SóProvas


ID
1477345
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as afirmações a seguir, relativas às normas que regem a administração pública.

I. Receitas Orçamentárias Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido, mas não constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários.

II. Receitas Orçamentárias de Capital também aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. Porém, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital em geral não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.

III. São exemplos de receitas correntes: receita patrimonial, receita agropecuária e receita de serviços.

É INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I) o erro está em não constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários. Fundamento: lei 4320/64. Art 11


            § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.       



    Ii) Correta. Receita de capital necessita de um capital de terceiros já existente, por isso ela só afeta ao ativo (disponibilidades) e ao passivo.



    III) Correta. Art. 11 alínea 4.