-
Chiavenato, em seu livro "Introdução a teoria geral da administração", pag, 528, diz que são 4 as alternativas que podem aumentar ou diminuir a quantidade de informações processadas. São elas:
1) Criação de recursos de folga.
2) Criação de tarefas autocontidas.
3) Criação de sistema de informação vertical.
4) Criação de relações laterais.
Portanto, gabarito D
-
Quando a incerteza aumenta e o número de exceções cresce até levar a hierarquia à sobrecarga, então a organização precisará recorrer a novas estratégias de desenho: ela poderá reduzir a quantidade de informação que é processada (através da criação de recursos de folga ou da criação de tarefas autocontidas) ou poderá aumentar a sua capacidade de manipular maior quantidade de informação (através de investimentos em sistemas de informação vertical ou da criação de relações laterais). Uma organização pode escolher o desenvolvimento em qualquer um destes meios, porém todas estas ações visam reduzir o número de casos excepcionais que possam ocorrer e que venham para cima através dos canais hierárquicos.
Estas quatro alternativas, ou meios, podem ser melhor explicadas:
Alternativa 1: criação de recursos de folga - a organização pode reduzir o número de exceções, simplesmente reduzindo o nível requerido de desempenho, seja pelo aumento de tempo programado, pelo aumento de homens-horas de trabalho para alguma atividade, ou operando com recursos subutilizados ou em excesso. A organização responde à incerteza pelo aumento dos recursos disponíveis ao invés de utilizar os recursos existentes de maneira mais eficiente, operando com custos adicionais.
Alternativa 2: criação de tarefas autocontidas - a organização pode reduzir a carga de informações, substituindo o desenho funcional por grupos funcionais liga dos a uma categoria específica de inputs, de modo que cada grupo manuseie uma só categoria de outputs e possua todos os recursos básicos para obter adequada mente os seus outputs. A redução da diversificação reduz a necessidade de processar informações. Por outro lado, também se reduz a carga de informações necessárias para se coordenar atividades interdependentes, e se permite que as decisões possam ser tomadas a níveis mais baixos, suportadas por informações locais. É o caso da departamentalização por produto, por área geográfica, ou mesmo por projeto.
(continua...)
-
Alternativa 3: investimento em sistemas de informação vertical - a organização pode aumentar a capacidade dos canais existentes de comunicação, criando novos canais e introduzindo mecanismos para tomada-de-decisões, uma vez que o aumento de informação muitas vezes sobrecarrega o tomador de decisão. O efeito desta alternativa é o mesmo das duas alternativas anteriores: o de diminuir o número de exceções que sobem à hierarquia para decisão.
Alternativa 4: criação de relações laterais - a organização pode criar formas de relacionamento lateral entre as áreas que estão envolvidas em situações comuns. Ao invés de fazer com que a exceção suba, a organização cria maneiras de resolvê-la por meio de contatos laterais diretos. As relações laterais, em algumas de suas formas, aproximam-se bastante da chamada organização informal. Os grupos temporários denominados forças-tarefas, as equipes de trabalho, o papel de ligação gerencial, o desenho matricial são alguns exemplos desta alternativa.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901979000200002
-
Eu acerto as questoes da consulplan no tato, pq n entendo nem as perguntas, quem dirá as respostas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk