SóProvas


ID
1473472
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O relato a seguir é parte da biografia de um homem que passou sua infância no atual Mali.

Em novembro de 1918, a África, como a metrópole, festejou o fim da Grande Guerra Mundial e a vitória da França e seus aliados (…). Estávamos orgulhosos do papel desempenhado pelos soldados africanos na frente de batalha. (…) Os sobreviventes que voltaram em 1918- 1919 foram a causa de um novo fenômeno social que influiu na evolução da mentalidade nativa. Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos.

(Amadou Hampâté Bâ, Amkoullel, o menino fula. São Paulo: Palas Athena/Casa das Áfricas, 2003, p. 312-313.)

Considerando o relato acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • -> a letra A está incorreta, pois a volta dos africanos da I Grande Guerra (I GG) desencadeou um processo de construção da identidade africana, baseada na mentalidade nativa, e não no imperialismo europeu.

    -> a letra B está correta, pois o autor relaciona a volta dos soldados africanos com o “fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos".

    -> a letra C está incorreta, pois, em nenhum momento, o autor menciona uma superioridade dos africanos, apenas afirma que houve um desenvolvimento da mentalidade nativa.

    -> a letra D está incorreta, pois o autor comenta a exaltação pelo fim da I GG e a vitória da França e seus aliados. No que se refere ao imperialismo francês, o texto apresenta-se visivelmente crítico.


  • Os sobreviventes que voltaram em 1918- 1919 foram a causa de um novo fenômeno social que influiu na evolução da mentalidade nativa. Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos. NÃO DA PRA ERRAR UMA QUESTÃO DESSA GENTE.

  • “Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos.” Convém lembrar das ideias de darwinismo social; eugenia: racismo disfarçado de ciência, em que se usava conceitos científicos para diferenciar o homem branco do negro. O homem branco era visto como ser superior, principalmente os europeus, que diziam ser responsáveis por civilizar o mundo. Porém, caso não se lembre disso, o trecho acima, retirado do texto, torna possível gabaritar essa questão.

    ;)