Os segmentos são objetos que ocupam espaço em um banco de dados. Existem vários tipos de segmentos como tabelas, índices, de undo, temporários, LOB, entre outros.
tablespace USERS
Este geralmente é o tablespace padrão para os usuários. Se um usuário criar um objeto, tal como uma tabela ou um índice, sem especificar o tablespace, o Oracle o cria no tablespace padrão do usuário, isso se o tablespace padrão do usuário foi definido para utilizar o tablespace USERS.
tablespace SYSTEM
O tablespace SYSTEM é uma parte obrigatória de todo banco de dados Oracle, onde armazena todas as informações necessárias para o seu próprio gerenciamento. Em resumo, SYSTEM é o tablespace mais crítico do banco de dados porque ele contém o dicionário de dados. Se por algum motivo ele se tornar indisponível, a instância do Oracle abortará.
tablespace TEMP
O tablespace TEMP é onde o Oracle armazena todas as suas tabelas temporárias. O Oracle geralmente utiliza este temporário para armazenar objetos transitórios durante as classificações e agrupamentos de dados durante a execução de uma SQL contendo as cláusulas ORDER BY e GROUP BY, entre outras.
tablespace UNDO
Todos os bancos de dados Oracle precisam de um local para armazenar informações a desfazer. Esse tablespace contém seus segmentos de reconstrução em versões anteriores ao Oracle 9i chamado de RBS (tablespace de rollback), possui a capacidade de recuperar transações incompletas ou abortadas.
[1] http://www.forumweb.com.br/artigo/87/oracle/introducao-ao-conceito-de-tablespaces