SóProvas


ID
1477618
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia o seguinte fragmento de um ofício, citado do Manual de Redação da Presidência da República, no qual expressões foram substituídas por lacunas.

Senhor Deputado

Em complemento às informações transmitidas pelo telegrama n.º 154, de 24 de abril último, informo__________de que as medidas mencionadas em__________ carta n.º 6708, dirigida ao Senhor Presidente da República, estão amparadas pelo procedimento administrativo de demar- cação de terras indígenas instituído pelo Decreto n.º 22, de 4 de fevereiro de 1991 (cópia anexa).

(http://www.planalto.gov.br. Adaptado)

A alternativa que completa, correta e respectivamente, as la- cunas do texto, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e atendendo às orientações oficiais a respeito do uso de formas de tratamento em correspondências públicas, é:

Alternativas
Comentários
  • A) Vossa Magnificência: Para Reitores de Universidade, Pró-reitores e Vice-reitores
    B) Vossa Eminência: Para cardeais
    C) Sua Senhoria: Forma de tratamento, atribuída a demais autoridades e particulares.
    D) Vossa Excelência (V. Ex.ª): Para o/a Presidente da República, Senador, Ministros de Estado, Governadores, Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos, Embaixadores, Cônsules. Somente para o Presidente da República usa-se o pronome de tratamento por extenso, nunca abreviado.
    E) Vossa Senhoria (V. S.ª): Todas as autoridades, exceto aquelas com tratamento de "Vossa Excelência".



    Portanto Gabarito LETRA C

  • Quem deve ser tratado por VOSSA EXCELÊNCIA?


    As “altas autoridades” dos 3 poderes, pense só nos cargos “TOP”:


    Presidente de República, Governador e Prefeito (e seus vices),


    Ministro do Tribunal de Contas da União, Conselheiros dos Tribunais de Contas, Ministros dos Tribunais Superiores, Ministros de Estado e o Chefe da Casa Civil da Presidência da República, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Advogado-Geral da União e o Chefe da Corregedoria-Geral da União,


    Deputados e Senadores, Presidentes das Câmaras Legislativas,


    Juízes, Membros de Tribunais, Auditores da Justiça Militar,

     

    Secretários-Executivos dos Ministérios, Secretários de Estado e ocupantes de cargos de natureza especial, Embaixadores e Oficiais-
    Generais.

     

    ATENÇÃO: O vocativo para os Chefes dos três poderes (Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal) segue esta estrutura


    Excelentíssimo Senhor + Cargo,


    Exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República/do CN/do STF,

     

    Vereador é Vossa Excelência?

     

    Não. Mas se este Vereador for Presidente de uma Câmara Legislativa Municipal, aí sim. Mas a banca vai ter que focar no cargo de Presidente da Câmara Municipal.

     

    Quem deve ser tratado por VOSSA SENHORIA?


    Empregado para as demais autoridades e para particulares.


    Vocativo:


    a) Senhor + Cargo.


    Exemplo: Senhor Diretor,

  • GABARITO: LETRA D.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre o uso dos pronomes de tratamento no texto padrão ofício.

    A orientação do Manual de Redação Oficial da Presidência da República é que o pronome de tratamento "Vossa Excelência" seja utilizado para as autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o Manual expõe que "Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor".

    Diante do exposto, verificamos que o pronome a ser utilizado no corpo do texto, tendo em vista que o Deputado é do Poder Legislativo, é "Vossa Excelência". Apenas essa informação é suficiente para descartar todas as demais opções. 

    Entretanto, vamos analisar o preenchimento da 2ª lacuna para confirmar o item correto: o pronome possessivo para preenchê-la deve concordar com o objeto possuído, no caso "a carta", então, deve estar na 3ª pessoa do singular. Assim, o pronome adequado é SUA.
     
    Sendo assim, a única alternativa que responde essa questão é a letra D.

    Gabarito: Letra D
  • GABARITO: D.

     

    (...) os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).

     

    O emprego dos pronomes de tratamento obedece à secular tradição. São de uso consagrado:

    Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:

     

    b) do Poder Legislativo:

     

    Deputados Federais e Senadores

    Ministros do Tribunal de Contas da União

    Deputados Estaduais e Distritais

     

    https://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm