SóProvas


ID
1479769
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As opções a seguir apresentam exemplos referentes a uma estrutura de competição monopolizadora, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • a) monopólio

    b) competição monopolística

    c) competição monopolística

    d) discriminador de preços (mas não dá para saber se é um monopólio)

    e) competição monopolística

  • a) Certo! A elevação do preço provocou pouca queda na demanda porque o posto é único na cidade. Nesta situação, o posto de combustível tem poucos entraves no caminho para o monopólio, já que apenas um aumento considerável no preço faria com que os consumidores fossem até a cidade vizinha para abastecer. 

    b) Correto também! A principal característica do mercado de concorrência monopolística é que as empresas trabalham para adquirir poder de monopólio diferenciando seus produtos e investindo no marketing. Uma marca mais conhecida e mais bem conceituada no mercado consegue cobrar mais pelo mesmo bem. 

    c) Certo. Este exemplo é bastante conhecido na teoria microeconômica porque apresenta um conceito importante: o vendedor que se aproximar mais do que seu concorrente do centro da praia sempre terá uma fatia maior do mercado de consumidores. Faz sentido, né?! Estando no centro da praia, o vendedor terá um lado inteiro só para si e ainda dividirá o outro lado. Dessa maneira, os vendedores vão se aproximar mais e mais o centro da praia até que cheguem num chamado Equilíbrio de Nash, em que os vendedores estarão todos no centro da praia. Tal exemplo é muito utilizado em concorrência monopolística para explicar a concentração de algumas firmas concorrentes num pequeno espaço territorial.

    d) Errado! Chama-se essa prática de “tarifa em duas partes”. Trata-se de um recurso utilizado para capturar o excedente do consumidor. Mas essa prática, bem como a de discriminação de preços, ocorrem em mercados concentrados e não à toa são vistos no conteúdo de monopólio.

    e) Correto! Aqui temos diferenciação “na veia”. É a essência do modelo de concorrência monopolística. Ao fazer isso, a empresa está tentando diferenciar seu produto e captar um grupo específico de clientes, ou seja, está perseguindo o poder de monopólio. Trata-se de um exemplo bastante prático de concorrência monopolística.

    Resposta: D