Gabarito C
Deltóide - Abdução do Braço, auxilia nos movimentos de Flexão, Extensão, Rotação Lateral e Medial, Flexão e Extensão Horizontal do Braço. Estabilização da Articulação do Ombro.
Supraespinhoso - Abdução do Braço.
http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-muscular/musculos-do-membro-superior/ombro/
1º tempo: Deltóide e supra-espinhal.
Formam o conjunto de abdução ao nível da articulação glenoumeral, é nessa articulação que começa o movimento de abdução. Termina aproximadamente a 90º, quando a glenoumeral é bloqueada pelo choque do tubérculo maior contra a margem superior da cavidade glenoidal.
2º tempo da abdução: Trapézio e serrátil anterior, formam o conjunto de abdução na articulação escápulo-torácica. Com o bloqueio da articulação glenoumeral , a abdução só continua graças à participação do cíngulo do membro superior: movimento de sinete da escápula (rotação que leva a glenoidal a se orientar para cima) e movimento de rotação longitudinal. O movimento é limitado até aproximadamente 150º, pela resistência dos músculos adutores: latíssimo do dorso e peitoral maior.
3º tempo da abdução: Para atingir é necessário que a coluna vertebral participe do movimento. Se apenas um braço estiver em abdução, é suficiente a inclinação lateral sob a ação dos músculos paravertebrais do lado oposto. As ações musculares estão encadeadas; é fácil constatar que a escápula começa a girar antes de o membro superior atingir 90º de abdução. Desse modo a coluna vertebral começa a se inclinar antes de a abdução alcançar 150º. No final da abdução todos os músculos envolvidos estão contraídos.