-
A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.
letra e
-
Gabarito e
o tema discutido a respeito da aposentadoria da mulher mais cedo que do homem é observado de forma técnica e legal. Isso se verifica no texto no primeiro parágrafo:" A questão acerca da aposentadoria das mulheres em condições mais benéficas que aquelas concedidas aos homens suscita acalorados debates com posições não somente técnicas, mas também com muito juízo de valor de cada lado.
E também no último parágrafo: "A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30".
-
Vejamos alguns erros comuns na interpretação de textos:
a) é defendido por uma opinião pessoal do autor.
Contradição: Não raro, o texto apresenta ideias contrárias às do candidato, fazendo-o tirar conclusões equivocadas e, consequentemente, errando a questão.
b) é contestado legalmente no corpo do texto.
Redução: É o oposto da extrapolação. Dá-se atenção apenas a um aspecto, esquecendo que um texto é um conjunto de idéias, o que pode ser insuficiente para o total do entendimento do tema desenvolvido.
c) é visto como uma injustiça em relação ao homem.
Extrapolação(viagem): Ocorre quando se sai do contexto, acrescentado idéias que não estão no texto, quer por conhecimento prévio do tema quer pela imaginação.
d) é tido como legal, mas moralmente injusto.
Também possui o erro da Extrapolação, pois sai do contexto, acrescentado ideia que não está no texto.
e) é observado de forma técnica e legal.
Correto. “A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.”
-
Muito legal a explicação do Ronaldo Sena!
-
gab. E
é o que se depreende das últimas frases do texto que diz: A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.
No serviço público, que exige idade mínima, as mulheres podem se aposentar com cinco anos a menos de idade e tempo de contribuição que os homens.
-
-
Eu só acho que a galera pensa demais...
O texto simplesmente não exprime opiniao alguma do autor, apenas explicando o "porquê" das mulheres receberem um tratamento diferenciado na previdencia. (ponto)
-
o autor apenas descreve informações da atualidade.
-
Não é a letra ''A'' , por que tem uma parte lá em cima que falar ''levam algumas pessoas a defender''.. Pois ele não estar afirmando nada e esse texto é tipo uma redação não colocando tópicos de opinião, e no título é uma pergunta! Letra ''b'' NÃO É, por que ninguém estar contestando a redução da idade em relação de mulheres e homens para se aposentar, Letra ''C'' tbm não é, tbm não fala de injustiça , Letra ''D'' tbm fala a palavra Injusto que tbm continua no erro.. A resposta certa é a ''E'' o autor observa de forma técnica sem afirmar nada e sim de terceiros que aponta tudo isso de forma LEGAL
-
suscita acalorados debates com posições não somente técnicas, mas também com muito juízo de valor de cada lado.
letra e)
-
"A questão acerca da aposentadoria das mulheres em condições
mais benéficas que aquelas concedidas aos homens suscita
acalorados debates com posições não somente técnicas, mas também com
muito juízo de valor de cada lado".
" A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam de 35
anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30".
Letra: E
-
Muito Boa Questão!
-
O caminho que segui para solucionar a questão foi o da identificação da tipologia textual (sugerida nas alternativas propostas), a partir da dúvida entre as alternativas A e E. Não fosse o texto que abaixo transcrevo, teria errado a questão.
"3. Dissertação
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.
3.1 Dissertação-Exposição
Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia ideias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer. Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais, etc.
3.1 Dissertação-Argumentação
Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. Geralmente utiliza linguagem denotativa. É tipo predominante em: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas."
Fonte: http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html
-
"Já que as mulheres enfrentam... Há de compensar..."
Isso não é opinião do autor?
-
Letra E.
Comentário:
O autor desenvolve o texto abordando os motivos que levam algumas pessoas a defender formas de compensação para
mulheres por meio de tratamento previdenciário diferenciado. O autor se apoia num histórico da vida moderna e na legislação
previdenciária. Assim, a alternativa (E) é a correta. Por conta dessa abordagem, percebemos que as demais alternativas
estão realmente bem fora do contexto.
Gabarito: E
Prof. Décio Terror
-
gaba E.
daquelas questões que tem que ler todo o texto.
A questão acerca da aposentadoria das mulheres em condições mais benéficas que aquelas concedidas aos homens suscita acalorados debates com posições não somente técnicas, mas também com muito juízo de valor de cada lado. (já se sabe que uma das formas é técnica)
"..Essas dificuldades levam algumas pessoas a defender formas (não é opinião do autor)
".. A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30..." (forma legal)
-
quanto a B:
é contestado legalmente no corpo do texto.
-> não há - no texto - conflito entre duas pessoas, pelo menos, para ser levantada a hipótese de conflito, contenda
quanto a E
é observado de forma técnica e legal.
-> existe observação técnica e legal, apesar de dispositivos de lei não serem trazidos expressamente.