SóProvas


ID
1479385
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Guerra e Mídia

O século XX foi marcado por grandes guerras de repercussão mundial em razão de seu alcance e do número de países envolvidos. Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores. Isso se dá graças à tecnologia de informação, que envolve direta ou indiretamente cidadãos de quase todo o mundo. A guerra on-line como ocorre hoje, ou seja, transmitida em tempo real, mobiliza as pessoas e se torna assunto de conversas, tema de programas transmitidos na televisão, objeto de comentaristas e especialistas de diferentes áreas. Enfim, a guerra “do outro" passa a ser a guerra de todos. (Renato Mocellin).

“Isso se dá graças à tecnologia de informação”; a frase abaixo em que a expressão “graças a” está mal empregada é:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a locução «graças a», transcrevo o que comentário de Maria Helena de Moura Neves, no seu Guia de Uso do Português(São Paulo, Editora Unesp, 2003):

    Pela origem da palavra graça (lat. gratia), a expressão significa "em débito a", "com recurso a", "com ajuda de", o que implica um complemento de valor positivo (eufórico), em construção em que se faz referência a uma obtenção afortunada. Contudo, não posso deixar de recohecer que, GRAÇAS A esses sucessos, a "tensão" em relação a mim diminuiu muito. [...]

    Entretanto, a expressão também tem o significado mais genérico de "por causa de", "devido a", usando-se, portanto, também com complemento de valor negativo (disfórico), ou neutro. Assim, GRAÇAS À sua desimportância estratégica e à sua maldição, a villa se conservou, com seus tesouros de arte. [...] E assim fiquei sem saber exatamente o que tenho, ou mesmo se tenho, GRAÇAS À enciclopédica ignorância do doutorzinho que me atendeu (...). 

    Em suma, para os mais ciosos da etimologia e da semântica de graças, recomenda-se que a locução «graças a» se empregue apenas com complementos de valor positivo.

    FONTE: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-da-locucao-gracas-a/30029

  • Em síntese, não podemos dar "graças" a um fato que poderia provocar um acidente, apenas se fosse explicitado em outro campo semântico dentro de um contexto.

  • Na alternativa E o correto não seria graças aos seus bons jogadores? Marquei essa questão me baseando nisso.

  • Eu substituí o termo "graças a" por "pelo/por mérito" e aí deu certo.

    Alternativa C --> o carro não irá derrapar pelo mérito do óleo na pista.

    Força, foco e fé!

    Avante!
  • E eu procurando o erro de crase... FGV, volta com a gramática!!

  • peraí  ñ é questão de gramática? pqp viu tá difícil. como podemos acertar se nem sabemos se a bandida da banca quer semântica ou gramática. pqp ¬¬

  • Recomenda-se que a locução «graças a» se empregue apenas com complementos de valor positivo.

  • karine lima ,

    Antes de pronome possessivo feminino a crase é FACULTATIVA.

  • O preço da assinatura deste site só aumenta e professor para responder esta questão até hoje nada de aparecer. Falta de respeito!!!!

  • Fgv e satanas é a mesma coisa

     

  • Graças a é uma locução prepositiva que deve ser empregada em tom positivo. O erro da letra C está exatamente nisso. Foi empregada em tom negativo. nesse caso, deve-se colocar devido a ou por causa de.

    Em relação, a dúvida da letra D é preciso lembrar que é facultativo o uso de de artigo diante dos possessivos. ex: O Brasil ganhou a copa graças a seus bons jogadores ou O Brasil ganhou a copa graças ao seus jogadores. A afirmativa não está errada apenas de forma facultativa como letra A e empregada no tom correto.

  • Questão baseada puramente no "achismo" pois todas as aulas de português nos ensinam a analisar por meio da gramática, da semântica ou da interpretação. Nesse caso ele pergunta qual das alternativas o termo "graças a" está mal empregada, nos remetendo a fazer uma busca no conceito gramatical ou semântico, quando na verdade está pedindo um conceito quase que de crença popular.

    Para mim está questão está mal formulada devido ao exemplo empregado “Isso se dá graças à tecnologia de informação” que não ajudou em nada na resolução da questão.

  • A locução prepositiva “graças a” tem valor de causa. Mas devemos observar que “graças” tem relação a um benefício. Assim, não pode ser empregado como uma causa de tom negativo.

    Na alternativa (A), a locução prepositiva “graças a” inicia o adjunto adverbial de causa com um tom positivo, pois se entende que a agricultura contribuiu para a progressão do Brasil.

    Na alternativa (B), a locução prepositiva “graças a” inicia o adjunto adverbial de causa com um tom positivo, pois se entende que o povo contribuiu com seu trabalho para a riqueza dos EUA.

    Na alternativa (C), a locução prepositiva “graças a” inicia o adjunto adverbial de causa com um tom negativo, pois o óleo na pista causou um problema, uma derrapagem. Assim, devemos trocar “graças a” por qualquer uma das locuções prepositivas causais, como “devido a”, “por causa de” etc.

    Na alternativa (D), a locução prepositiva “graças a” inicia o adjunto adverbial de causa com um tom positivo, pois se entende que as reações não deixaram o terrorismo progredir.

    Na alternativa (E), a locução prepositiva “graças a” inicia o adjunto adverbial de causa com um tom positivo, pois se entende que os bons jogadores contribuíram para que o Brasil ganhasse a copa. 

    Fonte: Estratégia

  • Graças a é uma locução prepositiva que deve ser empregada em tom positivo . A professora Isabel aqui do Qc comentou num vídeo em uma outra questão !

    O único dia fácil foi ontem !

  • Se o carro for de um meliante em fuga da polícia não estará mal empregado kkkkkk