SóProvas


ID
1475281
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
                              É justo que as mulheres se aposentem mais cedo?


          A questão acerca da aposentadoria das mulheres em  condições mais benéficas que aquelas concedidas aos homens  suscita acalorados debates com posições não somente técnicas,  mas também com muito juízo de valor de cada lado.
         Um fato é certo: as mulheres intensificaram sua participação  no mercado de trabalho desde a segunda metade do século 20.
         Há várias razões para isso. Mudanças culturais e jurídicas  eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo:  um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua  primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.
         Avanços no planejamento familiar e a disseminação de  métodos contraceptivos permitiram a redução do número de  filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de
trabalho.
         Filhos estudam por mais tempo e se mantêm fora do  mercado de trabalho até o início da vida adulta. Com isso, o custo  de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter  fonte de renda para o sustento da casa.
        A tecnologia também colaborou: máquinas de lavar roupa, fornos micro-ondas, casas menores e outras parafernálias da vida  moderna reduziram a necessidade de algumas horas nos afazeres  domésticos e liberaram tempo para o trabalho fora de casa.
        A inserção feminina no mercado de trabalho ocorreu, mas  com limitações. Em relação aos homens, mulheres têm menor  taxa de participação no mercado de trabalho, recebem salários
mais baixos e ainda há a dupla jornada de trabalho. Quando  voltam para a casa, ainda têm que se dedicar à família e ao lar.
        Essas dificuldades levam algumas pessoas a defender formas  de compensação para as mulheres por meio de tratamento  previdenciário diferenciado. Já que as mulheres enfrentam
dificuldades de inserção no mercado de trabalho, há de  compensá-las por meio de uma aposentadoria em idade mais jovem.
         A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam  de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.
        No serviço público, que exige idade mínima, as mulheres  podem se aposentar com cinco anos a menos de idade e tempo  de contribuição que os homens.

                                                          (Marcelo Abi-Ramia Caetano, Folha de São Paulo, 21/12/2014.)

Dizer que as mulheres intensificaram sua participação no mercado de trabalho desde a segunda metade do século XX equivale a dizer que

Alternativas
Comentários
  • Amigos, marquei a "C" como correta e surpreendentemente acertei, contudo não passou de um chute, visto que ao dizer que as mulheres intensificaram sua participação, seria (ao meu ver) o mesmo que dizer que o trabalho feminino já existia e as mulheres já estavam no mercado de trabalho. Isso não corresponde à resposta "C", a qual afirma que as mulheres entraram no mercado de trabalho há pouco tempo. Ora! qual seria o sentido de intensificar a participação? Acertei, mas não compreendi, ajudem-me!!!

  • c) as mulheres entraram no mercado de trabalho há pouco tempo.


  • Questão muito subjetiva...

  • marque "c".. por ser a Menos errada .. 

  • nao veja nenhuma questao que se aproxima do termo" intensificaram sua....."

  • Ridiculo.

    Entrar é uma coisa intensificar é outra totalmente diferente

  • não tem o que explicar, Daniel Lopes, eu marquei a "c" porque é a menos absurda, mas também não tem nada haver com a afirmação.

  • FGV né amigos ? Não espero nada diferente ://

  • Estamos no século 21 ! Pouco tempo mesmo ! Ridículo essa questão
     !

  • Nas provas da FGV, vale a menos errada.

  • Sem comentários

  • " as mulheres intensificaram sua participação no mercado de trabalho desde a segunda metade do século XX" Pouco tempo? kk mds

  • essa banca tem que acabar, pelo amor de Deus

  • "POUCO TEMPO, MÉTADE DO SÉCULO XX ???" PELO AMOR DE DEUS, ME POUPE!!! RSRSRS

  • Não acredito que é a letra "c". Se intensificaram a participação, elas já estavam no mercado de trabalho. 

  • resposta nada a ver. A resposta "d" é a MENOS errada. 

  • esse "Há pouco tempo" na verdade é uma enálage, pois faz referência ao presente daquela época: segunda metade do séc 20.

  • Também não encontrei raciocínio 100% para responder, mas mesmo assim aqui vão os meus 50 centavos:

     

    a) o trabalho feminino não existia antes dessa época.  ERRADA: o trabalho sempre existiu para ambos os sexos, mas tanto a oferta e a procura sempre tendeu esmagadoramente para o lado do homem.


    b) a atividade de trabalho até essa época apelava para a força física. ERRADO:

     

    c) as mulheres entraram no mercado de trabalho há pouco tempo. ERRADO/CERTO? no mínimo um ponto de interrogação devido ao verbo "entraram" e à expressão "há pouco tempo".

    "entraram" - como explicado na alinha a) as mulheres sempre estiveram presentes no mercado de trabalho, mas se a sua presença é irrisória será que elas estão claramente presentes nesse mercado? Não será que elas só "entraram" definitivamente quando a sua presença passou a não mais ser desprezável, mas sim indispensável para além de dúvida? Elas passaram a ser tidas como iguais perante os homens em termos de mão-de-obra (ocupando as mesmas vagas, não em termos de remuneração infelizmente) ocupando vagas anteriormente impensáveis para as mulheres e em nº nunca antes visto!

    "há pouco tempo" - por outro lado, à quanto tempo existe o "mercado de trabalho"? De quanto data a primeira procura/oferta de trabalho? Certamente à pelo menos algumas unidades de milhar de anos com as civilizações antigas conhecidas. 100 anos é mais do que muita gente vive, mas em 5000 anos pode ser considerado "relativamente" pouco tempo.

     

    d) os homens exploravam as mulheres até a época citada. ERRADO. Infelizmente, tanto homens como mulheres continuam, no meu ponto de vista a explorar outras mulheres no tocante a relação profissional, basta ver que pelo mesmo trabalho ganham menos e ralam muito mais para subir na carreira. Ainda assim, não vejo a exploração de alguém estar relacionada com o fato de ela estar ou não no mercado de trabalho. Você pode ser explorado estando ou não no mercado de trabalho (sim, dona de casa pode ser explorada e muito!)

     

    e) as famílias passaram a ter menos filhos desde o século XX. ERRADO. Foi exatamente o contrário: após a segunda guerra mundial surgiu o baby boom.

  • Resposta sem sentido algum acho q todos q fizeram essa prova chutaram essa questão.

  • Não me surpreendi com a resposta, pois essa questão é bem a cara dessa banca. Totalmente irracional. Acho que quiseram perguntar uma coisa e acabaram se enrolando, é tudo na intensão de derrubar o candidato. Se tivesse interesse em escolher o mais bem preparado, não aconteceria isso.

  • Responder uma questão como esta, temos que ir pela mais correta. Essa  é a dica dos professores.

  • Não vamos tentar entender uma questão dessa Daniel Lopes! Apenas se acostumar ao que essa bendita banca pede!

  • Se uma questão dessa caísse em minha prova pediria recurso na hora

  • A nossa sorte é que a FGV é ruim para todos. Saíra melhor em suas provas quem entrar na mesma brisa do examinador no dia da prova.

  • Apesar de ter acertado a resposta, não concordo, pois foi por eliminação. Na verdade não vi resposta plausível para essa questão, visto que "intensificar" denota aumentar e não dizer que até então a mulher não trabalhava!

  • Ao meu ver todas estão erradas. 


    a) o trabalho feminino não existia antes dessa época.

    Errado, pois eles diz: intensificaram sua participação no mercado de trabalho, ou seja, se intensifiou é porquê já existia, mas a partir do séc 20 cresceu, ficou mais forte,tornou-se mais evidente.


    b) a atividade de trabalho até essa época apelava para a força física.

    Errado, em nenhum momento isso é mostrado como justificativa,ao invés disso ele cita, Avanços no planejamento familiar e a disseminação de  métodos contraceptivos permitiram a redução do número de  filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de trabalho.

     Sabemos que nem todos os trabalhos a força física eram ou é necessária, a justificativa mesmo pra mulher não ter chance,era a visão antiga que o dever dessa é apenas cuidar da casa e dos filhos, e o trabalho fora de casa seria reservado apenas ao homem.


    c) as mulheres entraram no mercado de trabalho há pouco tempo.

    Errado, não é necessariamente certo ,dizer que porquê se intensificou a partir da metade do séc. 20 que faz pouco tempo que elas entraram no mercado de trabalho, por exemplo hipotético: Elas podem ter começado a entrar no mercado de trabalho em 1800, mas apenas a partir de 1950 que entraram com força no mercado de trabalho.


    d) os homens exploravam as mulheres até a época citada.

    Errado, em nenhum momento foi dito que até a segunda metade do séc. 20 as mulheres eram exploradas. A a mulher ainda é vista em várias culturas  até hoje como sexo frágil (o que seria mais um motivo contra a entrada dela no mercado de trabalho), mas o texto não diz em nenhuma parte que elas eram exploradas ou usa como justificativa a  exploração do sexo feminino para não alcançar uma vaga no mercado de trabalho. As justificativas foram mencionadas anteriormente. O que se fala no texto é que por ela ter uma dupla jornada de trabalho (tendo um empego e cuidando da casa, o que aos meus olhos e de outros é uma exploração), a mesma deve direito a uma diferenciação previdenciária.


    e) as famílias passaram a ter menos filhos desde o século XX.

    Errada, pois quando se fala em século 20, refere-se ao período total, ou seja , o século inteiro, mas no texto vimos que foi apenar a partir da metade do séc. 20.


    Conclusão: como todas as alternativas estariam erradas ,na minha humilde opinião, mas temos que escolher uma letra, e essa foi C, justificaria que deveríamos nesse caso usar nosso conhecimento de História e não interpretação de textos, pois sabemos, que se compararmos com o homem, a mulher entrou no mercado de trabalho, oficialmente e significa mente de forma tardia, atrasada, ou seja, é realmente algo novo,que faz pouco e ainda hoje em muitos cantos em nosso próprio o país o homem sustenta a ideia que a mulher não deve trabalhar, assim como tem ainda mulheres que crescem com ideia de apenas serem donas de lar.


    Valeu galera, espero ter ajudado alguém.






  • Marquei a "C" porque ela expressa ideia de tempo e a preposição desde também, mas concordo com o pessoal,a FGV tá fod... "há pouco tempo" é presumir de mais.

  • por exclusão restou a (c) ... simples assim FGV !

  • Fiquei na dúvida entre a "c" e a "e"... Perfeito o comentário do Erivan Gadelha, realmente todas estão incorretas.

  • Guilherme Pan, não fique assim, existem meios de se responder a questão, a técnica que melhor se aplica é a da eliminação. Nuca fique revoltado ou triste por não acertar uma questão, a hora de errar é agora, o lugar é aqui. Continue fazendo as questões, estude que te vejo lá na posse. Boa sorte, força, coragem e foco. Abraços!!!

  • Acertei por exclusão. Concordo com os que afirmaram que a questão foi mal formulada...

  • Intensifica-se algo que já está em ação!
    Mal formulada a questão. ERRADA!

  • Questão super incoerente!!! 

  • Que questão ridícula! 

  • Letra C


    A menos incoerente. Mais que absurdo ou preguiça da FGV, nenhuma questão está realmente correta. Na tentativa de confundir eles acabaram criando uma questão passível de anulação.

  • Se esta questão não foi anulada, para mim este concurso foi marmelada...

    Ao meu ver intensificar é ampliar uma coisa que já existe... A alternativa marcada como correta não é a correta, mas a menos errada.
  • Imagina você deixar passar a chance de ser aprovado por causa de uma questão ridícula dessa!

  • Quem fez esse concurso deve ter pedido anulação dessa questão... procurei a "menos errada" e nenhuma encaixou... 

  • Estão todas erradaaaaaaaaaaaasssssssssssssss!!! Pronto, simples!

    As mulheres já estavam no mercado de trabalho, apenas intensificaram sua participação no mesmo. 

  • Questão super incoerente!!! 

  • intensificar = a aumentar. Logo  a participação feminina, a parti da segunda metade do sec. 20, no mercado de trabalho, apenas foi aumentada; o que nos faz pensar que antes já existia mulheres no mercado , mesmo que em número insignificante.

  • ora! quando o autor infere "...intensificaram sua participação..." ele afirma explicita e implicitamente que antes já existia o trabalho por parte de das mulheres, porém, de forma menos expressiva. a alternativa que melhor condiz tal assertiva é a letra "c"

  • Assim fica difícil FGV!!!

  • olha, se a alternativa "C" está correta, a "A" também está. Porque se as mulheres entraram no mercado de trabalho na metade do século XX, como menciona a alternativa "C", é porque antes dessa dessa época o trabalho feminino não existia!!!

  • PEDRO ROCHA:

    ali A FGV  fala que "AS MULHERES INTENSIFICARAM SUA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO"

    LOGO SE INTENSIFICOU, AMPLIOU, EFETIVOU A PARTICIPAÇÃO, OU SEJA, ELA EXISTIA DE FORMA SUCINTA, DE FORMA MEIGA E DISCRETA, PORÉM A PARTIR DO SECULO XX AS MULHERES QUE JÁ ESTAVAM NO MERCADO DE TRABALHO PORÉM DE FORMA MICROSCÓPICA PASSARAM A TER PARTICIPAÇÃO MAIOR, 


    DE ACORDO COM A QUESTÃO FUI REALIZANDO A ELIMINAÇÃO DAS QUESTÕES MAIS RIDÍCULAS AO MEU VER, TEMOS DE TER UM OLHAR CRITICO E QUANDO NÃO SABEMOS PARTIMOS PARA O CHUTE MAIS CERTO,

    a)o trabalho feminino não existia antes dessa época.

    EXISTIA DE FORMA SUCINTA

    b)a atividade de trabalho até essa época apelava para a força física.

    NÃO FALOU NADA DISSO NO TEXTO

    c)as mulheres entraram no mercado de trabalho há pouco tempo

    SIM POSSIVELMENTE, VIRTUDE SER A MAIS CERTA DAS ALTERNATIVAS " SEPARA ESSA E VAMOS COMPARAR"

    d)os homens exploravam as mulheres até a época citada.

    TALVEZ, MAS FALA ALGO DISSO NO TEXTO? NÃO, ENTÃO NÃO INTERESSA PARA NÓS

    e)as famílias passaram a ter menos filhos desde o século XX.


    SIM MAS TEM ALGO A VER COM MERCADO DE TRABALHO?


    LEMBRANDO AQUI QUE PELOS MILHARES DE VÍDEO AULAS QUE ASSISTO :

    VÁ PRIMEIRAMENTE A LEITURA DA QUESTÃO, UMA VEZ QUE ALI PODE ESTAR TUDO QUE VOCÊ NECESSITA PARA A INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO, NÃO PERCA TEMPO LENDO O TEXTO E DEPOIS INDO RESPONDER, VÁ A QUESTÃO SUBLINHE O QUE SE PEDE E ESQUECE O TEXTO, ASSIM VC NÃO CONFUNDE MAIS AINDA A CABEÇA E GANHA TEMPO.

    ABRAÇOS E BOA SORTE, QUE VENHA A FGV  "FISCAL DE POSTURAS NITERÓI 2015"

  • Marquei letra E por entender que o trecho em negrito do parágrafo seguinte "Avanços no planejamento familiar e a disseminação de métodos contraceptivos permitiram a redução do número de filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de trabalho" retomava a ideia de intensificar a participação da mulher no mercado de trabalho.

  • Letra C.

     

    Comentário:

     

    A alternativa (A) está errada, porque o verbo “intensificaram” faz subentender que havia trabalho feminino antes deste

    período.

     

    A alternativa (B) está errada, por ter inserido informação não indicada no texto, nem sugerida. Isso é chamado de

    extrapolação do texto.

     

    A alternativa (C) é a correta, levando em conta que o século XX terminou há pouco, em relação aos dados inseridos

    no texto. Na realidade, no texto, o verbo “intensificaram” transmite a ideia de que a mulher já participava deste mercado

    de trabalho, porém com bem pouca expressão. Por isso, na alternativa, o verbo “entraram” não seria o adequado. Mas,

    como as demais alternativas não transmitem ideias compatíveis ao texto, esta realmente é a correta.

     

    A alternativa (D) está errada, pois o texto não menciona, nem indica que os homens exploravam as mulheres até a época

    citada.

     

    A alternativa (E) está errada, pois não há relação direta entre a informação do pedido da questão com a ideia de que as

    famílias passaram a ter menos filhos desde o século XX. Essa informação é um reflexo da relação econômica atual, e

    não necessariamente uma consequência de as mulheres intensificarem a presença no mercado de trabalho.

     

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Décio Terror

  • Acertei a questão apesar de considerar este gabarito um absurdo. Todas as opções estão incorretas, pelo menos de acordo com o que está escrito no enunciado e também pela maneira como cada alternativa foi elaborada. Acho que a mais correta seria a d), se estivesse escrito: "os homens exploravam mais as mulheres até a época citada''.

    Enfim, dizer que intensificar a participação no mercado de trabalho e entrar no mercado de trabalho são a mesma coisa é para deixar qualquer um inseguro na hora de marcar a resposta nas provas desta banca.

  • a) o trabalho feminino não existia antes dessa época. ERRADO!  Intensificar significa que já existia, só que em menor número.

    b) a atividade de trabalho até essa época apelava para a força física. ERRADO! Onde tem essa informação no texto?

    c) as mulheres entraram no mercado de trabalho há pouco tempo. GABARITO! Maneira simples de entender: a história do trabalho começa a milhares de anos, e vem evoluindo a partir disso, claro que o século passado é um fato recente considerando toda a evolução cronólogica do termo citado.

    d) os homens exploravam as mulheres até a época citada. ERRADO! Onde tem isso no texto?

    e) as famílias passaram a ter menos filhos desde o século XX. ERRADO! Isso não é a causa das mulheres estarem mais presentes no mercado de trabalho, é a consequencia. 

  • Essa questão não é sobre Reescritura de Texto, mas sim Interpretação. Organize melhor o site, QC

  • Questão confusa

  • a) Existia, com certar limitações: “A inserção feminina no mercado de trabalho ocorreu, mas com limitações. Em relação aos homens, mulheres têm menor taxa de participação no mercado de trabalho, recebem salários mais baixos e ainda há a dupla jornada de trabalho. Quando voltam para a casa, ainda têm que se dedicar à família e ao lar.”

    b) Negativo. O que havia eram restrições sem sentido. “Mudanças culturais e jurídicas eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo: um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.”

    c) Correto. As mulheres entraram no mercado de trabalho há pouco tempo. “Avanços no planejamento familiar e a disseminação de métodos contraceptivos permitiram a redução do número de filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de trabalho.”

    d) Extrapolação. “Em relação aos homens, mulheres têm menor taxa de participação no mercado de trabalho, recebem salários mais baixos e ainda há a dupla jornada de trabalho.”

    e) Negativo. “Mudanças culturais e jurídicas eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo: um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.”

  • gabarito C

    Mudanças culturais e jurídicas eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo: um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.

  • Fundação das Grandes Viagens

  • Vai por eliminação que vai dar certo.
  • Gente, pelo amor de Deus uma dica p essa banca, sinceramente!!