SóProvas


ID
1479403
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Guerra e Mídia

O século XX foi marcado por grandes guerras de repercussão mundial em razão de seu alcance e do número de países envolvidos. Já o século XXI apresenta guerras locais ou regionais, mas que de certa forma se tornam mundiais pelo número de espectadores. Isso se dá graças à tecnologia de informação, que envolve direta ou indiretamente cidadãos de quase todo o mundo. A guerra on-line como ocorre hoje, ou seja, transmitida em tempo real, mobiliza as pessoas e se torna assunto de conversas, tema de programas transmitidos na televisão, objeto de comentaristas e especialistas de diferentes áreas. Enfim, a guerra “do outro" passa a ser a guerra de todos. (Renato Mocellin).

“Já o século XXI...”; nesse trecho do textoo vocábulo “já” traz as ideias de:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar por que não pode ser a C?

  • eu pensei  A pq vejamos no século XX a guerra foi mundial  e envolveu vários países... já no século XXI  foram em alguns locais isolados e algumas regiões...porém teve grande envolvimento mundial já que todos ficaram sabendo através de TV, JORNAL, INTERNET....portanto uma COMPARAÇÃO um século com outro e ao mesmo tempo oposição.

  • o assunto é o mesmo  "guerra", mas em situações opostas (repercussão mundial pelo número de países envolvidos x guerras locais ou regionais - repercussão pela tecnologia da informação)

  • Utilize uma conjunção que caiba no sentido do "JÁ" no contexto. 

    Já - No entanto, entretanto, todavia.(Adversativas - oposição)

    Já - Bem como, assim como.(Comparativas - comparação)

    Gabarito: A

  • Não pode ser a letra (c) pois, alternância* tem caracteristicas de repetição de dois ou mais motivos ou objetos diferentes, sempre obedecendo à mesma ordem.

  • Bem observei a oposição pelo conectivo Mas . Alguém mais ?

    O único dia fácil foi ontem !

  • Alternativas: OU, OU--- ORA, ORA... JÁ... JÁ,.... QUER... SEJA... SEJA..

    Não entedir a questão