SóProvas


ID
147781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
História

Em um contexto de crise acentuada, Vargas, ministro da Fazenda de Washington Luís, tornou-se candidato por proposta da Aliança Liberal, sendo indicado para a vice-presidência João Pessoa, que recusou seu apoio aos candidatos oficiais do Catete: Júlio Prestes (de São Paulo) e Vital Soares (da Bahia). Contestada a vitória de Júlio Prestes, definiu-se o processo que levou Getúlio Vargas ao poder, com o apoio de Antonio Carlos, de Minas, onde irrompeu o levante.

Idem, ibidem, p. 632.

Relativamente ao tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  A POLÍTICA ESTEVE INTEIRAMENTE DOMINADA PELA OLIGARQUIA CAFEEIRA;

    O VOTO NÃO ERA SECRETO;

    AS CABINES ELEITORAS PODIAM SER COLOCADAS EM LOCAIS SOB A INFLUÊNCIA DE CANDIDATOS;

    VOTO DE CABESTRO E CURRAL ELEITORAL BENEFICIAVA QUEM TIVESSE PODER;

    VOTAVA-SE EM QUEM O CORONEL MANDAVA
  • Caros,

    Vejamos a analise das alternativas:

    a) A Revolução de 1930 foi liderada por Getúlio Vargas, um gaúcho que não chegou a participar da República Velha.
    ERRADO - Getúlio Vargas era realmente gaúcho e não chegou a participar da República Velha (1889-1930), já que assumiu justamente com o fim desse período. Porém, a Revolução de 1930, ao contrário do que está noticiado no enunciado, não foi liderada por Getúlio, mas sim por oficiais de alta patente. Getúlio foi o nome indicado pelos revolucionários de 1930 para assumir o poder em seu nome.

    b) Inscrita na bandeira paraibana, a palavra "nego" remete à negativa do governador do estado em apoiar o golpe ditatorial do Estado Novo.
    ERRADO - A palavra "NEGO" que figura na bandeira é a conjugação do verbo "negar" no presente do indicativo da primeira pessoa do singular, remetendo à não aceitação, por parte de João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís.

    c) Candidato a vice-presidente na chapa liderada por Vargas, o paraibano João Pessoa, embora eleito, não chegou a tomar posse.
    ERRADO - João Pessoa realmente era o candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio, porém ele não foi eleito conforme indica o enunciado. 

    d) Contestar os resultados das eleições na República Velha, como em 1930, era comum em face de um processo eleitoral repleto de fraudes.
    CORRETO - Conforme o colega bem descreveu acima, o clima de insegurança e desconfiança no que tangia os processos eleitorais da época desencadeavam bastante contestação nos resultados das eleições dessa época.

    e) O assassinato de João Pessoa foi o estopim que levou à revolução que depôs Getúlio Vargas em 1945.
    ERRADO - João Pessoa foi assassinado por João Dantas em Recife, por questões políticas e de ordem pessoal, servindo como estopim para a mobilização armada de 1930 que colocou Getúlio no poder.

    Assim fica claro que a alternativa correta é a d).

    Bons Estudos!
  • alguém poderia me explicar por que a questão a está errada, conforme meus estudos getúlio vargas assumiu o poder em 1930 apos comandar a revolução de 1930 que derrubou o governo de washington Luiz.... não foi???
  • Todo o sistema político da República Velha fundava-se na fraude, mesmo porque o voto não era secreto, o que permitia sua manipulação. A prática da fraude eleitoral e da manipulação de votos em geral estava a cargo dos “coronéis", grandes latifundiários espalhados pelos municípios. Detentores de poder econômico, uma vez que controlavam a lavoura para exportação, tinha também prestígio social e poder político nas suas localidades. Exerciam uma forma de clientelismo, estabelecendo controle sobre a população mais pobre que vivia sob sua influência.
    A resposta correta é a letra D.


  • Você é um fenômeno, Marcília


  • João Pessoa foi ELEITO? o que houve foi um GOLPE!! Ele PERDEU a eleição, ah porfavor né cespe!