SóProvas


ID
1475308
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

            Se as mulheres enfrentam dupla jornada de trabalho, a forma  eficiente de resolver o problema é por meio de mudanças  culturais que tornem os homens mais ativos nos afazeres  domésticos e por meio de boas creches e escolas que deixem as  mães mais tranquilas com o cuidado dos filhos.
           Não parece apropriada a ideia de que um problema de  equidade do mercado de trabalho seja resolvido por uma saída  antecipada deste mesmo mercado, mas, sim, por uma política  efetiva de promoção de igualdade laboral entre homens e  mulheres.
           Alguém pode argumentar que mudanças culturais são difíceis  de concretizar. São, mas não impossíveis. O leitor com mais de 40  anos deve se recordar que muitos consideravam os cintos de
segurança como meros acessórios dos carros e que o cigarro  reinava em propagandas, restaurantes, aviões e salas de aula das  universidades.

Defendendo a ideia de que mudanças culturais são possíveis, o autor do texto 2 apela, no último parágrafo, para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Alguém pode argumentar que mudanças culturais são difíceis  de concretizar. São, mas não impossíveis... deve se recordar que muitos consideravam (ELEMENTOS DISTINTOS) os cintos de segurança como meros acessórios dos carros e que o cigarro  reinava em propagandas, restaurantes, aviões e salas de aula das  universidades.

  • Gabarito C.

    ...muitos consideravam os cintos de segurança como meros acessórios dos carros e que o cigarro  reinava em propagandas, restaurantes, aviões e salas de aula das  universidades.



  •  Alguém pode argumentar que mudanças culturais são difíceis  de concretizar. São, mas não impossíveis. O leitor com mais de 40  anos deve se recordar que muitos consideravam os cintos de segurança como meros acessórios dos carros e que o cigarro  reinava em propagandas, restaurantes, aviões e salas de aula das  universidades.



  • Achei que o gabarito também poderia ser a letra A, visto que ele, o autor, também parece se inserir nas pessoas que viram as mudanças culturais acontecerem não ??

  • Ele usa de elementos de distintos (cintos de segurança e cigarro) para argumentar que as mudanças culturais são possíveis.

  • Também raciocinei nesse sentido, Franklin Freitas.

  • Também pensei assim, Franklin e Hugo. Mas, raciocinando melhor, não podemos ter certeza de que ele se insere no grupo (pessoas com mais de 40 anos), por mais que seja o que pareça.

  • Eis aí o meu bloqueio... Não consegui "traduzir" ELEMENTOS DISTINTOS. Considerei verdadeiro devaneio de alternativa. Prática identificável da banca.

  • não poderia ser a letra A pois não há uma pessoa com autoridade no assunto para falar sobre ele. fosse talvez um antropólogo ou historiador afirmando que essas mudanças são possíveis, aí sim teríamos um argumento de autoridade.

  • bastava ver a conjunção "COMO" (comparativa)....em como meros acessórios.....

  • Tinha marcado a C mas fiquei tão cismada com A, que mudei para ela e perdi a questão. Tinha cara daquelas forçadas interpretativas da FGV. Segue o baile.