-
A) Vossa Magnificência: Para Reitores de Universidade, Pró-reitores e Vice-reitores
B) Vossa Eminência: Para cardeais
C) Sua Senhoria: Forma de tratamento, atribuída a demais autoridades e particulares.
D) Vossa Excelência (V. Ex.ª): Para o/a Presidente da República, Senador, Ministros de Estado, Governadores, Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos, Embaixadores, Cônsules. Somente para o Presidente da República usa-se o pronome de tratamento por extenso, nunca abreviado.
E) Vossa Senhoria (V. S.ª): Todas as autoridades, exceto aquelas com tratamento de "Vossa Excelência".
Portanto Gabarito LETRA C
-
Quem deve ser tratado por VOSSA EXCELÊNCIA?
As “altas autoridades” dos 3 poderes, pense só nos cargos “TOP”:
Presidente de República, Governador e Prefeito (e seus vices),
Ministro do Tribunal de Contas da União, Conselheiros dos Tribunais de Contas, Ministros dos Tribunais Superiores, Ministros de Estado e o Chefe da Casa Civil da Presidência da República, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Advogado-Geral da União e o Chefe da Corregedoria-Geral da União,
Deputados e Senadores, Presidentes das Câmaras Legislativas,
Juízes, Membros de Tribunais, Auditores da Justiça Militar,
Secretários-Executivos dos Ministérios, Secretários de Estado e ocupantes de cargos de natureza especial, Embaixadores e Oficiais-
Generais.
ATENÇÃO: O vocativo para os Chefes dos três poderes (Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal) segue esta estrutura
Excelentíssimo Senhor + Cargo,
Exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República/do CN/do STF,
Vereador é Vossa Excelência?
Não. Mas se este Vereador for Presidente de uma Câmara Legislativa Municipal, aí sim. Mas a banca vai ter que focar no cargo de Presidente da Câmara Municipal.
Quem deve ser tratado por VOSSA SENHORIA?
Empregado para as demais autoridades e para particulares.
Vocativo:
a) Senhor + Cargo.
Exemplo: Senhor Diretor,
-
GABARITO: LETRA D.
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre o uso dos pronomes de tratamento no texto padrão ofício.
A orientação do Manual de Redação Oficial da Presidência da República é que o pronome de tratamento "Vossa Excelência" seja utilizado para as autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o Manual expõe que "Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor".
Diante do exposto, verificamos que o pronome a ser utilizado no corpo do texto, tendo em vista que o Deputado é do Poder Legislativo, é "Vossa Excelência". Apenas essa informação é suficiente para descartar todas as demais opções.
Entretanto, vamos analisar o preenchimento da 2ª lacuna para confirmar o item correto: o pronome possessivo para preenchê-la deve concordar com o objeto possuído, no caso "a carta", então, deve estar na 3ª pessoa do singular. Assim, o pronome adequado é SUA.
Sendo assim, a única alternativa que responde essa questão é a letra D.
Gabarito: Letra D
-
GABARITO: D.
(...) os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).
O emprego dos pronomes de tratamento obedece à secular tradição. São de uso consagrado:
Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:
b) do Poder Legislativo:
Deputados Federais e Senadores
Ministros do Tribunal de Contas da União
Deputados Estaduais e Distritais
https://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm