SóProvas



Questões de Fundamentos da Saúde


ID
70096
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • HCO3-: 22 - 26/28

    PH: 7,35 - 7,45

    PaCO2: 35 - 45

    a) HCO3- < 22

    PH< 7,30

    PaCO2 nl

    ACIDEMIA METABÓLICA DESCOMPENSADA

    b) Aumento do HCO3: Base: Alcalose

    c) hipoventilação: retem CO2 (acidose, ou seja corrige Alcalemia)... hiperventilação: libera, "lava" CO2 (básico, corrige Acidose)

    d) Aumento da excreção do bicarbonato==> Ácido

    e) HCO3> 28

    PH> 7,50

    PaCO2 nl

    ALCALEMIA METABÓLICA DESCOMPENSADA

  • Pensando na regra didática básica: 

    PCO2 => Alteração RESPIRATÓRIA
    HCO3 => Alteração METABÓLICA

    CO2 é ÁCIDO, logo, se Aumenta = Acidose Respiratória;
                                     se Reduz = Alcalose Respiratória.

    HCO3 é BASE, logo, se Aumenta = Alcalose metabólica;
                                       se Reduz = Acidose metabólica.

    PH - q 7,3 = Ácido; PH + q 7,3= Básico


    Vamos agora à questão:

    Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar: 


    a) Quando o concentrado de bicarbonato é menor que 22 mEq/L, o pH é menor que 7,30 e a PaCO está normal, a resultante é a acidemia metabólica descompensada. (CORRETA)

    b) Quando os rins reduzem a excreção de bicarbonato (SE SAI POUCO HCO3...), ocorre o aumento do bicarbonato seroso (CERTO) e o pH torna-se alcalótico. (CORRETA)

    c) Os pulmões hipoventilam para auxiliar na correção da acidemia metabólica ou hiperventilam para auxiliar na correção da alcalemia metabólica.(INCORRETA)

    d) Quando os rins aumentam a excreção de bicarbonato, ocorre a redução do bicarbonato seroso e o pH torna-se acidótico.(O MESMO QUE DIZ A ALTERNATIVA b MAS DE MODO INVERSO) (CORRETA)

    e) Quando a concentração de bicarbonato seroso é maior que 28 mEq/L, o pH é maior 7,50 e a PaCO está normal, a resultante é a alcalemia metabólica descompensada. (O MESMO QUE DIZ A ALTERNATIVA a MAS DE MODO INVERSO) (CORRETA).

    RESP: Letra C





     

  • Letra C

    Acidose respiratória caracteriza-se por elevação primária da pressão parcial do dióxido de carbono (Pc2), com ou sem aumento compensatório no HCO3−; o pH geralmente é baixo, mas pode estar próximo do normal. A causa é a diminuição da frequência respiratória e/ou no volume (hipoventilação), tipicamente em razão de condições iatrogênicas, pulmonares ou do sistema nervoso central. A acidose respiratória pode ser aguda ou crônica; a forma crônica é assintomática, mas a forma aguda, ou mais grave, causa cefaleia, confusão e tonturas. Os sinais incluem tremor, abalos mioclônicos e asterixe. O diagnóstico é clínico, com gasometria e eletrólitos séricos. A causa é tratada; em geral, são necessários oxigênio (O2) e ventilação mecânica.

    Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO3−); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica. A forma crônica é assintomática, mas a aguda causa tonturas, confusão, parestesias, cãibras e síncope. Os sinais incluem hiperpneia ou taquipneia e espasmo carpopodal. O diagnóstico é clínico, com gasometria e eletrólitos séricos. O tratamento é direcionado para a causa.


ID
175303
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O periósteo é constituído por

Alternativas
Comentários
  • O periósteo apresenta 2 folhetos: um superficial e outro profundo.

  • Periósteo   =     Membrana conjuntiva que envolve os ossos e assegura seu crescimento em espessura.
  • O periósteo é formado por 02 camadas, são elas:

    Camada Externa: FIBRILAR - composta por tecido conjuntivo denso, com alguns fibroblastos. Camada Interna: CELULAR - composta por muitas células osteoprogenitoras, semelhantes aos fibroblastos, as quais se diferenciarão em osteoblastos que terão a função de compor e sintetizar, posteriormente, todo o tecido ósseo.  ;)
  • Possui duas camadas4 :

    Camada fibrilar (externa): Formada de tecido conjuntivo denso, apresentando alguns fibroblastos. Camada celular (interna): Formada por várias células osteoprogenitoras, semelhantes aos fibroblastos. Essas células se diferenciarão em osteoblastos que terão a função de compor e sintetizar, posteriormente, todo o tecido

  • O periósteo é constituído por tecido conjuntivo fibroso que reveste cada elemento do esqueleto como uma bainha, exceto nos locais de cartilagem articular, Apresenta DOIS FOLHETOS, um superficial e outro profundo em contato direto com o osso. Essa bainha tem como função, envolver, nutrir as faces externas dos ossos e também depositar tecido ósseo principalmente durante consolidações de fraturas formando uma ótima estrutura para fixação de tendões e ligamentos.

  • GABARITO: LETRA A

    O periósteo é constituído por um delicado tecido conjuntivo fibroso que reveste cada elemento do esqueleto como uma bainha, exceto nos locais de cartilagem articular. E também apresenta dois folhetos, um superficial e outro profundo em contato direto com o osso. 

    Essa bainha tem como função, além de envolver, nutrir as faces externas dos ossos e também depositar tecido ósseo principalmente durante consolidações de fraturas formando uma ótima estrutura para fixação de tendões e ligamentos.

    Força Guerreiros (as)!!

  • Dois folhetos: camada fibrilar e camada celular

    Principais funções.

    • Proteger os ossos
    • Fixar os músculos
    • Produzir novas células para garantir o crescimento ósseo
    • Reparação de fraturas
    • Proteger nervos e vasos sanguíneos que envolvem alguns ossos

    De maneira geral, podemos dizer que a sua principal função é promover a nutrição e garantir o desenvolvimento de osteoblastos.


ID
175306
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A despolarização da membrana plasmática da terminação do axônio abre, transitoriamente, os canais dependentes de

Alternativas
Comentários
  • Embora o Na e o K sejam vitais para a transferência de informações, a membrana plasmática regula também outros íons. Alguns deles, como o Cálcio (Ca++), apresentam restrição de movimento e são mantidos em altas concentrações no exterior da célula.

  • Letra E, canais DEPENDENTES DE  Ca
  • gostaria que alguém me explicasse porque é a letra E e não a letra B. Já que no neurônio durante a despolarização os canais de Sódio que são abertos..... Será que é pq a pergunta se refere à porção final do axônio??? por favor se alguém puder me ajudar.....

  • Não pode ser a letra B pois a pergunta refere-se a terminação do axonio. Lembrando que por todo axonio a despolarização acontece com os íons sódio. Ao chegar em sua terminação, em vez de abrir os canais de sódio, este abrirá os canais de calcio facilitando assim sua entrada.Posteriormente, o calcio estimula as vesículas a liberarem neurotransmissores para a fenda sinaptica que por fim ligam-se aos receptores da membrana do neuronio pos-sinaptico. Portanto a resposta é a letra E.

  • GABARITO = E


ID
175309
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A camada mais superficial do pericôndrio é constituída por

Alternativas
Comentários
  • Todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares, são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo, denso na sua maior parte==> PERICÔNDRIO. Ele é responsável pela nutrição da cartilagem, por sua oxigenação e pela eliminação dos refugos metabólicos, porque nele estão localizados vasos sanguíneos e linfáticos, inexistentes no tecido cartilaginoso.

    O pericôndrio é formado por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas tipo I (parte superficial), porém gradativamente mais rico em células à medida que se aproxima da cartilagem.

  • Pericôndrio:
    Todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares, são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo, denso na sua maior parte, denominado pericôndrio. Além de ser uma fonte de novos condrócitos para o crescimento, o pericôndrio é responsável pela nutrição, oxigenação e eliminação dos refugos metabólicos da cartilagem, porque nele estão localizados vasos sanguineos e linfáticos, inexistentes no tecido cartilaginoso.
    O pericôndrio é formado por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágeno tipo I na parte mais superficial, porém gradativamente mais rico em células a medida que se aproxima da cartilagem. As células do pericôndrio são semelhantes aos fibroblastos, porém as situadas mais próximas a cartilagem, podem se multiplicar por mitose e originar condrócitos, caracterizando-se assim, como condroblasto.
  • Dentre suas funções mais comuns estão:

    Facilitar o fluxo de sangue;Participar do desenvolvimento dos ossos;Proteger a cartilagem de trauma ou dano e;Produzir novas células de cartilagem.

    Se tiver ocorrido trauma local, pode produzir mais condrócitos e condroblastos para formarem novas cartilagens. Vasos sanguíneos minúsculos dentro do pericôndrio nutrem a cartilagem.

    Letra C


  • O terceiro tipo de cartilagem é a CARTILAGEM FIBROSA que é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de ligação de tendões e ligamentos e na sínfise púbica. Possui características intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina, sua matriz extracelular é constituída por FIBRAS DE COLÁGINO TIPO I organizadas em feixes aparentemente irregulares entre os condrócitos, ou em arranjos paralelos ao longo dos condrócitos organizados em fileiras, neste tipo de cartilagem não há a ocorrência do pericôndrio.


ID
175312
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As grandes células gliais são chamadas de macróglia e as pequenas de micróglia. A função da micróglia é

Alternativas
Comentários
  • As células microgliais representam a ligação entre o SN e o sistema imunológico. São macrófagos residentes no SNC. As células microgliais fagocitam e digerem patógenos e resíduos no local da lesão.

  • Microglia

    Micróglia consiste em macrófagos especializados, capazes de fagocitar, que protegem os neurônios. São as menores de todas as células gliais e correspondem a 15% de todas células do tecido nervoso. Da microglia fazem parte as células ependimárias e as células de Schwann.

  • Função da micróglia é funcionar como fagócitos e limpar o ambiente neural.


ID
355873
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando-se a estrutura e o mecanismo contrátil do músculo estriado esquelético, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Uma fibra nervosa pode inervar uma única fibra muscular, ou se ramificar e inervar até 160 fibras musculares, formando uma unidade motora. O número de unidades motoras em determinado músculo é relacionado com a delicadeza de movimentos requerida do músculo.

    c e d) A contração muscular depende da disponibilidade de íons  cálcio e o relaxamento muscular está na dependência da ausência destes íons. O fluxo de íons cálcio é regulado pelo retículo sarcoplasmático (RS), para a realização rápida dos ciclos de contração muscular. O RS é uma rede de cisternas do retículo endoplasmático liso, que envolve e separa em feixes cilíndricos grupos de miofilamentos. Quando despolarizado, o RS libera os íons cálcio passivamente até os filamentos finos e grossos. Ao ser polarizado novamente, o RS transporta o íon cálcio de volta às cisternas, interrompendo a atividade contrátil.


    Fonte: http://www.infoescola.com/fisiologia/contracao-muscular/

    Resposta: A


ID
355876
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação ao comando neural da atividade muscular, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os motoneurônios laterais inervam principalmente a musculatura apendicular distal, ou seja, dos braços, pernas, mãos e pés, sendo por essa razão relacionados ao comando dos movimentos finos das extremidades. Os motoneurônios mediais, por outro lado, inervam principalmente a musculatura axial do tronco e a musculatura apendicular proximal (antebraço e ombros), sendo  encarregado do comando dos movimentos axiais do corpo, ou seja, aqueles mais relacionados à postura e ao equilíbrio corporal.

    Fonte: http://www.caalunicamp.com.br/site/wp-content/uploads/2011/NEURO-Sistema-Motor-Zago.pdf

    Resposta: B


ID
355879
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Leia as afirmações abaixo, coloque falso ou verdadeiro e escolha a opção correta.

( ) Quando uma unidade motora é constituída de muitas fibras musculares, diz-se que sua razão de inervação é baixa.

( ) Os fusos musculares são órgãos receptores cuja função é detectar as variações do comprimento muscular.

( ) Quanto à natureza da estimulação, os reflexos miotáticos são considerados superficiais.

( ) Quanto ao circuito neuronal, os reflexos de retirada são considerados multissinápticos.

Alternativas

ID
355882
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São estruturas neuroanatômicas que constituem o cérebro:

Alternativas
Comentários
  • Letra A? Nucleos da base faz parte do cerebro?
    RESPOSTA LETRA C!!!
  • O Encéfalo é formado por:
    • Cérebro - Córtex Cerebral, Núcleos da Base e Diencéfalo (Tálamo, Hipotálamo, Epitálamo e Metatálamo)
    • Tronco Encefálico - Mesencéfalo, Ponte, Bulbo e Medula Espinhal
    • Cerebelo
    Bons Estudos!!!
                     

ID
355885
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sistema nervoso é composto de neurônios e células gliais (gliócitos). Marque a opção correta acerca da atividade dessas estruturas.

Alternativas

ID
355888
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São nervos cranianos puramente sensoriais:

Alternativas
Comentários
  • Os motores (puros) são os que movimentam o olho, a língua e acessoriamente os músculos látero-posteriores do pescoço. São eles:

     

           III - Nervo Oculomotor
           IV - Nervo Troclear
           VI - Nervo Abducente
           XI - Nervo Acessório
           XII - Nervo Hipoglosso

     

     

    Os sensitivos (puros) destinam-se aos órgãos dos sentidos e por isso são chamados sensoriais e não apenas sensitivos, que não se referem à sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais são:

     

           I - Nervo Olfatório
           II - Nervo Óptico
           VIII - Nervo Vestibulococlear

     

    Os mistos (motores e sensitivos) são em número de quatro:

     

           V - Trigêmeo
           VII - Nervo Facial
           IX - Nervo Glossofaríngeo
           X - Nervo Vago

     

    Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crânica periférica do sistema autônomo. São os seguintes:

     

           III - Nervo Oculomotor
           VII - Nervo Facial
           IX - Nervo Glossofaríngeo
           X - Nervo Vago
           XI - Nervo Acessório 

ID
355891
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O diencéfalo consiste das seguintes estruturas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é a letra b

       O diencéfalo e o telencéfalo formam o cérebro, que corresponde ao prosencéfalo. O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana. O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior de cérebro. Ao diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, todas relacionadas com o III ventrículo.

  • Tronco Encefálico - Bulbo, Ponte e Mesencéfalo assim eliminamos A C e D

    diencéfalo - hipotálamo, tálamo, epitálamo e subtálamo.


ID
355894
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São células responsáveis pela formação da bainha de mielina:

Alternativas
Comentários

  • A produção de mielina no SNC é feita pelos oligodendrócitos enquanto no SNP pelas células de Schwann.

    A mielina é um isolante elétrico. Recobre o axônio do neurônio formando nódulos de Ranvier que aumentam a velocidade de condução do impulso elétrico.


ID
355903
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As alterações do trato espinotalâmico comprometem a seguinte função:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    trato espinotalâmico lateral faz parte do trato espinotalâmico e transmite as sensações de dor e temperatura.

    trato espinotalâmico anterior (ou ventral) faz parte do trato espinotalâmico e transmite a sensação do toque grosseiro.

ID
355906
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Correlacione as colunas da esquerda e da direita e marque a opção correta.

I. Feixe tecto-espinhal

II. Feixe córtico-espinhal medial

III. Feixe retículo-espinhal bulbar

IV. Feixe córtico-espinhal lateral

( ) movimentos axiais voluntários
( ) ajustes posturais antecipatórios
( ) movimentos apendiculares voluntários
( ) orientação sensório-motora da cabeça

Alternativas
Comentários
  • Os movimentos axiais e apendiculares são realizados pelos feixes córtico-espinhal. Para não confundir, basta lembrar que axial (tronco, meio do corpo) é medial e o apendicular (está na lateral do corpo) é o feixe córtico-espinhal lateral. Os outros é decorar mesmo :)

ID
355909
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

É a estrutura responsável pela produção do líquido cefalorraquidiano:

Alternativas

ID
355945
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Lesões nas áreas 5 e 7 do córtex parietal ocasionam dificuldade

Alternativas
Comentários
  • Os lobos parietais do córtex cerebral são responsáveis pela combinação das impressões relacionadas à forma, à textura e ao peso e as transformam em percepções gerais. As habilidades matemáticas e da linguagem têm origem em alguma parte dessa área; mais especificamente das áreas adjacentes aos lobos temporais. Os lobos parietais também ajudam as pessoas a se orientar no espaço e a perceber a posição das partes do corpo. Um pequeno défice na parte anterior dos lobos parietais produz dormência no lado oposto do corpo. Os indivíduos com lesões maiores podem perder a capacidade de realizar tarefas sequenciais (um problema denominado Apraxia) e a consciência do sentido direita - esquerda. Um défice importante pode afectar a capacidade do indivíduo de reconhecer as partes do corpo ou o espaço que o circunda ou pode inclusive interferir na memória anteriormente bem conhecida, como relógios ou cubos. Por essa razão, uma lesão súbita de algumas partes do lobo parietal às vezes faz com que o indivíduo ignore a gravidade de seu problema e negligencie ou inclusive negue a existência da paralisia que afecta o lado do corpo oposto à lesão cerebral. Ele pode apresentar confusão mental ou delírios e pode tornar-se incapaz de sevestir sozinho ou de realizar tarefas comuns.
     
  • Cada área tem mais de uma função, múltiplas áreas são usadas em cada atividade e um lado frequentemente tem prevalência sobre o outro. 

    • Áreas 3, 1 e 2 - córtex somatossensorial primário: processa tatos, dor e propriocepção
    • Área 4 - córtex motor primário: controle de diversos movimentos e respostas cinestésicas;
    • Área 5 e 7 - córtex de associação somatossensorial: visão espacial, uso de ferramentas, memória de trabalho;
    • Área 6 - córtex pré-motor e córtex motor suplementar (córtex motor secundário);
    • Área 8 - inclui campos oculares frontais: associado com o controle do movimento dos olhos;
    • Área 9 - córtex dorsolateral pré-frontal: associado com lógica e cálculos;
    • Área 10 - córtex pré-frontal anterior (parte mais rostral e superior do giro frontal meio superior): associado com atenção e alerta;
    • Área 11 e 12 - área orbito-frontal: associado ao processo decisório e comportamentos éticos5 ;
    • Área 13 e área 14 - córtex insular*: associado ao somatossensorial, memória verbal, motivação6 ;
    • Área 15 - lobo temporal anterior*;
    • Área 17 - córtex visual primário (V1);
    • Área 18 - córtex visual secundário (V2);
    • Área 19 - córtex visual associativo (V3, V4, V5);
    • Área 20 - giro temporal inferior;
    • Área 21 - giro temporal médio;
    • Área 22 - giro temporal superior (parte da área de Wernicke;
    • Área 23 - córtex ventral cingulado posterior;
    • Área 24 - córtex ventral cingulado anterior 7
    • Área 25 - córtex subgenual (parte do córtex ventromedial pré-frontal ); [4]
    • Área 26 - porção ectosplenial da região retrosplenial do córtex cerebral;
    • Área 27 - córtex piriforme;
    • Área 28 - córtex entorrinal posterior ;
    • Área 29 - córtex retrosplenial cingulado;
    • Área 30 - Parte do córtex cingulado;
    • Área 31 - córtex dorsal cingulado posterior;
    • Área 32 - córtex dorsal cingulado anterior;
    • Área 33 - parte do córtex cingulado anterior;
    • Área 34 - córtex anterior entorrinal (no giro parahipocampal );
    • Área 35 - perirrinal córtex (no giro parahipocampal );
    • Área 36 - cortex Hipocampal (no giro para-hipocampal );
    • Área 37 - giro fusiforme;
    • Área 38 - área temporopolar (parte mais rostral do giro temporal superior e médio): associado com interpretação de emoções;
    • Área 39 - giro angular (considerado por alguns como parte da área de Wernicke);
    • Área 40 - giro supramarginal (considerado por alguns como parte da área de Wernicke);
    • Áreas 41 e 42 - córtex primário e de associação auditiva;
    • Área 43 - córtex gustativo primário;
    • Área 44 - pares operculares , parte da área de Broca;
    • Área 45 - pares triangulares área de Broca;
    • Área 46 - córtex pré-frontal dorsolateral;
    • Área 47 - giro prefontal Inferior;
    • Área 48 - área retrosubicular (uma pequena parte da superfície medial do lobo temporal);
    • Área 49 - parasubiculum área de um roedor;
    • Área 52 - parainsular área (na junção do lobo temporal e a insula );


ID
356002
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à somatotopia do córtex motor (M1), é verdadeiro afirmar que

Alternativas

ID
356020
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Das intervenções listadas abaixo, assinale aquela que se justifica pela teoria ecológica de Gibson do controle motor.

Alternativas
Comentários
  • "...Para o que é percebido Gibson são as informações de estímulo, informação de invariantes ambientais e, portanto, têm validade ecológica elevada..." 
    Fonte: 
    http://psicopsi.com/pt/psicologia-da-percepcao-uma-abordagem-ecologica/
  • Surgida em 1960 com estudos do psicólogo James Giibson, que pesquisou as interações do sistema motor com o meio ambiente (GIBSON, 1986). Esta teoria posteriormente desenvolvida por dois alunos de Gibson foi conhecida como teoria ecológica do controle motor e caracterizada pela grande ênfase à percepção.

ID
388801
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os ossos do carpo que fazem articulação com os metacarpos são:

Alternativas
Comentários
  • Questão errada os osssos que fazem articulação com carpo são Trapézio, Hamato, Capitato
  • Carpus.png
    OSSOS DA MÃO
    Proximal: A=Escafoide, B=Semilunar, C=Piramidal, D=Pisiforme
    Distal: E=Trapézio, F=Trapezóide, G=Capitato, H=Hamato
  • a questão está errada, a correta é a letra D
  • Completamente errada, acredito que deveria ser os ossos que NÃO se articulam com os metacarpos.
  • Resposta: letra D

  • Ossos do carpo em contato com o metacarpo:
    Trapézio , trapezóide, capitato e hamato.


  • Um macete bom pra lembrar: a frase:Tem Tanto Carro Hoje! (as iniciais de Trapézio , Trapezoide, Capitato e Hamato).
  • Também concordo.

  • GABARITO: LETRA D

    Os ossos da mão se dividem em : carpo , metacarpo e falanges . Os ossos do carpo são divididos em oito :

    → Fileira Proximal : Escafoide , Semilunar , Piramidal e Pisiforme.

    Fileira Distal : Trapézio , Trapezoide , Capitato e Hamato .

    Portanto , a fileira distal é aquela que entra em contato com os metacarpos.

    Força Guerreiros (as)!!


ID
388846
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O músculo bíceps braquial é inervado pelo nervo

Alternativas
Comentários
  • não seria o nervo musculocutâneo????   C5 / C7.


  • Sim o nervo é o musculo-cutâneo.
  •  Nervo Musculocutâneo - derivado dos ramos ventrais do quinto ao sétimo nervos cervicais (C5, C6 e C7). Inerva os músculos braquial anterior, bíceps braquial e coracobraquial.

ID
388852
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O telencéfalo é dividido em giros, alguns giros apresentam funções específicas. Os giros que apresentam as funções motora e sensibilidade somatossensorial são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O telencéfalo é dividido em giros, o giro pré-central localiza-se no lobo frontal que é a área principal da motricidade (área 4 de Brodman) , o giro pós-central localiza-se no lobo parietal e é a área da sensibilidade corporal (área 1, 2 e 3 de Brodman)

ID
388855
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O fuso muscular informa o sistema nervoso central sobre o comprimento do músculo. Qual o circuito nervoso que está envolvido na transmissão desta informação que é fundamental para movimento?

Alternativas
Comentários
  • Os Fusos Musculares são inervados por fibras aferentes do grupo I (fibras mielinizadas de grande diâmetro) e do grupo II (fibras mielinizadas pequenas). Os Órgãos Tendinosos de Golgi são inervados apenas por fibras aferentes do grupo I. As fibras do grupo I que inervam os Fusos Musculares são do tipo Ia, enquanto as que inervam os Órgãos de Golgi têm um diâmetro ligeiramente inferior e são do tipo Ib.


ID
388858
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O componente mais importante das vias laterais é o tracto cortico-espinhal. Este se origina no neocórtex e influência vários núcleos no tronco encefálico e se conecta com motoneurônios na medula espinhal. O papel deste trato, sobre os motoneurônios que se localizam no corno anterior da medula é o de

Alternativas
Comentários
  • Aviso ao cientista que elaborou esta questao que durante o movimento de extensão de cotovelo por exemplo
    a musculatura extensora está sendo ativada enquanto a flexora está sendo inibida (na verdade em ativação ecxêntrica)
    Entao há facilitação e inibição de toda musculatura por esse trato.
    ta de brincadeira a resposta ser letra B neh?

ID
388888
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O encéfalo é irrigado por dois pares de artérias, as carótidas e as vertebrais. As carótidas internas irrigam a maior parte do cérebro, e as artérias vertebrais irrigam os lobos temporal inferior e occipital. O suprimento sanguíneo originário da carótida interna é feito pelas artérias

Alternativas
Comentários
  • Os ramos terminais da artéria carótida interna são a artéria cerebral anterior (supre a maior parte da face medial do cérebro) e artéria cerebral média (supre a maior parte da face lateral do cérebro).
  • GABARITO: LETRA D

    A artéria carótida interna (ACI) se origina da artéria carótida comum (bifurcação na altura da cartilagem tireóidea). A ACI pode ser dividida e 4 porções: cervical, petrosa, cavernosa e cerebral). Entra no crânio pelo canal carotídeo (porção petrosa do osso temporal). A porção cavernosa tem um trajeto tortuoso característico, denominado sifão carotídeo. Já as artérias vertebrais originam-se da porção proximal das artérias subclávias, sendo seu primeiro ramo de cada lado. Ascendem no pescoço passando pelos forames transversos das vértebras cervicais e entram no crânio pelo forame magno.

    Ramos da ACI (após perfurar a dura-máter): artéria oftálmica, artéria comunicante posterior, artéria coroideia anterior, artéria cerebral média, artéria cerebral anterior ,ramos centrais (perfurantes).

    A artéria cerebral anterior cursa na face medial dos hemisférios cerebrais, dirigindo-se rostral e dorsalmente. Curva-se em torno do joelho do corpo caloso e seus ramos estendem-se desde o lobo frontal até o sulco parietoccipital. Seu território de irrigação compreende ainda uma estreita faixa cortical na face convexa do hemisfério cerebral, junto da linha mediana.

    A artéria cerebral média volta-se posteriormente e cursa na fissura lateral, distribuindo ramos para toda superfície lateral do cérebro, com exceção do lobo occipital e uma estreita faixa inferior no lobo temporal.

    FORÇA GUERREIROS (AS)!!


ID
388891
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A transmissão sináptica neuromuscular é rápida. Um potencial de ação no axônio motor libera um neurotransmissor na fenda sináptica que se liga a um receptor na membrana pós-sináptica e desencadeia um potencial de ação na fibra muscular que ele inerva promovendo a contração desta fibra. Este neurotransmissor é

Alternativas
Comentários
  • C) Acetilcolina

  • ACETILCOLINA

  • Transmissão sináptica neuromuscular, lembrem que para que uma contração aconteça é preciso que o neurotransmissor acetilcolina seja liberado, induzindo o potencial de ação e por conseguinte todas outras etapas da contração.

    Algo de errado? Por favor, me corrija.


ID
542818
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A fileira proximal dos ossos da mão é constituída por

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal,

    Lembrando que são oito (8) ossos do carpo uma fileira proximal e outra distal.

    *Proximal: escafóide, semilunar,piramidal e pisiforme

    *Distal:Trapézio, trapezóide,capitato e hamato.
  • A mão se divide em: carpo, metacarpo e falanges.

    Ossos do Carpo

    São oito ossos distribuídos em duas fileiras: proximal e distal.

     Fileira Proximal: Escáfoide, Semilunar, Piramidal e Pisiforme

     Fileira Distal: Trapézio, Trapezóide, Capitato e Hamato

  • Só para enriquecer o comentário dos colegas acima:
  • GABARITO : LETRA A

    → Fileira Proximal : Escafoide , Semilunar , Piramidal e Pisiforme.

    FORÇA GUERREIROS (AS)!!


ID
542821
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As fibras musculares tipo IIB caracterizam-se por velocidade de contração

Alternativas
Comentários
  • FIBRAS MUSCULARES TIPO IIB (CONTRAÇÃO RÁPIDA). Essas fibras são mais pálidas que as fibras Tipo IIa pois possuem um número ainda menor de capilares sangüíneos e assim um suprimento sangüíneo ainda mais pobre que as anteriores, o que caracteriza um metabolismo predominantemente anaeróbico.
    Elas são recrutadas em atividades que necessitam o uso de maior força muscular e por isso desenvolvem maior força numa única contração, porém são mais suscetíveis à fadiga. Ganham volume, aumentam facilmente de tamanho, mas se "cansam" rapidamente. São maiores que as fibras musculares de contração lenta (Tipo I). São predominantes em atletas que praticam atividades de grande potência num curto período de tempo, como corredores de 100 m.

  • Esquema minemônico:
    2 é mais rápido que 1. E B é de baixo, baixo componente mitocondrial e mioglobina.

ID
542824
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O crescimento aposicional da cartilagem hialina refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • A cartilagem possui dois tipos de crescimento: aposicional e intersticial. Crescimentoaposicional é a formação de cartilagem sobre a superfície de uma cartilagem já existente. As células empenhadas nesse tipo de crescimento derivam do pericôndrio. O crescimentointersticial ocorre no interior da massa cartilaginosa. Isso é possível porque os condrócitos ainda são capazes de se dividir e porque a matriz é distensível
  • Pericôndrio é a túnica de tecido conjuntivo denso não-modelado que reveste a superfície da cartilagem e é separado por zonas:

    1. Zona Fibrógena: camada externa, é vascularizada e contém fibroblastos (tecido conjuntivo propriamente dito). É responsável pela nutrição e manutenção do tecido conjuntivo cartilaginoso.
    2. Zona Condrogênica: camada interna, é avascularizada e com células condrogências. É responsável pelo crescimento da cartilagem.

ID
542827
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O corpo humano contém 12 pares de nervos cranianos, cada um com sua função específica. Os pares de nervos cranianos, que apresentam função motora e sensitiva, além do trigêmeo, são:

Alternativas
Comentários
  • Os pares de nervos cranianos são numerados em algarismos romanos, de acordo com a ordem de sua origem aparente, da seguinte maneira:

    Nervo Função Componentes Núcleo(s)
    I olfatório/olfactivo Olfato sensitivo Núcleo olfatório anterior
    II óptico Visão sensitivo Núcleo geniculado lateral
    III motor ocular comum/oculomotor Motricidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupila, todos os músculos extrínsecos do bulbo do olho, exceto os listados para os nervos cranianos IV e VI motor Oculomotor nucleus, Edinger-Westphal nucleus
    IV patético/troclear Motricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olho motor Núcleo troclear
    V trigêmeo/trigémeo Controle dos movimentos da mastigação (ramo motor);
    Percepções sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial).
    sensitivo e motor Principal sensory trigeminal nucleus, Spinal trigeminal nucleus, Mesencephalic trigeminal nucleus, Trigeminal motor nucleus
    VI motor ocular externo/abducente Motricidade do músculo reto lateral do bulbo do olho motor Núcleo abducente
    VII facial Controle dos músculos faciais – mímica facial (ramo motor);
    Percepção gustativa no terço anterior da língua (ramo sensorial).
    sensitivo e motor Núcleo facial, núcleo solitário, núcleo salivatório superior
    VIII auditivo/vestibulococlear Vestibular: orientação e movimento. Coclear: audição sensitivo Núcleo vestibular, núcleo coclear
    IX glossofaríngeo Percepção gustativa no terço posterior da língua, percepções sensoriais da faringe, laringe e palato. sensitivo e motor Núcleo ambíguo, núcleo salivatório inferior, núcleo solitário
    X vago/pneumogástrico Percepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras. Inervação das vísceras torácicas e abdominais. sensitivo e motor Núcleo ambíguo, núcleo vagal motor dorsal, núcleo solitário
    XI espinhal/acessório Controle motor da faringe, laringe, palato, dos músculos esternocleidomastóideu e trapézio. motor Núcleo ambíguo, núcleo acessório espinhal
    XII grande hipoglosso Motricidade dos músculos da língua (exceto o músculo palatoglosso) motor Núcleo hipoglosso
  • Os nervos cranianos partem do encéfalo, em doze pares, conectando-o a órgãos do sentido e músculos, principalmente aos localizados na região da cabeça.



    São eles:



    I – Nervo olfatório: É um nervo sensitivo e, como sugere seu nome, transmite impulsos relacionados ao olfato.

    II – Nervo óptico: Também sensitivo. Suas fibras estão relacionadas aos impulsos visuais.

    III- Nervo óculo-motor

    IV- Nervo troclear

    VI- Nervo abducente
    : Nervos predominantemente do tipo motor, responsáveis por informações relacionadas aos movimentos dos olhos, incluindo também o ajustamento do foco e de luz. Algumas fibras sensitivas atuam no que se diz respeito a informações relativas às condições musculares do indivíduo.

    V- Nervo trigêmeo: É um nervo misto: fibras motoras estão relacionadas aos músculos da mastigação; e as do tipo sensitivas, enviam mensagens dos olhos, glândulas lacrimais, pálpebras, dentes, gengivas, lábios, palato, pele da face e couro cabeludo.

    VII- Nervo facial: Nervo misto. Fibras motoras fornecem impulsos relacionados à expressão facial e liberação de lágrimas e saliva. Fibras sensitivas são responsáveis por aspectos relacionados à gustação.

    VIII- Nervo vestíbulococlear: Sensitivo. Está relacionado ao equilíbrio corporal e audição.

    IX- Nervo glossofaríngeo: Do tipo misto, sendo que as fibras sensitivas são responsáveis pelos impulsos originários da faringe, tonsilas, língua e carótidas; e as motoras, por levar impulsos às glândulas salivares e músculos faríngeos.

    X- Nervo vago: Misto. Relacionado aos batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões e sistema digestório, fala e deglutição.

    XI- Nervo acessório: Do tipo motor, enviando mensagens aos ombros, pescoço, faringe, laringe e palato mole.

    XII- Nervo hipoglosso: Também motor, sendo responsável pelos movimentos dos músculos da língua, faringe e laringe.
  • Essa questão caberia recurso, posto que TORTORA GRABOWSKI, 2002, (princípios de anatolmia e fisiologia) admite que só não são mistos o I e II nervos cranianos. Não obstante, o próprio livro salienta que os III, IV, VI, VIII, X e XI nervos são predominantemente motores (mistos). Pág. 432.  Ou seja, ele fala que o trigêmio, facial, vago e glossofaríngeo são (na mesma proporção) motores e sensitivos.
  • GABARITO: E


ID
542833
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Tumores e aneurismas no forame jugular podem envolver alguns pares de nervos cranianos. Os pares cranianos afetados nestas afecções do sistema nervoso central são:

Alternativas
Comentários

  • Par craniano
    Origem aparente no encéfalo
    Origem aparente no crânio
    I
    Bulbo olfatório
    Lâmina crivosa do osso etmóide
    II
    Quiasma óptico
    Canal óptico
    III
    Sulco medial do pedúnculo cerebral
    Fissura orbital superior
    IV
    Véu medular superior
    Fissura orbital superior
    V
    Entre a ponte e o pedúnculo cerebelar médio
    Fissura orbital superior (oftálmico); forame redondo (maxilar) e forame oval (mandibular)
    VI
    Sulco bulbo-pontino
    Fissura orbital superior
    VII
    Sulco bulbo-pontino (lateralmente ao VI)
    Forame estilomastóideo
    VIII
    Sulco bulbo-pontino (lateralmente ao VII)
    Penetra no osso temporal pelo meato acústico interno mas não sai do crânio
    IX
    Sulco lateral posterior do bulbo
    Forame jugular
    X
    Sulco lateral posterior caudalmente ao IX
    Forame jugular
    XI
    Sulco lateral posterior do bulbo (raiz craniana) e medula (raiz espinhal)
    Forame jugular
    XII
    Sulco lateral anterior do bulbo, adiante da oliva
    Canal hipoglosso
  • IX - glossofaríngeo

    X - vago/pneumogástrico

    XI - acessório/espinhal


ID
637105
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sistema límbico é considerado por muitos autores como responsável pela neurobiologia das emoções e tem elementos decisivos para tal. Sendo assim, assinale a alternativa que possui o elemento “disparador das emoções de medo e ansiedade” no sistema límbico:

Alternativas
Comentários
  • Amígdala


ID
637111
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sua extremidade maior deve ser posicionada proximalmente com a grande incisura voltada anteriormente e a borda cortante do osso deve estar lateralmente com seu processo estiloide distal e medialmente.” Assinale o osso que possui tal descrição de sua posição anatômica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A - Ulna

    Sua extremidade maior fica proximal (para cima, pois vai articular com o úmero), a incisura troclear fica voltada anteriormente e o processo estilóide fica distal (para baixo) e medial (em relação ao rádio),


ID
656107
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As artérias elásticas

Alternativas
Comentários
  • Artéria Elástica:
    - Aorta e seus ramos;
    - Amarelada devido a abundância de fibras elásticas;
    - Túnica íntima muito espessa;
    - Membrana elástica interna não é evidente;
    - Túnica média rica em fibras elásticas;
    - Túnica adventícia relativamente pouco desenvolvida.
  • As artérias elásticas, de maior diâmetro, como a aorta e as artérias pulmonares, têm uma grande capacidade para se expandirem em cada batimento, quando o coração tem uma grande quantidade de sangue no seu interior, para de imediato regressar ao seu diâmetro original à medida que impulsionam a corrente sanguínea até à rede arterial. Graças a este mecanismo, o sangue que sai do coração com grande turbulência transforma-se num fluxo contínuo que chega a todo o organismo.
  • Resposta: letra D
    Referência: Revisão bibliográfica PUC - Rio - Certificação Digital Nº 0421259/CA
    Artérias elásticas: são as artérias próximas ao coração (aorta e pulmonares). Contêm elastina e colágeno em grande quantidade, o que permite que se distendam durante a sístole e retornem à posição normal durante a diástole. Sua principal função é manter o fluxo de sangue durante a diástole.

ID
656125
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O Surfactante

Alternativas
Comentários
  • O Surfactante tem a finção de:
    Aumentar a complacência pulmonar e consequentemente diminuir o esforço respiratório.
    Evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fim da expiração.
    Facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.

    Resposta: D
  • O surfactante fornece o aumento da complacência pulmonar, o que por consequência também reduzirá o trabalho do pulmão durante a inspiração, pois o aumento da complacência pulmonar reduz a pressão de retração em qualquer determinado volume, e assim é mais fácil para os pulmões de expandirem. Então diminui também a o trabalho expiratório consequentemente. Mas entãoeu poderia considerar a letra E também? Alguém poderia me explicar o que a letra E tem de errado então!!!
    • FUNÇÕES :
    • Aumentar a complacência pulmonar e consequentemente diminuir o esforço respiratório.
    • Evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fim da expiração.
    • Facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.
    resposta certa letra A

    POIS ESFORÇO RESPIRATORIO - TANTO INSPIRAÇÃO  QUANTO EXPIRAÇÃO.
  • Resposta: letra D
    Referência:
    Ventilação Mecânica - Da Fisiologia à Prática.
    Na inspiração, quando há um aumento do volume pulmonar e aumento do raio do alvéolo, há diminuição da pressão (intra-alveolar). Nesse momento a camada de surfactante espalha-se pelo alvéolo, e há diminuição relativa de sua quantidade. Na expiração, diminuindo o volume alveolar e o raio do alvéolo, ocorrerá aumento da pressão intra-alveolar. A quantidade de surfactante espessa-se, aumentando a camada e DIMINUINDO MAIS A TENSÃO SUPERFICIAL, evitando, assim, aumento da pressão alveolar e seu colabamento. LOOOOOGO...
    b) e c) : sim, o fosfolipidio é a substância mais presente no surfactante, mas o surfactante proporciona a diminuição da tensão supeficial à medida que o raio do alvéolo DIMINUI.

    PS: Acredito que caiba recurso para a questão, uma vez que o surfactante reduz o trabalho muscular RESPIRATÓRIO (inspiração e expiração) e não somente expiratório, como diz q letra D.

  • Segundo eu pesquisei o correto seria a letra E - Como o surfactante reduz tensão superficial, ele reduz o trabalho inspiratório e favorece o aumento da complacência pulmonar.

  • Dentre os benefícios do surfactante, temos: melhora da oxigenação poucos minutos após o tratamento, havendo aumento da capacidade residual funcional em virtude do recrutamento de alvéolos atelectasiados, e melhora rápida da complacência pulmonar com diminuição da pressão de abertura e maior estabilidade na expiração.


    FONTE: http://www.sbp.com.br/pdfs/I_Consenso_Brasileiro_de_Surfactante.pdf

  • De acordo com o livro FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA (Bruno Presto e Luciano Damázio)

    Diz-se que o surfactante é um fosfolipídio que proporciona uma redução da tensão superficial a medida que que o raio do alvéolo diminui, e que ele reduz o trabalho inspiratório e favorece o aumento da complacência pulmonar.

    Logo de acordo com ele a resposta sera a letra E


ID
656128
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O alvéolo pulmonar apresenta estrutura

Alternativas
Comentários
  • Na pós graduação que faço obtive a informação que a forma alveolar não é uma esfera perfeita, estranhei o gabarito da questão
  • O formato do alvéolo, até onde sei, é poliêdrico, assim como se apresentam as bolhas dentro de um espuma.
  • Uma análise mais minuciosa ajudaria na resolução. Por exemplo, a medida da área é em 2 dimensões (2D) não é cúbica (3D), com essa informação já elimina letra C e D. Senoide faz referência a uma figura de uma dimensão (1D) curvas, por exemplo, daí eliminamos a letra E. Ficamos com A e B, daí era chute ou conhecimento puro mesmo do tamanho do diâmetro :)
  • Resposta: letra B
  • Puta questão ridicula, pra que eu saberia a real dimenção do alveolo, em que isso me ajudaria?
    Pq não fazer pergunta de fisio?
  • Essa questão está toda errada, porque 70 m² diz respeito à área total da membrana respiratória e não de um único álveolo, como pede o enunciado da questão, que tem o diâmetro medido em micrometros. Questão passível de anulação por não apresentar alternativa correta.

  • Segundo West (Fisiologia Respiratória 9 ed), os alvéolos não são esféricos, e sim poliédricos. Enfim, às vezes quem formula a prova tá menos atualizado do que quem faz! =]


ID
656131
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No hormônio tetraiodotironina os mineralocorticoides são secretados, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Só com a informação de que é a Tireoide quem secreda tetra IODO... já mata a questão :)

ID
656188
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os núcleos grácil e cuneiforme, localizados no bulbo, recebem estímulos das células ganglionares da raiz dorsal dos membros inferiores e superiores, respectivamente. A modalidade sensorial que esses núcleos recebem é tato

Alternativas
Comentários
  • Sistema epicrítico - é preciso, rápido, discriminativo e apresenta uma representação espacial detalhada.
    Submodalidades:

    • tato fino - percepção das características dos objetos que tocam a pele;
    • propriocepção consciente - localizar a posição e movimento das diferentes partes do corpo sem utilizar a visão.

    Sistema protopático - é grosseiro, lento e impreciso.
    Submodalidades:

    • termossensibilidade - percepção da temperatura do ambiente e de objetos;
    • dor - percepção de estímulos fortes e capazes de lesar o organismo.
  • Gabarito: D

    Os núcleos grácil e cuneiforme são sensitivos e recebem os axônios dos fascículos grácil e cuneiforme. Dão origem às fibras arqueadas internas que cruzam o plano mediano (decussação sensitiva) e infletem-se cranialmente para formar o lemnisco medial.

    O Lemnisco medial, por sua vez, levam esses impulsos ao tálamo, relacionados ao tato epicrítico, propriocepção consciente e sensibilidade vibratória.

    Bons estudos! :)
  • Fascículo cuneiforme: conduz impulsos nervosos provenientes dos membros superiores e da metade superior do tronco, relacionados a propriocepção consciente, tato epicrítico, sensibilidade vibratória e estereognosia.

    Fascículo grácil: conduz impulsos nervosos provenientes dos membros inferiores e da metade inferior do tronco, relacionados a propriocepção consciente, tato epicrítico, sensibilidade vibratória e estereognosia.


  • Concordo!

  • Também concordo com a explicação do Dr. Delegado.


ID
656191
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os potenciais de ação são potenciais elétricos do tipo tudo ou nada e permitem que um sinal elétrico viaje longas distânicas, para desencadear a liberação do neurotransmissor pelo acoplamento elétrico. A excitação elétrica permite a despolarização da membrana. Na despolarização ocorre

Alternativas
Comentários
  • Na despolarização de membrana ocorre a entrada de Sódio na célula, tornando-a mais positiva. Gabarito A.

  • Na hiperpolarização ocorre: entrada de Cl- (cloreto) e saída de K+ (potássio), além do fechamento dos canais de Na+(sódio) e  Ca+(cálcio);

    Na despolarização ocorre: abertura dos canais de Na+ (sódio).

  • GABARITO = A


ID
656194
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O controle da circulação renal está sujeito a mecanismos extra e intra-renais que podem influenciar a circulação cortical de uma maneira e a medular em sentido oposto. Um dos mecanismos de controle desta circulação refere-se a angiotensina II. Dessa forma, a ação da angiotensina II no fluxo sanguíneo cortical

Alternativas
Comentários
  • "A ação da angiotensina II no fluxo sanguíneo cortical pode ser totalmente diferente à da medula renal em condições fisiológicas e ter efeito totalmente diferente em situações patológicas."

    Questão retirada Ipsis litteris do ultimo parágrafo na página 52 deste artigo:

    Helou, Cláudia M de B. 
    Revisão/Atualização em Fisiologia e Fisiopatologia Renal: Efeito da angiotensina II na microcirculação renal. J. Bras. Nefrol. 1998; 20(1): 49-54
  • Muito Obrigada Taciara Lopes.


ID
682624
Banca
NC-UFPR
Órgão
HC-UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os meniscos lateral e medial são estruturas interpostas entre o fêmur e a tíbia, constituídos de fibras colágenas, tendo como funções a absorção de choques e melhora da congruência articular, entre outras. De acordo com a anatomia e biomecânica dos meniscos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a- são vascularizados

    c-  o menisnco medial é muito POUCO móvel se comparado ao menisco lateral, deslocando-se somente 2-5 mm para dentro da articulação e, portanto, é mais propenso a lesões.

    d- flexão os meniscos se movimentam deslizando posteriormente,e extensão do joelho os deslizamentos dos meniscos ocorrem anteriormente.  


ID
682675
Banca
NC-UFPR
Órgão
HC-UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O controle do movimento envolve diferentes estruturas. Correlacione os músculos e nervos com suas funções e numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

1. Bíceps.                                                                                (  ) Extensão do joelho

2. Nervo músculo-cutâneo.                                                     (  ) Quadríceps.

3. Nervo radial.                                                                        (  ) Bíceps.

4. Quadríceps.                                                                        (  ) Flexão do cotovelo.

5. Nervo femural.                                                                    (  ) Extensão do cotovelo. 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  • nervo radial=extensor do cotovelo e punho

    acertei =)


ID
682687
Banca
NC-UFPR
Órgão
HC-UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) se apresenta com um déficit importante no dimídio direito (hemiplegia completa proporcionada), hiperreflexia, sinal de Babinski e afasia. Revendo seu prontuário, você não ficará surpreso ao conferir que a área afetada do cérebro pelo AVE foi o:

Alternativas
Comentários
  • Questão com resposta alterada de D para B.

  • Alô, Qconcurso a resposta é D.


ID
683104
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto à neurobiologia do aprendizado e à memória, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "B" muito dificil.
  • Letra B, prova para professor mesmo e de Neuro.


ID
683122
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica em que está embasado o processo educativo da fisioterapia no qual o professor facilita a aprendizagem, ao oferecer experiência e múltiplas representações dos fenômenos e dos problemas estudados, possibilitando que os alunos avaliem soluções alternativas e testem suas decisões.

Alternativas

ID
683224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A OMS define tratamento paliativo como o tratamento total de  pacientes e suas famílias por uma equipe multidisciplinar, quando sua doença não responde mais ao tratamento curativo. Em relação ao tratamento paliativo no câncer, julgue o  próximo  item.

Um de seus princípios desse tratamento é postergar a morte.

Alternativas

ID
683830
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na anatomia da região de cintura escapular, existe um grupo muscular responsável pela estabilidade da articulação gleno umeral denominado manguito rotador. Os músculos que compõem o manguito rotador são

Alternativas
Comentários
  • manguito rotador

    caí bastante

    infra e supra espinhal + subescapular + redondo MEnor


ID
683833
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na região anteromedial da perna, mais especificamente na tíbia, existe a inserção de um conjunto de tendões de músculos da coxa que são responsáveis pelo auxílio da flexão do joelho, denominada pata-de-ganso.

Assinale a opção que apresenta os músculos responsáveis por essa inserção.

Alternativas
Comentários
  • Dica que peguei de um cursinho :

    SGT

    Sartório - grácil - semiTendineo


ID
683839
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As articulações sinoviais são articulações que possuem maior liberdade de movimento e, com isso, tornam- se mais complexas do ponto de vista cinesiológico.
As estruturas articulares que possibilitam apenas a movimentação triaxial são

Alternativas

ID
683857
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A fim de desempenhar mais eficientemente as várias funções musculares, existem três tipos de fibra muscular esquelética: tipo I, tipo IIa e tipo IIb. Cada tipo de fibra possui diferentes propriedades, e a maioria dos músculos contém uma associação de todos os três tipos com a proporção de um tipo maior do que as dos outros.

Com relação ao tipo de fibras musculares, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – As fibras tipo I contêm grande número de mitocôndrias e alta concentração de mioglobia. São denominadas fibras de contração lenta ou fibras de potencial oxidativo lento (OL).

II – As fibras tipo IIa contêm menos mitocôndrias e pouquíssima quantidade de mioglobina. São denominadas fibras de contração rápida ou glicolíticas rápidas (GR) e são maiores em diâmetro do que as fibras tipo I.

III – As fibras tipo IIb são denominadas fibras de potencila oxidativo rápido-glicolítico (ORG). São fibras intermediárias em características como quantidade de mitocôndrias, tamanho de fibra, velocidade de contração e velocidade de fadiga, em relação às fibras tipo I e tipo IIa.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • acho que a alternativa correta é a A, pois a fibra do tipo IIB é considerada rápida e não intermediária, como aparece no gabarito.

  • Tipo IIA que é intermediária. Alternativa A é a correta.

  • Gabarito: A

    III – As fibras tipo IIb são denominadas fibras de potencila (potencial) oxidativo rápido-glicolítico (ORG). São fibras intermediárias em características como quantidade de mitocôndrias, tamanho de fibra, velocidade de contração e velocidade de fadiga, em relação às fibras tipo I e tipo IIa

    Questão com gabarito errado. x

    Ademais, salienta que as fibras do tipo IIA são consideradas fibras adaptativas, isto é, tendem adaptar a demanda esportiva praticada pelo aluno/cliente.


ID
683878
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Acerca dos receptores musculares, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
683887
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quando um músculo é ativado para desempenhar uma ação desejada, o antagonista é inibido. Porém, ambos podem se contrair simultaneamente.

As duas situações acima descritas são denominadas, respectivamente,

Alternativas

ID
683893
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Acerca dos receptores tendinosos, musculares e articulares, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
684436
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O nervo trigêmeo é um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior.

A respeito do nervo trigêmeo, analise as afirmativas a seguir.

I. A raiz sensitiva possui prolongamentos situados no gânglio trigemial.

II. Os impulsos exteroceptivos originam-se também da conjuntiva ocular.

III. Os impulsos proprioceptivos originam-se dos dentes e cavidade bucal.

IV. A nevralgia é um dos problemas mais frequentes relacionados a ele.

V. É o décimo par de nervos cranianos e o mais estudado até hoje.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • nevralgia, considerada a pior dor do mundo causada por uma inflamação do nervo trigêmeo pela HERPES ZORTER

  • O nervo trigêmeo é o V par de nervo craniano, possui como uma patologia característica a nevralgia do trigêmeo, que é uma sensação forte de dor irradiada pela face. possui três ramos, o frontal, o maxilar e o mandibular, que partem do gânglio trigemial (parte sensitiva). Sua parte motora vai enervar os músculos da mastigação: temporal, masseter e os pterigóideos medial e lateral


ID
684439
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O osso vivo é constituído de tecido extremamente dinâmico que está sendo modelado e remodelado continuamente.

Com relação aos ossos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Reposta: D

    O osso trabecular está presente nas epífises ósseas e possui como características a formação de "traves" ósseas que são barras verticais e horizontais


ID
684445
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para melhor compreensão do quadro clínico do paciente, o fisioterapeuta deve conhecer a propedêutica medicamentosa.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado, enquanto que a farmacodinâmica consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.


ID
684448
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A respeito dos efeitos da atividade física relacionados à farmacocinética, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Durante o exercício, a circulação aumenta na musculatura esquelética e reduz no intestino, reduzindo a absorção.


ID
684472
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação ao tensor da fáscia lata, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA D

    Como é realizado o teste:

    Paciente em Decúbito lateral, com o quadril fletido, fisioterapeuta faz a abdução e uma extensão do quadril depois solta a perna, se o paciente manter a perna elevada o teste é positivo para encurtamento do músculo tensor da fáscia lata.

    Força Guerreiros (as) !!


ID
684481
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A resposta inflamatória pode ser aguda ou crônica.

Na fase I da inflamação aguda, os mastócitos e leucócitos são abundantes.

A respeito dos leucócitos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GENTE COMO ASSIM, NO GABARITO DIZ QUE É C MAS CLARAMENTE A LETRA A É CORRETA

  • Ué? kkk

    A respeito dos leucócitos ou mastócitos?


ID
685399
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à violência urbana nas últimas décadas, têm aumentado os casos de lesões medulares por arma de fogo e acidentes de trânsito, que levam a incapacidades importantes em população jovem. Na abordagem de um paciente com suspeita de lesão medular, durante a avaliação da sensibilidade, é encontrada anestesia em alguns dermátomos. Assinale o par de segmentos medulares que melhor representaria uma anestesia nos quirodáctilos IV e V.

Alternativas

ID
723646
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os neurônios motores têm tamanhos diferentes e estão conectados às fibras musculares de diferentes características contráteis. O tamanho do neurônio motor influencia a ordem na qual este é recrutado pelo sistema nervoso. Este princípio é denominado Princípio de Henneman. Com base no Princípio de Henneman, considere:

I. O recrutamento ordenado das unidades motoras, especificamente pelo tamanho, permite o desenvolvimento regular e controle da força muscular.
II. As fibras musculares que estão conectadas aos neurônios motores menores têm respostas de contração muscular que são de duração relativamente longa e de amplitude baixa.
III. As fibras musculares que estão conectadas aos neurônios motores maiores têm respostas de contração muscular que são de duração relativamente longa e de amplitude baixa.
IV. As fibras musculares que estão conectadas aos neurônios motores menores têm respostas de contração muscular que são de duração relativamente curta e de amplitude alta.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra C

    Referência:
    Cinesiologia do aparelho musculoesquelético - Fundamentos para  Reabilitação

    As fibras musculares inervadas por neurônios motores pequenos apresentam respostas de condução de duração relativamente longa ("contração lenta") e de pequena amplitude. As fibras musculares associadas a neurônios motores maiores apresentam respostas de duração relativamente breva ("contração rapida") e de maior amplitude.
  • Para facilitar, o Princípio de Henneman pode ser intepertretado como a solicitação das fibras lentas para as rápidas, ou seja, dos neurônios motores pequenos (contração lenta - duração longa - amplitude baixa) para os grandes (contração rápida - curta duração - maiores amplitudes).


ID
723649
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A camada interna da cápsula articular é altamente vascularizada e pouco inervada. Um dos aspectos mais importantes do estrato sinovial é que as células especializadas, sinoviócitos, sintetizam o componente do fluido sinovial denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D

    Referência:
    TARNER, I.H. et all. The diferent stages of synovitis: acute vs chronic, early vs late and non-erosive vs erosive.

    As articulações sinoviais apresentam uma cavidade articular que permite grande mobilidade, esta cavidade contém o líquido sinovial, rico em ácido hialurônico. O líquido sinovial facilita o deslizamento das superfícies articulares e proporciona nutrição para a cartilagem hialina articular. O peguinha da questão está em tentar te confundir com ácido hialínico, pois como o líquido sinovial nutri a cartilagem hialina, pode haver confusão por parte do candidato. Porém, os sinovócitos sintetizam ácido hialurônico, comoponente importante do líquido sinovial.

ID
723652
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um dos sistemas energéticos é o sistema glicolítico anaeróbico. Dos tópicos elencados abaixo, são característicos deste sistema:

I. O ATP é ressintetizado na célula muscular.
II. O ácido lático é subproduto da glicólise anaeróbica.
III. Fornece energia para atividades de intensidade de longa duração.
IV. Capacidade máxima do sistema é 1,2 mol de ATP.
V. O Glicogênio, as gorduras e as proteínas são fontes combustíveis utilizadas de acordo com a sua disponibilidade.

correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    Referência:
    9 ago. 2007 – ASPECTOS METABÓLICOS DO EXERCÍCIO INTERMITENTE. METABOLIC ASPECTS OF THE INTERMITTENT EXERCISE. Paulo Henrique Marchetti e Fernando de Campos Mello.

    I) A célula muscular pode ressintetizar ATP através de reações enzimáticas que acontecem no citoplasma ou nas mitocôndrias. A PC (fosfocreativa) é restrita ao citoplasma da célula muscular, com uma concentração de aproximadamente 20mmol/kgww (mmol/kg massa seca [dm]), sendo três a quatro vezes maior do que a concentração intra-muscular de ATP. A PC no músculo pode ser utiliza-da para ressintetizar ATP numa taxa alta.
    II) A glicogenólise é a hidrólise do glicogênio muscular em glicose 1-fosfato, e a glicólise é a série de reações envolvidas na degradação da glicose 1-fosfato em lactato.
    III) Durante o exercício intermitente de alta intensidade, observa-se a utilização primária dos sistemas anaeróbios de ressíntese de ATP. Durante 10s de exercício máximo, a concentração de ATP nas fibras do tipo I não se altera; entretanto, a concentração cai aproximadamente 40% nas fibras tipo IIa e 70%, nas tipo IIb - exercícios intensos de curta duração, até os primeiros 180 segundos - depois entra a via oxidativa.
    IV) O rendimento energético equivale à energia para ressintetizar 2 Moles de ATP para cada Mol de glicose. A limitação da energia mobilizada depende da tolerância ao acúmulo de ácido láctico.
    V) Uma combinação ideal dessas três fontes energéticas é utilizada de acordo com a intensidade, duração e tipo de atividade, preparo fisico do atleta e dieta prévia ao exercício.

  • Fiquei com duvida a respeito do lactato, de resto eu considero toda a explicação correta. Sendo que o produto é lactato e não ác. lático a questão II estaria errada, não?


ID
723655
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Alterações da função do único sistema sensitivo com acesso direto às estruturas do prosencéfalo sem escala prévia no diencéfalo podem estar entre os sinais mais precoces da doença de Alzheimer. Este sistema é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D

    Referência:
    São Paulo, inverno de 2007 - Comissão do IV Curso de Inverno – Tópicos em Fisiologia Comparativa. . . Felten DL, Józefowicz. Atlas de Neurociência Humana de Netter. Editora Artmed – 2005. • Machado A. Neuroanatomia Funcional. Editora Atheneu – 2ª Edição

    O nervo olfatório se origina na túnica mucosa olfatória (no teto da cavidade nasal) e ao longo do septo nasal e parede medial da concha superior; termina no bulbo olfatório, na extremidade rostral do trato olfatório, que se liga a base do prosencéfalo. Esse é o único sistema sensitivo com acesso direto as estruturas do prosencéfalo sem escala prévia no diencéfalo. A função das células do complexo   prosencefálico basal   ainda é desconhecida, mas sabe-se que é um dos primeiros grupos celulares a morrer durante a evolução da doença de Alzheimer. Esta área tem sido associada às funções cognitivas, e podem ter papel essencial no aprendizado e na formação da memória.
    * No prosencéfalo basal estão presentes neurônios sintetizadores de GABA, importantes em promover o sono.

  • Concordo com a sua reposta, porém na questão ela é bem clara: ... sinais mais precoce da doença de Alzheimer. E dentre os principais sintomas precoce. não me recordo de alterações do olfato.



ID
723658
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As artérias elásticas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    Referência:
    Vários livros


    As artérias elásticas são também conhecidas como artérias condutoras, tendo em vista que sua principal função é o transporte do sangue. São as artérias de maior calibre. Exs: aorta, o tronco da artéria pulmonar e seus 2 ramos, ilíacas, braquiocefálicas, subclávias, porção inicial das carótidas. Conduzem o sangue para as artérias musculares e absorvem as ondas pulsáteis das sístoles cardíacas (o fluxo sanguíneo intermitente do coração converte-se em fluxo quase contínuo), pois são altamente distensíveis em baixa pressão transmural.
  • As artérias são classificadas em três tipos: artérias de grande calibre ou elásticas; artérias de médio calibre ou musculares; e artérias de pequeno calibre e arteríolas.

    As artérias elásticas têm como função servirem de tubos condutores, além disso facilitam o movimento do sangue ao longo de sua extensão.

    As artérias elásticas trabalham com grande pressão no seu interior, essa pressão é proveniente do ventrículo e é responsável por movimentar o sangue ao longo da árvore arterial. As artérias elásticas se distendem quando a pressão em seu interior se elevada (período de sístole), e ocorre retração elástica da parede arterial distendida no período de diástole. Essa retração elástica serve para manter a pressão arterial e o fluxo resultante do sangue no vaso.

    • túnica íntima: nas artérias elásticas, essa camada é relativamente espessa. A camada subendotelial é formada por tecido conjuntivo o qual contém fibras colágenas e elásticas, além disso deve-se ressaltar que o principal tipo celular existente nessa camada é a célula muscular lisa, a qual tem função contrátil e a função de produzir substância intercelular amorfa e fibrosa.
    • túnica média: é a camada mais espessa das três túnicas. Constituída por lâminas ou lamelas de material elástico arranjadas como lâminas fenestradas concêntricas, essa fenestrações facilitam a difusão das substâncias através da parede arterial. Entre essas lamelas elásticas estão situadas camadas de células musculares lisas, fibras colágenas e substância fundamental. As células musculares estão organizadas em espiral, e a função delas é produzir componentes colágeno e elástico, os quais irão compor essa camada.
    • túnica adventícia: é uma camada relativamente fina, constituída de tecido conjuntivo. O principal componente dessa camada são as fibras colágenas, as quais têm a função de evitar a expansão da parede arterial além de seus limites fisiológicos durante o período sistólico. Além das fibras colágenas, essa camada também apresenta uma rede frouxa de fibras elásticas, macrófagos e fibroblastos. A túnica adventícia contém vasos sangüíneos e nervos.
     
  • A letra A está errada pois a túnica média das artérias elásticas é mais espessa se comparada às outras túnicas dela mesma mas não às dos outros tipos de artérias, como as musculares por exemplo.

    A letra B está correta, pois elas possuem paredes espessas próximas ao coração. As artérias elásticas são também conhecidas como artérias condutoras, tendo em vista que sua principal função é o transporte do sangue. Incluem a aorta e os seus grandes ramos.

    A letra C está errada pois ela não contém quantidades substanciais de músculo estriado, e sim possui uma grande quantidade de camadas concêntricas de fibras elásticas, colágenas e reticulares e células musculares lisas entre elas.

    A letra D está errada pois a túnica média NÃO possui poucas fibras elásticas, mas muitas.

    A letra E está errada pois ela NÃO possuem paredes extremamente finas, pelo contrário, são as artérias mais calibrosas.


ID
751045
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A estrutura localizada na linha mediana do cerebelo, que participa do controle dos movimentos em curso e da postura, por meio das vias descendentes do tronco encefálico é denominada de

Alternativas

ID
751063
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

As áreas corticais responsáveis pela compreensão da linguagem e pela produção da fala estão localizadas predominantemente no hemisfério ........................ . A compreensão da linguagem falada ocorre na área de Wernicke, uma sub-região do córtex ........................ . A área de Broca, no lobo ............................ , fornece as instruções para a produção a linguagem falada.

Alternativas

ID
751066
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A micção é o processo de esvaziamento da bexiga urinária. Em relação à este processo é correto afirmar que:

Alternativas

ID
751072
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação ao cerebelo, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
751075
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A palpação do esqueleto e dos tecidos moles da mão é considerada difícil pela maioria dos fisioterapeutas devido ao tamanho das estruturas. Em relação à palpação do punho, é correto afirmar que

Alternativas

ID
751093
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à memória, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A memória imediata tem a duração de poucos segundos e é integralmente processada pelo sistema límbico.
( ) A conversão do armazenamento de curto prazo em armazenamento de longo prazo é denominada de consolidação.
( ) A memória de procedimento, designa a lembrança de habilidades e de hábitos e está relacionada ao aprendizado das habilidades motoras .
( ) A memória de procedimento, também denominada de memória não consciente, ou ainda, memória implícita é integralmente processada na amígdala e no hipocampo.

Alternativas

ID
751096
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação aos pares cranianos, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
751108
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um músculo flabeliforme é bastante largo, tem como função primária, elevar a mandíbula. As fibras mais anteriores desse músculo seguem quase verticalmente, as fibras médias estão em diagonal e suas fibras posteriores são, aproximadamente, horizontais. Como se denomina esse músculo?

Alternativas

ID
751126
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na região do quadril, o nervo isquiático pode ser comprimido pelo músculo piriforme (síndrome do piriforme). Quando este músculo é afetado, o paciente apresenta dor e fraqueza nos movimentos de:

Alternativas

ID
751135
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à palpação direta dos processos articulares de C3 a C7 é correto afirmar que

Alternativas

ID
751144
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto à enzima conversora da angiotensina(ECA) é correto afirmar que

Alternativas

ID
751162
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quando os músculos puxam em direções diferentes para realizar o mesmo movimento tem-se uma força conjugada. Quando a escápula é girada para cima há participação de 3 músculos que agem desta forma. Quais são esses músculos?

Alternativas

ID
831112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O mapa sensorial de um paciente portador de lesão medular revelou perda completa de sensibilidade a partir do nível dos mamilos.
Diante dessa situação, o fisioterapeuta pode concluir que a lesão apresenta-se no nível medular

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C
    T4 INERVA O CORAÇÃO.
  • Níveis de lesão medular:

    C4 Deltoide-- abdução ombro

    C5 bíceps braquial -- flexão cotovelo

    C6 extensores punho-- extensão punho

    C7  tríceps braquial -- extensão antebraço

    C8 flexores dos quirodáctilos

    T1 abdutor V dedo

    T2 ângulo esternal

    T4 mamilos

    T7 processo xifoide

    T10 umbigo

    T12 região inguinal
  • Colega
    Retificando

    T11 que é a região inguinal
  • Colega Elaine retificando, região inguinal é T12 - L1.


ID
1110184
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica quais os músculos que fexionam a articulação do cotovelo.

Alternativas
Comentários
  • (...) São os seguintes os músculos do complexo do cotovelo que podem ser testados:

    - braquial, bíceps braquial, braquiorradial, pronador redondo e flexor ulnar do carpo (flexores do cotovelo);

    - tríceps braquial e ancôneo (extensores do cotovelo);

    - supinador e bíceps braquial (supinação do antebraço);

    - pronador quadrado, pronador redondo e flexor radial do carpo (pronação do antebraço).


    Fonte: Fisioterapia: Teoria e Prática Clínica - Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Fisioterapia - Sílvia Maria Amado-João. Ed. Guanabara Koogan.


ID
1110190
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Tem a função de adução da articulação do ombro, rotação interna do ombro, elevação do tórax na inspiração forçada. A defnição refere-se

Alternativas
Comentários
  • O peitoral maior faz elevação do gradil torácico devido a inserção na face externa da 1ª a 6ª cartilagem costais, ajudando na inspiração forçada.


ID
1110211
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afrma a seguir sobre sistema nervoso e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A porção somática do sistema nervoso periférico inerva o músculo esquelético.
( ) Em repouso, os canais de sódio estão abertos muito mais amplamente do que os canais de potássio.
( ) A repolarização ocorre em decorrência da entrada de potássio na célula.
( ) A contração refexa dos músculos esqueléticos não depende da ativação dos centros cerebrais superiores.
( ) A porção do encéfalo mais envolvida no movimento voluntário é o córtex motor.

Alternativas
Comentários
  • (V) Sistema Somático (vias aferentes e eferentes) - pele e músculo estriado voluntário.

    (F) Em repouso o potencial elétrico está em equilíbrio.
    (F) A repolarização ocorre pela saída de potássio da célula.
    (V) A contração reflexa não depende da ativação de centros superiores cerebrais.
    (V) O córtex motor é o principal envolvido nos movimentos voluntário (via piramidal).
    Gabarito A.



ID
1110226
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a defnição correta da junção neuromuscular.

Alternativas
Comentários
  • A junção neuromuscular é a Sinapse entre o axônio e a placa de uma membrana plasmática do músculo.

  • Junção neuromuscular é a sinapse entre um neurônio motor somático e uma fibra muscular esquelética. A JNM inclui a terminação axônica e os botões sinápticos de um neurônio motor, mais a placa motora adjacente do sarcolema da fibra muscular


ID
1110235
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante o exercício, o sistema respiratório tem um papel no equilíbrio ácido-básico por

Alternativas
Comentários
  • Sra. Aline oliveira, no espaço "comentário" é para ser colocado um comentário que acrescente e nao simplesmente a letra com a resposta...isso tem sido frequente. 

  • Muita gente só tem acesso a respostas de 10 questões por dia e colocando pelo menos a letra ajudamos essas pessoas a estudarem olhando nos comentários. Acredito que por isso muita

  • Muita gente só tem acesso a respostas de 10 questões por dia e colocando pelo menos a letra ajudamos essas pessoas a estudarem olhando nos comentários. Acredito que por isso muita

  • Muita gente só tem acesso a respostas de 10 questões por dia e colocando pelo menos a letra ajudamos essas pessoas a estudarem olhando nos comentários. Acredito que esse seja o motivo de muita gente colocar pelo menos a letra da resposta correta.

  • A Ana tem razão. O acesso é limitado, eu mesma estudo pelos comentários. Obrigada por nos ajudar!

  • Caso a letra "C" fosse: "aumentar o pH sanguíneo por meio da hiperventilação" estaria correto. Pois o exercício leva ao aumento da produção de CO2, o que leva a redução do pH tornando o ácido. A hiperventilação aumentaria o pH com a eliminação de CO2.

  • Muito bem, mas acho que dessa forma não é justo com quem paga. É 14,90 mensal. Vale a pena. E está muito chato abrir os comentários pensando que tem algo que acrescente e tem a letra da resposta.


ID
1110238
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O estímulo inicial para a inspiração ou para a expiração é oriundo de neurônios localizados

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).

    Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração. O mais importante músculo da respiração, o diafragma, recebe os sinais respiratórios através de um nervo especial, o nervo frênico, que deixa a medula espinhal na metade superior do pescoço e dirige-se para baixo, através do tórax até o diafragma.

    Os sinais para os músculos expiratórios, especialmente os músculos abdominais, são transmitidos para a porção baixa da medula espinhal, para os nervos espinhais que inervam os músculos. Impulsos iniciados pela estimulação psíquica ou sensorial do córtex cerebral podem afetar a respiração.

    Em condições normais, o centro respiratório (CR) produz, a cada 5 segundos, um impulso nervoso que estimula a contração da musculatura torácica e do diafragma, fazendo-nos inspirar. O CR é capaz de aumentar e de diminuir tanto a freqüência como a amplitude dos movimentos respiratórios, pois  possui quimiorreceptores que são bastante sensíveis ao pH do plasma. Essa capacidade permite que os tecidos recebam a quantidade de oxigênio que necessitam, além de remover adequadamente o gás carbônico. Quando o sangue torna-se mais ácido devido ao aumento do gás carbônico, o centro respiratório induz a aceleração dos movimentos respiratórios. Dessa forma, tanto a freqüência quanto a amplitude da respiração tornam-se aumentadas devido à excitação do CR.

    http://www.afh.bio.br/resp/resp2.asp


ID
1209901
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Existem dois tipos de tecido ósseo. Nas fraturas, a lesão é primariamente recoberta por um tecido fibrocartilaginoso. Em algumas semanas forma-se uma “cicatriz”, que consiste no depósito de osso primário. Nos meses subsequentes, este calo é reestruturado, osso secundário, adotando a forma original de osso. Durante o processo de cicatrização da lesão, pode ocorrer a formação de uma “falsa” articulação. Osso primário, osso secundário e falsa articulação correspondem, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Tecido ósseo primário (RETICULAR)

    tecido ósseo primário (não lamelar) apresenta fibras colágenas dispostas em várias direções sem organização definida, tem menos quantidade de minerais e maior proporção de osteócitos quando comparada ao tecido ósseo secundário. Encontra-se pouco presente em adultos, persistindo apenas próximo às suturas dos ossos do crânioe nos alvéolos dentários.

    tecido ósseo primário é formado através de ossificação intramembranosa e surge a partir da diferenciação de células de tecido conjuntivo em osteoblastos. A membrana de tecido conjuntivo restante se condensa e forma o periósteo.

    Tecido ósseo secundário (LAMELAR)

    tecido ósseo secundário é a variedade geralmente encontrada no adulto. Sua principal característica é possuir fibras colágenas organizadas em lamelas de 3 a 7 μm (micrômetro) de espessura que, ou ficam paralelas umas às outras, ou se dispõem em camadas concêntricas em torno de canais com vasos formando os Sistemas de Havers ouósteons.

  • O osso não lamelar é sempre o primeiro osso a ser formado, mesmo em um adulto: quando este sofreu uma perda óssea grande ou uma fratura, forma-se inicialmente osso não-lamelar. Em seguida, é gradativamente substituído por osso lamelar.

    Devido ao arranjo não organizado de suas fibras colágenas, tem menos resistência a torção, pressão e tensão que o osso lamelar.

    O tecido ósseo lamelar é também denominado maduro ou secundário. É o osso definitivo encontrado nos adultos. Ele é muito resistente a tração e torção e é semelhante a uma placa de madeira compensada



ID
1209904
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A musculatura estriada esquelética pode ser classificada, de acordo com a função e a histologia, em musculatura vermelha e branca ou tipo 1 e tipo 2. De acordo com a quantidade de mitocôndrias, o metabolismo e a tendência a ocorrer quando não utilizada, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Tipo I, de contração lenta ou vermelhas, e isto devido à densi­dade capilar e ao conteúdo em mioglobina.

    Tipo II, de contração rápida ou fibras brancas, as quais se sub­dividem na lIa, IIb, e IIc.

    a)Fibras tipo I, de contração lenta, vermelhas ou ST(slow twitch) São fibras com menor diâmetro, com um maior fornecimento sanguíneo, quando expresso em capilares por fibra, possuem muitas e grandes mitocôndrias e muitas enzimas oxidativas. São por isso fibras com um metabolismo energético de predomínio aeróbico, resultando uma grande produção de ATP, permitindo esforços duradouros. Estas fibras predominam nos músculos dos atletas de endurance ou resistência.

    A enzima desidrogénase do succinato, que é uma enzima típica do metabolismo aeróbico, encontra-se em quantidades elevadas e constitui um marcador deste tipo de fibras. Têm uma grande atividade da NAD desidrogénase e da citocromo oxídase.

    b)Fibras tipo II, de contração rápida, brancas ou FT(fast twitch) São fibras brancas, de maior diâmetro, com predomínio de metabolismo energético de tipo anaeróbico. Possuem grandes quantidades de enzimas ligadas a este tipo de metabolismo, como por exemplo a CPK (creatinofosfoquínase), necessária à regeneração rápida de ATP a partir da fosfocreatina (CP). As quantidades das enzirnas desidrogénase láctica (LDH) e fosfofrutoquínase (PFK) são também elevadas. O músculo constituído por este tipo de fibras tem uma velocidade de contração, uma velocidade de condução na membrana e uma tensão máxima maior do que nas fibras do tipo I. Têm elevados níveis de atividade da ATPa­se miofibrilar, o que revela grande velocidade na elaboração das interações actina-miosina.

    Fibras subtipo IIb: constituem o subtipo mais característico. São fibras de contração rápida (fast twitch), nas quais o metabolismo anaeróbico é dominante, o que origina uma grande acumulação de ácido láctico no final do exercício. O componente aeróbico é reduzido.

    São fibras com um mau rendimento energético, que acumulam muito ácido láctico e H +, são de contração rápida e facilmente fatigáveis. Quando sujeitas a um treino de endurance, de características aeróbicas, tendem a apresentar características mais semelhantes às do subtipo lIa.

    Fibras do subtipo lIa: são também fibras brancas, com predomínio do metabolismo anaeróbico, mas já com uma capacidade oxidativa superior, o que as toma ligeiramente mais resistentes à fadiga do que as anteriores.

    Fibras do subtipo IIc: são fibras que se encontram no mús­culo em quantidades muito pequenas, cerca de 1% do total. Possuem predomínio do metabolismo anaeróbico e uma capacidade oxidativa bastante superior à encontrada nos subtipos anteriores, o que as coloca entre estas e as fibras tipo I, no que se refere à resistência à fadiga.


ID
1209910
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um segmento da medula espinal engloba a porção da medula que pertence a um determinado nervo espinal. De acordo com as funções neurais aferentes e eferentes, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • corno anterior: saem vias motoras e descem vias eferentes;

    corno posterior: saem vias sensitivas e sobem vias aferentes


ID
1209949
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As lesões cervicais são comuns na prática esportiva e têm como manifestações alterações sensoriais, dependendo no nível da lesão, na cabeça e nos membros superiores. De acordo com os dermátomos referentes às raízes da coluna cervical é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • http://questoesdefisiocomentadas.files.wordpress.com/2014/03/dermatomes-netter2.jpg

  • Questão que caberia recurso. C6 é região lateral do antebraço. C5 é lateral do braço.


ID
1209964
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O comprometimento do espaço subacromial ou supra-umeral em decorrência de função muscular inadequada, relações posturais e mecânica articular falhas, lesão de tecidos moles nessa região ou anomalias estruturais do acrômio leva à Síndrome do Impacto. Neste espaço encontram-se as seguintes estruturas anatômicas:

Alternativas
Comentários
  • Nao concordo com o gabarito letra c.

    No espaço subacromial temos o músculo supraespinhal, bursa subacromial e porção longa do músculo bíceps.

  • A síndrome do impacto do ombro (SIO) consiste em um processo inflamatório causado por um trauma ou excesso de movimentos repetitivos com o ombro em abdução maior que 90º, levando a uma degeneração das estruturas supra-umerais devido ao atrito do tendão do músculo supraespinhal e/ou bursa subacromial contra a superfície do acrômio e do ligamento coracoacromial, que formam o arco coracoacromial, gerando uma lesão tecidual acompanhada de um processo inflamatório causando dor e limitação da amplitude articular nos movimentos do ombro.

    O correto não sei bursa subacromial??

  • Porção longa do bíceps também faz parte do espaço subacromial. Questão que merece anulação.

  • Fiquei confusa com essa questão.

  • Pegadinha, o nome da bursa é subacromial subdeltóidea.

  • Essa questão deve ser anulada!
  • O ligamento coracoacromial liga o processo coracóide ao acrômio.

    Esse ligamento, juntamente com o acrômio e com o coracóide, fonna o

    arco coracoacromial sobre a articulação glenoumeral. No espaço suba·

    cromial, entre o arco coracoacromial superionnente e a cabeça umeral

    inferiormente, estão o tendão do músculo supra-espinal, a cabeça lon·

    gado tendão do bíceps e a bolsa subacromial. Cada uma dessas estruturas

    está sujeita à irritação e à inflamação resultantes tanto da translação

    excessiva da cabeça umeral como do impacto durante as atividades aci·

    ma da cabeça. Em indivíduos assintomáticos, o espaço subacromial ideal

    parece ser ao redor de 9 a 10 mm.s2.

    Logo, a alternativa D também está correta e essa questão deveria ser anulada.

    Referência: Técnicas em Reabilitação Musculoesquelética, William E. Prentice e Michael L. Voight


ID
1211107
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Após avaliação fisioterapêutica, é constada uma restrição na flexão do joelho. O músculo que está encurtado é o:

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso o quadricieps femural atual como antagonista. Seu encurtamento limita o movimento dos antagonistas responsáveis pela flexão do joelho (bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório; grácil).


ID
1211110
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O músculo responsável pela eversão do pé, depressão da cabeça do 1º metatarso e auxílio à flexão plantar do tornozelo é:

Alternativas
Comentários
  • Fibular longo



ID
1211113
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante avaliação da inervação dos músculos abdominais foi constatado deslocamento do umbigo superiormente. O fisioterapeuta deverá suspeitar de lesão na seguinte raiz nervosa e sua respectiva forma:

Alternativas

ID
1226686
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Indique, dentre as opções abaixo, as articulações do complexo da cintura escapular classificadas como articulações funcionais.

Alternativas
Comentários
  • Articulações Funcionais são conhecidas como DIARTROSES, que possuem tecido cartilaginoso e realizam múltiplos ângulos de movimentos.

  • art. glenoumeral e acromioclavicular: anatômica

    art. escapulotorácica e subacromial ou supraumeral: funcional.


  • o ombro é composto por art verdadeira e falsas (conhecidas como funcionais)

    art verdadeira são aquelas que estão osso\osso

    que sao as:

    glenoumeral acromioclavicular esternoclaviculas

    as art funcionais

    sao as:

    subdeltoidea(subacromial)

    escapulotoracica


ID
1226713
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os flexores da perna, também conhecidos por músculos “hamstrings”, são formados pelos músculos

Alternativas
Comentários
  • Esses músculos tem sua origem no quadril e vão se inserir nos dois ossos da perna – o semitendíneo e semimembranoso na tíbia e o bíceps femoral, na fíbula (o tendão pode ser sentido tocando a parte de trás e de fora do joelho). A ação desses músculos envolve estender o quadril, rodar e fletir o joelho.

  • Esses músculos tem sua origem no quadril e vão se inserir nos dois ossos da perna – o semitendíneo e semimembranoso na tíbia e o bíceps femoral, na fíbula (o tendão pode ser sentido tocando a parte de trás e de fora do joelho). A ação desses músculos envolve estender o quadril, rodar e fletir o joelho.


ID
1265227
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A motricidade involuntária está ligada em uma das vias descritas a seguir. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1265230
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No interior do túnel de Guyon, encontram-se respectivamente a seguinte artéria e o seguinte nervo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    http://www.nervus.com.br/o-que-tratamos/compressao-do-nervo-ulnar-no-punho-sindrome-do-canal-de-guyon.html

    O nervo ulnar pode ser comprimido no punho (síndrome do canal de Guyon), no cotovelo (síndrome do túnel cubital) e no pescoço (síndrome do desfiladeiro torácico). Uma história e um exame físico cuidadosos em geral são suficientes para firmar o diagnóstico e precisar o ponto de compressão.


ID
1265242
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A estrutura denominada “pata de ganso” é composta pelos tendões dos seguintes músculos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     É formada pelos tendões dos músculos sartóriográcil esemitendíneo, que participam da rotação medial, ou interna do joelho.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pata_de_ganso

ID
1265245
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência do trato respiratório inferior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Fazem parte das também chamadas Vias Aéreas Inferiores: traquéia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

  • D)Traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

  • Letra D. Traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos...


ID
1265254
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde corretamente com o par de nervos cranianos relacionado principalmente com a sensibilidade da face e com os músculos da mastigação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    nervo trigêmeo constitui, com o homólogo contralateral, o quinto (V) par de nervos cranianos.

    É assim chamado por possuir três ramos: o oftálmico, o mandibular e o nervo maxilar. É um nervo com função mista (motora e sensitiva), porém há o predomínio de função sensitiva. Controla, principalmente, a musculatura da mastigação e a sensibilidadefacial.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Nervo_trig%C3%AAmeo


ID
1265287
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à sequência temporal correta dos eventos na junção neuromuscular.

Alternativas
Comentários
  • A análise da transmissão sináptica por seu componente nervoso mostra que o axônio, além do sinal elétrico, carrega todo aparato bioquímico, representado pela acetilcolina, necessário para a transmissão no terminal nervoso.

    A entrada de cálcio é crítica para a liberação de acetilcolina. A presença do cálcio intracelular ativa um grupo de proteínas especializadas (sinaptofisina e sinapsina I) algumas vezes diretamente e outras indiretamente, através de outras proteínas como a calmodulina. Esse processo resulta na ativação da fusão das vesículas de acetilcolina na membrana pré sináptica e a liberação de seus conteúdos na fenda sináptica.

    No terminal nervoso existem receptores colinérgicos nicotínicos pré-juncionais que ativam a mobilização (estocagem e liberação) de acetilcolina quando o nervo é submetido a impulsos nervosos de alta freqüência (maior que 1 hertz). Exercem um papel de “feed-back” positivo.