SóProvas


ID
1476484
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              O grande desastre aéreo de ontem

Para Cândido Portinari

Vejo sangue no ar, vejo o piloto que levava urna flor para a noiva, abraçado com a hélice. E o violinista em que a morte acentuou a palidez, despenhar-se com sua cabeleira negra e seu estradivarius1. Há mãos e pernas de dançarinas arremessadas na explosão. Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor. Vejo sangue no ar, vejo chuva de sangue caindo nas nuvens batizadas pelo sangue dos poetas mártires. Vejo a nadadora belíssima, no seu último salto de banhista, mais rápida porque vem sem vida. Vejo três meninas caindo rápidas, enfunadas2, como se dançassem ainda. E vejo a louca abraçada ao ramalhete de rosas que ela pensou ser o paraquedas, e a prima-dona3 com a longa cauda de lantejoulas riscando o céu como urn cometa. E o sino que ia para uma capela do oeste, vir dobrando finados pelos pobres mortos. Presumo que a moça adormecida na cabine ainda vem dormindo, tão tranquila e cega! Ó amigos, o paralítico vem com extrema rapidez, vem como uma estrela cadente, vem com as pernas do vento. Chove sangue sobre as nuvens de Deus. E há poetas miopes que pensam que é o arrebo!4.

LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980,2v,v.1,p.237).

1. aportuguesamento para a famosa marca de violinos:
    Stradivárius.
2. retesadas, infladas, enrijecidas.
3. cantora que faz o papel principal em uma opera.

O vocábulo IRRECONHECÍVEIS, quanto a formação a classe gramatical, respectivamente, possui a seguinte classificação :

Alternativas
Comentários
  • PREFIXO DE NEGAÇÃO ==> i + verb. reconhecer <== SUFIXO iveis

  • Por que não poderia ser a letra B? Para mim poderia ser B ou C. 

    Derivação Parassintética ou Parassíntese

    Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Por meio da parassíntese formam-se nomes (substantivos e adjetivos) e verbos.


  • "Atenção!

    Não devemos confundir derivação parassintética, em que o acréscimo de sufixo e de prefixo é obrigatoriamente simultâneo, com casos como os das palavras desvalorização e desigualdade. Nessas palavras, os afixos são acoplados em sequência: desvalorização provém de desvalorizar, que provém de valorizar, que por sua vez provém de valor.

    É impossível fazer o mesmo com palavras formadas por parassíntese: não se pode dizer que expropriar provém de "propriar" ou de "expróprio", pois tais palavras não existem. Logo, expropriar provém diretamente de próprio, pelo acréscimo concomitante de prefixo e sufixo."

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf4.php

  • Concordo com o colega abaixo sobre "PREFIXO DE NEGAÇÃO ==> i + verb. reconhecer, contudo, não consegui enxergar uma palavra válida separando o prefixo e o radical em "IRRECONHECÍVEIS" como afirma o gabarito da questão (Prefixação e sufixação). Com isso acreito que "IRRECONHECÍVEIS" seria parasintética, alguém poderia me explicar melhor?

  • irreconhecer não existe, gabarito duvidoso.

  • ir + reconhecível + cíveis

    Prefixo + Radical + Sufixo = Adjetivo.

    Não entendi por que motivo a galera não entendeu, detalhe ... Eu errei a questão , pesquisei e vi que não tem segredo, FOCO NO OBJETIVO !!