SóProvas


ID
1479766
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao comportamento de precificação de um monopolista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O preço fixado pelo monopolista é maior ou igual ao preço de concorrência perfeita, gerando peso morto não negativo.
( ) Se a demanda de mercado for perfeitamente elástica, o lucro do monopolista é nulo.
( ) Se o monopolista discriminasse perfeitamente os consumidores, então o peso morto seria nulo.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • legal a img no comentário

  • (V) Correto! Em outras palavras, o monopolista para antes. Ou seja, ele otimiza seu lucro num nível em que o preço supera o custo marginal, de forma que a quantidade de equilíbrio é inferior àquela eficiente. Essa quantidade que deixa de ser transacionada no mercado (se compararmos a um mercado competitivo) é que gera o chamado peso morto.

    (V) Perfeito! E essa é a única situação em que o preço do monopolista se igualaria ao custo marginal. Neste caso, sim, como a demanda é horizontal, a receita marginal também será, de maneira que o lucro será zero.

    (V) Isso é importantíssimo! Destacamos isso no final da aula. Não esqueça. Um monopólio gera peso morto em regra. MAS, se ele discrimina preços perfeitamente, ou seja, se ele cobra o preço reserva de cada consumidor, então ele vai produzir uma quantidade igual à da concorrência perfeita porque só vai parar no ponto em que atingir o consumidor disposto a pagar o preço do custo marginal. Isso faz com que o monopolista capture TODO o excedente do consumidor, tenha o maior lucro possível, mas é Pareto-eficiente porque elimina o peso morto.

    Resposta: E

  • Qual a necessidade de usar a expressão "peso morto não negativo"?