SóProvas


ID
1479367
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto – 11 de setembro: repercussões

A partir do 11 de setembro, os norte-americanos concluíram que sua vida havia se transformado definitivamente. O ambiente de paz não existe mais. Os dirigentes anunciam que a guerra ao terrorismo irá se estender por muitos anos e que uma grave ameaça paira sobre os Estados Unidos, pois os terroristas podem atacar de muitas maneiras e empregar métodos bastante variados, inclusive armas químicas e biológicas. A sensação tranquilizante de invulnerabilidade dá lugar a uma fragilidade aterradora e um medo paranoico toma conta da população. Assiste-se a uma corrida atrás de máscaras de gás, as pessoas têm medo de se aventurar no centro da cidade, temem que a água e o ar estejam contaminados por substâncias químicas, tóxicas e demonstram profundo receio de andar de avião.

                                                                                                    (História do Século XX, Serge Bernstein)

A opção abaixo em que o termo sublinhado NÃO indica, no texto 1, um valor negativo, é:

Alternativas
Comentários
  • Dentro do contexto, ou seja, no campo semântico, o vocábulo "guerra" é positivo, utilizado com o objetivo de livrar o povo norte-americano dos atentados terroristas.

  • A pegadinha está ele destacar o termo sublinhado, quando na verdade a banca remete ao texto colocando entre vírgulas ''..,no texto 1,..''

  • Todas as alternativas são adjetivos, com exceção da letra E, que é substantivo. São os adjetivos que têm a função de imprimir algum valor ao texto.

    Eu quase fui na letra D, considerando que "arma química" é só um tipo de arma. Mas se fosse assim, "medo paranoico" também seria só um tipo de medo, e "grave ameaça" só um tipo de ameaça. No texto, o autor deixa clara a gravidade da arma ser química: "os terroristas podem empregar métodos bastante variados, inclusive armas químicas e biológicas". Se não fosse pior que uma arma comum, ele não teria especificado.

    Por fim, como disse o amigo Zorro, se o substantivo "guerra" tem algum valor, é um valor positivo. Porque é uma "guerra contra o terror", uma "guerra pela liberdade" e essas baboseiras que usam para convencer os soldados. E é compreensível: se invadissem a Amazônia, você também acharia uma guerra superpositiva.

  • é complicado né? quando a banca pede o termo SUBLINHADO e quer que eu analise dentro do contexto. ¬¬   pensei nas frases apenas isoladas e marquei químicas...pq a palavra química por si só não tem nada de negativo penso eu.  agora vou anotar na memória que esse tipo de questão ela fala da palavra sublinhada mas quer q eu responda pelo contexto. ¬¬

  • Falar que "guerra" não é um valor negativo é dose.

  • O enunciado das questões da FGV devem ser lidos com extrema atenção. Ele pede o termo sublinhado que NÃO indica, NO TEXTO 1, valor negativo. Refazendo a questão e analisando o contexto, percebi que a "guerra" diz respeito a um combate ao terrorismo, o que não seria algo negativo, pois o que é "ruim/negativo" é o terrorismo.

  • nas questões da fgv, por vezes funciona trocar palavras para entender o sentido das frases, no que diz respeito à interpretação

  • Buguei

  • Gabarito :E