SóProvas


ID
1479391
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Guerra e Mídia

O século XX foi marcado por grandes guerras de repercussão mundial em razão de seu alcance e do número de países envolvidos. Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores. Isso se dá graças à tecnologia de informação, que envolve direta ou indiretamente cidadãos de quase todo o mundo. A guerra on-line como ocorre hoje, ou seja, transmitida em tempo real, mobiliza as pessoas e se torna assunto de conversas, tema de programas transmitidos na televisão, objeto de comentaristas e especialistas de diferentes áreas. Enfim, a guerra “do outro" passa a ser a guerra de todos. (Renato Mocellin).

Segundo o texto 2 , as guerras do século XXI são guerras mundiais porque:

Alternativas
Comentários
  • " Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores. Isso se dá graças à tecnologia de informação, que envolve direta ou indiretamente cidadãos de quase todo o mundo. A guerra on-line como ocorre hoje, ou seja, transmitida em tempo real, mobiliza as pessoas e se torna assunto de conversas, tema de programas transmitidos na televisão, objeto de comentaristas e especialistas de diferentes áreas. Enfim, a guerra “do outro" passa a ser a guerra de todos."

  • O verbo assistir, com sentido de olhar/ver, é transitivo indireto. Quem assisti, assisti à alguma coisa, da forma que estar na letra d está com sentido de ajudar, prestar assistência que é transitivo direto. Por isso que foi possível colocá-lo na voz passiva. Esse erro foi grosseiro.

  • . Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais PELO NÚMERO DE ESPECTADORES .= são assistidas por muitas pessoas;

    O único dia fácil foi ontem !

  • [GABAITO: LETRA D]

    • São assistidas por muitas pessoas;

    Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores.