SóProvas


ID
147349
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

NÃO é um conjunto de extensões do Oracle que contém todos os dados para uma estrutura lógica de armazenamento dentro de uma tablespace:

Alternativas
Comentários
  • Os segmentos são objetos que ocupam espaço em um banco de dados. Existem vários tipos de segmentos como tabelas, índices, de undo, temporários, LOB, entre outros.

    tablespace USERS

    Este geralmente é o tablespace padrão para os usuários. Se um usuário criar um objeto, tal como uma tabela ou um índice, sem especificar o tablespace, o Oracle o cria no tablespace padrão do usuário, isso se o tablespace padrão do usuário foi definido para utilizar o tablespace USERS. 

    tablespace SYSTEM

    O tablespace SYSTEM é uma parte obrigatória de todo banco de dados Oracle, onde armazena todas as informações necessárias para o seu próprio gerenciamento. Em resumo, SYSTEM é o tablespace mais crítico do banco de dados porque ele contém o dicionário de dados. Se por algum motivo ele se tornar indisponível, a instância do Oracle abortará.

    tablespace TEMP

    O tablespace TEMP é onde o Oracle armazena todas as suas tabelas temporárias. O Oracle geralmente utiliza este temporário para armazenar objetos transitórios durante as classificações e agrupamentos de dados durante a execução de uma SQL contendo as cláusulas ORDER BY e GROUP BY, entre outras.

    tablespace UNDO

    Todos os bancos de dados Oracle precisam de um local para armazenar informações a desfazer. Esse tablespace contém seus segmentos de reconstrução em versões anteriores ao Oracle 9i chamado de RBS (tablespace de rollback), possui a capacidade de recuperar transações incompletas ou abortadas.

      [1] http://www.forumweb.com.br/artigo/87/oracle/introducao-ao-conceito-de-tablespaces
  • Uma base de dados Oracle consiste em uma ou mais unidades lógicas de armazenamento, chamadas de tablespace. O espaço em uma tablespace é dividido em unidades, chamadas segmentos, que contém dados para uma estrutura de dados específica. Tipos de segmentos:
     
    ·         Segmento de dados (data segments) - Um único segmento de dados agrupa todos os dados de uma tabela no banco, exceto nos casos de tabelas particionadas ou clustetizadas, onde cada partição é armazenada em um segmento;
    ·         Segmento de índice (index segments) - Para todos os índices não particionados tem-se também segmentos de índice que armazenam seus dados;
    ·         Segmento temporário (temporary segments) - Durante o processamento das queries do usuário o Oracle precisa frequentemente de um espaço de armazenamento temporário para a execução de uma operação SQL. Esse espaço em disco é alocado automaticamente e é chamado de segmento temporário. Operações de ordenação, por exemplo, normalmente fazem uso desse espaço;
    ·         Segmento de rollback (automatic undo management) - Os segmentos de rollback ainda existem no Oracle 10g apenas no tablespace SYSTEM. Nas versões anteriores do Oracle esse segmento era criado para salvar valores anteriores de uma operação de manipulação de dados para o caso da necessidade da transação ter de ser revertida. Os segmentos também eram utilizados durante a operação de recuperação do banco.
    Alternativa: B