SóProvas



Questões de Relação entre Indivíduo e Sociedade


ID
6892
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo o pensamento de Karl Marx (O Capital) há duas divisões do trabalho inteiramente diversas: primeiro, existe a divisão social do trabalho, entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho que são levadas a cabo, independentemente umas das outras, por produtores privados; segundo, há a divisão de trabalho entre trabalhadores, cada um dos quais executa uma operação parcial de um conjunto de operações que são, todas, executadas simultaneamente e cujo resultado é o produto social do trabalho coletivo. Baseado nesses pressupostos teóricos, assinale a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente "a divisão do trabalho no seio da produção"  requer propriedade privada. Ex.: cooperativas, etc. 
  • Em relação à letra d achei este texto na internet (http://www.gestrado.org/?pg=dicionario-verbetes&id=238)
    "Há duas divisões de trabalho inteiramente diversas a serem consideradas:

    1) a divisão social do trabalho entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho. Ou seja, no caso do capitalismo, uma divisão do trabalho que se dá na troca entre capitalistas individuais e independentes que competem uns com os outros.
    2) A divisão do trabalho entre trabalhadores, onde cada um executa uma operação parcial de um conjunto de operações, cujo resultado é o trabalho coletivo.
    Ou seja, há uma divisão do trabalho na troca e uma divisão do trabalho na produção.
    São mutuamente relacionadas, porém, suas origens e seu desenvolvimento são diferentes: a) a divisão do trabalho na sociedade (na troca) requer uma distribuição ampla dos meios de produção entre grande número de produtores independentes; b) A divisão do trabalho no seio da produção pressupõe a concentração dos meios de produção como propriedade privada exclusiva dos capitalistas."
    Acho que o erro está na palavra distribuição, enquanto que o certo é concentração


ID
6898
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito de processo de trabalho foi desenvolvido por Karl Marx em O Capital (Volume I, Parte Terceira, Cap. V). Segundo esse autor, os elementos componentes do processo de trabalho são: (1) o trabalho propriamente dito, uma atividade adequada a um fim; (2) o objeto de trabalho, a matéria sobre a qual se aplica o trabalho; e (3) os meios de trabalho. Baseado nessa formulação teórica, assinale a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não ficou clara para mim. Gostaria de saber o quê, exatamente, está errado nessa afirmativa. Seria a energia mental? Eu sei que energia fisica e espiritual está correto, pois no livro O Capital está assim: "Além do esforço dos órgãos que trabalham, é exigida
    a vontade orientada a um fim, que se manifesta como atenção durante
    todo o tempo de trabalho, e isso tanto mais quanto menos esse trabalho,
    pelo próprio conteúdo e pela espécie e modo de sua execução, atrai o
    trabalhador, portanto, quanto menos ele o aproveita, como jogo de suas
    próprias forças físicas e espirituais."
  • Creio que esteja com o gabarito errado. Marquei o item C porque ao final deveria constar matéria transformada ou manufaturada e não matéria-prima.
  • Colegas, segundo o professor Jefferson Mendes o item b é falso pois as energias espirituais não são condicionantes para a teoria.

  • Essa questão foi anulada pela banca.
  • Essa questão foi anulada pela banca.


ID
89242
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na acepção de Marx e Engels em A Ideologia Alemã, datada de 1845-6, o processo de divisão técnica do trabalho na manufatura, incluindo-se a divisão entre trabalho manual e intelectual é, essencialmente, divisão entre classes sociais, burguesia e proletariado, isto é, relação entre capital e trabalho, a base da exploração e da dominação social.
(Rubini Liedke, Elida, "Trabalho".In: Cattani, Antonio David, Trabalho e Tecnologia, Dicionário Crítico, Petrópolis: Vozes; Porto Alegre: Ed. Universidade, 1997, p. 268).

A partir desse pressuposto teórico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei que fosse para marcar a alternativa correta e não a incorreta, pois no trecho não diz nada sobre trabalho livre.
  • Por favor, alguém poderia esclarecer esta questão. Fiquei sem entender...
  • A resposta do gabarito é a C, mas na verdade conclui que é a menos errada 

    Os erros das outras são

    A) não ocorre uma troca equivalente, segundo Marx a força de trabalho gera mais valor do que ele mesmo custa, este excedente é chamado de MAIS-VALIA, que fica retido com o capitalista na forma LUCRO.

    B) Marx afirma que na sociedade capitalista o trabalhador se torna a força de trabalho apenas isto, uma mera engranagem da maquina produtiva.

    D) Na verdade não foi uma critica de Marx, mas uma abordagem que ele fez sobre a relações de produção capitalista, e também acrescentou com a produção de valores de troca

    E) Na verdade segundo Marx, a força de trabalho é a única alternativa que o trabalhador possui para garantir, por meio do salário, sua sobrevivência.


    Foi isso que conclui lendo varios artigos sobre Marx.

    Att
  • Na acepção de Marx e Engels, conforme a abstração concebida, a expressão "trabalho livre" significa separação entre a força de trabalho e a propriedade dos meios de produção, pois, a partir desse momento o trabalhador não é mais o detentor único do ciclo produtivo do trabalho. Ele passa a assumir apenas um papel dentro do ciclo de produção, como um desdobramento natural do processo de divisão técnica do trabalho na manufatura, incluindo-se a divisão entre trabalho manual e intelectual e, essencialmente, pela divisão entre classes sociais, burguesia e proletariado, isto é, relação entre capital e trabalho, a base da exploração e da dominação social.



ID
104284
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A característica fundamental na definição de fato social é

Alternativas
Comentários
  • Em nenhum dos livros e resenhas que li sobre o fato social, veio falando sobre a hierarquia ou característica sobre o fato social.

  • Fatos sociais são todas as manifestações da sociedade que se impõem sobre o indivíduo “e devem ser tratados como coisas”.
    Para Durkheim, fatos sociais são “toda maneira de agir ou pensar, fixo ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter”.
    A coercitividade vem antes da exterioridade e da generalidade. Deste modo, a coercitividade e mais fundamental, pois sem ela não existe a exterioridade nem a generalidade.

  • questão extremamente mal formulada, sem generalidade e exterioridade nao existe coercao, nenhum autor faz essa reflexao que separa qual é o mais importante, eh como questionar se a galinha veio antes do ovo e vice-versa

ID
104290
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere a passagem abaixo.

A mercadoria não se impõe como uma coisa ou um conjunto de coisas, mas antes como uma lógica (...) A tese da reificação desconhece o essencial da teoria socioeconômica do Capital. Os seres humanos não se tornam coisas. Isto só sucede na escravidão (anterior e exterior à extensão das mercadorias) e na prostituição.

(Henri Lefebvre. Sociologia de Marx, 1979, p. 73)

O autor a quem se dirige a crítica acima delineada é

Alternativas

ID
104293
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de específico; por um lado, as conexões e a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo.

Essa concepção da ciência social é proposta por

Alternativas
Comentários
  • RETIRADO (WEBER, 1991, p. 88).Em outras palavras, Weber procura apreender o específico a manifestações culturais ocidentais que podem ser: o capitalismo, a cidade ocidental, a burocracia, os tipos de dominação, os tipos de ação, a vida sócio-cultural, etc.
  • Gabarito: C

     

    "Para o sociólogo alemão, o objetivo da ciência social deve contemplar a busca de leis – embora elas sejam aqui de utilidade limitada1 – e, sobretudo, as causas das condutas, mas não pode se limitar a elas. Para ser fiel ao seu destino, a ciência social precisa encontrar o sentido que os indivíduos atribuem a suas ações. Ou seja, a verdadeira ciência social deve partilhar o caminho da Explicação com as outras ciências, mas deve também se aventurar num percurso solitário em busca da Compreensão (Verstehen)." 

     

    Fonte: Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil

  • Breves comentários acerca dos demais autores:

     

    Giddens: destaca três principais visões das ciências sociais: causação social, funcionalismo e naturalismo.

    Durkeim: "A sociologia é uma ciência independente das demais ciências sociais e da filosofia. A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos, considerados como “coisas”.  A causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenômenos sociais que outro percebe. Para explicar um fenômeno social, deve-se procurar sua causa. Todos os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, formando uma realidade especial. "

    Mills: descreve o pensamento sociológico como uma prática criativa, que define como “imaginação sociológica”.

    Simmel: desenvolve o conceito de sociação.


ID
104296
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere o trecho abaixo.

É possível classificar a forma como Bourdieu aborda a estratificação da sociedade entre as teorias que apresentam, simultaneamente, características do esquema geral weberiano e do tratamento dado por ...... ao uso do estilo de vida como um símbolo da classificação social.

(Marcelo Medeiros. As Teorias da Estratificação da Sociedade e o Estudo dos Ricos, BIB, n. 57, 2004, p. 81-82)

Preenche corretamente a lacuna do trecho acima:

Alternativas

ID
104302
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo que NÃO corresponde ao arcabouço metodológico da abordagem dialética é

Alternativas

ID
104305
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir do arcabouço metodológico proposto por Émile Durkheim, no que se refere às fases de uma investigação científica, a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá pessoal.
    A seguência correta do pensador é:
     Definir - Classificar - Explicar - Provar
  • As fases de uma investigação científica de Emile Durkheim a sequência correta é:

    Defenir, Classificar, Explicar e Provar.


ID
104308
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho.
(Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250)

A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx chama a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia


    Bons Estudos!!!


ID
104314
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em sua obra O Suicídio, Émile Durkheim inverte o método de investigação por ele preconizado no livro As Regras do Método Sociológico. A inversão realizada é:

Alternativas

ID
104317
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Max Weber, a luta pela apropriação diferencial dos bens em uma dada sociedade pode ser caracterizada a partir de três dimensões. Correlacione corretamente a dimensão ao seu conceito:

Alternativas
Comentários
  • Pareto analisou adesigualdade sob o ponto de vista de existência:

    1. De elites: formadas pelas pessoas que apresentavam os mais elevados índices no seu ramo de atividade.
    2. De não-elites: fadadas à subordinação.

    Já para Marx, a desigualdade de classes determinaria todas as demais desigualdades e resultaria da opressão dos que possuem a propriedade dos meios de produção sobre os que não a possuem.

    Max Weber separava analiticamente três categorias de estratificação: econômica ( classes), social (grupos de status) e política (partidos).

    A teoria da estratificação social considera que a sociedade distribui os indivíduos e as famílias em vários degraus diferentes quanto à riqueza, ao poder, ao prestígio e, para autores mais recentes, à cultura. Os indivíduos podem ser agrupados em várias camadas ou estratos sociais.


ID
104320
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando analisa a mercadoria, Karl Marx enfatiza o duplo caráter do trabalho nela materializado, considerando-o em sua relação com o valor de uso e com o valor de troca. As categorias do trabalho estão respectivamente relacionadas com essas duas formas do valor:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O trabalho considerado na economia de troca, sob o ponto de vista do gasto de energia humana, chama-se  abstracto , o trabalho considerado sob o ponto de vista da forma como se gasta a energia chama-se  concreto.  O trabalho abstracto cria o valor, o trabalho concreto cria valor de uso.

    Fonte: marxists.org


ID
104326
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à sociologia do conhecimento presente em Marx, Weber e Durkheim, a associação adequada entre, de um lado, a forma de entendimento do mundo empírico (princípio de realidade) e a sua transposição para o modelo conceitual (princípio de conhecimento) é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendo por que não ser a letra A. As noções de luta de classes e consciência de classe, respectivamente, se adéquam perfeitamente a esse esquema.

  • IDENTIDADE = WEBER


ID
104332
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere ao espaço urbano, segundo o paradigma estrutural-funcional marxista, é correto afirmar:

Alternativas

ID
183220
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

"A intelectualização e a racionalização crescentes não equivalem, portanto, a um conhecimento geral crescente acerca das condições em que vivemos. Significam, antes, que sabemos ou acreditamos que, a qualquer instante, poderíamos, bastando que o quiséssemos, provar que não existe, em princípio, nenhum poder misterioso e imprevisível que interfira com o curso de nossa vida; em uma palavra, que podemos dominar tudo, por meio da previsão. Equivale isso a despojar de magia o mundo. Para nós não mais se trata, como para o selvagem que acredita na existência daqueles poderes, de apelar a meios mágicos para dominar os espíritos ou exorcizá-los, mas de recorrer à técnica e à previsão. Tal é a significação essencial da intelectualização".

No trecho citado acima, retirado do ensaio "A Ciência como vocação", Max Weber caracteriza aquilo que entende ser um processo "realizado ao longo dos milênios da civilização ocidental", do qual a ciência participa como "elemento e motor". Weber denomina este processo

Alternativas
Comentários
  • Quanto a esta questao não há dúvida de que Weber argumenta sobre o processo de desencantamento do mundo, visto que os processos de previsão caracteristicos das sociedades menos complexas cada vez foram perdendem -e continuam perdendo nas sociedades complexas também- a noção mágica e geral para se focar nas técnicas e nos métodos.
  • Texto extraído da obra de Weber, diz respeito ao processo de desencantamento, que se dá em 2 sentidos. O sentido religioso significa desencantar o mundo através da religião. A religião pode muito bem mudar a forma de viver das pessoas, reformulando sua postura em relação ao mundo. 
    Já o sentido racional significa que a ciência desencanta explicações mágicas que temos sobre o mundo, também fazendo c/ que reformulemos nossa postura em relação a este.
  • Acho lamentável a técnica da FCC. Ela prefere medir se o leitor decora os termos empregados pelos autores do que o conhecimento do conteúdo e da essência das teses. Bastava inverter, colocar um cabeçalho "Weber propôs a teoria do desencantamento nas sociedades que empregaram o intelectualização e racionalização crescentes Por esta tese compreende-se:". Aí colocava o cabeçalho na alternativa junto com outras sínteses teóricas que não equivalem ao pensamento de Weber. Isto mede se o concursando leu e absorveu a essência do pensamento de Weber. Não a denoaminação que ele deu a sua tese. De qualquer forma, dancemos conforme a música.
  • GABARITO E 

    A intelectualização e a racionalização geral não significam, pois, um maior conhecimento geral das condições da vida, mas algo de muito diverso: o saber ou a crença em que, se alguém simplesmente quisesse, poderia, em qualquer momento, experimentar que, em princípio, não há poderes ocultos e imprevisíveis, que nela interfiram; que, pelo contrário, todas as coisas podem – em princípio - ser dominadas mediante o cálculo. Quer isto dizer: o desencantamento do mundo. Diferentemente do selvagem, para o qual tais poderes existem, já não temos de recorrer a meios mágicos para controlar ou invocar os espíritos. Isso consegue-se graças aos meios técnicos e ao cálculo. Tal é, essencialmente, o significado da intelectualização. (A Ciência como Vocação Max Weber -   http://www.lusosofia.net/textos/weber_a_ciencia_como_vocacao.pdf)


ID
195040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir dos conceitos de estratificação e mobilidade sociais, julgue os itens subsequentes.

Max Weber faz distinção entre três dimensões da sociedade: ordem econômica, representada pela classe; ordem social, representada pelo status ou estamento; ordem política, representada pelo partido. Cada uma dessas dimensões possui estratificação própria.

Alternativas
Comentários
  • Social stratification. Weber also formulated a three-component theory of stratification, with Social class, Social status and Political party as conceptually distinct elements. Social class is based on economically determined relationship to the market (owner, renter, employee etc.). Status class is based on non-economical qualities like honour, prestige and religion. Party class refers to affiliations in the political domain. All three dimensions have consequences for what Weber called "life chances" (opportunities to improve one's life).
  •  Sociologia da estratificação social: Estratificação social é a área da sociologia que se ocupa da pesquisa sobre a posição dos indivíduos na sociedade e explicitação dos mecanismos que geram as distinções sociais entre os indivíduos. Ao contrário de Marx, que explicava estas diferenças apenas com base em fatores econômicos, Weber mostrou que as hierarquias e distinções sociais obedecem à lógicas diferentes na esfera econômica, social e política. Sob o aspecto econômico as classes sociais são diferenciadas conforme as chances de oportunidades de vida, escalonando os indivíduos em grupos positiva ou negativamente privilegiados. Do ponto de vista social, indivíduos e agrupamentos sociais são valorizados conforme atributos de valor, dando origens a diversos tipos de grupos de status. Diferente também é a lógica do poder, em que os indivíduos agregam-se em diferentes partidos políticos. A análise weberiana demonstra que existem diferentes mecanismos sociais de distribuição dos bens sociais, como a riqueza (classe), a honra ou prestígio social (grupos de status) e o poder (partidos) e que cada um deles cria diferentes tipos de ordenamento, hierarquização e diferenciação social.fonte wikipedia



  • postar em inglês , cada uma...

  • correto - importa isso ou

    no maximo uma explicação pequena ou um mnemónico...


ID
195046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das relações de poder e legitimação, julgue o próximo item.

A forma legítima de dominação carismática, de acordo com Max Weber, está baseada na designação do líder pela virtude da fé na validade do estatuto legal.

Alternativas
Comentários
  • p { margin-bottom: 0.08in; }

    A alternativa se refere à dominação LEGAL, pela qual se obedece a alguém em virtude e regra estatuída (lei, regulamento, estatuto legal).

    A dominação carismática é baseada no carismo pessoal do governante; em suas qualidades excepcionais, tais como poder intelectual ou oratório. Prevaleceu nos regimes nazista e fascista

  • No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato que a dominação está assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular.Weber definiu as dominações como a oportunidade de encontrar uma pessoa determinada pronta a obedecer a uma ordem de conteúdo determinado.

    Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação. Os princípios fundamentais da burocracia, segundo o autor são a Hierarquia Funcional, a Administração baseada em Documentos, a Demanda pela Aprendizagem Profissional, as Atribuições são oficializadas e há uma Exigência de todo o Rendimento do Profissional. A obediência se presta não à pessoa, em virtude de direito próprio, mas à regra, que se conhece competente para designar a quem e em que extensão se há de obedecer. 

    Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação. Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (não legais) ao meu ver seria um tipo de “lei moral”. 

    Dominação Carismática (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados). Ela assenta sobre as “crenças” transmitidas por profetas, sobre o “reconhecimento” que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais.  Weber coloca que a forma mais pura de dominação carismática é o caráter autoritário e imperativo. 

    Fonte: http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-weber.htm


ID
213040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A: Durkheim combinou a pesquisa empírica (método científico) com a teoria sociológica. 


  • Como se sabe, a sociologia, na intenção de se constituir como ciência, teve que se apoiar em outras ciências já constituídas.


ID
213043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Antes de propor o método adequado para o estudo dos fatos sociais, em seu livro As Regras do Método Sociológico, Emile Durkheim aponta quais são os fatos que podem receber essa denominação. De acordo com Durkheim,

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, não há nenhuma palavra que torna a alternativa B equivocada. Haveria duas questões corretas.
  • C: errada. Os fatos sociais não são fenômenos orgânicos, são exteriores. 

    A e E: erradas. Fato social tem a ver com consciência coletiva ( outro conceito de Durkheim).
  • Marquei B. Não entendi a questão

  • Características de Fato Social:

    Coercitividade: característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

    Exterioridade :relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.

    Generalidade : os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade

  • Concordo com o comentário do colega Rafael Aguiar. Alguém sabe o motivo da alternativa B estar errada?

  • A alternativa B está errada, na minha opinião, pois Durkheim não admitia que todos os acontecimentos humanos dotados de interesse social poderiam ser considerados fatos sociais.Para ele, que um fato seja considerado social há que possuir as três características principais.


ID
213046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Emile Durkheim, o método a ser utilizado na sociologia

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. O sociólogo não emite um parecer sobre uma "representação social". Por exemplo: Deus é uma representação social. Deus existindo ou não, se segmentos da sociedade acreditam nele, trata-se de uma representação que merece ser estudada, e por conseguinte verdadeira. Durkheim jamais emitiria um juízo de valor sobre uma questão "metafísica": ele está preocupado com o que os seres humanos fazem com as representações derivadas do convívio inter pares, não em afirmá-las como Verdade ou mentira.
  • concordo com Rafael. Esse gabarito é um absurdo para qualquer sociólogo

  • Concordo com os colegas. Tá quase que impossível fazer essas questões. Tô super insegura com o QC.

  • Colega, Rafael. Discordo de você, em parte. O desafio de Durkheim foi, nas formas elementares da vida religiosa, mostrar que a divindade, como ela é apresentada sendo um ser superior não existe, portanto não é verdadeira.

  • Tem que ficar insegura com o CESPE, Ludmila, e não com o QC!!!

  • Questão absurda!!! Em que texto Durkheim afirma que o método a ser utilizado na Sociologia deve estabelecer se uma representação social é "comprovada, cientificamente, como falsa ou verdadeira"?? Esses nem são os termos usuais do autor! O que realmente importa para Durkheim é estudar a coerção que as representações sociais - como fatos sociais - exercem sobre o conjunto da sociedade e se tais representações favorecem ou não a coesão das relações sociais ao longo do tempo! Uma vez que determinada representação pode ser caracterizada como um fato social, ela já deve ser objeto de estudo do Sociólogo e pouco importa se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso! O fundamental é o papel que tal representação exerce na interdependência dos indivíduos em uma sociedade!    

  • Ufa! Bom ver o depoimento dos colegas. Estava começando a achar que a sociologia de Durkheim era uma prática de valoração maniqueísta e banal.

  • Querem culpar o QC que só pega questões de provas passadas. Aff

    O erro é da banca, não do QC.


ID
213049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de fato social comum e fato social patológico... 
    Muito boa a questão 
  • Quando comparamos sociedades estruturalmete semelhantes, e alguns fatos sociais se repetem, temos a indicação de que estes são fatos sociais "normais", que fazem parte do próprio funcionamento desse sistema. Se encontrarmos, porém, fatos sociais que só existem em uma sociedade entre várias comparáveis, podemos considerá-los como "patológicos". Sua presença seria uma "exceção", mostrando que aquele fato social "patológico" não faz parte do funcionamento do sistema (senão, sociedades parecidas apresentariam o mesmo fato social, já que apresentariam também o mesmo sistema).

    fonte: sociologiadiario.blogspot.com.br
  • Durkheim aparece no cenário da sociologia afirmando que o crime não possui caráter patológico como se costuma avaliar, mas sim o qualifica como um fato social dentro da normalidade, em razão de ser algo genérico, pois o crime acontece em todas as sociedades. Durkheim afirma que “o crime é normal porque uma sociedade isenta dele é impossível”

  • Para Durkheim o crime é um fato social normal quando o mesmo ocorre na média da sociedade e  porque não há sociedade sem crimes, mesmo que estes sejam diferentes entre as sociedades. Todavia, o crime enquanto fato social patológico, anormal, ocorre quando o mesmo se dá de maneira extraordinária ou eventual.


ID
213052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação à objetividade da ciência social, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Weber trabalha com a sociologia compreensiva que procura entender o sentido objetivamente visado das ações. Busca compreender de forma objetiva a vontade de uma ação social praticada pelo individuo.


ID
213055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do sentido da sociologia compreensiva, de acordo com Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Oberve qual enunciado dialoga o que está sendo proposto.
  • A possibilidade de entender a sociedade e suas instituições passa por uma análise do comportamento individual.

    Reescrevendo a letra e: a sociologia estuda comportamentos ( ações), as condutas do outro, com referência no sentido subjetivo do ator. 

  • Ação social é aqeula que cria expectativas de repercussão social. O sentido da ação deve visar a resposta de outrem.

  • A sociologia compreensiva desenvolvida por Weber se interessa pela compreensão interpretativa da ação social, objeto, para assim explicá-la em seu curso e seu efeito. Reposta correta: E.

  • É a ciência que estuda o comportamento o do homem na sociedade. Max Weber, produziu a sociologia compreensiva, onde ele se mostra preocupado com a compreensão das atitudes dos indivíduos na sociedade, considerando que a sociologia poderia então, explicar melhor determinados fragmentos da realidade social. 


ID
213058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à compreensão nas ciências sociológica e econômica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre a D e a E.  Acabei errando =(
    Cuidado com os enunciados que têm o sentido muito genérico.
  • Weber - individualismo metodológico - a sociedade como totalidade social é o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes. Qual o papel do sujeito na compreensão da vida social? Weber parte do individual para o todo. 

  • A: errada. A idéia de Weber é a seguinte: no domínio dos fenômenos naturais, só podemos apreender as regulari
    des observadas por meio de propo sições de forma e natureza matemáticas.

    B: errada. No caso da conduta humana, a compreensão é, num certo sentido, imediata: o professor compreende o comportamento dos que acompanham suas aulas, o viajante compreende por que o motorista do táxi pára diante do sinal vermelho. Não é necessário constatar quan tos motoristas se detêm diante do sinal vermelho para entender por que razão eles agem assim. A conduta humana tem uma inteligibilidade intrínseca, que vem do fato de que os homens são dotados de consciência.
    C:errada. As condutas sociais têm uma textura inteligível que as ciências da realidade humana são capazes de apreender. Esta inteligibilidade não significa que o sociólogo ou o historiador compreendam intuitivamente tais condutas. Pelo contrário, o cientista social as reconstrói gradualmente, com base em textos e em documentos.
    D:errada. Do fato de sermos capazes de compreender resulta que podemos explicar fenômenos singulares sem a intermediação das proposições gerais. Há um vín culo entre a inteligibilidade intrínseca dos fenômenos humanos e a orientação histórica destas ciências. Não que elas visem sempre ao que aconteceu uma só vez, e se interessem exclusivamente pelas características singulares dos fenô menos. Como compreendemos o singular, a dimensão propriamente histórica assume, nas ciências que têm por objeto a realidade humana, uma importância e um alcance que ela não pode ter nas ciências da natureza.
    fonte: 

ID
213061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando o problema da causalidade nas ciências histórica e sociológica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Para chegar a objetividade segundo Weber, o sociólogo deve fazer o segunte percurso:

    1)  estabelece  leis  e fatores  hipotéticos  que  servirão  como  meios  para  seu  estudo;  
    2)  analisa  e  expõe ordenadamente  “o  agrupamento  individual  desses  fatores  historicamente  dados  e  sua combinação concreta e  significativa”, procurando  tornar  inteligível a causa e natureza dessa significação;  
    3)  remonta  ao  passado  para  observar  como  se  desenvolveram  as  diferentes características individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procura fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores, e
    4) avalia as constelações possíveis no futuro

    Fonte: um toque de classicos
  • Gabarito: E

     

    Segundo Max Weber, a investigação causal pode se orientar em dois sentidos: causalidade histórica e causalidade sociológica. A primeira determina as circunstâncias únicas que provocaram um certo acontecimento. A segunda pressupõe a determinação de relação regular entre dois fenômenos. Por exemplo: o fenômeno A favorece mais ou menos fortemente o fenômeno B.

     

    Fonte: http://resumodaobra.com/max-weber-raymond-aron-etapas-pensamento-sociologico-geracao-passagem-seculo-historia-sociologia/


ID
213067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quanto ao método comparativo na sociologia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sobre o uso da indução para chegar a uma conclusão sobre um fenômeno social, "A sociologia não tem de tomar partido por uma das grandes hipóteses que dividem os metafísicos. Ela não precisa afirmar a liberdade nem o determinismo. Tudo o que ela pede que lhe concedam é que o princípio de causalidade se aplique aos fenômenos sociais. E, ainda assim, esse princípio é por ela estabelecido não como uma necessidade racional, mas somente como um postulado empírico, produto de uma indução legítima. Visto que a lei da causalidade foi verificada nos outros reinos da natureza e que progressivamente ela estendeu seu domínio do mundo físico-químico ao mundo biológico, e deste ao mundo psicológico, é lícito admitir que ela igualmente seja verdadeira para o mundo social; e é possível afirmar hoje que as pesquisas empreendidas sobre a base desse postulado tendem a confirmálo. Mas a questão de saber se a natureza do vínculo causal exclui toda contingência nem por isso está resolvida."

    Sobre a experimentação indireta, segundo Durkheim "Temos apenas um meio de demonstrar que um fenômeno é causa de outro: comparar os casos em que eles estão simultaneamente presentes ou ausentes e examinar se as variações que apresentam nessas diferentes combinações de circunstâncias testemunham que um depende do outro. Quando eles podem ser artificialmente produzidos pelo observador, o método é a experimentação propriamente dita. Quando, ao contrário, a produção dos fatos não está à nossa disposição e só podemos aproximá-los tais como se produziram espontaneamente, o método empregado é o da experimentação indireta ou método comparativo.

    Sobre o método das variações concomitantes, Granja Garcia explica que "na administração da prova vemos a sedução que o método das variações concomitantes de Mill (John Stuart Mill) exercia sobre Durkheim e, segundo suas próprias palavras: Muito diferente é o que acontece com o método das variações concomitantes. Com efeito, para que ele seja demonstrativo, não é necessário que todas as variações diferentes daquelas que se comparam tenham sido rigorosamente excluídas. O simples paralelismo dos valores pelos quais passam os dois fenômenos, contanto que tenha sido estabelecido num número suficiente de casos suficientemente variados, é a prova de que existe entre eles uma relação. Esse método deve esse privilégio ao fato de atingir a relação causal, não a partir de fora como os precedentes, mas a partir de dentro."

     


ID
213073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das migrações e da perspectiva sociológica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Escola de Chicago surgiu nos EUA no fim dos anos de 1910, com o intutito de estudar os grandes centro urbanos e os fenômenos sociais que decorrem do processo de urbanização acelerada, das migrações, da violência, desemprego, aculturação, getização, entre outros elementos. A Escola de Chicago inaura a etnografia urbana.

  • Gabarito: C

    Considerando que o nomadismo é uma espécie de migração e que, portanto, os nômades são também migrantes, parece-me que alternativa “b” também está correta. Veja-se:

    • Nomadismo: apesar de ser muito rara na atualidade, essa modalidade de migração é caracterizada pela ausência de fixação permanente. As pessoas nômades mudam de lugar periodicamente e não estabelecem moradia fixa em nenhum lugar.

    FONTE: mundo educação (https://m.mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm)

    Portanto, seria cado de anulação da questão, por apresentar duas respostas corretas.


ID
213094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em duvida em etre a letra B e E. Mas acabei acertando ;)
  • EXPLICAÇÃO DAS ALTERNATIVAS

    A) Nenhum sociólogo afirmaria que uma "ciência é neutra". Fora de questão.

    B) O Direito sozinho não garante que não haja convulsões e perturbações em uma dada sociedade. Ele é um instrumento para ajudar a proporcioná-la, sem dúvida, mas há outros fatores que garantem a "estabilidade" na sociedade. Além disso, Estados em que as Constituições muito mudem podem ainda assim - em cenário de insegurança jurídica - ter uma vida social relativamente pacífica e ordenada.

    C) Jamais. O Direito tem de ser estudo historicamente - ele nasce com o homem, e o homem nasce como ser social.

    D) São relações de poder. O que provavelmente está errado na questão é que da forma como o item foi formulado, ficou parecendo que os anseios de qualquer indivíduo na sociedade poderiam gerar mudanças na Lei e nas normas. Porém, se houvesse um restritivo - "de alguns indivíduos restritos" - a resposta poderia estar correta.

    E) É possível investigar uma dada sociedade com base em suas Leis jurídicas. Em cada tempo e lugar a relação entre o poder das normas e os indivíduos a ele submetidos variará. ALTERNATIVA CORRETA
  • A letra D) é uma concepção de Direito que se aproxima muito mais de Max Webber que de Durkheim


ID
213172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Os empregos do setor público oferecem uma variedade de situações. O que há de comum, por exemplo, entre um professor, uma enfermeira, um escriturário, um carteiro, um policial, um bombeiro, um médico, um fiscal, um militar, um gari?

Com relação ao tema abordado no fragmento do texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
235102
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Émile Durkheim, o fato social NÃO se caracteriza por

Alternativas
Comentários
  • O fato social é o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkheim, e ele independe das representações individuas. Reposta: A.

  • Para Durkheim o fato social são independente do indivíduo, já existiam antes deles e continuarão existindo com sua morte. 

  • O fato social já existe, nós, quando nascemos, adequamos-nos a sociedade vigente, e seus costumes, logo não depende das representações individuais

    LETRA A

    APMBB


ID
235105
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Émile Durkheim, ao realizar uma investigação científica, o sociólogo deve apreender

Alternativas
Comentários
  • Durkheim foi o primeiro sociólogo a se preocupar com a cientificidade da sociologia. De modo que categorizou o objeto e o metodo desta ciencia. O objeto: os fatos sociais, tinham segundo ele, certas caracteristicas particulares: objetividade, exterioridade e historicidade. Ou seja, idepende da vontade do individio, é anterior a ele e exterior a ele. Portanto, a investigação cientifica deve partir de premissa semenhante, considerando que os fatos sociais "devem ser tratados como coisas", desse modo, analisando suas propriedade exteriores.

ID
235111
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em sua obra O Suicídio, Émile Durkheim afirma que há um tipo de suicídio no qual "se o homem se mata não é porque reivindique esse direito, mas é porque tem esse dever". Seriam exemplos desse tipo de suicídio os japoneses camicases e os vários tipos de homens-bomba. Qual é esse tipo de suicídio?

Alternativas
Comentários
  • É evidente que a forma de suicídio dos homens-bomba esteja relacionada com a tamanha influencia que a sociedade exerce sobre o individuo. Desse modo o individuo morre pela sociedade, para manter aquele status quo sob alegação social que o suicida será recompensado no paraíso.
  • Suicídio Egoísta: quando os indivíduos não estão integrados às instituições ou a redes sociais que regulam suas ações e lhe imprimam a disciplina e a ordem (como a igreja, a família, o trabalho), os indivíduos acabam tendo desejos infinitos que não podem satisfazer. Este egoísmo, quando frustrado, pode levar a ondas sociais de suicídio. Ele também pode ser constatado quando o indivíduo se desvincula de suas redes sociais, sofrendo com depressão, melancolia e outros sentimentos.


    Suicídio Altruísta: praticado quando o indivíduo se identifica tanto com a coletividade, que é capaz de tirar sua vida por ela (ex.: mártires, kamikases, honra, homens-bombas).


    Suicídio Anômico: é aquele que se deve a um estado de desregramento social, no qual as normas estão ausentes ou perderam o sentido. Quando os laços que prendem os indivíduos aos grupos se afrouxam, esta crise social provoca o aumento da taxa de suicídios.


    Fonte: SELL, Carlos Eduardo; Sociologia Clássica.

  • Suicídio altruísta, segundo Durkheim , ocorre porque a SOCIEDADE é maior que o INDIVÍDUO.

    EX: Homem bomba

    LETRA E

    APMBB


ID
235114
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um conceito importante na obra de Durkheim é o de anomia. O suicídio anômico é provocado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Há fases na historia da humanidade que asmudançass sociais mudam com tamanha velocidade que cria incoerências de normas dentro da sociedade, das quais Durkheim categorizou como anomia.
  • Suicídio Egoísta: quando os indivíduos não estão integrados às instituições ou a redes sociais que regulam suas ações e lhe imprimam a disciplina e a ordem (como a igreja, a família, o trabalho), os indivíduos acabam tendo desejos infinitos que não podem satisfazer. Este egoísmo, quando frustrado, pode levar a ondas sociais de suicídio. Ele também pode ser constatado quando o indivíduo se desvincula de suas redes sociais, sofrendo com depressão, melancolia e outros sentimentos.

    Suicídio Altruísta: praticado quando o indivíduo se identifica tanto com a coletividade, que é capaz de tirar sua vida por ela (ex.: mártires, kamikases, honra, homens-bombas).

    Suicídio Anômico: é aquele que se deve a um estado de desregramento social, no qual as normas estão ausentes ou perderam o sentido. Quando os laços que prendem os indivíduos aos grupos se afrouxam, esta crise social provoca o aumento da taxa de suicídios.

    Fonte: SELL, Carlos Eduardo; Sociologia Clássica.


  • Gabarito: A

    Lembrar que Anomia = ausência de normas.

  • Anômia = falta de ordem

    Tal teoria de Durkheim teve colaboração da sociologia Positivista ( ordem e progresso ) , para ele, o ser humano precisa de normas para que ele , a grosso modo, ''não dê um passo maior que a perna'', assim, o indivíduo deixado sem normas tende a ter sonhos sem limites, ocorrendo uma insatisfação quando não os são suplantados e o indivíduo fica em um estado de eterna insatisfação e uma propensão ao suícidio.

    LETRA A

    APMBB


ID
235117
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em seu estudo sobre a Divisão do Trabalho Social, Durkheim investiga a função da divisão do trabalho no mundo moderno. É correto afirmar que um dos principais objetivos do autor nessa obra foi investigar

Alternativas
Comentários
  • Nas sociedades complexas, a divisao social do trabalho cria relações sociais também complexas que contribuem para constituição da coesão social. Portanto, fez se necessário investigar o efeito moral do trabalho para refutrar essa hipótese.
  • Nas sociedades orgânicas, modernas, a divisão do trabalho social se constitui em um elemento que gera laços de soclidariedade, logo, o estudo de Durkheim está ligado a busca dos efeitos morais que esse fato social tem para a harmonia social.


ID
235120
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social na sociedade moderna, caracterizada pelo individualismo é o de

Alternativas
Comentários
  • A dependencia entre os individuos dentro de um sistema social complexo é fator que faz com que a individualidade seja algo que fomente a coesão social.
  • Para garantir a coesão social, portanto, onde predomina a solidariedade orgânica (sociedades modernas/complexas), a coesão não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas juridicas, isto é, o direito
  • O individualismo, tal qual se compreende em nossos dias, é uma conceituação teórica bastante recente. Data do início do século XIX, na França pós revolucionária, significando a dissolução dos laços sociais, o abandono de obrigações e compromissos sociais pelo indivíduo. Desde então, tem sido utilizado para designar diferentes  características pessoais ou sociais das sociedades modernas, seguindo as especificidades e ideologias contextuais.
    Sendo um termo de difícil conceituação, abrange várias idéias, doutrinas e atitudes, cujo fator comum é a atribuição de centralidade no “indivíduo”. Na sociologia, o conceito relaciona-se mais estreitamente a uma propriedade característica de  algumas sociedades, em particular das industriais modernas. Nelas, o indivíduo é considerado unidade de referência fundamental, tanto para si mesmo como para a sociedade, e sua autonomia é maior do que nas ditas sociedades tradicionais.
  • Solidariedade Orgânica é a definição de uma sociedade coesa e complexa de Durkheim onde todos são independentes e sua coesão se dá pela percepção de que todos são indivíduos e que cada um ocupa um lugar específico na sociedade, formando; assim, um organismo.

    LETRA B

    APMBB


ID
235123
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um conceito fundamental na sociologia de Max Weber é o de ação social. NÃO constitui um tipo em ação social para o autor a ação social

Alternativas
Comentários
  • Há uma tentativa clara da banca de embaralhar as categorias de Weber. Ação social compreensiva não é acertiva verdadeira, uma vez que compreensiva faz alusão à sociologia compreensiva de Weber.
  • Weber elaborou  um sistema compreensivo de conceitos, estabeleceu uma terminologia precisa como tarefa preliminar para a análise das inter-relações entre os fenômenos sociais. São quatro os tipos de ação: ação racional em relação são quatro os tipos de ação que cumpre distinguir claramente: ação racional em relação a fins, ação racional em relação a valores, ação afetiva e ação tradicional.
  • Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:

    1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

    2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

    3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

    4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).

    Fonte: http://www.brasilescola.com/filosofia/a-definicao-acao-social-max-weber.htm


ID
235126
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Max Weber uma ação social significa uma ação

Alternativas
Comentários
  • Para Weber certas ações individuais tem orientação social e reflete tendencia social que orienta aquela determinada ação.
  • Gabarito: D

     

    Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação ou omissão que o sujeito faz, orientando-se pela ação de outros.

    Weber estabeleceu 4tipos de ação social:

    1 – Racional com relação ao objetivo: "é a ação social determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários. Ex.: a construção de uma ponte, a atuação no mercado de ações, a administração de uma empresa."

     

    2 – Racional com relação a valores:" é aquela definida pela crença consciente no valor de uma determinada conduta orientada por um princípio ético, estético, religioso ou na defesa da “honra”, por exemplo. Ex.: Ceder o lugar no ônibus a um idoso ou devolver o troco errado. Em ambos os casos a ação social é orientada pela sociedade baseados em valores."

     

    3 – Ação tradicional: "aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado. Ex.: A tradição do kilt na Escócia (saias para homens), a troca de presentes no Natal e o chimarrão podem ser explicados na tradição por trás dessas práticas. A ação social, nesses casos, é baseada na tradição."

     

    4 – Ação afetiva: "é aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinadas circunstâncias. Ex.: a mãe que bate no filho por ele ter se comportado mal, o comportamento “diferente” de certas pessoas em festas e o cuidado dos pais por seus filhos."

     

    Fonte: http://filosofianreapucarana.pbworks.com/f/weber_slides2.pdf


ID
235129
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que aponta a ideia que mais se aproxima do conceito de Tipo Ideal definido por Max Weber.

Alternativas
Comentários
  • Não devemos esquecer que o uso do tipo ideal é meramente metodológico. Ele nao corresponde fielmente a realidade. O cientista o cria apenas para construir um modelo que servirá para melhor apreender o objeto estudado.
  • Como o colega já afirmou o gabarito dessa pergunta está errado, como Weber era um neokantiano o tipo-ideal dele era sim uma Idealização que o cientista social faz da realizado, pois, essa o mesmo em vários trechos de sua obra afirma o caráter idealizado do Tipo-Ideal, bem com é através da construção de tipos-ideais que o cientista social organiza a realidade empírica.
  • Acredito que o gabarito correto é letra A. Ademais, o tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo. Assim, penso, para a letra E esta correta deveria enunciar "idealização de um conjunto... investigado" e não definição. 


ID
235132
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos principais conceitos elaborados por Max Weber para analisar as relações de mando e obediência na sociedade é o de "dominação". Quais os três tipos de dominação de uma ordem legítima definidos pelo autor?

Alternativas
Comentários
  • Burocrática, patrimonialista e gerencial são tipos de Estados.
  • Cada sociedade possui uma autoridade...

    No caso da Sociedade Tradicional (Ex. Família) existe a Autoridade Tradicional (Ex. Pai de família)

    No caso da Sociedade Carismática (Ex. Sindicatos, partidos políticos, revoluções, etc) existe a Autoridade Carismática ( Ex: Líder do Partido)

    No caso da Sociedade Legal, Racional ou Burocrática (Ex. Grandes empresas, exército, etc) existe a Autoridade Legal, Racional ou Burocrática (Ex. Presidente da Empresa, ou alguma autoridade que tenha poder por escrito)
  • Weber define três tipos de dominação que se distinguem pelo caráter da dominação (pessoal ou impessoal) e, principalmente, pela diferença nos fundamentos da legitimidade. São elas: legal, tradicional e carismática.

    • Dominação legal: a obediência está fundamentada na vigência e aceitação da validade intrínseca das normas e seu quadro administrativo é mais bem representado pela burocracia. A ideia principal da dominação legal é que deve existir um estatuto que pode ou criar ou modificar normas, desde que esse processo seja legal e de forma previamente estabelecido. Nessa forma de dominação, o dominado obedece à regra, e não à pessoa em si, independente do pessoal, ele obedece ao dominante que possui tal autoridade devido a uma regra que lhe deu legitimidade para ocupar este posto, ou seja, ele só pode exercer a dominação dentro dos limites pré-estabelecidos. Assim o poder é totalmente impessoal, onde se obedece à regra estatuída e não à administração pessoal. Como exemplo do uso da dominação legal podemos citar o Estado Moderno, o município, uma empresa capitalista privada e qualquer outra organização em que haja uma hierarquia organizada e regulamentada. A forma mais pura de dominação legal é a burocracia9 .
    • Dominação tradicional: Se dá pela crença na santidade de quem dá a ordem e de suas ordenações, sua ordem mais pura se dá pela autoridade patriarcal onde o senhor ordena e os súditos obedecem e na forma administrativa isso se dá pela forma dos servidores. O ordenamento é fixado pela tradição e sua violação seria um afronto à legitimidade da autoridade. Os servidores são totalmente dependentes do senhor e ganham seus cargos seja por privilégios ou concessões feitas pelo senhor, não há um estatuto e o senhor pode agir com livre arbítrio.
    • Dominação carismática: nesta forma de dominação os dominados obedecem a um senhor em virtude do seu carisma ou seja, das qualidades execpcionais que lhe conferem especial poder de mando. A palavra carisma é de inspiração religiosa e, no contexto cristão, lembra os dons conferidos pelo Espírito Santo aos cristãos. A palavra foi reinterpretada em sentido sociológico como dons e carismas do próprio indivíduo e, foi nesta forma que Weber a adotou. Weber considerou o carisma uma força revolucionária na história, pois ele tinha o poder de romper as formas normais de exercício do poder. Por outro lado, a confiança dos dominados no carisma do líder é volúvel e esta forma de dominação tende para a via tradicional ou legal.
       
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Max_weber
  • Letra B correta.

    Racional legal, tradicional e carismática

  • Tipos de Dominação

    Para que possamos entender os modelos de administração pública, devemos conhecer os tipos de dominação. Segundo Weber: “Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo entre determinadas pessoas indicáveis”. Em todo Estado, deve existir alguma relação de dominação na qual os governantes (dominadores) exercem autoridade perante os indivíduos (dominados). Assim, a dominação não é simplesmente o exercício do “poder”, mas também a sua aceitação – que leva à obediência! Portanto, se diz que a dominação é o somatório do poder com a legitimidade.

    Para Weber existem três tipos de dominação:

    1. Dominação Tradicional – Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações. O “senhor” governa não porque tenha algum mérito ou competência específica, mas porque seu pai governava antes dele, e antes dele seu avô, etc.

    2. Dominação Carismática – Baseada no carisma de uma pessoa. Acredita-se que aquele indivíduo possui qualidades e características extraordinárias, fora do comum, que o credenciam a liderar seus “súditos” ou “seguidores”. Estes lhe conferem um afeto e uma lealdade muitas vezes “cegos”.

    3. Dominação Racional-legal – Baseada na lei. Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes


ID
235135
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Max Weber define o Estado Moderno não pelos seus fins, mas pelos seus meios. Qual das dimensões abaixo NÃO caracteriza o Estado Moderno para o autor?

Alternativas

ID
235138
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Weber, o fenômeno burocrático típico do Estado Moderno se caracteriza por todas as alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão não tem o que discutir. Objetividade e meritocracia é um dos pilares da Burocracia de Weber.

ID
235141
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Esse texto esclarece bem: http://www.coladaweb.com/filosofia/materialismo-historico

  • Materialismo histórico p/ Marx: relação homem/natureza e relação homem/produção

  •  Relações do homem com a natureza, por um lado, e entre homens na atividade produtiva, por outro


ID
235144
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A concepção de Ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra E: Desenvolve-se de forma independente das relações sociais.
  • GABARITO - E  (pede-se a alternativa errada)
    A - a ideloliga representa as ideias de uma classe dominante - correto, pois quem detem o poder impõe a sua ideologia
    B - está subordinada às condições materiais de existência - correto, Marx defendia o materialismo histórico, as condições materiais de existência determinavam a forma de existir e de pensar de uma sociedade.
    C - é concebida como falsa consciência da realidade - correto, está vinculada à idéia de alienação, já que o trabalhador não se identifica no produto de seu trabalho.
    D - pertence ao campo da superestrutura - correto, para Marx a estrutura era a a base econômica, todas as outras questões, política, ideologia, direito, pertencem à superestrutura.
    E - desenvolve-se de forma independente das relações sociais - errado - a ideologia depende das condições materiais de existência e das relações sociais de produção.
    Bons estudos!
  • Na ideologia de Karl Marx, é fundamental o convívio social para que se possa surtir o efeito da luta de classes entre a classe dominante e a classe dominada, sendo totalmente dependente das relações sociais.

    Gabarito: Letra E


ID
235147
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Escola de Chicago se caracterizou por

Alternativas
Comentários
  • Robert Park é um dos expoentes da Escola de Chicago, ele utilzou a cidade como um laboratório de pesquisa  desenvolvendo estudos sobre como os imigrantes se reuniam e se incorporavam à cidade e seu modo de vida. Parker também contribuiu para as análises sobre relações raciais/étnicas e contextos culturais.

ID
235150
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

NÃO constitui uma abordagem compatível com o individualismo metodológico

Alternativas
Comentários
  • Se não me engano o individualismo metodologico advém da compreensão social na Idade Moderna, onde a burguesia em ascensão economica constroi uma metafisica baseada na razão individualista. Aqui tinhamos o iluminismo, onde a razão não era cultural mas estática, eterna e a-historica, explicando a sociedade como base do individuo e contrato social. Aqui tinhamos o capItalismo erigindo o discurso de interesses abstratos do individualismo burguÊs, pois até as RevoluçÕes Francesas a sociedade era absolutista. Por isso, a pré socilogia iluminista parte de uma especulção racional idealista, trata-se de uma sociedade que não existe.


    INDIVIDUO-> SOCIEDADE-> ESTADO.
  • Colega, assertiva é com dois "esses" e não com "c".

  • Individualismo metodológico = Max Weber

    Diferentemente de Emile Durkheim, que acreditava nos fatores externos aos indivíduos.


ID
235153
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Becker, para compor o livro Outsiders, baseou-se numa pesquisa de campo feita entre

Alternativas
Comentários
  • Outsiders em português significa: Indivíduo que não pertence a um grupo determinado

    Livro escrito por Howard Becker, Dá uma nova interpretação sobre o "comportamento social patológico".  Uma pesquisa feita entre usuários de maconha e músico de jazz, o autor introduz a noção de outsiders para abranger uma série de grupos, cujo o comportamento é considerado desviante pela sociedade "normal"

    Letra a.
  • Becker desloca o foco da ideia essencializada de crime para desvio. O autor estuda usuários de maconha, músicos de casas noturnas, "quadrados" e empreendedores morais, todos esses "tipos" sendo agentes em processos que produzem carreiras, estilos de vida e visões de mundo que não deixam de ser reais por serem socialmente construídos.


ID
235156
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O livro Fundamentos empíricos da explicação sociológica é de autoria de

Alternativas
Comentários
  • O nome de Florestan Fernandes está obrigatoriamente associado à pesquisa sociológica no Brasil e na América Latina. Sociólogo e professor universitário, com mais de cinquenta obras publicadas, ele transformou o pensamento social no país e estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e crítico, e um novo padrão de atuação intelectua

ID
336085
Banca
IPAD
Órgão
COREN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Marx criou sua leitura sobre classes sociais no século XIX, numa Inglaterra povoada por desigualdades e problemas sociais. Apesar da distância espacial e temporal, as análises de Marx continuam válidas, já que hoje ainda vivemos problemas semelhantes. Assim, qual das alternativas abaixo não apresenta um fator que contribuiu para as desigualdades de classe?

Alternativas
Comentários
  • rs

  • Gabarito Letra: B

  • ( D ) Má qualidade do atendimento na saúde pública , no meu entender , a saúde publica e para todos, independente de classe social .


ID
479926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e
Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido
ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o
status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber,
entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo.
Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção
entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter
desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor,
aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e
Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da
sociologia, julgue os itens que se seguem.

Durkheim define fato social como as maneiras de agir e pensar que estão fora das consciências individuais; assinala que as correntes sociais tais como reunião, piedade, indignação, multidão e linchamento podem ser considerados como tipos de fato social.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Durkheim diz que um fato social é algo reproduzido da mesma forma por muitas pessoas, pois a comunidade, grupo ou sociedade a que pertencem através da socialização, influenciam a reproduzirem determinados hábitos.

  • Fato social

    • Independente
    • Geral
    • Coercitivo

ID
479929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e
Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido
ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o
status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber,
entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo.
Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção
entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter
desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor,
aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e
Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da
sociologia, julgue os itens que se seguem.

Foi Durkheim quem, pela primeira vez, tentou definir o objeto próprio da sociologia, conceituando o fato social, cuja especificidade consiste nos atos e deveres que sucedem e precedem os indivíduos existindo nas suas consciências.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está na afirmação de que os fatos sociais existem na consciência dos indivíduos. Os fatos sociais estão para além da consciência individual, habitando no que Durkheim chamou de "consciência coletiva".

ID
479932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e
Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido
ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o
status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber,
entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo.
Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção
entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter
desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor,
aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e
Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da
sociologia, julgue os itens que se seguem.

Para Weber, a sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social, interpretando-a e, dessa forma, no seu desenrolar e nos seus efeitos, explicá-la causalmente.

Alternativas
Comentários
  • Weber quer explicar a ação social causalmente? vish

  • Para Weber, Sociologia é a ciência que tem como meta a compreensão interpretativa da ação social de maneira a obter uma explicação de suas causas, de seu curso e dos seus efeitos.

    Fonte: Conceitos básicos de sociologia; Max Weber; cap. 1


ID
479935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e
Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido
ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o
status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber,
entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo.
Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção
entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter
desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor,
aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e
Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da
sociologia, julgue os itens que se seguem.

Weber classificou três tipos de ação social: ação racional — com relação a fins na qual o ator orienta a sua ação pela avaliação racional de fins, meios e conseqüências implicadas nela — ação racional — com relação a valores na qual o agente atua em função de suas convicções éticas, estéticas, religiosas ou políticas, sem considerar as conseqüências que de sua ação possa advir — e ação tradicional — encontra-se na fronteira do mero hábito, e fica, às vezes de fora do que Weber denomina ação com sentido strictu sensu. É determinada por um costume arraigado.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão faltou a "ação social afetiva", onde o ator é influenciado por emoções e sentimentos, que, na política, se associa à dominação carismática. Portanto, são quatro e não três tipos de ação social.


    gabarito: errado


ID
479950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das contribuições teórico-
metodológicas de Durkheim e Weber.

Na perspectiva weberiana, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades e deve basear-se na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes. Desse modo, a pesquisa permite o entendimento das diferenças sociais que seriam, de acordo com Weber, de gênese e formação e, não, de estágios de evolução.

Alternativas

ID
479953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das contribuições teórico-
metodológicas de Durkheim e Weber.

Na perspectiva weberiana, o conhecimento da sociedade é particular em vários sentidos; é particular porque é uma perspectiva do pesquisador, bem como no seu instrumental conceitual — tipo ideal.

Alternativas

ID
479956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das contribuições teórico-
metodológicas de Durkheim e Weber.

Para Durkheim, a sociologia baseava-se no principio fundamental da realidade objetiva dos fatos sociais. Para ser científica, a sociologia deve, acima de tudo, ter um objeto próprio, uma realidade que não esteja no domínio das outras ciências.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

  • Gabarito CERTO

    -----> Características importantes Émile Durkheim:

    • criar um campo de estudos das Ciências Sociais totalmente autônomo.
    • Superar o senso comum
    • Objetivismo, generalidade e coercibilidade
    • Objeto de estudo: Fatos sociais

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/emile-durkheim/


ID
479959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das contribuições teórico-
metodológicas de Durkheim e Weber.

O conceito de tipo ideal, segundo Weber, não tem conotação valorativa, refere-se apenas a idéias. O tipo ideal é um conceito específico de uma ciência do particular. Portanto, não existe um tipo ideal sobre coisa alguma, mas sim tantos tipos ideais quanto pontos de vista particulares existirem.

Alternativas
Comentários
  • Tipo ideal ou tipo puro é um termo comumente associado ao sociólogo Max Weber. Na concepção de Weber é um instrumento de análise sociológica para o entendimento da sociedade por parte do cientista social com o objetivo de criar tipologias puras, destituídas de tom avaliativo, de forma a oferecer um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, dentre outros.


ID
479971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.

O conceito de poder para Weber é, do ponto de vista sociológico, um conceito amorfo pois, significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade.

Alternativas
Comentários
  • O que confere formas ao poder, retirando seu caráter amorfo, são os diferentes tipos de dominação: dominação tradicional, dominação racional-legal e dominação carismática.

ID
479974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.

Carisma, tal como Weber definiu em sua sociologia da religião, indica uma qualidade extraordinária de que podem ser dotados pessoas ou objetos e que lhe confere uma virtude única, mágica.

Alternativas

ID
479977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.

Estado é um mecanismo político que domina determinado território, cuja autoridade é amparada pela lei e pela capacidade de utilizar a força. No uso sociológico, a definição desse conceito, segundo Max Weber, não pode ser fixada somente em termos dos meios especificamente estatais com o uso da força física.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Weber fundamenta uma definição de Estado que se tornou clássica, atribuindo-lhe o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. E a questão diz exatamente o contrário. 


ID
479983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

O funcionalismo sustenta que a sociedade é um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade. De acordo com essa abordagem, a sociologia deveria investigar a relação das partes da sociedade umas com as outras e com a sociedade como um todo. Estudar a função de uma prática ou instituição social é analisar a contribuição que essa prática ou instituição dá para a continuação da sociedade. Com freqüência, os funcionalistas, incluindo Durkheim, usaram uma analogia orgânica para comparar a operação da sociedade àquela de um organismo vivo.

Alternativas

ID
479986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

Talcott Parson e Robert Merton, ambos baseando-se extensivamente nos estudos de M. Weber, foram os dois mais proeminentes adeptos da corrente funcionalista.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    Merton crítica o funcionalismo, inclusive aquele adotado por Parsons, estava centralmente apoiada nos pressupostos de tal teoria; se direciona a três postulados desta que Merton acreditava não serem necessários para a análise, e que por isso negava: o postulado da unidade funcional, o postulado de um funcionalismo universal, e finalmente o postulado de uma necessidade funcional. 

  • O erro está na associação de Weber com o funcionalismo, sugerida no enunciado. Além disso, comumente Merton é visto como funcionalista, adepto das teorias de médio alcance, uma terceira via entre teoria e empirismo, enquanto Parsons um estrutural-funcionalista, comprometido com uma ampla teorização através da qual são deduzidas subáreas de pesquisa empírica.

ID
479989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

O funcionalismo enfatiza a importância do consenso moral para se manter a ordem e a estabilidade da sociedade. O consenso moral existe quando a maioria das pessoas na sociedade compartilha os mesmos valores.

Alternativas

ID
479992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

A Escola de Frankfurt se associa diretamente à chamada teoria crítica da sociedade. É correto afirmar que temas tais como, a dialética da razão iluminista e a crítica da ciência, a dupla face da cultura e a discussão da indústria cultural, e a questão do Estado e suas formas de legitimação estiveram presentes nos estudos dos integrantes da Escola de Frankfurt.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Indústria cultural: conversão da cultura em mercadoria, Falsa democratização dos bens culturais;
    Adorno- Horkheimer: Autodestruição da razão iluminista; Arte como último refúgio da razão crítica;
    Adorno: Teoria estética, música.
    Benjamin: valor de culto (religioso) X calor de exposição (culto do belo), sociedade de massa: tecnificação+reprodutibilidade=perda da aura, obra de arte acessível – politização da obra de arte – valor de consumo;
    Habermas: a colonização da esfera pública: fim da cultura como processo libertador, mundo elevado interior/ crescente desinteresse pela política/ quanto maior a eficácia da mídia, mais submetida a interesses privados e propaganda do estado (expansão da esfera pública)

     

    Fonte: https://teoriadacomunicacao.wordpress.com/2007/12/03/escola-de-frankfurt-conceitos-e-ideias-principais/


ID
479995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

A teoria crítica visa oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade de modo a superar o que eles chamavam de crise da razão. Eles entendiam que a razão era o elemento de conformidade e de manutenção do status quo, propondo, então, uma reflexão sobre esta racionalidade.

Alternativas

ID
480001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

A questão da mudança social, segundo Karl Marx, estava fundada no que ele denomina concepção materialista da história. De acordo com essa concepção, as idéias e os valores são as principais fontes de mudança social.

Alternativas

ID
480004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No campo da sociologia da educação, destaca-se a presença dos clássicos Durkheim, Marx e Weber que contemplaram em suas análises os sistemas educacionais. Durkheim, por exemplo, comparou a educação alemã àquela dos literati chineses e Weber estuda o sistema educacional francês.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Weber é quem estuda os letrados chineses.

  •  Durkheim estudou o sistema educacional francês e buscava um sistema laico e Webe fez análises detalhadas sobre a educação ministrada pelos mandarins na China imperial (exemplo de pedagogia tradicional) e estudou a correlação entre educação e grupos religiosos (protestantes e católicos) na Alemanha no primeiro capítulo de seu estudo intitulado A ética protestante e o espírito do capitalismo.

  • Também não lembro de Marx ter feito análises sobre sistemas educacionais. 


ID
480007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Para Durkheim, a educação era uma instituição fundamental para a ordem social. A sua preocupação em relação à educação estava diretamente ligada ao estudo da moral por ser o melhor meio para a socialização dos indivíduos, para as regras fundamentais da sociedade.

Alternativas

ID
480013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Marx, Durkheim e Weber perceberam que a posição da educação na estrutura social e sua relação com outras instituições eram as chaves para compreender a dinâmica da mudança educacional. Embora somente Marx tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional, nenhum deles deixou dúvida de que esta deveria ser uma parte integrante de suas macroteorias — para Marx, a mudança educacional nasceu do jogo dialético entre infra-estrutura e superestrutura; para Weber, ela estava associada à dinâmica da burocratização; para Durkheim, ela estaria, e deveria estar, unida a ação política e, desse modo, ao desenvolvimento de uma sociedade orgânica, integrada e normativa.

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx faz referência a educação nos documentos Manifesto do Partido Comunista (1848), e entre progressão das riquezas e miséria crescente da maioria) conduzirão à crise ..... Embora somente Durkheim tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional. https://id.scribd.com/document/332533988/Educacao-Sociologia-Da-Educacao-e-Teorias


ID
480016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

A função mais tradicional da educação formal, ressaltada por sociólogos clássicos como Max Weber, é de transmitir valores e manter a coesão social, necessários sobretudo nas sociedades modernas e complexas.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    A educação formal é desenvolvida nas instituições educacionais com a finalidade de preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. Sua função não é transmitir valores, pois esses são passados através da educação informal (familia ou igreja). 

  • O erro na questão está em Weber , este é um Pensamento de Durkheim 

  • O erro da questão está, não na menção do autor, mas na atribuição da função de transmitir valores e promover a coesão à educação formal. Essa seria a função, por excelência, da educação informal, não da formal, como está expresso no enunciado.

ID
480031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática relacionada à sociologia no Brasil, julgue os
próximos itens.

Sérgio Buarque de Hollanda iniciou sua produção intelectual voltado para a crítica literária e para a crítica cultural. Utilizou o instrumental tipológico de Weber na análise histórica e social do Brasil na obra Raízes do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Raízes do Brasil é um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional, onde o autor vai atrás do que se poderia chamar de essência do homem brasileiro. Para isto faz uso de um método dialético para exprimir com riqueza as contradições sociais (FERREIRA et al, 2009). Nesta obra, à semelhança dos “tipos ideais” usados por Max Weber, observa-se a introdução de dicotomias e tipologias que ajudariam na explicação dos extremos da sociedade brasileira. Embora a inspiração weberiana, Buarque de Holanda vai além de uma simples cópia, na medida em que focaliza pares e não a pluralidade de tipos. “Tais pares se interpenetram, se alimentam e se modificam com vistas a chegar a um retrato que escapa e é movido pela própria história” (SCHWARCZ, 2000).
    Para Castro (2009):
    A obra se move no contexto de uma problemática teórica tipicamente weberiana - a adequação de autoridade política do tipo legal racional a uma realidade onde predomina uma autoridade de molde tradicional ou carismática. A influência de Weber, entretanto, vai mais além. Penetra na própria obra onde a história comparada através de tipos ideais é o método de exposição utilizado.

     

    Fonte:  http://professor-marciosantos.blogspot.com.br/2009/06/raizes-do-brasil-holanda-e-o-metodo.html


ID
480064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Na corrente da sociologia compreensiva, Durkheim postulou que o homem pode compreender suas próprias intenções pela introspecção e que as condutas humanas são singulares, em oposição à explicação causal dos fatos sociais segundo Weber.

Alternativas
Comentários
  • A corrente compreensia é de Max Weber.

  • Tá trocado as ideias.


ID
480067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Ao contrário de Weber, Durkheim não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.

    A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce, ou seja o indivíduo não tem escolha. Desta forma as normas sociais foram impostas e feitas antes da manifestação de qualquer motivação. 


ID
480073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Marxismo é uma doutrina filosófica, econômica, política e social formulada pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels. Para Marx, as mudanças mais importantes estavam estreitamente relacionadas ao capitalismo. O capitalismo foi por ele concebido como um sistema de produção que contrasta radicalmente com os sistemas anteriores, já que envolve a produção de mercadorias e de serviços vendidos a uma ampla faixa de consumidores.

Alternativas

ID
480076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Na concepção marxista, os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e os valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social.

Alternativas

ID
480079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Na perspectiva marxista, as estruturas na sociedade eram formadas por uma complexa interação de ações individuais, e a tarefa da sociologia era compreender o significado por trás daquelas ações.

Alternativas
Comentários
  • Max Weber é quem segue e inaugura a corrente sociológica compreensiva.


ID
480085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

O pensamento de Marx é uma interpretação do caráter contraditório ou antagônico da sociedade capitalista. Seus estudos podem ser considerados como um esforço destinado a demonstrar que não era o crescimento dos meios de produção que contribuíram para a pauperização e proletarização do nível de vida dos trabalhadores.

Alternativas

ID
480130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das relações entre Estado, sociedade e educação, julgue
os itens subseqüentes.

Para Durkheim, a sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, não possui um sistema de educação que se impunha aos indivíduos de modo geralmente irresistível. Assim, não haveria em cada sociedade um tipo regulador de educação.

Alternativas

ID
480142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

O que marca a contribuição de Durkheim para a sociologia é o reconhecimento de que símbolos culturais — valores, crenças, dogmas religiosos, ideologias etc. — são uma base importante para a integração da sociedade. Diferentemente dos funcionalistas, não acreditava que as leis da organização pudessem ser descobertas, bem como descartou de toda a sua teorização a importância de se descobrir as causas e funções dos símbolos para a integração da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Simbolos quem trata é Weber.

  • O funcionalismo é tradicionalmente associado a Émile Durkheim, os funcionalistas acreditavam que, cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social. 

  • muito fácil


ID
480148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

Na passagem de uma sociedade de tipo tradicional para moderna, há um incremento da diferenciação social que Weber compara a certos princípios biológicos. Ao fazer essa comparação, o que ele visa é analisar o desenvolvimento da divisão do trabalho relacionando-o com a ordem moral.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Questão se refere a Durkheim.


ID
480154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

Se forem usadas todas as medidas que Durkheim propõe no livro Regras do Método Sociológico, mais especificamente, no que diz respeito a distinção entre o normal e o patológico, serão vistas, na sociedade, duas séries de fenômenos: os que são como deveriam ser e os que deveriam ser diferentes do que são. No entanto, mesmo atingindo esses fenômenos a ciência, na concepção durkheimiana, é destituída de eficácia prática.

Alternativas

ID
480163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

A intenção de conferir à sociologia uma reputação científica encontra na figura de Max Weber um marco de referência. Seus esforços teóricos buscam estabelecer uma clara distinção entre o conhecimento científico, fruto de cuidadosa investigação e os julgamentos de valor sobre a realidade. Entretanto, enfatizava que o cientista tinha completa liberdade, a partir de sua profissão, de possuir preferências políticas e ideológicas. Desse modo, Weber assegurava estar ao alcance da sociologia a possibilidade de fixar fins no âmbito da vida coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    O princípio da neutralidade axiológica, de Weber quis mostrar que a ciência não podia excluir a intervenção dos valores nos seus 

    procedimetos, mas estes deviam ficar circunscritos (nada de completa liberdade) pela  utilização  exclusiva  quando fossem necessários.
     


ID
480169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

Weber procurou compreender a essência do capitalismo. As instituições capitalismo, como a grande empresa, constituíam, para ele, uma clara demonstração de organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência. E, assim como Marx, Weber considerava o capitalismo como um sistema injusto, irracional e anárquico.

Alternativas
Comentários
  •  

    O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima (coerção,  especialmente a legal). O Estado pode também ser definido em termos de condições internas, especificamente (conforme descreveu Max Weber, entre outros) no que diz respeito à instituição do monopólio do uso da violência.

     

    Fonte: http://eds2012-eds2012.blogspot.com.br/2012/04/4-como-weber-define-estado.html

  • o capitalismo é racional acho q pode ser uma das coisas q determinou o erro da questão.

  • O erro da questão está na afirmação de que Weber considerava "o capitalismo como um sistema injusto, irracional e anárquico." Ele analisa o capitalismo, o processo de racionalização e burocratização. No entanto, não se posiciona politicamento no sentido apresentado pela questão.

  • Segundo Marx Weber, ele analisa que o capitalismo tem uma racionalidade a partir do surgimento da ética Luteriana, tem uma organização politica através da burocratização. Por isso que é incoerente dizer que é irracional ,anárquico e injusto..


ID
509281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

É dever do Estado fiscalizar todo o sistema de Educação.

Alternativas

ID
509284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

As iniciativas educacionais de caráter privado são menos renovadoras que as do Estado.

Alternativas

ID
509287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

O Estado neoliberal abdica de suas responsabilidades no plano da Educação.

Alternativas

ID
509290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

A educação, formal e informal, é elemento de integração do homem à sociedade.

Alternativas

ID
509293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Durkheim afirma que o fato de o Estado permitir o funcionamento de outras escolas que não as suas não justifica que ele deva tornar-se estranho ao que nelas se venha passar. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

Na sociedade neoliberal, cumpre à iniciativa privada garantir e monitorar a educação.

Alternativas
Comentários
  • Garantir (por meio de leis e ações judiciais) e monitorar (ações executivas) a educação é, por excelência, função do Estado.

ID
509356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

Durkheim é considerado o criador da sociologia como ciência independente das demais ciências sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Para Comte, as Sociologia era a Física Moral. Embora Durkheim, ainda se espelhe na metodologia das Ciências da Natureza, ele é responsável pela separação. "Para Durkheim, a sociologia baseava-se no principio fundamental da realidade objetiva dos fatos sociais. Para ser científica, a sociologia deve, acima de tudo, ter um objeto próprio, uma realidade que não esteja no domínio das outras ciências."


ID
509359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

A primeira grande contribuição de Durkheim à sociologia moderna foi a definição do método sociológico que estabelece regras a serem seguidas no estudo dos problemas da sociedade.

Alternativas

ID
509362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser considerados como coisas, por ser impossível individualizá-los e, portanto, submetê-los a rigorosa observação científica.

Alternativas

ID
509365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

Durkheim acreditava que toda sociedade, assim como um organismo natural, por encontrar-se em contínuo processo de adaptação, apresenta estados de normalidade e de patologia.

Alternativas
Comentários
  • O corpo humano é igual a sociedade, ele precisa dos órgãos .

    Classificação da sociedade

    Normal,Patalógica e anômica.


ID
509368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem.

Para Durkheim, o crime é um fato social patológico, não apenas por ocorrer em qualquer sociedade, mas por representar um elemento de integração das pessoas em torno de uma conduta valorativa ao punir o comportamento nocivo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Segundo Duarte, " de forma esdrúxula, aparentemente chocante, Durkheim exibe o crime como fenômeno sociológico normal, necessário e útil, um fator de saúde pública, parte integrante de qualquer sociedade sã, contrariando os criminólogos que, à unanimidade, realçam o caráter incontestavelmente patológico do crime”.

    fonte: www.agu.gov.br/page/download/index/id/584648

  • Errado

    Durkheim afirma que o crime é normal porque uma sociedade que dele estivesse isenta seria inteiramente impossível. Para o sociólogo, o crime consiste num ato que ofende certos sentimentos coletivos dotados de uma energia e de uma clareza particulares. Assim como não pode haver sociedade em que os indivíduos não divirjam em maior ou menor grau, é também inevitável que entre essas divergências existam algumas que apresentem um caráter criminoso. Portanto, o crime é necessário, por estar ligado às condições fundamentais de toda vida social. 

    fonte: www.agu.gov.br/page/download/index/id/584648


ID
509371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Para Weber, a relação entre ciência e sociedade não se dá pela via institucional e, sim, por meio dos valores, que, internalizados pelos indivíduos, se transformam em motivação para os fatos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Durkheim


ID
509374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Weber e Marx enxergam o capitalismo de formas diferentes. O primeiro o vê como uma organização econômica, racional, assentada no trabalho livre; o segundo o enxerga como uma forma de exploração do trabalho humano.

Alternativas

ID
509377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Weber rejeita, em suas construções teóricas, a maioria dos postulados positivistas e funcionalistas. Ele propõe que o cientista, guiado pelo interesse em conhecimento, desvincule-se de suas pré-noções e conduza com imparcialidade a análise científica.

Alternativas
Comentários
  • Weber discordava dos positivistas quanto à possibilidade de uma completa neutralidade do cientista. Weber defendia a neutralidade do cientista, mas não acreditava que ela poderia ser plenamente alcançada. Como todo indivíduo, o cientista cresceu e se desenvolveu dentro de uma cultura e envolto por certas tradições. Nesse sentido, ele também possui seus motivos e valores, de modo que a própria escolha de seu objeto de estudo já está permeada de preferências pessoais e de pré-noções.

  • Weber propõe que o cientista, guiado pelo interesse em conhecimento, não se desvincule de suas "pré-noções" (termo do léxico durkheimiano), por se tratar de algo impossível, mas que se atente em não confundir juízo de fato com juízo de valor, comportamento que poderia comprometer a imparcialidade e a objetividade da análise científica, guiada fundamentalmente por juízos de fato.

ID
509380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Weber aponta, com o método compreensivo, para o fato de que todo cientista trabalha com informações fragmentadas e parciais da realidade, devendo, então, realizar um esforço de interpretação do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas.

Alternativas

ID
509383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Ao contrário do positivismo, que prenuncia a crença em uma evolução integral e universal do homem, Weber afirma que ao cientista cabe a captação do sentido das ações sociais em suas diversas instâncias políticas, econômicas e religiosas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

     

    A sociologia de Max Weber é compreensiva.


ID
509446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre as grandes preocupações da Sociologia contemporânea, estão a pobreza, as minorias e a violência humana. Acerca desses fenômenos sociais, julgue os próximos itens.

Marx sustentava que o desenvolvimento do modo de produção capitalista conduziria a uma constante e irreversível concentração de riquezas, monopolizada por poucos, deixando a maior parcela da população mundial em nível econômico de subsistência.

Alternativas
Comentários
  • Marx sustentava que o desenvolvimento do modo de produção capitalista conduziria a uma constante e irreversível concentração de riquezas, monopolizada por poucos. Isso é verdade. Porém, Marx não chega a dizer que, por causa disso, a maior parcela da população mundial seria deixada em nível econômico de subsistência. A desigualdade de classe é relativa: existir uma classe cada vez mais rica não implica na existência oposta de uma classe extremamente pobre. Ambas as claases evoluem economicamente de um modo geral e desigualmente. A economia não é nem estática e nem um jogo de soma 0. Como brilhante economista que foi, Marx sabia disso.

ID
509455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre as grandes preocupações da Sociologia contemporânea, estão a pobreza, as minorias e a violência humana. Acerca desses fenômenos sociais, julgue os próximos itens.

De acordo com Marx, a população desempregada e a subempregada representam um tipo de força virtuosa na relação constante entre o trabalho e o capital.

Alternativas
Comentários
  • A população desempregada e subempregada constituem uma força, não virtuosa, no sentido de qualificar como positiva a relação constante entre trabalho e capital, mas deficiente. O subemprego e o desemprego são sinais de uma economia em frangalhos, que precisa utilizar-se de subterfúgios para manter-se competitiva (subemprego) e que não consegue incoporar a maioria da população (desemprego).