SóProvas


ID
1473541
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As restingas podem ser definidas como depósitos arenosos produzidos por processos de dinâmica costeira atual (fortes correntes de deriva litorânea, podendo interagir com correntes de maré e fluxos fluviais), formando feições alongadas, paralelas ou transversais à linha da costa. Podem apresentar retrabalhamentos locais associados a processos eólicos e fluviais. Quando estáveis, as restingas dão forma às “planícies de restinga”, com desenvolvimento de vegetação herbácea e arbustiva e até arbórea. As restingas são áreas sujeitas a processos erosivos desencadeados, entre outros fatores, pela dinâmica da circulação costeira, pela elevação do nível relativo do mar e pela urbanização.

(Adaptado de Célia Regina G. Souza e outros, Restinga: conceitos e emprego do termo no Brasil e implicações na legislação ambiental. São Paulo: Instituto Geológico, 2008.)

É correto afirmar que as restingas existentes ao longo da faixa litorânea brasileira são áreas

Alternativas
Comentários
  • -> a letra A está incorreta. As diversas formas de ocupação do litoral brasileiro ocasionaram a drástica redução da vegetação de restinga em vários Estados brasileiros. No Rio de Janeiro, a restinga foi a cobertura vegetal que, proporcionalmente a sua área,  apresentou os maiores índices de redução. Mas a restinga com o pior nível de conservação é a do Prado, na Bahia.

    -> a letra B está incorreta, pois a restinga não é encontrada em serras e planaltos.

    -> a letra C está correta. Além de ser suscetível à ação do homem, a restinga também é afetada pela oferta de sedimentos de rochas costeiras e pelas correntes marítimas e variação do mar.

    -> a letra D está incorreta, pois a restinga é formada por solo arenoso, o que dificulta a retenção de água e o acesso a nutrientes.