SóProvas


ID
1479787
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma medida de política monetária restritiva pode ser a redução do papel moeda em poder do público. Nesse sentido, para alcançar esse objetivo, o governo não deve

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A compra de títulos aumenta a quantidade de moeda circulando na economia. O governo entrega moeda ao público e recebe títulos. É política monetária expansiva.

  • a) Correto! O papel moeda em circulação é o papel moeda emitido pelo Banco Central descontado daquele valor que se encontra no caixa do próprio Banco Central. Logo, se o BC diminuir a quantidade de papel moeda em circulação, fatalmente diminuirá a quantidade de papel moeda em poder do público.

    b) Correto também! É exatamente o mesmo que diminuir o papel moeda em circulação. Se o BC está elevando seu caixa, está drenando parte do papel moeda que circulava pela economia. Na prática, é o mesmo movimento da alternativa “a”.

    c) Perfeito! Sabemos que a base monetária é composta pelo papel moeda em poder do público e pelas reservas dos bancos comerciais. Ou seja, B = PMPP + R. Se o Banco Central elevar a exigência de encaixes mantidos pelos bancos, haverá menos recursos disponíveis para circular nas mãos do público. Repare que para um B constante, um aumento de R só pode provocar uma redução em PMPP.

    d) Aqui não! Aqui temos um movimento oposto. A compra de títulos públicos no mercado aberto é uma política monetária expansionista. Repare que, ao comprar os títulos dos bancos, o Banco Central o faz em troca de dinheiro. Este aumento de moeda proporcionado pela operação de mercado aberto vai gerar um aumento do papel moeda em circulação e, portanto, também um aumento do papel moeda em poder do público. 

    e) Certo! As operações de redesconto são os empréstimos diretos feitos pelo Banco Central aos bancos comerciais. Com uma taxa elevada, esses empréstimos ficam mais caros e os bancos passam a evitá-los mais. Isso gera uma queda na oferta de moeda, o que tende a se refletir numa menor quantidade de moeda em poder do público. 

    Resposta: D