SóProvas


ID
1478881
Banca
FUNCAB
Órgão
MJSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de ciclo de vida em cascata e considerado o paradigma mais antigo da engenharia de software. Apesar de apresentar diversas desvantagens em relação ao modelo incremental, pode ser útil principalmente em situações que :

Alternativas
Comentários
  • "...só quando todos os requisitos forem enunciados pelo cliente, tiverem sua completeza e consistência analisadas e tiverem sido documentados em um documento de especificação, é que a equipe de desenvolvimento pode realizar as atividades de projeto do sistema." (Pfleeger, Shari Lawrence. Engenharia de Software: Teoria e Prática. 2ª Ed - São Paulo : Prentice Hall, 2004)

    "...o modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos forem bem compreendidos e houver pouca probabilidade de mudanças radicais durante o desenvolvimento do sistema." (Sommerville, Ian. Engenharia de Software, 8 Ed. - São Paulo : Pearson Addison-Wesley, 2007)
  • Gab. B - os requisitos são fixos.

  • Para um projeto em que os requisitos são estáveis, o modelo em cascata se torna uma boa opção.

  • Alguns projetos de software definem requisitos iniciais de software razoavelmente bem definidos. Pode ser necessário o rápido fornecimento de um determinado conjunto funcional aos usuários, para que após esse fornecimento, possamos melhorar e expandir suas funcionalidades em versões de software posteriores. Nesses casos, podemos optar por um modelo de processo que desenvolve software de uma forma incremental.