SóProvas


ID
1479334
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto – 11 de setembro: repercussões

A partir do 11 de setembro, os norte-americanos concluíram que sua vida havia se transformado definitivamente. O ambiente de paz não existe mais. Os dirigentes anunciam que a guerra ao terrorismo irá se estender por muitos anos e que uma grave ameaça paira sobre os Estados Unidos, pois os terroristas podem atacar de muitas maneiras e empregar métodos bastante variados, inclusive armas químicas e biológicas. A sensação tranquilizante de invulnerabilidade dá lugar a uma fragilidade aterradora e um medo paranoico toma conta da população. Assiste-se a uma corrida atrás de máscaras de gás, as pessoas têm medo de se aventurar no centro da cidade, temem que a água e o ar estejam contaminados por substâncias químicas, tóxicas e demonstram profundo receio de andar de avião.

                                                                                                    (História do Século XX, Serge Bernstein)

O texto fala dos ataques terroristas aos Estados Unidos, em 2001, ocorridos em 11 de setembro, e de suas repercussões naquele momento. Para dar mais dinamismo e dramaticidade ao que é contado, o texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C. Acertei mas nem sabia o que colocar. Eliminei as mais absurdas - letras b e d. Depois fui deduzindo.

  • Pretérito perfeito --> indica uma ação que já foi concluída no passado (desculpem pela redundância, mas é só pra enfatizar)


    Presente do Indicativo --> pode ser utilizado para: enunciar um fato atual; enunciar ações e fatos permanentes; expressar ação contínua ou característica do sujeito; aproximar o leitor de fatos ocorridos no passado; marcar um fato futuro, conferindo certeza à afirmação; suavizar o imperativo.


    Então o texto começa dizendo que os americanos concluíram que sua vida havia se transformado e depois segue com as repercussões disto, que são permanentes. Raciocinei assim.


    Força, foco e fé!


    Avante!

  • É comum usar o presente do indicativo na modalidade chamada presente histórico, ou seja, é como se o narrador voltasse ao momento dos acontecimentos e narra como se presenciasse as cenas. Dessa forma, é perfeitamente possível o uso do presente. Esse recurso torna o texto mais dinâmico e causa maior expectativa ao leitor.