-
Letra D
Departamento Pessoal
É um órgão da empresa, encarregado de tarefas e atividades específicas, ou seja, desde a contratação do funcionário, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º Salário, organização dos horários de trabalho e Rescisão Contratual dos funcionários.
Gestão de Recursos Humanos
Conhecida pela sigla RH, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem como tarefas o recrutamento e seleção de pessoal, avaliação de desempenho dos funcionários, treinamento e desenvolvimento de pessoas entre outras funções.
Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=ubeu40irc
-
A questão tem gabarito contestável. Primeiro que ela fala de DP em organizações mais contemporâneas, o que ao meu ver, e isso já é uma contradição com a própria doutrina que não enxerga o DP atual como uma função meramente burocrática. Estaria correta se a Vunesp não tivesse inserido na premissa "mais contemporânea".
-
Gabarito deve estar errado..
"em organizações mais contemporâneas" não é essa visão burocrática a que predomina e sim "estratégicas, como diagnóstico da cultura organizacional e otimização do clima organizacional." Isso porque os recursos humanos se aliam à alta gestão.
-
O departamento pessoal é o setor responsável pela parte burocrática na relação funcionário/empresa, ou seja, o departamento pessoal cuida exclusivamente do cumprimento da legislação trabalhista e eventuais relações sindicais que possam existir. A importância do departamento pessoal está relacionada à legislação trabalhista e fiscal e pouco possui relação com a área de RH.
Já a área de recursos humanos é responsável pela valorização dos colaboradores, atuando no processo de recrutamento e seleção, na divulgação das vagas para o mercado de trabalho, e na capacitação dos funcionários. Vale ressaltar que o RH desempenha outras funções como o planejamento sobre os benefícios e salários, e a otimização do clima organizacional, que visa o desenvolvimento do colaborador em prol da empresa.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48074/rh-x-departamento-pessoal-diferencas#ixzz3ok30cUSb
-
Modelo de Gestão de pessoas como departamento de pessoal (modelo clássico)
Neste primeiro modelo, o período considerado refere-se ao final do século XIX e início do século XX. A Administração de Recursos Humanos é resultado do desenvolvimento empresarial e da evolução da teoria organizacional nos Estados Unidos, conceito que reflete a imagem de uma área de trabalho voltada, prioritariamente, para as transações processuais e os trâmites burocráticos.
Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim, 3ª edição, página 38.
-
LETRA D
Gestão de pessoas como DEPARTAMENTO DE PESSOAL
– focada no cumprimento de formalidades e trâmites burocráticos
- Admissão, Demissão e Folha de Pagamento.
Gestão de pessoas como Gestão do COMPORTAMENTO HUMANO
– Foco na valorização das pessoas
- Impacto dos estudos da psicologia – motivação/liderança
Gestão ESTRATÉGICA DE PESSOAS
- Gestão de pessoas alinhada à gestão estratégica
- Elo entre o perfil dos colaboradores atuais e a visão de futuro da organização
Gestão de pessoas por COMPETÊNCIAS
- Foco nas vantagens competitivas (conhecimentos, habilidades e atitudes)
- Como desenvolver competências necessárias para alcançar os resultados estratégicos
-
Não entendi esse gabarito.
A visão contemporânea de gestão de pessoas
Ambas gestões são importantes e merecem atenção, no entanto, a Gestão de Talentos está mais relacionada ao RH estratégico e a uma gestão mais contemporânea de pessoas.
Muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional, com o departamento pessoal focado no operacional e em práticas mais simples, como a seleção e contratação.
Contudo, assim como a gestão de talentos, a gestão de pessoas nas organizações tem total potencial para ser exercida de , gerando mais resultados, desenvolvendo colaboradores de forma mais efetiva e contribuindo para o bom controle da empresa.
Um dos pontos que diferem a gestão de pessoas na atualidade de pessoas do RH tradicional é o enfoque dado aos resultados da empresa por meio de .
Neste caso, é feita uma análise mais quantitativa e que, ao mesmo tempo, leva em consideração o indivíduo na sua singularidade, expectativas, qualidade de vida, compatibilização entre trabalho e vida social e na sua capacitação constante.
Dito isto, vale a pena conferir algumas das políticas mais utilizadas pelas grandes empresas. São práticas que tornam a gestão de pessoas na atualidade mais estratégica e englobam as seguintes atividades:
Fonte :https://www.metadados.com.br/blog/a-avaliacao-de-cargos-em-uma-organizacao/
-
Fases da gestão de pessoas
1) GP como DEPARTAMENTO DE PESSOAL - Focado no cumprimento de formalidades e trâmites burocráticos.
2)GP como Gestão do comportamento humano - Foco na valorização das pessoas e impacto dos estudos de motivação/liderança
3)Modelo Estratégico de GP- GP alinhada à gestão estratégica, elo entre o perfil dos colaboradores atuais e a visão de futuro da organização.
4) GP articulada por competências - Foco nas vantagens competitivas, como desenvolver as competências necessárias para atingir os resultados estratégicos.
Fonte: material estratégia concursos.