- ID
- 1475773
- Banca
- FGV
- Órgão
- SEDUC-AM
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Sociologia
- Assuntos
Em seu Etapas do Pensamento Sociológico, Raymond Aron destaca a importância dos estatísticos, como Adolphe Quetelet e Le Play, para a Sociologia. Eles produziram estudos administrativos e investigações censitárias sobre as causas da mortalidade, da criminalidade e de muitos outros problemas sociais, mensurando e comparando séries de dados empíricos. Na introdução de seu Ensaio de Física Social (1835), Quetelet se pergunta se as ações humanas estão submetidas a leis: "Se se quiser proceder de modo seguro, deve-se buscar a solução na experiência. Nós devemos antes de mais nada perder de vista o homem tomado isoladamente e passar a considerá-lo como uma fração de sua espécie. Despindo-o de sua individualidade, nós eliminaremos tudo que é acidental. (...) É o corpo social o que nós queremos estudar."
(Traduzido e adaptado de L.-A. QUETELET. Sur l'homme et le developpement des ses facultes, ou Essai de physique sociale, 1835, L. I, p. 1 ss.)
Com base no trecho acima, assinale a opção que identifica, para os estatísticos dos Oitocentos, as motivações do comportamento do homem em sociedade.