter absoluto, devendo observar os parâmetros da legalidade e da razoabilidade, não abarcando violações de direitos da personalidade, notadamente da honra e da imagem de outras partes ou de profissionais que atuem no processo.

    3) A voz humana encontra proteção nos direitos da personalidade, seja como direito autônomo ou como parte integrante do direito à imagem ou do direito à identidade pessoal.

    4) O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, assentado no princípio da dignidade da pessoa humana.

    5) A regra no ordenamento jurídico é a imutabilidade do prenome, um direito da personalidade que designa o indivíduo e o identifica perante a sociedade, cuja modificação revela-se possível, no entanto, nas hipóteses previstas em lei, bem como em determinados casos admitidos pela jurisprudência.

    6) O transgênero tem direito fundamental subjetivo à alteração de seu prenome e de sua classificação de gênero no registro civil, exigindo-se, para tanto, nada além da manifestação de vontade do indivíduo, em respeito aos princípios da identidade e da dignidade da pessoa humana, inerentes à personalidade.

    7) É possível a modificação do nome civil em decorrência do direito à dupla cidadania, de forma a unificar os registros à luz dos princípios da verdade real e da simetria.

    8) A continuidade do uso do sobrenome do ex-cônjuge, à exceção dos impedimentos elencados pela legislação civil, afirma-se como direito inerente à personalidade, integrando-se à identidade civil da pessoa e identificando-a em seu entorno social e familiar.

    9) O direito ao nome, enquanto atributo dos direitos da personalidade, torna possível o restabelecimento do nome de solteiro após a dissolução do vínculo conjugal em decorrência da morte.

    10) Em caso de uso indevido do nome da pessoa com intuito comercial, o dano moral é in re ipsa.

    11) Não se exige a prova inequívoca da má-fé da publicação (actual malice), para ensejar a indenização pela ofensa ao nome ou à imagem de alguém.

    12) Os pedidos de remoção de conteúdo de natureza ofensiva a direitos da personalidade das páginas de internet, seja por meio de notificação do particular ou de ordem judicial, dependem da localização inequívoca da publicação (Universal Resource Locator - URL), correspondente ao material que se pretende remover.

     

  • Agronegócio é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico. Dividido em três partes: dentro, antes e depois da porteira. Fazem parte desse processo, insumo; produção; processamento; distribuição e consumidor.

  • GAB-D

    agronegócio.

     o conceito de agronegócio como "a rede de negócios que integra as atividades econômicas organizadas de fabricação e fornecimento de insumos, produção, processamento, beneficiamento e transformação, comercialização, armazenamento, logística e distribuição de bens agrícolas, pecuários, de reflorestamento e pesca, bem....

    PODEM MARCAR SEM MEDO,GAB-D.

    Os fracos nunca podem perdoar.

  • "Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil"


ID
5639578
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conjunto de atividades relacionadas à produção e à transformação de matérias-primas rurais até chegar ao consumidor final:

Alternativas
Comentários
  • Vem tranquila, PMES!
  • Gabarito D

  • GABARITO D

    AGRONEGÓCIO é a soma de todas as operações que acontecem ANTES, DENTRO e DEPOIS das porteiras das fazendas. Começa com a pesquisa científica, passa pela produção de insumos (máquinas, implementos, adubos, defensivos etc) usados na produção agropecuária dentro das fazendas, e continua com o transporte, armazenamento, industrialização e comercialização dos produtos, até que cheguem às mãos dos consumidores em supermercados, bares, restaurantes, lojas e até postos de combustíveis.

    É um dos principais setores da economia brasileira e mundial, que interliga atividades rurais e urbanas, formando as chamadas cadeias produtivas. Soma-se a isso os serviços de vários profissionais e os financeiros.

  • GAB-D

    agronegócio.

    Agronegócio é a junção de inúmeras atividades que envolvem de forma direta ou indireta, toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.

    PODEM MARCAR SEM MEDO!!!