SóProvas


ID
1473463
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Engenheiros, naturalistas, matemáticos e artistas, sob o mecenato de Nassau, investigaram a natureza e transformaram a paisagem nordestina. Recife tornou-se uma das cidades mais importantes da América, com modernas pontes e prédios. Além do incentivo à arte, o governo [de Nassau] promulgou leis que eram iguais para todos, impedindo injustiças contra os antigos habitantes.

(Ronald Raminelli, Invasões Holandesa”, em Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 315.)

As transformações durante o governo de Maurício de Nassau (1637-1645), em Pernambuco, são exemplos de um contexto em que

Alternativas
Comentários

  •  Entre 1630 a 1654, os holandeses invadiram e dominaram Pernambuco, no intuito de explorar a produção de açúcar do nordeste brasileiro. Durante o governo holandês de João Maurício de Nassau (1637-44), houve um grande investimento na infra-estrutura de Recife, com a construção de pontes, canais e obras sanitárias. Além disso, estabeleceu-se uma aliança política com os senhores de engenho e foi incentivado a vinda de artistas e cientistas holandeses. Pelo exposto, portanto, a letra correta é a A.

    -> a letra B está incorreta pois não houve perdão de dívidas de antigos proprietários e sim , a redução dos tributos cobrados.

    -> a letra C está incorreta pois estabeleceu-se a liberdade religiosa aos cristãos.

    -> a letra D está incorreta pois o açúcar estava em alta no comércio internacional naquele período.