SóProvas



Questões de Amazônia


ID
29614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das transformações globais, nacionais e locais
relacionadas ao desafio do desenvolvimento ambiental
sustentável, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Na Amazônia, o crescimento do agronegócio e a expansão das culturas de commodities têm sido observados em um grande número de pequenas propriedades, o que se justifica por serem tais empreendimentos prioritários para a desconcentração da propriedade da terra.

Alternativas
Comentários
  • E onde ficam os arrendamentos das pequenas propriedades para áreas de cana-de-açúcar? tem que ser considerado também... Também não acho totalmente errado...
  • O agronegócio e as culturas de commodities na Amazônia às quais a questão se refere, têm no Mato Grosso e em Rondônia seu locus principal. Tais empreendimentos são baseados em grandes propriedas, portanto concentradores de terras.
  • A parte final está errada, pois os interesses são muito mais econômicos e especulativos do que de desconcentração de terras.

  • "...o que se justifica por serem tais empreendimentos prioritários"
    Tecnica de chute:  em uma questão onde o examinador pretende demonstrar uma causa ou consequência, ele faz uma afirmação única e absoluta como a colocada acima, ela tem grande probabilidade de estar errada, pois dificilmente qualquer coisa na vida será justificada por apenas um fator. As questões corretas geralmente seriam: "o que se justifica, entre outras coisas, por serem...." 
  • Predomínio de latinfúndios na exploração territorial da Amazônia.

  • Cultura de commodities se caracteriza por:

    latifúndios (consequente concentração das terras nas mãosdos latifundiários);

    monoplantation;

    comércio voltado para o exterior;

    mão de obra barata.

     

  • ERRADO.

     

    Não é correto falar em “grande número de pequenas propriedades” no que se refere ao crescimento do agronegócio e à expansão das culturas de commodities, visto que esses empreendimentos ainda são fundamentalmente baseados nas grandes propriedades e têm como objetivo não a desconcentração de terra, mas sim interesses econômicos.

     

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho!"

  • bora TJTAR!

  • De modo geral, a produtividade na agropecuária está relacionada ao latifúndio, essa forma de produção é que pautou o desenvolvimento econômico no país.

  • Pequeno número de proprietários de terra, com alta concentração de terras. Ou seja, muita terra na mão de poucos. Isso caracteriza o sistema do agronegócio brasileiro.

  • COMMODITIES

    Grande escala

    monocultura

    mão de obra barata

    comércio voltado para o exterior


ID
29617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das transformações globais, nacionais e locais
relacionadas ao desafio do desenvolvimento ambiental
sustentável, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Não é apenas a dimensão do desmatamento em curso na Amazônia que preocupa, mas também os prejuízos à biodiversidade advindos desse desmatamento, bem como o aumento da grilagem de terras públicas.

Alternativas
Comentários
  • O governo federal informou nesta segunda-feira (5) que o desmatamento na Amazônia Legal cairá 11% neste ano, para 6.238 quilômetros quadrados, chegando ao menor nível desde o início desse tipo de mapeamento pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). Esses dados foram apresentados à presidente Dilma Rousseff pelos ministros de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
    Em 2004, o desmatamento chegou a 27 mil km quadrados ao ano. Desde então, segundo o Inpe, há quedas no indicador. A mais baixa até hoje tinha sido a do ano passado: 7 mil.  A queda foi aferida entre agosto de 2010 e julho de 2011, na comparação com igual período anterior. A regiao da Amazônia Legal abrange nove Estados: Acre, Amazonas, Pará,  Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

    05/12/2011

    Maurício Savarese
    Do UOL Notícias, em Brasília
  • Vale lembrar:

    O termo grilagem vem da descrição de uma prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área de terra. Os papéis falsificados eram colocados em uma caixa com grilos. Com o passar do tempo, a ação dos insetos dava aos documentos uma aparência envelhecida. Assim como na prática com os grilos, a ocupação ilegal de terras públicas continua fundamentada no esforço para fazer documentos falsos parecerem verdadeiros.

    fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/desmatamento_na_amazonia/grilagem_na_amazonia/

  • Gabarito: Certo 

    O grande desafio da Amazônia é conciliar preservação ambiental com as necessárias e fundamentais atividades econômicas da região. A recuperação de áreas degradadas, o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio à agricultura das comunidades indígenas são alguns dos trabalhos desenvolvidos pela EMBRAPA. Essas ações, no entanto, visam superar, ou pelo menos reduzir as explorações agrícolas predatórias e irracionais, que levam ao esgotamento do solo e ao fim da possibilidade de uso dessas terras. No entanto, tratar esse objetivo como recompensa do abandono da prática de derrubada ou queimada da floresta ou da vegetação secundária está errado. 

     A grilagem de terras públicas consistem num grave problema da atualidade, um levantamento recente envolvendo diversos órgãos, como INCRA, INPE e IBAMA levantaram a questão da grilagem de terras na Floresta Amazônica, ou seja, a legalização e ocupação de terras públicas através de falsificação de documentos. 

  • Dessa forma, tanto a questão ambiental, no que se refere à diminuição da biodiversidade, quanto aspectos territoriais são preocupantes na Amazônia. Com isso, a grilagem toma forma, visto que ela é utilizada para tomar terras e, em consequência disso, ser objeto de exploração ilegal.

    Em resumo: No Brasil, grilagem de terras é a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas ou de terceiros, bem como de prédios ou prédios indivisos.

    GABARITO CERTO

  • AMAZÔNIA

    ABRANGÊNCIA

    ➥ Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.

    O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países.

    A produção e a manutenção da elevada biodiversidade amazônica estão ligadas a um ciclo, de ordem anual, de flutuações do nível de alagamento dos rios.

    É considerada uma fronteira de recursos naturais em razão de fatores como biodiversidade, recursos minerais e hídricos e da existência de povos e comunidades tradicionais, sendo detentora da maior população indígena do Brasil.

    • O ambiente natural é o maior atrativo turístico da Amazônia.

    Importante! ☛ O turismo se tornou um importante setor econômico da região.

    A expansão da fronteira econômica no complexo regional da Amazônia desestrutura as formas de subsistência e a cultura das comunidades da região.

    [...]

    DESMATAMENTO

    No bioma amazônico, o desmatamento está associado à expansão da atividade de agricultura e pecuária. Os rios de águas claras nascem e escoam em terrenos arenosos, e os de águas escuras, em cristalinos, com a incorporação de ácidos de decomposição da matéria orgânica.

    [...]

    ENTIDADES PROTETORAS

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o qual é uma autarquia (Federal) em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

    Obras em portos fluviais justificam-se pela importância dos rios para o transporte na Amazônia.

    [...]

    PROBLEMAS

    A Amazônia está passando por conflitos entre os diversos atores que compõem o espaço agrário (a exemplo da situação dramática observada no sudeste do Pará). E também, há um desperdício de recursos naturais e da biodiversidade na região.

    [...]

    BIOMA AMAZÔNICO

    É detentor da maior população indígena do Brasil;

    É considerado uma fronteira de recursos naturais;

    Dispõe de empresas aéreas regionais.

    Compreende um conjunto de ecossistemas;

    Abrange a Floresta e a Bacia Amazônica;

    Não é exclusivo do território brasileiro;

    A produção e manutenção de sua biodiversidade estão ligadas a um ciclo anual;

    A agricultura e a pecuária são os principais causadores de desmatamento na região.

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC; Questões da CESPE.

  • Questão de 2008, porém mais atual impossível...

    Ainda persistem todos estes problemas mencionados.


ID
83839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia que você aprendeu na escola não existe
mais. Hoje, você procura uma aldeia de índios e encontra uma
fábrica ou uma fazenda moderna. Onde só tinha mato 10
anos atrás, agora você pode ser atropelado.

A partir das idéias do texto acima, julgue os seguintes
itens.

P o l í t icas territoriais levadas a efeito pelo Estado inibiram a formação de latifúndios na região amazônica, em razão dos projetos de colonização implantados na segunda metade do século passado.

Alternativas
Comentários
  • Na Amazônia brasileira existem muitos latifundios.
  • De fato, o governo militar tentou, sim, implantar um modelo que inibisse a formação de grandes latifúndios na região amazônica...
    Essa tentativa se deu em 1972, por meio do I PND (Projeto Nacional de Desenvolvimento), o qual envolvia uma série de projetos de Integração Nacional, tais como a abertura de rodovias (Ex: Transamazônica), a colonização dirigida da Amazônia, etc.
    Essa colonização dirigida consistia na implantação de colônias agrícolas, com a recepção de imigrantes em sua maioria nordestinos, e seguiu o modelo “espinha de peixe” (o qual fazia o uso de rodovias como base de ocupação).
    Mas esse projeto fracassou, tendo em vista que: a) O crédito rural no período era voltado para grandes propriedades; b) Boa parte das rodovias não foi pavimentada (dificultando a comunicação das colônias com o resto do país); c) Os imigrantes não estavam acostumadas com o novo ambiente, e não sabiam como produzir no solo amazônico (que é bem diferente do solo nordestino); d) Houve grande mortalidade (principalmente por causa da malária).
    Assim, a estratégia de colonização é modificada com Geisel, em 1975. Passa-se à alienação de grandes terras públicas, sobretudo para a agropecuária. E inicia-se, dessa forma, o processo que dá origem às imensas propriedades que hoje existem na Amazônia.
  • Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos.

  • O que é importante saber sobre o paradigma da relação sociedade-natureza que norteou o povoamento e a ocupação da Amazônia? (Questão discursiva já cobrada em 3 fase)

    • Kenneth Boulding denominou essa relação sociedade-natureza de economia de fronteira, perspectiva em que o crescimento econômico é visto como linear e infinito.
    • Contínua incorporação de terra e de recursos naturais, que são percebidos como infinitos.
    • Esse paradigma da economia de fronteira caracteriza toda a formação latino-americana.
    • O ápice desse modelo teve lugar durante os primeiros governos militares, sobretudo na década de 1960 e 1970, uma vez que o pensamento geopolítico militar percebia a Amazônia como espaço vazio e sujeito à ação de grupos subversivos e forças internacionais, os quais poderiam ameaçar a estabilidade do regime e a soberania nacional. 
    • Em resposta a essas supostas ameaças, os governos militares promoveram amplo programa de “colonização da Amazônia”, por meio de incentivos econômicos à ocupação de territórios e apoio à atividades produtivas, como a Zona Franca de Manaus. Grandes obras de infraestrutura, como a malsucedida rodovia Transamazônica e usinas hidrelétricas, como a de Tucuruí, reforçaram a lógica de ocupação hegemônica até então.
    • Durante a década de 1970, contudo, após a Conferência de Estocolmo, de 1972, o Brasil aprofundou progressivamente sua legislação ambiental, com base no paradigma do desenvolvimento sustentável. 
    • Segundo Milton Santos, espaço significa a acumulação desigual de tempos. Ou seja, o espaço é a soma de trabalho vivo e trabalho morto (fluxos e fixos) que uma sociedade projeta sobre uma área geográfica.
    • Para Bertha Becker, ocorre uma nova conformação geopolítica no mundo, em geral, e na Amazônia, em particular. Nesse espaço, há um cruzamento crescente entre lógicas espaciais locais, nacionais e internacionais, que acarretam dinâmicas de conflito e cooperação.
    • A “incógnita do ‘heartland” amazônico dá-se justamente pela evolução do paradigma sociedade-natureza no povoamento e ocupação da região (preocupação ambiental com o futuro da região para as gerações futuras).
    • Plano Amazônia Sustentável - o programa governamental destinado a disciplinar e a ordenar sua ocupação.

    Fonte: Trechos retirados do Guia de Estudos - as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD .


ID
83842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia que você aprendeu na escola não existe
mais. Hoje, você procura uma aldeia de índios e encontra uma
fábrica ou uma fazenda moderna. Onde só tinha mato 10
anos atrás, agora você pode ser atropelado.

A partir das idéias do texto acima, julgue os seguintes
itens.

A instabilidade política na Amazônia internacio n al impulsionou projetos voltados para a segurança da faixa de fronteiras na Amazônia brasileira.

Alternativas
Comentários
  • São exemplos disso a assinatura do TCA (1978), a criação da OTCA (1995) e a execução da Operação Cobra (2000).

    TCA (1978): 8 países amazônicos (Bol, Bra, Col, Equ, Gui, Per, Sur e Ven) assinam o Tratado de Cooperação Amazônica e reafirmam a soberania dos países na região, visando a promover o desenvolvimento sustentável e integrado da bacia amazônica;

    OTCA (1995): protocolo de emenda ao TCA que cria a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, para fortalecer cooperação subrregional e promover políticas concertadas de desenvolvimento sustentável;

    Operação Cobra (2000). (COlômbia-BRAsil) Brasil defende uma articulação crescente entre países da região, para enfrentar o narcotráfico, e propõe esse plano alternativo ao Plano Colômbia. É uma operação da polícia federal, encarregada de desarticular o narcotráfico na fronteira amazônica brasileira. A operação identificou fábricas, das FARC, de produção de cocaína na fronteira.
  • O que é importante saber sobre o paradigma da relação sociedade-natureza que norteou o povoamento e a ocupação da Amazônia? (Questão discursiva já cobrada em 3 fase)

    • Kenneth Boulding denominou essa relação sociedade-natureza de economia de fronteira, perspectiva em que o crescimento econômico é visto como linear e infinito.
    • Contínua incorporação de terra e de recursos naturais, que são percebidos como infinitos.
    • Esse paradigma da economia de fronteira caracteriza toda a formação latino-americana.
    • O ápice desse modelo teve lugar durante os primeiros governos militares, sobretudo na década de 1960 e 1970, uma vez que o pensamento geopolítico militar percebia a Amazônia como espaço vazio e sujeito à ação de grupos subversivos e forças internacionais, os quais poderiam ameaçar a estabilidade do regime e a soberania nacional. 
    • Em resposta a essas supostas ameaças, os governos militares promoveram amplo programa de “colonização da Amazônia”, por meio de incentivos econômicos à ocupação de territórios e apoio à atividades produtivas, como a Zona Franca de Manaus. Grandes obras de infraestrutura, como a malsucedida rodovia Transamazônica e usinas hidrelétricas, como a de Tucuruí, reforçaram a lógica de ocupação hegemônica até então.
    • Durante a década de 1970, contudo, após a Conferência de Estocolmo, de 1972, o Brasil aprofundou progressivamente sua legislação ambiental, com base no paradigma do desenvolvimento sustentável. 
    • Segundo Milton Santos, espaço significa a acumulação desigual de tempos. Ou seja, o espaço é a soma de trabalho vivo e trabalho morto (fluxos e fixos) que uma sociedade projeta sobre uma área geográfica.
    • Para Bertha Becker, ocorre uma nova conformação geopolítica no mundo, em geral, e na Amazônia, em particular. Nesse espaço, há um cruzamento crescente entre lógicas espaciais locais, nacionais e internacionais, que acarretam dinâmicas de conflito e cooperação.
    • A “incógnita do ‘heartland” amazônico dá-se justamente pela evolução do paradigma sociedade-natureza no povoamento e ocupação da região (preocupação ambiental com o futuro da região para as gerações futuras).
    • Plano Amazônia Sustentável - o programa governamental destinado a disciplinar e a ordenar sua ocupação.

    Fonte: Trechos retirados do Guia de Estudos - as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD .

  • Só lembrar das FARC

  • Amazônia internacional??


ID
100288
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Amapá é o estado amazônico que apresenta o menor grau de alteração de sua cobertura vegetal nativa. Além disso, possui uma expressiva diversidade de domínios florísticos, incluindo manguezais, formações florestais de várzea, de terra firme e de transição, bem como cerrados e campos de várzea.

Em relação à cobertura vegetal do Amapá, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Como o clima do Estado é quente e úmido a cobertura vegetal é bastante diversificada e apresenta Florestas, e essas são classificadas em Floresta de Várzea, Floresta de Terra Firme, além de campos e cerrados. Nas áreas próximas ao litoral a vegetação encontrada é o mangue ou manguezal. Aproximadamente 73% da área estadual é coberta pela Floresta Amazônica.


  • Alguém sabe dizer porque a B é considerada como sendo a questão incorreta?

  • B. A floresta de transição não está entre o cerrado e os campos de varzéa.

  •  a) Os domínios florísticos podem ser agrupados em duas grandes categorias: das formas florestadas e das formas campestres. CERTO

     b) A maior área de ocorrência das florestas de transição no estado corresponde aos limites entre o cerrado e os campos de várzea. ERRADO

     c) As maiores extensões de florestas de várzea contínuas ocorrem ao longo dos estuários e baixos cursos dos rios. CERTO

     d) Os cerrados ocorrem nos tabuleiros costeiros, entre as formações florestais de terra firme e os campos inundáveis. CERTO

     e) Os campos de várzea caracterizam-se pelo regime de inundações periódicas que decorrem dos efeitos das altas marés e dos impedimentos de drenagem do solo. CERTO


ID
108550
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A localização geográfica do Estado do Amapá é considerada uma vantagem comparativa frente a outros estados da Amazônia porque

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - O equador corta os estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá;

    b) CERTA  - Os principais rios são: Amazonas, Araquari, Jari, Maracá e o OIAPOQUE é o que faz divisa com a Guiana Francesa;

    c) ERRADA - As fronteiras do Amapá são com a Guiana Francesa e o Suriname;

    d) ERRADA - A região sul está extremamente distante para qquer tipo de viabilidade econômica;

    e) ERRADA - A maior parte da Floresta Amazônica está no estado do Amazonas, Pará e Mato Grosso.
    Abraços a todos!!









     

ID
229666
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O sensoriamento remoto representa hoje o mais importante e eficiente recurso tecnológico de observação da Terra. Sua aplicação levou o Brasil a rever os seus dados sobre:

Alternativas
Comentários
  • Sensoriamento remoto está relacionado com a pós modernidade, isso significa que; O descobrimento de características área não observadas, seja no relevo ou características físicas do território BR.
  • O sensoriamento remoto envolve ações para levantar dados, informações e imagens da superfície terrestre, com o intuito de representá-las e melhor entender os seus aspectos. GABARITO E-a extensão do rio Amazonas.

  • O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu as medições com imagens de satélites que indicam o Amazonas como o maior rio do mundo. Segundo a metodologia do trabalho coordenado por Paulo Roberto Martini, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, o Amazonas tem 6.992,06 quilômetros de extensão enquanto o Nilo atinge 6.852,15 quilômetros. 


ID
301186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A corrida para o país recuperar pelo menos uma parte das árvores nativas tem no trabalho de pesquisa de espécies um forte aliado. Afinal, a própria dimensão da biodiversidade brasileira levanta uma questão que pressiona os especialistas: quantas espécies compõem a flora do país? As estimativas divergem muito: apresentam números entre 35 mil e 50 mil e há estudos que apontam até 75 mil vegetais.

Pela própria natureza. In: Panorama Rural, São Paulo, n.º 86, mar./2006, p. 24.

Com relação à degradação do meio ambiente no Brasil e à necessidade de desenvolvimento sustentável, julgue os seguintes itens.

Entre os impactos causados à biodiversidade do meio ambiente amazônico, está o assoreamento de cursos de água provocado pelas atividades de grandes empresas agrícolas e industriais presentes nessa região.

Alternativas
Comentários
  • Assoreamento é o processo em que se observa no leito dos rios acúmulo de detritos, lixo, entulho ou outros materiais.  Portanto, entende-se que a deterioração das margens está atrelada ao mau uso do solo e a exploração dos recursos ambientais estão intimamente relacionados aos problemas no meio ambiente. 

  • industriais?

  • O que é importante saber sobre o paradigma da relação sociedade-natureza que norteou o povoamento e a ocupação da Amazônia? (Questão discursiva já cobrada em 3 fase)

    • Kenneth Boulding denominou essa relação sociedade-natureza de economia de fronteira, perspectiva em que o crescimento econômico é visto como linear e infinito.
    • Contínua incorporação de terra e de recursos naturais, que são percebidos como infinitos.
    • Esse paradigma da economia de fronteira caracteriza toda a formação latino-americana.
    • O ápice desse modelo teve lugar durante os primeiros governos militares, sobretudo na década de 1960 e 1970, uma vez que o pensamento geopolítico militar percebia a Amazônia como espaço vazio e sujeito à ação de grupos subversivos e forças internacionais, os quais poderiam ameaçar a estabilidade do regime e a soberania nacional. 
    • Em resposta a essas supostas ameaças, os governos militares promoveram amplo programa de “colonização da Amazônia”, por meio de incentivos econômicos à ocupação de territórios e apoio à atividades produtivas, como a Zona Franca de Manaus. Grandes obras de infraestrutura, como a malsucedida rodovia Transamazônica e usinas hidrelétricas, como a de Tucuruí, reforçaram a lógica de ocupação hegemônica até então.
    • Durante a década de 1970, contudo, após a Conferência de Estocolmo, de 1972, o Brasil aprofundou progressivamente sua legislação ambiental, com base no paradigma do desenvolvimento sustentável. 
    • Segundo Milton Santos, espaço significa a acumulação desigual de tempos. Ou seja, o espaço é a soma de trabalho vivo e trabalho morto (fluxos e fixos) que uma sociedade projeta sobre uma área geográfica.
    • Para Bertha Becker, ocorre uma nova conformação geopolítica no mundo, em geral, e na Amazônia, em particular. Nesse espaço, há um cruzamento crescente entre lógicas espaciais locais, nacionais e internacionais, que acarretam dinâmicas de conflito e cooperação.
    • A “incógnita do ‘heartland” amazônico dá-se justamente pela evolução do paradigma sociedade-natureza no povoamento e ocupação da região (preocupação ambiental com o futuro da região para as gerações futuras).
    • Plano Amazônia Sustentável - o programa governamental destinado a disciplinar e a ordenar sua ocupação.

    Fonte: Trechos retirados do Guia de Estudos - as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD .


ID
305584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da organização e das características de espaços regionais
brasileiros, julgue os próximos itens.

A exploração das terras amazônicas tem favorecido estratégias geopolíticas, militares, demográficas e de desenvolvimento econômico congruentes com o paradigma do desenvolvimento sustentável, o que assegura a conservação da biodiversidade local, a melhoria das condições de vida de suas populações e a inserção dessa região na economia global.

Alternativas
Comentários
  • Todas as tentativas de exploração da área Amazônica, como  a criação da SUDENE somente contribuíram para o aumento das desigualdades sociais, geração de conflitos entre os grandes e pequenos proprietários, degradação do meio ambiente e piora na qualidade de vida da população. Portanto, a questão está errada.
  • A SUDENE significa Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a q cuida da Amazônia é SIVAM.
  • SUDENE: região Nordeste
    SUDAM: região Amazônica
    SUDECO: região Centro-Oeste
    SUDESUL: região Sul.
  • Errado.  A  exploração  de  terras  amazônicas  não  vem  sendo  congruente  com  o  paradigma  do  desenvolvimento  sustentável,  visto  que grande  parte  dessa  exploração  é  feita  por  meio  do  desmatamento  e  das queimadas,  deixando  as  áreas  em  questão  em  um  estado  do  qual  não podem  ser  recuperadas.  Do  mesmo  modo,  falar  em  “conservação  da biodiversidade  local”  não  é  correto,  apesar  dos  esforços  federais  nesse sentido.  É  importante,  porém,  frisar  que  o  Programa  de  Prevenção  e  de Controle  do  Desmatamento,  implementado  em  1995,  vem  provocando a  queda  substantiva  no  desmatamento:  em  1995,  27000  km2  eram desmatados,  0,5%  da  Amazônia,  hoje  os  números  do  Instituto  Nacional de  Pesquisas  Espaciais  (  INPE)  apontam  para  um  desmatamento  de 6000 km2, 0,12% do território da Amazônia brasileira.

    7000 questões resolvidas CESPE

  • Essas questões sobre a Amazônia é pra fazer chorar. Região cada vez menos sem presença militar, sem exploração correta da biodiversidade, sem projetos de bom desenvolvimento sendo colocados em prática. 

  • Gaba: E

    Falou em exploração da região amazônica, pode ficar esperto que os efeitos serão mais negativos do que positivos.

  • EXPLORAÇÃO = NUNCA SERRÁ POSITIVO

  • 2020 eu marcaria certo pelo viés ideológico

  • O que é importante saber sobre o paradigma da relação sociedade-natureza que norteou o povoamento e a ocupação da Amazônia? (Questão discursiva já cobrada em 3 fase)

    • Kenneth Boulding denominou essa relação sociedade-natureza de economia de fronteira, perspectiva em que o crescimento econômico é visto como linear e infinito.
    • Contínua incorporação de terra e de recursos naturais, que são percebidos como infinitos.
    • Esse paradigma da economia de fronteira caracteriza toda a formação latino-americana.
    • O ápice desse modelo teve lugar durante os primeiros governos militares, sobretudo na década de 1960 e 1970, uma vez que o pensamento geopolítico militar percebia a Amazônia como espaço vazio e sujeito à ação de grupos subversivos e forças internacionais, os quais poderiam ameaçar a estabilidade do regime e a soberania nacional. 
    • Em resposta a essas supostas ameaças, os governos militares promoveram amplo programa de “colonização da Amazônia”, por meio de incentivos econômicos à ocupação de territórios e apoio à atividades produtivas, como a Zona Franca de Manaus. Grandes obras de infraestrutura, como a malsucedida rodovia Transamazônica e usinas hidrelétricas, como a de Tucuruí, reforçaram a lógica de ocupação hegemônica até então.
    • Durante a década de 1970, contudo, após a Conferência de Estocolmo, de 1972, o Brasil aprofundou progressivamente sua legislação ambiental, com base no paradigma do desenvolvimento sustentável. 
    • Segundo Milton Santos, espaço significa a acumulação desigual de tempos. Ou seja, o espaço é a soma de trabalho vivo e trabalho morto (fluxos e fixos) que uma sociedade projeta sobre uma área geográfica.
    • Para Bertha Becker, ocorre uma nova conformação geopolítica no mundo, em geral, e na Amazônia, em particular. Nesse espaço, há um cruzamento crescente entre lógicas espaciais locais, nacionais e internacionais, que acarretam dinâmicas de conflito e cooperação.
    • A “incógnita do ‘heartland” amazônico dá-se justamente pela evolução do paradigma sociedade-natureza no povoamento e ocupação da região (preocupação ambiental com o futuro da região para as gerações futuras).
    • Plano Amazônia Sustentável - o programa governamental destinado a disciplinar e a ordenar sua ocupação.

    Fonte: Trechos retirados do Guia de Estudos - as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD .


ID
366526
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nos últimos anos, grupos de ambientalistas de todo o mundo estão de olhos abertos sobre a preservação da Floresta Amazônica. Desde que começaram os grandes investimentos na região, cerca de 13% da floresta deixou de existir. O problema não está só na retirada da mata, mas também no solo, que é alimentado pela ampla deposição de matéria orgânica, advinda da queda de folhas mortas, galhos, flores e frutos.Tal fato só faz com que o solo da floresta...:

Alternativas
Comentários
  • Não faz sentido esse texto...

    É para ser crítico, mas acaba elogiando a destruição da mata

    Estranho

    Abraços

  • Gaba: E

    "Apesar da exuberância apresentada pela floresta, os solos nos quais está fixada não possuem grande riqueza em nutrientes. Porém, nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis, conhecidos como várzea. Nelas são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em períodos de cheias, especialmente vindos de áreas próximas à Cordilheira dos Andes. Ainda são encontrados solos férteis em restritas áreas da região da Amazônia, com destaque para os Estados de Rondônia e Acre."

    (fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-solo-amazonia-pobre-nutrientes.htm)


ID
366547
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há mais de um século, subordinados a relações quase servis de trabalho, reproduzindo as mesmas relações de geração em geração – num mesmo espaço da floresta extraindo látex, colhendo castanha-do-pará, sem ter precisado para isso mais do que pequenas clareiras namata – os habitantes da floresta lutam pela concretização das reservas extrativas que representam:

Alternativas
Comentários
  • Entendi foi nada...!

    Gaba: E

  • Eita lasqueira fui por eliminação e acertei, porém, questão meio confusa no enunciado.


ID
507160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à Amazônia, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
516376
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A massa de ar que provoca chuvas na Amazônia (sua área de origem) durante todo o ano e, no verão, estende seu domínio para outras regiões, provocando chuvas e elevação de temperatura é a massa

Alternativas
Comentários
  • mEc – Massa Equatorial Continental
    • Quente e Úmida 
    • Forma-se na região amazônica – região de baixa pressão
    • Movimento convectivo devido à convergência dos alísios 
    • Verão estende-se para o sul 
    • Inverno retrai-se 
    • Provoca chuvas na Amazônia e em boa parte do país durante vários meses do ano.
    • O principal fator para a grande umidade é a presença da floresta Amazônica.
    • O recuo da mEc no inverno e ao mesmo tempo o avanço da mPa (Massa Polar Atlântica), proporciona o fenômeno denominado de friagem. 

     

    http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/massas-de-ar.html

  • mEa - é quente e úmida e vem do Atlântico NORTE, forma os ventos alísios de nordeste. Principal atuação é no litoral das regiões norte e nordeste;

    mTa - é quente e úmida e vem do Atlântico SUL, forma os ventos alísios de sudeste. Atua principalmente na faixa atlântica do leste do Brasil;

    mTc - é quente e SECA, surge na depressão do Chaco. Atua em parte da região SUL e SUDESTE e na região CENTRO-OESTE;

    mPa - é fria e úmida e origina no Atlântico SUL. Durante o inverno encontra-se fortalecida e pode atuar em todo o país, reduzindo a temperatura e provocando chuvas frontais.

  • A massa de ar equatorial continental é intensificada no verão, que, por carregar grande umidade da amazônia, provoca muita chuva em boa parte do país.

    LETRA B

    APMBB


ID
516538
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 1989, atribuiu-se ao então presidente da França, François Mitterrand, a seguinte afirmação: “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”.

Fonte: disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8314 . Acessado em 02 de maio de 2007.


A citação acima é tributária de uma visão política tipicamente:


Alternativas
Comentários
  • O modelo neoliberal tem contribuído para acirrar a depredação dos recursos naturais na Amazônia Legal e impõe aos agricultores familiares uma situação de concorrência e de exclusão social extremamente perversa. 

    Gab: D


ID
516571
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas migrações internas brasileiras em direção à Amazônia, merece destaque o Estado de Rondônia, onde se pôde observar
:

Alternativas
Comentários
  • A - O projeto de colonização foi majoritariamente elaborado pelo poder publico, por meio da Operação Amazônia -entre outras ações- no período militar, visando a soberania sobre a região e desenvolvimento econômico.

    B - A maior parte das migrações foi da década de 70 e 80, e o foco foi maior na agricultura.

    C - Na realidade o maior número de cidades é entorno da BR364, de Porto Velho à Manaus não tem grandes focos de povoamento. Recomendo dar uma olhada no Google Maps.

    D - Os desmatamentos não se limitam ao eixo da BR, vai em direção ao interior do estado como um todo, devido a expansão agrária.

    E - Correta, é a explicação que dei na primeira alternativa, ademais, o INCRA foi o órgão responsável pela ocupação das terras, enquanto SUDAM foi responsável pelo desenvolvimento econômico.


ID
567604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos à região Nordeste do Brasil.

Durante o ciclo de produção da borracha na região amazônica, centenas de milhares de nordestinos transferiram-se para aquela região, em grande medida, em consequência de anos de grande seca no Nordeste.

Alternativas
Comentários
  • Durante os primeiros quatro séculos e meio do descobrimento, como não foram encontradas riquezas de ouro ou minerais preciosos na Amazônia, as populações da hiléia brasileira viviam praticamente em isolamento, porque nem a coroa portuguesa e, posteriormente, nem o império brasileiro conseguiram concretizar ações governamentais que incentivassem o progresso na região. Vivendo do extrativismo vegetal, a economia regional se desenvolveu por ciclos (Drogas do Sertão), acompanhando o interesse do mercado nos diversos recursos naturais da região. Para extração da borracha neste período, acontece uma migração de nordestinos, pricipalmente do Ceará, pois o estado sofria as consequências das secas do final do século XIX.

    Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-borracha/ciclo-da-borracha-2.php
  • CERTO

     

    "A expansão da borracha foi responsável por uma significativa migração para a Amazônia. Calcula-se que entre 1890 e 1900 a migração líquida para a região - ou seja, a diferença entre os que entraram e saíram - foi de cerca de 110 mil pessoas. Elas provinham sobretudo do Ceará, um Estado periodicamente batido pela seca".
     

    Boris Fausto - História do Brasil

  • CERTO.

     

    A região do Nordeste é responsável pelos maiores fluxos migratórios inter-regionais do Brasil devido a fatores de repulsão como clima, economia estagnada e concentração de grandes propriedades nas mãos de poucos. No final do século XIX e início do século XX, o Nordeste sofria com as secas no mesmo período em que na Amazônia começava-se a extrair borracha. Assim, a proximidade das duas regiões e a perspectiva de uma vida melhor foram os fatores de atração que levaram milhares de nordestinos a tentar a sorte nos seringais amazônicos.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Lembrando que, atualmente, existe a migração de retorno para o nordeste.

  • A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino. Com o início do "Primeiro Ciclo da Borracha" em 1879, os nordestinos migraram para a região da Amazônia, fato que se repete com o "Segundo Ciclo da Borracha" durante a Segunda Guerra Mundial.


ID
595801
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 70, o governo brasileiro organizou o Projeto RADAM – Radar na Amazônia, através do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de pesquisar e localizar recursos naturais. Na época, o uso do radar side- looking airborne radar – SLAR – representou um avanço tecnológico, pois sendo um sensor ativo, a imagem podia ser obtida tanto durante o dia como à noite e em condições de nebulosidade. O RADAM priorizou a coleta de dados sobre recursos minerais, uso da terra, solos, vegetação e cartografia da Amazônia e áreas adjacentes da região Nordeste. O Projeto RADAM possibilitou novas identificações das macrounidades do relevo brasileiro elaboradas pelo professor e pesquisador Jurandyr L. Sanches Ross. O estado do Acre sofreu modificações na sua identificação geral. Assinale a alternativa correta que apresenta, respectivamente, a antiga e a atual denominação geral do estado do Acre em relação ao relevo.

Alternativas
Comentários
  • Antes do projeto RADAM a amazônia inteira era considerada uma planície, o conceito de depressão ainda não havia sido introduzido nas análises de mapas brasileiros. Após o projeto o conceito de depressão foi introduzido e por tanto, o Acre acabou sendo abarcado por esta formação. 

  • questão muito específica e pouco estudada já que diz respeito à geografia local do Acre

  • Marque a E só pela certeza do Acre estar na regão da Amazônia Ocidental. O resto foi chute.

  • A prova é do Acre... normal pedir especificidades

  • Na verdade a questão não é tão específica quanto parece. Se levarmos em conta as diferenças entre o mapeamento anterior de Aziz Ab'saber (Planícies e Planaltos) e o "novo" de Jurandyr Ross (Planícies Planaltos e Depressões) daria pra matar a questão.

  • A questão é relativamente características do geógrafo Aziz, como a prova é do Acre, somente contextualizou sobre o Estado.
  • Questão muito específica!!!


ID
612319
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“ No cinturão de máxima diversidade biológica do planeta – que tornou possível o advento do homem- a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas, em nível regional e de altitude.”
Ab’Saber, Aziz- Os Domínios de Natuza do Brasil: Potencialidades Paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 65.
Sobre a Amazônia , suas características e aspectos fisionômicos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A biodiversidade da mata atlântica é maior que a da floresta amazônica.
  • e) A Amazônia apresenta a maior diversidade biológica do planeta e isto está diretamente relacionada com a grande variação latitudinal da região.

    Salvo melhor entendimento, acredito que a alternativa esteja errada em razão da expressão grifada.

    "A Amazônia possui grande variação longitudinal e pequena variação latitudinal. Em contraste, a Mata Atlântica apresenta grande variação latitudinal e pequena variação longitudinal."
  • Não entendi porque a questão C)  está correta. 

    Observando a parte do texto: " o arco do desmatamento, que avança de Rondônia e Mato Grosso para o sul e sudeste do Pará"  

    No caso não está certo utilização do Estado do Mato Grosso do Sul, o certo seria Mato Grosso. E poderia até entrar o estado do e Acre. porque de uma forma geral são 500 mil Km² de terras que vão do sudeste do Pará para oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.

    Caso esteja equivocado, peço ajuda dos colega para esclarecer essa questão. 

  • A biodiversidade da mata atlântica é maior que a da floresta amazônica.

  • Marilia Mello a questão sita Mato Grosso mesmo. O "sul" refere-se ao sul do Pará. Leia atentamente. 

  • Gab. E

    Comparada com a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica apresenta, proporcionalmente, maior diversidade biológica.

    A origem da biodiversidade da Amazônia é explicada atualmente pela teoria dos refúgios, na qual grupos de animais ficaram isolados em ilhas de vegetação e foram sofrendo um processo de especialização.A medida que as ilhas voltaram a se agrupar em uma única e imensa área verde, a base da diversidade florística e animal já estava formada. A Amazônia conta com mais de 3 mil espécies só de árvores, imersas na fragilidade dos ecossistemas. Árvores gigantescas - algumas com mais de 50 m de altura - vivem basicamente do húmus resultantes da vegetação em decomposição. Da variedade total de espécies animais, vegetais e das propriedades biomedicinais ainda se sabe pouco. 


    Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/amazonia/floresta_amazonica/biodiversidade_na_amazonia.html

  • Inominado, o que seria  variação longitudinal?

  • A opção E está correta por dois motivos:

    1ª: A Amazônia tem a maior biodiversidade do planeta pela Teoria dos Refúgios, explicado pela nossa amiga acima de forma clara e objetiva;

    2ª: Vamos estudar Coordenadas Geográficas?

    Latitude - 0º-90º= Norte/Sul ==> Longitude - 0º-180º= Leste/Oeste

    Se olharmos para o território da Amazônia e compararmos com a Mata Atlântica, vamos perceber que a maoir porção territorial da Amazônia é Leste/Oeste ou Longitudinal e a Mata Atlântica é ao contrário, pois o território começa no estado do RN e termina no estado do RS, ou seja Latitudinal Norte/Sul.

    Importante: A Taiga ou floresta de coníferas ou popularmente conhecido como "Pinheiros de Natal" que começa no Oeste canadense e termina a Leste da Rússia, é a maior floresta do mundo em extensão territorial de forma longitudinal e a segunda de forma latitudinal, principalmente o centro-sul do território russo.

     

    Espero ter ajudado.

  • O tamanha do terreno que não quer dizer que ele tenha diversidade biológica, é só pensar no deserto, por mais grande que ele seja a biodiversidade não é tão expressiva.


ID
655087
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia brasileira constitui uma área de extensa fronteira que tem exigido do Estado o desenvolvimento de projetos de intervenção territorial.

Dentre esses projetos, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Criado em 1985, no início do governo José Sarney, o projeto Calha Norte tem o objetivo de povoar as fronteiras do Brasil com Colômbia, Venezuela e Peru, na região amazônica. O projeto foi criado com o objetivo de melhorar a infraestrutura do território ao norte dos rios Amazonas e Solimões e criar povoados na região, dificultando invasões pela fronteira. As Forças Armadas acabaram fazendo a maior parte da execução do projeto.


    fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u17219.shtml


    O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) foi criado em 1997 para que a Aeronáutica pudesse monitorar o espaço aéreo da Amazônia. O governo investiu 1,7 bilhão de dólares para que o sistema fosse capaz de controlar as rotas de jatos comerciais, o percurso de aeronaves militares, detectar aviões de traficantes e contrabandistas que entram no país, mensurar a devastação ambiental e até mesmo levar telefone a povoados isolados.

    fonte: http://veja.abril.com.br/180707/p_060.shtml
  • O SIVAM terá uma infra-estrutura comum e integrada de meios técnicos destinados à aquisição e tratamento de dados e para a visualização e difusão de imagens, mapas, previsões e outras informações.

    Esses meios abrangem o sensoriamento remoto, a monitoração ambiental e meteorológica, a exploração de comunicações, a vigilância por radares, recursos computacionais e meios de telecomunicações.

    As aplicações desses meios técnicos e a associação dos dados obtidos, a partir dos diversos sensores, proporcionarão informações temáticas particulares às necessidades operacionais de cada usuário.
    FONTE; http://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/programas_e_projetos/projeto_sivam_%E2%80%93_sistema_de_vigilancia_da_amazonia.html

  • Gab.: B


ID
663271
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os povos indígenas, desde a colonização do Brasil até hoje, foram vítimas de tipos de violências que conduziram à drástica redução de suas comunidades, na maioria das regiões brasileiras. Atualmente, a maior concentração de população indígena na Amazônia decorre

Alternativas

ID
667270
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estima-se que a floresta Amazônica ocupa aproximadamente três milhões de km2 de terras no território brasileiro e 1/3 dos nove milhões de km2 de florestas tropicais remanescentes no mundo. Além da rica biodiversidade que comporta (em espécies vegetais e animais), a floresta abriga comunidades indígenas e de caboclos em uma forma de ocupação rarefeita, sem um modelo de desenvolvimento sustentado que abarque toda a diversidade cultural e a biodiversidade. No início da primeira década do século XXI, o governo do Brasil definiu uma política que visava à ocupação da floresta de modo a assegurar o desenvolvimento da região e sua integração ao território nacional. Essa política foi proposta,

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Programa Avança Brasil (2000 - 2003) foi um conjunto de ações e medidas tomadas durante o segundo mandato presidencial de de Fernando Henrique Cardoso, visando a continuidade de seu projeto anterior, o programa Brasil em ação.

    O programa era um conjunto de inúmeros projetos envolvendo todas as áreas: economia, política, sociedade, etc., objetivando a modernização do país.Para isso, os investimentos em infraestrutura foram considerados como os pilares para sustentar a expansão da economia. Conjuntamente, o programa considerou necessária uma maior integração com a economia internacional, com um competitivo sistema econômico, além de infraestrutura de transporte, energia e comunicações para integrar o Brasil e reduzir os desequilíbrios regionais e a desigualdade social.

    OBJETIVOS:

    • Consolidar a estabilidade econômica.
    • Promover o crescimento econômico sustentado, a geração de empregos e de oportunidades de renda.
    • Eliminar a fome, combater a pobreza e a exclusão social, melhorar a distribuição de renda.
    • Consolidar e aprofundar a democracia, promover os direitos humanos.

    Referências.

     . Ministério da Economia. Consultado em 25 de novembro de 2019 ---->> https://www.gov.br/economia/pt-br


ID
668887
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo uma reportagem do jornal O Globo (nov. 2009), entre os meses de agosto de 2008 a julho de 2009 foram desmatados, na Amazônia, 7.008 km2 de floresta, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Apesar de esse número significar uma redução de 45% em relação ao ano anterior, o desmatamento ainda origina diversos prejuízos socioambientais à Floresta Amazônica, causando

Alternativas
Comentários
  • As cinzas das queimadas são compostas por grande quantidade de nutrientes (cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio, entre outros) que fertilizam o solo, e, por isso, favorecem o crescimento de plantas... As cinzas também provocaram aumento de pH, que influencia a qualidade da água. 29 de jan. de 2019, Embrapa.


ID
673993
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Podemos distinguir na floresta Amazônica três níveis de vegetação em relação ao relevo e às margens dos rios, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C - A mata de Igapó, a mata de Várzea e a mata de Terra Firme.


ID
679042
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao espaço ocupado pela Amazônia no Continente Sul-Americano, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A Amazônia detém cerca de 1/5 da água doce de superfície do planeta. Ressalta-se que a maior parte da água doce do mundo está congelada em geleiras, calotas polares ou localizada em lençóis freáticos muito profundos, o que torna essas fontes relativamente inacessíveis. Quanto à biodiversidade, a Amazônia é, de fato, muito rica, e isso aguça o interesse principalmente de alguns setores ligados à biotecnologia, como o farmacêutico. A fragilidade das normas nesse setor pode ameaçar o direito do Brasil sobre as riquezas biológicas da Amazônia. A alternativa (A) está correta. 


    Uma ocupação econômica da Amazônia que não seja bem planejada pode levar à destruição da floresta e, consequentemente, de toda a riqueza que a selva pode proporcionar em termos de biotecnologia. A região tem um valor inestimavelmente maior com a floresta de pé, aproveitando-se sustentavelmente seus recursos, do que com a derrubada da floresta para fins agropecuários ou de exploração de madeira. A alternativa (B) está correta. 

    A Amazônia tem sido considerada como a última fronteira do Brasil a ser explorada e a agropecuária se inclui nesse contexto. Diante disso, tem-se observado que parte da região Norte vem sendo ocupada pelo cultivo agrícola voltado para a exportação e pela pecuária. Entretanto, a vocação da Amazônia não é servir de celeiro do mundo, atendendo a demanda de alimentos do planeta, pois isso exigiria a destruição de grande parte da floresta. Como dito anteriormente, a floresta tem valor muito maior preservada do que destruída. O potencial econômico da exploração da biotecnologia é muito maior do que o do setor agropecuário, além de que pode ser feito em consonância com a preservação da floresta. A alternativa (C) está incorreta. 

    A Amazônia é uma área internacionalmente cobiçada pelo potencial valor econômico de sua fauna e flora. A dificuldade dos países que têm parte da floresta em seus territórios de se integrarem e de protegerem efetivamente a floresta acaba dando margem a argumentos da sociedade internacional no sentido de que eles não são capazes de cuidar e administrar esse espaço que, alegadamente, é importante para todo o planeta. Portanto, é essencial que os países da região se fortaleçam institucionalmente para conseguir proteger, de forma efetiva, a Amazônia da ingerência externa. A alternativa (D) está correta.

ID
687874
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de ocupação e dilapidação da Amazônia brasileira teve seu processo mais intenso nos anos de 1970, sob o regime militar. Com as políticas destinadas à região amazônica, o governo brasileiro pretendia:

I - garantir a segurança nacional: no plano externo através da proteção das fronteiras e, no plano interno, no combate ao surgimento dos focos de guerrilha;

II - solucionar as tensões sociais pela posse da terra no Nordeste com o projeto de colonização que tinha como slogan direcionar a migração dos “homens sem terra do Nordeste para as terras sem homens da Amazônia”;

III - combater a destruição da selva amazônica e desenvolver políticas sustentáveis que garantissem o bem-estar dos povos da floresta e a preservação cultural das nações indígenas;

IV - aproveitar economicamente os recursos da Amazônia integrando a região ao mercado nacional e à economia mundial, daí a preocupação com a construção de grandes rodovias (como foi o caso da Transamazônica) e da montagem de infra-estruturas (como no caso do Projeto Carajás).

Estão corretas apenas as proposições:

Alternativas

ID
689554
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As proposições abaixo retratam aspectos das políticas territoriais da Amazônia. Analise-as e identifique a resposta correta.

I. No regime militar, nas condições de fronteira política, a Amazônia representava as bases para o exercício do poder, como fronteira demográfica para ser povoada pelo excedente populacional do Nordeste e Centro-Sul, e como fronteira do Capital, para atrair investimentos agropecuários, minerais e industriais.

II. Com a Sudam, as políticas territoriais da Amazônia norteavam- se pela meta geopolítica. O planejamento regional fundamentou- se num conceito distorcido de desenvolvimento que estimula a acumulação do capital e o uso predatório dos recursos naturais, distorcendo também seu conteúdo social.

III. A ocupação territorial contemporânea da Amazônia não corrigiu a exclusão social materializada nas periferias urbanas e os desastres sociais e ambientais anteriores. O novo foco deverá redefinir o sentido de planejamento, priorizando o desenvolvimento social e a valorização dos ecossistemas naturais.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
691681
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil possui grande parte do seu território na Amazônia. Além dos estados da Região Norte, a Floresta abrange áreas de outros estados. Assinale a alternativa que apresenta somente estados abrangidos pela Floresta Amazônica.

Alternativas
Comentários
  • Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica ocupa 60% do território do Brasil, onde abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.


ID
712900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No século XVI, a crença de que o Eldorado estava no Novo Mundo ativou a cobiça de muitos conquistadores. O sonho nunca se tornou realidade, mas induziu à exploração de grande parte do continente americano. Expedições e desilusões se sucederam até o final do século XVIII. Eldorado transformou-se, mais tarde, em
símbolo dos que se lançam em aventuras fantásticas.

Suzi Frankl Sperber. A terceira margem do Amazonas: o mito do Eldorado, suas hibridações e a apreensão do perspectivismo em romance de Milton Hatoum. Internet: <www.ufvjm.edu.br>.

Considerando que a Amazônia, por sua reputação de região de riquezas e oportunidades, ainda está, de certa forma, associada ao mito mencionado no texto acima, julgue os itens subsequentes.


Os abundantes recursos hídricos da bacia amazônica, importantes fontes de energia, possibilitam o crescimento econômico da região Norte do país.

Alternativas

ID
716122
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os biomas tropicais tornaram-se tema das grandes discussões ambientais. No caso da Amazônia, constata-se que o seu solo não é considerado, na maioria dos casos, apropriado ao desenvolvimento da agricultura extensiva. Atualmente, considera-se possível conciliar a preservação da Amazônia com o seu aproveitamento econômico, pois sua real importância reside

Alternativas
Comentários
  • Falou em Amazônia, lembre da questão da biodiversidade, ou seja, a quantidade de animais e plantas existentes em um espaço determinado.


ID
716548
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Toca Tocantins - Composição: Nilson Chaves e Jamil Damous

Toca Tocantins
Tuas águas para o mar
Os meios não são os fins
Por que vão te matar?

Por que te transformar
Em águas assassinas
E nelas afogar a vida?


Os versos acima apresentados exprimem

Alternativas

ID
794488
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É  considerado  uma  das  áreas  protegidas  mais  importantes  da Amazônia  brasileira.  Formado  como  um  delta  pelos  rios  Araguaia, Javaés e do Côco apresenta mais de 800 lagos em sua extensão e um ecótono entre o Cerrado e Floresta Amazônica. Complementando sua riqueza,  a  área  detém  grande  diversidade  e  algumas  espécies ameaçadas de extinção.  

Fonte: www.to.gov.br  acessado em 16/04/2012. (adaptado


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à área caracterizada pelo texto acima:

Alternativas
Comentários
  • Localizado entre os biomas Cerrado e Amazônia,  o parque é uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira pois reúne diferentes ecossistemas.

    Fonte: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/praias-e-lagos-do-cantao/principais-atrativos/caseara/parque-estadual-do-cantao/


ID
799189
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ainda no começo do século 20, Euclides da Cunha, em pequeno estudo, discorria sobre os meios de sujeição dos trabalhadores nos seringais da Amazônia, no chamado regime de peonagem, a escravidão por dívida. Algo próximo do que foi constatado em São Paulo nestes dias [agosto de 2011] envolvendo duas oficinas terceirizadas de produção de vestuário.
José de Souza Martins, 2011. Adaptado.


No texto acima, o autor faz menção à presença de regime de trabalho análogo à escravidão, na indústria de bens

Alternativas

ID
799678
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Floresta Amazônica se caracteriza por ser uma estrutura complexa, formada de elementos interdependentes. Possui um equilíbrio frágil e, quando acontece a ação antrópica, ocorrem alterações de consequências imprevisíveis.

Entre elas, pode-se destacar

Alternativas
Comentários
  • Sobre "compactação e erosão laminar dos Solos"

    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Filizola_CompactacaoErosaoSolo_000fdqamx0v02wx5eo0a2ndxy50afiff.pdf

ID
976480
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os estados brasileiros que compõem a Amazônia Ocidental.

Alternativas
Comentários
  • Observando as alternativas, podemos concluir que:

    A alternativa (A) está incorreta, uma vez que Mato Grosso do Sul não integra a Amazônia.

    A alternativa (B) está incorreta, pois Tocantins e Maranhão integram a Amazônia oriental.

    A alternativa (C) está incorreta porque o Piauí não faz parte da Amazônia.


    A alternativa (D) está incorreta porque o Mato Grosso integra a Amazônia oriental.

    A alternativa (E) está correta. 


  • Gabarito: E

    Fonte: http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=53

     

    A Amazônia Ocidental se localiza no centro geográfico da Amazônia Continental (Amazônia sul-americana), ocupando uma área de 2.194.599 km². Essa área ocupa 25,70% de todo território brasileiro, sendo a parte mais preservada da floresta amazônica. Ela não é apenas a parte da maior floresta tropical do mundo mais conservada, mas um estoque de biodiversidade sem igual no planeta, com varias espécies animais e vegetais ainda desconhecidas.

    É também o local escolhido por aproximadamente 6 (seis) milhões de pessoas para viver. Atualmente há diversas soluções economicamente e ecologicamente viáveis para o convívio dessas pessoas, como por exemplo, o aproveitamento econômico da vegetação nativa através da sua reprodução num ambiente ecologicamente sustentável, bem como sua introdução no mercado mundial.

    O governo Federal ciente dessa importância, promulgou em 15/08/1968 o Decreto-Lei nº 356/1968com o objetivo de promover o desenvolvimento da região e sua integração produtiva e social com o resto do Brasil, para tanto, concedeu diversos benefícios fiscais às empresas instaladas na Amazônia Ocidental, constituída pelas áreas abrangidas pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

  • - Amazônia Ocidental: e constitui dos estados de Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Zona franca de Manaus.

     

    - Amazônia Oriental: Amapá, Tocantins, Mato Grosso, oeste do Maranhão e Pará. É a área mais devastada e mais ocupada.

  • Pega o Bizu: Basta lembrar do "riso" com as iniciais de cada Estado de acordo ao enunciado que compõem a Amazônia Ocidental: (R.A.R.A).

    Rondônia, Roraima, Amazonas e Acre.

    Gabarito letra: (E)

  • sempre a mesma coisa uma questão dessa caiu novamente na essa em 2020 kkk

    amazonia oriental e ocidental bommm


ID
988240
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia brasileira possui um elevado índice médio anual de chuvas que se reflete nitidamente em diversos aspectos paisagísticos. Essas chuvas dominantes na região são decorrentes:

Alternativas

ID
1025422
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os graves problemas ambientais da Amazônia resultam em conseqüências sociais também relevantes, como

Alternativas

ID
1065202
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesma tempo, dos processos econômicos e sociais em curso.

SANTOS, M.; SILVEIRA: M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXL. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).


A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos, a fronteira econômica avançou sobre a Amazônia Legal no que diz respeito aos meios energéticos. Com a construção de gigantescas hidrelétricas, diversos hectares são destruídos pelos alagamentos das áreas de barragem, já que os rios da Amazônia não são caudalosos, necessitando da técnica para transformar as paisagens do norte do Brasil e o melhor aproveitamento energético das usinas.

  • Na realidade, para responder essa questão, deve se usar o seu conhecimento. Pois o enuncia não traz a informação da resposta.

  • As Hidrelétricas ainda é a principal fonte de energia do Brasil e a área do nosso território que apresenta a maior aptidão para as suas construções é a amazônia, principalmente pela sua grande vazão de água.

  • Letra C

    Nos últimos anos houve uma expansão da produção energética em direção à Amazônia, ocorrendo a construção de hidrelétricas, e para tanto diversos hectares de área foram destruídos pelos alagamentos das áreas de barragem.

  • Saudades de qd o Enem realmente era a nível de ensino médio

  • 2013 a prova realmente fazia jus ao ensino médio

  • fiquei em dúvida nesse Amazônia Legal, porque não me lembrava que tinha os outros estados


ID
1300528
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia brasileira é uma região de grande importância para o país em função de
I. apresentar maior número de representantes no Senado.
II. registrar a maior concentração industrial do país.
III. possuir uma floresta com enorme biodiversidade.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A Amazônia representa cerca de 30% de todas as florestas tropicais remanescentes do planeta. Compreende diversos ecossistemas distintos, divididos basicamente em áreas alagáveis (florestas de igapó, várzeas, campos) e de terra firme (florestas densas, campinas, campinaranas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras). O bioma Amazônia ocupa uma área de 7 milhões de km2, distribuídos por nove países (Brasil, Peru, Equador, Bolívia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Colômbia), sendo que 60% de sua área total estão em território brasileiro.

  • Alternativa C, já que é nessa região que localiza-se a maior parte da Floresta Amazônica, além de haver um equívoco em afirmar que nessa região há maior concentração de Indústrias no Brasil e o maior número de representantes no senado.

  • Item I - Errado, pois o maior número de representantes do Senado é da Região Sudeste, e não do Norte.

    Item II - Errado, a maior concentração industrial está na Região Sudeste.

    Item III - Certo.

    C

  • Corrigindo a informação dada pelo colega, a região com maior número de senadores (que são os representantes do senado)  é a região nordeste, pois o número de senadores é fixo: 3 senadores por Estado. Como a região nordeste é a que tem mais estados, nela é que há mais senadores. A concentração industrial maior do país é, obviamente, no sudeste. Mas cuidado! atualmente, percebe-se uma desconcentração industrial do sudeste para outras regiões, em razão da mão de obra mais barata e também de algumas vantagem fiscais dadas por determinados estados-membro da republica federativa do brasil (o que a gente conhece como guerra fiscal), fatores que diminuem os custos. BONS ESTUDOS GALERA!!!!

  • Excelente!!


ID
1304395
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a formação da vegetação da floresta amazônica é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • d) As matas de terra firme ocupam cerca de 90% da porção brasileira da Amazônia. Lá estão as maiores árvores, muitas chegando a mais de 60 metros de altura, como as castanheiras, que desenvolvem nas áreas mais elevadas.


    º Mata de Várzea: Própria de regiões periodicamente inundadas chamadas terraços fluviais. Intermediárias entre os igapós e a terra firme. Com vegetação de médio porte que raramente ultrapassa 20 m de altura, as espécies da mata da várzea têm formações variadas como seringueira, palmeira, jatobá e maçaranduba. 


    º Caaigapó ou Mata de lgapó: São áreas permanentemente alagadas, ao longo dos rios, onde encontramos vegetação de pequeno porte e higrofilas. Ocorre no solo inundado, principalmente no baixo Amazonas. Reúne espécies vegetais como mucuri, sumaúma, o jauari e vitória-régia. 


    º Matas de terra firme: Correspondem à parte mais elevada do relevo. Com solo seco, livre de inundação, as árvores chegam a 60 metros de altura, alto porte. Em algumas regiões, o entrelaçamento de suas copas impede a passagem de luz, o que torna o interior de floresta úmida, escuro e pouco ventilado. Em terra firme, encontram-se espécies como o castanheiro, o mogno e o guaraná.

  • -> a letra A está incorreta. As matas de várzea, por se encontrarem em áreas um pouco mais elevadas, inundam-se apenas durante o período de cheia dos grandes rios.

    -> a letra B está incorreta. A mata de igapó fica permanentemente inundada e localiza-se próxima aos rios. Possui plantas de porte pequeno, na sua maioria, hidrófilas.

    -> a letra C está incorreta. A descrição feita na alternativa refere-se à mata de várzea.

    -> a letra D está correta. Também conhecida como caetê, a mata de terra firma encontra-se longe dos grandes rios, em planaltos sedimentares. Além disso, recobre a maior parte da Floresta Amazônica, possuindo árvores de grande altura.


  • Ótimo comentário ,Giselle!!!!!

  • Só não acertei pq li um outro comentário dizendo que Terra Firme era 60%...


ID
1407073
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tomando como base seus conhecimentos sobre as características das regiões brasileiras, julgue as afirmativas a seguir:

I. A Região Norte, no que tange ao quadro físico, apresenta domínio de depressões e planaltos, clima equatorial superúmido, floresta equatorial Amazônica (densa, latifoliada, higrófila, perene e heterogênea). Quanto ao quadro humano, a concentração se dá, sobretudo nas metrópoles de Belém e Manaus. Apresenta economia primário-exportadora, com destaque a borracha, castanha, poaia, madeiras de lei. As indústrias têm destaque na Zona Franca de Manaus, a metalurgia em Belém, e a Energia de Tucuruí no Tocantins.

II. A região nordeste brasileira possui nove unidades federadas e pode ser regionalizada em quatro subdivisões, a saber: zona da mata, agreste, sertão e meio norte. A zona da mata é a planície litorânea, com clima tropical úmido, tendo como principal atividade a plantação de cana e cacau e a extração de petróleo no recôncavo baiano, com o extrativismo da carnaúba, babaçu. O agreste apresenta depressões interplanáuticas, clima semi árido, vegetação de caatinga, apresentando como principais atividades a criação extensiva de gado e a agricultura de subsistência. No que diz respeito ao sertão, área marcada pelo êxodo populacional, pode-se apontar a queda dos índices de pluviosidade, domínio das chapadas, presença de pequenas propriedades, culturas alimentares e centros comerciais. O meio norte é zona de transição, com clima tropical, grandes propriedades, com destaque ao plantio de arroz e pequenas populações.

III. O sudeste apresenta o predomínio do planalto atlântico com serra (do mar, espinhaço, mantiqueira) e terrenos ondulados (mares de morros), com clima tropical de altitude, altos índices pluviométricos na serra do mar e semi árido no norte de minas gerais. A vegetação é predominantemente a Mata Tropical Atlântica, embora bastante alterada, com cerrado e caatinga no norte de Minas Gerais. Quanto à hidrografia, destacam-se a bacia platina (do Paraná e afluentes), a de São Francisco (MG) e Paraíba do Sul.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Erro da II: "A zona da mata... com o extrativismo da carnaúba, babaçu."

    Obs: Cadê a IV?!?!?!?!?!?!?!

  • Essa IBFC.

    IV....KKKK

  • 1) Tucuruí, Tocantins? Tucuruí fica no estado do Pará.
  • https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-subregioes-nordeste.htm

    Região nordeste brasileira possui nove unidades federadas - Não são Unidades Federadas, são estados.

  • O agreste ñ possui clima semiárido


ID
1424857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Suponha que o monitoramento do desmatamento (corte raso) da floresta amazônica tenha sido feito com base na análise de imagens ópticas (faixas espectrais do visível e infravermelho próximo e médio) e de radar polarimétrico de abertura sintética. Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O termo polarimétrico indica que as imagens de radar foram obtidas em pelo menos dois comprimentos de onda distintos.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Acredito que esta definição se encaixariam no termo multiespectral.

  • Um radar polarimétrica é um radar capaz de explorar o componente transversal das ondas electromagnéticas. Resposta: Errado.

     

  • Polarimetria Um instrumento capaz de medir o estado de polarização da luz é chamado de polarímetro. Essas medições são realizadas através da leitura de intensidades de luz após sua passagem por alguns dispositivos ópticos, de forma a obter não apenas o estado de polarização como também o grau de polarização da luz.

    Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/3955/3955_4.PDF


ID
1424860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Suponha que o monitoramento do desmatamento (corte raso) da floresta amazônica tenha sido feito com base na análise de imagens ópticas (faixas espectrais do visível e infravermelho próximo e médio) e de radar polarimétrico de abertura sintética. Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

As áreas desmatadas tipicamente apareceriam com um padrão tonal mais claro que o da floresta adjacente, tanto nas imagens ópticas como nas imagens de radar.

Alternativas
Comentários
  • Nas imagens de radar o tom da floresta é mais claro.

  • As áreas desmatadas possuem um tom mais escuro, pois a temperatura será maior nesses locais.

  • Acredito que a temperatura não interfira neste processo, pois não trata-se de sensor termal.

    Imagens de radar

    - Áreas florestadas: Vegetações fotossinteticamente ativas que armazenam água em suas estruturas foliaresinternas apresentam tons de cinza claros nas imagens de radar (devido a elevada constante dielétrica da água)

    - Solo exposto: A ausência de água atua inversamente no processo. Tendo, o solo, menor constante dielétrica que a água, mais escuro será o tom de cinza.

    Imagens ópticas

    - Áreas florestadas: Vegetação tem uma forte absorção da radiação eletromagnética na faixa do vermelho (valores altos de reflexão - tons escuros de cinza)

    - Solo exposto: Apresentam absorção no intervalo espectral correspondente ao azul (valores de reflexão baixos - tons claros de cinza)

    Qualquer inconsistência, me corrijam!


ID
1431634
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na primeira década do século XXI, a geógrafa Bertha Becker, em um artigo intitulado Geopolítica da Amazônia (2005), afirmou que a Amazônia não deveria mais ser vista apenas como uma área de expansão da fronteira móvel, mas como uma região em si, em razão dos avanços econômicos, sociais e políticos observados nas últimas década.
Sobre as mudanças ocorridas na Região Amazônica, nas últimas décadas, analise as afirmativas a seguir.

I. A criação de unidades de conservação e a demarcação de terras indígenas ampliaram consideravelmente as áreas protegidas do território amazônico.
II. A expansão do plantio de soja e a melhoria das pastagens e dos rebanhos concorreram para a consolidação do povoamento no chamado Arco de Fogo.
III. A sociedade civil passou a ser um ator fundamental especialmente pelas suas reivindicações de cidadania, influindo, inclusive, no desenvolvimento urbano.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Eu não sabia o que era Arco de Fogo da Amazônia, é simplesmente a região que tem muitas queimadas e desmatamento na floresta.

    Todas estão corretas.

    E

  • ARCO DO DESMATAMENTO

    Região onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta e também onde encontram-se os maiores índices de desmatamento da Amazônia. São 500 mil km² de terras que vão do leste e sul do Pará em direção oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.

  • eu conheço pelo arco do desmatamento


ID
1431685
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Na Amazônia Oriental, os assentamentos da reforma agrária, as áreas quilombolas e as reservas indígenas são territórios conquistados pelos movimentos sociais. Mas, enfrentam dificuldades de viabilização.”
(Adaptado de COELHO, Maria Célia N. Reflexões a propósito do futuro dos assentados e das populações quilombolas em áreas de mineração da Amazônia Oriental. SP: Annablume, 2006.)
As opções a seguir apresentam razões para essas dificuldades, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Ausência de mercados estáveis???

  • A "b" é a única alternativa errada pois seria injusto imputar aos povos quilombolas e indígenas o arcaísmo e o atraso nocivos ao processo de modernização. Pois trata-se se situações soicio-econômicas distintas, o princípio da igualdade assevera que os desiguais deverão ser tratados à medida de sua desigualdade. 


ID
1441258
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

BRASIL REIVINDICA EXTENSÃO MAIOR DA AMAZÔNIA AZUL

Um território pouco explorado, rico em biodiversidade e recursos naturais. Um mundo submarino com vastas reservas de ouro, diamante, fosfatos, cobalto, entre outras riquezas repousam nesse local. É a Amazônia Azul, assim batizada pela Marinha Brasileira. São 3,5 milhões de quilômetros quadrados, aos quais o Brasil quer somar mais 960 mil quilômetros quadrados de área em águas internacionais.

Para isso, o país pediu em 2004 a extensão de seus direitos sobre a Zona econômica exclusiva, de acordo com a Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar. Do total pleiteado, 190 mil quilômetros quadrados não foram concedidos pela ONU, que alegou inconsistências no pedido brasileiro.

                                                                   ( www.naval.com.br (adaptado), acesso em 22/03/2013.)

Apesar da negativa inicial, o Brasil realizou novos estudos para reapresentar o pleito descrito no texto e conseguir a totalidade da área de ampliação da Zona econômica exclusiva junto às Nações Unidas.

O conceito de Zona econômica exclusiva relaciona-se a:

Alternativas
Comentários
  • Mar Territorial = faixa de 12 milhas marítimas de largura, medidas a partir do litoral e das ilhas brasileiras

    Zona Econômica Exclusiva = uma área que se estende até 200 milhas marítimas além do mar territorial

    Extensão da Plataforma Continental = faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente, que, em um suave declive, termina ao dar origem ao talude continental.

    Amazônia Azul = ZEE + EPC

  • Os países costeiros têm direito a declarar uma zona econômica ou exclusiva (ZEE) de  para além das suas , na qual têm prerrogativas na utilização dos recursos, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua . A ZEE é delimitada, em princípio, por uma linha situada a 200 milhas marítimas da costa, mas pode ter uma extensão maior, de acordo com a da .

  • A região possui riquezas e potenciais econômicos como a pesca, a mineração, e a extração do petróleo. Além disso há uma enorme biodiversidade de espécies marítimas, e possibilidades futuras do aproveitamento de energia maremotriz e energia eólica em alto-mar ou offshore.

    Em setembro de 2004, o Brasil apresentou à ONU seu pleito de extensão da plataforma continental, em razão da extensão de sua margem continental que é superior ao limite de 200 milhas náuticas. A extensão adiciona cerca de 900 mil km² à área da ZEE, para um total cerca de 4,5 milhões de km².

    No início de 2020, o Grupo de Trabalho montado por determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) concluiu pela viabilidade da oferta de áreas exploratórias para petróleo e gás além das 200 milhas náuticas na 17ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), prevista para o segundo semestre de 2020. O Grupo de Trabalho havia sido montado pelo governo em 10 de janeiro e contou com a participação de integrantes do Ministério de Minas e Energia (MME), ANP, Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores e Casa Civil.

    O foco da oferta de áreas atual é a faixa próxima ao pré-sal além das 200 milhas náuticas, em que, no caso de se confirmar descobertas, há expectativas de se aumentar o volume de reservas de petróleo e gás do Brasil em cerca de 50%, as quais hoje são estimadas em 15,9 bilhões de barris.

    (Fonte: CBIE)

    TAGS: 

  • O conceito de Zona Econômica Exclusiva foi introduzido na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) de 10 de dezembro de 1982 que também convencionou que os conceitos distintos de Mar Territorial e Plataforma Continental que são, com frequência, confundidos.

    Mar Territorial: é a faixa de mar que se estende até 12 milhas náuticas (22 km), contadas a partir do litoral, que é considerada como parte do território do país costeiro. A soberania é exercida também sobre o espaço aéreo sobrejacente, bem como seu leito e subsolo, como é feito em terra. É a partir do limite do mar territorial (ou águas territoriais) que são contadas as 200 milhas de extensão da Zona Econômica Exclusiva.

    Plataforma Continental: compreende a porção do leito e subsolo marinhos, uma margem continental que começa na linha de costa e desce com um declive suave até o talude continental (onde o declive é muito mais pronunciado) ou até atingir a distância limite de 200 milhas náuticas – para os casos em que a margem continental não atinge esta distância.

    A ZEE brasileira tem uma área oceânica aproximada de 3,6 milhões de km², conforme apresentada na Figura 2. Trata-se de uma área oceânica com tamanho equivalente a cerca de 40% do território brasileiro. Devido à sua importância estratégica e riquezas naturais, a Marinha do Brasil, responsável pela sua defesa, a chama de “Amazônia Azul”.

  • A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma distância de 200 milhas náuticas (cerca de 370 quilômetros) a partir da costa, que vai além das águas territoriais, distante 12 milhas ou 22 quilômetros da costa. Nesta faixa cada país costeiro tem prioridade para a utilização e proteção dos recursos naturais do mar. Além da exploração e gestão dos recursos naturais, o país costeiro exercerá nesta zona a jurisdição no que concerne ao estabelecimento e utilização de ilhas artificiais, instalações e estruturas e investigação científica marinha. A Figura 1 é uma representação visual dos conceitos de costa, mar territorial, plataforma continental e da ZEE.

    Apesar da exclusividade dada ao país costeiro na área, todos os outros Estados podem utilizar de navegação e sobrevoo na área, além de outros usos lícitos do mar como a colocação de cabos e dutos submarinos. Caso não seja capaz de atingir o teto estabelecido, deve permitir a outros países o acesso ao excedente, mediante acordos entre as partes.

  • Zona econômica exclusiva - Compreende uma faixa que se estende até 200 milhas náuticas, além do mar territorial, em que o Brasil exerce soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos naturais, das águas do mar e subsolo, para fins econômicos e de investigação científica.

    Resposta: D

  • Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma faixa situada para além das águas territoriais, sobre a qual cada país costeiro tem prioridade para a utilização dos recursos naturais do mar, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão ambiental. Estende-se por até 200 milhas marinhas (ou náuticas) – o equivalente à 370 km. 


ID
1445368
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia ocupa uma área tão vasta, que somente a sua parte brasileira é sete vezes maior que a área da França e só a ilha de Marajó, que se encontra encaixada dentro da enorme embocadura do rio, é maior que alguns países, como a Suíça, a Holanda e a Bélgica. (BRANCO, 1995, p. 15).

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre a Amazônia, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. A exuberância da Floresta Amazônica está relacionada à fertilidade do seu solo, de origem vulcânica.
II. O relevo dessa região, constituído exclusivamente por planícies, facilita as inundações, o que favorece a biodiversidade.
III. Uma das peculiaridades da região é a capacidade de manter-se em equilíbrio.
IV. A origem da ilha de Marajó, localizada na foz mista do rio Amazonas, está relacionada ao trabalho de transporte e acumulação fluvio-marítimo.
V. A Amazônia é referida como o “pulmão do mundo", graças à sua enorme produção de oxigênio, obtida através da fotossíntese.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

Alternativas
Comentários
  • GAB: d) III e IV.

    III. Uma das peculiaridades da região é a capacidade de manter-se em equilíbrio. 
    IV. A origem da ilha de Marajó, localizada na foz mista do rio Amazonas, está relacionada ao trabalho de transporte e acumulação fluvio-marítimo.

  • A Amazônia não é considerada o pulmão do mundo, já que quase todo o O2 produzido por ela é para o seu próprio consumo.

  • I. A exuberância da Floresta Amazônica está relacionada à fertilidade do seu solo, de origem vulcânica. 

    II. O relevo dessa região, constituído exclusivamente por planícies, facilita as inundações, o que favorece a biodiversidade.

    III. Uma das peculiaridades da região é a capacidade de manter-se em equilíbrio. 

    IV. A origem da ilha de Marajó, localizada na foz mista do rio Amazonas, está relacionada ao trabalho de transporte e acumulação fluvio-marítimo.

    V. A Amazônia é referida como o “pulmão do mundo", graças à sua enorme produção de oxigênio, obtida através da fotossíntese.

    #PMBA2019 #CAVEIRA

  • Sobre a fertilidade do solo da Amazônia: "Apesar da exuberância apresentada pela floresta, os solos nos quais está fixada não possuem grande riqueza em nutrientes. Porém, nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis, conhecidos como várzea. Nelas são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em períodos de cheias, especialmente vindos de áreas próximas à Cordilheira dos Andes. Ainda são encontrados solos férteis em restritas áreas da região da Amazônia, com destaque para os Estados de Rondônia e Acre.

    Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente. Além disso, outros fatores contribuem para o processo, como a temperatura, que permanece alta o ano todo; a enorme umidade relativa do ar presente na região e a restrita variação do clima. Tudo isso garante a sustentação da floresta.

    Podemos afirmar que a serrapilheira sustenta a exuberância da floresta Amazônica, é uma fina camada de solo superficial formada a partir da decomposição de folhas, galhos, frutos, além de animais mortos, que formam uma rica matéria-orgânica. Isso acontece em um longo e complexo processo biológico, que então explica como, apesar de possuir um solo pobre, a floresta permanece sempre verde e exuberante".

    Fonte: site Brasil Escola

  • #PMBA2019 #CAVEIRA BRASIL

    VINNY RAVASH


ID
1473691
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Ecologistas do mundo inteiro há décadas denunciam as ameaças crônicas que rondam a Amazônia [...] Dos 5,1 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia Legal, cerca de 80% ainda não conhecem o ímpeto das queimadas e motosserras. Habitam esse gigantesco universo verde milhões de espécies de animais e plantas, a grande maioria ainda não catalogada pela ciência.

(Extraído de: Os caminhos da Terra, nov. 1999.p.51.)

Os ecossistemas presentes na floresta amazônica são:

Alternativas
Comentários
  • Mata de igapó: É um tipo de vegetação característico da Floresta Amazônica. Situa-se em terrenos baixos, próximos a rios e que são frequentemente inundados. 

    Mata de várzea. É um tipo de floresta que são invadidas por enchentes sazonais na Bacia Amazônica.

    Mata de terra firme: são florestas situadas em uma região mais alta do relevo amazônico e se desenvolve em áreas que não estão sujeitas a inundações. Essa característica favorece a proliferação de árvores de grande porte, podendo alcançar até 50 metros de altura.


  • Gab. E


    Complementando o comentário acima:Mata de Transição: Encontram-se entre os domínios morfoclimáticos descritos e não apresentam características bem definidas. Combinam as características dos domínios vizinhos. No Brasil: Mata dos Cocais: é uma área de transição entre o domínio da Amazônia e da caatinga. Mata Seca: é uma área de transição entre o domínio do cerrado e Amazônia.Floresta de folhas secas: área de transição entre o cerrado e a caatinga.


    Fonte: http://professor-oromar.blogspot.com.br/p/faixas-de-transicao.html
  • e) Mata de igapó, mata de terra firme e mata de várzea.

     

     

     

    Floresta Equatorial (Hileia) – higrófila (úmida), perene (permanente), densa, latifoliada (folha larga), grande biodiversidade.

     

    - Mata de Igapó: sempre inundada.

     

    - Mata de Várgea: inundada só em cheias mais intensas.

     

    - Terra firme: não é inundada.

  • A vegetação divide-se em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó.

    As matas de terra firme são aquelas que estão em regiões mais altas e por este motivo não são inundadas pelos rios. Nelas estão árvores de grande porte, como a castanheira-do-pará e a palmeira.

    As matas de várzea são as que sofrem com inundações em determinados períodos do ano. Na parte mais elevada desse tipo de mata, o tempo de inundação é curto e a vegetação é parecida com a das matas de terra firme. Nas regiões planas, que permanecem inundadas por mais tempo, a vegetação é semelhante a das matas de igapó.

    As matas de igapó são as que estão situadas em terrenos mais baixos. Estão quase sempre inundadas. Nelas a vegetação é baixa: arbustos, cipós e musgos são exemplos de plantas comuns nestas áreas. É nas matas de igapó que encontramos a vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia.


ID
1511878
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre as atividades que se expandem e impactam a Região Amazônica, destacam-se claramente:

Alternativas
Comentários
  • Estado do Amazonas vem crescendo tanto na atividade pecuária de corte quanto na pecuária de leite, sendo os municípios de Boca do Acre e Guajará os mais exponentes no negócio. Tanto é que ambos já erradicaram a febre aftosa com a vacinação, explica o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA-AM), Muni Lourenço.

  • essa questão faz sentido, na época da prova (2012) e até hoje na verdade, a pecuária e soja estão indo para o norte

    marquei a alternativa que consta cultivo de seringueira, porém isso vem de décadas passadas e não dos anos 2010 pra cá


ID
1555444
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No fim da década de 1960, sob a justificativa de evitar a internacionalização da Amazônia, os governos militares distribuíram terras e subsídios a quem se dispusesse a se embrenhar na floresta. Atualmente, 36% do gado bovino e 5% das plantações de soja do país encontram-se na região amazônica. Investir ali é um ótimo negócio.As terras custam até um décimo do valor no Sudeste.

Adaptado de planetasustentavel.abril.com.br.

Recentemente, a ocupação econômica da Amazônia vem passando por várias alterações, como a expansão do agronegócio, citada no texto.

Um efeito negativo e outro positivo, ocasionados por essa expansão, estão respectivamente identificados em:

Alternativas
Comentários
  • Foi assinado o Decreto Presidencial de 03 de julho de 2003, que estabeleceu um Grupo Permanente de Trabalho Interministerial com a finalidade de propor medidas e coordenar ações que visem à redução dos índices de desmatamento na Amazônia Legal, por meio dos seguintes instrumentos:

    i) ordenamento fundiário nos municípios que compõem o Arco do Desmatamento;

    ii) incentivos fiscais e creditícios com os objetivos de aumentar a eficiência econômica e a sustentabilidade de áreas já desmatadas;

    iii) procedimentos para a implantação de obras de infra-estrutura ambientalmente sustentáveis.

    iv) geração de emprego e renda em atividades de recuperação de áreas degradadas;

    v) incorporação ao processo produtivo de áreas abertas e abandonadas, e manejo de áreas florestais;

    vi) atuação integrada dos órgãos federais responsáveis pelo monitoramento e a fiscalização de atividades ilegais no Arco do Desmatamento.

    vii) outros que julgar pertinentes.

  • O agronegócio, seja para o cultivo de plantas como soja, milho, dentre outras, seja para a criação de bovinos, necessita de espaço físico. Na região Norte, isso se dá, na maioria da vezes, às custas do desmatamento da floresta amazônica. Considerada como a última fronteira de recursos e agrícola do Brasil, é importante controlar os aspectos ambientais da expansão para que os danos não sejam maiores do que os eventuais benefícios advindos da ocupação econômica. Quanto ao efeito positivo, a geração de emprego por esses setores que estão se instalando na região Norte é um deles. Mas é importante frisar que, em geral, o agronegócio moderno, por ser extremamente mecanizado, gera muito menos empregos do que a agricultura tradicional já gerou em outras épocas da história. A alternativa (A) está correta. A ocupação econômica da Amazônia não acarretou redistribuição da propriedade fundiária nem a renovação das fontes de energia. Quanto à modernização das ferrovias, ela tem ocorrido de maneira muito lenta e ineficaz. Em se tratando dos aspectos negativos das alternativas (B), (C) e (D), eles existem e são decorrentes do desmatamento, abordado na letra (A). Ressalta-se, contudo, que o desmatamento em si é o maior problema da região amazônica. 
  • Geração de empregos no Agronegócio????? meu saco


ID
1560853
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O próximo item deve ser respondido com base no texto abaixo. 
 
Embora o Brasil não apresente qualquer questão a ser resolvida em suas  fronteiras terrestres, uma forte vigilância é exercida nesses locais, mesmo  com as atividades sendo dificultadas pela grande extensão e a presença da  floresta Amazônica no norte o país. 
                                                                                                        Fonte: ALMEIDA; RIGOLIN. 2013, p.518

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre a vigilância  terrestre no território brasileiro, é correto afirmar que (o) (a)

Alternativas
Comentários
  • FAIXA DE FRONTEIRA - área de cerca de 150Km de largura, ao longo dos 15.719 Km de fronteiras  terrestres, é de vital importância à Segurança Nacional

    SISTEMA RADAMBRASIL -  operou entre 1970 e 1985, foi dedicado à cobertura de diversas regiões do território brasileiro (em especial a Amazônia) por imagens aéreas de radar, captadas por avião. O uso do radar permitiu colher imagens da superfície, sob a densa cobertura de nuvens e florestas

    SIVAM / SIPAM -  tem como finalidade o monitoramento da Amazônia Legal (que compreende a Região Norte do Brasil, o estado do Mato Grosso e parte do estado do Maranhão)

  • Não é a letra C, pois o Calha Norte não é toda a Amazônia Legal.

    Calha Norte:

    Criado em 1985 pelo Governo Federal, o Programa Calha Norte tem como objetivo principal a manutenção da soberania da Amazônia, contribuindo com a promoção de seu desenvolvimento ordenado e sustentável.

    O programa, entretanto, transcende em muito o aspecto de vigilância. Sob a coordenação do Ministério da Defesa, e com intensa participação das Forças Armadas, o Calha Norte busca atender às carências vividas pelas comunidades locais, por meio da realização de obras estruturantes, como a construção de rodovias, portos, pontes, escolas, creches, hospitais, poços de água potável e redes de energia elétrica.

    Inicialmente desenvolvido apenas ao norte do Rio Amazonas, o Calha Norte está presente também na Ilha do Marajó (PA) e na região ao sul da bacia do Amazonas, alcançando os limites dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Atualmente, o Programa abrange 194 municípios em seis Estados da Federação (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima).

    Fonte: http://www.defesa.gov.br/programas-sociais/programa-calha-norte

  • gabarito letra D

     

    Criado em 1985 pelo Governo Federal, o Programa Calha Norte tem como objetivo principal a manutenção da soberania da Amazônia, contribuindo com a promoção de seu desenvolvimento ordenado e sustentável.

    O programa, entretanto, transcende em muito o aspecto de vigilância. Sob a coordenação do Ministério da Defesa, e com intensa participação das Forças Armadas, o Calha Norte busca atender às carências vividas pelas comunidades locais, por meio da realização de obras estruturantes, como a construção de rodovias, portos, pontes, escolas, creches, hospitais, poços de água potável e redes de energia elétrica.

    Inicialmente desenvolvido apenas ao norte do Rio Amazonas, o Calha Norte está presente também na Ilha do Marajó (PA) e na região ao sul da bacia do Amazonas, alcançando os limites dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Atualmente, o Programa abrange 194 municípios em seis Estados da Federação (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima).

    Fonte: http://www.defesa.gov.br/programas-sociais/programa-calha-norte

  • Letra D O item correto já que os projetos da Calha Norte, Sipam/Sivam e Radambrasil são voltados para a vigilância

    A está errado, pois o IBGE não é órgão reponsável pela elaboração de políticas de vigilância e proteção do território nacional. Mas o mesmo se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

    O item B está errado porque para a implementação do SIVAM não foi a partir da participação de ONGs e sim uma ação governamental. (“O Sistema de Vigilância da Amazônia, ou SIVAM, é um projeto elaborado pelos órgãos de defesa do Brasil, com a finalidade de monitorar o espaço aéreo da Amazônia. Conta com uma parte civil, o Sistema de Proteção da Amazônia, ou SIPAM.”)

    O item C está errado, pois o Projeto Calha Norte não abrange toda Amazônia Legal e sim as fronteiras com a Guiana Francesa, Guiana e Suriname e sim na calha dos rios Negro e Solimões.

    O item E está errado porque o projeto Radambrasil não é reponsável pela Segurança Nacional e sim outros órgãos.

    Fonte: Curso Cidade


ID
1565182
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação a bacia hidrográfica amazônica, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B
    (A) Afirma que a bacia hidrográfica amazônica possui uma rede de drenagem modesta, enquanto temos o inverso.
    (B) Item correto
    (C) O regime é forma como a bacia se alimenta de água e no caso amazônica se dá de forma Pluvial (chuvas), fluvial (outros rios) e nival (derretimento das geleiras). Assim não depende do escoamento de água dos rios (fluvial) do Planalto brasileiro (região central do país).
    (D) As chuvas ocorrem regularmente o ano inteiro se intensificam no verão e não no inverno.
    (E) Apesar de haver grandes projetos hidrelétricos não há transposição de águas para o semiárido.

  • Clima equatorial. MUITA chuva.

  • Só existem três tipos de regimes fluviais: pluvial, nival e misto


ID
1601080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na escala macrorregional, a Amazônia Ocidental é uma grande área sob o comando de Manaus, enquanto Belém domina a Amazônia Oriental. Mas a centralidade dessas duas capitais é restringida pela influência de outras cidades. No caso de Manaus é São Paulo, cidade mundial cuja hegemonia alcança Rondônia e Acre.


                                                  BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 47.


No caso de Belém, sua área de influência vem-se confinando ao longo da Belém-Brasília devido ao seguinte fator geográfico:


Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta C.
    A rodovia Belem-Brasília foi construída em uma época em que o estado de Goiás (incluindo o atual Tocantins) necessitava de um elo com o restante do Brasil, ou seja, o seu surgimento foi preponderante para o desenvolvimento da região.

  • C

    Belém domina a área por onde passa a rodovia BR-153, que se torna a Belém-Brasília nessa região.

  • (OBS: BR-153 é a famosa BR do DJ Wagner kkkkkk)

     

    Alternativa C


ID
1601527
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O levantamento de dados e de informações ambientais e socioculturais disponíveis sobre a Amazônia Costeira e Marinha parte da premissa que o litoral amazônico é um espaço vital de desenvolvimento socioambiental, considerando a densidade populacional da área, o fato de acolher 3 capitais da região amazônica – Macapá (AP), Belém (PA) e São Luis (MA) –, os conflitos socioeconômicos e ambientais, a importância das tradições culturais e dos recursos naturais e as singularidades dos fenômenos originados pelo encontro entre o rio Amazonas e o Oceano Atlântico.


                  (Museu Paraense EMILIO GOELDI, In: http://marte.museugoeldi.br/pec/index.php?option=c...
                                                                                                                            &Itemid=5, acesso 22/05/2015)


Considerando as características geográficas da Amazônia Costeira e o descrito no texto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • D

    O encontro das águas do Rio Amazonas e de outros rios menores produz um fenômeno conhecido como "pororoca", atraindo turistas e surfistas do mundo inteiro, gerando a economia turística no local.


ID
1604446
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado.

O texto refere-se ao bioma

Alternativas

ID
1650484
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas intensas transformações ocorreram no espaço geográfico amazônico em especial no Pará onde novas formas de gestão do território se fazem presentes. Neste aspecto merece destaque:

Alternativas
Comentários
  • O ESTADO DO PARÁ:

    8.000.000 DE HABITANTES

    CAPITAL: BELÉM 1,5.000.000 DE HABITANTES

    TEM O MAIOR MINÉRIO DE FERRO DO MUNDO, LOCALIZADO NA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS.

    PORÉM É O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE FERRO DO BRASIL, FICANDO PARA TRÁS PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS.

    GAB: C


ID
1715734
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

  O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.

LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado).

A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da

Alternativas
Comentários
  • O trecho em destaque afirma que o projeto de cartografia auxilia grupos tradicionais como os indígenas e os quilombolas a conhecerem melhor suas próprias terras, por meio da manufatura de mapas artesanais. Trata-se de uma eficiente forma de valorização dessas identidades coletivas, ao empoderar as comunidades com maior conhecimento sobre seus territórios. Diante do exposto, a resposta correta é a letra D.

  • nada a ver mesmo!

  • D

    (É A MAIS ACEITAVEL)

    (ACERTEI POR ELIMINAÇÃO)

    Ajudando essas classes a pessoa está fortificando a sua progressão. Logo, esta valorizando-nas.

  • Quem? O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia

    O quê? ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais

    Como? a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento

    Para? para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.

  • É só seguir a lógica de que Indigenas e Quilombistas não participão da atividade agroindustrial 

  • Muita gente marcou a letra A ou E. Pessoal, observem que ambas as letras falam basicamente a mesma coisa, pois a expansão da fronteira agrícola está intimamente ligada às práticas agroindustriais.

  • letra d é o certo pelo fato de ser o único a se contradizer na questao

  • Eu fiquei em dúvida também, mas no texto não fala nada sobre agricultura, dai fui na D.

  • Indo por exclusão:

    a) ERRADA. A expansão da fronteira agrícola em muitos casos impacta negativamente os territórios indígenas, que não fazem parte da atividade agrícola.

    b) ERRADA. O próprio texto fala sobre um PROJETO SOCIAL voltado para indígenas e quilombas, a remoção dos povos nativos não colabora socialmente (muito pelo contrário) e não tem nada a ver com o projeto descrito.

    c) ERRADA. Em nenhum momento o texto cita estado de pobreza e, ao observar o projeto descrito, fica claro que ele não tem objetivo de superar a pobreza

    e) ERRADA. Novamente, os povos indígenas e quilombas não possuem relação com a agroindústria, muito pelo contrário, pois muitas vezes essas atividades, de forma ilegal, trazem prejuízos aos seus territórios.

    Só nos resta a letra d) que faz sentido, se levarmos em conta que o texto trata de dois povos distintos e de expressivas identidades, o projeto valoriza seus territórios e cultura por meio da ajuda para criação de mapas artesanais das suas próprias terras.

  • Letra D

    O Projeto Cartográfico Social da Amazônia, ao facilitar a produção de mapas das terras, valorizou a identidade dos povos da Amazônia. Ele permitiu maior entendimento dos limites de suas terras.

  • Ridículo esse ENEM KKK

  • O trecho em destaque afirma que o projeto de cartografia auxilia grupos tradicionais como os indígenas e os quilombolas a conhecerem melhor suas próprias terras, por meio da manufatura de mapas artesanais. Trata-se de uma eficiente forma de valorização dessas identidades coletivas, ao empoderar as comunidades com maior conhecimento sobre seus territórios. Diante do exposto, a resposta correta é a letra D.

  • Caiu uma questão bem parecida em alguma prova do ENEM entre 2019-2016.

  • Indigenas e Quilombistas não participam da atividade agroindustrial; logo eliminamos "a", "b", "e", entre "c" e "d" só analisar que a implementação desse projeto nao vai SUPERAR a pobreza, apenas criar meios para a defesa do território indígena e da sua cultura/identidade.


ID
1747879
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

                                    A GEOPOLÍTICA DO ESTADO

Na Amazônia brasileira, o Estado favoreceu a economia urbana para fins geopolíticos. O mais flagrante caso moderno foi a criação de uma área na qual o Estado tentou pela primeira vez introduzir a substituição de importações. Ao conceder incentivos fiscais federais e estaduais à produção empresarial de bens de consumo inéditos ou de produção inexpressiva no Brasil, o Estado teve claro objetivo geopolítico, implantando uma economia industrial em meio a uma região dominada ainda por uma economia mercantil em área pouco povoada e com um passado de disputas.

               Fonte: BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 44. Adaptado.

Essa área criada pelo Estado, no final da década de 1960, pertence ao seguinte empreendimento regional:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito diz ser alternativa C, porém acredito ser B a correta. Tanto é que a Rodovia Transamazônica só foi inaugurada em 1972.

  • "O mais flagrante caso moderno foi a criação de uma área na qual o Estado tentou pela primeira vez introduzir a substituição de importações. Ao conceder incentivos fiscais federais e estaduais à produção empresarial de bens de consumo inéditos"

    ZFM - Zona franca de Manaus


ID
1762567
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

      Estão no território brasileiro perto de 16% das reservas florestais mundiais, que possuem, como sumidouros, grande importância no ciclo do carbono. Todavia, tal fato, que poderia ser uma condição favorável, constitui-se numa grande desvantagem, à medida que a comunidade internacional não crê que o governo brasileiro possa deter as queimadas vinculadas ao desmatamento da Amazônia.

(TAVARES, C. A. In: VITTE, Carlos Antonio; GUERRA, Teixeira J. A., (org.) Reflexões sobre a geografia física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. (pág. 144).)

Baseando-se no texto e em seus conhecimentos sobre a Amazônia Legal, pode-se afirmar que a (o) (s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, resposta certa letra E.

  • A - desmatamento tem proporcionado à introdução em larga escala da produção agroecológica de alimentos. (Nunca que desmatamento vai estar ligado à produção agroecológica)

    B - queimadas ajudam na abertura de novas áreas para a implantação de sistemas de produção sustentável. (Nunca que queimadas vão estar ligadas à produção sustentável)

    C - mineração, por meio de empresas multinacionais, tem ajudado a melhorar a imagem do Brasil perante grupos internacionais de defesa do meio ambiente. (Alô Mariana e Brumadinho - essas empresas só fazem deteriorar a imagem perante esses grupos)

    D - madeireiras ilegais são quase inexistentes na atualidade e a exploração da madeira acontece em áreas de manejo florestal. (Sendo beeem realista, capaz que quase inexista área de manejo florestal, os que tem são ínfimos - só pra inglês ver)

    E- forte demanda por recursos naturais no Brasil e no exterior, a visão de desenvolvimento em curto prazo, associada ao rápido enriquecimento, tem norteado políticas predatórias. 


ID
1796512
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um rio da região Amazônica:

Alternativas
Comentários
  • O rio Paraopeba é um rio que banha o estado de Minas Gerais.

  • C

    Rio Paraopeba = MG

  • Gaba: C

    Vale ressaltar que a junção do Rio Negro e Rio Solimões resultou na criação de uma Dupla Sertaneja.

  • Da nascente à foz (Rio Amazonas):

    Rio Napo (margem esquerda: e)

    Rio Javari (margem direita: d) ou Yavari

    Rio Jandiatuba (d)

    Rio Içá (e)

    Rio Jutaí (d)

    Rio Juruá (d)

    Rio Japurá (e)

    Rio Tefé (d)

    Rio Coari (d)

    Rio Piorini (e)

    Rio Purus (d)

    Rio Negro (e)

    Rio Solimões

    Rio Madeira (d)

    Rio Manacapuru (e)

    Rio Uatumã (e)

    Rio Nhamundá (e)

    Rio Trombetas (e)

    Rio Tapajós (d)

    Rio Curuá (e)

    Rio Maicuru (e)

    Rio Uruará (d)

    Rio Paru (e)

    Rio Xingu (d)

    Rio Jari (e)

    Rio Tocantins (d)


ID
1844956
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1950, o governo brasileiro começou a tomar algumas medidas para integrar a Amazônia ao restante do país e, assim, impedir sua internacionalização, isto é, a exploração econômica estrangeira. Inúmeras foram as dificuldades para tal empreitada, no entanto, as ações públicas foram imprescindíveis nesse sentido.

Sobre as ações públicas, que contribuíram na ocupação da Amazônia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A- correta

    B- isto ocorreu no governo Médici 1970.

    C- a Sudam foi criada em 1966 no governo Castelo Branco.

    D- Existiu participação do capital internacional,principalmente nas atividades de mineração.

    E- a criação do código Florestal 1965 foi uma das medidas protetivas contra o desmatamento.

     

  • Belem-brasilia nao seria br 010?

  • A partir da década de 1950, o governo iniciou uma política de integração da região Norte ao território nacional, inicialmente visando a impedir a invasão estrangeira e a perda de soberania do território. A construção de rodovias, o incentivo à instalação de indústrias, a criação da Zona Franca de Manaus e a criação de organismos de desenvolvimento regional são alguns exemplos dessa iniciativa.

    http://www.iea.usp.br/noticias/amazonia-integrar-o-que-e-para-quem


ID
1845253
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia apresenta-se, atualmente, como a mais vasta região de fronteira econômica do país. Para esta região, deslocaram-se as frentes mais recentes de ocupação e povoamento do território, especialmente a partir da década de 1960. Para a amazônia, avançam também atividades econômicas dinâmicas, vindas do Centro-Sul.

A participação governamental, junto ao processo de povoamento da Amazônia, tem sido fundamental na implementação de grandes projetos voltados para o desenvolvimento desta região. Entre essas destaca-se a

Alternativas
Comentários
  •  a)

    abertura de grandes eixos viários, como as rodovias Belém-Brasília, Cuiabá-Santarém e Cuiabá-Porto Velho, formando extensas vias de penetração pelo interior da floresta.CERTO! GABARITO!

     b)

    implantação de grandes projetos de exploração mineral, como o projeto Grande Carajás e Trombetas, no Pará; o da Serra do Navio, no Acre(AMAPÁ); e o de exploração de cassiterita, em Manaus. ERRADO!

     c)

    construção de grandes usinas hidrelétricas, como Tucuruí, no rio Araguaia(TOCANTINS), a qual desempenha papel fundamental junto aos projetos minerais e agropecuários da chamada Amazônia Ocidental.ERRADO!

     d)

    criação da Zona Franca de Manaus com o objetivo de estimular o desenvolvimento da agropecuária regional(PRODUTOS ELETROELETRONICOS), uma vez que as isenções fiscais incrementaram esta atividade agropecuária na capital amazonense. ERRADO!

     e)

    implantação de assentamentos rurais, sobretudo ao longo dos igarapés, uma vez que os ciclos de cheias e vazantes dos rios garantem a produção de diversos gêneros de subsistência,(AREA ALAGADA - NÃO PRODUZ NADA) os quais são vendidos nos centros urbanos. ERRADO!


ID
1887559
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir de meados do século XVIII, sob a administração do Marquês de Pombal, a Coroa portuguesa promoveu uma série de reformas com o objetivo de ampliar seu controle sobre as colônias na América. Diversas estratégias foram empregadas pela Metrópole no intuito de estender a posse sobre os territórios não ocupados, garantir a soberania sobre as áreas consideradas ocupadas, incentivar o crescimento econômico e aumentar a arrecadação colonial. Adaptado de: MACHADO, L. Mitos e realidade da Amazônia brasileira no contexto geopolítico internacional (1540-1912), tese de doutorado, Universidade de Barcelona, 1989.

Uma das estratégias adotadas pela Coroa portuguesa para ampliar o controle territorial sobre a bacia amazônica no período pombalino consistiu:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    na edificação de fortificações em pontos estratégicos;

  • CERTO

    LETRA - A

    A partir de meados do século XVIII, sob a administração do Marquês de Pombal, a Coroa portuguesa promoveu uma série de reformas com o objetivo de ampliar seu controle sobre as colônias na América. Diversas estratégias foram empregadas pela Metrópole no intuito de estender a posse sobre os territórios não ocupados, garantir a soberania sobre as áreas consideradas ocupadas, incentivar o crescimento econômico e aumentar a arrecadação colonial.  A divisão territorial incrustada por propriedades da Igreja passou a contar com o apoio da sociedade civil. A fundação de fortalezas por todo o vale do Rio Amazonas: (...) ensaiaram substituir missões religiosas

    Fonte: Graciete Guerra da Costa - Fortes Portugueses na Amazônia Brasileira - UNB 2015

    http://www.funag.gov.br/ipri/btd/index.php/9-teses/4449-fortes-portugueses-na-amazonia-brasileira - acesso em: 28/04/2020

    ERRADAS:

    LETRAS

    B - Pombal pós fim a missão jesuítica.

    C - O Estado do Grão-Pará e Maranhão foi criado em 1621, antes de Pombal (1750 - 1777).

    D - A delimitação da fronteira Amazônica se deu com o tratado de Madrid em 1750, antes de Pombal (1750 - 1777).

    E - A abertura do rio Amazonas à navegação internacional se dar em 1866, bem depois de Pombal (1750 - 1777).

  • No período pombalino, foi fundado o forte de São José do Rio Negro a fim de proteger o território de invasões estrangeiras de grupos protestantes na região das Guianas.

  • Pedro Teixeira ergueu boa parte dos fortes que assim garantiram o domínio das áreas.

  • LETRA A

    Visando proteger as fronterias foram erguidas fortificações em locais estratégicos.


ID
1911025
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A percepção da Amazônia, no Brasil e no mundo, é a da paisagem da floresta. Uma ideia pronta, baseada na magnitude de sua natureza.

A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I A imagem recorrente da Amazônia a divulga como espaço de domínio da floresta equatorial, imbricada a elementos como o clima e a hidrografia.

II A concepção predominante da Amazônia privilegia o quadro natural anterior à presença do homem e tende a desconsiderar seus processos históricos e suas identidades culturais.

III A ideia difundida da Amazônia como reservatório natural está relacionada aos interesses existentes na exploração de sua biodiversidade.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - A imagem recorrente da Amazônia a divulga como espaço de domínio da floresta equatorial, imbricada a elementos como o clima e a hidrografia. Correto.

    Toda vez em que a Amazônia é divulgada ou recordada, temos a imagem de uma vasta floresta, rica em biodiversidade e fatores cruciais à manutenção da natureza como as chuvas e a maior bacia hidrográfica do mundo.

    II - A concepção predominante da Amazônia privilegia o quadro natural anterior à presença do homem e tende a desconsiderar seus processos históricos e suas identidades culturais. Correto

    Traduzindo, a imagem predominante da Amazônia é a de uma floresta intacta, mas esquecemos que existe também os processos históricos de ocupação, dos indígenas e da pré-história amazônica.

    III - A ideia difundida da Amazônia como reservatório natural está relacionada aos interesses existentes na exploração de sua biodiversidade. Correto

    Há uma incontável riqueza em toda a biodiversidade da floresta amazônica, desde o alimento até a indústria farmacêutica, que até então não são explorados em sua totalidade.


ID
1922848
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

TEXTO 8

      Aos 60 anos, Rossmarc foi confinado na cadeia Raimundo Pessoa em Manaus, dividindo uma cela com 80 detentos. Dormia no chão junto de uma fossa sanitária. Para manter-se vivo usava toda a sua inteligência para fazer acordos com os detentos. Lá havia de tudo: drogados, jagunços, pseudomissionários, contrabandistas etc. Fora vítima do advogado. Com toda a lábia, nunca fora a Brasília defender Rossmarc. Por não ter apresentado a defesa, foi condenado a 13 anos de prisão. O advogado sumira, Rossmarc perdera o prazo para recorrer. Como era estrangeiro, os juízes temiam que fugisse do Brasil. O juiz ordenou sua prisão imediata. A cela, com oitenta detentos, fervilhava, era mais do que o inferno. Depressivo, mantinha-se tartamudo num canto, remoendo sua história, recordando-se dos bons tempos em que navegava pelos rios da Amazônia com seus amigos primatas.

      Visitas? Só a de Pássaro Azul. Mudara-se também para Manaus e, sem nada dizer a Rossmarc, para obter dinheiro, prostituía-se num cabaré. Estava mais magra e algumas rugas se mostravam em seu rosto antes reluzente, agora de cor negra desgastada. Com o intuito de obter dinheiro, tanto para Rossmarc pagar as contas de dois viciados em crack no presídio, como para as custas de um advogado inexperiente, pouco se alimentava e ao redor dos olhos manchas entumecidas apareciam, deixando-a como alguém que consumia droga em exagero. As noitadas no cabaré enfumaçado e fedorento deixavam-na enfraquecida. Mas não deixara de amar o biólogo holandês. Quando fugira do quilombola, naquela noite, jurara amor eterno e não estava disposta a quebrar o juramento.

      Enquanto Pássaro Azul se prostituía para obter os escassos recursos, Rossmarc, espremido entre os oitenta detentos, procurava desesperadamente uma luz no fim do túnel. Lembrava-se dos amigos influentes, de jornalistas, de políticos, e cada vez que Pássaro Azul o visitava, ele implorava que procurasse essas pessoas. Pássaro Azul corria atrás, mas sequer era recebida. Quem daria ouvidos a uma negra que se dizia íntima de Rossmarc, o biólogo que cometera crimes de biopirataria? Na visita seguinte, Rossmarc indagava:

      — E dai, procurou aquela pessoa?

      Para não magoar o amado, ela respondia que todos estavam muito interessados em sua causa. Dizia, entretanto, sem entusiasmo, com os olhos acuados e baixos, para não ver o rosto magro e chupado de Rossmarc. Entregava-lhe o pouco dinheiro que economizava, fruto da prostituição, e saia de lá com os olhos rasos d’água, tolhendo os soluços.

      Numa noite no cabaré, Pássaro Azul conheceu um homem gordo e vesgo, que usava correntões de ouro. Dizia-se dono de um garimpo no meio da selva. Bebia e fumava muito, ria alto, com gargalhadas por vezes irritantes. Entre todas as raparigas, escolheu Pássaro Azul, que lhe fez todas as vontades, pervertendo-se de forma baixa e vil. Foram três noitadas intermináveis, mas Pássaro Azul aprendera a administrar a bebida. Não era tola, como as demais, que se embebedavam a ponto de caírem e serem arrastadas. Era carinhosa com o fazendeiro e saciava-lhe todos os caprichos. Não o abandonava, sentava em seu colo gordo e fazia-lhe agrados fingidos. Dava-lhe mais bebida e um composto de viagra, e o rosto gordo se avermelhava como de um leão enraivecido. Então, ela o puxava para o quarto sórdido. Na cama, enfrentava como guerreira o monte de carne e ossos, trepando sobre suas grandes papadas balofas e cavalgando, como uma guerreira. O homem resfolegava, gritava, gemia, uivava, mas Pássaro Azul não parava aquela louca cavalgada.

      [...]

(GONÇALVES, David. Sangue verde. Joinville: Sucesso Pocket, 2014. p. 217-218.)

A história narrada no Texto 8 se passa na região amazônica que, mesmo próxima à Cordilheira dos Andes, pode ser considerada tectonicamente estável. No dia 30 de setembro de 2014, um abalo sísmico de magnitude 7,1 graus atingiu a porção sudoeste da Colômbia, causando expectativa nas regiões vizinhas. No que se refere às causas, locais de ocorrência desses fenômenos e suas consequências, analise os itens a seguir:

I-A ocorrência de terremotos é um fenômeno inerente à própria dinâmica interna da Terra, tendo em vista a manifestação de energia do interior do nosso planeta.

II-Os abalos sísmicos de grande abrangência e magnitude decorrem do acúmulo de energia térmica no limite entre duas placas tectônicas.

III-O lineamento de montanhas conhecido como Cordilheira dos Andes fica no limite entre as placas tectônicas do Pacífico e Sul-Americana.

IV-A Terra é um corpo em processo de resfriamento, cuja principal implicação é a formação de imensos volumes rochosos conhecidos como placas tectônicas.

Considerando os itens propostos, marque a alternativa que contém apenas proposições corretas:

Alternativas
Comentários
  • II - Os abalos sísmicos de grande abrangência e magnitude decorrem do acúmulo de energia POTENCIAL no limite entre duas placas tectônicas.

    III - O lineamento de montanhas conhecido como Cordilheira dos Andes fica no limite entre as placas tectônicas de NAZCA e Sul-Americana.

     

    Alternativa C.


ID
1968787
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na regionalização do espaço brasileiro, os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira dividiram o Brasil nas seguintes regiões: a Amazônia, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Região Concentrada. A respeito dessa regionalização, trata-se de uma proposta baseada

Alternativas
Comentários
  • A divisão feita por Milton Santos é baseada na difusão diferencial do meio técnico-científico-informacional e nas heranças do passado, dividiu o Brasil em quatro regiões: Amazônica, Nordeste, Centro-oeste e Concentrada. É também conhecida como os "quatro Brasis".

    Considera entre outros aspectos: a quantidade de recursos tecnológicos avançados, o volume de atividades econômicas modernas nas áreas financeira, comercial, industrial e de serviços. Portanto, os critérios são os objetos técnicos ligados à modernidade e à concentração industrial.

    Fonte: livro Brasil: território e sociedade no início do século XXI,2001. Milton Santos.

  • Falou de técnico-científico é Miltão.


ID
1987456
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A cada ano que passa grandes extensões da floresta amazônica são destruídas, entre outras causas,

Alternativas
Comentários
  • A letra é a correta. Mas a letra e também parece correta...

  • A bacia hidrográfica Amazônica, é uma região que está sendo muito afetada devido o destaque para a soja e da pecuária (produção bovina)

  • Agro é tech, agro é pop, agro é tudo.

  • " Arco do desmatamento"

  • Agro é tóxico


ID
2178418
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Até meados do século XX, a vida das populações amazônicas se organizou em torno dos rios. A partir daí, os interesses se deslocaram para as riquezas minerais e pela decisão política de integrar o espaço amazônico ao resto do país.
Adaptado de Carlos Walter P. Gonçalves. Amazônia, Amazônias. Ed. Contexto. São Paulo.2001.

Assinale a alternativa que indica o padrão de organização espacial que passou a orientar a ocupação da Amazônia a partir da segunda metade do século XX: 

Alternativas
Comentários
  • Nessa eu dei bobeira... Tinha esquecido da transamazonica construída no regime militar que já era um grande bizu pra matar a questão..

  • A GEOPOLÍTICA MILITAR PARA AMAZÔNIA

    PIN- PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL COM A CONTINUIDADE DA MALHA VIÁRIA DEIXADA PELO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHECK;

    CONSEQUÊNCIA ; RIOS, VÁRZEAS,FLORESTAS; ESTRADAS;TERRA FIRME E SUB-SOLO.


ID
2243938
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O plano de ação para a preservação e controle do desmatamento na Amazônia Legal criado em março de 2004 relacionou o desmatamento a várias situações. Dentre as situações especificadas a seguir assinale aquela que NÃO explica o aumento do desmatamento.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, grilagem de terras é a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas ou de terceiros, bem como de prédios ou prédios indivisos.

     

  • Falácias: Os índios existem ainda por um motivo; manter a reserva de terras, com preservação do meio ambiente.


ID
2286040
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A escala regional de análise geográfica é importante, seja do ponto de vista das identidades territoriais, seja do ponto de vista das ações de desenvolvimento socioespacial.

(Adaptado de TRINDADE JR., Saint‐Clair. Pensando a concepção de Amazônia.   . São Paulo: Annablume, 2006)

Relacionando o texto acima à compreensão da Amazônia brasileira como uma unidade regional, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Minha aprovação depende do seu comentário, por favor, comente kkk.

  • kkkkk essa questão ja foi uma aula, quer mais pra que?

  • LETRA D

    A floresta amazônica é compartilhada com vários países, formando a chamada Pan-Amazônia.

  • Vários foram os critérios utilizados para delimitar a Amazônia para fins de planejamento. Lúcio de Castro Soares faz uma crítica a dois critérios: a bacia amazônica e os paralelos, meridianos e divisas administrativas. 

    Fonte: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/YZsgHF8mWM4vPqH37jpnR7S/?lang=pt#:~:text=V%C3%A1rios%20foram%20os%20crit%C3%A9rios%20utilizados,paralelos%2C%20meridianos%20e%20divisas%20administrativas.

  • o bioma Amazônia é composto por vários tipos de floresta tropical úmida, extensa rede hidrográfica e enorme biodiversidade; @apenas

ID
2297176
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.

Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016. Adaptado.

Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970.

Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • grilagem=roubo.

  • » A retirada de madeira ilegal é responsável por aproximadamente 14% do desmatamento na Amazônia.

    » A expansão da fronteira agropecuária é responsável por cerca de 70% do desmatamento.

    » DIFERENÇA ENTRE : GRILEIRO, POSSEIRO E GATO.

    GRILAGEM -» É um falsificador de documentos que ocorre após a entrada do posseiro, e com 4 anos após essa entrada do posseiro, ele vai lá com documentos falsos da terra para tomar do posseiro.

    OBS: a GRILAGEM é um esquema geralmente da grande elite.

    POSSEIRO - Toma a posse de uma terra sem função, e se ele ocupar por 5 anos essa terra já é sua segundo a "LEI DO USOCAPIÃO".

    GATO - Ele foi contratado para iludir e levar as pessoas (geralmente trabalhadores) para um golpe, ou seja, Escravizar por dívidas.

    "Se não fosse difícil, qualquer um faria. A dificuldade é o que torna tudo tão incrível".

     (TOM HANKS)  

    É PROIBIDO DESISTIR! 


ID
2360113
Banca
IADES
Órgão
SUDAM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre os anos de 1970 e 2000, a população amazônica quase triplicou, em decorrência de elevadas taxas anuais de crescimento, sempre superior à média brasileira.

Acerca das características demográficas da Amazônia Legal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

     

  • Nossa. Que comentário útil.

  • é pq na época só conseguia ver a resposta quem pagava plano nelson

  • A descentralização política e fiscal foi uma característica importante da redemocratização brasileira. Ela foi legitimada numa determinada cultura política, generalizada entre grupos políticos de diferentes matizes ideológicos, que associou democratização à descentralização, tratando estes dois termos quase como sinônimos. Os impactos, os limites e o encaminhamento desse processo num ambiente político democrático, apesar de não totalmente esclarecidos, têm sido objeto de estudo de diversos autores em diferentes especialidades das ciências sociais. Um dos aspectos desta nova institucionalidade, no entanto, tem recebido atenção marginal. Trata-se do processo de fragmentação dos municípios brasileiros. Algo que, entre 1988 e 2000, gerou 1438 novos municípios &shy; 25% de todos municípios existentes atualmente no Brasil.

  •  A Amazônia é, assim, a única região do País onde cresce a população que vive em cidades com menos de 100 mil habitantes, sendo expressivo o crescimento de cidades pequenas entre 20 e 50 mil habitantes. O processo de desconcentração urbana é decorrente, sobretudo, da criação de municípios após a Constituição de 1988, processo esse que incidiu de forma intensa e generalizada em todos os estados da Região. Fator importante a registrar é que as capitais, apesar de continuarem crescendo em termos absolutos, não são mais as principais concentradoras da população urbana, que hoje passa a viver, crescentemente, em cidades médias e pequenas fora das grandes aglomerações.

  • Nelson, se não achou útil vai ao google e procura algo melhor.


ID
2376697
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A mudança do nome do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia, em homenagem ao marechal Cândido Rondon, ocorreu na seguinte década:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (a) 50 

  • no ano de 1956.

  • O Território Federal do Guaporé passou-se a denominar Território Federal de Rondônia em 1956, numa justa homenagem ao desbravador da floresta que deu lugar à linha telegráfica Cuiabá- Porto Velho, homenagem que Rondon havia recusado quando da criação do território.

    Mudança de nome 

             Joaquim Vicente Rondon, sobrinho de Cândido Mariano da Silva Rondon e segundo governador do Território do Guaporé, depois eleito deputado federal com mandato entre 1955-1959, propôs à Câmara, através do deputado Áureo de Melo, nascido em Santo Antônio do Madeira, antes Mato Grosso a mudança do nome de Guaporé para Território Federal de Rondônia.  

          Em 17 de fevereiro de 1956, o Território Federal do Guaporé muda a denominação. 

    Lei No 2731 de 17 de Fevereiro de 1956

          Muda a denominação do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia.

          O Presidente da República:

          Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

         Art. 1.o – É mudada a denominação do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia.

          Art 2.o – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

           

          Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1956, 135.o da Independência e 63.o da República.

                                      Juscelino Kubitschek

  • Em 1956, o território Federal do Guaporé passa a ser chamado de Território Federal de Rondônia, numa homenagem ao marechal Cândido Rondon.

    Grande desbravador da floresta Amazônica, Rondon foi o responsável pela descoberta das ruínas do Real Forte Príncipe da Beira, a maior relíquia histórica de Rondônia.

    Esta homenagem havia sido recusada por Rondon quando da criação do território. A homenagem, porém, não foi póstuma, já que o marechal só morreria em 1958.

    Resposta: A


ID
2399209
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Essa região brasileira foi alvo de significativas ações regionais, desde a década de 1940, com Getúlio Vargas e, no início da década de 60, com Juscelino Kubitschek e as ações do seu Plano de Metas, entre as quais a implantação das rodovias. A partir de 1966, a região passa a ser alvo de ações efetivas de planejamento regional, inseridas num projeto geopolítico de modernização acelerada da sociedade e do território nacionais. Foram abertas novas rodovias, implantados sistemas de comunicação, utilizados incentivos fiscais e créditos com juros subsidiados para estimular a produção, indução de fluxos migratórios, inclusive com projetos de colonização. Além disso, foi criado um polo industrial de grandes

proporções.

                                                                                                                     (http://goo.gl/m3a8d6. Adaptado)


O texto descreve ações implantadas

Alternativas
Comentários
  • a

     

  • Esses projetos foram intensificados com a criação em 1966 da Superintendência para Desenvolvimento da Amazônia  ( Sudam) que implantava essas políticas territoriais.

  • Transamazônica pelos militares em 1972, obra faraônica.

  • Zona franca de manaus. Criada em 1957 por Jk e "ratificada" em 1967 por Castelo Branco.

  • Algumas medidas de desenvolvimento da Amazônia:

    -SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia - 1953 - Getúlio Vargas)

    Regime militar:

    -SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia - 1966) -> criou a Amazônia Legal

    -PIN (Programa de Integração Nacional) -> tinha como objetivo expandir as redes de infraestrutura e integrar as regiões periféricas do Brasil ao centro econômico.

    -PIC (Programa Integrado de Colonização - 1970) -> trazer pequenos agricultures do Sul e do Nordeste, para povoar a região e aliviar as tensões rurais crescentes especialmelmente no NE.

    Nesse intuito de colonizar a região, construiram-se também a Transamazônica e, ao longo dela, as agrovilas, que eram pequenas cidades para habitação dos agricultores que imigravam.

    -Polamazônia - 1974 -> atrair grandes empresários para exploração agropecuária na região Norte. Expansão acelerada da fronteira agrícola.

    -PGC (Projeto Grande Carajás - 1980) -> extração mineral na Serra dos Carajás. Foi desenvolvida para exploração da antiga Companhia Vale do Rio Doce.

    Força, guerreiros! Brasil!


ID
2427907
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em seus trabalhos, Aziz Ab’Sáber (1924 – 2012) destaca a necessidade de um melhor conhecimento sobre a complexa realidade brasileira. O excerto abaixo é uma pequena amostra da lucidez de suas críticas e ideias.

“Para a infelicidade do destino da biodiversidade amazônica, o mais alto dignitário da nação, através de um ato falho verbal, acenou com uma liberação inoportuna para todos os especuladores devastadores. A frase dele foi ‘a Amazônia não pode ser intocável’. O problema é outro: em primeiro lugar há que se saber como ela vem sendo ‘tocada’. E, ao mesmo tempo, realizar um esforço imenso para planejar um desenvolvimento econômico e social com o máximo de florestas em pé”.

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Escritos ecológicos. São Paulo: Lazuli, 2006.

O texto acima permite entender que Ab’Sáber, geógrafo e ambientalista sempre atento as grandes mazelas que assolam o país, insistia que a melhor maneira de se preservar a biodiversidade amazônica é por intermédio

Alternativas

ID
2486443
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Departamento de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Regularização Fundiária na Amazônia Legal autuará processo sempre que a denúncia contiver os elementos:

Alternativas
Comentários
  • O sistema de fiscalização no Brasil já se mostra falho dentro da própria estrutura. Ora, pois. Quem, em sâ conciência, sem recursos de proteção, vai querer denunciar algo ou alguém, sabendo que sua identidade revelada é fator gerador de autuação?

  • MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA EXECUTIVA PORTARIA Nº 1, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009.

    Art. 7º O Departamento de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Regularização Fundiária na Amazônia Legal autuará processo sempre que a denúncia contiver os elementos previstos no artigo anterior, quais sejam:

    I. identificação do denunciante;

    II. especificação do fato de origem da denúncia;

    III. identificação do órgão ou entidade denunciado. 


ID
2486968
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, deu expressão internacional à pequena cidade de Xapuri, no Acre, e voltou o olhar do mundo para milhares de cidadãos que fazem da extração do látex seu sustento e do Vale Amazônico sua morada. O que poucos sabem é que esse foi apenas mais um capítulo da saga da borracha. Durante a Segunda Guerra Mundial, um exército de retirantes foi mobilizado com pulso firme, propaganda forte e promessas delirantes para deslocar-se rumo à Amazônia e cumprir uma agenda do Estado Novo. Ao fim do conflito, em 1945, os migrantes que sobreviveram às durezas da selva foram esquecidos no Eldorado. Passadas décadas, os soldados da borracha hoje lutam para receber pensão equivalente à dos ex-pracinhas.

Adaptado de revistaepoca.globo.com, 18/04/2011.


A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator:

Alternativas
Comentários
  • b


ID
2535268
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"A indústria aparece na Amazônia sob a forma de enclaves, estabelecidos a partir de incentivos federais ou para explorar recursos minerais."

           MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. 1ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 310.


Entre os enclaves industriais na Amazônia, destaca-se a Zona Franca de Manaus (ZFM), criada em 1967, sob a supervisão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Sobre a ZFM, pode-se afirmar que


I- a implantação da ZFM consistiu numa estratégia geopolítica, cuja principal meta era refor­çar o poder nacional na considerada região "de fronteira".

II- os capitais dominantes são transnacionais e praticamente não se utilizam matérias-primas ou insumos regionais na produção industrial nessa área.

III- a balança comercial da ZFM é positiva no intercâmbio com o mercado externo, haja vista que, com a isenção de impostos sobre a exportação, suas mercadorias destinam-se, prioritariamente, a esse mercado.

IV- na década de 1990, a política de abertura da economia nacional, com a redução das tarifas de importação, foi muito positiva para a ZFM, pois ampliou as vendas para o mercado interno e propiciou o aumento do número de empregos diretos e indiretos no polo industrial amazônico.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Informação, Rogerinho. A resposta é a letra A.

  • Referente ao item III, a balança da  ZFM não é positiva, ela importa muito mais do que exporta, por que o grosso da produçao vai praticamente todo para o mercado interno brasileiro.

  • galera porque a II está correta?

  • I- a implantação da ZFM consistiu numa estratégia geopolítica, cuja principal meta era refor­çar o poder nacional na considerada região "de fronteira". CORRETA

    A região norte sempre dependeu de incentivos estatais para o povoamento e desenvolvimento econômico. Sem dúvida, a ZFM tem como objetivo principal o desenvolvimento econômico da região, atrair migrantes e estimular o povoamento local, além de é claro, considerando o contexto militar no qual foi implantada a ZFM, reforçar o controle territorial.

    II- os capitais dominantes são transnacionais e praticamente não se utilizam matérias-primas ou insumos regionais na produção industrial nessa área. CORRETA

    Sim, o capital da ZFM é majoritariamente estrangeiro e a matéria-prima utilizada também é estrangeira.

    III- a balança comercial da ZFM é positiva no intercâmbio com o mercado externo, haja vista que, com a isenção de impostos sobre a exportação, suas mercadorias destinam-se, prioritariamente, a esse mercado. ERRADA

    Falou em ZFM é produção destinada ao mercado interno.

    IV- na década de 1990, a política de abertura da economia nacional, com a redução das tarifas de importação, foi muito positiva para a ZFM, pois ampliou as vendas para o mercado interno e propiciou o aumento do número de empregos diretos e indiretos no polo industrial amazônico. ERRADA

    Com a política neoliberal de privatizações e redução dos impostos sobre importados, e paridade do real ao dólar, a ZFM perdeu muito mercado interno para os produtos de fora uma vez que estes chegavam a um valor mais barato.

  • (ZFM = nada de positivo) pode até ter mas é minoria sabe.


ID
2580745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tendo em vista que as alterações dos usos e da cobertura do solo na Amazônia maranhense foram marcadas historicamente pela acelerada expansão do desmatamento para fins de implantação de toda logística para a manutenção do agronegócio, e que esse contexto impulsionou o surgimento de grandes processos erosivos e de assoreamento de diversos cursos d’água da região, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Assoreamento é o processo em que cursos d'água são afetados pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre o seu leito e dificulta a navegabilidade e o seu aproveitamento. Originalmente, esse é um processo natural, mas que é intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção da vegetação das margens dos rios.

  • GABARITO= LETRA D

  • Pessoal, alguma alma bondosa poderia explicar o erro da letra B, please!

  • Vamos lá, item por item:

    A) Incorreta - O assoreamento aumenta a quantidade de sedimentos nos corpos d'água, tornando-os mais ESCUROS, que, juntamente ao despejo de esgoto, causam a eutroficação. (Eutroficação = Eutrofização).

    B) Incorreta - A colmatação (sinônimo para assoreamento) leva ao estreitamento do curso de água e a REDUÇÃO da força das correntes.

    C) Incorreta - A ocupação desordenada das áreas de preservação de rios promove o AUMENTO do escoamento superficial, uma vez que aumenta a impermeabilização do solo.

    E) Incorreta - A causa do assoreamento está relacionada à erosão do solo.

    Gab certo D

    Bons estudos!


ID
2580769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O desmatamento anual da Amazônia Legal tem sido monitorado anualmente. A preocupação com as taxas de desmatamento das áreas que compõem a Amazônia Legal mobiliza diversos atores que buscam formas de lidar com os conflitos socioeconômicos associados ao fenômeno. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - O arco do desflorestamento ou desmatamento é uma região onde a fronteira agrícola avança em direção a área florestal. Assim sendo,  ocorre ali os maiores índices de desmatamento da Amazônia. Envolve os estados de Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantis e Maranhão.

  • .O desmatamento na Amazônia tem sido uma preocupação do Governo e da sociedade brasileira. Nas últimas décadas, o desmatamento na Amazônia brasileira tem se concentrado ao longo do chamado Arco do Desmatamento, que se estende do sul do Pará, norte de Mato Grosso, Rondônia, ao sudeste do Acre. Mais especificamente, 70% do desmatamento na Amazônia Legal tem ocorrido em cerca de 100 municípios nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, que representam em torno de 20% da área total da região. Grande parte desse desmatamento, que é seguido de queimada, tem ocorrido em áreas legalmente protegidas pela legislação florestal como Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

    Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

  • GAB-A

  • ARCO DO DESMATAMENTO, FOGO OU QUEIMADA..BICO DO PAPAGAIO.

  • Teh leso éh

    Sou concurseiro e vou passar

    Maninho

  • Questão de 2017, meu professor falou sobre ARCO DO DESMATAMENTO HOJE, 22/08/2019.

    LETRA A.

  • Região onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta e também onde encontram-se os maiores índices de desmatamento da Amazônia. São 500 mil km² de terras que vão do leste e sul do Pará em direção oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.

  • A região que apresenta maiores índices de desmatamento é aquela onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta: são 500 mil km² de terras que vão do sudeste do Pará para o oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre. Essa porção de terra é chamada de “arco do desmatamento da Amazônia”

  • Quase todas as questões de geografia sem gabarito comentado por professores. Quando colocam vídeo aula, é totalmente genérico, sem esclarecer de fato a questão.

    Peçam, por favor, gabarito comentado. É um direito nosso!


ID
2580772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca da Amazônia Legal e da política ambiental brasileira.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Amazônia Legal foi instituído pelo governo brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais. Baseados em análises estruturais e conjunturais.

    Resposta; B

    Fonte;http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28783-o-que-e-a-amazonia-legal/

  • Questão passível de anulação.

    No link da fonte da Paula temos:

     Baseados em análises estruturais e conjunturais, seus limites territoriais tem um viés sociopolítico e não geográfico, isto é, não são definidos pelo bioma Amazônia...[Ainda] a Amazônia Legal é uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro. Além de abrigar todo o bioma Amazônia brasileiro, ainda contém 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal matogrossesense. Ela engloba a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão.

     

    http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28783-o-que-e-a-amazonia-legal/

  • RESPOSTA B!

    A amazônia legal foi delimitada pelo governo brasileiro em 1966 como região política para a execução de planos de desenvolvimento e ações de assistência e fiscalização. Ela engloba os 07 estados da região norte, além do Mato Grosso e parte do Maranhão e Goiás.


    PRF - Terei Orgulho de Pertencer!

    Insta: @_leomonte

  • Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados do Brasil pertencentes à Bacia Amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas. O governo federal, reunindo regiões de idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econômico da região amazônica, instituiu o conceito de "Amazônia legal".

  • Apesar de sua grande extensão territorial, a região tem apenas 21.056.532 habitantes, ou seja, 12,4% da população nacional e a menor densidade demográfica do país (cerca de 4 habitantes por km²). Nos nove estados residem 55,9% da população indígena brasileira, cerca de 250 mil pessoas, segundo a FUNASA.

  • a) A Amazônia Legal passou a ser assim denominada a partir da Lei 1.806/53, enquanto o Sistema Nacional de Unidades de Conservação só seria instituído décadas depois, com a Lei 9.985/2000. ITEM INCORRETO.

    b) O conceito de Amazônia Legal instituído pelo governo contribui para o planejamento e a promoção do desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica, que compartilham, há décadas, dos mesmos desafios. Os limites da Amazônia Legal foram alterados várias vezes em consequência de mudanças na divisão política do país, já que possui têm viés sociopolítico e não geográfico, tendo em vista que estão baseados em análises estruturais e conjunturais. ITEM CORRETO.

    c) Conforme explicado no item anterior, a Amazônia Legal não é definida de acordo com suas características de biodiversidade, mas de acordo com conceitos sócio-políticos. ITEM INCORRETO.

    d) A criação da Amazônia Legal vai além da questão ambiental, já que se relaciona com o planejamento e a promoção do desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica. ITEM INCORRETO.

    e) A Lei n.º 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, nem cita a Amazônia Legal, que passou a ser assim denominada a partir da Lei 1.806/53. ITEM INCORRETO.

    Resposta B

  • Você não falou o principal, que é o prazo PRESCRICIONAL para ajuizar ação popular.


ID
2680954
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1960, Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova regionalização do espaço brasileiro, estabelecendo três grandes regiões – Centro-Sul, Nordeste e Amazônia – segundo critérios relacionados

Alternativas
Comentários
  • Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais.

    Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

    Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

    Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

    Essa organização regional é muito útil para a geografia, pois oferece uma nova maneira de entender a história da produção do espaço nacional.

     

    http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1553&evento=5

  • Apenas complementando o comentário da colega Tatá ;

    A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

    O fundamento atual da divisão regional do IBGE é o conceito de macrorregião definidos segundo uma combinação de características econômicas demográficas e naturais.

     

     O geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais, a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os critérios adotados para a delimitação dessas três regiões foram os aspectos naturais e, principalmente, as características socioeconômicas.

    Os limites entre essas regiões não obedecem aos limites políticos-administrativos dos Estados.

     

    Já o autor MIlton Santos reconhece a existência de quatro Brasis; uma região concentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.

    Divisão marcadas pela difusão diferencional do meio técnico- científico-informacional e nas heranças do passado.

     

  • Comentário perfeito, Rafael! 

  • Qual o erro da alternativa C?

  • Qual o erro da alternativa C?

  • Ressaltando os erros das alternativas para os colegas entenderem melhor.

    Obs.: Não deixem de ler os ótimos comentários dos colegas Rafael e Tathyanne.

    A) aos limites estaduais e às características morfoclimáticas.

    Incorreta, Geiger não considerada as fronteiras dos estados, nem os tipos morfoclimáticos;

    B) à formação socioespacial e aos limites estaduais.

    Incorreta, novamente, Geiger não considerada as fronteiras;

    C) às características morfoclimáticas e aos aspectos socioeconômicos.

    Incorreta, Geiger não consideradas os regimes morfoclimáticos; por sua vez, os aspectos socioeconômicos são considerados;

    D)aos aspectos socioeconômicos e às heranças do passado.

    Incorreta, quem considerada as heranças do passado é o autor Milton Santos, juntamente com Maria Silveira;

    E) às características naturais e à formação socioespacial.

    CORRETA, GABARITO DA QUESTÃO


ID
2728123
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente, o desmatamento na Amazônia está associado à ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja), denominadas frentes ou fronteiras agrícolas. São consequências do desmatamento na Amazônia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Não entendi. Por que aletra D está certa?

  • Dressa leite, pq é isso o q acontece, a questão pede  o q não é consequência do desmatamento.

  •  80% do desmatamento na região é feito em decorrência da atividade. Ela lembra que o fogo é empregado em atividades agrícolas para limpar o terreno. No caso da pecuária, para abrir espaço para o gado.

  • A letra "D" é confusa, pois esse conceito é de usinas hidrelétricas e não de desmatamento. Alagamente e decomposição de animais e vegetais.

  • O desmatamento na Amazônia ocasiona grandes desarranjos no meio ambiente, como redução da vazão dos rios, ameaça aos povos indígenas e prejuízos para a flora e a fauna locais.

    Assim, por ser um fator que contribui para desestabilizar o equilíbrio da região, o único item que não apresenta uma consequência do desmatamento na Amazônia é a alternativa A, já que as “frentes ou fronteiras agrícolas” não contribuem para a manutenção dos ciclos reprodutivos e da migração de espécies de peixes.

    Resposta: A

  • MINHA CONTRIBUIÇÃO:

    -AMEAÇAS AMBIENTAIS NA FLORESTA AMAZÔNICA:

    Muitos problemas ambientais afetam a floresta amazônica e os principais são:

    -Desmatamento

    -Queimadas

    -Criação de pastos(PECUÁRIA)

    -Disputa de terras

    -Assentamentos humanos

    -Caça e pesca ilegal

  • A manutenção dos ciclos reprodutivos dos peixes não é consequência do desmatamento, estaria certo se fosse: "o impacto negativo na manutenção dos ciclos..."


ID
2749366
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Se for possível, um dia, imaginar uma teoria das cidades amazônicas ribeirinhas, dificilmente se poderá omitir as duas origens longínquas mais prováveis: as fortificações militares ou a estratégia do rei, e as missões religiosas ou a geopolítica da fé. Já o dinheiro, e outras causas mais profanas, são recentes e ainda não completaram meio século.”

(CARUSO, Mariléa M. Leal . Jesuítas, caras‐pálidas e a geopolítica da selva em 1750. In.: Amazônia, a valsa da galáxia: o abc da grande planície. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2000, pp. 368‐372.)


Sobre a constituição e desenvolvimento da rede urbana amazônica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    "As redes urbanas que se estendem sobre a Amazônia Legal têm evoluído com o surgimento de cidades de porte intermediário e com a multiplicação de pequenos centros urbanos, que seguem os traçados das principais rodovias e dos rios da região.

    A urbanização dos Estados amazônicos atravessou duas fases historicamente distintas: na primeira, anterior aos anos 1960, esse processo nascia e se desenvolvia predominantemente pelos rios; já na segunda fase, a exploração mineral e os grandes projetos estimularam o crescimento urbano com o auxílio das rodovias após os anos 1960 (Souza, 2000)."

    As redes para além dos rios: urbanização e desequilíbrios na Amazônia brasileira - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512009000100002 


ID
2765722
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)

As populações ribeirinhas da bacia amazônica sobrevivem de práticas econômicas que dependem da preservação da mata. É correto afirmar que essas práticas:

Alternativas
Comentários
  • Gaba: C

    Populações ribeirinhas (e população local) fazem de tudo para preservar o que é deles. Quem provoca a maior parte dos problemas na amazônia são os 'exploradores' vindo de outros cantos para usufruir das riquezas naturais que suas terras não lhe proporcionam.


ID
2765728
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)

“Segundo pesquisas recentes, entre 25 e 50% das chuvas que caem no Sudeste do Brasil são oriundas da Floresta Amazônica.”

(Disponível em:<http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252006000300018&script=sci_arttext>. Acesso em: 21 mai.2013.)

A partir dessa informação, pode-se afirmar sobre a relação entre o Sudeste do Brasil e a Amazônia que:

Alternativas
Comentários
  • floresta Amazônica é rica em diversos aspectos.

    Questão fácil

  • Chuvas no Sudeste. A umidade da planície Amazônica somada com a Massa Tropical Atlântica MTA, ganhando força, alcança o Sudeste, ocasionando chuvas.

  • a) a Floresta Amazônica tem muito valor para o equilíbrio do ambiente, mas tem pouco valor econômico para o Sudeste. // A Zona Franca de Manaus é uma das grandes responsáveis pelo fornecimento de eletrônicos, motos etc. para todas as regiões do Brasil.

    b) a conservação da Floresta Amazônica beneficia a uma parcela muito pequena da população. // A floresta amazônica é o "pulmão do mundo". Logo, beneficia todo o globo terrestre.

    c) GABARITO

    d) o desmatamento da Floresta Amazônica está aumentando a quantidade de chuvas. // Muito pelo contrário, o clima global se altera a medida que o desmatamento vai aumentando.


ID
2773195
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A confusão fundiária na Amazônia é uma herança histórica. São quatro séculos de ocupação territorial desordenada. Uma das esperanças é o programa Terra Legal, lançado em 2009 pelo governo federal. Esse programa tinha como meta inicial entregar títulos de terra a 150 mil famílias de pequenos agricultores que ocuparam áreas públicas federais não destinadas a eles.

Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/10/o-bprograma-terralegalb-e-o-caos-fundiario-na-amazonia.html> Acesso em: 23 de mar, 2017. (Adaptado)


Esse grupo de famílias descrito no texto pode ser classificado como

Alternativas
Comentários
  • Governo federal estuda doar 4% da Amazônia a posseiros

    https://m.folha.uol.com.br/poder/2008/09/448707-governo-federal-estuda-doar-4-da-amazonia-a-posseiros.shtml

  • Meeiros: que trabalha em terras que pertencem a outra pessoa e reparte seus rendimentos com o dono dessas terras.

    Grileiros :é aquele que falsifica os documentos de um determinado terreno e grande extensão de terras ou até mesmo as pequenas para que por meio dessa falsificação possa tomar posse ilegalmente destas terras

    Posseiros: atua por meio da invasão ilegal de uma determinada propriedade

    Parceiros: A parceria rural é a modalidade contratual pela qual o parceiro-proprietário cede ao parceiro-produtor o uso da terra, partilhando com este os riscos do caso fortuito e da força maior e os frutos do produto da colheita ou da venda dos animais.


ID
2784112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A dimensão continental do Brasil; a unidade territorial construída na sua formação econômica e política sobre uma grande diversidade social; a grande heterogeneidade de sua economia; o tempo histórico diferenciado da formação, consolidação e declínio ou transformação dessas economias regionais, com a constituição do “arquipélago regional” que foi posteriormente articulado e integrado, propiciam o surgimento de agudas “questões regionais”, que requerem estudos que busquem compreender a lógica do desenvolvimento e das relações entre essas várias economias espaciais que constituem uma só economia nacional.

L. G. Neto e C. A. A. Brandão. Formação econômica do Brasil e a questão regional. Internet:<www.ufpa.br> (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue o item seguinte, a respeito de questões regionais e dos contrastes delas derivados.

No espaço geográfico do complexo regional da Amazônia, a concentração da população ocorre em cidades de médio e grande porte.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    A população do Amazonas se concentra em Manaus - capital (cidade de grande porte) e nas demais cidades de pequeno e médio porte. Ou seja, só a capital é considerada de grande porte. 

     

    Vejamos:

     

    O Amazonas possui 62 municípios, sendo que a capital e cidade mais populosa é Manaus, com 1.802.014 habitantes. Outros municípios com grande concentração populacional são: Parintins (102.033), Itacoatiara (86.839), Manacapuru (85.141), Coari (75.965), Tefé (61.453), Tabatinga (52.272), Maués (52.236) e Manicoré (47.17).

     

    https://alunosonline.uol.com.br/geografia/populacao-amazonas.html

  • Que grande? porte, imaginei igual o colega a única cidade de grande porte é manaus, de resto é só meio de mato.

  • Amazônia não é apenas Amazonas. O que é uma cidade de grande e médio porte? Porto Velho é grande porte, com menos de 1 milhão de pessoas, por exemplo? Ainda esperando uma justificativa para o gabarito.
  • "O espaço geográfico do complexo regional da Amazônia"..., acredito que quando a questao usou essa expressao falou da floresta que abrange varios territorios de variados estados e nessa ideia nem cidades existem o que existe são diversas pessoas vivendo em povoados, não ha que se falar de concentracao de população, muito mesnos em cidades seja elas pequenas, medias ou grandes .

  • Acho que o erro está no "médio porte". Já que na região norte as capitais concentram mais ou menos em torno de 80% da população dos seus respectivos Estados.

    Enfim, mas o CESPE é mt louco mesmo.

  • Não confundam o Estado do Amazonas com a região da Amazônia. A questão fala deste.
  • O complexo regional amazônico possui o menor número de habitantes do país, concentrando cerca de 25 milhões de habitantes, distribuídos na imensa área. Em grande parte da região existem os chamados "vazios demográficos", pois a maior parte da população está localizada nas duas principais capitais da região: Manaus e Belém.


    GAB ERRADO

  • Cara considero que o avaliador ai confundiu-se e ao invés de por Amazonas colocou Amazônia.Além disso, a Amazônia concentra mais de 60% do território nacional com várias cidades de Grande e Médio porte e que, justamente, concentra em torno de 80% da população.

  • ERRADO;

    Somente na cidade de Grande porte, ou seja em MANAUS!!!

     

    DEUS NO CONTROLE SEMPRE!!

  • No espaço geográfico do complexo regional da Amazônia, a concentração da população ocorre em cidades de médio e grande porte.

     

    A bem da verdade, no espaço geográfico do complexo regional da Amazônia, que engloba totalmente os estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará e parcialmente os estados de Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, a concentração da população ocorre em cidades de médio e pequeno porte. 

     

    Portanto, a alternativa está ERRADA.

  • Maioria dos municipios sao de pequeno porte.

    Fonte sou concurseiro e vou passar

  • O complexo regional do amazonas não seria a amazonas legal formado por outros estados também? Logo não podemos basear as respostas apenas no Estado do Amazonas

  • 80% da população vive em MANAUS (GRANDE PORTE)

    o restante (PEQUENO PORTE)

     

    TJAREMOS AM

  • Peçam comentário.

  • A bem da verdade, no espaço geográfico do complexo regional da Amazônia, que engloba totalmente os estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará e parcialmente os estados de Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, a concentração da população ocorre em cidades de médio e pequeno porte.

  • AMAZÔNIA

    ABRANGÊNCIA

    Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.

    [...]

    APONTAMENTOS

    ► O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países.

    ► A produção e a manutenção da elevada biodiversidade amazônica estão ligadas a um ciclo, de ordem anual, de flutuações do nível de alagamento dos rios.

    ► No bioma amazônico, o desmatamento está associado à expansão da atividade de agricultura e pecuária. Os rios de águas claras nascem e escoam em terrenos arenosos, e os de águas escuras, em cristalinos, com a incorporação de ácidos de decomposição da matéria orgânica.

    [...]

    RESUMO

    Compreende um conjunto de ecossistemas

    Abrange a Floresta e a Bacia Amazônica

    Não é exclusivo do território brasileiro

    A produção e manutenção de sua biodiversidade estão ligadas a um ciclo anual

    A agricultura e a pecuária são os principais causadores de desmatamento na região.

    __________

    Bons Estudos.

  • A questão fala sobre AMAZÔNIA!

    Amazonas Amazônia, cuidado!

  • ERRADA.

    No espaço geográfico do complexo regional da Amazônia, a concentração da população NÃO ocorre em cidades de médio e grande porte, tendo em vista que a Amazônia, situada em sua maior porção no Norte do país, abrange o território com MENOR índice de ocupação, onde a maior parte dos municípios são de pequeno e médio porte a exceção das capitais Belém e Manaus, localizadas nos estados do Pará e do Amazonas, respectivamente.

    Ademais, destaca-se que além de Manaus e Belém que possuem respectivamente 2.182.763 habitantes e 1.485.732 habitantes de acordo com o IBGE (2019) as maiores cidades da região amazônica, em termos populacionais, são: Cuiabá, Ananindeua, Porto Velho, Macapá, Rio Branco e Boa Vista, ou seja, municípios que possuem em média cerca de 500.000 habitantes.

  • A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes, e num contexto de profundas alterações no perfil demográfico da população brasileira atual o tema torna-se ainda mais importante. Sobre a distribuição da população no complexo regional amazônico julgamos a afirmativa a seguir. 

    Análise do item:

    O complexo regional amazônico corresponde a uma das três regiões geoeconômicas do Brasil e possui população estimada de mais de trinta e oito milhões de pessoas concentradas em grandes metrópoles regionais, sendo baixa a participação na composição populacional das cidade médias.
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO




ID
2784115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A dimensão continental do Brasil; a unidade territorial construída na sua formação econômica e política sobre uma grande diversidade social; a grande heterogeneidade de sua economia; o tempo histórico diferenciado da formação, consolidação e declínio ou transformação dessas economias regionais, com a constituição do “arquipélago regional” que foi posteriormente articulado e integrado, propiciam o surgimento de agudas “questões regionais”, que requerem estudos que busquem compreender a lógica do desenvolvimento e das relações entre essas várias economias espaciais que constituem uma só economia nacional.

L. G. Neto e C. A. A. Brandão. Formação econômica do Brasil e a questão regional. Internet:<www.ufpa.br> (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue o item seguinte, a respeito de questões regionais e dos contrastes delas derivados.


A expansão da fronteira econômica no complexo regional da Amazônia desestrutura as formas de subsistência e a cultura das comunidades da região.

Alternativas
Comentários
  • Até a década de 1970 as formas de subsitências eram basicamente ligadas ao extrativismo vegetal a ex. da produção de latex, atualmente, são crescentes as dinâmicas relacionadas com a agropecuária e também com a mineração, além da elevação de algumas atividades industriais, sobretudo com a construção da Zona Franca de Manaus no ano de 1967. Desestruturando as formas de subsistências e as culuturas locais.

  • Gab. Certo.


    Até a década de 1960/1970 --> Agricultura de subsistência praticada por índios e ribeirinhos e ocorre o uso do extrativismo vegetal, onde os principais gêneros são o látex, castanha do pará, entre outros.


    Década de 1960/1970 --> O Estado busca estimular o desenvolvimento da Amazônia, com projetos que provocam grandes ondas migratórias para a região. Ex.: construção da Rodovia Transamazônica, da Hidrelétrica de Tucuruí, da Zona Franca de Manaus, e da implementação de colônias agrícolas (a exemplo de colonos japoneses com culturas de pimenta-do-reino e cacau em Tomé-Açu - PA).


    Após 1970 --> Desmatamento da Amazônia para pecuária (principalmente Pará), subsídios ao extrativismo mineral (Pará, por exemplo, com a maior mina de ferro do mundo) e estímulos governamentais para industrialização da região (via SUDAM).


    Todas essas dinâmicas desestruturam a cultura local e as formas de subsistência, pois diversificam a economia da regional (faz com que a cultura de subsistência seja deixada de lado).

  • Atenção à palavra ''desestrutura''. É a mesma lógica do êxodo rural, a indústria chegou chegando regaçando quem não consegue competir e quem não tinha estrutura para mudar de negócio. MAAAS, não é ''elimina'' ''acaba'' ''impede'', continua havendo, porém deu uma sacudida na região, tanto na cultura quanto na forma de renda.

  • A ampliação das fronteiras econômicas possibilita novas explorações econômicas e possibilita novas formas de comércio. Essa dinâmica acaba massacrando culturas básicas de subsistencias, o que acaba por inviabiliar a concorrência.

  • Sou concurseiro e vou passar

  • GABARITO: CERTO.

    AMAZÔNIA

    ABRANGÊNCIA

    Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.

    [...]

    APONTAMENTOS

    ► O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países.

    ► A produção e a manutenção da elevada biodiversidade amazônica estão ligadas a um ciclo, de ordem anual, de flutuações do nível de alagamento dos rios.

    ► É considerada uma fronteira de recursos naturais em razão de fatores como biodiversidade, recursos minerais e hídricos e da existência de povos e comunidades tradicionais, sendo detentora da maior população indígena do Brasil.

    • O ambiente natural é o maior atrativo turístico da Amazônia.

    O turismo se tornou um importante setor econômico da região.

    ► A expansão da fronteira econômica no complexo regional da Amazônia desestrutura as formas de subsistência e a cultura das comunidades da região.

    ► No bioma amazônico, o desmatamento está associado à expansão da atividade de agricultura e pecuária. Os rios de águas claras nascem e escoam em terrenos arenosos, e os de águas escuras, em cristalinos, com a incorporação de ácidos de decomposição da matéria orgânica.

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o qual é uma autarquia (Federal) em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

    Obras em portos fluviais justificam-se pela importância dos rios para o transporte na Amazônia.

    [...]

    AMAZÔNIA LEGAL

    É o nome atribuído pelo governo brasileiro a uma determinada área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

    [...]

    BIOMA AMAZÔNICO

    ✓ É detentor da maior população indígena do Brasil;

    ✓ É considerado uma fronteira de recursos naturais;

    Dispõe de empresas aéreas regionais.

    Compreende um conjunto de ecossistemas;

    Abrange a Floresta e a Bacia Amazônica;

    Não é exclusivo do território brasileiro;

    A produção e manutenção de sua biodiversidade estão ligadas a um ciclo anual;

    A agricultura e a pecuária são os principais causadores de desmatamento na região.

    ____________

    Fontes: Brasil Escola; Questões da CESPE; Colegas do QC.

    -

    Bons Estudos ❤

  • No Brasil, a fronteira agrícola se encontra atualmente na região Norte, tomando espaço de vastas porções da Floresta Amazônica, e também na área que ficou conhecida como Matopiba, e que é formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

    Em relação aos estados, podemos ainda citar como regiões da fronteira agrícola os seguintes: Pará e Mato Grosso. Por conta deste avanço, são ainda registrados vários conflitos na área da Floresta Amazônica decorrentes de questões ambientais ou de “mera” luta por posse de terra. Dentre estes conflitos, ganhou destaque o caso de Dorothy Stang, que era uma ativista norte-americana, mas naturalizada brasileira, que foi assassinada por fazendeiros na cidade de Anapu (PA), em 2005. Com o desmatamento da Floresta Amazônica, muitas comunidades indígenas perderam as suas terras ou tiveram os seus espaços reduzidos.

    Assim, temos que a expansão da fronteira agrícola, especialmente na Amazônia Legal, é marcada por conflitos entre assentados e grandes projetos agropecuários e de mineração e por intensa devastação e desperdício dos recursos naturais e da biodiversidade, o que compromete o futuro da região.

    Ou seja, a expansão da fronteira econômica no complexo regional da Amazônia é responsável por desestruturar as formas de subsistência e a cultura das comunidades que historicamente ocupavam a região.

    Resposta: Certo

  • Para os não assinantes:

    Gab: Correto

    A expansão da fronteira econômica, citada na questão, é o avanço do agronegócio sobre a floresta Amazônica, da mineração, da construção de hidrelétricas entre outras atividades econômicas em áreas onde comunidades se organizam economicamente principalmente por meio do extrativismo e da agricultura de subsistência.

    A chegada de novas atividades muitas vezes gera conflitos pela terra, reassentamento de populações, destruição de áreas de extrativismo, alteração do ambiente natural, chegada de migrantes e impactos ambientais diversos que desestruturam formas econômicas tradicionais e a cultura das comunidades da região. 

    Fonte: estratégia Concursos

  • Çei.....o negócio é deixar os índios morrendo de fome..

  • Matopiba

  • Meu Raciocínio foi mais ou menos o seguinte:

    A população de determinado território amazônico está acostuma a caçar e de uma hora pra outra, surge ali um pasto para criação pecuária; ou outro exemplo.... a expansão de terras para cultura extrativista de madeira e minerais faz com que áreas indígenas e de povos locais sejam transformadas em espaços de devastação e alto grau de destruição. Sem dúvida colaborando para desestruturar as formas de subsistência e cultura das comunidades da região.


ID
2816692
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A formação coralínea, descoberta em meados de 2016 na região da foz do rio Amazonas, é uma das mais importantes descobertas científicas dos últimos anos. Dentre as características que tornam esse recife tão particular e importante encontra(m)-se a

Alternativas
Comentários
  • O Recife de Corais da Amazônia é um sistema de 9,5 mil quilômetros quadrados formado por corais, esponjas e algas calcárias, segundo a ONG Greenpeace.

    A barreira de corais tem quase 1 mil km de extensão e fica na região onde o rio Amazonas encontra o oceano Atlântico.

    O sistema de recifes fica em profundidades que variam entre 25 e 120 metros de profundidade.

    Fonte: site BBC


ID
2817289
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere o texto abaixo.


O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume de água do rio Amazonas é o maior de todos os rios do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta.

Fonte: http://riosvoadores.com.br/. Acesso em: 30 ago. 2017.

Assinale a afirmativa correta sobre a região hidrográfica amazônica.

Alternativas
Comentários
  • E. A região abrange territórios do Brasil, P, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Guiana.

  • Chuva orográficas não são chuvas que ocorrem através da evapotranspiração, são na realidade chuvas que ocorrem quando uma nuvem carregada se encontra com um relevo mais alto (planaltos) por isso são chamadas de chuva de relevo. Na Amazônia ocorre as chuvas convectivas que estão corretamente descritas na letra B


ID
2872318
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao longo dos últimos 500 anos, o Brasil viu suas fronteiras do litoral expandirem-se para o interior. É apenas lógico que a Amazônia tenha sido a última fronteira a ser conquistada e submetida aos ditames da agricultura, pecuária, lavoura e silvicultura. A incorporação recente das áreas amazônicas à exploração capitalista tem resultado em implicações problemáticas, dentre elas a destruição do rico patrimônio natural da região.

NITSCH, M. O futuro da Amazônia: questões críticas, cenários críticos. Estudos Avançados, n. 46, dez. 2002.


Na situação descrita, a destruição do patrimônio natural dessa área destacada é explicada pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • O agronegócio responde por uma parcela significativa do desmatamento generalizado: nada menos do que cerca de 40% da produção de carne e soja do país se concentra na Amazônia Legal

  • RESPOSTA LETRA D POIS ELE TEM HAVER COM O AGRONÉGOCIO

  • Só lembrar do que aconteceu em 2019...

  • Amazónia e a famosa Soja ...(probléma muito grande pois destitui areas com plantas nativas)

    no nordeste começou assim, agora agente sabe o probléma que deu.

  • Letra D

    -O desenvolvimento do agronegócio na Amazônia é uma necessidade. Será inútil qualquer tentativa de bani-lo mesmo em nome das mais nobres causas. O que interessa é canalisar as energias do progresso no rumo da sustentabilidade.

  • Agronegócio -> agricultura, pecuária, lavoura e silvicultura..

  • O agro é pop...

  • É minha gente, agro é pop, agro é destruição, agro é tudo!


ID
2990677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos biomas brasileiros e de interferências antrópicas nesses biomas, julgue o item subsecutivo.


Nos rios do bioma amazônico, cuja coloração característica se deve à sua relação com o tipo de terreno de suas nascentes e de seu curso, as principais interferências antrópicas estão associadas ao desmatamento decorrente da atividade mineradora.

Alternativas
Comentários
  • No bioma amazônico, o desmatamento está associado à expansão da atividade de agricultura e pecuária. Os rios de águas claras nascem e escoam em terrenos arenosos, e os de águas escuras, em cristalinos, com a incorporação de ácidos de decomposição da matéria orgânica 

  • GAB: ERRADO

  • a expansão do desmatamento na Amazônia está ligado a expansao da AGROPECUÁRIA.

    A mineração temos que lembrar da região sudeste.

  • Nos rios do bioma amazônico, cuja coloração característica se deve à sua relação com o tipo de terreno de suas nascentes e de seu curso, as principais interferências antrópicas estão associadas ao desmatamento, ação que está associado à expansão da atividade de agricultura e pecuária, na qual se utiliza agrotóxicos para o plantio que por sua vez afeta todo o bioma local, a sua fauna e flora.

  • BIOMA AMAZÔNICO

    Compreende um conjunto de ecossistemas

    Abrange a Floresta e a Bacia Amazônica

    Não é exclusivo do território brasileiro

    A produção e manutenção de sua biodiversidade estão ligadas a um ciclo anual

    A agricultura e a pecuária são os principais causadores de desmatamento na região

    _________

    Bons Estudos.

  • O garimpo e a pecuaria sao as atividades que mais desmatam a amazonia

  • O Desmatamento também, está vinculado á extração de madeira ilegal em Serrarias clandestinas, onde essas regiões desmatadas se transformam em fazendas para criação de gado e agricultura !!

  • Gabarito: ERRADO

    Existem outros fatores que contribuem para essas interferências. Rios da bacia amazônica de pequeno e médio porte passam a ter trechos nitidamente alterados, tendendo a se tornar poluídos, devido à substituição da mata por fazendas de gado,nas áreas sem vegetação abundante, parte do carbono e dos nutrientes – sobretudo fósforo e nitrogênio – que normalmente seriam absorvidos pela mata e pelo solo acaba atingindo os rios, carregada pela chuva e pela erosão das encostas. Em altas concentrações, esses compostos funcionam como poluentes dos rios e podem ser detectados até em trechos situados fora da área desmatada. Ainda temos problemas com desmatamento, atividade agropecuária ,pesca predatória, megaprojetos de infraestrutura e a própria mineração.

    TECCONCURSOS

  • O tema abordado é bastante controverso na comunidade internacional, principalmente quando se trata do:

    >>> Desmatamento e uso de terras indígenas para a ampliação da pecuária, agricultura e mineração.

  • DESMATAMENTO = AGRICULTURA E PECUÁRIA

    DESMATAMENTO = AGRICULTURA E PECUÁRIA

    DESMATAMENTO = AGRICULTURA E PECUÁRIA

    DESMATAMENTO = AGRICULTURA E PECUÁRIA

  •  O desmatamento é o mais grave problema ambiental da Amazônia. Essa degradação se deve a vários fatores, sendo os mais importantes:

     Atuação indiscriminada de madeireiros.

     Expansão da pecuária bovina.

     Expansão da lavoura de grãos, principalmente a soja

     Implantação de grandes projetos de mineração e estabelecimento de garimpos.

     Queimadas. 

    ** marquei certo e engoli o choro! 

    fonte> estratégia

  • Principais interferências no bioma amazônico

    -Pecuária

    -Sojicultura

    -Extração de madeira ilegal ( desmatamento )

    Alfacon

  • A pergunta é: Mineração precisa desmatar? Não né....

  • Gente, mas é só assistir a reportagem do Rio Madeira e outras falando de como o garimpo é absurdo na região Amazonica.

  • Biomas e impactos ambientais são temas recorrentes e devem ser estudados com atenção em seus múltiplos e interligados aspectos.

    Análise do item:

    A coloração dos rios amazônicos de fato se deve a relação entre o terreno e seu seu curso mas sobre as interferências antrópicas, relacionadas  ação humana, elas são bem mais diversas e numerosas que apenas a atividade mineradora, podendo ser relacionadas ao desmatamento para venda de madeiras nobres, cultivos agrícolas, áreas urbanas e até mesmo a atividade industrial em algumas situações específicas.  
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO



ID
3003025
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Bacia sedimentar do Amazonas é a terceira em produção de petróleo


Cerca de uma dezena de bacias sedimentares estão situadas na Amazônia Legal Brasileira, perfazendo quase 2/3 dessa área territorial. Três delas – bacias do Solimões, Amazonas e Paranaíba – são as mais importantes, não só pelo tamanho (juntas ocupam aproximadamente 1,5 milhão de Km²), mas principalmente pelo seu potencial. A bacia do Solimões é a terceira bacia sedimentar em produção de óleo no Brasil, com uma reserva de 132 milhões de barris de petróleo.

Disponível em: http://www.comciencia.br. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).


Na América do Sul há reservas e exploração de petróleo na:

Alternativas
Comentários
  • orinoco

  • O cinturão de petróleo do Orinoco é uma grande área rica em petróleo pesado e extra pesado no norte do rio Orinoco na Venezuela, nas imediações do Parque Nacional Mariusa*, seu nome vem do rio nas proximidades, a formação geológica dos depósitos não está relacionada com a o mesmo.   Estende-se por uma área de cerca de 650 km de leste a oeste e 70 km de norte a sul, para uma área total de 55.314 km2 e uma área de 11.593 km² operação atual.

ID
3114523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando que Manaus é um grande polo industrial na região Norte do país, julgue o item a seguir, a respeito da Zona Franca de Manaus.


A implantação da Zona Franca de Manaus provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus, tendo a consequente geração de empregos em seu polo industrial atraído populações de dentro do estado e de fora dele.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.

    Essas ações abrangem os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Com grande leque de instrumentos e parcerias, ela promove investimentos e atrai negócios de sucesso para os Estados de sua jurisdição. O Pólo Industrial de Manaus, com mais de 400 empresas estabelecidas, é um exemplo dessa atuação.

  • Certo

    A Zona Franca de Manaus é uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.

  • Gabarito: Certo

    A Zona Franca de Manaus é um modelo econômico de desenvolvimento que foi estabelecido na cidade de Manaus em 1967 pelo Decreto-Lei 288.

    No Brasil, esse período esteve impulsionado pela forte industrialização pelo qual o país estava passando depois do governo de Juscelino Kubitschek.

    Fonte: toda matéria

  • A Zona Franca de Manaus (ZFM) ou Polo Industrial de Manaus (PIM) é um parque industrial brasileiro localizado na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Sua concepção foi dada com o decreto-lei número 3.173 de 6 de junho de 1957, que instituiu o Porto Livre de Manaus, e dez anos depois houve de fato sua criação pelo decreto-lei 288 de 28 de fevereiro de 1967, substituindo a lei anterior, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental.

    O Polo Industrial de Manaus é administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e abriga na atualidade cerca de 600 indústrias, especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas. Nos últimos anos, o polo recebeu um novo impulso com os incentivos fiscais para a implantação da tecnologia de televisão digital no Brasil.

  • O texto de apoio nos relembra a importância de Manaus, capital do Amazonas, como polo industrial. O enunciado ordena apenas julgar a assertiva.

    Análise da afirmativa:

    Grandes empreendimentos como a Zona Franca atraem naturalmente fluxos migratórios com a promessa de empregos e no caso específico dada a grandiosidade do projeto ficou clara desde o início da grande diversidade de profissionais que seriam necessários para o correto andamento. Desta forma não é surpresa alguma o grande crescimento urbano e demográfico causado pelo projeto. AFIRMATIVA CORRETA.
    Gabarito: CERTO.
  • A fim de mitigar os problemas sociais na região Norte e integrar economicamente a Amazônia Ocidental ao resto do país, foi criada, em 1967, a ZONA FRANCA DE MANAUS (ZFM), que é um polo industrial que se desenvolve em três eixos principais: comercial, agropecuário e industrial.

    A criação deste polo (Zona Franca de Manaus) objetivava povoar e urbanizar a região, o que provocaria a consequente geração de empregos e atração populacional desejada para que houvesse a integração econômico-social com o resto do país. Considerando que atualmente centenas de empresas estão estabelecidas na ZFM, podemos dizer que os seus objetivos, em grande parte, foram alcançados.

    Gabarito: Certo

  • GABARITO: CERTO.

    Zona Franca de Manaus - ZFM

    Modelo de desenvolvimento econômico

    Área industrial criada pelo governo brasileiro

    Situa-se na região amazônica

    Promove investimentos e atrai negócios para a localidade

    Provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus

    _________

    Bons Estudos!

  • Um dos principais motivos da ZFM ser instalada em Manaus foi exatamente descentralizar a o eixo migratório que era direcionado à zona geoeconômica da região centro-sul.

  • A população veio atraída pelas oportunidades de emprego na ZFM.

    Mas,infelizmente o que se vê nos dias atuais são demissões em massa e empresas indo embora, por causa da falta de incentivos fiscais do governo.

  • Apesar de ter ocorrido esse processo de urbanização, a região ainda é considerada anecúmena.

  • -ZONA FRANCA DE MANAUS.

    CONTEXTO HISTÓRICO

    • Sua concepção foi dada com o decreto-lei número 3.173 de 6 de junho de 1957,que instituiu o Porto Livre de Manaus, e dez anos depois houve de fato sua criação pelo decreto-lei 288 de 28 de fevereiro de 1967, substituindo a lei anterior, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental.

    DEFINIÇÃO:

    • A Zona Franca de Manaus (ZFM) ou Polo Industrial de Manaus (PIM) é um parque industrial brasileiro localizado na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.

    FINALIDADE:

    1.       A indústria é considerada a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico.

    2.       Promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país

    3.       Garantir a soberania nacional sobre suas fronteiras.

    4.       A implantação da Zona Franca de Manaus provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus, tendo a consequente geração de empregos em seu polo industrial atraído populações de dentro do estado e de fora dele.


ID
3114883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As profundas mudanças estruturais que ocorreram na Amazônia a partir da segunda metade do século XX e que se justificavam por um projeto geopolítico de integração nacional, produziram diversas transformações sociais e ambientais na região, especificamente no estado do Amazonas.

A respeito desse assunto, julgue o próximo item.


A Amazônia é considerada uma fronteira de recursos naturais em razão de fatores como biodiversidade, recursos minerais e hídricos e da existência de povos e comunidades tradicionais, sendo detentora da maior população indígena do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A maior população indígena do país está no município do Amazonas, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (10). A população da etnia tikuna tem 46.065 mil pessoas, ultrapassando a população de guarani-kaiowá, que tem 43.401 pessoas.

    https://www.acritica.com/channels/governo/news/etnia-tikuna-do-amazonas-e-a-maior-populacao-indigena-do-pais-diz-ibge

  • Vida longa e proteção aos índios!

  • O texto de apoio aborda as mudanças trazidas para a região amazônica pelo projeto geopolítico de integração nacional realizado na área.

    Análise da afirmativa:

    De fato toda essa riqueza em potencial gerou enormes debates sobre a melhor forma de seu aproveitamento e desde o período colonial que potências estrangeiras cobiçam maior participação na região considerada estratégica desde aquela época até os dias de hoje. AFIRMATIVA CORRETA.


    Considerações finais:

    Atualmente Manaus paga preço alto pela sua macrocefalia urbana e grande densidade demográfica nos termos da alta taxa de infecções de COVID19 enquanto diversos países que defendem a conservação da biodiversidade da região amazônica criticam o Brasil abertamente pela estratégia atual de flexibilizar o uso da terra de reservas indígenas, relativizar a aplicação de normas ambientais e negar as evidências científicas sobre o aumento do desmatamento.  
     
    Gabarito: CERTO.
  • Roraima é o estado do país com a maior população indígena.

  • afinal é Roraima ou amazônia? maior população indígena?
  • Municipio com maior pop. indígena : São Gabriel da cachoeira (AM)

    Estado com maior pop. indígena: Roraima

  • gabarito: questão verdadeira/correta/certa
  • De acordo com o CENSO do IBGE 2010, o estado com maior população autodeclarada Indígena é o estado do AMAZONAS, segue abaixo link para confirmação das informações:

    https://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/estudos/indigena_censo2010.pdf

    Bons Estudos!

  • BIOMA AMAZÔNICO

    ✓ É detentor da maior população indígena do Brasil;

    ✓ É considerado uma fronteira de recursos naturais;

    Compreende um conjunto de ecossistemas;

    Abrange a Floresta e a Bacia Amazônica;

    Não é exclusivo do território brasileiro;

    A produção e manutenção de sua biodiversidade estão ligadas a um ciclo anual;

    A agricultura e a pecuária são os principais causadores de desmatamento na região.

    __________

    Bons Estudos!

  • Conforme o censo de 2010, o estado com a maior população indígena autodeclarada é o Amazonas. Não é Roraima conforme comentaram os colegas. Roraima é o estado que possui a maior população indígenas em números proporcionais.

    UF / População autodeclarada indígena

    • Amazonas 168 680
    • Mato Grosso do Sul 73 295
    • Bahia 56 381
    • Pernambuco 53 284
    • Roraima 49 637

    Fonte: https://www.ibge.gov.br/indigenas/indigena_censo2010.pdf

    Página 11

    Gabarito correto ✅

  • Roraima é o estado com a maior população indígena do país, dos 631 mil habitantes, mais de 50 mil se declaram indígenas, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Roraima e Amazonas são os estados com mais habitantes indígenas do país.

    O maior percentual de indígena residem no município do Uiramutã, onde está localizado a terra indígena Raposa Serra do Sol com 88,1% da população indígena do estado;

    ====================

    fonte folhabv

    19 de abr. de 2021

    =====================


ID
3115237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rede urbana do estado do Amazonas se localiza em meio à floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta. A respeito dos municípios amazonenses e de sua relação com o território, julgue o item a seguir.


Estado de dimensões continentais, o Amazonas possui uma rede urbana formada por municípios de pequeno porte demográfico, apesar da grande concentração populacional na capital, Manaus, único município amazonense com mais de um milhão de habitantes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Segundo a estimativa do IBGE de 2019, a população de Manaus é superior a dois milhões de habitantes. Como a segunda cidade mais populosa do estado, Parintins, possui apenas pouco mais de 114 mil habitantes, temos que, de fato, Manaus é a única cidade amazonense com população superior a um milhão de habitantes.

     

  • Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 62 municípios.
    ...
    Municípios.

    PosiçãoMunicípioPopulação

    1Manaus  2 182 763

    2Parintins  114 273

    3Itacoatiara  101 337

    4Manacapuru  97 377

    ...

  • Estado de dimensões continentais.

    =D

    =(

  • A floresta amazônica não é uma floresta equatorial ?

  • Caros colegas, ao citar "dimensões continentais" a questão expressa sobre a grande extensão territorial do Estado, somente.

  • Desconheço continente menor que o Amazonas.

    A banca forçou a barra ao dizer "dimensões continentais". O Brasil como um todo, seria; entretanto o Amazonas, não.

  • Lembre: Amazonas é diferente de Amazônia.

  • AMAZONAS

    Municípios de tamanho pequeno

    Um dos maiores estados do Brasil

    Possui grande concentração de pessoas na capital.

    Manaus é sua capital.

    ______

    Bons Estudos.

  • um abraço ao povo do amazonas.

    força a todos nesse momento tão dificil .

  • Amazônia floresta tropical???? não era equatorial?
  • Macrocefalia urbana!!!

  • QUESTÂO EQUIVOCADA AO MEU VER

    DIMENSÕES CONTINENTAIS ONDE ?

    NO MAPA DA CESPE, SO SE FOR .

  • Para ter dimensões continentais deve ter uma área um pouco maior que a Austrália (menor continente do mundo). Ao falar que estado do Amazonas tem dimensões continentais a banca forçou a barra!

  • Atualmente, a esmagadora maioria da população brasileira vive em cidades e a urbanização brasileira foi rápida e intensa, fatos esses que tornam o tema ainda mais importante de ser estudado. Sobre o território do estado do Amazonas, julgamos a afirmativa.

    Manaus exerce papel de centralização econômica e política sobre o território amazonense desde o ciclo da borracha no final do século XIX, então é natural que seja o município de maior população do estado que conta com suas principais cidade interligadas por via hidrográfica. 


    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • -> Clima da Amazônia

    -> A Amazônia é cortada pela linha do equador (por isso é quente e úmida) e por essa razão é uma região de:

    -> baixas latitudes;

    ->* Predomina o clima equatorial, caracterizado por temperaturas elevadas;

  • Com 2,25 milhões de habitantes, a capital do Amazonas concentra 52,8% da população do Estado,

    A mais populosa da Região Norte 

    sétima maior população do país.


ID
3116830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rede urbana do estado do Amazonas se localiza em meio à floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta. A respeito dos municípios amazonenses e de sua relação com o território, julgue o item a seguir.


Com exceção de Manaus, as principais cidades do estado do Amazonas — Parintins, Autazes, Manacapuru, Coari e Tefé — localizam-se às margens dos rios Solimões e Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • ONDEEEEEE?????????????

    Autazes é principal cidade do amazonas???

    DESCONFIO QUE O EXAMINADOR NASCEU LÁ SÓ PODE!!!!!!!!

     

    Principais cidades de Amazonas

    Manaus:

    Parintins:

    Itacoatiara:

    Manacapuru:

    Tefé:

    Tabatinga:

    Eirunepé:

     

    #TROCA O GABARITO CESPEEEEEEE

    ME DEVOLVE MEU 1.5

  • Autazes não têm relevância econômica para o Amazonas. Não está entre os principais municípios. Isso, por si só, invalida a assertiva. Lamentável se não mudarem o gabarito!

  • Meu pai, como eu vou saber isso,.

  • ESTUDA MAS QUE EU DEVOLVO.. KK KKKKK

  • francinaldo rodrigues e Andre glauco, fiquem tranquilo isso é prova do TJ do Amazonas, então por regra estas coisas específicas.

  • Dayane Gois sim Autazes é um dos principais municípios do amazonas, lembre-se que também ele faz referencia ao rio solimões, fica às margens do solimões, é perto da capital Manaus, é um dos maiores produtores de Lei do Brasil, sim, isso mesmo, um dos maiores produtores de Leite do Brasil, rico agropecuária de leite.

    Municípios que ficam às margens de rios que dão acesso direto à Manaus, podem ser considerados municípios principais.

    jean soares, eu acho que o que já escrevi já respondeu seu comentário.

    A questão estaria incorreta se ela restringisse somente a estes ai. Gabarito correto!

  • Eu sou da Bahia, como vou saber as características, em suas miudezas, dos municípios do AM. kkkkkk

  • De imediato se não lembrarmos do maior estado do Brasil certamente não saberíamos a resposta, porém com uma rápida pesquisa descobrimos que o amazonas tem 62 municípios, dentre eles  Parintins, Autazes, Manacapuru, Coari e Tefé são alguns dos mais populosos e que fazem parte da região metropolitana da capital Manaus, ou seja, são municípios importantes para o estado de amazonas o que conclui que a resposta é a alternativa "CERTA", pois ele afirma que esses municípios são considerados como principais na região.

  • Questão maldosa demais, quem conhece mesmo é quem erra...


ID
3116836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exploração de petróleo e gás natural faz parte de uma ação geopolítica de desenvolvimento econômico do Amazonas e da Amazônia brasileira. Nesse contexto, a atuação da PETROBRAS nos municípios amazonenses acontece de diversas formas, de acordo com as atividades desenvolvidas na região. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.


A província petrolífera do Urucu, próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, é atualmente a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil. A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    A Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, maior reserva provada terrestre de petróleo e gás natural do país, destaca-se também pelo desafio de produzir petróleo com respeito ao meio ambiente e redução dos impactos da atividade sobre a região.

    Eu fiz a correção inicial baseado nos termos da Lei Federal 7.990/89, que estabelece a transferência de 25% de royalties de petróleo recebidos pelos estados a todos os municípios, sejam eles PRODUTORES OU NÃO. Ou seja, beneficiaria, segundo a lei, todos os 62 municípios amazonenses. Percebam que a lei, apesar de ser de 1989, continua em vigor, ainda que esteja sendo discutida, exatamente neste ponto, atualmente no Supremo.
    A banca, no entanto, utilizou-se de tabela de repasse disponível no site da ANP. Ou seja, algo extremamente específico. E lá, sim, contam-se apenas como vinte os municípios que seriam beneficiários das transferências dos royalties.

    Por haver nos desvãos da internet planilha da ANP que fundamenta a resposta da banca, não vislumbro possibilidade de recurso para este item.

    Fonte: Profº Danuzio Neto

  • Gabarito: CERTO

    Em 1986 foi descoberto o poço pioneiro do Rio Urucu denominado número 1 (RUC-1), que deu origem à Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, maior reserva provada terrestre de óleo equivalente (petróleo e gás natural) do país.

    Descoberta no coração da Amazônia, em Coari, a cerca de 650 quilômetros de Manaus, Urucu chama a atenção pelo desafio de produzir petróleo com respeito ao meio ambiente e redução dos impactos da atividade sobre a região.

  • Amazonas, se não fosse tanto lalaio administrando esta terra, com certeza seria um dos estados mais promissores do Brasil e do Mundo.

  • Infelizmente a Gringarada usa os recursos da região norte e depois que sugam até a ultima gota caem fora.

    Amazonas, se não tivessem falhas nas fiscalizações, seria um estado que traria riquezas de uma forma que muitos moradores daquela região mudariam suas vidas em questão de anos.

  • Já pensaram em qual patamar econômico e social o Brasil estaria se não fosse a corrupção?

    Eu não tinha noção da importância de Coari, nem fazia ideia dos recursos que lá estavam sendo explorados.

    O Brasil deveria ser o top 3 do mundo por ser rico em absolutamente todos os recursos naturais, menos em probidade administrativa, dignidade, ética e zelo com o patrimônio público.

  • Ótima questão para revisão!!


ID
3116839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exploração de petróleo e gás natural faz parte de uma ação geopolítica de desenvolvimento econômico do Amazonas e da Amazônia brasileira. Nesse contexto, a atuação da PETROBRAS nos municípios amazonenses acontece de diversas formas, de acordo com as atividades desenvolvidas na região. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.


A construção do gasoduto Boa Vista – Manaus visa integrar a produção petrolífera da bacia do Rio Negro e da Venezuela ao polo petroquímico de Manaus, que é o maior recebedor de royalties do Amazonas e da região Norte do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A questão tem várias inconsistências, mas a maior delas é afirmar que o maior recebedor de royalties no Amazonas em relação ao setor petroquímico é o município Manaus, quando o correto seria dizer Coari, que é o maior produtor de óleo e gás natural do estado.

    Gabarito: Errado

    Fonte: Curso Direção

  • Errada

    A questão erra ao falar que o polo petroquímico de Manaus e o maior recebedor de royalties. O maior recebedor de royalties no Amazonas em relação ao setor petroquímico é o município de Coari, que é o maior produtor de óleo e gás natural do estado.

  • (...) "Manaus, que é o maior recebedor de royalties do Amazonas e da região Norte do Brasil." O correto é Coari.

  • Coari, é atualmente a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil.

    A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

  • Por que voces comentam o mesmo pensamento? E sobre a questão da integração da Venezuela com a região norte, está correto isso?

  • Complementando,

    Não existe até o momento GASODUTO MANAUS-AM / BOA VISTA -RR, na verdade, nem o linhão de energia para interligar RR ao sistema nacional conseguiu passar pela RESERVA INDIGENA WAIMIRI ATROARI ainda (aquela em que os indios fecham 150 km da BR-174, única rodovia de ligação AM/RR, das 18:00 as 06:00). A única rede que existe é a de FIBRA ÓTICA e que vive tendo problemas de rompimento entre os estados.

  • município de Coari, é atualmente a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil. A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

  • Questão Cespe

    A província petrolífera do Urucu, próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, é atualmente a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil. A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

    certa

  • Sobre o abastecimento de energia na Amazônia brasileira julgamos a afirmativa:

    A questão do abastecimento de energia na região sempre foi de grande complexidade até o início da operação da extração de gás natural próxima a Manaus anos atrás. No entanto, essa atividade não conta com previsão de construção de gasoduto entre Boa Vista e a capital amazonense sendo o gás produzido próximo a Manaus transportado para Boa Vista em caminhões por via terrestre segundo o projeto atual. 



    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO



  • Outra questão para melhorar o entendimento :

    A província petrolífera do Urucu, próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, é atualmente a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil. A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

    CORRETO

    Bons estudos !

  • A QUESTÃO tem várias inconsistências, mas a maior delas é afirmar que o maior recebedor de royalties no Amazonas em relação ao setor petroquímico é o município Manaus, quando o correto seria dizer Coari, que é o maior produtor de óleo e gás natural do estado.

    Gabarito: Errado

  • ->Extrativismo mineral

    -> A Bacia do Solimões corresponde a 3% da produção de petróleo e gás no Brasil;

    -> Província do Urucu: nela encontra-se a maior concentração de petróleo e gás do Estado do Amazonas;

    -> Descoberto, em 1986; (35 anos de exploração);

    -> essa exploração chama a atenção pelo desafio de produzir petróleo e respeitar o meio ambiente;


ID
3164344
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A floresta Amazônica, que domina grandes extensões do território brasileiro, possui uma das maiores diversidades de animais e plantas do planeta. Essa forma espacial é resultado da interação entre diferentes fatores da natureza, sendo que o mais importante deles é justamente o que vem sofrendo mais alterações em função das atividades humanas. Esse é o fator:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • O ser humano não vem causando alteracões significativas no clima da amazônia...

  • Alguém explica?

  • Alguem pode me dar a resposta?

  • O desmatamento afeta diretamente o clima. Principalmente, levando em consideração as emissões de CO2 na atmosfera.Colaborando, assim, para o efeito estufa e o fenômeno das ilhas de calor, por exemplo; e estes são fenômenos que incidem diretamente sobre o clima.

  • -O DESMATAMENTO possui uma série de consequências que não se resumem apenas ao ambiente natural, mas também à vida dos seres humanos.

    As florestas impedem a erosão e desertificação do solo, reciclam o gás carbônico e auxiliam na harmonização climática, especialmente no regime de chuvas.

    As principais consequências do desmatamento são:

    Ele resulta em fragmentação florestal, perda de biodiversidade, erosão e extinção de espécies.

    De imediato, o impacto do desmatamento reduz a disponibilidade de troca gasosa e regulação do 

    ciclo de chuvas que são promovidos pelas florestas tropicais, o que pode afetar o clima na Terra