SóProvas


ID
1479994
Banca
FUNCAB
Órgão
SESC-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A filha de Fernanda ingressará em 2013 no 1º Ano do Ensino Fundamental, porém, Fernanda receia não conseguir matriculá-la nesta série, pois durante este ano, sua filha obteve baixa frequência na escola, em razão de viagens e doenças. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o que Fernanda deverá fazer?

Alternativas
Comentários
  • Controle de frequência pela educação pre-escola e exigida é de 60% hora aula ( lei 12.796,de 2013) 

  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
    CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
    RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*)
    Fixa as Diretrizes Curriculares
    Nacionais para a Educação Infantil
     

    Art. 5º A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

    § 1º É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

    § 2° É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

    § 3º As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.

    § 4º A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

    § 5º As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

    § 6º É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
     

  •  b)    Matricular sua filha normalmente no 1º Ano do Ensino Fundamental, pois a frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

  • Correta letra B, pois a frequência no ensino infantil não é pré-requisito para ingresso no ensino fundamental.