SóProvas


ID
1475287
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
                              É justo que as mulheres se aposentem mais cedo?


          A questão acerca da aposentadoria das mulheres em  condições mais benéficas que aquelas concedidas aos homens  suscita acalorados debates com posições não somente técnicas,  mas também com muito juízo de valor de cada lado.
         Um fato é certo: as mulheres intensificaram sua participação  no mercado de trabalho desde a segunda metade do século 20.
         Há várias razões para isso. Mudanças culturais e jurídicas  eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo:  um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua  primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.
         Avanços no planejamento familiar e a disseminação de  métodos contraceptivos permitiram a redução do número de  filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de
trabalho.
         Filhos estudam por mais tempo e se mantêm fora do  mercado de trabalho até o início da vida adulta. Com isso, o custo  de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter  fonte de renda para o sustento da casa.
        A tecnologia também colaborou: máquinas de lavar roupa, fornos micro-ondas, casas menores e outras parafernálias da vida  moderna reduziram a necessidade de algumas horas nos afazeres  domésticos e liberaram tempo para o trabalho fora de casa.
        A inserção feminina no mercado de trabalho ocorreu, mas  com limitações. Em relação aos homens, mulheres têm menor  taxa de participação no mercado de trabalho, recebem salários
mais baixos e ainda há a dupla jornada de trabalho. Quando  voltam para a casa, ainda têm que se dedicar à família e ao lar.
        Essas dificuldades levam algumas pessoas a defender formas  de compensação para as mulheres por meio de tratamento  previdenciário diferenciado. Já que as mulheres enfrentam
dificuldades de inserção no mercado de trabalho, há de  compensá-las por meio de uma aposentadoria em idade mais jovem.
         A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam  de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.
        No serviço público, que exige idade mínima, as mulheres  podem se aposentar com cinco anos a menos de idade e tempo  de contribuição que os homens.

                                                          (Marcelo Abi-Ramia Caetano, Folha de São Paulo, 21/12/2014.)

“Mudanças culturais e jurídicas eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo: um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.”
Os exemplos citados nesse segmento do texto

Alternativas
Comentários
  • a) comprovam as mudanças citadas.


  • muitíssimo cuidado com as questões de interpretação da FGV, se formos fazer uma análise crítica do texto, a "b" e a "c" estariam certas, mas como são duas com o mesmo sentido podemos eliminar e fazer a analise contextual, que de forma muito simples e aparentemente irónica relata a alternativa "a". Digo isso porque se houvesse apenas uma alternativa contrariando a afirmação, eu a teria marcado.

  • Correta letra A. Nas questões de interpretação de texto, devemos nos atentar para o dispositivo da questão para não respondermos algo que é certo no nosso íntimo, mas não é aquilo que está sendo pedido na questão.

  • Não, não, a reposta desta é "a", sem dúvida, sem celeumas...

  • questão dada é questão acertada

  • Para quem analisar de modo amplo Poderia ser também a letra D. indicam a permanência de determinadas restrições - já que existem de fato restrições no mercado de trabalho para as mulheres sejam elas legais ou ilegais, Mas, como o elaborador da questão decidiu retirar um fragmento do texto (em falta do que fazer), que por sinal entra em contradições com a ideia geral do texto (isto é a meu ver as restrições que ainda aparecem paras as mulheres). Assim, pegar um fragmento que se contrapõem as ideias gerais do texto, de certo causa confusão (arbitrariedade) - questão mal feita.


  • o texto após os dois pontos faz alusão a restrições, já que de forma atrasada foi possibilitado acesso a mulheres em instituição de que o Governo participa. ao meu ver a letra d, nesse sentido, poderia também ser resposta para a questão. sobretudo qto a ocupação de cargo de chefia, em termos temporais, muito depois de a primeira mulher conquistar cargo de nível mais inferior. 

  • Resposta letra (A) 
    Os exemplos comprovam a mudança de cultura da época, ou seja, a forma de pensar de dava emprego. A partir de meados do século XX em diante, começou a se contratar mulheres, coisa que sem a mudança de cultura (forma de pensar) não aconteceria.
  • Essa é fácil....

  • Jamais falem que uma questão é fácil, por favor. Achei que fosse a letra D. Eles botam os dois pontos e falam de uma restrição, fora o tempo que as mulheres tiveram acesso aos cargos de chefia.

  • Caro concurseiro  Julio Lopes....Mudanças culturais e jurídicas eliminaram restrições ...(ELIMINARAM)..ou seja ," comprovaram as mudanças citadas". Isso quer dizer que a letra "A" é corretíssima. Obrigado.E vamos continuar lendo os comentários dos colegas, pois isso nos ajuda muito. Grato.

  • FGV adora treta.

  • Colega falou que é questão de interpretação, mas ao meu ver é compreensão pois o enunciado pede apenas sobre algo que está no texto ( mais especificamente no trecho citado)

  • Vi um comentário em uma outra questão que achei bastante válido, com a FGV tem que ter muito cuidado para não fazer interpretação extensiva, deve se restringir ao que está no texto. Em uma interpretação mais extensiva, a letra D poderia estar correta, mas em uma interpretação mais focada no texto e enunciado a letra A está mais correta.

  • resposta Letra A, aquem está por dentro de "pontuação" (:) , sabe que o "dois pontos"  também serve para explicar, esclarecer algo anteriormente falando, a questão já era mole, vc ssbendo usar um pouco da gramática fica mais fácil ainda!

  • Letra A.

     

    Comentário:

     

    Os exemplos citados confirmam a ideia de que as mulheres entraram de vez no mercado de trabalho tardiamente em

    relação ao homem.
    Assim, comprovam as mudanças citadas, isto é, as mudanças no perfil da mulher e, por consequência, da sociedade

    brasileira. Assim, a alternativa (A) é a correta, e fica patente que as demais alternativas estão bem fora do contexto,

    concorda?!

     

     

     

    Gabarito: A

     

     

     

    Prof. Décio Terror

  • Essa questão foi tão fácil que por pouco não quis acreditar que era a FGV.

     

    Força guerreiros, a vitória se aproxima!