SóProvas


ID
1473691
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Ecologistas do mundo inteiro há décadas denunciam as ameaças crônicas que rondam a Amazônia [...] Dos 5,1 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia Legal, cerca de 80% ainda não conhecem o ímpeto das queimadas e motosserras. Habitam esse gigantesco universo verde milhões de espécies de animais e plantas, a grande maioria ainda não catalogada pela ciência.

(Extraído de: Os caminhos da Terra, nov. 1999.p.51.)

Os ecossistemas presentes na floresta amazônica são:

Alternativas
Comentários
  • Mata de igapó: É um tipo de vegetação característico da Floresta Amazônica. Situa-se em terrenos baixos, próximos a rios e que são frequentemente inundados. 

    Mata de várzea. É um tipo de floresta que são invadidas por enchentes sazonais na Bacia Amazônica.

    Mata de terra firme: são florestas situadas em uma região mais alta do relevo amazônico e se desenvolve em áreas que não estão sujeitas a inundações. Essa característica favorece a proliferação de árvores de grande porte, podendo alcançar até 50 metros de altura.


  • Gab. E


    Complementando o comentário acima:Mata de Transição: Encontram-se entre os domínios morfoclimáticos descritos e não apresentam características bem definidas. Combinam as características dos domínios vizinhos. No Brasil: Mata dos Cocais: é uma área de transição entre o domínio da Amazônia e da caatinga. Mata Seca: é uma área de transição entre o domínio do cerrado e Amazônia.Floresta de folhas secas: área de transição entre o cerrado e a caatinga.


    Fonte: http://professor-oromar.blogspot.com.br/p/faixas-de-transicao.html
  • e) Mata de igapó, mata de terra firme e mata de várzea.

     

     

     

    Floresta Equatorial (Hileia) – higrófila (úmida), perene (permanente), densa, latifoliada (folha larga), grande biodiversidade.

     

    - Mata de Igapó: sempre inundada.

     

    - Mata de Várgea: inundada só em cheias mais intensas.

     

    - Terra firme: não é inundada.

  • A vegetação divide-se em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó.

    As matas de terra firme são aquelas que estão em regiões mais altas e por este motivo não são inundadas pelos rios. Nelas estão árvores de grande porte, como a castanheira-do-pará e a palmeira.

    As matas de várzea são as que sofrem com inundações em determinados períodos do ano. Na parte mais elevada desse tipo de mata, o tempo de inundação é curto e a vegetação é parecida com a das matas de terra firme. Nas regiões planas, que permanecem inundadas por mais tempo, a vegetação é semelhante a das matas de igapó.

    As matas de igapó são as que estão situadas em terrenos mais baixos. Estão quase sempre inundadas. Nelas a vegetação é baixa: arbustos, cipós e musgos são exemplos de plantas comuns nestas áreas. É nas matas de igapó que encontramos a vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia.