SóProvas


ID
147559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido
a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em
1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das
mudanças climáticas, além da necessidade de redução das
emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair
o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir
para as enormes consequências das mudanças climáticas, o
cientista admitiu que a dependência mundial em relação
aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as
energias renováveis não serão consagradas totalmente nos
próximos 50 anos.

Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as
múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens
que se seguem.

Embora não tenha sido ratificado pelos EUA, o Protocolo de Kyoto consistiu em tomada de posição política multilateral e, ainda que considerado pouco abrangente por muitos, constituiu uma espécie de ponto de partida para uma ação global com o objetivo de reduzir as agressões à natureza advindas de um modelo econômico historicamente predatório.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    Esse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento.

    Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma, comprometeram-se a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases.

    As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Europeia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e, principalmente, China, não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.

    O Protocolo de Kyoto não apenas discute e implanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto. Diante das metas estabelecidas, o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, desligou-se em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.
  • Em 28/3/01 os EUA anunciam que não vão ratificar o Protocolo de Kyoto, um tratado internacional que visa conter o aquecimento da Terra. Segundo o presidente do país, George W. Bush, o tratado contraria os interesses econômicos norte-americanos, porque exige a redução das emissões de gases estufa, como o dióxido de carbono, que resulta da queima de combustíveis fósseis. Como o modelo industrial norte-americano é movido a carvão e petróleo, teria de ser remodelado a um alto custo. Os EUA temem perder competitividade industrial se cumprirem o tratado. O país é responsável, sozinho, por um quarto das 6 bilhões de toneladas de gás carbônico, lançadas anualmente na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, elaborado em 1997 no Japão, deveria ser ratificado por pelo menos 55 países industrializados que se comprometeriam a diminuir em 5,2% suas emissões de gases que provocam o efeito estufa, principalmente de dióxido de carbono (CO2), até 2012. Poucas nações o fizeram.

    Notícia publicada em 28/03/2001

    fonte: 
    https://almanaque.abril.com.br/materia/efeito-estufa-estados-unidos-no-vo-ratificar-protocolo-de-kyoto-16463