SóProvas


ID
1477327
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei 11.638/2007 incorporou ao ativo imobilizado os direitos que tenham por objeto bens destinados à manutenção das atividades da entidade, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à entidade os benefícios, os riscos e o controle desses bens. Dessa forma, passou a abranger inclusive os bens que não são de propriedade da entidade, mas cujos controles, riscos e benefícios são por ela exercidos. Com a mencionada alteração, passou a fazer parte do imobilizado o seguinte item abaixo, se destinado à manutenção das atividades da entidade:

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    Devem se classificados também no Imobilizado, o bens de propriedade de terceiros para uso da empresa por meio de contrato de arrendamento mercantil.
  • CUIDADO! Só é classificado como imobilizado o arrendamento mercantil financeiro. (não o operacional)


    Vejamos a diferença: CPC 06 - Arrendamento Mercantil:

    8. Um arrendamento mercantil deve ser classificado como financeiro se ele transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade. Um arrendamento mercantil deve ser classificado como operacional se ele não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade.


    20. No começo do prazo de arrendamento mercantil, os arrendatários devem reconhecer, em contas específicas, os arrendamentos mercantis financeiros como ativos (no imobilizado) e passivos (em arrendamento a pagar) nos seus balanços.


    GABARITO: C