SóProvas



Questões de Modelo em cascata


ID
2293
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre modelos teóricos de processo de desenvolvimento de software:

I - O modelo em cascata especifica que a definição do comportamento externo do sistema deve preceder o projeto de sua arquitetura;
II - O modelo incremental requer que na primeira fase seja feito primeiro o levantamento de todos os requisitos do sistema;
III - O modelo de prototipação de requisitos consiste na criação de implementações parciais do sistema com o objetivo de conhecer os requisitos do sistema.

Estão corretas somente:

Alternativas
Comentários
  • A questão pode gerar um pouco de polêmica no item II, onde afirma que TODOS os requisitos devem ser elicitados logo no início do processo. Sendo que Sommerville afirma que o modelo incremental tem a vantagem de postergar o detalhamento de alguns requisitos para os próximos incrementos. Afirmando ser esta uma das características principais dos modelos evolucionários.
    Porém, o que pode ser adiado é o DETALHAMENTO de alguns requisitos e não o levantamento de requistos. E por isso o ítem II está correto.
  • Discordo completamente. A questão não é polêmica, ela está realmente ERRADA.
    Uma das grandes vantagens do modelo incremental é possibilitar que NOVOS requisitos sejam levantados a cada nova iteração, por isso, este modelo não REQUER que primeiro todos requisitos sejam levantados.
  • Eu entendo da seguinte forma:
    O modelo incremental combina elementos do modelo em cascata aplicado de maneira iterativa.
    A cada novo incremento liberado para o cliente, uma nova funcionalidade é agregada. Diferentemente do modelo evolucionário, em que novos incrementos têm melhorias (evoluções) nas funcionalidades já implementadas.
    O início de desenvolvimento do incremento-(N+1) não está condicionando à entrega do incremento-N. Os diversos incrementos podem ser desenvolvidos em paralelo. (Pressman, 6a.Ed. pág.40)
    Deste modo, podemos inferir que todos os requisistos do sistema já estejam levantados, pois de outro modo, como poderia iniciar o desenvolvimento do incremento subsequente antes do feedback do usuário relativo ao incremento anterior, se não tenho os requisitos já levantados?

  • Questão totalmente estranha! Os requisitos não são detalhados todos na primeira iteração! Se assim fosse, seria o modelo cascata! A grande vantagem do modelo incremental é fazer todo o processo de desenvolvimento a cada ciclo!


ID
114208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Existem vários modelos de desenvolvimento de software, cada um com suas particularidades. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Etapas do desenvolviemnto em casacata: Requerimento, projeto, implementação, verificação, manutenção ERRADOb) O modelo em cascata acumula riscos ERRADOc) Correto. E atente para o fato que os protótipos não são usáveis. São apenas esqueletos que funcionam usando STUBS ou técnicas de Mágico de Oz, ao contrário do desenvolvimento incremental que produz entregas utilizáveis.d) UML é tecnica de diagramacao ERRADOe) Etapas do desenvolvimento espiral: planejamento, analise de riscos, engenharia e avaliacao do cliente.ERRADO
  • UML é linguagem de modelagem, não é Metodologia.

ID
137128
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre modelos de processos de software:

I. No modelo em cascata, a fase seguinte não deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluída.
II. No modelo evolucionário, a mudança constante tende a corromper a estrutura do software
III. A explícita consideração dos riscos no modelo em espiral distingue esse modelo dos modelos em cascata e evolucionário.

As assertivas corretas são:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o link http://www.linux.ime.usp.br/~cef/mac499-05/monografias/rec/daw/eng_soft.html, o item II está correto. Assimo como a maioria, tinha colocado a letra C, mas infelizmente a correta é a letra E.

  • Sommerville, no capítulo sobre processos de software:   "... a abordagem evolucionária tem dois problemas:
      1. ...   2. Os sistemas são frequentemente mal estruturados. A mudança contínua tende a corromper a estrutura do software."
  • Muito estranha essa questão, pois o modelo em espiral faz parte da categoria dos modelos evolucionários.
  • A resposta correta desta questão deveria ser a alternativa B. O modelo em espiral não se destingue dos modelos evolucionários uma vez que ele faz parte do modelo evolucionário. Os Modelos evolucionários são: Prototipagem, Espiral e Desenvolvimento Concorrente
  • Que ódio desse QC. Digita o captcha errado e perde TODO o comentário. Parece projeto final de faculdade.


    Enfim, eu havia dito que na pagina 49 da 8a edicao do Sommervile responde ao comentário do Jorge.

    E a pagina 45 corrobora o item II da questao.
  • Sommerville, 9ª pág. 34:
    From a management perspective, the incremental approach has two problems:
    1. The  process  is  not  visible.  Managers  need  regular  deliverables  to  measure progress. If systems are developed quickly, it is not cost-effective to produce documents that reflect every version of the system.
    2. System structure tends to degrade as new increments are added. Unless time and money is spent on refactoring to improve the software, regular change tends to corrupt its structure. Incorporating further software changes becomes increas-ingly difficult and costly
  • Justificativa da III:

    "The main difference between the spiral model and other software process models is its explicit recognition of risk"

    Sommerville, 9ed., página 50
  • Prezado Marcelo Guimaraes,

    Você poderia reproduzir o texto
    da página 49 da 8a edicao do Sommervile que responde ao comentário do Jorge? Tenho a mesma dúvida mas não possuo o livro.

    Obrigado.
  • I. No modelo em cascata, a fase seguinte não deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluída.   VERDADEIRO 
    Para seguir um modelo em cascata, o progresso de uma fase para a próxima se dá de uma forma puramente sequencial.

    II. No modelo evolucionário, a mudança constante tende a corromper a estrutura do software     VERDADEIRO
    Embora a prototipação tenha enormes vantagens e deva ser incentivada, basear o desenvolvimento no incremento de protótipos pode levar a software mal documentados e com arquiteturas mal definidas. Como os requisitos estão sempre sendo revistos a cada ciclo de desenvolvimento, torna-se praticamente impossível estimar custos e prazos e planejar as atividades de desenvolvimento. Assim  corrompendo a estrutura do software.

      III. A explícita consideração dos riscos no modelo em espiral distingue esse modelo dos modelos em cascata e evolucionário.   VERDADEIRO
    "A principal diferença entre o modelo espiral e outros modelos de processo de software é o reconhecimento explícito de risco"

    []'s

ID
142258
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No ciclo de vida em cascata, o custo de correção é menor na fase de

Alternativas
Comentários
  • No ciclo de vida em cascata os custos aumentam à medida que as fases avançam.
  • Um erro identificado na fase final do ciclo de vida em cascata pode representar de 60-100 vezes o custo para corrigi-lo se fosse identificado logo no início na fase de requisitos.

ID
163036
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de ciclo de vida em cascata

Alternativas
Comentários
  • Modelo de Prototipagem:
    enfatiza a comunicação estreita com o cliente durante o desenvolvimento do produto de software
    envolve a ideia principal de criar um protótipo executável e, através de transformações sucessivas, chegar ao sistema completamente implementado.

    Modelo Espiral
    envolve a análise dos riscos envolvidos no desenvolvimento dos requisitos identificados para produto de software.

    Modelo Evolutivo
    recomenda a geração de versões incompletas do sistema, que podem ser passadas para o usuário final, o que permite a retroalimentação do processo de desenvolvimento.
  • b) enfatiza a comunicação estreita com o cliente durante o desenvolvimento do produto de software. --> XP, SCRUM

     c) envolve a ideia principal de criar um protótipo executável e, através de transformações sucessivas, chegar ao sistema completamente implementado. --> Prototitagem Evolucionada

     d) envolve a análise dos riscos envolvidos no desenvolvimento dos requisitos identificados para produto de software. --> Espiral

    e) recomenda a geração de versões incompletas do sistema, que podem ser passadas para o usuário final, o que permite a retroalimentação do processo de desenvolvimento.
  • a) enfatiza a realização sequencial das atividades do desenvolvimento de um produto de software

    Em cascata, as atividades sao isoladas e iniciadas somente quando a anterior terminar (sequencial, linear & rigido). As fases sao engenharia de sistema, analise, projeto, codigo, teste & manuntenação. Analise de risco pe tratado em espiral, o qual tem 4 fases: planejamento, analise risco, engenharia e avaliação do cliente. Em prototipação, ha 2 tipos: evolucionario, o qual produz um prototipo p/ usuario e discartavel, o qual é um prototipo para verificar problemas com requisitos.


ID
201334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No modelo em cascata, o projeto segue uma série de passos ordenados. Ao final de cada projeto, a equipe de projeto finaliza uma revisão. O desenvolvimento continua e, ao final, o cliente avalia a solução proposta.

Alternativas
Comentários
  • Ao final de cada FASE  e não de cada projeto....

  • O modelo em cascata abrange as seguintes fases:
    1 modelagem e engenharia do sistema - estabelece todos os requisitos do sistema, alocação desses requisitos para o software;
    2 Análise de requisitos de software - os requisitos do sistema de software são documentados e revistos com o cliente.
    3 Projeto - quatro atributos distintos: estrutura de dados, arquitetura de sw, representações da interfaces e detalhes procedimentais;
    4 Geração de código - o projeto é traduzido para linguagem de máquina;
    5 Teste - visa descobrir erros;
    6 Manutenção - replica cada uma das fases precedentes a um programa existente.

    Portanto, ao final de cada FASE, a equipe de projeto finaliza uma revisão. Apenas no final o cliente avalia a solução proposta.
    GABARITO ERRADO
  • "O desenvolvimento não continua até que o cliente esteja satisfeito com os resultados."
  • No modelo em cascata, o projeto segue uma série passos ordenados, ao final de cada fase, a equipe de projeto finaliza uma revisão, conforme Vasconcelos (2006). 

    O desenvolvimento não continua até que o cliente esteja satisfeito com os resultados (SUMMERVILLE, 2003).


  • Caramba, tenho pesadelos com esse modelo em cascata, não acerto uma desse trem. kkkkk


ID
337717
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo em cascata inclui 5 estágios considerados fundamentais para o desenvolvimento de um software: a análise e definição de requisitos, o projeto de sistema e software, a implementação e o teste de unidade, a integração e o teste de sistema e a operação e manutenção. Apesar disso, o modelo em cascata tem como desvantagem a

Alternativas
Comentários
  • São estágios da modelagem em cascata:
    1. Definição dos requisitos
    2. Projeto do sistema
    3. Implementação
    4. Teste do sistema
    5. Manutenção

    É recomendado para sistema onde a segurança e a confiança tem grande importância e inerente a cada fase estão os procedimentos de verificação e validação. É orientado a documentação.
    Algumas desvantagem deste modelo são:
    1.Projetos reais raramente seguem esse fluxo sequencial
    2. Dificuldade do cliente em declarar todas as necessidades no início do projeto
    3. Demora em apresentar resultado ao cliente. 
  • Dependendo do contexto onde se emprega a letra (a) "documentação produzida em cada estágio." também pode ser considerada uma desvantagem já que no modelo em cascata/waterfall/sequencial/queda d'agua/ , que não é iterativo, a cada fim de fase deve ser aprovada a documentação daquela fase, onerando o processo.
  • Desvantagens do modelo cascata:

    # Projetos reais raramente seguem um fluxo sequencial

    # Em geral, é difícil para o cliente estabelecer todos os requisitos à priori

    # Difícil se adequar a mudanças inevitáveis de requisitos

    # Uma versão executável somente ficará pronta na fase final do projeto


ID
362029
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre Engenharia de Software julgue os itens seguintes:

1. As métricas orientadas a tamanho são universalmente aceitas como o melhor método de se medir o processo de desenvolvimento de software.
2. A métrica de pontos por função independe da linguagem de programação utilizada.
3. O modelo ESPIRAL é um modelo evolucionário carcterizando-se por combinar características da PROTOTIPAGEM com outras do modelo em CASCATA.

Alternativas
Comentários
  • 1. As métricas orientadas a tamanho NÃO são universalmente aceitas como o melhor método de se medir o processo de desenvolvimento de software.

    Ex.: LOC (Lines Of Code = linhas de código) não é bem aceita como um bom método de se medir processo de software.

    Site para consultar: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9trica_de_software#M.C3.A9tricas_Orientadas_ao_Tamanho

  • function point analysis - para prog estruturada. propicia metrica de tamanho para apoiar analises de qualidade e produtividade, alem de estimativa de sw.

     

    A prototipação é popular e fácil. Consiste rapido rascunho do sistema. Um protótipo normalmente apresenta pouco mais do que a interface do sw, ilustrando informações inseridas e recuperadas, principalmente em forma de relatórios. A utilização de um protótipo pode, assim, evitar que, após meses ou até anos descubra-se que o software não atende completamente às necessidades devido a falhas de comunicação. Hoje é possível protótipos com rapidez e facilidade, por meio de RAD (Rapid Application Development na maioria dos ambientes como NetBeans,Delphi, Visual Basic ou C++ Builder.permitem interfaces e modifica-las sem código.


ID
392134
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ordene as atividades abaixo segundo o ciclo de vida clássico de engenharia de software, também chamado modelo em cascata.

1. Manutenção
2. Teste
3. Projeto
4. Análise
5. Codificação

Alternativas
Comentários
  • modelo em cascata é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software.


    APITIM


    No modelo em cascata original de Royce, as seguintes fases são seguidas em perfeita ordem:


    Elicitação de requisitos


    Projeto

    Construção (implementação ou codificação)

    Integração

    Teste e depuração

    Instalação

    Manutenção de software


    Gaba: B

ID
392137
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

______________ é um processo que capacita o desenvolvedor a criar um modelo do software que será implementado. Se abrangermos as melhores características de tal processo com as do modelo cascata e a __________________ como novo elemento temos uma base do modelo espiral.

Alternativas
Comentários
  • Modelo em espiral é um processo de desenvolvimento de software que combina elementos de projetoprototipação-em-etapas, em um esforço para combinar as vantagens dos conceitos de top-down e bottom-up, acrescentando um novo elemento, a análise de riscos que falta a esses paradigmas.

  • Opa!

    Falou em risco , falou no MODELO ESPIRAL !


ID
425182
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Metodologias de desenvolvimento de software se baseiam em um modelo de ciclo de vida, tais como cascata, espiral e prototipagem; sendo assim, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) metodologias que seguem o modelo em espiral normalmente possuem um maior menor potencial de risco, uma vez que esse modelo não lida explicitamente com isso.

    b) metodologias que seguem o modelo de prototipagem devem, necessariamente, descartar os protótipos construídos; dessa forma, essas metodologias costumam ser mais custosas.

    c) metodologias que seguem o modelo em cascata possuem fases bem definidas, que podem ser desenvolvidas incrementalmente, em diferentes ciclos de desenvolvimento,. Isto é, a fase seguinte pode ser executada, ainda que a fase anterior não tenha sido finalizada completamente.

    e) em metodologias que seguem o modelo em espiral, o software é desenvolvido em apenas uma várias interações  iteração.
  • Não há possibilidade de não descartar o protótipo?
  • Luciano disse: "Não há a possibilidade de se descartar o protótipo?".

    Veja:

    a prototipação é uma forma de desenvolvimento incremental e contém quatro tipos diferentes: ilustrativos (telas), simulado (acesso ao BD é simulado), funcional (subconjunto ilimitado) e evolucionário (começa pequeno e cresce). Podendo ainda ser:

    a) exploratório: o cliente e o desenvolvedor trabalham juntos sendo que o processo é fazer o levantamento de requisitos básico e desenvolver um sistema inicial e após isto ir incrementando novas funcionalidades ao sistema  (a desvantagem é que o código fica meio "cocha de retalhos") e

    b) protótipos descartáveis: permite compreender melhor os requisitos do cliente que estejam mal compreendidos através do desenvolvimento de protótipos que depois serão descartados.

    A fonte, se não me engane é do Pressman.

ID
440041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Conforme o SWEBOK, corpo de conhecimento da engenharia de
software, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem
sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação
e manutenção de software. Julgue o item a seguir acerca das
informações apresentadas e dos conceitos de engenharia de software.

Entre os modelos de ciclo de vida de software, o modelo espiral possui maior proximidade com as práticas da engenharia clássica empregadas, por exemplo, na construção de casas, quando comparado aos modelos cascata e de componentes reusáveis.

Alternativas
Comentários
  • O modelo espiral é um modelo mais recente. O modelo da engenharia clássica é o modelo cascata. 


ID
459259
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A principal metodologia tradicional utilizada no desenvolvimento de software é o modelo clássico também conhecido como cascata ou sequencial. Nesse modelo,

Alternativas
Comentários
  • a) cada etapa tem associada ao seu término uma documentação que deve ser aprovada para que a etapa posterior possa ter início.
    CORRETO

    b) o projeto é dividido em fases de maneira [rígida] flexível.

    c) o custo das alterações do software [aumenta] diminui à medida que o desenvolvimento progride.

    d) [Não] utiliza-se o desenvolvimento incremental e iterativo.

    e) os requisitos [devem] não podem ser estáveis.
  • O modelo em cascata tem o grande mérito de ser o primeiro a impor o planejamento e o gerenciamento ao processo de software, que antes era casual. O nome "cascata" foi atribuído em razão da sequência das fases, onde cada fase só começa quando a anterior termina; e da transmissão do resultado da fase anterior como entrada para a fase atual (o fim de cada fase resulta em um documento aprovado).

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp_forprint.asp?comp=21099
  • a-

    Nao ha iterações nem evoluções. O trabalho linear e nao ha como voltar atras


ID
581383
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o modelo cascata:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, quando adicionarem um comentário, que este seja frutífero para o coletivo, de como que acrescente informações úteis e de preferência com fonte. 
    Errar a questão, ir para o cometário do colega buscando a explicaçao do seu erro e achar um comentário com a letra correta da questão não edifica, concordam?
  • Letra c está correta.

    Como o modelo em cascata é bem rigido e não permite mudanças ao longo do processo. ele é apropriado para os projetos pequenos e com requisitos bem definidos. 

  • Modelo Cascata O modelo cascata é utilizado principalmente quando os requisitos de um determinado problema são bem compreendidos. fonte: https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-cascata/29843#:~:text=O%20modelo%20cascata%20%C3%A9%20utilizado,determinado%20problema%20s%C3%A3o%20bem%20compreendidos.&text=O%20modelo%20cascata%20tamb%C3%A9m%20%C3%A9,para%20o%20desenvolvimento%20de%20software.

ID
605638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue
os itens a seguir.

No desenvolvimento em cascata, os passos são ordenados em sequência e executados até a etapa final de teste, mesmo que o cliente esteja insatisfeito com determinado resultado intermediário.

Alternativas
Comentários
  • A etapa final é a de manutenção e é possível sim voltar para um passo anterior mesmo sem atingir o ultimo passo.
  • Entretando, o mesmo autor citado por "Carolina" diz, no parágrafo seguinte: "Por causa dos custos de produção e aprovação dos documentos, as iterações podem ser dispendiosas e envolver significativo retrabalho. Assim, após um pequeno numero de iterações, é normal se congelarem partes do desenvolvimetno, como a especificação, e dar-se continuidade aos estágios posterioes de desenvolvimento. A solução dos problemas fica para mais tarde, ignorada ou programada, quando possível. Esse congelamento prematuro dos requisitos pode significar que o sistema não fará o que o usuário quer. Também pode levar a sistemas mal estruturados, quando os problemas de projeto são contornados por artifícios de programação"

    (SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011; pag 21)

  • Ao meu ver, são 3 erros na questão: afirmar que a etapa final é de teste (sendo que é a operação e manutenção do software); afirmar que o software será executado até o final, mesmo que o cliente esteja insatisfeito (pois, de acordo com Sommerville, 8ª edição, os problemas podem sim ser resolvidos, mas os custos são altos); e afirmar que o cliente fica insatisfeito com os resultados intermediários (o modelo cascata não produz resultados intermediários).
  • Para Pressman a etapa final do Cascata é a Implantação, não obstante para Sommerville a referida etapa é a de Operação e Manutenção. Nenhum dos dois trata o Teste como a última etapa do Modelo Clássico.

  • Blz!


ID
613171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a processos de desenvolvimento de software, julgue o item abaixo.

A realização de protótipos descartáveis, com o objetivo de compreender os requisitos do cliente e desenvolver melhor definição do produto, faz parte do modelo de desenvolvimento em cascata.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Ele é usado como um mecanismo para entender os requisitos e pode ser usado em projetos paralelamente ao uso do modelo em cascata, mas não faz parte desse modelo.
  • De acordo com Sommerville, os protótipos descartáveis (throw-away) são uma forma compreender melhor os requisitos do cliente construindo um protótipo visível para o cliente, mas não faz parte do modelo em cascata e sim do modelo evolucionário.
  • Entendo da seguinte forma:
    Há dois tipos de prototipagem: prototipagem evolucionária e prototipagem descartável.
    A prototipagem descartável pode ser utilizada em qualquer ciclo de vida de processo de software para conseguir maiores informações sobre determinados requisitos que se apresentem obscuros. Serve, muitas vezes, para que o próprio cliente consiga entender e definir de uma forma mais objetiva aquilo que deseja do software. Este protótipo, após alcancar a sua finalidade, é DESCARTADO e o processo de software principal (escolhido) é retomado. Este tipo de prototipagem PODE ser utilizado com qualquer processo de desenvolvimento de software, porém, conceitualmente falando, ele não faz parte do modelo em cascata. 
    Na prototipagem evolucionária o protótipo não é descartado. Ele passa por um processo de EVOLUÇÃO a fim de ir se aproximando do resultado final esperado.
  • criar protótipos, é algo bastante comum na área, existem 2 possibilidades para um protótipo, mas sempre para aferir expectativas do cliente; não consigo coloca-los em um modelo ou  outro de prototipagem, ainda mais que o "idealizador do modelo em cascata" sequer parece te-lo criado,
    afinal fazer um protótipo e descartá-lo ao final, parece coisa da pré-história,  você criar um tacape, quando o desejado era uma marreta, dificilmente permitiria o aperfeiçoamento do protótipo ( porque aparentemente existiu uma distância considerável entre o entendido e o desejado );
    Particularmente, sempre fiz protótipos para frente, quero dizer, nunca os faço para descartar, mas não raras vezes corrigir o rumo custa mais esforço que refaze-lo..., vira remendo - que não é sinônimo de evolution....enfim creio que depende da quantidade de "cervejas" que se tenha ingerido antes do encontro com o cliente,rss
    Minha resposta foi "certo"---rs --- errei, porque logicamente não consigo ligar protótipo descartável com modelos evolucionários.
    [ ]s

  • Segundo Pressman, a prototipagem está dentro dos modelos evolucionários.
  • O erro da questão está em falar que FAZ PARTE. A prototipagem descartável PODE ser aplicada no contexto de qualquer modelo de processo.
  • Errado. Segundo Sommerville 8º Edição. Capítulo 4. Item 4.1. Define da seguinte forma: 

    "Desenvolvimento Evolucionário: Esta abordagem intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é desenvolvido rapidamente baseado em especificação abstratas. Este sistema é, então, refinado com as entradas do cliente para produzir um sistema que satisfaça as necessidades do cliente".

  • Prezados,

    O desenvolvimento de protótipos descartáveis é utilizado no modelo de prototipação ( também nos modelos evolucionais ),mas não no modelo cascata. 

    Portanto a questão está errada.



ID
645358
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre Modelos de Processo de Softwares, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um Modelo de Processo de Software é uma representação simplificada de um processo de software.

II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução.

III. Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema concentra-se na integração desses componentes em um sistema já existente em vez de desenvolver um novo sistema a partir do zero.

IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo.

Alternativas
Comentários
  • F: II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução. 
     
    Nunca vi falar em processo “Modelo em Pirâmide”.
     
    F: Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis.
     
    No desenvolvimento incremental, o software vai sendo evoluído de forma incremental.. O RUP, por exemplo, preconiza o desenvolvimento iterativo e "incremental".
     
    IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo. 
     
    O modelo em cascata, até onde sei foi o primeiro modelo para desenvolvimento de Software. Mas não foi ai que peguei o erro.... quando ele tocou em “Modelo rotativo”... Não tem nada haver!
  • III. Modelo incremental:  Abordagem intermediária que combina as vantagens do modelo em cascata e o desenvolvimento evolucionário. Nesse modelo
    o cliente identifica, em linhas gerais, os serviços a serem fornecidos pelo sistema.

    IV. Modelo em cascata foi o primeiro modelo de processo de software publicado.  
  • II - Não existe Modelo de Processo de Software denominado Pirâmide. Os modelos de processo de software que existem são Cascata, Incremental (Modelo Incremental e RAD), Evolucionário (Prototipação e Espiral) e Concorrente. De acordo com Sommerville, o desenvolvimento baseado em resúso também é um modelo de processo de software.

    III - Descreveu o modelo de processo baseado em componentes, ou engenharia de software baseado no reúso.

    IV - O Modelo em Cascata foi o primeiro modelo de processo a ser publicado.
  • Sobre a assertiva II, eu já ouvi falar sobre "Estrutura em Pirâmide", que é uma técnica utilizada no levantamento de requisitos.

    Mais info: http://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de-requisitos/8034

  • I. Um Modelo de Processo de Software é uma representação simplificada de um processo de software. CORRETO (Um modelo de processo de desenvolvimento de software, ou simplesmente modelo de processo, pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.)

    II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução. (Não existe tal modelo)

    III. Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema concentra-se na integração desses componentes em um sistema já existente em vez de desenvolver um novo sistema a partir do zero. (Descreve o processo baseado em componentes ou reuso) 

    IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo. (Modelo em cascata foi o primeiro, não existe modelo rotativo) . A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas.

     


ID
708937
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dentre os principais estágios do modelo de desenvolvimento em cascata está o Projeto de sistema e software, que

Alternativas
Comentários
  • Projeto.  [Sommerville]
    O processo de projeto de sistema divide os requisitos em sistemas de hardware ou de software
    Ele estabelece uma arquitetura geral do sistema. O projeto de software envolve a identificação e a descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e suas relações.
  • Alguém podería comentar porque a letra e) não se enquadra?
  • Acredito que seja pelo fato da letra "E" só fazer referencia ao requisido de "SOFTWARE" e nada fala sobre o requisito de "SISTEMA" como a questão pede.
  • De acordo com o Livro de Engenharia de Software do Sommerville os principais estágios do modelo em cascata são: Análise e Definição de Requisitos: As funções, as restrições e os objetivos do sistema são estabelecidos por meio da consulta aos usuários do sistema.  Em seguida, são definidos em detalhes e servem como uma especificação do sistema. LETRA B Projeto de sistemas e de software: O processo de projeto de sistemas agrupa os requisitos em sistemas de hardware ou de software.  Ele estabelece  uma arquitetura do sistema geral.  O projeto de software envolve a identificação e a descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e suas relações. - LETRA D Implementação e teste de unidades: Durante esse estágio, o projeto de software é compreendido como um conjunto de programas ou unidades de programa.  O teste de unidades envolve verificar que cada unidade atenda a sua especificação. - LETRA E Integração e teste de Sistema: As unidades de programa ou programas individuais são integrados e testados como um sistema completo a fim de garantir que os requisitos de software foram atendidos.  Depois dos testes, o sistema de software é entregue ao cliente. LETRA C Operação e manutenção: Normalmente, esta é a fase mais longa do ciclo de vida.  O sistema é instalado e colocado em operação.  A manutenção envolve corrigir erros que não foram descobertos em estágios anteriores do ciclo de vida, melhorando a implementação das unidade de sistema e aumentando as funções desse sistema à medida que novos requisitos são descobertos. LETRA A
  • O erro da questão E creio que esta aqui, "para posteriormente serem aplicados os testes unitários."

    O estágio seguinte ao de Projeto de Sistema é a Implementação, e não o de "testes untários".
  • a) Falso! Essa descrição é a da fase de implementação.
    b) Falso! Essa é a fase de análise, onde os requisitos serão definidos.
    c) Falso! Essa descrição aborda um pouco da fase de implementação e um pouco da fase de testes.
    d) Verdadeiro! A fase do Projeto é responsável por definir a arquitetura do software, através de modelos e identificação de seus componentes em alto nível e descer o nível dessas especificações até que o projeto esteja bem detalhado para codificação e testes.
    e) Falso! Novamente, se refere a fase de implementação.
  • O que é que isso tem haver com padrões de projeto ?

  • essa questão tem que ser colocada na disciplina de engenharia de software e no assunto de modelos de ciclo de vida

  • Esta questão não tem nada que ver com padrões de projeto.

  • Letra e) Um programa pode ter um conjunto de projetos e não o contrário!


ID
726898
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
TCM-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A metodologia de desenvolvimento de software desenvolvida pela marinha norte-americana nos anos 60 para permitir o desenvolvimento de softwares militares complexos, onde o projeto segue uma série de passos ordenados e, ao final de cada fase, a equipe de projeto finaliza uma revisão, onde o desenvolvimento não continua até que o cliente esteja satisfeito com os resultados é:

Alternativas
Comentários
  • A metodologia de desenvolvimento em cascata foi desenvolvida pela marinha norte-americana nos anos 60 para permitir o desenvolvimento de softwares militares complexos. No modelo em cascata, o projeto segue uma série passos ordenados. Ao final de cada fase, a equipe de projeto finaliza uma revisão. O desenvolvimento não continua até que o cliente esteja satisfeito com os resultados. A figura abaixo ilustra o funcionamento desta metodologia.

    Metodologia de Desenvolvimento em Cascata

    Se for necessário efetuar alguma modificação, voltar os passos de desenvolvimento do projeto é complicado. A metodologia em cascata é extremamente formal, como seria normal de se esperar de uma metodologia cujas raízes encontram-se no militares. Pode-se afirmar que a metodologia em cascata é baseada em documentos e com certeza possui uma enorme quantidade de “entregáveis” e saídas que nada mais são do que documentos. Outra características deste modelo é o alto valor dado ao planejamento. O forte planejamento inicial reduz a necessidade de planejamento contínuo conforme o andamento do projeto.

  • Não concordo. Segundo o Pressman, o modelo cascata não depende do feedback do usuário para dar continuidade no processo. 
  • Concordo com o Luan. No modelo em cascata, o usuário, teoricamente, só tem o interesse no produto final. As entregas entre cada disciplina (Requisitos, Análise, Projeto, Desenvolvimento ...) não tem interferência "direta" do cliente.
  • Concordo com os colegas. O cascata não trabalha com o feedback. Pelo contrário, nesta metodologia o risco é altíssimo visto que ao final do projeto o negócio pode ter mudado e o que o sistema se propõe a fazer não está de acordo com a nova visão da organização.

    Eu marquei metodologia RUP por se tratar de um sistema complexo.
  • Questão lamentável,
    eu fiz essa prova, errei essa questão, entrei com recurso e  o Instituto Cidades sequer respondeu meu recurso.
    até onde eu sei o processo cascata realmente só inicia a fase seguinte depois de terminada a fase anterior, no entanto
    não há revisões uma vez que o cliente só irá ver o software quando este estiver finalizado.
  • A metodologia de desenvolvimento de software desenvolvida pela marinha norte-americana nos anos 60 para permitir o desenvolvimento de softwares militares complexos, onde o projeto segue uma série de passos ordenados e, ao final de cada fase, a equipe de projeto finaliza uma revisão, onde o desenvolvimento não continua até que o cliente esteja satisfeito com os resultados é:
     
    Há várias “pistas” na questão.
     
    A validação com o usuário é no final de cada fase que somente iniciará a  próxima com a validação da anterior
     
  • Sommerville, 9ed, pg 21
    "Em princípio, o resultado de cada estágio é a aprovação de um ou mais documentos ('assinados'). O estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. Na prática, esses estágios se sobrepõem e alimentam uns aos outros de informações. Durante o projeto, os problemas com os requisitos são identificados; durante a codificação, problemas de projeto são encontrados e assim por diatne. O processo de sw não é modelo linear simples, mas envolve o feedback de uma fase para outra. Assim, os documentos produzidos em cada fase prodem ser modificados para refletirem as alterações feitas em cada um deles."
  • O "usuario" Felipe tem mais de 65 comentarios em questões, todas elas somente com o gabarito da questão conforme acima... evitem qualificar estes tipos de usuarios, mesmo que seja apenas com 1 estrela. 

    QC me ajuda ai!!!

    desculpem o tilt! pessoal, bons estudos!

    Veja como divulgar a Campanha Nota Justa)
  • Também não acredito que seja cascata pela questão do feedback.

  • Embora seja possível responder a questão por outros elementos presentes no comando da mesma, fui atrás da referência da banca.

    As  referências que pude encontrar para essa questão são as seguintes:

    1-

    2.5 Metodologia de desenvolvimento em cascata

    A metodologia de desenvolvimento em cascata foi desenvolvida pela marinha norte-americana nos anos 60,para permitir o  desenvolvimento de softwares militares complexos(PRESSMAN,2006). No modelo em cascata, o projeto segue uma série passos ordenados,ao final de cada fase, a equipe de projeto finaliza uma revisão, conforme Vasconcelos (2006). O desenvolvimento não continua até que o cliente esteja satisfeito com os resultados (SOMMERVILLE, 2003)

     

    Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_TN_STO_142_899_17766.pdf

     

    2-

    "Embora o modelo cascata proposto por Winston Royce [Roy70] previsse os feedbacks loops, a vasta maioria das organizações que aplica esse modelo de processo os trata como se fossem estritamente lineares"

    Sommerville, 7 ed, pag. 59, nota de rodapé


ID
773488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que um processo de software pode ser definido
como um conjunto de procedimentos estruturados, que combina
ferramentas e técnicas para produzir determinado produto, julgue
os itens subsequentes.

Assim como no modelo em cascata, no RUP (Rational Unified Process) as fases de concepção, elaboração, construção e transição coincidem com as atividades técnicas do processo de desenvolvimento de software.

Alternativas
Comentários
  • O RUP segue o modelo incremental, que é diferente do model em cascata.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_iterativo_e_incremental
  • As disciplinas de engenharia (modelagem de negócio, requisitos, análise e projeto, implementação, testes e implantação) coincidem com as atividades técnicas e não as fases.
  • Errado, o RUP é iterativo e incremental, ou seja em cada fase você passa por todas as atividades do processo (mesmo que não faça nada).
    Ex: Na construção, você vai passar por uma revisão dos requisitos, que é uma atividade da elaboração.

    O modelo cascata não vai permitir isso, uma vez que uma fase é passada, não há volta.

ID
773494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que um processo de software pode ser definido
como um conjunto de procedimentos estruturados, que combina
ferramentas e técnicas para produzir determinado produto, julgue
os itens subsequentes.

Um dos primeiros modelos de processo de software propostos foi o modelo em cascata. Nesse tipo de modelo, os estágios são executados em sequência. A principal vantagem desse processo está na possibilidade de se retornar ao estágio anterior sempre que for necessário. Esse aspecto é particularmente importante em grandes sistemas de informação, sobretudo quando não se consegue levantar todos os requisitos no início do desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • MODELO CASCATA
    Vantagens

    Padroniza os métodos para análise, projeto,codificação, testes e manutenção.
    Etapas semelhantes às etapas genéricas aplicáveis a todos os paradigmas.

    Desvantagens

    Projetos reais raramente seguem o fluxo seqüencial que esse modelo propõe. Sempre ocorre alguma interação e/ou superposição.
    Dificilmente os clientes são capazes de relacionar todos os requisitos de uma só vez no início do projeto.
    Maioria dos programas só estará disponível quando o cronograma já está bastante adiantado.
    Dificuldades para se introduzir alterações quando o processo está avançado.
  • Um dos primeiros modelos de processo de software propostos foi o modelo em cascata.  Certo!
    Nesse tipo de modelo, os estágios são executados em sequência.  Certo!
    A principal vantagem desse processo está na possibilidade de se retornar ao estágio anterior sempre que for necessário.
    Errado!
    No modelo cascata é preconizado que após concluir uma etapa, não retornará mais a etapa anterior.

    Esse aspecto é particularmente importante em grandes sistemas de informação, sobretudo quando não se consegue levantar todos os requisitos no início do desenvolvimento.
    Errado!
    O modelo cascata tem como princípio que os requisitos SÃO FIXOS, ou seja, são bem definidos e não mudarão até a conclusão do projeto. Segundo Pressman, mudanças podem causar confusão à medida que a equipe de projeto prossegue.


  • Assertiva ERRADA. 


    Modelo em cascata: requisitos bem conhecidos, equipe pequena, uma etapa só inicia quando concluída a outra, não é possível quebrar a sequência. Qualquer coisa diferente disso não estamos falando do modelo cascata. 

ID
788719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de software, existem diversos modelos de desenvolvimento de software, e, dentre eles, o modelo em cascata, o qual, no contexto do desenvolvimento de sistemas de software complexos, recomenda

Alternativas
Comentários
  • Modelo em Cascata( ciclo de vida clássico )( modelo sequencial linear (Tradicional)(Waterfall)(Rígido)(MOnopolítico)

    É o pai pouco utilizado

    ·  Sugere uma abordagem sistemática sequencial e linear

    ·  A fase seguinte não deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluída.

    ·  Inicia no nível de sistema e progride até a manutenção

    ·  O modelo em cascata é o menos flexível e mais simples

    ·  Metodologias em cascatas possuem fases bem definidas executadas sequencialmente. Além disso, não há sobreposição entre as fases, isto é a fase seguinte somente pode ser executadaapós a finalização da fase anterior.

    ·  Para o desenvolvimento de software, começa com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído.

    ·  Maior capacidade de organização do projeto, visto que uma só inicia após a anterior.



ID
814462
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É um processo de desenvolvimento de software criado em resposta às fraquezas apresentadas pelo modelo em cascata. Esta afirmação refere-se ao / à

Alternativas
Comentários
  • Processo em cascata é que uma fase só é realizada quando a anterior termina. Completamente engessado. 

     

  • Desenvolvimento Iterativo e Incremental é um dos clássicos modelos de processo de desenvolvimento de software criado em resposta às fraquezas do modelo em cascata, o mais tradicional. Os dois padrões mais conhecidos de sistemas iterativos de desenvolvimento são o RUP (Processo Unificado da Rational) e o Desenvolvimento ágil de software. Por isso o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essencial da Programação Extrema e outros.

  • a-

    iterativo e incremental descrevem um modelo para melhoria continua por pequenos incrementos ou passos. Agile e plataformas de colaboração como wiki funcionam deste forma.

  • Vamos aos comentários.

    "Em várias situações, os requisitos iniciais do software são razoavelmente bem definidos, entretanto, devido ao escopo geral do trabalho de desenvolvimento, o uso de um processo puramente linear não é utilizado. Pode ser necessário o rápido fornecimento de um determinado conjunto funcional aos usuários, para somente após esse fornecimento, refinar e expandir sua funcionalidade em versões de software posteriores. Em tais casos, pode-se optar por um modelo de processo projetado para desenvolver o software de forma incremental.

    O modelo incremental combina elementos dos fluxos de processos lineares e paralelos. "

    Fonte: Pressman (2011) pg. 61

    #SóNinja


ID
836566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca do processo de desenvolvimento de software, julgue os itens
subsequentes.

Ciclo de desenvolvimento em cascata, gerenciamento de requisitos, arquitetura e uso de componentes e gerência de configuração e mudanças estão entre as práticas que fundamentam o RUP (Rational Unified Process).

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de desenvolvimento em cascata, gerenciamento de requisitos, arquitetura e uso de componentes e gerência de configuração e mudanças estão entre as práticas que fundamentam o RUP (Rational Unified Process).

    As praticas que fundamentam o RUP são :
    - Desenvolvimento Iterativo
    - Gerenciamneto de Requisitos
    - Uso da Arquitetura de Componentes
    - Modelagem Visual ( UML )
    - Contínua verificação da qualidade
    - Gerenciamento de mudanças
     

  • O RUP recomenda 6 melhores práticas:
    1- Desenvolver o software iterativamente: incrementos de software priorizados e entregues.
    2- Gerenciar requisitos: documentação e acompanhamento das mudanças dos requisitos.
    3-Usar arquiteturas baseadas em componentes: estruturar a arquitetura de sistema de componentes.
    4-Modelar o software visualmente: modelos gráficos UML.
    5- Verificar a qualidade do software: atendam aos padrões de qualidade da organização.
    6-Controlar as mudanças do software: usando um SGMe procedimentos.

    Fonte: material Professor Gabriel Pacheco
     
  • o RUP se baseia no ciclo de desenvolvimento iterativo e incremental e não em cascata. O restante está correto.
  • já começou errado quando disse  "Ciclo de desenvolvimento em cascata" . O RUP é Iterativo e incremental e não em cascata!

  • Uma coisa é dizer que o RUP possui "mini projetos em cascata" dentro de cada fase, o que não estaria errado (vide gráfico das baleias) e poderia confundir muita gente.

    Outra coisa é dizer "ciclo de desenvolvimento em cascata", o que não é verdade, pois o RUP é Iterativo e incremental. Daí o erro da questão.


    Bons Estudos!


ID
888964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma das críticas feitas ao modelo do ciclo de vida do desenvolvimento de software em cascata refere-se a

Alternativas
Comentários
  • LETRA C Pouca flexibilidade para mudanças futuras, exigindo compromissos nas fases iniciais do projeto. p_q

  • O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos - em princípio, você deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas.

     

    Os principais estágios são:

     

    - análise e definição de requisitos

    - projeto de sistema e software

    - implementação e teste unitário

    - integração e teste de sistema

    - operação e manutenção

     

    Em princípio, o modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento do sistema. 

     

    Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 2.


ID
931360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos modelos de ciclo de vida de software e aos processos de desenvolvimento de software.

Cada seqüência de etapas de um ciclo de vida aderente ao modelo cascata é equivalente a uma iteração em um processo embasado no XP (eXtreme Programming).

Alternativas
Comentários
  • Já que ninguém comentou, farei um breve comentário.


    XP utiliza desenvolvimento incremental jovens.


    #Paz


ID
1035865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, com relação a processos de desenvolvimento de software.

No modelo em cascata de processo de desenvolvimento, os clientes devem definir os requisitos apenas durante a fase de projeto; e os projetistas definem as estratégias de projeto apenas durante a fase de implementação. As fases do ciclo de vida envolvem definição de requisitos, projeto, implementação, teste, integração, operação e manutenção. Em cada fase do ciclo de vida, podem ser produzidos diversos artefatos.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o Erro?

  • Errado: "os clientes devem definir os requisitos apenas durante a fase de projeto; e os projetistas definem as estratégias de projeto apenas durante a fase de implementação."

    Simples, o levantamento de requesitos é na fase de requesitos somente, e as estratégias de projeto é na fase de projeto somente.
  • No modelo em cascata de processo de desenvolvimento, os clientes devem definir os requisitos apenas durante a fase de projeto (ERRADO: ao contrário do que dizem, o modelo cascata não é tão engessado assim e comporta definição de novos requisitos, ainda que de forma ineficiente); e os projetistas definem as estratégias de projeto apenas durante a fase de implementação (ERRADO: o modelo cascata não é tão engessado a ponto de não comportar mudança de estratégias de projeto). As fases do ciclo de vida envolvem definição de requisitos, projeto, implementação, teste, integração, operação e manutenção. Em cada fase do ciclo de vida, podem ser produzidos diversos artefatos.

  • Atividades sequenciais

    Uma fase deve ser terminada para a começar

    Vantagens do Modelo Cascata

    -Documentação rígida (idealmente completa) em cada atividade

    -Reflete abordagens adotadas em outras engenharias

    -Aderência a outros modelos de processo

    Desvantagens do Modelo Cascata

    -Projetos reais raramente seguem um fluxo sequencial

    -Em geral, é difícil para o cliente estabelecer todos os requisitos à priori

    -Difícil se adequar a mudanças inevitáveis de requisitos

    -Uma versão executável somente ficará pronta na fase final do projeto

    Quando Aplicar o Modelo Cascata?

    Sistemas críticos

    Quando os requisitos são bem compreendidos

    Quando há pouca probabilidade dos requisitos mudarem


ID
1042585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação às abordagens de desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.

Os princípios fundamentais do processo unificado não incluem natureza iterativa e incremental, visto que este é um processo tradicional organizado em cascata.

Alternativas
Comentários
  • O RUP é interativo e incremental, o que acontece é que na prática, muita gente o utiliza como cascata
  • "De certo modo, o Processo Unificado é uma tentativa de apoiar-se  nos melhores recursos e características dos modelos convencionais (...). Ele sugere um fluxo de processo que é iterativo e incremental, dando a sensação evolucionária que é essencial no desenvolvimento".


    Engenharia de Software. Roger Pressman. 6a Edição.

  • O RUP é um modelo de processo derivado de trabalhos sobre UML. Ele reúne as melhores características de todos os modelos de processos, ilustra boas práticas na especificação e no projeto e apoia a prototipação e a entrega incremental.

  • RUP é:

    um processo iterativo incremental,

    orientado por casos de Uso e

    centrado na arquitetura.

  • errado- Ser iterativo & incremental significa que os analistas identificam os casos de uso relevantes consoante a arquitetura selecionada, cujo produto da iteracao é um compoenente do sistema. 


ID
1049488
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O primeiro modelo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida de software. Dentre seus principais estágios se encontram a análise e definição de requisitos, o projeto de sistema e software e

Alternativas
Comentários
  • Modelo em Cascata

    O primeiro modelo de processo de desenvolvimento de software publicado originou-se de processos mais gerais de engenharia de sistema. Devido ao encadeamento de uma fase com a outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida do software. Os principais estágios desse modelo representam as atividades fundamentais de desenvolvimento.


    Análise e definição de requisitos;
    Projeto de sistema e software;
    Implementação e teste de unidade;
    Integração e teste de sistema;
    Operação e manutenção.


    Procurando na internet, achei de onde retiraram a questão: http://danielteofilo.wordpress.com/2012/01/08/processos-de-software/


    Bons estudos.

  • e)implementação e teste unitário. Waterfall model é um modelo linear que nao usas iterações. As fases sao geralmente as seguintes:

    especificação de requisitos (análise). artefato: requirements document

    software design. artefato:: software design (sd) document

    implementacao. artefato: software

    integração

    teste (validacao)

    deployment

    manutencao

  • Os principais estágios desse modelo são:

    1 - Análise e Definição de Requisitos.

    2 - Projeto de Sistema e Software.

    3 - Implementação e teste de unidade.

    4 - Integração e teste de sistema.

    5 - Operação e manutenção.

    a) E. Não existe essa fase. Os recursos (a equipe responsável assim como o gerente de projeto) são alocados durante o planejamento do projeto (no
    caso na fase de análise).
    b) E. O desenvolvimento incremental significa entregar o software gradativamente na medida em as funcionalidades são desenvolvidas, o que constituí o oposto do modelo em cascata que somente entrega o produto após a conclusão de todas as fases.
    c) E. Não existe geração de relatórios.
    d) E. Não existe pesquisa.
    e) C. 

     


ID
1062604
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No âmbito dos processos de desenvolvimento de software, entre as vantagens do desenvolvimento incremental sobre o modelo em cascata, inclui-se a(o)

Alternativas
Comentários
  • Vantagens comparadas ao modelo em cascata:

    1-  O custo de acomodar as mudanças nos requisistos do cliente é reduzido. A quantidade de análise e documentação a ser feita é muito meno do que o necessário no modelo em cascata.

    2- É mais fácil obter feedback dos clientes sobre o desenvolvimento que foi feito. Os clientes podem fazer comentários sobre as demonstrações do software e ver o quanto foi implementado. Os clientes têm dificuldade em avaliar a evolução por meio de documentos de projeto de software. 

    3- É possível obter entrega e implementação rápida de um software útil ao cliente, mesmo se toda a funcionalidade não for incluída. Os clientes podem usar e obter ganhos a partir do software inicial antes do que é possível com um processo em cacata.

     

    Fonte: Livro SOMMERVILLE 

     


ID
1095877
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software, também conhecido como modelo em cascata, requer uma abordagem sistemática, sequencial ao desenvolvimento do software. Tal processo compreende as seguintes atividades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de Vida Cascata: Requisitos -> Análise -> Projeto -> Codificação -> Testes -> Manutenção


    Fonte: http://fundamentossimack.blogspot.com.br/p/ciclo-de-vida.html

  • d-

    O refinamento do prototipo é feito em um prototipo que ira se tornar o software final. O prototipo tambem é usado para elicitar requisitos, podendo ser usado em conjunto com outras tecnicas como JAD, brainstorming etc


ID
1098016
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ciclo de vida de desenvolvimento de softwares é o processo de criação e manutenção de sistemas de informação descrito em modelos e metodologias utilizadas para desenvolver esses sistemas. Um exemplo de modelo de ciclo de vida é o Cascata. Assinale a alternativa que apresenta característica correta do modelo de ciclo de vida em Cascata.

Alternativas
Comentários

  • O modelo em  cascata e reconhecido tambem como sequencial fonte Livro de pressman engenharia de software uma abordagem profissional

  • Alternativa correta: B. 

     

    a) Alguns estágios do ciclo de vida podem se sobrepor, mas as partes do sistema não são desenvolvidas em sequencia;
    b) Gabarito;
    c) O progresso só é visualizado pelo usuário final  no fim do ciclo, quando ocorre a entrega do artefato de software utilizável por ele;
    d) Erros só são detectados no final, o que torna difícil a correção;
    e) Existe e, dependendo do modelo de ciclo de vida adotado, é a primeira ou segunda fase. 

  • GABARITO: B  


ID
1153837
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o Modelo de Processo de Software denominado O modelo em cascata, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b-

    Projeto de sistema e software sempre leva em consideração a alocação de requisitos de hardware.

    fases do modelo em cascata:

       Requerimento

       Projeto

       Implementação

       Integração

       Teste e depuração (verificação)

       Manutenção de software


ID
1159312
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelo de processo de software é utilizado para explicar uma abordagem para o desenvolvimento de software.

Assinale a alternativa abaixo que melhor identifca o modelo de processo de software no qual uma implementação inicial é exposta ao usuário para que possam ser realizados refnamentos posteriores que representam novas versões do sistema. As atividades de especifcação, desenvolvimento e validação são intercaladas.

Alternativas
Comentários
  • Método Ágil - A maioria dos métodos ágeis tenta minimizar o risco pelo desenvolvimento do software em curtos períodos, chamados de iteração, os quais gastam tipicamente menos de uma semana a até quatro. Cada iteração é como um projeto de software em miniatura de seu próprio, e inclui todas as tarefas necessárias para implantar o mini-incremento da nova funcionalidade: planejamento, análise de requisitos, projeto, codificação, teste e documentação.

  • O desenvolvimento que parte de uma marco inicial de entregável ao usuário (modelo inicial) e, este vai sendo refinado ao longo do Ciclo de Vida. Esta definição é bastante similar a definição de metodologias ágeis

  • RUP, abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado da Rational).

  • GABARITO B

    MODELOS EVOLUCIONÁRIOS:

    • Prototipação: Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções.
    • Modelo Espiral

    FONTE: PRESSMAN


ID
1219897
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de desenvolvimento de software em geral tem como entrada os requisitos do sistema e como saída um produto fornecido. Analise as afirmativas sobre este tema.

I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.

II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.

III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- ERRADA

    De acordo com Sommerville, as atividades fundamentais de desenvolvimento são:

    - Análise e difinição de requisitos

    -Projeto de sistema e software

    -Implementação e teste de unidade

    - Integração e teste de sistema 

    - Operação e manutenção

    III - ERRADA

    Protótipos descartáveis podem ser aplicados no contexto de qualquer Modelo de Processo. Entretanto, possuem o objetivo de compreender os requisitos do cliente e, a partir disso, desenvolver melhor definição de requisitos para o sistema (Sommerville).

  • maldade da banca cobrar decoreba ao pé da letra...

    Item I :

    análise e definição de requisitos
    projeto do sistema
    codificação (=implementalção)
    testes (testes de unidade ou teste de sistema)

    entrega do sistema (não está incluido dentre as atividades fundamentais)

  • I. E. Não há entrega do sistema nas atividades fundamentais de desenvolvimento.
    - Análise e difinição de requisitos
    - Projeto de sistema e software
    - Implementação e teste de unidade
    - Integração e teste de sistema 
    - Operação e manutenção
    II. C
    III. E. Prototipação serve para compreender os requisitos do cleinte e, a partir disso, desenvolver melhor definição de requisitos para o sistema segundo Sommerville.

    Gabarito: C

  • Vamos aos comentários.

    I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.

    São as fases do Modelo em Cascata segundo Sommerville (2011): Análise e definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste unitário, Integração e teste de sistema e Operação e manutenção.

    Implementação e teste unitário: Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.

    II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.

    Ler Sommervile (2011) pg. 20 e 21; Pressman (2011) pg. 59 e 60.

    III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.

    "Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimentá-lo no início do processo de software." Fonte: Sommerville (2011) pg. 30.

    "Prototipação. Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos." Fonte: Pressman (2011) pg. 62

    #SóNinja

  • Vamos aos comentários.

    I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.

    São as fases do Modelo em Cascata segundo Sommerville (2011): Análise e definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste unitário, Integração e teste de sistema e Operação e manutenção.

    Implementação e teste unitário: Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.

    II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.

    Ler Sommervile (2011) pg. 20 e 21; Pressman (2011) pg. 59 e 60.

    III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.

    "Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimentá-lo no início do processo de software." Fonte: Sommerville (2011) pg. 30.

    "Prototipação. Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos." Fonte: Pressman (2011) pg. 62

    #SóNinja


ID
1222240
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A primeira grande divisão de um processo é a fase. Uma fase é um período de tempo no qual determinadas atividades com objetivos bem específicos são realizados. Sobre as fases dos principais modelos de processos, analise:

I. Alguns processos, como o Modelo Espiral e suas variantes, têm fases sequenciais, ou seja, com o passar do tempo o processo de desenvolvimento passa de uma fase a outra, como requisitos, análise, programação, testes e implantação.

II. Alguns modelos de processo, como o Modelo Cascata, Modelo de Prototipação Evolucionária e Modelos Ágeis têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para outra, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto.

III. O Processo Unificado (UP) é estruturado em quatro fases (embora algumas variantes tenham até seis fases), que são sequenciais no tempo. Dentro de cada fase, as atividades são organizadas de forma cíclica, ou seja, existem ciclos iterativos dentro das fases, mas elas são sequenciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Só pelo português dá pra perceber que a assertiva I tá errada. Espiral é sequencial? Uma espiral é cíclica :P

    A assertiva II também é simples. Cascata é provavelmente o modelo mais conhecido e é sequencial, logo já dá pra eliminar.

    Sobra só a assertiva III. Letra C.
  • Sobre a assertiva I discordo do colega:

    I - O modelo em espiral é evolucionário (Pressman diz que modelos evolucionários são iterativos). Ele foi proposto originalmente, em 1988, por Boehm. Sua ideia era, em vez de representar o processo de software como uma sequência de atividades com algum retorno entre uma atividade e outra, o processo deveria ser representado como uma espiral. É conhecido como prototipagem-em-etapas, por combinar o modelo em cascata com a prototipação. Cada loop é uma fase e a fase é escolhida de acordo com as necessidades do negócio, não tem uma sequência fixa! Já as atividades do processo são fixas para todos os loops.

    Portanto, o erro da questão é afirmar que tem fases sequenciais. O modelo em si pode ser sequencial, pois a maioria dos modelos herdam as características sequenciais do cascata, mas aprimoram adicionando iteratividade em conjunto com incrementos.

  • A alternativa I faz referência ao modelo CASCATA, não ao modelo espiral.


    []'s

  • Muito cuidado com a afirmativa I, parece fácil julgá-la incorreta por misturar espiral com sequencial, porém a afirmativa abaixo (CESPE) já foi considerada correta:

    "O modelo em espiral é um modelo de processos de software que reúne a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo seqüencial linear." GABARITO: CERTO

     

  • Como o Daniel Souza já explicou, também considero a I correta.

    Entretanto, a III está errada, a crer no que está definido em PRESSMAN:

    "[...] as cinco fases da PU não ocorrem em sequência, mas sim de forma concorrente e escalonada."

  • Segundo SommerVille, o modelo evolucionário intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas e depois é refinado com as entradas do cliente para produzir um produto que o satisfaça.

    Logo, eu julguei ela errado porque afirma que é sequencial, e sequencial temos apenas os modelos que seguem o fluxo linear.

    Fonte: SOMMERVILLE, 2007

  • I. Alguns processos, como o Modelo Espiral e suas variantes, têm fases sequenciais?, ou seja, com o passar do tempo o processo de desenvolvimento passa de uma fase a outra ? Falso....

     

    II. Alguns modelos de processo, como o Modelo Cascata, Modelo de Prototipação Evolucionária e Modelos Ágeis têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para outra?, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto?. falso....

     
     

  • Na alternativa III, considerei correta porque as fases são sequenciais no tempo no RUP, já as disciplinas que não tem relação temporal.


ID
1246573
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a metodologia de desenvolvimento de software denominada Cascata (Waterfall), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Uma das principais características do modelo Cascata é que uma fase começa apenas quando a anterior é finalizada.


ID
1306576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com base nos conceitos gerais e nas disciplinas de engenharia de software, julgue o próximo item.


No ciclo de vida clássico, ou modelo em cascata, as fases concluídas são congeladas para se evitar o retrabalho e maximizarem-se os custos de produção e a aprovação de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Características negativas:

    - Custo de produção e aprovação onerosos;

    - retrabalho significativo;

    - Congelamento de prematura pode significar que o sistema não fará o que o usuário deseja;


  • Seja o pior método do mundo, certamente ele não irá querer maximizar os custos...

  • Atividades sequenciais

    Uma fase deve ser terminada para a começar

    Vantagens do Modelo Cascata

    -Documentação rígida (idealmente completa) em cada atividade

    -Reflete abordagens adotadas em outras engenharias

    -Aderência a outros modelos de processo

    Desvantagens do Modelo Cascata

    -Projetos reais raramente seguem um fluxo sequencial

    -Em geral, é difícil para o cliente estabelecer todos os requisitos à priori

    -Difícil se adequar a mudanças inevitáveis de requisitos

    -Uma versão executável somente ficará pronta na fase final do projeto

    Quando Aplicar o Modelo Cascata?

    Sistemas críticos

    Quando os requisitos são bem compreendidos

    Quando há pouca probabilidade dos requisitos mudarem

  • A questão cobra conhecimento sobre o modelo de desenvolvimento de sistemas cascata.

    O modelo em cascata tem como base um processo orientado a planos, ou seja, planeja-se todas as atividades antes de iniciar a execução do trabalho. Conforme Sommerville, os principais estágios do modelo em cascata são:

    1.     Análise e definição de requisitos;

    2.       Projeto de sistema e software;

    3.       Implementação e teste unitário;

    4.     Integração e teste de sistema;  e

    5.     Operação e manutenção.


    De acordo com o autor, “em princípio, o resultado de cada estágio é a aprovação de um ou mais documentos". No entanto, “o processo de software não é um modelo linear simples, mas envolve o feedback de uma fase para outra. Assim, os documentos produzidos em cada fase podem ser modificados para refletirem as alterações feitas em cada um deles" [1].


    Ainda, na visão do autor, “por causa dos custos de produção e aprovação de documentos, as iterações podem ser dispendiosas e envolver significativo retrabalho. Assim, após um pequeno número de iterações, é normal se congelarem partes do desenvolvimento, como a especificação de requisitos, e dar-se continuidade aos estágios posteriores de desenvolvimento. Esse congelamento prematuro dos requisitos pode significar que o sistema não fara o que o usuário quer. Também pode levar a sistemas mal estruturados, quando os problemas de projeto são contornados por artifícios de implementação" [1].


    Assim, não são as fases concluídas que são congeladas, mas sim, comumente, o estágio de especificação de requisitos de software após ser observado o custo excessivo em produzir e refazer tantos documentos.


    Gabarito da professora: ERRADO.


    Referência:

    [1] Engenharia de Software, Ian Sommerville; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves; revisão técnica Kechi Hirama. — 9. ed. — São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

  • Modelo Em Casta.

    “Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção, Emprego”

    -> Escopo do projeto é geralmente determinado no inicio do ciclo de vida.

    -> Sequencial e linear

    -> Desvantagens

    - Não ter flexibilidade com requisitos “casta possui um processo muito rígido de controle de mudanças” .

    - Não há analise de riscos.

    -> No modelo cascata, o resultado de cada fase envolve um ou mais documentos que são aprovados e assinados. A fase seguinte só é iniciada após a conclusão da fase precedente, mas, na prática, eles se sobrepõem e trocam informações. Durante o projeto, são identificados problemas com os requisitos; durante a codificação, são verificados problemas do projeto, e assim por diante. O processo não é um modelo linear simples, mas envolve uma sequência de iterações das atividades de desenvolvimento.

    Atividades sequenciais

    Uma fase deve ser terminada para a começar

    Vantagens do Modelo Cascata

    -Documentação rígida (idealmente completa) em cada atividade

    -Reflete abordagens adotadas em outras engenharias

    -Aderência a outros modelos de processo

    Desvantagens do Modelo Cascata

    -Projetos reais raramente seguem um fluxo sequencial

    -Em geral, é difícil para o cliente estabelecer todos os requisitos à priori

    -Difícil se adequar a mudanças inevitáveis de requisitos

    -Uma versão executável somente ficará pronta na fase final do projeto

    Quando Aplicar o Modelo Cascata?

    Sistemas críticos

    Quando os requisitos são bem compreendidos

    Quando há pouca probabilidade dos requisitos mudarem

  • "congeladas para se evitar o retrabalho e maximizarem-se os custos de produção e a aprovação de documentos."

    Redação estranha. Fiquei em dúvida se o "maximizarem-se os custos" estava entre os objetos do verbo "evitar"


ID
1330387
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações feitas sobre um modelo de processo de software.

I. Combina a natureza iterativa de modelos incrementais com aspectos sistemáticos do modelo em cascata.

II. Pode ser aplicado em todo ciclo de vida de uma aplicação, inclusive, após a entrega do software.

III. É um modelo que reconhece explicitamente a necessidade de gerenciar riscos.

As três afirmações se referem ao:

Alternativas
Comentários
  • Uma característica principal do modelo espiral é a gestão de risco como observado no item III.

    Bons estudos.

  • Gabarito: D.

     

    Até acertei, pelo gerenciamento de riscos, mas achei estranho, porque o modelo Incremental, segundo Pressman (2006), combina elementos do modelo Cascata sendo aplicado de maneira interativa.

     

    Acredito que a assertiva I refira-se ao modelo Incremental.

     

    O Espiral combina Cascata e Prototipação.

  • O único modelo que fala explicitamente de gestão de risco é o modelo espiral


ID
1350118
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Modelo Cascata é um modelo de processo clássico utilizado na indústria de software. Esse modelo:

I. prevê uma atividade de revisão ao final de cada fase, para que se avalie se o projeto pode passar à fase seguinte.

II. funciona bem com projetos nos quais os requisitos não são bem conhecidos e estáveis.

III. funciona bem quando a preocupação com custo ou tempo de desenvolvimento está acima da preocupação com a qualidade.

IV. é iterativo e incrementai, dividindo o desenvolvimento de software nas fases de levantamento de requisitos, análise, projeto, codificação, teste e operação.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I - Correta.

    II - Errada . Requisitos bem conhecidos 

    III - Errada. Tempo é o pior possível nesse modelo

    IV - Errada. Nada de incremental (pode possuir iterações)

  • Cuidado Alvaro para fins de prova de concurso cascata nunca é iterativo (só se expressamente for colocado o termo na prática), mas na prática temos iterações indiretamente.


    Bons estudos.

  • Essa questão não ficou bem elaborada, aí no caso seria o modelo em cascata com retroalimentação.

  • I - Opção certa uma vez que ao final de casa fase existe um marco que marca o fim daquela fase e eu só posso passar para a fase seguinte quando a anterior estiver sido completada.
    II - FALSO. Esse modelo só funciona bem em projetos que não há grandes mudanças no meu sistema e que os requisitos são bem definidos e conhecidos. 

  • III. funciona bem quando a preocupação com custo ou tempo de desenvolvimento está acima da preocupação com a qualidade. (Errada) - Deve-se sempre prezar pela qualidade do software...senão, o tempo de desenvolvimento e o custo serão sempre prejudicados com manutenções constantes do software.

  • a-

    Waterfall (cascata) é para requisitos definidos e sem mudanças futuras. Quando uma fase acaba, ela nunca mais é repetida. Por isso ele é sequencial


ID
1359121
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software. Sobre o modelo de processo conhecido como modelo em cascata, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • b) Modelo de desenvolvimento evolucionário

    c) Engenharia de software

    d) O Unified Process utiliza uma abordagem iterativa, centrada na arquitetura e orientada por casos de uso

    e) Os principais estágios do modelo em cascata são: Análise e Definição dos Requisitos, Projeto do Sistema, Implementação, Teste do Sistema, Manutenção


ID
1365832
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Flávio pretende desenvolver um software seguindo os estágios do modelo em cascata proposto por Sommerville, em razão de ponderações que faz em relação a outros modelos quanto à solução de um problema que se apresenta. Desta forma ele definiu em seu cronograma, na ordem apresentada pelo autor, as seguintes etapas do ciclo de vida de software:

Alternativas
Comentários
  • Definição dos Requisitos

    Projeto de Sistema e Software

    Implementação e teste de Unidade

    Integração e Teste de Sistema

    Operação e Manutenção



  • De acordo com Sommerville 9º edição página 20.
    Definição de sistemas, projeto de sistema e software, implementação e teste unitário, integração e teste de sistema e operação e manutenção.

    A princípio, o resultado de cada operação gera um ou mais documentos assinados. Vale salientar que o estágio seguinte só começa após o termino do anterior, onde a saída de uma etapa serve de entrada para a outra!

  • 1. Análise e definição de requisitos. Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.


    2. Projeto de sistema e software. O processo de projeto de sistemas aloca os requisitos tanto para sistemas de hardware como para sistemas de software, por meio da definição de uma arquitetura geral do sistema. O projeto de software envolve identificação e descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e seus relacionamentos.


    3. Implementação e teste unitário. Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto
    de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a
    sua especificação.


    4. Integração e teste de sistema. As unidades individuais do programa ou programas são integradas e testadas como um sistema completo para assegurar que os requisitos do software tenham sido atendidos. Após o teste, o sistema de software é entregue ao cliente.


    5. Operação e manutenção. Normalmente (embora não necessariamente), essa é a fase mais longa do ciclo de vida. O sistema é instalado e colocado em uso. A manutenção envolve a correção de erros que não foram descobertos em estágios iniciais do ciclo de vida, com melhora da implementação das unidades do sistema e ampliação de seus serviços em resposta às descobertas de novos requisitos


    Fonte: Sommerville, 9ª Ed, página 20 e 21

  • Pensei assim: 

    Todo projeto começa com a definição. Então já eliminei  A,B e C 

    Todo projeto termina com coisas relativas a evolução, manutenção, então a letra D tá eliminada pq a manutenção tá no meio do esquema. 

    Letra E 

  • Questão DECOREBA. Criem um Caderno para adicionar questões desse tipo.


ID
1416913
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de ciclo de vida incremental e iterativo foi proposto como uma resposta aos problemas encontrados no modelo em cascata. Em relação a este tipo de modelo de processo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Muito cuidado com palavras como SEMPRE, NUNCA, e outras muito restritivas. Mesmo que seja APENAS dividido os requisitos não é garantia que será possível aplicar o desenvolvimento iterativo e incremental.

  • Há problema em implementar este ciclo de vida quando não é possível modularizar o sistema.

  • Essa questão pode ser resolvidas analisando apenas esse trecho: "NBR ISO/IEC 12207:2009", se você já estudou sobre o modelo incremental e nunca ouviu falar nisso, então, há uma grande chance da questão incorreta ser essa.

  • Na alternativa B, essa característica não é do Evolutivo?

  • Foda, uma banca de concurso tirar questões de Wikipedia

    E) O Desenvolvimento Iterativo e Incremental é um dos clássicos modelos de processo de desenvolvimento de software criado em resposta às fraquezas do modelo em cascata, o mais tradicional. Os dois padrões mais conhecidos de sistemas iterativos de desenvolvimento são o RUP (Processo Unificado da Rational) e o Desenvolvimento ágil de software. Por isso o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essencial da Programação Extrema e outros.

    by Wikipedia
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_iterativo_e_incremental


  • Nem sempre é possível utilizar o desenvolvimento incremental e iterativo. Esse modelo pode apresentar problemas quando envolver um aumento de escopo constante, o que tornaria o processo de desenvolvimento extremamente custoso ou quando requisitos sofrem mudanças constantes que influenciam em vários aspectos do negócio.

    Não há um ciclo de vida que atenda a todas as nuances presentes em diferentes processos de desenvolvimento de software, pois cada projeto possui suas singularidades.

  • O que isso "os dois padrões mais conhecidos de sistemas iterativos de desenvolvimento são: o UP (Processo Unificado) e o desenvolvimento ágil de software" tem a ver com isso "Por isso, o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essencial do XP"?

    Quer dizer que o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essecial do XP porque os dois padrões mais conhecidos são o UP e o desenvolvimento ágil?

    Desenvolvimento ágil é padrão?

    Papo de maluco! Sei que não adianta discutir com a banca, mas fica o meu protesto. Por hoje chega... amanhã começo outra vez... rsrs... ;)

  • João Leno falou tudo, foi assim que eu matei a questão

  • Marquei errada a "o desenvolvimento evolui em versões, através da construção incremental e iterativa de novas funcionalidades até que o sistema completo esteja construído. Apenas uma parte dos requisitos é considerada em cada ciclo de desenvolvimento."


    por causa do termo destacado. Acredito que quem gera versões é o modelo evolucionário. O iterativo e incremental geram builds ou incrementos "Prontos".



ID
1428862
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os processos baseados em Desenvolvimento Iterativo e Incremental foram criados em resposta às fraquezas do modelo em Cascata Original. Dentre as fraquezas do Modelo em Cascata tratadas pelo processos de Desenvolvimento Interativo e Incremental está o fato de que no Modelo em Cascata,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    No modelo em Cascata, cada fase envolve a elaboração de um ou mais documentos, que devem ser aprovados antes de se iniciar a fase seguinte.

  • No modelo Cascata, não se inicia a próxima etapa sem o término da anterior


ID
1477555
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

As metodologias ágeis de desenvolvimento surgiram em meados de 1990, como reação aos chamados métodos pesados de desenvolvimento, que eram caracterizados por muita formalidade nas documentações e regulamentações. Muitos eram gerenciados pelo tradicional modelo em cascata. Em 2001, de fato, após uma reunião no estado de Utah, surgiu, definitivamente, e foi propagado o paradigma de desenvolvimento de softwares ágeis. Muitos foram os motivos que levaram a essa concepção, por exemplo: gestão orientada a pessoas, adaptabilidade de processos, design e construção de software usando uma metodologia adaptativa, entre outros. Uma dessas metodologias ágeis é “centrada em estabelecer os recursos e o tempo fixo para o desenvolvimento de um projeto, ajustando suas funcionalidades de maneira a atender os prazos estipulados”. A respeito dessa metodologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (do inglês Dynamic Systems Development Method - DSDM) é uma metodologia de desenvolvimento de software originalmente baseada em "Desenvolvimento Rápido de Aplicação" (RAD). DSDM é uma metodologia de desenvolvimento iterativo e incremental que enfatiza o envolvimento constante do usuário.

    Seu objetivo é entregar softwares no tempo e com custo estimados através do controle e ajuste de requisitos ao longo do desenvolvimento.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metodologia_de_desenvolvimento_de_sistemas_din%C3%A2micos

  •  d) Dynamic Systems Development Methodology (DSDM). 

    DSDM (dynamic system development method) é o metodo que trabalha com adequação ao produto e incrementos por prototipos para reviews. caracteristicas: participação do usuario, força de equipe, entrega frequente, adequação ao produto, desenvolvim,ento iterativo & desenvolvimento incremental, e foco na reversão por mudanças. 

  • Os 8 princípios do DSDM:
    -foco na necessidade do negócio 
    -entrega no tempo 
    -colaboração
    -nunca comprometa qualidade
    -construa incrementalmente com bases firmes
    -desenvolva iterativamente
    -comunicação continua e clara
    -demostre controle

     

  • Vamos aos comentários.

    "O método de desenvolvimento de sistemas dinâmicos (Dynamic Systems Development Method) [Sta97] é uma abordagem de desenvolvimento de software ágil que “oferece uma metodologia para construir e manter sistemas que atendem restrições de prazo apertado através do uso da prototipagem incremental em um ambiente de projeto controlado"". Fonte: Pressman (2011) pg. 96

    #SóNinja


ID
1478881
Banca
FUNCAB
Órgão
MJSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de ciclo de vida em cascata e considerado o paradigma mais antigo da engenharia de software. Apesar de apresentar diversas desvantagens em relação ao modelo incremental, pode ser útil principalmente em situações que :

Alternativas
Comentários
  • "...só quando todos os requisitos forem enunciados pelo cliente, tiverem sua completeza e consistência analisadas e tiverem sido documentados em um documento de especificação, é que a equipe de desenvolvimento pode realizar as atividades de projeto do sistema." (Pfleeger, Shari Lawrence. Engenharia de Software: Teoria e Prática. 2ª Ed - São Paulo : Prentice Hall, 2004)

    "...o modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos forem bem compreendidos e houver pouca probabilidade de mudanças radicais durante o desenvolvimento do sistema." (Sommerville, Ian. Engenharia de Software, 8 Ed. - São Paulo : Pearson Addison-Wesley, 2007)
  • Gab. B - os requisitos são fixos.

  • Para um projeto em que os requisitos são estáveis, o modelo em cascata se torna uma boa opção.

  • Alguns projetos de software definem requisitos iniciais de software razoavelmente bem definidos. Pode ser necessário o rápido fornecimento de um determinado conjunto funcional aos usuários, para que após esse fornecimento, possamos melhorar e expandir suas funcionalidades em versões de software posteriores. Nesses casos, podemos optar por um modelo de processo que desenvolve software de uma forma incremental.

ID
1501579
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo mais tradicional de desenvolvimento de software é o modelo em cascata. Considerando a utilização desse modelo e suas fases, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • a) O primeiro estágio de desenvolvimento de um novo sistema consiste na definição de requisitos.

  • A questão levou em conta a classificação do Sommerville para o cascata: definição de requisitos, projeto de software e sistema, codificação e testes unitários, integração e testes de sistema e operação em manutenção.

  •  a) O primeiro estágio de desenvolvimento de um novo sistema consiste na definição de requisitos.
    CORRETO.

     b) A divisão dos requisitos para implementação do sistema em hardware ou software é feita na fase de operação e manutenção.
    ERRADO: A fase de operação e Manutenção é a última, onde o sistema já está funcionando. A divisão dos requisitos é uma fase que antecede a codificação. É na fase de planejamento. Sem codificação (mão na massa) não existe produto (software). Sem produto não existe operação e  manutenção.

     c) A especificação do sistema é produzida após o estágio de implementação e teste de unidade.
    ERRADO: A justificativa segue o mesmo raciocínio da letra B. A especificação do software é um dos primeiros estágios. Implementação, manutenção ou testes ocorrem durante ou depois, a dependete do estágio, da fase de codificação.

     d) A integração e o teste dos programas individuais são feitos no estágio de implementação e teste de unidade.
    ERRADO: Percebe-se aqui que a banca utilizou a abordagem do Sommerville. É um dos itens que gera dúvida. Mas a fase de integração e testes dos programas individuais estão em estágios distintos. Ele misturou duas fases distintas em uma única fase. Existe a fase de Codificação e Testes Unitários (individuais) e a fase de integração e testes de sistemas.

     e) Não há necessidade de se produzir qualquer tipo de documentação em suas fases.
    ERRADO: A alternativa por si só já é auto explicativa.


ID
1610359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos conceitos de desenvolvimento de sistemas, julgue o item a seguir. 


No modelo em cascata, o projeto segue uma série de passos ordenados. Ao final de cada projeto, a equipe de projeto finaliza uma revisão. O desenvolvimento continua e, ao final, o cliente avalia a solução proposta.

Alternativas
Comentários
  • Um erro da questão é afirmar que o cliente só avalia a solução proposta no final, pois, na verdade ao final de cada fase o cliente avalia o resultado.

  • acho que o erro está em "Ao final de cada projeto, a equipe de projeto finaliza uma revisão" , na verdade é cada fase e não cada projeto

  • Atividades sequenciais

    Uma fase deve ser terminada para a começar

    Vantagens do Modelo Cascata

    -Documentação rígida (idealmente completa) em cada atividade

    -Reflete abordagens adotadas em outras engenharias

    -Aderência a outros modelos de processo

    Desvantagens do Modelo Cascata

    -Projetos reais raramente seguem um fluxo sequencial

    -Em geral, é difícil para o cliente estabelecer todos os requisitos à priori

    -Difícil se adequar a mudanças inevitáveis de requisitos

    -Uma versão executável somente ficará pronta na fase final do projeto

    Quando Aplicar o Modelo Cascata?

    Sistemas críticos

    Quando os requisitos são bem compreendidos

    Quando há pouca probabilidade dos requisitos mudarem


ID
1629967
Banca
FUNCAB
Órgão
Sinesp
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de ciclo de vida em cascata é considerado o paradigma mais antigo da engenharia de software. Apesar de apresentar diversas desvantagens em relação ao modelo incrementai, pode ser útil principalmente em situações que :

Alternativas
Comentários
  • Em princípio, o modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento do sistema. No entanto, o modelo em cascata reflete o tipo de processo usado em outros projetos de engenharia. Como é mais fácil usar um modelo de gerenciamento comum para todo o projeto, processos de software baseados no modelo em cascata ainda são comumente utilizados.

     

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2.

  • O modelo em cascata deve ser usado quando há requisitos fixos, claros e bem definidos (baixa mudança);

    Alternativa: B


ID
1663627
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Modelo Cascata é considerado o “avô" de todos os ciclos de vida de sistemas e propõe que, antes de produzir linha de código, deve-se fazer um trabalho detalhado de análise e projeto, de forma que, quando o código for efetivamente produzido, esteja o mais próximo possível dos requisitos do cliente. Sobre este modelo, considere:

I. É dirigido por documentação, já que é ela que determina se as fases foram concluídas ou não.

II. Prevê uma atividade de revisão ao final de cada fase para que se avalie se o projeto pode passar à fase seguinte.

III. Tem fases sequenciais, ou seja, com o passar do tempo, o processo de desenvolvimento passa de uma fase à outra, como requisitos, análise, programação, testes e implantação.

IV. São produzidos resultados tangíveis até a fase de codificação, pois sempre são estabelecidos requisitos completos antes desta fase.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos - em princípio, você deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas.


    Os principais estágios são:


    - Análise e definição de requisitos

    - Projeto de sistema e software

    - Implementação e teste unitário

    - Integração e teste de sistema

    - Operação e manutenção


    Em princípio, o resultado de cada estágio é a aprovação de um ou mais documentos ('assinados'). O estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. O processo de software não é um modelo linear simples, mas envolve um feedback de uma fase para outra. Assim, os documentos produzidos em cada fase podem ser modificados para refletirem as alterações feitas em cada um deles.


    Por causa dos custos de produção e aprovação de documentos, as iterações podem ser dispendiosas e envolver significativo retrabalho. Assim, após um pequeno número de iterações, é normal se congelarem partes do desenvolvimento, como a especificação, e dar-se continuidade aos estágios posteriores de desenvolvimento. A solução do problema fica para mais tarde, ignorada ou programada, quando possível. Esse congelamento prematuro dos requisitos pode significar que o sistema não fará o que o usuário quer. Também pode levar a sistemas mal estruturados, quando os problemas de projeto são contornados por artifícios de implementação.


    Durante o estágio final do ciclo de vida (operação e manutenção), o software é colocado em uso. Erros e omissões nos requisitos originais do software são descobertos.


    O modelo em cascata é consistente com outros modelos de processos de engenharia, e a documentação é produzida em cada fase do ciclo. Seu maior problema é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos. Deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venha a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento do sistema.


    Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 2, Páginas 20 e 21.

    Bons estudos!
  • Silas valeu pelos comentários.

  • Alguém poderia explicar o por que do item 4 estar incorreto? Se a documentação é realizada antes da fase de codificação e todos os requisitos já saem da fase de levantamento de requisitos completos e aprovados...

    "São produzidos resultados tangíveis até a fase de codificação, pois sempre são estabelecidos requisitos completos antes desta fase."

    A não ser que ele não considere documentação resultante do levantamento de requisitos como algo "tangível"...

  • O que seria um resultado tangível? É o produto em funcionamento para o cliente. Até a fase de codificação somente temos documentação sobre escopo, funcionalidades, arquitetura entre outros aspectos do software. Portanto o item IV está incorreto. Lembre-se que o 'modelo em cascata' é  um processo de desenvolvimento que somente entrega o produto ao cliente após terem sido concluídas todas as fases (ex: levantamento de requisitos, testes,...) - o que não é boa escolha quando falamos em ambiente que os requisitos mudam constantemente.

    Gabarito: A


ID
1734571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito da engenharia de software.

Na fase de engenharia de requisitos do software, do paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software chamado de modelo cascata, são identificadas as necessidades do sistema do ponto de vista do desenvolvedor, sem a presença do solicitante.

Alternativas
Comentários
  • Os requisitos são elaborados a partir do ponto de vista do cliente e não do desenvolvedor

  • Os principais estágios do modelo em cascata refletem diretamente as atividades fundamentais do desenvolvimento:
    1.  Análise e definição de requisitos. Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.
    2.  Projeto de sistema e software. O processo de projeto de sistemas aloca os requisitos tanto para sistemas de hard­ware como para sistemas de software, por meio da definição de uma arquitetura geral do sistema. O projeto de software envolve  identificação e descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e seus relacionamentos.
    3.  Implementação e teste unitário. Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.

    4.  Integração e teste de sistema. As unidades individuais do programa ou  programas são integradas e testadas 
    como um sistema completo para assegurar que os requisitos do software tenham sido atendidos. Após o teste, o sistema de software é entregue ao cliente.
    5.  Operação e manutenção. Normalmente (embora não necessariamente), essa é a fase mais longa do ciclo de vida. O sistema é instalado e colocado em uso. A manutenção envolve a correção de erros que não foram descobertos em estágios iniciais do ciclo de vida, com melhora da implementação das unidades do sistema e ampliação de seus serviços em resposta às descobertas de novos requisitos.

    Fonte: sommerville

  • RESOLUÇÃO:

    Os principais estágios do modelo em cascata, refletem diretamente as atividades fundamentais do desenvolvimento. 1. Análise e definição de requisitos. Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema. 2. Projeto de sistema e software. O processo de projeto de sistemas aloca os requisitos tanto para sistemas de hard­ware como para sistemas de software, por meio da definição de uma arquitetura geral do sistema. O projeto de software envolve identificação e descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e seus relacionamentos. 3. Implementação e teste unitário. Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa.

    Resposta: Errado

  • Na fase de engenharia de requisitos do software, do modelo Cascata, são identificadas as necessidades do ponto de vista do cliente e não do desenvolvedor.

    FONTE: Patrícia Quintão.


ID
1764130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere a engenharia de software, aos modelos de ciclo de vida e aos requisitos funcionais e não funcionais, julgue o item a seguir.

As fases do modelo de ciclo de vida em cascata são demonstração, análise de requisitos, pré-projeto, desenvolvimento, projeto básico, homologação, implantação e manutenção, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - As fases são COMUNICAÇÃO / PLANEJAMENTO / MODELAGEM / CONSTRUÇÃO / EMPREGO (by Pressman) ou as fases são DEFINIÇÃO DE REQUISITOS / PROJETO DE SISTEMA E SOFTWARE / IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE USUÁRIO / INTEGRAÇÃO E TESTE DE SISTEMA / OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO (by Sommerville).

  • (Pressman): COMUNICAÇÃO / PLANEJAMENTO / MODELAGEM / CONSTRUÇÃO / ENTREGA

  • RAPCTO(I)
    Requisitos
    Análise
    Projeto
    Codificação
    Teste
    Operações / Implantação
     Yordon         IBM

    CPMC-I (Pressman)
    Com(unicação) Planejamento eu Modelo, Construo e Implanto

    Somerville
    Definição de Requisitos
    Projeto de Sistema e Software
    Implementação e Teste Unitário
    Integração de Sistema
    Operação e Manutenção

  • Vamos aos comentários.

    O autor Pressman (2011) apresenta as seguintes fases: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego. pg. 60

    Para o autor Sommerville (2011) o Modelo em Cascata possui as seguintes fases: Análise e definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste unitário, Integração e teste de sistema e Operação e manutenção.

    Análise e definição de requisitos: Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema. pg. 20 e 21..

    #SóNinja

  • Modelo Em Cascata

    -> Sequencial e Sistemático

    -> Modelo Clássico. “ Mais antigo E o Mais Simples”

    Modelo Em Cascata (Pressman)

    ->Comunicação

    ->Planejamento

    ->Modelagem

    ->Construção

    ->Implantação.

    - Organiza as atividades em uma sequencia com entregas bem definidas.

    - Funciona bem para requisitos estáveis e bem compreendido.

    - Modelo pressupõe que os requisitos ficarão estáveis ao longo do Projeto.

    - Próxima fase Inicia-se após a Anterior Ter completado.

    -> Não Reage Bem a mudanças.

    -> Em uma empresa que tenha adotado um processo de desenvolvimento de software em cascata, falhas no levantamento de requisitos tem maior possibilidade de gerar grandes prejuízos de que naqueles que tenham adotado desenvolvimento evolucionário.


ID
1764187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de desenvolvimento de software consiste de um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

O modelo de ciclo de vida clássico da engenharia de software, também conhecido como modelo cascata, inicia-se com a etapa de análise de requisitos de software, na qual os requisitos iniciais do software são coletados pelo analista.

Alternativas
Comentários
  • Pressman - Comunicação

    Sommervile: Definição dos requisitos

  • O erro está em dizer que se começa pela análise, e não é isso que ocorre. Primeiro você precisa ter os requisitos que são coletados na etapa de elicitação, depois vem a etapa de análise. 

  • Creio que o erro da questão reside em afirmar que o modelo CASCATA é um "Ciclo de Vida". Na verdade o mesmo consiste em um MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.
  • Modelo de ciclo de vida

    Segundo Pressman: comunicação / planejamento / modelagem / construção / emprego

    Segundo Sommerville: definição de requisitos / projeto de sistema e software / implementação e teste de usuário / integração e teste de sistema / operação e manutenção

  • Sommerville

    p.20 ed 9: Análise e definição de requisitos. Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.

    Acredito que o erro esteja em colocar  "requisitos iniciais do software

     

  • As pessoas aqui estão confundindo os ciclos de vidas que os autores (Sommerville, Pressman) definem como gerais com o ciclo de vida do modelo Cascata (Clássico).

     

    Ciclo de vida geral (por Sommerville): Especificação, Desenvolvimento, Validação, Evolução. 

     

    Ciclo de vida geral (por Pressman): Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção, Implantação.

     

    Ciclo de vida do modelo cascata (usado por vários autores): Planejamento; Análise e Especificação de Requisitos; Projeto; Implementação; Testes; Entrega e Implantação; Operação; manunteção 

  • Vamos aos comentários.

    Questão bem difícil, para saber responder ela o candidato deveria ter lido os livros do Sommerville (2011) e o Pressman (2011).

    O modelo de ciclo de vida clássico da engenharia de software é a definição do autor Pressman que apresenta as seguintes fases: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego. pg. 60

    O autor Sommerville chama o Modelo de Cascata de Ciclo de vida de software e possui as seguintes fases: Análise e definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste unitário, Integração e teste de sistema e Operação e manutenção.

    Análise e definição de requisitos: Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema. pg. 20 e 21.

    #SóNinja

  • O erro é falar em requisitos iniciais. Todos os requisitos são coletados no modelo cascata. Tudo de uma só vez. Para saber mais visite meus sites. www.apcti.com.br (teoria escrita) tiflix.net.br (video aulas)

  • Gabarito E.

    Algumas vezes chamado de ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de sotware, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de: planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído. Fonte: Pressman, Capítulo 2 - página 59


ID
1774507
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diferentes modelos foram criados para representar o ciclo de vida de software. O modelo cascata, documentado no padrão PSS-05-0 da ESA Software Engeneering Standards, pode ser dividido de três formas: cascata pura, incremental e evolucionária. A abordagem incremental é recomendada quando

Alternativas
Comentários
  • Abordagem Cascata Pura: Todas as fases do ciclo de desenvolvimento são executadas em sequência. As fases anteriores são revisitadas para correções de erros ou para adaptações. Esta abordagem é adequada quando :


    - existe um conjunto de Requisitos do Usuário estáveis e de alta qualidade;
    - a duração do projeto é pequena, isto é, menor do que dois anos; e
    - o sistema completo deve estar disponível de um única vez.


    Abordagem Incremental: Nesta abordagem o desenvolvedor executa múltiplas fases de PD, TR e OM. Dentro desta abordagem está a abordagem cascata.


    A abordagem incremental é adequada quando:


    - a liberação do software deve estar de acordo com um conjunto de prioridades definidas nos Requisitos do Usuário;
    - é necessário melhorar a eficiência da integração do software com outra partes de um sistema maior; e
    - é requerido antecipadamente evidências de que o produto será aceito.


    Abordagem Evolucionária: Nesta abordagem, o desenvolvimento é formada por múltiplos ciclos da abordagem cascata pura, ocorrendo sobreposição das fases da operação e manutenção do sistema anterior com o novo desenvolvimento. Esta abordagem é adequada quando:


    - é necessário alguma experiência do usuário para refinar e completar requisitos;
    - algumas partes da implementação podem depender da existência de tecnologia ainda não disponível;
    - existem requisitos do usuário não bem conhecidos; e
    - alguns requisitos são muito mais difíceis de serem implementados do que outros, decidindo-se não implementá-lo para não atrasar o projeto.

    Fonte: http://www2.dem.inpe.br/ijar/CicoloVidaSoftPrado.html



  • a)a duração do projeto é pequena. (cascata)
    b)algumas partes da implementação podem depender da existência de tecnologia ainda não disponível. (evolutivo)
    c)é necessária alguma experiência do usuário para refinar e completar requisitos. (evolutivo)
    d)é requerido antecipadamente evidências de que o produto será aceito.  (incremental)
    e)existe um conjunto de requisitos do usuário estáveis e de alta qualidade. (cascata)

  • Questão D

    é requerido antecipadamente evidências de que o produto será aceito.

  • Pag. 22 Sommerville 9º ed.

    Os problemas do desenvolvimento incremental são particularmente críticos para os sistemas de vida-longa, grandes e complexos.

    Sistemas de grande porte necessitam de um framenwork ou arquitetura estável, e as responsabilidades das diferentes equipes de trabalho do sistema precisam ser claramente definidas,respeitando essa arquitetura.Isso deve ser planejado com antecedência, e não desenvolvido de forma incremental.

    Por isso escolhi letra A) nao entendi porque está errada.


ID
1784650
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de software pode ser entendido como um conjunto coerente de atividades para a produção de software. Acerca dos diferentes processos de software existentes, analise as afirmativas.

I - O modelo em cascata, também conhecido como ciclo de vida clássico, é indicado para sistemas cujos requisitos não são bem compreendidos devido sua facilidade de adaptação a mudanças no decorrer do projeto.

II - A prototipagem é um modelo evolucionário de processo de software que auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor os requisitos do sistema.

III - O Processo Unificado é orientado por casos de uso, iterativo e incremental, projetado como um arcabouço para métodos e ferramentas UML.

IV - O modelo espiral, diferentemente de outros modelos de processos que terminam quando o software é entregue, pode permanecer operacional até que o software seja retirado de serviço.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • I) Errado: O modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento do sistema.

    II) Correto: Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimentá-lo no início do processo de software.

    III) Correto: O RUP é um exemplo de modelo de processo moderno, derivado de trabalhos sobre a UML e o Unified Software Development Process associado (RUMBAUGH, et al., 1999; ARLOW e NEUSTADT, 2005). Tem como boas práticas: desenvolver software iterativamente, gerenciar requisitos, usar arquiteturas baseadas em componentes, modelar o software visualmente, verificar a qualidade do software e controlar as mudanças do software.

    IV) Correto: O modelo em espiral é planejado por quatro etapas em cada volta na espiral (fase): Definição de objetivos, Avaliação e redução de riscos, Desenvolvimento e validação e Planejamento (O projeto é revisado, e uma decisão é tomada a respeito da continuidade do modelo com mais uma volta na espiral).

     

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2.

  • Na minha opinião:

     

    II - ERRADA: Prototipagem geralmente é descartável. Se é evolucionária então o protótipo não é descartado, visto que essa metodologia de desenvolvimento refina o produto até ficar do jeito que o cliente quer. 

  • Luis Forchesatto
    Quando a questão somente citar protótipo, na maioria das vezes, ela quer dizer descartável, que tem  o objetivo é entender e clarificar os requisitos do sistema

  • b-

    O processo unificado é o 1° adaptado ao uso da notacao UML,baseado nas particas de maior ROI. é uma framework extensivel e adaptavel às caracteristicas de diferentes projetos. suas caracteristicas sao:

    a- dirigido por casos de uso- ponto de vista do stakeholder sem implementacao

    b- centrado na arquitetura- funcionalidades dos casos de uso incrementadas a cada iteracao. arquitetura sao as visoes do usuario com influencia da implementcao. 

    c- foco em risco- casos de uso mais criticos/imprevisiveis sao 1°


ID
1788571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito da engenharia de software.

Na fase de engenharia de requisitos do software, do paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software chamado de modelo cascata, são identificadas as necessidades do sistema do ponto de vista do desenvolvedor, sem a presença do solicitante.


Alternativas
Comentários
  • é o contrário:  são identificadas as necessidades do sistema do ponto de vista do solicitante, sem a presença do desenvolvedor.

  • Vamos aos comentários.

    "O modelo cascata, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente."

    Fonte: Pressman (2011) pg. 59.

    #SóNinja


ID
1815718
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o modelo de processo de software conhecido como “modelo em cascata".

I. Em geral, o resultado de cada fase do processo resulta em um ou mais documentos aprovados.

II. É adequado a situações com pequena probabilidade de mudanças radicais durante o desenvolvimento do sistema. 

III. Prevê a execução simultânea das fases de desenvolvimento.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Algumas outras caracteristicas do modelo em cascata:

    *O fim de uma etapa/fase é entrada para a próxima.

    *é um modelo orientado a planos

    *Desenvolvivento sequencial e sistemático

     

  • Nada no modelo em cascata acontece de forma simultânea ou paralela, tudo sequêncial.


ID
1870669
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dentre os modelos de processos de desenvolvimento de software, o Modelo em Cascata, também conhecido como ciclo de vida clássico, é um dos mais conhecidos e o mais discutido. Qual das seguintes características não se aplica a um processo de software baseado no Modelo em Cascata?

Alternativas
Comentários
  • "Para seguir um modelo em cascata, o progresso de uma fase para a próxima se dá de uma forma puramente sequencial..."

     

    "...modelo em cascata move-se para a próxima fase somente quando a fase anterior está completa e perfeita. Desenvolvimento de fases no modelo em cascata são discretas, e não há pulo para frente, para trás ou sobreposição entre elas."

     

    No modelo em cascata original de Royce, as seguintes fases são seguidas em perfeita ordem:

    Requerimento

    Projeto

    Construção (implementação ou codificação)

    Integração

    Teste e depuração

    Instalação

    Manutenção de software

     

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata

  • Questão C - 

    O cliente tem a oportunidade, em função dos vários incrementos, de fornecer feedback com relação às funcionalidades sendo desenvolvidas.

  • No modelo em cascata diferentemente de modelos ágeis não há feedback do cliente, este só conhece o software na fase final que é
    a fase de entrega propriamente dita.

  • c-

    Participação do cliente é uma caracteristica de Agila (XP, Scrum, Crystal, DSDM etc), o qual da feedback a cada fase do ciclo. Waterfall é linear e nao ha como voltar atras depois de uma fase concluida. Feedback do cliente seria inutil porque o que acabou, acabou


ID
1878757
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para atender este mercado crescente de computadores criaram-se modelos de desenvolvimento de softwares que atendem as necessidades singulares de alguns setores e, ao mesmo tempo, podem ser utilizados na elaboração softwares triviais. Sobre os modelos de desenvolvimento, são feitas as seguintes afirmações: 


I. O modelo de desenvolvimento Cascata, também chamado de Clássico ou Linear, caracteriza-se por possuir uma tendência na progressão sequencial entre uma fase e a próxima. Pode ter retroalimentação de uma fase para a anterior, mas, em uma visão macro, as fases seguem sequencialmente.

II. No modelo de desenvolvimento iterativo e incremental, um software é desenvolvido em vários passos similares (iterativo) e, em cada passo, o sistema é estendido (incremental).

III. O modelo de desenvolvimento XP (Extreme Programming) é um processo de desenvolvimento de software que adota os valores de comunicação, simplicidade, feedback e coragem. É uma metodologia ágil para equipes médias ou grandes e que irão desenvolver software com requisitos bem especificados e com poucas mudanças.

IV. O modelo de desenvolvimento Scrum é um processo clássico de desenvolvimento software. É um modelo iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software. Muito utilizado para trabalhos de curta duração nos quais é impossível acompanhar o cliente. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de Kanban.

V. O modelo de desenvolvimento BDD (Behavior Driven Development) é uma técnica de desenvolvimento de software que baseia em um ciclo curto de repetições. Primeiramente, o desenvolvedor escreve um caso de teste automatizado que define uma melhoria desejada ou uma nova funcionalidade. Então, é produzido código que possa ser validado pelo teste para posteriormente ser refatorado para um código sob padrões aceitáveis.


Em relação a estas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • III. O modelo de desenvolvimento XP (Extreme Programming) é um processo de desenvolvimento de software que adota os valores de comunicação, simplicidade, feedback e coragem. É uma metodologia ágil para equipes médias ou grandes e que irão desenvolver software com requisitos bem especificados e com poucas mudanças. ERRADO - xp serve para equipes pequenas ou médias.

    IV. O modelo de desenvolvimento Scrum é um processo clássico de desenvolvimento software. É um modelo iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software. Muito utilizado para trabalhos de curta duração nos quais é impossível acompanhar o cliente. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de Kanban. ERRADO - SCRUM não é clássico (cascata)

    V. O modelo de desenvolvimento BDD (Behavior Driven Development) é uma técnica de desenvolvimento de software que baseia em um ciclo curto de repetições. Primeiramente, o desenvolvedor escreve um caso de teste automatizado que define uma melhoria desejada ou uma nova funcionalidade. Então, é produzido código que possa ser validado pelo teste para posteriormente ser refatorado para um código sob padrões aceitáveis. ERRADO Behavior Driven Development (BDD ou ainda uma tradução Desenvolvimento Guiado por Comportamento) é uma técnica de desenvolvimento Ágil que encoraja colaboração entre desenvolvedores, setores de qualidade e pessoas não-técnicas ou de negócios num projeto de software

  • I e II. CORRETO (Gabarito B)

     

    III. O modelo de desenvolvimento XP (Extreme Programming) é um processo de desenvolvimento de software que adota os valores de comunicação, simplicidade, feedback e coragem. É uma metodologia ágil para equipes médias ou grandes e que irão desenvolver software com requisitos bem especificados e com poucas mudanças. ERRADO - XP serve para equipes pequenas ou médias.

     

    IV. O modelo de desenvolvimento Scrum é um processo clássico de desenvolvimento software. É um modelo iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software. Muito utilizado para trabalhos de curta duração nos quais é impossível acompanhar o cliente. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de Kanban. ERRADO - SCRUM não é clássico (cascata).

     

    V. O modelo de desenvolvimento BDD (Behavior Driven Development) é uma técnica de desenvolvimento de software que baseia em um ciclo curto de repetições. Primeiramente, o desenvolvedor escreve um caso de teste automatizado que define uma melhoria desejada ou uma nova funcionalidade. Então, é produzido código que possa ser validado pelo teste para posteriormente ser refatorado para um código sob padrões aceitáveis.

    ERRADO Behavior Driven Development (BDD ou ainda uma tradução Desenvolvimento Guiado por Comportamento) é uma técnica de desenvolvimento Ágil que encoraja colaboração entre desenvolvedores, setores de qualidade e pessoas não-técnicas ou de negócios num projeto de software

  • Outro erro do item III:  com requisitos bem especificados e com poucas mudanças. O XP é aberto a mudanças.

  • I e II - certos

     

    III - Os times podem ser pequenos ou médios; ideal para situações onde os requisitos geralmente são incertos e deverão ser desenvolvidos no decorrer do processo.

     

    IV - Scrum não é clássico (cascata); o cliente é peça importante no processo de desenvolvimento de software, ao indicar uma pessoa para assumir o papel de product owner; os ciclos do scrum são sprints.

     

    V - Descrição se parece muito com TDD.

  • até onde eu sei, o BDD também escreve o teste antes. Não entendi pq a V tá errada.

    "Principles of BDD

    Test-driven development is a software development methodology which essentially states that for each unit of software, a software developer must:

         - define a test set for the unit first;

         - make the tests fail;

         - ..."

    https://en.wikipedia.org/wiki/Behavior-driven_development

  • BDD é uma evolução do TDD, e embora possua algumas diferenças, como a mudança do foco para a linguagem de negócio, o ciclo manteve-se bastante parecido. Também não consegui visualizar erro na V. 

  • O erro da V está no fato que a afirmação omitiu/pulou estapa : "make the tests fail;"

  • Consegui chegar na resposta certa por eliminação, mas fiquei na dúvida neste item "...Pode ter retroalimentação de uma fase para a anterior...", pode isto Arnaldo?

  • Complementando o que o Ronniery falou, esse "retroalimentação de uma fase para a anterior" é de matar.

    Sei que existe uma variação nova do modelo Cascata, o tal do "Cascata com Retroalimentação", mas não encontrei fonte OFICIAL descrevendo esse "novo modelo".

  • O erro da V é que ele fala apenas do TDD "seco". O BDD, em tese, tem seus testes escritos em linguagem semi-formal (cláusulas GIVEN, WHEN e THEN), que são convertidos por uma ferramenta para o teste em código-fonte. Então, "o desenvolvedor escreve um caso de teste automatizado" estaria errado. O certo seria que o caso de teste seria descrito (nessa linguagem semi-formal), e então convertido. O BDD é uma espécie de especialização do TDD, ele vai mais a fundo.


    Pelo menos foi isso que eu entendi.


ID
1878769
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Hoje, a maioria das empresas de software tendem a utilizar modelos de desenvolvimento de software iterativos, em contraposição a modelos mais antigos, como o modelo cascata. Sobre a comparação entre os modelos iterativo e cascata, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) O modelo cascata muito utilizado em conjunto com metodologias ágeis de desenvolvimento (ERRADO, o modelo cascata é desenvolvimento clássico), por permitir um feedback constante do cliente, em contraponto ao modelo iterativo, que permite um contato maior com o cliente somente nos períodos de teste. (ERRADO: o modelo cascata não possui toda essa interação e comunicação, pois é fundamentado em um escopo bem definido e requisitos estáveis)

     

     b) A principal característica do modelo cascata é a repetição (daí o nome cascata) de processos como análise, desenvolvimento e testes, enquanto um modelo iterativo de desenvolvimento evita alterações repetitivas no projeto. (ERRADO: o modelo cascata possui esse nome em função de ser contínuo, correr em uma mesma direção, que é a entrega. No modelo iterativo há várias entregas parciais para diminuição do risco e acomodação de novos requisitos )

     

     c) Um modelo iterativo permite entregas periódicas, antecipando problemas de integração logo no início do desenvolvimento, enquanto um modelo cascata adiaria as questões que seriam levantadas num período de integração. (CORRETO: a ideia é essa mesmo)

     

     d) O modelo cascata e o modelo iterativo foram gerados a partir de definições da UML 3.0. (ERRADO: ainda não existe uma UML 3.0 e mesmo se existisse, a mesma trata de modelagem de sistemas, não de metodologias de desenvolvimento)

     

     e) A vantagem principal do modelo iterativo sobre o cascata é a não existência de uma etapa de análise, o que permite que o software possa ser concluído em menor tempo. (ERRADO: em ambos os métodos existe a etapa de análise, afinal como seria possível desenvolver um sistema sem que seus requisitos fossem levantado?


ID
1907368
Banca
FUMARC
Órgão
TJM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre os modelos de ciclo de vida para desenvolvimento de software.

I. O modelo “Cascata” representa as fases do processo de forma separada e sequencial. A fase de implementação, por exemplo, é iniciada apenas após a conclusão da fase de projeto.

II. O modelo “Prototipagem” define objetivos gerais do software para construção de um protótipo, que é utilizado para refinar os requisitos do software.

III. No modelo “Codificação e Correção”, a codificação é iniciada sem especificação ou projeto e as funcionalidades são refeitas quantas vezes forem necessárias para atender o cliente até a entrega do software.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Vamos aos comentários.

    1) Modelo em Cascata.

    "O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos — em princípio, você deve planejar e

    programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas.

    Os principais estágios do modelo em cascata refletem diretamente as atividades fundamentais do desenvolvimento:

    Análise e definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste unitário, Integração e teste de sistema e Operação e manutenção. Obs.: Mostra que fase de implementação só vem depois de concluir o Projeto.

    Em princípio, o resultado de cada estágio é a aprovação de um ou mais documentos ('assinados'). O estágio

    seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída." Fonte: Sommerville (2011) pg. 20 e 21

    2) Prototipação.

    "Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos. " Fonte: Pressman (2011) pg. 62

    3) No modelo Codificação e Correção.

    "Não documentado por muitos autores, pois não é um modelo, é empírico. Vai direto para desenvolvimento sem planejamento e analise resultando em novas codificações para ajustes e correções. Mas precisa ser mencionado por de fato ocorre em muitas equipes de desenvolvimento"

    Fonte: "https://felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-de-desenvolvimento-de-software-resumo/"

    #SóNinja

  • Usar drogas minutos antes de elaborar questões dá nisso "modelo Codificação e Correção”.


ID
2063098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelo de processo de software possui as seguintes características:
 
   • é uma extensão do modelo em cascata;
    • cada estágio da fase de verificação tem um estágio correspondente na fase de validação;
  • demonstra as relações entre cada fase do ciclo de vida de desenvolvimento e sua fase de testes correspondente.

Essas características estão relacionadas com o modelo

Alternativas
Comentários
  • Quando um processo de software dirigido a planos é usado, o teste é impulsionado por um conjunto de planos de testes. Uma equipe independente de testadores trabalha a partir desses planos de testes pré-formulados, que foram desenvolvidos a partir das especificações e do projeto do sistema. O modelo em V ilustra como os planos de teste são o elo entre as atividades de teste e desenvolvimento.

     

    Fonte: Sommerville, Capítulo 2, 9ª Edição.

  • " Uma variação na representação do modelo cascata é denominada modelo V.... Descreve a relação entre ações de garantia da qualidade e as ações associadas a comunicação, modelagem e atividades de construção iniciais. .... Uma vez que o código tenha sido gerado, a equipe se desloca para cima, no ado direito do V, realizando basicamente uma série de testes (ações de garantia da qualidade) que validem cada um dos modelos criados à medida que a equipe se desloca para baixo, no lado esquerdo do V...."

     

    [Fonte : Engenharia de Software - Uma abordagem profissional ; Pressman ; 7ª ed]

  • O Modelo V é um modelo conceitual de Engenharia de Sistemas/Desenvolvimento de Produto visto como melhoria ao problema de reatividade do modelo em cascata. Ele permite que, durante a integração de um sistema em seus diversos níveis, os testes sejam feitos contra os próprios requisitos do componente/interface que está sendo testado(a), em contraste com modelos anteriores onde o componente era testado contra a especificação do componente/interface.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_V

  • Gabarito - E

     

    O modelo V demonstra as relações entre cada fase do ciclo de vida de desenvolvimento e sua fase de testes correspondente.

     

    Modelagem de requisitos -----> Teste de aceitação

    Projeto da arquitetura -----> Teste de sistema

    Projeto dos componentes -----> Teste de integração

    Geração do código -----> Teste de unidades

     

     

    @papirobizurado

  • e-

    O modelo V cuja concepcao é processo de software semelhante à organizacao do waterfall, emulando suas fases, adicionando-o quality assurance (testes) a fim de testar as fases  individuais. à eseuqerda do V, há as especificacoes tecnicas, designadas para detalhas as partes funcionais do projeto.


ID
2138314
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas em cascata caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • O primeiro modelo do processo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como "modelo em cascata", ou ciclo de vida de software. O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos - em princípio, você deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas.

     

    Fonte: Sommerville, Capítulo 2, 9ª Edição.

  • Questão (A)

    possuir uma tendência de progressão sequencial entre uma fase e a seguinte.

  • Também designado Clássico ou Sequencial ou Linear ou Tradicional ou Waterfall ou Rígido ou Monolítico. Esse nome é devido ao encadeamento simples de uma fase com a outra. 

     

    No Modelo em Cascata, uma fase só se inicia após o término e aprovação da fase anterior, isto é, há uma sequência de desenvolvimento do projeto
     


ID
2194537
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Existem vários processos de software, dentre os quais podemos destacar o modelo em cascata, o modelo evolucionário e o modelo de desenvolvimento baseado em componentes. Mesmo diferentes, eles possuem atividades fundamentais em comum. Quais são essas atividades?

Alternativas
Comentários
  • Existem vários processos de desenvolvimento de software, porém algumas atividades fundamentais são comuns a todos eles (SOMMERVILE, 2007):

    ·         Especificação: define a funcionalidade do software e as restrições sobre sua operação.

    ·         Projeto e implementação: o software que atenda a especificação deve ser produzido.

    ·         Validação de software: o software deve ser validado para garantir que ela faça o que o cliente deseja.

    ·         Evolução: o software deve evoluir para atender aos novos requisitos que naturalmente surgirão.

     

    FONTE: https://goo.gl/LGbmaZ

  • Questão A

    Especificação; Projeto e Implementação; Validação de Software e Evolução.

  • As alternativas:
    B) "Testes automatizados" seria muito pouco provável
    C) "Modelo OSI" não tem nada a ver com redes, absurdo!
    D) "Engenharia de Software" nome da disciplina o que é no mínimo algo absurdo
    E) "PMBOK" Framework de Gestão de projetos
    Todas elas são facilmente descartadas, logo resta a alternativa A) demonstra as etapas do Modelo de Desenvolvimento em Cascata.

  • Não precisa saber muito para responder esta questão

    a) Especificação; Projeto e Implementação; Validação de Software e Evolução. (certa)

     b) Testes Automatizados; PSP; TSP e Evolução. (errada)

     c) Especificação; Projeto e Implementação; Modelo OSI e Evolução. (errada)

     d) Engenharia de Software; Especificação e Retrabalho(errada)

     e) PMBOK; Evolução; Projeto e Implementação e Evolução. (errada)

  • a-

    Palavras-chave para definir os modelos:

    cascata -clássico, abordagem sistemática,as fases com início e término definidos, Winston W. Royce, 1970, mais conhecida, simples e fácil,única disciplina rígida.

     

    PROTOTIPAÇÃO - final dos anos 80, representação visual, clareza e usabilidade, envolvimento direto do usuário, prototipo evolutivo, especificação (requisitos) e codigo das partes essenciais em protótipo.

     

    componentes - NATO, reuso, biblioteca de componentes reusáveis, framework de integração padronizado,
    reúso informal e independente.


ID
2255485
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de desenvolvimento de software em cascata, também conhecido como ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sistemática e sequencial para o desenvolvimento de softwares. Este ciclo de desenvolvimento é constituído pelas seguintes fases, em ordem de execução:

Alternativas
Comentários
  • Questão ridícula, pois estas fases dependem de autor. A banca deveria colocar no edital a fonte de referência.

     

    Voltando à questão, trata-se de uma visão do PRESSMAN (6ª Edição): Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Implantação.

     

    Sigamos em frente!

  • RIDICULO MESMO !!!!!

  • Questão dada pra quem leu o PRESSMAN,

  • Na verdade, nem Implantação está correto, o certo seria Entrega.

  • Nesse caso, cabe recurso? Não é implantação. É entrega.

  • Vamos aos comentários.

    Muitas das vezes tem que ir pela menos errada! São fases do Modelo em Cascata: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego. Fonte: Pressman (2011) pg. 60

    #SóNinja

  • GABARITO LETRA D)

    Segundo Pressman (6° edição) as fases do ciclo de vida do modelo em cascata são:

    Comunicação

    Planejamento

    Modelagem

    Construção

    Implantação


ID
2297371
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No modelo em cascata, também conhecido como ciclo de vida de software, na fase de Implementação e teste unitário o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa, criando embasamento para a próxima etapa do modelo, chamada de

Alternativas
Comentários
  • 10.2.1 Modelo clássico
    O modelo clássico (também conhecido como cascata ou seqüencial) [Pressman, 2002] foi provavelmente a primeira metodologia publicada de desenvolvimenro de software. Esse modelo estabelece uma seqüência de etapas. Cada etapa tem associada ao seu término uma documentação que deve ser aprovada para que a etapa posterior possa ter início. De uma forma geral, fazem parte do modelo clássico as etapas de definição de requisitos, análise e projeto do software, implementação e teste unitário, integração e teste do sistema, implantação e manutenção.

    FONTE:

    Qualidade de Software - 2ª Edição: Aprenda as metodologias e técnicas mais ...

    Por André Koscianski,Michel dos Santos Soares

  • 1º - Análise e difinição de requisitos

    2º - Projeto de sistema e software

    3º - Implementação e teste de unidade

    4º - Integração e teste de sistema 

    5º - Operação e manutenção


ID
2333293
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No modelo Cascata os requisitos são declarados pelos usuários no início do projeto e depois não se retoma mais a essa fase. Devido ao dinamismo das necessidades dos usuários pode-se minimizar esse problema com:

Alternativas
Comentários
  • a-

    prototipo é a unica opção que representa tecnica de elicitação de requisitos. o prototipo possibilita ao usuario dar feedback acerca da interface do sistema e funções basicas, o que deve orientar as fases seguintes

  • Prototipo ajuda na elicitação e validação de requisitos, também ajuda a antecipar mudanças revelando erros e omissões de requisitos. É um modelo evolucionário junto com o espiral

  • Prototipo ajuda na elicitação e validação de requisitos, também ajuda a antecipar mudanças revelando erros e omissões de requisitos. É um modelo evolucionário junto com o espiral

  • cascata + protótipo = espiral

  • O protótipo é entregue e avaliado pelos envolvidos, os quais fornecem feedback que é usado para refinar ainda mais os requisitos. A iteração ocorre conforme se ajusta o protótipo às necessidades de vários envolvidos e, ao mesmo tempo, possibilita a melhor compreensão das necessidades que devem ser atendidas. Na sua forma ideal, o protótipo atua como um mecanismo para identificar os requisitos do software.

    Pressman


ID
2369911
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os métodos de análise e projeto de software permitem construir modelos e avaliar a completeza e a consistência do processo e do projeto. A adoção de uma metodologia para o processo de desenvolvimento de software impõe uma disciplina que possibilita a previsibilidade e eficiência necessárias à Engenharia de Software. As metodologias tradicionais de desenvolvimento de software, baseadas na elicitação e documentação completa de requisitos para a posterior construção do software, estão sendo confrontadas pelas metodologias ágeis que dão ênfase às pessoas, interações, colaboração dos usuários para a entrega rápida de artefatos. Muitos autores descrevem os modelos de desenvolvimento de software, pois tratam apenas do processo; nessa questão, a abordagem para metodologia é abrangente. A coluna da esquerda apresenta metodologias de desenvolvimento de software e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.  


1 - Modelo em cascata

2 - Extreme Programming (XP)

3 - Scrum

4 - Modelo Espiral


( ) Ciclo de desenvolvimento curto, feedback constante, incremental.

( ) Backlog de produto, Sprint, Sprint backlog.

( ) Combina elementos de projeto e estágios de prototipação.

( ) Fases progressivas, processo estruturado.


Marque a sequência correta.  

Alternativas
Comentários
  • ( Extreme Programming XP ) Ciclo de desenvolvimento curto, feedback constante, incremental.

     

    ( Scrum ) Backlog de produto, Sprint, Sprint backlog.

     

    ( Modelo Espiral ) Combina elementos de projeto e estágios de prototipação.

     

    ( Cascata ) Fases progressivas, processo estruturado.

     

    GABARITO A

  • eu já me ferrei quando ele cobra os setores do espiral

     

    2017

    Um framework de processo de software dirigido a riscos foi proposto por Boehm (1988) e é conhecido como modelo em espiral. Este processo de software é representado como uma espiral, e não como uma sequência de atividades. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software. Segundo Sommerville (2011), no modelo em espiral de Boehm, cada volta está dividida em quatro setores. Uma das alternativas abaixo NÃO denomina um desses quatro setores. Assinale-a:

     a) Desenvolver e verificar próximo nível do produto.

     b) Avaliar alternativas, identificar, resolver riscos.

     c) Gerenciar a qualidade e o custo do desenvolvimento.

     d) Determinar objetivos, alternativas e restrições.

     e) Planejar da próxima fase.

     

  • Questão simples. Se você encaixar o "SCRUM" você acaba resolvendo a questão sem ao menos precisar ler as outras.

  • Apenas com os conceitos de Scrum já matei a questão..


ID
2492104
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo cascata é um dos paradigmas mais antigos da engenharia de software. Dentre os problemas às vezes encontrados quando se aplica o modelo cascata, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Modelo em Cascata( ciclo de vida clássico )( modelo sequencial linear (Tradicional)(Waterfall)(Rígido)(MOnopolítico

    .                É o pai pouco utilizado

    ·                Sugere uma abordagem sistemática sequencial e linear

    ·                A fase seguinte não deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluída.

    ·                Inicia no nível de sistema e progride até a manutenção

    ·                O modelo em cascata é o menos flexível e mais simples

    ·                Metodologias em cascatas possuem fases bem definidas executadas sequencialmente. Além disso, não há sobreposição entre as fases, isto é a fase seguinte somente pode ser executada após a finalização da fase anterior.

     

     

    Letra D

     

    Sommerville e Pressman

     

  • Gabarito D

    Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software. A origem do termo cascataé frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • Vamos aos comentários.

    O modelo cascata é o paradigma mais antigo da engenharia de software. Entretanto, ao longo das últimas três décadas, as críticas a este modelo de processo fez com que até mesmo seus mais ardentes defensores questionassem sua eficácia [Han95]. Entre os problemas às vezes encontrados quando se aplica o modelo cascata, temos:

    1) Projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propõe. Embora o modelo linear possa conter iterações, ele o faz indiretamente. Como consequência, mudanças podem provocar confusão à medida que a equipe de projeto prossegue.

    2) Frequentemente, é difícil para o cliente estabelecer explicitamente todas as necessidades. O modelo cascata requer isso e tem dificuldade para adequar a incerteza natural que existe no início de muitos projetos.

    3) O cliente deve ter paciência. Uma versão operacional do(s) programa(s) não estará disponível antes de estarmos próximos do final do projeto. Um erro grave, se não detectado até o programa operacional ser revisto, pode ser desastroso.

    Fonte: Pressman (2011) pg. 60 e 61.

    #SóNinja

  • Os compromissos devem ser assumidos em um estágio inicial do processo, o que dificulta que atendam às mudanças de requisitos dos clientes. Em princípio, o modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento do sistema.

    Sommerville.


ID
2680237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item.


O modelo de ciclo de vida em cascata tem como características o estabelecimento, no início do projeto, de requisitos de maneira completa, correta e clara, e a possibilidade de disponibilização de várias versões operacionais do software antes da conclusão do projeto.

Alternativas
Comentários
  • O modelo em CASCATA

    Ciclo de vida clássico

    Serve para os requisitos que são fixos e o trabalho que deve ser realizado até sua finalização de forma linear.

    Emprega a abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software.

    É inapropriado para o trabalho de software que contém ritmo acelerado de mudanças, pois o modelo em cascata segue um processo puramente linear.

     

     

    Errado

     

    Fonte: Engenharia de sofware - Pressman

  • PF! PF! PF! Isso vai cair na prova da PF!

  • A possibilidade de disponibilização de várias versões operacionais do software antes da conclusão do projeto é característica do modelo incremental.

  • Modelo Cascata

    O modelo cascata é utilizado principalmente quando os requisitos de um determinado problema são bem compreendidos. Uma forma de utilizar o modelo cascata é quando precisamos fazer adaptações ou aperfeiçoamentos em um sistema já existente. Por exemplo, quando temos um sistema já pronto e precisamos fazer uma adaptação porque alguma lei governamental foi alterada ou criada.

    Também podemos utilizar o modelo cascata quando um software necessita de uma nova funcionalidade e os requisitos estão bem definidos e são estáveis.

    O modelo cascata também é chamado de ciclo de vida clássico ou tradicional.

    Este modelo sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software. Dessa forma, começamos com o levantamento de requisitos ou necessidades junto ao cliente, depois vamos para a fase de planejamento onde definimos estimativas, cronograma e acompanhamento, após isso partimos para a modelagem onde fazemos a análise e projeto, seguindo da construção onde codificamos e testamos, passamos para a implantação ou emprego onde efetuamos a entrega, suporte e feedback do software concluído.


    fonte: devmedia

  • Contribuindo...

     

    Conforme já comentado o modelo em castaca é linear, portanto não covém mencionar mudanças.

     

     

    O modelo de ciclo de vida em cascata tem como características o estabelecimento, no início do projeto, de requisitos de maneira completa, correta e clara, e a possibilidade de disponibilização de várias versões operacionais do software antes da conclusão do projeto. (E)

     

    A questão traz o conceito do ciclo de vida internativo.

     

     

    Ciclo de vida iterativo / Iterative Life Cycle. Ciclo de vida do projeto em que o escopo do projeto é geralmente determinado no início do ciclo de vida do mesmo, mas as estimativas de tempo e custos são rotineiramente modificadas à proporção que a compreensão do produto pela equipe do projeto aumenta. Iterações desenvolvem o produto através de uma série de ciclos repetidos, enquanto os incrementos sucessivamente acrescentam à funcionalidade do produto.

     

    Fonte: PMBOK, Pág 533, 4º Edição. (2008)

  • Segue comentário

    http://www.soquestoesdeti.com.br/cespe/engenhariadesoftware/modelocascata/2018/quest2.html

  • Vamos aos comentários.

    Uma das três desvantagens do Modelo Cascata segundo Pressman (2011) é: O cliente deve ter paciência. Uma versão operacional do(s) programa(s) não estará disponível antes de estarmos próximos do final do projeto. Um erro grave, se não detectado até o programa operacional ser revisto, pode ser desastroso.

    Fonte: Pressman (2011) pg. 61

    #SóNinja

  • Em princípio, o modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento do sistema.

    Sommerville, Engenharia de Software.


ID
2684848
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Processos podem ser definidos para atividades de desenvolvimento, manutenção, aquisição e contratação de software. Em engenharia de software, para a arquitetura dos processos, um ponto de partida é a escolha de um ciclo de vida.

Qual é a característica de um ciclo de vida em cascata?

Alternativas
Comentários
  • Modelo em Cascata

    É o pai

    Ciclo de vida clássico

    Serve para os requisitos que são fixos e o trabalho que deve ser realizado até sua finalização de forma linear.

    Emprega a abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software.

    Começa com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem , construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído.

    É o paradigma mais antigo da engenharia de sofware

    É inapropriado para o trabalho de software que contém ritmo acelerado de mudanças, pois o modelo em cascata segue um processo puramente linear.

     

     

    Letra D

     

     

     

    Fonte: Pressman e Sommerville


ID
2756455
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Há vários modelos de processo de software, sendo que cada um define um fluxo de processo que invoca cada atividade do desenvolvimento de forma diversa. O modelo ____________, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, é um exemplo de processo dirigido a planos, pois deve-se planejar todas as atividades (estágios) do processo antes de começar a trabalhar nelas. Em princípio, o estágio seguinte não deve ser iniciado até que o estágio anterior seja concluído, mas na prática este processo não é um modelo linear simples, envolvendo o feedback de um estágio a outro. Assim os documentos e artefatos produzidos em cada estágio podem ser modificados para refletirem as alterações em cada um deles. Este modelo é consistente com outros modelos de processo de engenharia, e a documentação é produzida em cada estágio do ciclo. Desta forma, o processo torna-se visível e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento. Seu maior problema é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos e, por isso, deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Falou em ciclo de vida clássico, falou em MODELO EM CASCATA (WATERFALL)(O PAI)

  • Gabarito A

    O Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes(validação), integração, e manutenção de software.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Vamos aos comentários.

    "O modelo cascata, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído. " Fonte: Pressman (2011) pg. 69

    "O primeiro modelo do processo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Esse modelo. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como'modelo em cascata', ou ciclo de vida de software. O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos — em princípio, você deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas." Fonte: Sommerville (2011) pg. 20

    #SóNinja

  • O Modelo em Cascata, também chamado de Ciclo de vida Clássico, Tradicional, Sequencial, Linear, Waterfall, Rígido ou Monolítico, sugere uma abordagem sistemática e sequencial para o desenvolvimento de software. O estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída.

    Resposta: A


ID
2768191
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre o modelo cascata de desenvolvimento de software.

I - É um exemplo de processo dirigido a planos; em princípio, deve-se planejar todas as atividades do processo antes de se começar a trabalhar nelas.
II - É consistente com outros modelos de processos de engenharia e a documentação é produzida em cada fase do ciclo. Dessa forma, o processo torna-se visível e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento.
III- Sua maior vantagem é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos, de forma que os compromissos devem ser assumidos em um estágio inicial do processo, o que facilita que atendam às mudanças de requisitos dos clientes.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Os três itens foram tirados do livro do Ian Sommerville (9ª edição).

    É um exemplo de processo dirigido a planos; em princípio, deve-se planejar todas as atividades do processo antes de se começar a trabalhar nelas (página 19).

    O modelo em cascata é consistente com outros modelos de processos de engenharia, e a documentação é produzida em cada fase do ciclo. Dessa forma, o processo torna-se visível, e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento. Seu maior problema é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos. Os compromissos devem ser assumidos em um estágio inicial do processo, o que dificulta que atendam às mudanças de requisitos dos clientes (página 20).

  • III - Divisão inflexível do projeto em estágios distintos é uma desvantagem.


  • Vamos relembrar nosso esquema do modelo cascata de desenvolvimento.

    Agora, vamos analisar cada uma das afirmativas.

    I - É um exemplo de processo dirigido a planos; em princípio, deve-se planejar todas as atividades do processo antes de se começar a trabalhar nelas. 

    Certo.

    II - É consistente com outros modelos de processos de engenharia e a documentação é produzida em cada fase do ciclo. Dessa forma, o processo torna-se visível e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento. 

    Certo. Como o modelo cascata não tem os incrementos do software sendo entregues em releases parciais, a forma de monitorar o progresso do projeto é acompanhar o plano de desenvolvimento.

    III- Sua maior vantagem é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos, de forma que os compromissos devem ser assumidos em um estágio inicial do processo, o que facilita que atendam às mudanças de requisitos dos clientes.

    Errado. Essa na verdade é sua maior desvantagem.

    Portanto, as afirmativas I e II estão corretas.

    Resposta: B


ID
2788186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à engenharia de software, julgue o seguinte item.


No modelo em cascata, com exceção do sequenciamento dos estágios de requisitos e de análise, os demais são executados em paralelo, iniciando-se antes do término do estágio seguinte.

Alternativas
Comentários
  • No modelo em cascata, uma fase somente se inicia após terminar por completo a fase anterior.

  • Assertiva ERRADA.


    Não há essa exceção no modelo cascata. Uma fase deve ser devidamente aprovada para que se dê continuidade.

  • No Modelo em Cascata, uma fase só se inicia após o término e aprovação da fase

    anterior, isto é, há uma sequência de desenvolvimento do projeto (Fase 1 a Fase 5). Por exemplo, a

    Fase 4 só é iniciada após o término e aprovação da Fase 3. A Fase 5 só é iniciada

    após o término e aprovação da Fase 4.

  • Segue comentário:

    http://www.soquestoesdeti.com.br/cespe/engenhariadesoftware/modelocascata/2018/quest1.html

  • Vamos aos comentários.

    "Em princípio, o resultado de cada estágio é a aprovação de um ou mais documentos ('assinados'). O estágio seguinte não deve ser inici do até que a fase anterior seja concluída. "

    Fonte: Sommerville (2011) pg, 21

    #SóNinja


ID
2810956
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre projetos de software e gerência de projetos, considere as afirmativas a seguir.


I. Modelos em cascata são utilizados para capturar o que um sistema deve fazer.

II. A coleta de requisitos pode incluir entrevistas com possíveis usuários do sistema.

III. Os requisitos de sistema servem para orientar os projetistas de sistemas.

IV. O ciclo de vida especifica as etapas pelas quais um software passa em seu desenvolvimento.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    I - Errada - O Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes(validação), integração, e manutenção de software.

    II - Certa

    III - Certa

    IV - Certa

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • I. O modelo em prototipagem se enquadraria melhor, por ajudar no entendimento dos requisitos.

    II. certa

    III. certa

    IV. certa


ID
2828638
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as afirmativas apresentadas abaixo a respeito dos modelos de processos de software cascata (waterfall) e incremental.


I Uma das vantagens do modelo de processo cascata é que ele antecipa eventuais correções a serem feitas nos requisitos do software.

II O modelo de processos cascata é recomendado quando os requisitos são estáveis e claros.

III No desenvolvimento incremental, a arquitetura e o projeto do software tendem a manter-se estáveis.

IV No desenvolvimento incremental, o acompanhamento e o progresso das atividades são avaliados pela entrega de artefatos.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Como não tem como voltar uma etapa, os requisitos devem estar bem claros e objetivos, diferente do incremental, que a cada iteração são reavaliados os requisitos.

  • Modelo em Cascata:

    - Dirigido a planos;

    - Em princípio, deve-se planejar todas as atividades do processo antes de começar a atrabalhar nelas;

    - A fase precisa ser concluída para que o estágio seguinte seja iniciado;

    - Modelo mais antigo;

    - Abordagem sequencial e sistemática.

     

    Modelo Incremental: cria várias versões até que o sistema seja desenvolvido, é iterativo.

    At.te

    Foco na missão

  • I Uma das vantagens do modelo de processo cascata é que ele antecipa eventuais correções a serem feitas nos requisitos do software.

    Errado. É o contrário. O modelo em cascata não antecipa eventuais correções devido ao seu fluxo sequencial de fases. Desta forma, necessidades de correções só são detectadas em fases avançadas de testes de sistema. E isso gera um alto custo e retrabalho para o projeto.

    II O modelo de processos cascata é recomendado quando os requisitos são estáveis e claros.

    Certo. O modela em cascata só é recomendável nesse caso, quando os requisitos são estáveis e claros. Normalmente isso só ocorre quando o sistema é bem simples.

    III No desenvolvimento incremental, a arquitetura e o projeto do software tendem a manter-se estáveis.

    Errado. Como no processo incremental são feitas entregas parciais para validação por parte do cliente e da própria equipe, é comum a arquitetura e o projeto do software mudarem ao longo do tempo.

    IV No desenvolvimento incremental, o acompanhamento e o progresso das atividades são avaliados pela entrega de artefatos.

    Certo. No processo incremental as entregas parciais são artefatos do produto de software. Desta forma é viável e desejável que o acompanhamento do progresso das atividades seja avaliado pela própria entrega dos artefatos. Uma das formas de fazer esse acompanhamento é por meio do Burndown, que plota o planejado versus o entregue ao longo do projeto.

    Portanto, as afirmativas II e IV estão corretas. Gabarito letra A.

    Resposta: A

  • ii e iv


ID
2830996
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O processo de um software é um conjunto de atividades que conduz ao desenvolvimento do produto software e o modelo de processo é uma descrição simplificada do processo.

Qual é a característica que define o modelo cascata?

Alternativas
Comentários
  • O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos - em princípio, você planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas.



    Em princípio, o resultado de cada estágio é a aprovação de um ou mais documentos ("assinados"). O estágio seguinte não ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. O processo de software não é um modelo linear simples, mas envolve o feedback de uma fase para outra.



    Fonte: Sommerville 9ª Edição, Capítulo 2.

  • Gabarito B

    O Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes(validação), integração, e manutenção de software.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a)Atividades intercaladas.---------------------------------- Modelo Incremental

    b)Atividades sequenciais.---------------------------------- Modelo Cascata

    c)Rápida entrega do software.---------------------------- Modelos Ágeis (pesquisem kkkk)

    d)Existência de componentes reusáveis.-------------- Orientado a Reuso

  • O modelo em cascata

    - Primeiro modelo de processo de desenvolvimento a ser publicado.

    - O estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída.

    - A documentação é produzida em cada fase do ciclo.

    - Deve ser usado quando há requisitos claros e bem definidos (baixa mudança);

    - Gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento.

    - O modelo considera as atividades de especificação, desenvolvimento, validação e evolução e representa cada uma delas como fases distintas.

    Alternativa: B


ID
2839462
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de desenvolvimento de software em cascata, também conhecido como ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sistemática e sequencial para o desenvolvimento de softwares que começa com a especificação dos requisitos e termina na manutenção do software acabado. Nos últimos anos, este modelo de ciclo de desenvolvimento vem sofrendo várias críticas quanto a sua eficácia. Assim, é correto afirmar que um dos possíveis problemas do ciclo de vida clássico é

Alternativas
Comentários
  • No modelo em cascata deve-se ter todo o requisito bem definido antes do desenvolvimento, não permitindo a alteração ao logo do desenvolvimento.

  • Algumas desvantagens do modelo em cascata:

    - A aplicacação do uso sequencial;

    - Iterações indiretas;

    - Requer requisitos explícitos;

    - Versão operacional somente ao final do projeto.

    At.te

    Foco na missão

  • Vamos aos comentários.

    O modelo cascata é o paradigma mais antigo da engenharia de software. Entretanto, a longo das últimas três décadas, as críticas a este modelo de processo fez com que até mesmo seus mais ardentes defensores questionassem sua eficácia [Han95]. De acordo com Pressman (2011), entre os problemas às vezes encontrados quando se aplica o modelo cascata, temos:

    Projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propõe. Embora o modelo linear possa conter iterações, ele o faz indiretamente. Como consequência, mudanças podem provocar confusão à medida que a equipe de projeto prossegue.

    Frequentemente, é difícil para o cliente estabelecer explicitamente todas as necessidades. O modelo cascata requer isso e tem dificuldade para adequar a incerteza natural que existe no início de muitos projetos

    O cliente deve ter paciência. Uma versão operacional do(s) programa(s) não estará disponível antes de estarmos próximos do final do projeto. Um erro grave, se não detectado até o programa operacional ser revisto, pode ser desastroso

    Fonte: Pressman (2011) pg. 60 e 61.

    #SóNinja

  • O Modelo Cascata é o paradigma mais antigo da engenharia de software. Segundo Pressman, as principais críticas a esse modelo são:

    Projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propões;

    É muito difícil para o cliente declarar todas as suas necessidades corretamente e de forma clara logo no início do projeto;

    Decorre muito tempo entre o início do projeto e a disponibilização de uma primeira versão minimamente utulizável do sistema;

    O risco de insucesso é alto, visto que, se um erro de grande impacto for cometido e não detectado, provavelmente só será descoberto muito tarde, o que pode ser desastroso para o projeto.

    Resposta: A

  • Um dos principais problemas do modelo em cascata (clássico) é o que foi descrito na letra A. Ele exige que o cliente estabeleça todos os requisitos explicitamente. Caso isso não ocorra e algum risco fique implícito, o risco desse requisito vai se acumulando ao longo do tempo e, mais à frente, quando o requisito for descoberto, o custo de implementá-lo vai ser bastante grande.

    Resposta: A


ID
2880715
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à engenharia de software, julgue o item que se segue.


É no estágio final do modelo em cascata, ou ciclo de vida de software, operação e manutenção, que o software é colocado em uso.

Alternativas
Comentários
  • Uma das características do modelo em cascata é que para ter um software deve se passar por todo o fluxo definido. Somente no final do processo que o software estará em uso.

  • Estágios do modelo em Cascata:

     

    Definição de requisitos;

    Projeto de sistema e software;

    Implementação e teste unitário;

    Integração e teste de sistema;

    Operação e manutenção.

     

     

    At.te

    Foco na missão!

  • Vamos aos comentários.

    "Durante o estágio final do ciclo de vida (operação e manutenção), o software é colocado em uso. Erros e omissões nos requisitos originais do software são descobertos. Os erros de programa e projeto aparecem e são identificadas novas necessidades funcionais. O sistema deve evoluir para permanecer útil. Fazer essas alterações (manutenção do software) pode implicar repetição de estágios anteriores do processo."

    Fonte: Sommerville (2011) pg. 21

    #SóNinja

  • Enunciado mal escrito, cheio de vírgulas e apostos mal colocados. Ficou confuso graças ao português do cidadão q escreveu.


ID
2880718
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à engenharia de software, julgue o item que se segue.


O modelo em cascata é composto por três estágios, que são independentes entre si: análise e definição de requisitos; implementação e teste unitário; e operação e manutenção.

Alternativas
Comentários
  • O modelo em cascata não define as etapas de forma rígida. Segundo Royce, que propôs este modelo, as etapas do model em cascata são: Requisitos de sistema, Requisitos de software, análise, projeto, codificação, teste e operação. Outros autores ilustram outras etapas. Esta questão está errada pois na época que foi proposto este modelo não existia nem a técnica de testes unitários.

  • As fases do modelo em cascata não são indepentes entre si, como afirma a questão, uma vez que a saída de uma fase é a entrada para a próxima. Portanto, uma fase não se inicia sem a anterior ter terminado.

  • Os estágios do cascata são dependentes, pois um só começa após o término e aprovação do anterior.

  • Fases do modelo em Cascata (dependentes)

     

    .: Comunicação;

    .: Planejamento;

    .: Modelagem;

    .: Construção;

    .: Emprego.

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • Vamos aos comentários;

    São as fases do Modelo em Cascata: Definição de Requisitos, Projeto de Sistema e Software, Implementação e teste unitário, Integração e Teste de Sistema e Operação e manutenção. Fonte: Sommerville (2011) pg, 20 e 21.

    1) Comunicação: Início do projeto, levantamento de necessidades; 2) Planejamento: Estimativa, cronograma, acompanhamento; 3) Modelagem: Análise do projeto; 4) Construção: Codificação e Teste; e 5) Emprego: Entrega, suporte e feedback. Fonte: Pressman (2011) pg 60

    #SóNinja


ID
2990308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de conceitos e disciplinas da engenharia de software, julgue o item que se segue.

No modelo de desenvolvimento de software em cascata, a abordagem é orientada ao risco e as tarefas são organizadas nos seguintes ciclos: determinar objetivos, identificar e resolver riscos, desenvolver e testar, e planejar a próxima iteração.

Alternativas
Comentários
  • No modelo de desenvolvimento de software em cascata, a abordagem é orientada ao risco e as tarefas são organizadas nos seguintes ciclos: determinar objetivos, identificar e resolver riscos, desenvolver e testar, e planejar a próxima iteração.

    Esses ciclos são do modelo em Espiral, o modelo Cascata sugere uma abordagem sequencial:

    Especificação dos requisitos do cliente;

    Planejamento;

    Modelagem;

    Construção;

    Disponibilização.

    Resposta: Errado

  • Modelo Espiral  Requer consideração direta dos riscos, esses são considerados a cada revolução.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • Vamos aos comentários.

    Um framework de processo de software dirigido a riscos (o modelo em espiral) foi proposto por Boehm (1988).

    São as fases do Modelo Espiral ou Boehm: Definição de Objetivos; Avaliação e redução de risco; Desenvolvimento e validação; e Planejamento. Fonte: Sommerville (2011) pg. 32 e 33.

    #SóNinja

  • GABARITO ERRADO ================== O modelo em cascata não é orientado ao risco, uma vez que durante todo o ciclo de vida do software, o risco é elevado, reduzindo apenas no final, ao contrário do incremental.
  • O modelo de desenvolvimento de software em cascata é aquele mais “tradicional” de todos. Digo “tradicional” no sentido de intuitivo. É aquele em que só passamos para a fase seguinte após concluirmos a fase anterior. Isso parece óbvio, mas é altamente arriscado. Isso ocorre porque deixar para testar o software somente após todas as etapas anteriores da cascata faz com que inevitavelmente os erros sejam descobertos tardiamente acarretando grande custo para correção dos mesmos em fase avançada do projeto. A forma de diminuir esse risco é fazer com processo iterativo e/ou incremental, trazendo as etapas de teste mais para o início do projeto.

    Questão errada.

  • GAB.: E

    Não há análise de riscos no modelo cascata.

    O ciclo citado é do modelo espiral, pensado para um software com ciclo de vida que terá vários anos de funcionamento.

  • Abordagem sequencial


ID
3004747
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

“O Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata)”

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata. Acesso em: 13.12.2018


No que tange ao processo de desenvolvimento de software em cascata, qual a afirmativa correta?

Alternativas
Comentários
  • Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes(validação), integração, e manutenção de software. A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas. O modelo em cascata apresenta uma grande vantagem quando o escopo do trabalho é claramente definido, como licitações e serviços específicos para órgãos públicos, neste cenário o modelo em cascata leva vantagem. Entretanto percebe-se a fragilidade do modelo nos dias de hoje em virtude da pouca ou quase nenhuma flexibilidade do modelo, daí então surgem os modelos lineares e iterativos.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata

  • Vamos aos comentários.

    O Modelo em Cascata é conhecido também como "ciclo de vida de software". Fonte: Sommerville (2011) pg 20.

    O Modelo em Cascata é conhecido também como "ciclo de vida clássico". Fonte: Pressman (2011) pg 59.

    As fases do Modelo em Cascata:

    1) Sommerville: Definição de Requisitos, Projeto de Sistema e Software, Implementação e teste unitário, Integração e Teste de Sistema e Operação e manutenção. pg. 19 e 20

    2) Pressman: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego. pg 60.

    É é o paradigma mais antigo da engenharia de software (Pressma 2011, pg. 60). Em princípio, o resultado de cada estágio é a aprovação de um ou mais documentos ('assinados'). O estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. Na prática, esses estágios se sobrepõem e alimentam uns aos outros de informações (Sommerville 2011, pg. 21).

    #SóNinja

  •  Resposta: E

  • Alguém me explica o erro da letra D?

  • O erro da letra D é que é possível voltar às etapas iniciais. Viste meu site para saber mais detalahes: www.tiflix.net.br

  • O modelo cascata ou clássico também pode ser conhecido como “top-down 
  • ⦁ O modelo em cascata ou clássico também pode ser conhecido como "Bottom-UP".

    Falso. O modelo em cascata também é conhecido como “Top-Down”.

    ⦁ Este modelo está defasado e não é mais utilizado, tendo sido descontinuado desde a década de 90.

    Falso. Ele está meio defasado, mas nada impede de alguém usar. Eventualmente, é usado atualmente em projeto bem simples, sistemas pequenos.

    ⦁ As fases do modelo em cascata seguem a seguinte ordem: (1) Requerimento, (2) Verificação, (3) Projeto, (4) Implementação e (5) Manutenção.

    Falso.

    ⦁ As fases do modelo são como uma cascata, mantendo o fluxo do trabalho de cima para baixo, não podendo voltar às fases iniciais, somente pular etapas para frente.

    Falso. É possível voltar às fases iniciais. Observe que o modelo tem setas voltando para a etapa anterior.

    ⦁ A saída produzida em cada fase será utilizada como entrada da fase seguinte, tornando o modelo em cascata um modelo simples de entender e controlar.

    Certo!

    Resposta: E


ID
3080224
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Heitor é gerente de projeto e precisa decidir qual modelo utilizará no processo de desenvolvimento do próximo software da empresa Brasil. Quanto a alguns dos modelos do ciclo de vida de desenvolvimento de software, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A questão é tão mal elaborada que o desafio é escolher qual o item é mais errado.

    Paralelo x Cascata não combina mesmo, D.

  • Modelo em cascata é sequencial ...

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • O modelo em cascata

    - Primeiro modelo de processo de desenvolvimento a ser publicado.

    - O estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída.

    - A documentação é produzida em cada fase do ciclo.

    - Deve ser usado quando há requisitos claros e bem definidos (baixa mudança);

    - Gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento.

    - O modelo considera as atividades de especificação, desenvolvimento, validação e evolução e representa cada uma delas como fases distintas.

    - Uma versão executável somente ficará pronto no final do projeto;

    Alternativa: D


ID
3172804
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre processos de desenvolvimento de software, considere as informações a seguir.


I. Metodologias de desenvolvimento em cascata (waterfall) são muito úteis em projetos de desenvolvimento de software, independentemente do tamanho do projeto.

II. A documentação detalhada das funcionalidades de um projeto pode ser muito importante em contexto no qual a equipe de desenvolvimento encontra-se distribuída.

III. Metodologias ágeis são adequadas para projetos de pequeno e médio porte com entregas frequentes. 

IV. São exemplos de metodologias ágeis: eXtreme Programming (XP), Rational Unified Process (RUP) e SCRUM.


Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Comentários
  • II. A documentação detalhada das funcionalidades de um projeto pode ser muito importante em contexto no qual a equipe de desenvolvimento encontra-se distribuída.

    III. Metodologias ágeis são adequadas para projetos de pequeno e médio porte com entregas frequentes.

  • I. Metodologias de desenvolvimento em cascata (waterfall) são muito úteis em projetos de desenvolvimento de software, independentemente do tamanho do projeto.

    Na verdade, o modelo em cascata é recomendado em projetos grandes e cuja equipe está geograficamente distribuida. Em projetos de pequeno e médio porte, esse modelo é demasiado lento quanto a entrega da solução pedida pelo cliente, lembrem-se disso.

    II. A documentação detalhada das funcionalidades de um projeto pode ser muito importante em contexto no qual a equipe de desenvolvimento encontra-se distribuída.

    Justamente o uso adequado do modelo em cascata, que produz abrangente documentação.

    III. Metodologias ágeis são adequadas para projetos de pequeno e médio porte com entregas frequentes.

    Metodos ágeis são técnicas desenvolvidas justamente para lidar com essas entregas frequentes em que o cliente não pode esperar varios meses para ter o produto funcionando.

    IV. São exemplos de metodologias ágeis: eXtreme Programming (XP)Rational Unified Process (RUP) e SCRUM.

    RUP não é um método ágil. Ele é um processo hibrido que uni processos como o em Cascata e o Incremental para produzir softwares seguros e com maior velocidade. os outros dois XP e SCRUM são os métodos ágeis mais comuns hoje em dia.

    Bons estudos, galerinha!

  • I. Metodologias de desenvolvimento em cascata (waterfall) são muito úteis em projetos de desenvolvimento de software, independentemente do tamanho do projeto.

    II. A documentação detalhada das funcionalidades de um projeto pode ser muito importante em contexto no qual a equipe de desenvolvimento encontra-se distribuída.

    IV. São exemplos de metodologias ágeis: eXtreme Programming (XP) e SCRUM.


ID
3188107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de desenvolvimento de sistemas cascata

Alternativas
Comentários
  • Q918816: Há vários modelos de processo de software, sendo que cada um define um fluxo de processo que invoca cada atividade do desenvolvimento de forma diversa. O modelo ____________, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, é um exemplo de processo dirigido a planos, pois deve-se planejar todas as atividades (estágios) do processo antes de começar a trabalhar nelas. Em princípio, o estágio seguinte não deve ser iniciado até que o estágio anterior seja concluído, mas na prática este processo não é um modelo linear simples, envolvendo o feedback de um estágio a outro. Assim os documentos e artefatos produzidos em cada estágio podem ser modificados para refletirem as alterações em cada um deles. Este modelo é consistente com outros modelos de processo de engenharia, e a documentação é produzida em cada estágio do ciclo. Desta forma, o processo torna-se visível e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento. Seu maior problema é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos e, por isso, deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento.

  • A questão cobra conhecimento sobre o modelo de desenvolvimento de sistemas cascata.




    O modelo em cascata tem como base um processo orientado a planos, ou seja, planeja-se todas as atividades antes de iniciar a execução do trabalho. Conforme Sommerville, os principais estágios do modelo em cascata são:


    1.  Análise e definição de requisitos: “os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema" [1].


    2.   Projeto de sistema e software: “o processo de projeto de sistemas aloca os requisitos tanto para sistemas de hardware como para sistemas de software, por meio da definição de uma arquitetura geral do sistema" [1].


    3.  Implementação e teste unitário: “o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação" [1].


    4.   Integração e teste de sistema: “as unidades individuais do programa são integradas e testadas como um sistema completo para assegurar que os requisitos do software tenham sido atendidos" [1].


    5.  Operação e manutenção: “na operação, o sistema é instalado e colocado em uso. A manutenção envolve a correção de erros que não foram descobertos em estágios iniciais do ciclo de vida, com melhora da implementação das unidades do sistema e ampliação de seus serviços em resposta as descobertas de novos requisitos" [1].


    A partir disso, analisemos as alternativas:

    A) ERRADA. Conforme exposto anteriormente, no estágio de projeto, são englobados os requisitos tanto para sistemas de hardware como para sistemas de software.

    B)  ERRADA. Conforme Sommerville, a princípio, “o estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. Na prática, esses estágios se sobrepõem e alimentam uns aos outros de informações" [1].

    C)  ERRADA. Conforme Sommerville, “o processo de software não é um modelo linear simples, mas envolve o feedback de uma fase para outra" [1].

    D)  ERRADA. Conforme Sommerville, uma vez que o processo de software não é um modelo linear simples, “os documentos produzidos em cada fase podem ser modificados para refletirem as alterações feitas em cada um deles" [1].

    E)  CERTA. Conforme Sommerville, “o modelo em cascata é consistente com outros modelos de processos de engenharia, e a documentação é produzida em cada fase do ciclo. Dessa forma, o processo torna-se visível, e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento" [1]. Por outro lado, “seu maior problema é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos. Os compromissos devem ser assumidos em um estágio inicial do processo, o que dificulta que atendam as mudanças de requisitos dos clientes" [1].


    Gabarito da professora: LETRA E.




    Referência:

    [1] Engenharia de Software, Ian Sommerville; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves; revisão técnica Kechi Hirama. — 9. ed. — São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

  • Qual seria o erro da letra B?

    Pegando parte da resposta do amigo Daniel: "Este modelo é consistente com outros modelos de processo de engenharia, e a documentação é produzida em cada estágio do ciclo. Desta forma, o processo torna-se visível e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento."

    Se alguém puder colaborar aí, agradeço.

  • Não entendi o porquê da B estar errada

  • Também fui na "letra B".

  • Letra B - Errado, não há obrigatoriamente uma documentação associada, apesar de ser o mais comum;


ID
3259069
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de modelos de processo de software, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O modelo em cascata é inconsistente com outros modelos de processos de engenharia, tendo documentação produzida em cada fase do ciclo. Dessa forma, o processo torna-se pouco visível, dificultando o monitoramento do progresso pelos gerentes, de acordo com o plano de desenvolvimento. → Falso, o processo é amplamente visível e, dado que cada etapa deve ser finalizada e aprovada antes de iniciada a seguinte, o monitoramento do progresso pelos gerentes é mais fácil.

    B No modelo espiral de Boehm, o processo de software é representado como uma espiral em que cada volta representa uma fase do processo de software. O modelo não se tornou popular devido a problemas ligados ao gerenciamento de riscos de projeto. → Falso, gerenciamento de risco é um dos pontos fortes do modelo espirtal.

    C Existem alguns tipos de sistema para os quais o desenvolvimento e a entrega incrementais não são a melhor abordagem. Por exemplo, alguns sistemas críticos, em que todos os requisitos devem ser analisados na busca por iterações capazes de comprometer a proteção ou a segurança do sistema. → Correto. Se eu conheço todos os requisitos e o projeto não tem grandes probabilidades de sofrer mudanças o modelo cascata é um dos mais indicados.

    D Um modelo de processo para desenvolvimento de protótipos em que os objetivos da prototipação são descobertos ao final de cada iteração, depois que os usuários experimentarem os diversos protótipos produzidos ao longo do processo. Isso torna a abordagem pouco previsível e mais incerta. → Falso, torna a abordagem mais previsível, pois passamos a saber com mais clareza quais são os requisitos do sistema.

    E Na entrega incremental, os clientes podem usar os incrementos iniciais como protótipos e visualizar o avanço gradativo no desenvolvimento, mas necessitam reaprender o uso do sistema quando sua versão final estiver disponível. → Falso, não será necessário reaprender a usar o sistema, dado que é uma evolução incremental apenas.


ID
3260140
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as definições a seguir, sobre processos de software:

I. A filosofia defende a satisfação do cliente e a entrega de incremental prévio; equipes de projeto pequenas e altamente motivadas; métodos informais; artefatos de engenharia de software mínimos e, acima de tudo, simplicidade no desenvolvimento geral. Os princípios de desenvolvimento priorizam a entrega, mais que análise e projeto (embora essas atividades não sejam desencorajadas); também priorizam a comunicação ativa e contínua entre desenvolvedores e clientes.
II. Sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído.
III. Reconhece a importância da comunicação com o cliente e de métodos sequencializados para descrever a visão do cliente sobre um sistema. Enfatiza o importante papel da arquitetura de software e ajuda o arquiteto a manter o foco nas metas corretas, tais como compreensibilidade, confiança em mudanças futuras e reutilização. Sugere um fluxo de processo iterativo e incremental, proporcionando a sensação evolucionária que é essencial no desenvolvimento de software moderno.

Assinale a alternativa em que as definições apresentadas estão corretamente relacionadas às suas respectivas denominações.

Alternativas
Comentários
  • Entrega incremental e métodos informais = Método Ágil

    Abordagem sequencial e sistemática = Cascata.

    Por aí já matamos a questão.

    Gab. A

  • só acertei essa questão por causa de trecho: Sugere um fluxo de processo iterativo e incrementa (Processo Unificado).


ID
3271291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo em cascata ou linear é um modelo de processo de software que, a princípio, só deve ser usado se o(s)

Alternativas
Comentários
  • Cascata ou linear ao ser iniciado ele tem a característica de não poder voltar nenhum processo, se algo sair errado no caminho vai ser dado prosseguimento mesmo com erro, por isso é necessário que os requisitos do sistemas sejam bem conhecidos.


ID
3357385
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito à Engenharia de Software, um modelo de processo é visualizado como um ciclo de v i d a c o n s t i t u í d o d a e s p e c i f i c a ç ã o , d o desenvolvimento, da validação e da evolução, e as representa como fases do processo, cada uma separada das outras, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação e testes. Esse modelo de processo é denominado Modelo:

Alternativas
Comentários
  • Modelo Cascata:

    Especificação de Requisitos;

    Projeto de sistema e software;

    Implementação e teste unitário;

    Integração e teste de sistema;

    Operação e manutenção;

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
3387025
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que levam à produção de um produto de software. Em relação aos processos de software, julgue o item a seguir.

No modelo cascata, o resultado de cada fase envolve um ou mais documentos que são aprovados e assinados. A fase seguinte só é iniciada após a conclusão da fase precedente, mas, na prática, eles se sobrepõem e trocam informações. Durante o projeto, são identificados problemas com os requisitos; durante a codificação, são verificados problemas do projeto, e assim por diante. O processo não é um modelo linear simples, mas envolve uma sequência de iterações das atividades de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Que questão mais louca!?!

  • Retirado do livro do Sommerville

  • É realmente, o modelo cascata não é um modelo linear simples .....

    É cada uma que a gente tem que ler.

  • Esse não é o cascata raiz
  • Questão puramente interpretativa. resumindo o modelo Cascata támbem desmostrata seu erros em sequência. Na fase posterior vai mostrar o erro das fase anterior. ex: um requisito mal levantando durante a fase de requisito vai criar dificuldade na definição de uma arquiterura estável.


ID
3387031
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que levam à produção de um produto de software. Em relação aos processos de software, julgue o item a seguir.

O desenvolvimento formal de sistemas é uma abordagem que tem pontos diferentes ao modelo em cascata e usa uma base da transformação matemática modal de uma especificação de sistemas em um programa executável.

Alternativas
Comentários
  • Não é matemática MODAL, é matemática FORMAL, ou seja, uso de notações matemática, p.ex., na especificação de requisitos do software..

  • O modelo formal (portanto, mais rígido), tem PONTOS COMUNS COM O MODELO CASCATA, esse é o erro da questão.

  • WHAAAT? É o quê????
  • GABARITO: ERRADO

    Uma variação importante do modelo em cascata é o desenvolvimento formal de um sistema, em que se cria um modelo matemático de uma especificação do sistema. 

    FONTE: Sommerville


ID
3390487
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes abordagens no contexto da Engenharia de Software.

I. Intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. O sistema é desenvolvido como uma série de versões, de maneira que cada versão adiciona funcionalidade à anterior.

II. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas; Software em funcionamento mais que documentação abrangente; Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos e Responder a mudanças mais que seguir um plano.

III. Tem por referência a matriz Fase versus Fluxos de Trabalho. São alguns destes fluxos: Modelagem de negócios, Requisitos, Análise e Projeto, Implementação, Teste e Implantação.

IV. Processo dirigido a planos em que se deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas. Seus principais estágios são: Análise e definição de requisitos; Projeto de sistema e de software; Implementação e teste unitário; Integração e teste de sistema e Operação e manutenção.

Correspondem, correta e respectivamente, às abordagens

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento Incremental: Intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. O sistema é desenvolvido como uma série de versões (incrementos), de maneira que cada versão adiciona funcionalidade à anterior. (SOMMERVILLE)

    Manifesto Ágil: Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas; Software em funcionamento mais que documentação abrangente; Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos e Responder a mudanças mais que seguir um plano;

    RUP - Rational Unified Process: Tem por referência a matriz Fase versus Fluxos de Trabalho. São alguns destes fluxos: Modelagem de negócios, Requisitos, Análise e Projeto, Implementação, Teste e Implantação;

    Modelo em Cascata: processo dirigido a planos em que se deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas. Seus principais estágios são: Análise e definição de requisitos; Projeto de sistema e de software; Implementação e teste unitário; Integração e teste de sistema e Operação e manutenção. (SOMMERVILE)

    GAB: E

  • Excelente questão para revisar alguns conceitos gerais de Engenharia de Software.


ID
3400234
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EMPREL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O ciclo de vida clássico, que foi o primeiro modelo publicado de desenvolvimento de software, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de vida clássico = Modelo Cascata ➝ Fluxo sequencial.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • Modelo cascata é sequencial ou seja, lento de ser implantado e custos de manutenção elevados, caso necessário voltar em uma fase anterior do projeto era quase que iniciar outro, pois o mesmo não era de fácil manutenção.

  • Também conhecido como Sequencial, Linear, Cascata, Waterfall, Rígido, Monolítico.

    As fases são bem definidas. Uma só começa após o fim da outra. Uma é requisito da outra. O cliente só vê um artefato no final do processo. Os defeitos só são descobertos na fase de teste. É recomendável que os requisitos já estejam bem definidos e não vão mudar pois esse modelo não recebe bem mudanças nos requisitos. Funciona bem com projetos pequenos e simples em que os requisitos são bem conhecidos. Não funciona bem com requisitos complexos e orientados a objetos. É pouco adaptável. Atrasa a redução de riscos.


ID
3527965
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma empresa A possui hoje quatro etapas de desenvolvimento de software, sendo estas: levantamento de requisitos, análise de implementação, programação e testes. Assinale a alternativa que sugere o modelo de processo de software que possui etapas mais aproximadas ao modelo dessa empresa.

Alternativas
Comentários
  • Começa com a especificação de requisitos e termina com a implantação


ID
3587761
Banca
AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2008
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo “cascata” foi o primeiro modelo de processo de desenvolvimento de software publicado. Sobre os estágios deste processo, assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • c) Operação e manutenção. Normalmente (embora não necessariamente), essa é a fase mais longa do ciclo de vida. O sistema é instalado e colocado em uso. A manutenção envolve a correção de erros que não foram descobertos em estágios iniciais do ciclo de vida, com melhora da implementação das unidades do sistema e ampliação de seus serviços em resposta às descobertas de novos requisitos.


ID
3594319
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2013
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A primeira grande divisão de um processo é a fase. Uma fase é um período de tempo no qual determinadas atividades com objetivos bem específicos são realizados. Sobre as fases dos principais modelos de processos, analise:


I. Alguns processos, como o Modelo Espiral e suas variantes, têm fases sequenciais, ou seja, com o passar do tempo o processo de desenvolvimento passa de uma fase a outra, como requisitos, análise, programação, testes e implantação.

II. Alguns modelos de processo, como o Modelo Cascata, Modelo de Prototipação Evolucionária e Modelos Ágeis têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para outra, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto.

III. O Processo Unificado (UP) é estruturado em quatro fases (embora algumas variantes tenham até seis fases), que são sequenciais no tempo. Dentro de cada fase, as atividades são organizadas de forma cíclica, ou seja, existem ciclos itera­tivos dentro das fases, mas elas são sequenciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
3634669
Banca
FUNCAB
Órgão
MJSP
Ano
2015
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de software pode ser definido como uma metodologia para as atividades, ações e tarefas necessárias para desenvolver um software de alta qualidade. Nesse contexto, um modelo de ciclo de vida que sugere uma abordagem sequencial e sistemática para desenvolvimento de software é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Modelo em cascata

    - Primeiro modelo de processo de desenvolvimento a ser publicado.

    - O modelo em cascata, também conhecido como ciclo de vida clássico.

    - Sugere uma abordagem sequencial e sistemática.

    - O estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída.

    - A documentação é produzida em cada fase do ciclo

    Alternativa: E


ID
3723025
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Há casos em que os requisitos de um problema são bem compreendidos, por exemplo, quando o trabalho flui da comunicação ao emprego de forma relativamente linear. Sobre o modelo cascata, empregado na engenharia de software, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ===Letra A===

    O modelo cascata, algumas vezes denominado ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento do software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído. (CORRETO)

    ===Letra B===

    O modelo cascata é projetado para o desenvolvimento do software de forma incremental. (ERRADO)

    ===Letra C===

    O modelo cascata nada mais é que a criação de protótipos.(ERRADO)

    A criação de protótipos é feito no modelo de processo evolucionário

    ===Letra D===

    No modelo cascata, o software é desenvolvido em uma série de versões evolucionárias. Nas primeiras iterações, a versão pode consistir em um modelo ou em um protótipo.(ERRADO)

    No modelo em Cascata o estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. Uma versão executável somente ficará pronto no final do projeto.

    ===Letra E===

    O modelo cascata combina fluxos de processo linear e paralelo dos elementos. Esse modelo aplica as sequências lineares de forma escalonada. Cada sequência linear produz incrementos entregáveis do software.(ERRADO)

  • ===Letra A===

    O modelo cascata, algumas vezes denominado ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento do software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído. (CORRETO)

    ===Letra B===

    O modelo cascata é projetado para o desenvolvimento do software de forma incremental. (ERRADO)

    ===Letra C===

    O modelo cascata nada mais é que a criação de protótipos.(ERRADO)

    A criação de protótipos é feito no modelo de processo evolucionário

    ===Letra D===

    No modelo cascata, o software é desenvolvido em uma série de versões evolucionárias. Nas primeiras iterações, a versão pode consistir em um modelo ou em um protótipo.(ERRADO)

    No modelo em Cascata o estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. Uma versão executável somente ficará pronto no final do projeto.

    ===Letra E===

    O modelo cascata combina fluxos de processo linear e paralelo dos elementos. Esse modelo aplica as sequências lineares de forma escalonada. Cada sequência linear produz incrementos entregáveis do software.(ERRADO)

  • Alternativa Letra A.

    A descrição do Modelo Cascata apresentado na alternativa Letra "A" descreve exatamente o modelo de desenvolvimento de software é e funciona.

    "O modelo cascata, algumas vezes denominado ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento do software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído."

  • O modelo cascata, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software, começando com a especificação dos requisitos do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção e disponibilização, e culminando no suporte contínuo do software concluído

    Pressman

  • na letras A está incompleta. faltou a atividade de comunicação.

ID
3752938
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre Engenharia de Software, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Como uma fase só se inicia após o término e aprovação da fase anterior, em geral só é possível verificar se ocorreram erros nas fases finais, que é quando o sistema é efetivamente testado – isso gera grandes riscos! Em outros modelos, os riscos são reduzidos desde as primeiras fases do processo de desenvolvimento.

  • GABARITO: A


ID
3831697
Banca
IESES
Órgão
SCGás
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente. Considerando que o encadeamento entre uma fase e outra é uma das características do modelo em cascata, ou ciclo de vida de software. Este modelo é um exemplo de _______________. Neste tipo de processo você ________ e programar todas as atividades do processo antes de _______________.

Alternativas
Comentários
  • Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente. Considerando que o encadeamento entre uma fase e outra é uma das características do modelo em cascata, ou ciclo de vida de software. Este modelo é um exemplo de um processo dirigido a planos. Neste tipo de processo você deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas.